Saúde

Cuba atinge o maior nível de contágio por Covid-19 das Américas

Foto: YAMIL LAGE / AFP

Cuba, que manteve as taxas de transmissão de coronavírus bem baixas no ano passado, tem agora a maior taxa de infecção per capita das Américas. Com 11,2 milhões de habitantes, o país registrou 4 mil casos confirmados por milhão de pessoas na semana passada, nove vezes a média mundial e mais do que qualquer outro país da região. O aumento acontece em um momento de tensão social, após os protestos sem precedentes contra o governo e a crise socioeconômica, há uma semana, que levaram milhares de pessoas às ruas em quase todas as províncias da ilha.

O surto, impulsionado pela chegada da nova variante Delta, mais contagiosa, levou à sobrecarga de hospitais na província de Matanzas, no oeste do país, epicentro da crise sanitária. Um dos estopins para as manifestações, cuja organização pelas redes sociais foi crucial, foi a hashtag #SOS Matanzas, com o qual cubanos denunciavam a escassez de insumos, medicamentos e até profissionais de saúde.

Nos últimos dias, a própria mídia estatal tem mostrado imagens incomuns de pacientes em leitos em corredores e médicos reclamando de falta de oxigênio, respiradores e medicamentos.

No início da pandemia, Cuba fechou as fronteiras, tornou as máscaras obrigatórias em espaços públicos, enviou contatos de infectados a centros de isolamento e mobilizou seu setor de biotecnologia para explorar tratamentos experimentais e vacinas. Mas a Covid-19 interrompeu o turismo e levou a uma queda de 11% do PIB em 2020. A crise econômica forçou a abertura das fronteiras no final do ano passado, principalmente para países com altas taxas de infecção, como os Estados Unidos, onde vive a maior diáspora cubana.

Na semana passada, o escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o aumento dos casos. Segundo o o Diretor de Emergências Sanitárias da Opas, Ciro Ugarte, todos os municípios já têm transmissão comunitária da variante.

O país registra agora uma média de 6.300 novos casos diários e 30 mortes, segundo o Our World Data. Ainda assim, os números totais são relativamente baixos se comparados a países da região: a ilha registrou até agora 275 mil casos e pouco mais de 1.800 mortes.

— O governo sempre argumentou que uma das principais conquistas da revolução é seu setor médico — disse Daniel Rodríguez, autor de um livro sobre política médica em Havana e professor assistente de história na Brown University. — Quando a pandemia começou a sair de controle há algumas semanas, parecia cada vez mais que o governo não podia mais proteger a vida dos cubanos, e o resultado foi um repúdio extraordinário à própria Revolução.

O país já vacinou cerca de 18% da população com pelo menos uma dose, como parte de um estudo com a Abdala e a Soberana 02, as duas candidatas vacunais mais avançadas das cinco desenvolvidas por Cuba. Ambos os imunizantes aguardam autorização para uso emergencial da entidade reguladora de medicamentos cubana depois que as autoridades sanitárias anunciaram que apresentaram eficácia de 92,2% (Abdala) e 62% (Soberana 02) na última fase dos testes clínicos.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Mas o BOULOS Marginal, falou que CUBA desenvolveu sua vacina e era a melhor do mundo, ué, cadê? Tão utópico como socialismo deu certo? kkkk

  2. Mas o BOULOS Marginal, falou que CUBA desenvolveu sua vacina e era a melhor do mundo, ué, cadê? Tão utópico como socialismo deu certo? kkkk ESQUERDA DE MERDA, BANDO DE CORRUPTOS LIXOS..

  3. Cuba não produz quase nada. Não tem dinheiro para trocas internacionais. O embargo virou a grande desculpa para a incompetência de um regime que sempre sobreviveu de esmolas da URSS até que se viu sem essa ajuda. Tá cheio de cadeias internacionais de hotéis, negocia com diversos países mas destruiu toda a capacidade produtiva que herdou de antes da “revolução”. É um país de delatores e de uma casta de burocratas do partidão que levam uma vida de privilégios enquanto o povo sofre sem trabalho. Além de ser uma ditadura de 50 anos.

  4. Eita!!!!!!!!
    O bicho pegou na terra do povo escravizado.
    Então faz o seguinte petralhada…
    Vcs Já botar bota a culpa no Bolsonaro.
    ehehehehe…

  5. Cara tu é um doente ou tá ganhando muito do governo Fátima pra passar o dia inteiro falando net da nas redes sociais. Cuba tá acabada, trabalhei por 3 anos com um médico Cubano e quantas vezes o vi chorar com saudades de sua família, pois o governo q tu defende libera o medico pra vi trabalhar, mas não deixam a família do mesmo nem vi fazer visitas, pq será? Pq o governo cubano sabe q se a família sai não voltaria. Procura um tratamento.

  6. Interessante ! os países que adotaram sistemas governamentais de esquerda, simplesmente estão quebrados e com as piores taxas de infecção pelo covid.
    Mas tem gente que apoia e vai colocar a culpa desta situação na mãe de pantanha, mas nunca no sistema de governo adotada por estes países.

  7. Com os hospitais colapsados e vacinas garantidas apenas para os que estão no poder, os cubanos de desesperaram.
    Além da falta de vacinas e hospitais, também faltam remédios, há fome e os apagões diários de energia são sinais de uma ditadura em declínio.
    Viva Cuba kkkk

  8. Se não fosse esse embargo ridículo, que já dura 60 anos, dos EUA, Cuba seria um país rico.
    Mesmo assim é potência no esporte, educação, medicina, turismo…
    A boiada ignorante, que nunca foram nem no Juazeiro, adoram dar pitaco sobre Cuba.
    Aliás, mais de 100 mil pessoas foram às ruas esse fim de semana em defesa do governo, o único jornal que publicou essa notícia foi a Folha.

    1. Embargo dos EUA ? Já leu sobre isso esquedista? Em defesa do governo ??? Vc so pode ser louco ! O cara vir aqui elogiar Cuba e dizer q o povo lá adora ser escravizado, pobre e sem liberdade, sem comida, sem infraestrutura de nada, falta de tudo! Agora , depois só falta esse sem noção aqui vir defender a ditadura da Venezuela e dizer q la, é o embargo dos EUA tbm !! E q lá é o berço da democracia ocidental! Hahaha. Não vejo nenhum americano, ou brasileiro msm, fugindo p Cuba ou p Venezuela!!

    2. Se não fosse a ditadura comunista seria outro país. Onde o socialismo chegou o resultado é fome e miséria !!!

    3. A esquerda comunista e os mentirosos da imprensa culpam os outros. Assumam que o comunismo não vale nada escraviza o povo

    4. Ignorantes são aqueles que defendem um regime comunista. Fica claro o alto grau de ignorância em alguém que defende algo desta natureza. Porque os comunistas dizem que o problema do mundo é o sistema comunista, mas também dizem que o problema de Cuba é o embargo dos Estados Unidos. Somente idiotas e fanáticos é que defendem qualquer coisa que seja comunista.

    5. Não tem embargo nenhum e nem o povo foi a rua defender o governo. Para de ser mal caráter!
      Assim você ganha do ladrão do Google kkkk

    6. É ser imbecil da pior espécie uma pessoa que fala maravilhas de cuba, tao bom lá que quem possui a chance fugir nunca mais volta, pq se voltar vai preso. Vai pra lá então..

    7. Senhor José Tomaz no c.. se mude para o paraíso Cuba , mas leve uma colher para poder revirar o lixo para ter oque comer

    8. Vá plantar P…. pra se entreter, pois essa conversinha não cola mais jumento seguidor de ladrão.

    9. Deixe de ler a Folha e procure saber o porquê do “embargo”.

    10. E vc ainda não comprou as passagens pra ir pra lá Porque meu cumpadre e cumpanheiro????
      Vá pra lá se formar pra Dr.
      Tu num ta dizendo que é bom lá.
      Suma, pegue o bêco pra lá, ligeiro.

    11. Corrigindo: se não fosse o socialismo, Cuba seria um país rico. Seria um balneário americano. Cuba teve a URSS, depois os petrodolarws da Venezuela e muitas dívidas brasileiras. Serviu para enriquecer a cúpula do partido comunista, sobretudo a família Castro.

    12. Caligula, só pq vc é babão de Bolsonaro não te dar o direito de chamar pessoas inocentes de porcos, respeite cuba!para de postar besteira, me diga onde vc morou durante os 14 anos de governo do PT?pq do jeito que os bolsominions falam parece que todos foram embora do Brasil, só voltaram agora em 2019.

    13. Cuba está de portas abertas para recebê -lo, ser comunista/socialista em país capitalistas/democráticos é fácil, dúvida ir morar em países socialistas/comunistas, Correia do Norte, Cuba, Venezuela estão de portas abertas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Programa Mais Médicos tem 13 vagas remanescentes para o RN; confira

Foto: Rodrigo Sena

O Rio Grande do Norte tem 13 vagas remanescentes no Programa Mais Médicos, que visa inserir profissionais da área médica em regiões mais vulneráveis e potencializar a Atenção Primária à Saúde (APS), distribuídas em 10 cidades. Ao todo, de acordo com edital publicado pelo Ministério da Saúde, estão sendo ofertadas 1.042 vagas ainda não preenchidas em todo o país. O prazo para confirmação das oportunidades remanescentes pelos municípios segue até esta quarta-feira (26).

No Rio Grande do Norte, com exceção de Natal que tem quatro vagas remanescentes, todas as cidades oferecem uma vaga. Entre elas, estão Barcelona, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, Macaíba, Mossoró, Nísia Floresta e Santa Cruz. Além do território potiguar, outros estados da região Nordeste, a exemplo de Sergipe e Paraíba, também contam com vagas a serem ocupadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, neste 38º ciclo do Programa Mais Médicos, os profissionais contam com oportunidades de especialização e mestrado, benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuarem nas periferias e regiões mais remotas e direito à compensação do valor pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença-maternidade, no caso das médicas que se tornarem mães. Os médicos que se tornarem pais, terão direito a licença de 20 dias.

O Programa Mais Médicos foi criado pela Medida Provisória (MP) Nº 621, de 8 de julho de 2013, depois convertida na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com a finalidade de formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os dois eixos principais da iniciativa, portanto, são a formação médica com foco no atendimento humanizado e expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica no País; e a melhoria da infraestrutura da APS com ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.

Confira vagas remanescentes por região:

Centro-Oeste: 62
Nordeste: 316
Norte: 100
Sudeste 364
Sul: 200

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Tríscele: operação do MPRN combate esquema de golpes a familiares de servidores públicos por aplicativo de mensagens

Fotos: Divulgação 

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (5) uma operação para combater a atuação de um grupo de pessoas que aplicava golpes em familiares de servidores públicos potiguares usando perfis falsos criados no aplicativo de mensagens WhatsApp. A operação Tríscele cumpriu três mandados busca e apreensão na cidade de Goiânia/GO.

A ação apura o cometimento dos crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, falsa atribuição de identidade e lavagem de dinheiro. A operação Tríscele teve o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP de Goiás (Gaeco/MPGO), da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência do MPGO (CSI) e da Polícia Militar goiana. Participaram da operação promotores de Justiça, servidores dos MPs e policiais militares. O nome da operação é uma referência ao fato tríscele ser um símbolo formado por três espirais entrelaçadas, por três pernas humanas flexionadas ou por qualquer desenho similar que contenha a ideia de simetria rotacional, sendo investigados três suspeitos que cometeram crimes contra três vítimas.

Os estelionatários faziam uso do aplicativo de mensagem eletrônica para emprego do golpe conhecido como “Falso Whatsapp”. Os criminosos conseguiram obter as vantagens financeiras indevidas na medida em que conseguiam induzir familiares dos servidores públicos potiguares em erro ao se passarem simultaneamente por seus parentes.

O grupo agia quase sempre na seguinte dinâmica: primeiro, para ludibriar a família dos servidores públicos, os estelionatários obtinham, possivelmente na internet, fotografias das pessoas pelas quais pretendiam se passar; em sequência, com o uso da imagem conseguida, atrelaram-na a um falso perfil do aplicativo WhatsApp vinculado a terminal telefônico gerido pelos golpistas. A partir disso, faziam contatos com as vítimas para informá-las sobre a mudança de número do parente suposto e, na oportunidade, simulavam uma circunstância econômica desfavorável e urgente para vulnerar o familiar e justificar falsamente o pedido de auxílio financeiro.

Os golpes investigados na operação Tríscele foram aplicados em 2021. O MPRN apura o envolvimento de outras pessoas com os golpes e a existência de outras vítimas do grupo investigado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Pantanal registra maior número de focos de incêndio no primeiro semestre desde 1988

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Pantanal teve a maior quantidade de focos de incêndio já registrada no primeiro semestre desde 1988, quando as queimadas começaram a ser monitoradas por satélites pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Entre 1º de janeiro e 23 de junho deste ano, foram detectados 3.262 queimadas, um número 22 vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado (+2.134%), segundo dados do instituto.

Este ano, o Pantanal bateu também o recorde de queimadas ocorridas no primeiro semestre de 2020. Naquele ano, foram 2.534 focos entre janeiro e junho e, ao fim de 12 meses, o fogo atingiu 22.116 focos. Aproximadamente 26% do Pantanal foi consumido pelo fogo, afetando pelo menos 65 milhões de animais vertebrados nativos e 4 bilhões de invertebrados, de acordo com o levantamento.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo avalia propor taxação de jogos de azar com ‘imposto do pecado’

Foto: Bigstock / arquivo Gazeta do Povo.

A equipe econômica está avaliando propor a taxação de jogos de azar com o imposto seletivo, conhecido como imposto do pecado.

Esse tributo já foi aprovado no âmbito da reforma tributária, mas o texto ainda precisa ser regulamentado. Debates sobre a regulamentação estão ocorrendo nas últimas semanas, no Congresso Nacional.

“É uma demanda de alguns deputados e nós estamos avaliando se faz sentido ou não. De novo, é a mesma questão que vem no caso do cigarro. Você tem que tributar sim, faz mal para a saúde, todo mundo sabe. Mas se você errar na mão, você estimula muito contrabando [jogo irregulares]. Então, a questão é saber como e se se faz sentido essa tributação e calibrar isso de forma adequada. A gente tá fazendo junto com a Secretaria de Apostas lá do Ministério [da Fazenda]”, disse o secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a reforma tributária, Bernard Appy.

O secretário acrescentou que ainda não há nenhuma posição definida pelo Ministério da Fazenda. “Mas, a pedido dos parlamentares, a gente tá fazendo essa avaliação sim [de taxar com o imposto do pecado]”, declarou ao g1 e à TV Globo.

g1 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Queda de atividade no Porto de Natal preocupa setor produtivo

Foto: Adriano Abreu

Em baixa desde a saída da CMA CGM, as constantes quedas na movimentação do Porto de Natal despertam preocupação das federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RN) e da Agricultura e Pecuária (Faern).

Nos primeiros quatro meses deste ano, houve uma redução de 48,3% na movimentação portuária em comparação ao mesmo período do ano anterior. O cenário segue tendência de queda já observada em 2023, quando a movimentação total do ano registrou um decréscimo de 32,6% em relação ao ano anterior.

A Fecomércio alerta que a falta de estrutura adequada coloca o Estado para trás na concorrência com outros portos já consolidados, como o de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará.

“Uma das dificuldades enfrentadas é a infraestrutura, tanto do próprio terminal, quanto de acesso no que diz respeito a questões como calado dos navios e as estruturas de defensas na Ponte Newton Navarro. Outra questão envolve o mercado, pois enfrentamos a concorrência de dois grandes portos”, comenta Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Comissão da Câmara descumpre promessa e encaminha R$ 4,2 bilhões sem transparência

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados encaminhou repasses de mais de R$ 4,2 bilhões em 2024 sem apontar quais deputados e senadores são os padrinhos das emendas.

A falta de transparência contradiz a promessa do deputado Dr. Francisco (PT-PI), presidente do colegiado líder em emendas. Ele disse, em março, que estabeleceria formas de mostrar os beneficiados políticos da verba. Procurado por meio de assessoria, além de mensagens e ligações, o deputado não se manifestou.

O valor considera os repasses solicitados pela comissão ao governo, registrados em painel do Fundo Nacional de Saúde. Cerca de R$ 3,2 bilhões já foram empenhados (etapa que antecede o pagamento) até o dia 20 de junho.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Hackers põem ‘tigrinho’, links suspeitos e termos sexuais em sites de governos

Foto: Reprodução

Milhares de páginas do governo foram invadidas e modificados para apresentar termos relacionados a apostas, pornografia e até abusos de menores de idade. Os portais hackeados também redirecionam o usuário para outras páginas, suspeitas de aplicar golpes.

Levantamento da Folha revela quase 9.000 links com o domínio gov.br, incluindo sites de prefeituras, órgãos estaduais e entidades federais, que aparecem em plataformas de busca, como o Google, associados a palavras como tigrinho, do popular jogo de azar, e novinha, usada para se referir a meninas menores.

Outras expressões sexuais relacionadas a menores e termos característicos do mundo dos cassinos online também foram encontrados nas páginas oficiais.

A reportagem selecionou os sites do domínio gov.br de forma automatizada e usou filtros com 41 termos relacionados a apostas e pornografia para identificar páginas invadidas.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] CONFUSÃO: Torcedores de ABC e Remo entram em confronto durante jogo da Série C

ABC x Remo tem confusão entre torcedores — Foto: Augusto César Gomes

Fotos: Augusto César Gomes

O jogo entre ABC e Remo, pela 10ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, precisou ser paralisado por conta de um confronto entre torcedores dentro de campo, no Estádio Frasqueirão, em Natal. A confusão teve início logo após o gol do Remo, aos 31 minutos do segundo tempo. O ABC venceu a partida por 3 a 1.

Um torcedor do Remo invadiu o gramado com o intuito de roubar uma faixa de uma torcida organizada do ABC. Os torcedores do ABC, então, também pularam o alambrado para trocar socos e chutes.

A Polícia Militar usou balas de borracha para conter o tumulto e dispersar os invasores. Na confusão, os torcedores do ABC acabaram roubando uma faixa da torcida organizada do Remo.

Em campo, os jogadores correram para os bancos de reservas para se proteger.

A torcida do Remo foi retirada do Frasqueirão pela PM.

O árbitro Lucas Guimaraes Rechatiko Horn paralisou a partida. Com a situação controlada, a partida foi retomada após 12 minutos.

ge RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Série C: ABC derrota o Remo e encosta na briga pelo G-8

Foto: Rennê Carvalho

O ABC voltou a vencer no estádio Frasqueirão, bateu o Remo por 3 a 1 e está de volta à briga por uma vaga no G-8.

Com o resultado, a equipe subiu três posições na tabela de classificação, chegando a décima colocação e se encontra a três pontos do Ypiranga-RS. A equipe gaúcha fecha o grupo de classificação para a segunda fase e, na próxima rodada, fará um confronto direto contra o Alvinegro, em Erechim-RS.

Os gols da importante vitória abecedista foram marcados por Jenison, Lucas Sampaio e Daniel Cruz, enquanto o garoto Felipinho, com um chute que ainda desviou em um defensor alvinegro, descontou para os paraenses.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasil joga mal e fica só no empate diante da Costa Rica pela Copa América

Foto: Photo by Kevork Djansezian/Getty Images

Na noite desta segunda-feira (24), Brasil e Costa Rica ficaram no 0 a 0 em partida válida pela primeira rodada do Grupo D da Copa América. O jogo foi disputada no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia.

Apesar do placar zerado e do desempenho abaixo do esperado, o Brasil criou as melhores chances e viu o goleiro Patrick Sequeira fazer grandes defesas e garantir o empate. Na única vez que o arqueiro deixou passar, o tento de Marquinhos foi anulado por impedimento.

Com o empate, as duas equipes conquistaram o primeiro ponto na atual edição da Copa América. O resultado é bom para a Colômbia, que venceu o Paraguai por 2 a 1 e fica na liderança isolada do Grupo D.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *