Política

“Derretimento de Ciro Gomes” em pesquisa e tão falado “voto útil” podem eleger Bolsonaro no 1º turno

O derretimento de Ciro Gomes na pesquisa FSB/BTG mostra que o presidente pode ser eleito no primeiro turno.

Só sobraram Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, com mais de 60% dos votos válidos.

PESQUISA BTG/FSB: Bolsonaro 33% x Haddad 23%

Agora depende dos 16% de eleitores de Geraldo Alckmin, João Amoêdo, Henrique Meirelles e Alvaro Dias,  no cenário tão falado nos últimos dias: “o voto útil”.

Com informações de O antagonista

Opinião dos leitores

  1. Esse antagonista é do PSDB e anti PT como o PSDB está em descrédito mudou para Bolsonada. para mim essa análise não vale nada.

  2. se ele não ganhar este ano certamente houve fraude, é só ver as carreatas dele pelo brasil, mesmo estando no hospital, superam as carreatas de todos os outros candidatos juntos
    votem 17 pra acabar com a vagabundagem!

  3. Claramente equivocados os argumentos no comentário do senhor Carlos Henrique. Pous basta voltar a fita e verificar quem eram os agressores na campanha de 2014. Quem não lembra da médica que se recusou a atender uma criança pirque sua mãe não votava em Aécio?
    Quem não lembra dos ataques em restaurantes, aeroportos e hospitais?
    Quem não lembra das provocações, inclusive com políticos insuflado o ódio dentro dos comícios?
    E depois isso continuou nas manifestações para tirar Dilma do poder.
    A extrema Direita foi uma semente plantada e alimentada pela Direeita semeando o ódio, a discriminação e o preconceito gerador e mobilizador do racismo, da homofobia, da misoginia e do desprezo pelas minorias execradas pelo candidato que hoje quer dar uma de santinho e pede pra todo munfo esquecer o que disse e fez.
    Basta ver os vídeos e diversas publicações da época para constatar quem são os agressores de verdade.
    Quem te viu e que. te vê, hein pitbulls que agora se fingem de bonzinhos?

  4. Exato João, Pedro Ernesto e Raimundo.
    Mas a INTOLERÂNCIA, o ÓDIO, o REVANCHISMO, os ATAQUES, são feito pela esquerda que imediatamente comete seus abusos e acusa a direita daquilo que realizou.
    Você foram precisos nas colocações, não agrediram, não vomitaram ódio, não atacaram e o único petista que apareceu aqui, o tal Gabriel partiu desesperadamente para o ataque.
    Então Gabriel que tal nos dar uma aula de bom português sobre o texto que criticou?
    Que tal ter decência e mostrar onde foi cometido os deslizes na mensagem de Raimundo?
    Você difamou como todo esquerdista desesperado, seja ético, sei que é difícil, mas mostre toda sua cultura, como deveria ser o texto de Raimundo em impecável português. Aguardo sua eloquente aula, espero que ela não seja igual as palestras do seu ex presidente.

  5. Ciro sempre foi um fracasso eleitoral… desbocado e preconceituoso. Mostrou a cara e vai perder. E tem gente que vota ate em jumento a pedido de preso. Por isso que estamos atrasados.

  6. Nessas eleições não há nada mais estúpido do que o chamado "voto útil", porque no fim das contas ele terminará sendo útil à alguém que não necessariamente será àquele à quem pretendíamos favorecer.
    Cada um tem o direito legítimo e conquistado a duras penas de escolher o candidato que lhe apraz, seja por adesão às suas ideias, seja por questões ideológicas, ou mesmo como forma de exteriorizar o seu descontentamento para com aqueles que fazem da política um meio de vida, perpetuando-se por entre os cargos públicos e/ou transmitindo à sua prole o seu legado, tal qual ocorria nos "antigos" (antigos, será?!) sistemas hereditários.
    O que não podemos e nem temos o direito é de impormos a nossa vontade sobre o outro, nos digladiando nas redes sociais ou de forma pessoal.
    Precisamos votar, sim, com convicção e responsabilidade, cientes que o que está em jogo é o nosso futuro.
    Precisamos ser coerentes, sim, com os nossos ideais – afinal não há nada mais incoerente em escolhermos para presidir a república o que julgamos representar o novo, mantendo nos demais quadros os velhos caciques.
    Precisamos preservar, sim, nossos laços, cientes de que político algum merece ver destruída as nossas amizades em razão do simples fato de possuirmos diferentes pontos de vista sobre esta ou aquela forma de governo.
    Precisamos respeitar, sim, o governo que se estabelecer a partir do próximo dia 01/01/2019, sob pena de mergulharmos em definitivo num caos político e social.
    Que Deus nos ajude a refletirmos e estudarmos criteriosamente quais as melhores opções para o nosso País e para os nossos Estados.

  7. Todos sabemos do apresso que alguns institutos de pesquisa tem pela esquerda e o quanto vem apresentando números conflitantes com a realidade.
    Teve um instituto que recentemente divulgou uma pesquisa em um dia dando Bolsonaro com 20% dos votos e diante do descalabro que o número apresentado representava, no dia seguinte publicou outra subindo Bolsonaro para 26%. Foi uma confissão de erro proposital.
    Bolsonaro continua crescendo e as manifestações populares mostram isso.
    Bolsonaro “fez o mais importante”, diz Murilo Hidalgo: reverteu a curva declinante, provocada pelo tempo reduzido e a pancadaria do PSDB, PT e PDT.
    Agora em curva ascendente e já com um quarto do eleitorado, Bolsonaro vê o apoio do voto feminino saltar de 14% para 18% e deve continuar subindo.
    A rejeição de Bolsonaro caiu mais que entre adversários e ele já não é aquele candidato que perderia para qualquer outro, no segundo turno, o quadro vem mudando e ele crescendo.
    Como afirmam alguns analistas que não são soldados da esquerda, a situação nas ruas é bem diferente aos números das pesquisas, e o que temos de fato é que o candidato do PT não cresceu metade do que apontam algumas pesquisas.

    1. Raimundo, tenha apreço à língua portuguesa e deixe a teoria conspiratória de lado. Vá estudar. É melhor.

    2. Invés de mandar Raimundo estudar vá orar para que o seu Guru criminoso não seja condenado nos muitos processos que ainda faltam, vai cair os dentes na cadeia, Bolsonaro Presidente!

    3. Críticar a ortografia é sempre o único argumento que se tem contra a relidade.
      Chora mais PeTista, pois será no primeiro turno.

    4. Gabriel, não critique um erro ao qual vc tbm comete kkkkkk
      Sua pontuação é desastrosa…

    5. Gabriel, se esse é seu verdadeiro nome. Lamento sua posição ofensiva e pouco construtiva
      contra Raimundo Lopes. Você o difama mandando estudar, você deve ser uma sumidade na língua portuguesa não?
      Mas se tiver a cultura que blasfema conhecer, de quê valeu sua formação se apoia corrupto?
      Como poder uma criatura que se vale de algo e vota em quem destruiu a economia brasileira?
      Se estudou parece ter pouco QI, pois não tem condições de encarar os fatos e admitir que seus partido deixou 12 milhões de desempregados e implantou a ideologia do gênero nas escolas com ensino fundamental;
      Se tiver 10% do conhecimento da língua portuguesa que fala, parece não ter 1% de discernimento para ver que a partir de 2005 foi estabelecido no país o direito do bandido portar arma e do cidadão não poder se defender? Não? Se entende de letras, parece não enxergar os números da insegurança que tomou conta das ruas nesse país.
      Se sabe ler, parece não conseguir interpretar as letras, pois de 2003 a 2016 foram registrados e comprovados os maiores escândalos de corrupção desde a redemocratização.
      Enfim Gabriel, talvez não seja Raimundo que precise de ajuda, pois saber ler não significa ter mente sã e saber raciocinar. Tenho dito!

  8. Quem deseja ter a ORDEM RESTABELECIDA;
    Quem precisa ter SEGURANÇA na vida social;
    Quem não aguenta mais TANTA CORRUPÇÃO;
    Quem se preocupa com um PAÍS MELHOR para sues filhos;
    Quem dá VALOR A FAMÍLIA;
    QUEM é CRISTÃO;
    Quem apoia o FIM DA IMPUNIDADE;
    Só tem 01 candidato a votar – BOLSONARO 17
    Os demais são velhas raposas com as mesmas prática e modus operandi na política ou filhote de dono de banco.

  9. CIRO é um coroné, que passeio pela "esquerda" de LULADRAO. Vai levar uma pela grande, inclusive no Nordeste. Isso já está pensando num ministério de Haddad, igual como fez com LULADRAO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho afirma que julgamento de Bolsonaro foi “semelhante a uma câmara de gás”

Imagem: reprodução

O senador Rogério Marinho (PL), voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (28). Ao comentar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele declarou que o processo foi “semelhante a uma câmara de gás”, referência aos instrumentos de extermínio de judeus no regime nazista.

Para Marinho, a condenação foi “completamente irregular”, já que Bolsonaro não teria tido direito ao “juiz natural”. Ele destacou que o ex-presidente foi o “primeiro presidente da República julgado diretamente pela Suprema Corte” e questionou a imparcialidade do ministro responsável, afirmando que “ele não teve a imparcialidade que se quer ou se requer do magistrado”, disse Rogério durante entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM Natal.

O senador também lembrou que, quando houve o trânsito em julgado, Bolsonaro já estava preso há mais de 100 dias por outro processo, o que, segundo ele, reforça as irregularidades. Marinho criticou ainda o fato de o caso ter sido decidido por uma das turmas do STF, e não pelo plenário, alegando mudança de entendimento por motivação política.

“Essa câmara de gás que eu falei foi porque, ao invés de ser julgado, como diz a constituição, que um presidente deveria ser julgado no Supremo Tribunal Federal pelo pleno, ele foi numa turma, por uma mudança de entendimento que aconteceu por conveniência política”, disse.

Com informações de 98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Adolf Hitler é reeleito na Namíbia e explica nome polêmico

Foto: reprodução/FearedBuck

Adolf Hitler Uunona, político da Namíbia, foi reeleito como conselheiro regional no distrito de Ompundja, na região de Oshana. O nome curioso voltou a chamar atenção durante as eleições.

Em entrevista ao jornal The Namibian, Uunona afirmou que já retirou oficialmente “Hitler” de seus documentos. O político namibiano explicou que seu pai não sabia o significado histórico do nome – associado ao ditador alemão nazista – e que, durante sua infância, considerava um nome normal.

“Para mim, quando criança, era um nome perfeitamente normal. Só quando cresci é que entendi: este homem queria conquistar o mundo inteiro. Não tenho nada a ver com nada disso”, disse.

Apesar da polêmica, Uunona é um político popular no país. Esta é sua quinta reeleição. Em 2020, ele venceu com 85% dos votos.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Coronel Hélio lança plataforma Bora Decolar neste domingo (30)

Neste domingo (30 de novembro), às 9h, Coronel Hélio apresenta a todo Rio Grande do Norte a plataforma Bora Decolar no Holiday Inn Natal. O projeto é uma plataforma colaborativa onde as pessoas poderão deixar suas propostas, pensamentos e ideias para um RN e Brasil melhores. O lançamento terá entrada gratuita e conta com a participação do povo e de lideranças políticas do estado.

Coronel Hélio é presidente do diretório do PL em Natal e coordenou as campanhas presidenciais de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte. Coronel Hélio já percorreu mais de 100 municípios potiguares e tem conhecido de perto as problemáticas mais relatadas pelo povo do RN. A ideia da plataforma é exatamente escutar diretamente do povo o que eles desejam de um mandato de um Senador pelo Rio Grande do Norte.

Informações:
* Data: 30 de novembro (domingo)
* Horário: 9h
* Local: Holiday Inn Natal
* Entrada gratuita

Blog do Rudimar Ramon

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO E FOTOS: FAB faz primeiro lançamento do míssil Meteor pelo caça F-39E Gripen; operação foi realizada a partir da Base Aérea de Natal

Fotos: Sargentos Frutuoso/ DCTA e Müller Marin/ CECOMSAER

De forma inédita, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, com sucesso, o primeiro lançamento do míssil Meteor, tendo como plataforma o caça F-39E Gripen, nesta quinta-feira (27/11), operando a partir da Base Aérea de Natal (BANT).

“O lançamento foi o cenário perfeito para realizar essa transferência de tecnologia, de nós, como Força Aérea, aprender, verificar e testar como o binômio F-39 Gripen e Meteor são eficientes na guerra aérea moderna e contra qualquer tipo de vetor”, pontuou o Comandante da Base Aérea de Natal (BANT), Brigadeiro do Ar Breno Diogenes Gonçalves.

O Comandante da BANT, ainda, enalteceu o sucesso do lançamento como pilar fundamental para que a FAB cumpra sua missão de defesa da pátria. “Na sua caminhada exitosa, o nosso F-39 se mostra cada dia mais pronto e preparado e o que vimos nesse lançamento é um passo essencial, porque ele se torna com o binômio – F-39 Gripen e Meteor – uma autêntica ferramenta de defesa aérea, dentro do cenário moderno e da nossa missão institucional”, finalizou.

O disparo foi realizado contra o alvo aéreo Mirach 100/5, que simulou perfis de voo de caças, manobrando em alta velocidade e altitude, permitindo mensurar o nível de precisão alcançado pelo míssil. Tudo isso ocorreu em cenário bastante desafiador, tanto para o míssil além do alcance visual (BVR – Beyond-Visual-Range), um dos mais letais e avançados do mundo, quanto para a aeronave.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parnamirim garante pacote de benefícios histórico para os servidores municipais

A Prefeitura de Parnamirim vive um novo momento na valorização do funcionalismo público. Paralelamente às obras estruturantes e aos programas implantados em todas as áreas, a gestão da prefeita Nilda tem colocado no centro de suas prioridades o investimento no material humano, reconhecendo que são os servidores que fazem a máquina pública funcionar e entregam resultados à população.

Nos últimos meses, a administração municipal concedeu o maior conjunto de benefícios já registrado na história do município, garantindo direitos, corrigindo distorções antigas e promovendo reajustes para diversas categorias.

Nunca uma gestão havia avançado tanto na valorização dos servidores. Esses benefícios contemplam categorias como magistério, assistência social, quadro geral, agentes de saúde, agentes de endemias, trânsito, guardas municipais e profissionais da saúde, consolidando um gesto amplo de reconhecimento e respeito ao trabalho desenvolvido diariamente por cada servidor.

Entre os avanços assegurados pela gestão Nilda estão a implantação do Piso Nacional do Magistério; o aumento salarial para os profissionais da SEMAS; a convocação de 57 novos guardas municipais; o reajuste dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias; o aumento para os agentes de trânsito; a implantação da Gratificação EMULT; as convocações de novos profissionais da Saúde; o reajuste de 7,5% concedido aos servidores do Plano Geral; o retorno do pagamento da demanda reprimida das progressões de Letras e Níveis; o retorno do pagamento das férias e das rescisões represadas; a liberação das licenças-prêmio, de saúde e de estudo; a implantação do aumento de 6% para o Magistério, e o reajuste de 5,5% para os servidores do Plano Geral, que está em tramitação na Câmara.

Para a prefeita Nilda, valorizar o servidor é uma questão de compromisso e respeito: “Desde o primeiro dia da nossa gestão, assumi como questão de honra garantir que os servidores municipais tivessem seus direitos reconhecidos e valorizados. São homens e mulheres que dedicam suas vidas a cuidar da cidade e da nossa população. Investir no material humano é investir no futuro de Parnamirim. E nós seguiremos avançando”, destacou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Carlos lista doenças de Bolsonaro após PGR pedir domiciliar de Heleno

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) listou uma série de doenças de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar a favor da prisão domiciliar do general Augusto Heleno, também condenado no processo da trama golpista. Nesta sexta-feira (28/11), a PGR defendeu que Heleno cumpra sua pena de 21 anos de prisão em casa por “caráter humanitário”.

Além das doenças crônicas, Carlos explicou que a defesa de Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) quadros graves mais recentes como “soluços incoercíveis com refluxos constantes”, que podem gerar crises de vômitos, e alegou que o pai precisa de medicações de ações no sistema nervoso.

Em visita ao ex-presidente, que está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), Carlos fez questão de enfatizar à imprensa que Bolsonaro passa por crises de soluços constantes e que teme uma situação fatal caso ele broncoaspire o que vomitar.

Bolsonaro recebeu atendimento médico nessa quinta-feira (27/11) após uma “crise de soluços” e o filho 01, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), explicou que foi preciso aumentar a dose dos remédios.

A Polícia Federal informou ao Supremo que, em caso de emergência médica do ex-presidente Jair Bolsonaro, a opção “mais ágil e segura” para o atendimento é o acionamento imediato do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em caso de intercorrência médica, Bolsonaro pode ser atendido pelo médico-chefe da Divisão de Perícias Médicas e Odontológicas da PF, que se encarregará das providências e orientações necessárias.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Defesa Civil determina remoção integral do Baobá do Poeta

Foto: Reprodução

Responsável pelo espaço e manutenção da árvore há cerca de um mês, a Empresa Vila disse, em nota, que lamenta profundamente a necessidade da retirada. A empresa reforça que seguirá honrando a orientação dos órgãos competentes com o compromisso de proteger vidas e preservar a memória que a árvore deixou.

“A preservação da vida e da segurança da população é, para nós, prioridade absoluta. Sabemos o quanto essa árvore significa para a cidade, e por isso temos acompanhado cada etapa com cuidado e transparência, sempre em diálogo com as autoridades responsáveis. Lamentamos a sua retirada, entretanto, reafirmamos que não é uma decisão tomada de forma leviana”, afirma Nilo Vila, Diretor da Empresa.

Com quase quatro séculos de existência, e impondo expressivos 19 metros de altura e seis metros de diâmetro, o Baobá do Poeta ergueu-se como um marco da cidade, guardando em sua grandiosidade parte da história que Natal aprendeu a reconhecer como sua.

Em 1991, a árvore quase perdeu seu espaço para o concreto de um prédio residencial. Foi então que Diógenes da Cunha Lima a adotou, não apenas adquirindo o terreno, mas também protegendo a sua existência até então.

Historiadores afirmam que Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra O Pequeno Príncipe, esteve em Natal em 1939, e teria encontrado inspiração sob a sombra desse baobá. Anos depois, em 2009, o engenheiro francês François d’Agay, sobrinho do escritor, visitou o local e deixou registrada sua admiração pela árvore que, para muitos, é conhecida como o baobá retratado no livro.

 Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. E o terreno que conseguiu irregularmente, da comunidade do conjunto dos Bancários, no satélite, agora vendeu para o supermercado Queiroz. Ficou feio e manchou o nome do ” Ilustríssimo “.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

“Bandido não é vítima”, afima secretário de Segurança Pública de São Paulo

Foto: Lula Marques

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, esteve no centro da polêmica no Congresso Nacional ao reassumir o posto de deputado pelo PP para relatar o projeto de lei contra facções criminosas. Apresentado pelo Executivo como “PL Antifacção”, o texto foi modificado por Derrite, que ampliou as penas de prisão e restringiu ou eliminou benefícios, como a progressão de regime, a concessão de auxílio-reclusão e o uso de fiança. Também criou tipos penais como o “domínio social estruturado” (quando grupos armados impõem suas leis sobre territórios e populações), e mudou o nome da proposta para Marco Legal do Combate ao Crime Organizado, o que foi visto pelo governo como uma tentativa de assumir a paternidade da iniciativa.

Sob bombardeio de Lula e aliados, sua versão foi aprovada por 370 votos a 110, uma vitória expressiva da oposição. Em entrevista a VEJA, Derrite, que é pré-candidato ao Senado, defende a linha dura e diz que a direita sai na frente na discussão sobre segurança, tema central em 2026. “O governo Lula e o PT têm dificuldade muito grande com isso porque eles têm uma visão de mundo completamente diferente do que a população espera”, diz.

O senhor teve muito apoio, mas também muita resistência na tramitação do projeto contra facções. A que atribui as críticas, em especial do governo Lula, e o que achou do resultado final?

Em qualquer crítica, meu primeiro ponto de partida é quem está criticando. Quando eu vejo me criticarem aqueles que acham que bandido é coitadinho, que traficante é vítima, que é absurdo a polícia prender criminosos só porque estão roubando celulares para tomar uma cervejinha, para mim é um elogio. Encontrei grande respaldo na população. O projeto de lei é tudo o que a sociedade esperava ao longo de décadas do Congresso. É uma legislação dura, que, infelizmente, não contou com o apoio de todos os parlamentares, porque eles ficaram presos à questão política apenas pelo fato de eu ter sido designado relator.

O governo já está se movimentando no Senado para articular uma possível versão mais próxima da original. O que acha dessa articulação?

O governo teve quinze dias para me procurar durante a tramitação na Câmara e não me procurou. No dia em que viram que o projeto foi pautado e não ia ser retirado, governo, PT e esquerda quiseram marcar uma reunião. Depois me atacaram por duas semanas com falsas narrativas, com mentiras, inclusive usando as redes oficiais do governo. Eu avisei o presidente Hugo Motta que não iria me reunir com eles e que íamos enfrentar no voto. Foi o que aconteceu. Agora, a possibilidade de mudança no Senado faz parte do processo democrático no Congresso.

“Temos que usar exemplos de países que tiveram bons resultados, que adotaram política de tolerância zero, que recuperaram o instituto do cumprimento da pena e acabaram com a impunidade”

O senhor conversou com Alessandro Vieira (MDB-SE), que é o relator do PL no Senado?

Conversei inclusive durante a discussão na Câmara. Ele foi delegado de polícia, conhece o assunto, o que julgo importante. Ele deu sugestões desde o início, assim como os senadores Sergio Moro (União Brasil-PR) e Rogério Marinho (PL-RN). É natural que mudanças aconteçam na outra Casa, mas eu acredito muito pouco que sejam no sentido de voltar ao projeto original do governo.

Além do projeto aprovado, o que mais precisa ser feito para melhorar a segurança pública no Brasil?

Precisamos tratar dos crimes comuns, praticados diária e rotineiramente nas ruas. Tem que ter um pressuposto geral de endurecimento da legislação, de encarecimento do custo do crime para qualquer tipo de roubo e receptação. Um tema importantíssimo é a audiência de custódia. Preso reincidente que cometeu crime hediondo ou mediante violência e grave ameaça não tem que ter direito ao benefício. Sou defensor de que a audiência de custódia acabe de uma vez por todas. Só traz benefício ao criminoso. Outra questão é a progressão do regime de cumprimento de pena. É inadmissível cumprir só uma parte da punição. Se um criminoso foi condenado a doze anos de prisão, tem que cumprir os doze anos de prisão. Foi por isso que nós colocamos a exigência de cumprir ao menos 85% da pena no novo marco legal.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Macron defende aliança com Brasil e alerta para dependência da China e EUA

Foto: Reuters

O presidente Emmanuel Macron defendeu uma aliança entre a França e o Brasil para que os dois países possam se aproximar mais de nações na África, no Oriente Médio e no sudeste asiático.

A intenção seria buscar mais negócios em áreas estratégicas como mineração e energia, beneficiando não apenas os dois países, mas também as nações dessas regiões.

A iniciativa também funcionaria como uma alternativa às pretensões hegemônicas dos Estados Unidos e da China, que buscam controlar o comércio e o acesso a matérias-primas cruciais, como os minerais críticos.

As declarações de Macron foram dadas durante um encontro com um grupo de empresários e executivos brasileiros que participaram de um fórum empresarial em Paris na quinta-feira (27).

A CNN apurou que os empresários abordaram uma série de questões com o líder francês, que não se furtou a responder aos questionamentos.

Macron alertou que não seria bom para o Brasil se aproximar demais da China como forma de se contrapor às dificuldades comerciais enfrentadas com os Estados Unidos por conta do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump.

Ele argumentou que a China vive um momento de superprodução industrial, inundando mercados de outros países com mercadorias subsidiadas que podem asfixiar a produção local.

Para Macron, países como a França e o Brasil deveriam diversificar ao máximo sua atuação comercial e estratégica pelo mundo, reduzindo a influência tanto de Pequim como de Washington.

Ele deixou claro que a França tem interesse e tecnologia para processar minerais críticos e estratégicos. Essa tecnologia poderia ser transferida para parceiros, como é o caso do Brasil.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Esse Macron se vende barato, mijou fora do caco com esbanja agora ficou viciado, o bisonho tem que ter cuidado, ele fez muita coisa como menino e Macron, pelo jeito, gosta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Incêndio destrói micro-ônibus em galpão na Grande Natal

Foto: Reprodução

Um incêndio registrado na madrugada desta sexta-feira (28) destruiu um micro-ônibus e atingiu outro dentro de um galpão no bairro Santa Terezinha, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O fogo começou por volta das 3h da manhã e assustou moradores da região. Ninguém ficou ferido.

De acordo com as primeiras informações, o motorista Anderson — que trabalha há 15 anos no transporte alternativo da capital — recebeu uma ligação de um vizinho avisando que o galpão onde os veículos estavam guardados havia pegado fogo. Um curto-circuito na rede elétrica pode ter sido a causa do incêndio, mas a confirmação depende da perícia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter as chamas antes que se espalhassem para imóveis vizinhos. Um dos micro-ônibus foi totalmente destruído e o outro ficou parcialmente danificado. Os veículos pertencem ao sistema alternativo de transporte de Natal e operam a linha 412, que faz o percurso entre Ponta Negra e Alecrim.

As causas do incêndio ainda serão investigadas. Anderson, que dependia dos dois veículos para garantir sua renda, aguarda orientações sobre os próximos passos.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *