Política

Editorial BG: FHC 80 anos

O Brasil teve dois presidentes da República realmente fundamentais para a sua história: Getúlio Vargas e Fernando Henrique Cardozo. O primeiro descobriu o poder do estado na definição dos rumos de um país; o segundo, o poder da sociedade. Essas coisas não são um campeonato, mas, se eu tivesse de escolher, é evidente que ficaria com FHC. Com ele, não só o Brasil criou os marcos fundamentais para ocupar um lugar de destaque entre as economias emergentes como viu avançar o controle democrático do poder e do estado.

Na sexta-feira, dia 10, estive na Sala São Paulo, na festa que comemorou os seus 80 anos. FHC está de bem com a vida, feliz, ciente do seu legado e atento aos desafios presentes, com a lucidez de sempre. Fez uma brevíssima saudação aos convidados, exaltando, uma vez mais, a tolerância, a civilidade e a alegria de viver. Tendo prestado um enorme serviço aos brasileiros e ao Brasil, ele nos lembra que podemos, sim, ter um bom futuro.

Curiosamente, ou até por isto, o mais importante presidente da nossa história sofreu um tentativa de desconstrução inédita, com uma virulência como jamais se viu. Nem mesmo a ditadura avançou contra a herança do regime deposto pela “revolução” com a violência retórica com que Luiz Inácio Lula da Silva atacou o seu antecessor — nada menos do que o líder que havia posto fim ao ciclo da superinflação, que havia estabelecido os fundamentos do equilíbrio macroeconômico, que havia vencido alguns entraves históricos ao desenvolvimento. Não só isso: criou e consolidou as bases dos programas sociais no país, que, bem…, o Lula de oposição, ele sim!, chamava de “esmola”, o que está documentado em vídeo. O Apedeuta referia-se aos programas reunidos no Bolsa Família.

Oito anos de ataques implacáveis, sustentados pela mais poderosa máquina de propaganda jamais montada no país! Lula contou, ainda, com o auxílio pressuroso de setores da imprensa e do colunismo adesista, que se referiam — e alguns o fazem até agora — à “privataria” da era tucana, à “ruína” do governo FHC, ao “neoliberalismo” e a fantasias várias para tentar minimizar o papel definidor que o “homem do Real” teve na história do país.

Até ontem à noite, que se soubesse, Lula ainda não havia dado os parabéns àquele que tem a pretensão de ter como rival. Talvez não o faça. O misto de arrogância e insegurança intelectual do petista o impede de reconhecer a obra alheia, a grandeza alheia e até a gentileza alheia. Só conhece a prepotência e a subserviência. Não podendo se impor ao antecessor sob qualquer critério que se queira, então se sente diminuído — e, por essa razão, ataca.

Lula e o PT precisavam criar a farsa da ruptura com o passado para que seu projeto ganhasse identidade. Em certa medida e por um bom tempo, foram bem-sucedidos, ficando para a história o papel de fazer justiça a FHC, o que, de certo modo, já começou a acontecer, mas não sem revelar, contraditoriamente, um traço de morbidez do processo político brasileiro. Explico daqui a pouquinho.

Qualquer reconstituição minimamente honesta da história do país dos últimos 16 anos há de distinguir o homem que quebrou paradigmas e fundou a novidade daquele que teve, sim, o mérito de não tentar surfar contra a onda; há de distinguir o reformador fundamental do estado daquele que o submeteu, em muitos aspectos, a uma involução; há de distinguir o que atuou de olho no futuro daquele que buscou reescrever o passado. FHC sabe que lugar há de lhe reservar a história. E Lula também. E só por isso o tucano é capaz de reconhecer méritos no governo do petista, mas o petista jamais será capaz de reconhecer méritos no governo do tucano.

Em entrevista ao Correio Braziliense, FHC especulou, com algum humor, que Lula talvez tenha algum “problema psicológico” com ele. Tem, sim!, e já escrevi a respeito. Uma história sentimental do petista vai revelar o homem que se construiu eliminando os que o antecederam.

No sindicato, destruiu a velha-guarda na qual se ancorou para subir; no movimento sindical nacional, esmagou antigas lideranças para se tornar o grande líder; na esquerda, tratou com menosprezo ícones do pré-64, como Leonel Brizola (que o chamava de “sapo barbudo”) e Miguel Arraes; no próprio PT, desmoralizou todos aqueles que, ainda que minimamente, ousaram desafiá-lo. Não por acaso, no filme hagiográfico “O Filho do Brasil”, permitiu que o “pai” — refiro-me à entidade freudiana — fosse morto uma vez mais. Lula só sabe existir destruindo. Sua identidade estava, em sua cabeça ao menos, em ser um anti-FHC. De maneira escancarada, sempre fez questão de opor a sua ignorância à sabedoria do outro, destacando que ignorância é força. O esforço, no entanto, e já há sinais evidentes disso, vai se revelando inútil. À medida que o tempo passa, a obra de FHC se agiganta.

Estado mórbido
Aqui e ai já se começa a fazer justiça a FHC — de modo mais acentuado depois que a presidente Dilma Rousseff destacou o papel do tucano na estabilidade econômica e seu espírito democrático.  Pois é… A mensagem da presidente parece ter, sei lá, destravado as consciências ou, ao menos, liberado setores da imprensa para reconhecer o óbvio. “Se até Dilma está dizendo, então deve ser mesmo verdade…” A “PeTite aguda” é uma doença do espírito que subordina a inteligência a comandos puramente ideológicos, a despeito dos fatos. É um estado mórbido — e o principal sintoma desse mal é a falta de independência.

Mas deixemos essa gente pra lá. FHC faz 80 anos. Vida longa àquele que nos libertou da condenação ao atraso e soube enxergar, contra a metafísica então influente da política brasileira, que a chave dessa libertação estava em pôr mais sociedade no estado, em vez de mais estado na sociedade.

Parabéns, presidente Fernando Henrique Cardoso!

Por Reinaldo Azevedo

Opinião dos leitores

  1. FHC, JK e Vargas, os maiores presidentes de nossa história republicana. O resto, é o resto mesmo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF marca julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro para 21 de novembro

Foto: TV Câmara/Youtube

A Primeira Turma do STF vai julgar, entre 21 de novembro e 1º de dezembro, a denúncia da PGR contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusado de coação por sua atuação nos Estados Unidos. Os ministros decidirão se ele se tornará réu em ação penal.

Segundo a PGR, Eduardo e o blogueiro Paulo Figueiredo tentaram constranger o Judiciário brasileiro e atrapalhar as investigações sobre a trama golpista.

O julgamento ocorrerá em plenário virtual, já que a agenda de sessões presenciais está cheia até o fim do ano.

Na defesa apresentada pela Defensoria Pública da União (DPU), que representa o deputado, o órgão pediu a rejeição da denúncia, alegando que a acusação não comprova qualquer poder de decisão de Eduardo sobre atos soberanos dos Estados Unidos, como as sanções ao Brasil.

Com informações de CNN 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA GENIAL/QUAEST: 72% dos moradores do Rio apoiam enquadrar facções como grupos terroristas

Foto: reprodução

Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (3) mostra que 85% dos moradores do estado do Rio de Janeiro apoiam aumentar a pena de prisão para condenados de homicídio a mando de organizações criminosas, e que 72% concordam em enquadrar o crime organizado como organização terrorista.

Enquadrar organizações do crime organizado como organizações terroristas:

  • A favor: 72%
  • Contra: 23%
  • Não sabe/não respondeu: 5%

O levantamento foi feito na quinta (30) e na sexta (31), após a megaoperação contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha, na cidade do Rio, que terminou com 121 mortos – quatro deles, policiais.

Foram ouvidos 1,5 mil moradores do RJ com 16 anos ou mais. A margem de erro é três pontos percentuais, e o levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula assina decreto de GLO para Forças Armadas atuarem na segurança no Pará durante a COP30

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (3), um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para os municípios de Belém, Altamira e Tucuruí (PA). A medida, solicitada pelo governador Helder Barbalho (MDB), será válida de 2 a 23 de novembro.

Operação integrará quase 20 mil agentes de segurança

  • 7 mil militares das Forças Armadas,

  • 2.500 policiais Federal e Rodoviária Federal,

  • e 10 mil agentes das forças estaduais e municipais.

O monitoramento será feito em tempo real pelo Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR) e pela Central de Escolta, sediados na Secretaria de Segurança Pública do Pará.

Objetivo é proteger estruturas e eventos da COP30

Segundo o governo estadual, a medida não tem relação com a operação no Rio de Janeiro, mas com os preparativos para a COP30 e a Cúpula de Líderes, que acontecerão em Belém e devem reunir mais de 50 chefes de Estado e 140 delegações estrangeiras.

Altamira e Tucuruí foram incluídas por abrigarem infraestruturas críticas, como usinas hidrelétricas, portos, aeroportos e estações de tratamento de água.

Ação segue modelo de outras GLOs

O Planalto informou que a operação segue o mesmo padrão das GLOs realizadas durante o G20 e a reunião dos BRICS no Rio de Janeiro.

As Forças Armadas atuarão junto às polícias federais e estaduais para garantir a segurança das delegações internacionais e manter a ordem pública durante os eventos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Alemão é preso em flagrante após PF encontrar 2,4 kg de cocaína em mala no Aeroporto de Natal

Foto: Divulgação

Um alemão foi preso ao ser flagrado com 2,4 kg de cocaína escondidos no fundo falso de uma mala, neste domingo (2), no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Segundo a Polícia Federal, o passageiro embarcaria em um voo com destino à Europa.

A droga foi localizada na bagarem durante ação de fiscalização de rotina com o apoio do cão detector de drogas Ice.

O cachorro indicou a presença de substância ilícita em uma das malas vistoriadas.

Após a droga ser encontrada, o suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à sede da Polícia Federal, onde foi autuado por tráfico internacional de drogas.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre Lô Borges, ícone da MPB e fundador do Clube da Esquina

Foto: Reprodução

Lô Borges, um dos nomes mais importantes da MPB e um dos fundadores do Clube da Esquina, morreu nesse domingo (2/11), aos 73 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Unimed, de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (3/11), em nota enviada à imprensa.

O músico foi internado em 17 de outubro após passar por intoxicação de medicamentos em casa. Ele precisou ser levado ao hospital às pressas.

Carreira
Com mais de 20 álbuns lançados ao longo da carreira de mais de 50 anos, Lô Borges foi responsável por compor músicas como Trem Azul, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, Para Lennon e McCartney, Trem de Doido e muitos outros sucessos que marcaram o gênero.

Ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, do irmão, Márcio Borges, e outros artistas mineiros, Lô Borges fundou o movimento que revolucionou a MPB à época. Ele também foi um dos principais compositores dos álbuns Clube da Esquina (1972), considerado em 2022 como o melhor álbum brasileiro da história; e Clube da Esquina 2 (1978).

Nascido em 1952, em Belo Horizonte, Salomão Borges Filho começou a tocar violão depois de conhecer os sucessos dos Beatles e deu início à carreira musical após incentivo do parceiro de composição, Milton Nascimento. Com o sucesso do primeiro álbum do Clube da Esquina, partiu para a carreira solo.

Em 1972, lançou o primeiro projeto, Disco do Tênis, e depois Via Láctea, que fez sucesso entre os críticos. Foram desses trabalhos que vieram alguns de seus maiores sucessos, como Equatorial e Ventos de Maio.

Dedicado à música e às composições, Lô Borges nunca se casou e não teve filhos. O artista, no entanto, conquistou o carinho dos fãs e o respeito dos demais músicos do gênero ao longo dos anos.

Metrópoles

Opinião dos leitores

    1. Pois é meu caro, infelizmente a cultura ainda não tá acessível a todo mundo neste país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula se hospeda em barco para participar da COP30 em Belém

Foto: Reprodução

Em Belém desde sábado (1º.nov.2025), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está hospedado no Iana 3, barco-hotel regional estilo iate que abrigará o presidente e sua equipe durante a COP30. Segundo o Palácio do Planalto, Lula e sua comitiva se instalaram na embarcação nesta 2ª feira (3.nov.2025). O “hotel” flutuante está atracado na Base Naval de Val-de-Cans. Foi contratado junto à empresa Icotur Transporte e Turismo –os valores não foram divulgados.

Um barco da Marinha chegou a ser cogitado como hospedagem presidencial para a cúpula climática na capital paraense, mas foi considerado inadequado. O Iana 3 tem características típicas das embarcações regionais amazônicas. E, segundo o Planalto, atende às especificações necessárias para receber o presidente e sua equipe.

Lula chegou mais cedo em Belém para compromissos que antecedem a Cúpula de Líderes, programada para s 5ª feira e a 6ª feira (6 e 7.nov.2025). A conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas), envolvendo delegações de diversos países, será realizada oficialmente de 10 a 21 de novembro na capital paraense.

A decisão de utilizar uma embarcação como hospedagem se deu em um contexto de dificuldades com as acomodações em Belém. Desde janeiro, a cidade enfrenta uma crise no setor hoteleiro, com preços elevados cobrados por hotéis e proprietários de imóveis disponíveis para locação durante o período da conferência.

O presidente já havia manifestado sua intenção de ficar em um barco durante visita à região no início de outubro. “Eu vou querer dormir no barco. Ainda não tem o barco, mas eu vou encontrar um barco, que eu vou dormir no barco. Porque eu não quero luxo, eu quero vir participar dessa COP porque essa COP tem que ser a COP da verdade. Até agora a gente vai tomando muitas decisões e não tem cumprido as decisões que a gente toma“, disse.

Até o final de outubro, ainda não havia definição oficial sobre onde o presidente ficaria durante sua permanência em Belém para a conferência climática.

Poder360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Madrugada de pânico: homem é atingido dentro de casa enquanto bebia água

Foto: Divulgação

Um homem de 50 anos foi atingido por estilhaços de bala perdida dentro de casa, na madrugada desta segunda-feira (03), no bairro Gondelo, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A vítima, identificada como João Abreu de Lima, acordou por volta de 1h40 para beber água quando foi surpreendida pelos fragmentos de munição no braço.

De acordo com a Polícia Militar, criminosos passaram pela região efetuando vários disparos. João estava na cozinha quando foi atingido. Uma foto feita pela própria vítima mostra a geladeira perfurada pelas marcas das munições que atravessaram a residência.

A PM socorreu o homem até a UPA, onde ele foi atendido e passa bem. O paradeiro dos autores dos disparos é desconhecido e ninguém foi preso até o momento. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Se faz necessário que seja realizada uma caçada objetivando prender ou exterminar esses “cabras de peia” que são constantemente protegidos pelo poder judiciário, hoje, uma vergonha pra toda nação brasileira.

    1. Bolsonaristas outro dia defendiam aqui que se devia anistiar quem tentou o golpe e reclamavam que a justiça era muito dura. Agora falam que a justiça protege bandido. Vai entender…

    2. Pois é Pedro Henrique. A balança da justiça desses “patriotas” é tendenciosa: bala na cebecinha de favelado e anistia, indulto, graça para os de colarinho branco.

      Pra meditação desses senhores deixo Provérbios 11: “Balança enganosa é abominação ao Senhor.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ponto facultativo do Dia do Servidor Público altera expediente em órgãos estaduais e municipais no RN

Foto: Reprodução

Grande parte dos serviços públicos fornecidos pelo estado do Rio Grande do Norte e por cidades como a capital do estado, Natal, não funciona nesta segunda-feira (3) por causa do ponto facultativo relativo ao Dia do Servidor Público.

Embora a data seja comemorada no dia 28 de outubro, a folga dos servidores foi transferida para esta segunda por decretos estadual e municipal.

Segundo o governo do estado, serviços considerados essenciais, como atendimento hospitalar, atividades das forças de segurança e Defesa Civil mantêm o seu funcionamento sem qualquer alteração.

Espaços turísticos e de lazer como o Parque das Dunas e o Cajueiro de Pirangi também abrem normalmente.

Em Natal, as unidades básicas de saúde ficam fechadas nesta segunda (3). Hospitais, UPAs e Samu funcionam normalmente.

Veja o funcionamento serviços divulgados pelo estado e município
Hemonorte

Hemocentro Dalton Cunha – Hemonorte – funcionará normalmente, de 7h às 18h
Espaço Hemonorte no Partage Norte Shopping – Abrirá normalmente, de 8h às 11h e das 13 às 17h
Unicat

Não terá expediente administrativo nesta segunda-feira (3), retornando na terça-feira (4), em horário de expediente normal.

Caern

A companhia de água não terá expediente administrativo nesta segunda-feira (3). O atendimento ao público continua funcionando por teleatendimento 115, aplicativo, Agência Virtual ou pelo WhatsApp (84) 98118-8400.

Equipes de operação e manutenção atuam em regime de plantão para atendimento de demandas emergenciais.

Educação

Escolas da rede estadual de educação fecham nesta segunda-feira (3). As aulas retornam na terça-feira (04).

Emparn

Estará fechada ao público nesta segunda-feira (3). Retoma o atendimento nesta terça-feira (4).

Restaurante Popular

Nesta segunda-feira (3) não funcionam as unidades do Centro Administrativo, em Natal, e dos Campus da Uern em Mossoró e em Pau dos Ferros.

Detran

Não haverá atendimento nas unidades do órgão na segunda-feira (3). As unidades voltam ao funcionamento normal na terça-feira (4).

Os usuários que, porventura, estejam com serviços agendados para a data do ponto facultativo poderão comparecer a partir da terça-feira, portando o comprovante de agendamento.

Parque das Dunas

Abre normalmente nesta segunda-feira (03), em seu horário normal, das 7h30 às 17h. A entrada custa R$ 1,00.

Cajueiro de Pirangi

Abre normalmente nesta segunda-feira (3), no horário das 8h às 17h30. A entrada custa R$ 8,00 (crianças de sete a 12 anos pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória).

Parque Mata da Pipa

Fecha segunda-feira (3) e reabre na terça-feira (04), das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

Serviços de saúde na capital

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que serviços essenciais e de urgência e emergência, como maternidades, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, Unidade Mista de Mãe Luiza, Pronto Socorro Infantil de Brasília Teimosa e o atendimento às urgências odontológicas no Centro de Referência Odontológica Dr. Morton Mariz (CRO), funcionarão normalmente nesta segunda (3).

Já os setores administrativos, os Distritos Sanitários, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório Transexual e Travesti Natal (TT), Centro de Convivência e Cultura, Academias de Saúde e Policlínicas não funcionarão, retornando aos atendimentos na terça-feira (4).

O Hospital Municipal Veterinário de Natal também não funcionará durante o ponto facultativo, retomando o atendimento na terça-feira (4), das 8h às 17h.

Os pontos extras de vacinação localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping também não funcionarão, voltando a oferecer imunização à população na terça-feira (4), das 13h às 20h.

Já o ponto extra de vacinação na SESI Clínica Natal retomará o atendimento na terça-feira (4), das 8h às 17h.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Torre desaba perto do Coliseu em Roma e deixa ao menos três feridos

Foto: Reuters

Um operário foi hospitalizado com ferimentos graves após o desabamento parcial, nesta segunda-feira (3), de uma torre medieval em reforma no centro de Roma, perto do Coliseu, informou a agência de notícias Ansa.

Outros dois operários sofreram ferimentos leves e recusaram atendimento hospitalar, segundo a Ansa.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Luca Cari, havia dito anteriormente à agência de notícias Reuters que as equipes de resgate estavam trabalhando para retirar uma pessoa presa sob os escombros.

A Torre dei Conti, com 29 metros de altura, fica na Via dei Fori Imperiali, a ampla avenida que liga a Piazza Venezia, no centro de Roma, ao Coliseu.

O edifício está desativado desde 2006, mas estava sendo reformado como parte de um projeto de renovação de quatro anos, com previsão de término para o próximo ano, segundo as autoridades da cidade de Roma.

CNN

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Avenida João Medeiros Filho será parcialmente interditada a partir desta segunda-feira

Foto: Magnus Nascimento

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai iniciar, nesta segunda-feira (3), uma interdição parcial na Avenida João Medeiros Filho, na zona Norte de Natal, para instalação de uma nova rede coletora de esgotos. O bloqueio começa às 8h e deve durar cerca de 30 dias.

O trecho interditado vai da Rua Rio Doce até a Travessa João Medeiros Filho, em uma extensão aproximada de 500 metros. No local, será implantada tubulação com diâmetro de 250 mm, como parte das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Zona Norte. O sistema entrará em operação quando a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Jaguaribe começar a funcionar.

Durante a intervenção, a faixa no sentido Redinha–Potengi ficará bloqueada, e o tráfego será desviado para a pista paralela, que passará a operar em mão dupla. A Caern será responsável pela recomposição da via ao término dos serviços.

A obra integra o conjunto de ações que visa ampliar e, futuramente, universalizar o acesso ao esgotamento sanitário na maior região territorial da capital potiguar.

Confira como irá funcionar o trânsito durante a interdição:

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *