Política

Natália Bonavides denuncia o governo Bolsonaro na Corte e na Comissão Interamericana de Direitos Humanos por celebrar o golpe militar

Foto: Pablo Valadares

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) protocolou, na noite dessa terça-feira (30), petições na Comissão e na Corte Interamericana de Direitos Humanos contra o Governo Federal por usar órgãos públicos para celebrar a ditadura militar e fazer propaganda a favor do Golpe de 1964, “atos já condenados pela Corte Interamericana”, destaca a assessoria da parlamentar.

Para Natália, “é inadmissível que o governo Bolsonaro promova mais uma comemoração da ditadura militar que torturou e matou centenas de pessoas”.

A parlamentar ainda completa:

“Acabo de notificar a Corte e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos porque o governo Bolsonaro, de novo, usou a máquina pública para celebrar um golpe que deu início a uma ditadura assassina. A conduta absurda e criminosa descumpre determinações anteriores da Corte. É o terceiro ano consecutivo que o governo emite uma ordem que promove um verdadeiro revisionismo histórico, mentindo e ocultando os crimes cometidos pela ditadura”.

Entenda o caso:

Na noite do dia 30 de março de 2020, foi publicada no site oficial do Ministério da Defesa uma nota, chamada de Ordem do Dia, exaltando a ditadura militar e chamando o golpe de 1964 de “marco para a democracia brasileira”.

Para assegurar o fim dessa publicidade institucional, a deputada Natália Bonavides acionou o judiciário pedindo a retirada da nota e a proibição de o governo comemorar a ditadura. A sentença acatou os pedidos da deputada, declarando a ilegalidade da Ordem do Dia. Após recurso do governo ao Tribunal Regional da 5ª região, porém, a sentença foi anulada, permitindo ao governo utilizar canais oficiais para celebrar o regime que matou e torturou.

Ontem, no dia 30 de março de 2021, o governo Bolsonaro repetiu o ato de 2020 e publicou uma nova Ordem do Dia mencionando expressamente, mais uma vez, a celebração do golpe de Estado de 1964.

“Diante disso, a parlamentar acionou a Comissão e a Corte Interamericana de Direitos Humanos alegando que a comemoração do golpe militar pelo Governo Federal, além de violar a democracia, a Constituição Federal e tratados internacionais, descumpre decisão da Corte Interamericana, que condenou o Brasil pelos atos criminosos cometidos pelo Estado Brasileiro durante a ditadura militar”, encerra a nota.

Opinião dos leitores

  1. Cada um da o que tem. Como ela não tem nada, não dá nada!!! Não vimos um projeto para o bem do país partindo desta MILITANTE.

  2. Essa INCOMPETENTE vive só de acusar as pessoas. Vá fazer merecer a bolada q vc ganha INCOMPETENTE.

  3. Outra vez??
    Vá trabalhar pra justificar o seu mandato.
    Preste contas aos que te elegeu no RN.
    O que foi que a senhora fez pro RN nesses últimos dois anos???
    Veja que vc ganhar bem, o emprego que o povo te deu é bom.
    Preste contas pra vê se valeu a pena votar em vc.
    Pelas caridades.
    Será que foi só essas besteiras contra o PR??
    Vamos lá, o povo quer saber.

  4. Toma vergonha na cara deputada, essas narrativas não cola, a esquerda está perdida e atordoada sem rumo sem projeto para o país, Bolsonaro até 2026.

  5. A deputada de Fatima, e uma desocupada de baixo clero, ou seja ninguém dar ouvido pra o que ela fala.

  6. Quando essa inútil vai entrar com uma denuncia contra o governo estadual pra reaver os 5 milhões?aí sim seria o primeiro ato de futuro dessa sem futuro.pobre do estado que tem uma parlamentar dessas só faz merda e o pior só passa vergonha .

  7. Em breve teremos um decreto de mobilização e esses pervertidos saberão o que é respeito ao povo brasileiro, estou ansioso para esse momento histórico.

  8. Essa lesa pátria não faz nada que se aproveite. Devemos a eleição desta inútil à Fátima Bezerra. Vade retro…..

  9. Quando ela vai denunciar que o consórcio Nordeste roubou 5 milhões dos cofres públicos?
    É muito falta do que fazer e falta de tetas pra mamar. É um desespero total

  10. por que ela não denunciou o chefe dela , o mair ladrão da Historia??? , um verdadeiro chefe de quadrilha

  11. Muito bem Deputada! Se fosse a comemoração da morte do "Che Guevara", carrasco de centenas em Cuba e outros países da américa latina, não seria condenável não! Comemorar a data da Revolução Russa, que matou milhões pelas mãos do Stalin, no congresso nacional, aí pode, né? Seu desejo é só constranger o Brasil, é emporcalhar a Nação, só para obter apoio da esquerda da américa latina… Aproveite para fazer isso mesmo, é isso mesmo que o Brasil espera de pessoas como você!!! As próximas eleições vão chegar!!! Já chegaram para outros que comungam sua posição política e a sua está a caminho!

  12. Quem celebra golpe, é facínora do mesmo jeito.
    Esse medíocre e os que comemoram essa desgraça, deveriam ser presos.

  13. Pra vocês verem o que o povo do estado do RN elegeu para representa-los no congresso nacional! Cada FIGURA melhor que a outra. Será que escapa um dos que lá estão?

  14. Meu Deus! não tem nada mais importante para fazer não Deputada? É vergonha no crédito, no débito, no pix de todo jeito. Já pensou em fazer algo mais produtivo tipo doar parte do seu salário, comprar cestas básicas, projeto de isenção de impostos enquanto durar a pandemia e assim por diante. Pobre do meu FALIDO RN…

  15. Eita!! A deputada já já chega a Ministra do STF . Tanta petição , tanta data vênia, um verdadeiro escritório de advocacia ambulante!!! Mas quanto ao exercício parlamentar em prol do RN?????

  16. Golpe que está dando é a governadora e o seu partido , que está sendo contra os comerciantes e os trabalhadores autônomos, A onde tem muita gente morrendo de fome em nosso estado , Deputada doe o seu salário para comprar respiradores para o RN , fora Fátima Bezerra a pior governadora do estado do RN .

  17. Parabéns Deputada….
    Tá fazendo o nosso voto valer a pena…
    Obrigado por defender a DEMOCRACIA…

    1. Cadê a governadora fecha tudo? Devolveu os 5 milhões? Já entendeu que UTI e hospital de campanha salva vidas? Não será mais viável levar a governadora do caos a corte haia?

    2. Nobre PTista CARENTE, a função de um deputado não é de levar e trazer fuxico. KD os projetos em prol do Brasil apresentado por ela?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PCC e CV atuam em 12 estados dos EUA, afirma porta-voz do governo Trump

Foto: Anna Moneymaker/Getty Images

O governo dos Estados Unidos afirmou ter identificado a atuação do PCC e do Comando Vermelho em 12 estados americanos. A informação foi confirmada neste sábado (30) pelo Departamento de Estado, após as duas facções serem classificadas como organizações terroristas.

Segundo a porta-voz Amanda Roberson, PCC e CV estão entre as organizações criminosas mais violentas do Brasil e expandiram suas atividades para além das fronteiras brasileiras. Os estados onde elas atuariam não foram divulgados.

A medida anunciada pelo governo Trump inclui duas classificações: Organização Terrorista Estrangeira (FTO) e Terrorista Global Especialmente Designado (SDGT).

Na prática, a decisão criminaliza o fornecimento de apoio financeiro, material ou logístico às facções em território americano, além de permitir punições a pessoas e empresas que mantenham relações com os grupos.

A designação também prevê o bloqueio de bens e ativos ligados ao PCC e ao Comando Vermelho nos Estados Unidos, além da possibilidade de sanções contra instituições financeiras que facilitem operações envolvendo as organizações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro Dias participa da Expoeste em Caraúbas e reforça parceria com Givago Barreto, Eugênio Alves e Juninho Alves

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou, na noite desta sexta-feira, da Expoeste, em Caraúbas, um dos mais importantes eventos voltados ao agronegócio da região Oeste potiguar.

Durante a agenda, Álvaro Dias foi recebido pelo prefeito de Caraúbas, Givago Barreto; pelos ex-prefeitos Eugênio Alves e Juninho Alves; além de vereadores e diversas lideranças políticas do município, reforçando a parceria política construída com importantes representantes da cidade.

A participação de Álvaro na Expoeste integra a agenda de visitas que o pré-candidato vem realizando em todas as regiões do estado, ouvindo a população, dialogando com lideranças locais e acompanhando de perto as potencialidades econômicas dos municípios potiguares.

Além de visitar os estandes e conversar com produtores, empresários e expositores, Álvaro Dias também participou do Leilão Caraúbas Prime (Santa Inês), um dos destaques da programação da Expoeste, que reuniu criadores, produtores rurais e representantes do setor agropecuário de diversas cidades da região.

Durante a visita, Álvaro destacou a importância de participar dos eventos promovidos nos municípios potiguares, valorizando as tradições locais, conhecendo de perto a realidade de cada região e fortalecendo o diálogo com a população. Segundo ele, estar presente nas atividades culturais, econômicas e sociais das cidades é fundamental para compreender as necessidades de cada comunidade e contribuir para a construção de soluções voltadas ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Fátima detalha contingenciamento de R$ 439,9 milhões no Orçamento; medida afeta secretarias, DER, UERN e Polícia Militar

Foto: reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte oficializou um contingenciamento de R$ 439,9 milhões no Orçamento de 2026, alegando frustração de receitas registrada até o segundo bimestre deste ano. A medida foi publicada no Diário Oficial deste sábado (30).

Ao todo, a limitação de empenho no Estado soma R$ 497,4 milhões, dos quais R$ 439,9 milhões cabem ao Poder Executivo. O corte atinge a administração direta, autarquias, fundações, empresas dependentes e fundos estaduais.

Entre os órgãos mais afetados estão:

  • Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com R$ 334,7 milhões contingenciados;
  • Secretaria da Fazenda (R$ 20,5 milhões);
  • Polícia Militar (R$ 13 milhões);
  • UERN (R$ 12,2 milhões);
  • Secretaria de Infraestrutura (R$ 8,4 milhões).

Segundo o governo, a medida busca adequar os gastos à arrecadação efetivamente realizada, preservando o equilíbrio das contas públicas.

O novo decreto substitui a norma publicada em abril, que já havia determinado um contingenciamento após a queda de receitas observada no primeiro trimestre do ano.

Veja o detalhamento do contigenciamento

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre o cantor e compositor potiguar Gilson, autor do sucesso “Casinha Branca”

Foto: reprodução

O cantor e compositor potiguar Gilson Vieira da Silva morreu neste sábado (30), em Minas Gerais. Natural de Macau, ele ficou conhecido nacionalmente pelo sucesso “Casinha Branca”, lançado em 1979.

A canção ganhou destaque ao integrar a trilha sonora da novela Marrom Glacê e se tornou um clássico da música brasileira, sendo regravada por artistas como Maria Bethânia e Fábio Jr.

Ao longo da carreira, Gilson também assinou composições de destaque, como “Verdade Chinesa”, gravada por Emílio Santiago, além de músicas interpretadas por José Augusto e Adriana.

Criado entre Macau e Natal, o artista mudou-se para o Rio de Janeiro aos 14 anos em busca da carreira musical. Nos últimos anos, vivia em Muriaé, no interior de Minas Gerais.

A causa da morte não foi divulgada pela família. O sepultamento está previsto para este sábado, na cidade de Miraí (MG).

Ouça ‘Casinha Branca’:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grande Natal tem seis pontos impróprios para banho; veja quais são

Foto: Anadelly Fernandes

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) apontou seis trechos impróprios para banho na Grande Natal neste fim de semana, conforme o mais recente boletim de balneabilidade.

Os locais considerados inadequados são:

• Pirangi do Sul (Igreja), em Nísia Floresta;
• Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
• Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
• Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
• Ponta Negra (Acesso Principal), em Natal;
• Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal.

A classificação é baseada na análise da quantidade de coliformes fecais encontrada nas amostras de água coletadas nas últimas cinco semanas.

Os demais pontos monitorados em Natal, Parnamirim, Extremoz e Nísia Floresta foram considerados próprios para banho.

O levantamento é realizado pelo programa Água Azul, seguindo os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ancelotti diz que vai aguardar recuperação e não vai cortar Neymar da Copa

O técnico Carlo Ancelotti afirmou na manhã de sábado (30) que não considera a possibilidade de cortar Neymar da Copa do Mundo. O atacante de 34 anos se apresentou à seleção brasileira com uma lesão muscular na panturrilha direita, mas será mantido no grupo enquanto trabalha pela recuperação.

Para ser claro: ele vai estar conosco até o dia em que se recuperar e ficar disponível. Pensamos que ele poderá estar recuperado para o primeiro jogo da Copa do Mundo. Se não puder se recuperar para o primeiro, vai se recuperar para o segundo jogo”, afirmou o treinador, em entrevista concedida antes do treino da equipe verde-amarela na Granja Comary, em Teresópolis.

“Não temos nenhuma dúvida de que não vamos trocar ninguém. Os jogadores escolhidos são estes 26, e estes 26 vão jogar a Copa do Mundo. Por má sorte, Neymar teve esse pequeno problema que não lhe permite treinar com o grupo, mas ele está trabalhando muito bem em nível individual”, acrescentou.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula detalha bloqueio de R$ 22,1 bilhões no Orçamento; ministérios da Defesa, Cidades e Educação são os mais afetados

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O governo federal publicou na noite desta sexta-feira (29) o decreto que detalha o bloqueio adicional de R$ 22,1 bilhões no orçamento deste ano.

Somando ao bloqueio anteriormente realizado, a limitação em 2026 totaliza R$ 23,7 bilhões.

O bloqueio acontece por conta do limite de gastos do arcabouço fiscal, a regra para as contas públicas aprovada em 2023.

Os ministérios mais afetados pela medida são os da Defesa, das Cidades e da Educação, que concentram maior parte dos cortes.

Um bloqueio no orçamento é como um “freio de emergência” temporário nas finanças do governo. Ele acontece quando os gastos obrigatórios, como pagamento de aposentadorias, sobem mais do que o esperado. Quando isso acontece, o governo precisa reter parte do dinheiro de gastos não essenciais, como obras, para não ultrapassar o limite de gastos permitido.

Veja os ministérios que mais sofreram com o bloqueio:

  1. Defesa (R$ 4,363 bilhões);
  2. Cidades (R$ 3,320 bilhões);
  3. Educação (R$ 1,605 bi);
  4. Transportes (R$ 1,500 bi);
  5. Fazenda (R$ 1,396 bi); e
  6. Saúde (R$ 1,002 bi).

Além dos ministérios, o bloqueio alcançou as emendas parlamentares em R$ 4,9 bilhões.

As despesas discricionárias do Poder Executivo, aquelas destinadas ao custeio da máquina pública e a investimentos, sofreram uma contenção de R$ 18,7 bilhões.

Por outro lado, os ministérios do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e da Justiça e Segurança Pública ficaram de fora da medida e não tiveram recursos bloqueados em seus orçamentos.

g1

Opinião dos leitores

  1. Isso chama de governo? De fato é o caos! Aí o homem é líder nas pesquisas…vai entender o povo brasileiro…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aneel mantém bandeira amarela e conta de luz segue mais cara em junho

Foto: reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) a manutenção da bandeira tarifária amarela para o mês de junho. Com isso, os consumidores continuarão pagando um adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos na conta de luz.

Segundo a Aneel, a decisão foi motivada pela redução das chuvas em todo o país, o que diminui a geração de energia pelas hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.

Apesar da piora nas condições de geração, a agência evitou a adoção da bandeira vermelha patamar 1, que elevaria a cobrança extra para R$ 4,463 a cada 100 kWh consumidos.

Entre janeiro e abril, vigorou a bandeira verde, sem cobrança adicional. No entanto, a expectativa de um possível fenômeno El Niño no segundo semestre, com menos chuvas e temperaturas mais altas, pode pressionar os custos da energia nos próximos meses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] RECADO DOS EUA: PCC e CV “vão ser eliminados” após classificação como terroristas, diz porta-voz de Trump

Imagens: Reprodução/Metrópoles

A porta-voz do governo dos Estados Unidos, Amanda Robertson, afirmou nesta sexta-feira (29), em entrevista ao Metrópoles, que as facções criminosas PCC e Comando Vermelho (CV) “vão ser eliminadas”.

A declaração ocorre após os Estados Unidos classificarem as organizações criminosas como grupos terroristas.

Segundo Robertson, a gestão do presidente Donald Trump não aceita a atuação de grupos criminosos no hemisfério.

“Acho que a mensagem é muito clara: essa administração do presidente Trump não tolera a violência, não tolera que grupos criminosos atuem aqui no nosso hemisfério e no nosso país, e eles vão ser eliminados”, declarou a porta-voz.

A fala foi dada em meio ao endurecimento do discurso do governo americano sobre organizações criminosas transnacionais e segurança regional.

Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. ALGUM CIDADÃO DE BEM ESTÁ COM MEDO DOS ESTADOS UNIDOS? QUEM NA VERDADE ESTÁ COM MEDINHO? POR AÍ VOCÊ CONSEGUE SEPARAR O JOIO DO TRIGO. ISSO É IGUAL A QUESTÃO DE SABER SOBRE A ÍNDOLE DE UM INDIVÍDUO. QUER SABER QUEM É UM INDIVÍDUO? É SÓ PROCURAR SABER SE ELE É CONTRA OU A FAVOR DO BOLSONARO, SIMPLES ASSIM.

  2. Que nada homi, isso é filhinha nesse governo sem rumo e prumo,coloca Gistavo Mafra e Manelito F, para tocar a jumentada que a coisa se resolve ligeiro, eles são amigos íntimos do jumento mor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Autor do livro ‘Terrorismo à brasileira’ comenta classificação do PCC e CV pelos EUA: ‘Tudo que as facções fazem no Brasil é terrorismo’

O Dr. Carlos Eduardo, autor do livro “Terrorismo À Brasileira”, opinou em entrevista ao Canal Paulo Mathias sobre a classificação de PCC e CV como terroristas pelos EUA.

“No Direito Comparado, ou seja, no mundo à fora, eu via que tudo que as facções fazem no Brasil é terrorismo. Só aqui no Brasil é que é mais um dia comum. Meu estudo foi mostrar, pelo Direito Comparado, pelas regras da ONU e diversos países, que as definições de terrorismo estão muito diferentes daquelas que o legislador brasileiro troxe para legislação. Então eu provo, pelo Direito Comparado, que as facções fazem no Brasil é terrorismo em qualquer lugar do mundo. Os EUA apenas reconheceram aquilo que muitos fingiam não ver”, afirmou o Dr. Carlos Eduardo.

Na prática, a decisão dos Estados Unidos amplia o poder das autoridades americanas para bloquear dinheiro, aplicar sanções e punir qualquer pessoa ou empresa que tenha ligação com as facções.

Com a classificação de “terroristas globais”, todos os bens e ativos ligados aos grupos que estejam nos EUA ou sob controle de americanos poderão ser congelados. Já o enquadramento como “Organização Terrorista Estrangeira” torna ilegal oferecer apoio aos grupos dentro da jurisdição americana. Além do impacto financeiro, a classificação amplia o alcance das leis americanas fora do território dos Estados Unidos.

Com informações do Canal Paulo Mathias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *