Política

“Derretimento de Ciro Gomes” em pesquisa e tão falado “voto útil” podem eleger Bolsonaro no 1º turno

O derretimento de Ciro Gomes na pesquisa FSB/BTG mostra que o presidente pode ser eleito no primeiro turno.

Só sobraram Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, com mais de 60% dos votos válidos.

PESQUISA BTG/FSB: Bolsonaro 33% x Haddad 23%

Agora depende dos 16% de eleitores de Geraldo Alckmin, João Amoêdo, Henrique Meirelles e Alvaro Dias,  no cenário tão falado nos últimos dias: “o voto útil”.

Com informações de O antagonista

Opinião dos leitores

  1. Esse antagonista é do PSDB e anti PT como o PSDB está em descrédito mudou para Bolsonada. para mim essa análise não vale nada.

  2. se ele não ganhar este ano certamente houve fraude, é só ver as carreatas dele pelo brasil, mesmo estando no hospital, superam as carreatas de todos os outros candidatos juntos
    votem 17 pra acabar com a vagabundagem!

  3. Claramente equivocados os argumentos no comentário do senhor Carlos Henrique. Pous basta voltar a fita e verificar quem eram os agressores na campanha de 2014. Quem não lembra da médica que se recusou a atender uma criança pirque sua mãe não votava em Aécio?
    Quem não lembra dos ataques em restaurantes, aeroportos e hospitais?
    Quem não lembra das provocações, inclusive com políticos insuflado o ódio dentro dos comícios?
    E depois isso continuou nas manifestações para tirar Dilma do poder.
    A extrema Direita foi uma semente plantada e alimentada pela Direeita semeando o ódio, a discriminação e o preconceito gerador e mobilizador do racismo, da homofobia, da misoginia e do desprezo pelas minorias execradas pelo candidato que hoje quer dar uma de santinho e pede pra todo munfo esquecer o que disse e fez.
    Basta ver os vídeos e diversas publicações da época para constatar quem são os agressores de verdade.
    Quem te viu e que. te vê, hein pitbulls que agora se fingem de bonzinhos?

  4. Exato João, Pedro Ernesto e Raimundo.
    Mas a INTOLERÂNCIA, o ÓDIO, o REVANCHISMO, os ATAQUES, são feito pela esquerda que imediatamente comete seus abusos e acusa a direita daquilo que realizou.
    Você foram precisos nas colocações, não agrediram, não vomitaram ódio, não atacaram e o único petista que apareceu aqui, o tal Gabriel partiu desesperadamente para o ataque.
    Então Gabriel que tal nos dar uma aula de bom português sobre o texto que criticou?
    Que tal ter decência e mostrar onde foi cometido os deslizes na mensagem de Raimundo?
    Você difamou como todo esquerdista desesperado, seja ético, sei que é difícil, mas mostre toda sua cultura, como deveria ser o texto de Raimundo em impecável português. Aguardo sua eloquente aula, espero que ela não seja igual as palestras do seu ex presidente.

  5. Ciro sempre foi um fracasso eleitoral… desbocado e preconceituoso. Mostrou a cara e vai perder. E tem gente que vota ate em jumento a pedido de preso. Por isso que estamos atrasados.

  6. Nessas eleições não há nada mais estúpido do que o chamado "voto útil", porque no fim das contas ele terminará sendo útil à alguém que não necessariamente será àquele à quem pretendíamos favorecer.
    Cada um tem o direito legítimo e conquistado a duras penas de escolher o candidato que lhe apraz, seja por adesão às suas ideias, seja por questões ideológicas, ou mesmo como forma de exteriorizar o seu descontentamento para com aqueles que fazem da política um meio de vida, perpetuando-se por entre os cargos públicos e/ou transmitindo à sua prole o seu legado, tal qual ocorria nos "antigos" (antigos, será?!) sistemas hereditários.
    O que não podemos e nem temos o direito é de impormos a nossa vontade sobre o outro, nos digladiando nas redes sociais ou de forma pessoal.
    Precisamos votar, sim, com convicção e responsabilidade, cientes que o que está em jogo é o nosso futuro.
    Precisamos ser coerentes, sim, com os nossos ideais – afinal não há nada mais incoerente em escolhermos para presidir a república o que julgamos representar o novo, mantendo nos demais quadros os velhos caciques.
    Precisamos preservar, sim, nossos laços, cientes de que político algum merece ver destruída as nossas amizades em razão do simples fato de possuirmos diferentes pontos de vista sobre esta ou aquela forma de governo.
    Precisamos respeitar, sim, o governo que se estabelecer a partir do próximo dia 01/01/2019, sob pena de mergulharmos em definitivo num caos político e social.
    Que Deus nos ajude a refletirmos e estudarmos criteriosamente quais as melhores opções para o nosso País e para os nossos Estados.

  7. Todos sabemos do apresso que alguns institutos de pesquisa tem pela esquerda e o quanto vem apresentando números conflitantes com a realidade.
    Teve um instituto que recentemente divulgou uma pesquisa em um dia dando Bolsonaro com 20% dos votos e diante do descalabro que o número apresentado representava, no dia seguinte publicou outra subindo Bolsonaro para 26%. Foi uma confissão de erro proposital.
    Bolsonaro continua crescendo e as manifestações populares mostram isso.
    Bolsonaro “fez o mais importante”, diz Murilo Hidalgo: reverteu a curva declinante, provocada pelo tempo reduzido e a pancadaria do PSDB, PT e PDT.
    Agora em curva ascendente e já com um quarto do eleitorado, Bolsonaro vê o apoio do voto feminino saltar de 14% para 18% e deve continuar subindo.
    A rejeição de Bolsonaro caiu mais que entre adversários e ele já não é aquele candidato que perderia para qualquer outro, no segundo turno, o quadro vem mudando e ele crescendo.
    Como afirmam alguns analistas que não são soldados da esquerda, a situação nas ruas é bem diferente aos números das pesquisas, e o que temos de fato é que o candidato do PT não cresceu metade do que apontam algumas pesquisas.

    1. Raimundo, tenha apreço à língua portuguesa e deixe a teoria conspiratória de lado. Vá estudar. É melhor.

    2. Invés de mandar Raimundo estudar vá orar para que o seu Guru criminoso não seja condenado nos muitos processos que ainda faltam, vai cair os dentes na cadeia, Bolsonaro Presidente!

    3. Críticar a ortografia é sempre o único argumento que se tem contra a relidade.
      Chora mais PeTista, pois será no primeiro turno.

    4. Gabriel, não critique um erro ao qual vc tbm comete kkkkkk
      Sua pontuação é desastrosa…

    5. Gabriel, se esse é seu verdadeiro nome. Lamento sua posição ofensiva e pouco construtiva
      contra Raimundo Lopes. Você o difama mandando estudar, você deve ser uma sumidade na língua portuguesa não?
      Mas se tiver a cultura que blasfema conhecer, de quê valeu sua formação se apoia corrupto?
      Como poder uma criatura que se vale de algo e vota em quem destruiu a economia brasileira?
      Se estudou parece ter pouco QI, pois não tem condições de encarar os fatos e admitir que seus partido deixou 12 milhões de desempregados e implantou a ideologia do gênero nas escolas com ensino fundamental;
      Se tiver 10% do conhecimento da língua portuguesa que fala, parece não ter 1% de discernimento para ver que a partir de 2005 foi estabelecido no país o direito do bandido portar arma e do cidadão não poder se defender? Não? Se entende de letras, parece não enxergar os números da insegurança que tomou conta das ruas nesse país.
      Se sabe ler, parece não conseguir interpretar as letras, pois de 2003 a 2016 foram registrados e comprovados os maiores escândalos de corrupção desde a redemocratização.
      Enfim Gabriel, talvez não seja Raimundo que precise de ajuda, pois saber ler não significa ter mente sã e saber raciocinar. Tenho dito!

  8. Quem deseja ter a ORDEM RESTABELECIDA;
    Quem precisa ter SEGURANÇA na vida social;
    Quem não aguenta mais TANTA CORRUPÇÃO;
    Quem se preocupa com um PAÍS MELHOR para sues filhos;
    Quem dá VALOR A FAMÍLIA;
    QUEM é CRISTÃO;
    Quem apoia o FIM DA IMPUNIDADE;
    Só tem 01 candidato a votar – BOLSONARO 17
    Os demais são velhas raposas com as mesmas prática e modus operandi na política ou filhote de dono de banco.

  9. CIRO é um coroné, que passeio pela "esquerda" de LULADRAO. Vai levar uma pela grande, inclusive no Nordeste. Isso já está pensando num ministério de Haddad, igual como fez com LULADRAO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: ‘Sou maconheiro e criminalização é racista’, diz deputado do PT

Imagens: YouTube breeza_revista

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) voltou a gerar polêmica ao declarar, em entrevista à revista Breeza, que é “maconheiro” e que a criminalização da cannabis no Brasil é “racista”. Ele defendeu que políticos parem de tratar o tema com receio e disse que já tentou plantar a planta em casa, sem sucesso.

Eu não fumo cannabis, eu fumo maconha. Não sou canabizeiro, sou maconheiro”, declarou em entrevista à revista on-line Breeza, concedida durante a ExpoCannabis, evento realizado de 14 a 16 de novembro em São Paulo. “A planta é maravilhosa e a criminalização dessa planta na história de nosso país se demonstrou de caráter absolutamente racista”, disse.

Freitas afirmou ainda que pretende criar uma associação para cultivo de cannabis medicinal voltada a pacientes vulneráveis, com protagonismo de egressos do sistema prisional. Segundo ele, a ideia também tem caráter político: “Vamos poder fumar nossa maconha na cara da classe média, branca, hipócrita, de Curitiba.”

O deputado também defendeu maior participação de pessoas negras na cadeia produtiva da cannabis, argumentando que, sem isso, o dinheiro do setor continuará enriquecendo “outros bolsos”.

Polêmica recente

Freitas esteve no centro de outra controvérsia em novembro, quando um vídeo circulou mostrando uma briga entre ele e o manobrista Wesley de Souza Silva. O deputado afirmou ter sido vítima de racismo e disse ter fraturado o nariz. Outro vídeo, divulgado no dia seguinte, mostra o carro do manobrista passando perto de Freitas e uma mulher, seguido por discussão e agressões envolvendo o deputado e seu assessor.

Conflitos passados

2021: Foi preso pela Guarda Municipal de Curitiba durante um ato político, acusado de agressão e resistência.
2023: Teve um atrito com agentes da PF no embarque para um voo; acusou os policiais de racismo.
Outros episódios: Há registros de confrontos com autoridades em diferentes ocasiões, sempre com versões divergentes entre o deputado e os agentes envolvidos.

Mandato cassado e restabelecido pelo STF

Em 2022, Renato Freitas teve o mandato de vereador cassado após entrar em uma igreja com manifestantes durante um protesto contra o racismo. Em setembro do mesmo ano, o STF restabeleceu o mandato, afirmando que manifestações pacíficas em defesa da população negra não justificam cassação.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz anuncia Cavalgada de Verão com show de Xand Avião

A Prefeitura de Extremoz promoverá mais uma edição da tradicional Cavalgada de Verão, um dos eventos culturais mais importantes do litoral potiguar. A celebração reunirá cavaleiros, amazonas, famílias, o público local e turistas para um grande encontro que valoriza as raízes nordestinas e movimenta o turismo da cidade. Neste ano, a festa contará com um show especial do cantor Xand Avião, que promete animar o público com seus grandes sucessos.

Realizada anualmente, a Cavalgada de Verão percorre cenários que destacam as belezas naturais de Extremoz, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a preservação das tradições locais. O evento se consolida como um dos mais aguardados do calendário municipal.

“A Cavalgada de Verão faz parte da história do nosso povo e representa a força da nossa tradição. É um evento que reúne família, amigos e visitantes, movimentando nossa cidade e impulsionando o comércio local. Nossa gestão segue investindo em iniciativas que valorizam nossas raízes e fortalecem o turismo, gerando emprego, renda e promovendo ainda mais o nome de Extremoz”, destaca a prefeita Jussara Sales.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em Assu, Rogério Marinho participa de ato com o prefeito e do lançamento do Projeto Vale + Vivo

O senador Rogério Marinho (PL) cumpriu agenda neste sábado (29) em Assu. O parlamentar se reuniu com o prefeito da cidade, Lula Soares, e com o ex-prefeito Gustavo Soares. Depois participou de um ato ao lado do gestor, que agradeceu o envio de emendas enviadas pelo líder da oposição no Senado. Em seguida, Rogério prestigiou o lançamento do Projeto Vale + Vivo, realizado pelo vereador da cidade, Pedro Filho (PL).

O prefeito Lula Soares destacou a importância do apoio recebido pelo mandato de Rogério para Assu, com emendas que garantirão investimentos na infraestrutura da cidade. Rogério agradeceu pelo reconhecimento e reafirmou seu compromisso a favor de buscar melhorias para Assu e a região.

Já o Vale + Vivo é voltado para ações sociais e fortalecimento comunitário no Vale do Açu. O evento promovido na Câmara Municipal de Assu, reuniu lideranças políticas, representantes de entidades locais e moradores da região. Durante o lançamento, Pedro Filho apresentou as diretrizes do projeto, que tem como objetivo ampliar serviços e atividades voltadas ao desenvolvimento social, incentivo ao turismo e apoio a agricultura. O vereador afirmou que o programa nasce com a missão de “cuidar das pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população assuense”.

O senador Rogério Marinho destacou a importância de iniciativas que aproximam o poder público das demandas reais da comunidade. “Projetos como o Vale + Vivo fortalecem o tecido social e ampliam oportunidades. É fundamental valorizar ações que nascem do território, com diálogo e compromisso. Fico feliz em acompanhar esse lançamento e reafirmar nosso apoio ao desenvolvimento do Vale do Açu e de todo o Rio Grande do Norte”, afirmou.

O ato contou com as presenças do deputado estadual Coronel Azevedo, da vereadora de Natal, Camila Araújo, do presidente do PL de Mossoró, Jorge do Rosário, e do ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO RAIZ: Confira as receitas de dobradinha com fava; e picado de bode

DOBRADINHA COM FAVA
Ingredientes:
1k de fava
300g de charque
300g de calabresa
200g de bacon
5 dentes de alho picado
1 cebola roxa grande picada
300g de bucho bovino
Óleo para refogar
2 colheres de sopa de colorau
1,5L de água
Sal a gosto

Modo de preparo:
Dessalgue a carne de charque, deixando de molho por 3 horas e trocando a água de hora em hora.
Corte a calabresa em rodelas, o bacon em cubos e o bucho em tiras.
Coloque um pouco de óleo na panela de pressão já aquecida, acrescente a fava e refogue um pouco.
Coloque o charque, o bacon, o bucho e refogue por 5 minutos.
Acrescente o alho, a cebola, o colorau e refogue por mais 5 minutos, sempre mexendo.
Coloque um pouco de sal, a água e deixe ferver.
Tampe a panela de pressão e deixe de 15 a 20 minutos.
Após parar a pressão, abra a panela e veja se os ingredientes ficaram macios.
Deixe a panela aberta, ligue o fogo novamente e deixe ferver por mais 5 minutos para engrossar um pouco mais.
Sirva com arroz ou farofa.

Tempo de preparo: 3h
Tempo de cozimento: 35 min

Kennedy Sousa – Buteco no Beco – Beco da Lama – Natal/RN
@butecobeco_

DICA RÁPIDA

PICADO DE BODE
Ingredientes:
1 kg de picado de bode/carneiro
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 pimentão verde
Cheiro Verde e sal a gosto
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de sopa de colorau
1/2 xícara de óleo
150ml de água

Modo de preparo:
Escalde o picado com água fervendo, deixando de molho por 5 minutos.
Escorra e reserve.
Coloque o picado na panela de pressão e acrescente a cebola, o pimentão, o alho, o colorau, o óleo, a pimenta do reino e misture bem.
Leve ao fogo e deixe refogar por 2 minutos.
Acrescente a água e deixe começar a ferver.
Tampe a panela de pressão e após desligue o fogo 5 a 7 minutos depois que pegar a pressão.
Deixe perder a pressão naturalmente.
Coloque um pouco de cheiro verde por cima e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 5 min
Tempo de cozimento: 40 min

Cozinheira Zélia Pinheiro – Mercado das Quintas – Natal/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DNA Fértil anuncia nova sede e inicia um novo ciclo de expansão

O DNA Fértil, referência em fertilidade e reprodução assistida no Rio Grande do Norte, anuncia o início das obras de uma nova sede: um espaço maior, mais moderno e equipado com tecnologia de última geração para ampliar a precisão dos tratamentos e o acolhimento às famílias.

Localizada no bairro Tirol, em Natal, a nova estrutura contará com consultórios, laboratórios e centro cirúrgico, reforçando o compromisso da clínica com uma medicina reprodutiva ética, responsável e centrada no paciente.

Com essa expansão, o DNA Fértil fortalece sua atuação e reafirma sua missão de oferecer soluções completas em fertilidade, diagnóstico e cuidado integral, sempre guiado pela ciência e pelo respeito às histórias de cada família.

Também será um local que todos os ginecologistas da cidade poderão utilizar para suas cirurgias ginecológicas, com conforto, segurança e rapidez desde o internamento até a alta de suas pacientes.

As obras da nova sede marcam um movimento de crescimento e inovação que prepara a clínica para um novo ciclo, ainda mais humano, mais tecnológico e ainda mais próximo dos sonhos de quem busca realizar o desejo de gerar vidas e o cuidado com a saúde feminina.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Imagens mostram rápida propagação do fogo em condomínio em Hong Kong

Imagens divulgadas nas redes sociais revelam a força devastadora do incêndio que consumiu, em poucos minutos, um complexo residencial em Hong Kong na quarta-feira (26). As chamas se espalharam com velocidade impressionante, transformando prédios inteiros em colunas de fogo e fumaça.

O saldo é trágico: ao menos 146 mortos e quase 300 desaparecidos. Segundo a Reuters, trata-se provavelmente do incêndio mais mortal em Hong Kong desde a Segunda Guerra Mundial.

As gravações mostram um cenário desesperador: andaimes sendo arremessados dos edifícios, ainda envoltos nas redes verdes usadas para obras, enquanto o fogo avançava sem controle por vários blocos de Wang Fuk Court. O complexo, extremamente adensado, reúne oito prédios com 2 mil apartamentos, onde vivem mais de 4.600 pessoas — milhares delas surpreendidas pela tragédia em plena madrugada.

Com informações de CNN e g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula faz pronunciamento neste domingo sobre isenção do IR até R$ 5 mil


Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um pronunciamento que irá ao ar em cadeia nacional de rádio e televisão neste domingo (30), às 20h30. A fala, com pouco mais de seis minutos, terá como eixo central a sanção da lei que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil mensais, uma das principais promessas feitas pelo petista durante a campanha de 2022.

A medida, aprovada nesta semana, passa a valer a partir de janeiro de 2026 e deve beneficiar mais de 15 milhões de contribuintes, segundo estimativas da equipe econômica.

O governo afirma que a nova faixa de isenção só foi possível após a taxação das altas fortunas, apresentada como forma de corrigir distorções na distribuição da carga tributária.

Além de destacar o impacto da nova política de renda, que também prevê descontos para quem ganha até R$ 7.350, Lula deve citar a retomada de programas sociais e os indicadores econômicos recentes.

O governo aponta que o país registra, neste momento, o menor índice de desemprego da série histórica e crescimento acima da média regional.

Lula continuará em Brasília neste fim de semana, sem compromissos públicos. A agenda da próxima semana inclui viagem ao Nordeste, com inauguração de barragens em Pernambuco e a entrega das primeiras Carteiras Nacionais Docentes e de equipamentos do Programa Mais Professores, no Ceará.

InfoMoney

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[ANÁLISE] E AGORA, LULA? Cientistas políticos explicam por que Nordeste já não é “vitória garantida” para Lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Marina Verenicz, InfoMoney

Durante duas décadas, o Nordeste foi sinônimo de terreno seguro para o PT. Mas essa dinâmica mudou. Para analistas ouvidos em encontro promovido pelo UBS com empresários e clientes, nesta quarta-feira (26), a região mantém importância estratégica para Lula, porém deixou de ser um reduto automático.

O desgaste acumulado e as transformações sociais recentes criaram um ambiente mais volátil — e, em alguns casos, mais hostil — para o governismo.

Segundo o cientista político Andrei Roman, cofundador da AtlasIntel, há uma mudança estrutural em curso no comportamento do eleitorado nordestino. Pesquisas recentes registram uma queda no desempenho do petista na região, reflexo de fatores que se somam e fragilizam uma equação que antes parecia estável.

O primeiro deles é o esvaziamento simbólico dos programas de transferência de renda. Durante anos, o Bolsa Família funcionou como elo central entre o Nordeste e o PT, mas perdeu força eleitoral. Roman observa que o programa se tornou menos determinante ao longo do tempo, tanto pela longevidade quanto pelo fato de Jair Bolsonaro ter elevado seu valor em 2022.

“Hoje já não existe mais aquele temor de que um governo de direita vá acabar com o programa”, explicou. A consequência seria direta: o vínculo automático com o lulismo enfraquece.

O segundo ponto levantado pelo pesquisador é o desgaste dos governadores aliados da esquerda. “Não temos mais campeões de popularidade como antes”, afirmou, citando Bahia e Ceará entre os casos de maior declínio de aprovação.

Para ele, quando governadores perdem apoio, parte desse desgaste respinga no governo federal, especialmente em uma região onde o eleitor tende a associar problemas cotidianos a Brasília.

O terceiro fator é o avanço do crime organizado e da violência. Roman destacou que a deterioração da segurança pública cresceu de forma acentuada fora das capitais, afetando cidades médias e pequenos municípios. A percepção de insegurança fragiliza a imagem de eficiência estatal e amplia o sentimento de frustração com os governos locais e nacional.

Além desses três vetores, há uma transformação no perfil do eleitor mais decisivo da região. O especialista apontou que o “swing voter” do Nordeste se concentra nas periferias urbanas, um eleitorado menos fiel ao lulismo, mais sensível ao custo de vida e à qualidade dos serviços públicos. “É um eleitor muito mais atento ao cotidiano do que ao debate ideológico”, disse.

O resultado é um Nordeste mais competitivo. Não se trataria de um rompimento com o PT, mas de um ambiente que exige maior presença, respostas mais rápidas e uma estratégia que vá além do apelo histórico dos programas sociais.

A mudança também reposicionaria o mapa da disputa: se antes o Nordeste compensava eventuais perdas no Sudeste, agora os dois frontes tendem a ser igualmente acirrados, ampliando o peso das periferias das grandes capitais nordestinas no tabuleiro de 2026.

Por Marina Verenicz, InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Diagnóstico de Alzheimer de Heleno é de 2025, e não de 2018, diz defesa

Foto: Ton Molina/STF

A defesa do general Augusto Heleno informou ao ministro Alexandre de Moraes que é incorreta a informação de que o ex-ministro teria recebido diagnóstico de Alzheimer em 2018. Segundo os advogados, o diagnóstico definitivo ocorreu em janeiro de 2025, após primeiros sinais de falhas de memória registrados no fim de 2022.

A manifestação foi enviada neste sábado (29/11), após Moraes determinar que a defesa apresentasse, em cinco dias, os documentos médicos que comprovem o quadro clínico. Os laudos revelados durante a semana mostram exames, consultas e evolução da doença entre 2022 e 2025, incluindo o parecer que confirma demência mista (Alzheimer e demência vascular).

A defesa diz que a referência a 2018 foi um equívoco decorrente da própria condição de Heleno durante o exame de corpo de delito. Os advogados anexaram uma planilha com registros médicos de 2000 a novembro de 2025 e reiteraram que o regime fechado pode agravar irreversivelmente o estado de saúde do general.

Ao final, a defesa pede que Heleno cumpra prisão domiciliar, em caráter humanitário e com urgência.

Com informações de Correio Braziliense

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com meses de atraso, Congresso deve avançar com Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 nesta semana

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O Congresso Nacional deve finalmente avançar nesta semana na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, após meses de paralisação no calendário orçamentário. A Comissão Mista de Orçamento (CMO) marcou para terça-feira (2) a análise do parecer do relator, Domingos Neto (PSD-CE). A expectativa é de votação em sessão do Congresso na quarta (3).

O avanço ocorre após sucessivos adiamentos motivados por impasses políticos e pela dependência de votações fiscais consideradas essenciais pelo governo.

A LDO define prioridades, metas e a base da Lei Orçamentária Anual (LOA), influenciando gastos obrigatórios, investimentos e programas sociais.

O atraso pressiona o planejamento do Executivo e repete o cenário do ano anterior, ampliando críticas ao desgaste do processo orçamentário. A aprovação nesta semana abriria caminho para a fase final da negociação da LOA de 2026, permitindo ajustes nas estimativas de receitas e parâmetros macroeconômicos.

Nos bastidores, integrantes da CMO afirmam que o clima político está mais favorável, com esforço do governo para acelerar pautas fiscais e pressão do Congresso por uma definição.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, condicionou o avanço da LDO à aprovação de medidas que reduzam gastos tributários — entre elas, o projeto que aplica corte linear em benefícios fiscais, considerado crucial para o cumprimento das metas do arcabouço fiscal.

Se o calendário for mantido, deputados e senadores devem concluir ainda nesta semana um dos principais entraves da agenda orçamentária.

Com informações de CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. O Congresso Nacional é uma vergonha em todos os sentidos. Só deveriam entrar de férias ou recesso após aprovação do orçamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *