Diversos

Empresa potiguar Cabo Telecom é campeã em pesquisa nacional da Anatel‏

Sede-CaboA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou o resultado da mais recente Pesquisa de Qualidade Percebida dos serviços de Banda Larga Fixa e os números trouxeram uma grata surpresa para o Rio Grande do Norte. A Cabo Telecom, empresa com atuação no Estado, foi eleita a melhor do Brasil.

Nas pesquisas, os consumidores atribuíram notas à qualidade do atendimento, da cobrança e do próprio serviço prestado pelas oito maiores empresas de Banda Larga do país. Os resultados geram indicadores que possibilitam à Anatel monitorar qual é a percepção do consumidor sobre o serviço de telecomunicações que ele utiliza e, somados a outros indicadores recolhidos pela agência, servem como subsídio para as atividades de fiscalização, controle e regulamentação.

GráficoA pesquisa é a única oficial de Telecomunicações no Brasil. O resultado, que coloca a empresa potiguar no primeiro lugar e a consagra como a melhor no país, reflete opinião do cliente da Cabo Telecom sobre seu atendimento e o serviço prestado. A Cabo nasceu no ano 2000 e em poucos anos já alcançou a liderança com a missão de oferecer um serviço de qualidade, atendimento personalizado e respeito aos consumidores.

Grande parcela do sucesso deve-se aos seus colaboradores, que são treinados e capacitados frequentemente na filosofia da empresa, com o objetivo de oferecer excelência em atendimento e são convictos de que não vendem apenas TV, Internet e telefonia, mas proporcionam diversão, encontros, entretenimento e cultura.

A Cabo Telecom conta hoje com uma sede em Candelária, filial na Zona Norte e Parnamirim, postos de atendimento no Shopping Dez, Alecrim, no Bairro do Planalto, além de CallCenter na própria empresa, tudo isso feito por colaboradores próprios, que prezam por prestar um atendimento humanizado e personalizado.

A empresa possui uma trajetória baseada no respeito, bom atendimento e na prestação de bons serviços aos seus clientes, compromisso assumido a mais de uma década, que a cada dia é renovado e fortalecido pela vontade de crescer ao lado dos potiguares.

Opinião dos leitores

  1. Muito interessante os comentários da página, mas gostaria de deixar minha insatisfação quanto à latência no jogo "League of Legends", da própria CABO TELECOM em NATAL/RN.

    Possuo amigos que também jogam o jogo, e sempre que estou tendo problemas, e os que usam NET sempre possuem latência baixa, enquanto que os que usam a CABO ficam com latência 2x ou 3x maior. Todos com a mesma latência, e o interessante é que ela se mantém estável.

    Provável problema de rota, no entanto, não dá para arrumar isso com apenas uma ligação, ou chamando aqui em casa. É coisa maior.

    Já é critério meu para deixar a CABO TELECOM e ir para a NET. Mesmo que os preços sejam um pouco mais caros, ainda compensa trocar para evitar usar serviços de Tunneling, como WTFast e Faster Tunnel.

  2. Pesquisa bem feita, muitos sao satisfeito com a Cabo de fato. E, quem reclama da internet da cabo deveria mudar o roteador vagabundo de 100 reais que usa para distribuir o sinal. Colocando um bom roteador, evita problemas de limitacoes de velocidade; assim como um antivirus de qualidade, ou evitar ficar assistindo videos pornos pela internet. Se fosse administrado pelo governo, seria uma porcaria. Se fosse uma empresa com cargo comissionado petista ja teria falido ou valeria 1 real.

  3. Ótima empresa e prestadoras de serviços, não tenho do que reclamar, mas o upload deveria ser maior hahaha. Recomendo 100%, toda a família tem.
    Assinante de TV e Internet.

  4. Realmente, por ser uma empresa de porte minúsculo, ter poucos clientes, evidentemente tem poucas reclamações, não queiram comparar uma pesquisa fuleira dessa que atende apenas uns gato pingado aqui de Natal, quer comparar com a quantidade de clientes que a Telemar tem e a GVT ? Uso a Cabo mas não estou 100% satisfeito, exemplo é a taxa de upload baixíssima.

  5. O camarada que se acha tão esclarecido, cometeu um erro grosseiro. A CABO TELECOM não é provedor de internet!

    1. Breno,
      A Cabo é sim provedor de internet.
      Os serviços são providos através dela e não por ela
      Quem não é provedor é a NET ou a GVT (exemplos de atuantes em Natal).

      Pode pesquisar.

  6. Acho muito engraçado a forma que as pessoas daqui de Natal pensam, sempre reclamam que o nordeste não oferece oportunidades, não tem empresas para gerar emprego e renda. Mas aí aparece uma empresa como A CABO TELECOM que está gerando empregos na cidade, e se destaca diante de empresas de nível nacional. Mas as pessoas como sempre, não ficam satisfeitas com o que é nosso e ficam falando besteiras. Alô pessoal, temos que valorizar o que é nosso. Aqui na cidade de Natal tem duas empresas que tenho muito orgulho, são elas: Nordestão e CABO TELECOM. Essas empresas são daqui minha gente… Eu desejo que a CABO TELECOM continue crescendo cada vez mais, entre Brasil a dentro e brigue de frente com todas essas empresas do mesmo ramo.
    ORGULHO!!! Parabéns!

  7. Parabéns CaboTelecom!!
    Vocês merecem esse reconhecimento.
    Excelente atendimento, sinal de TV perfeito e Internet sem problemas.
    Empresa TOP de verdade.

  8. Outra coisa, a Cabo não tem internet própria. Ela compra da Embratel pra revender na área cabeada do estado.

    1. Todas as empresas, sem exceção, compram links pela Embratel, que é responsável por receber o sinal de internet para o Brasil. Ela comprar o sinal de outros países e revende esse sinal para operadoras como: Oi, claro etc. Favor pesquisar antes de falar algo sem saber, pois esse e o grande erro do povo Brasileiro.

    2. Caro,
      Sinto informar-te mais estais errado.

      Há empresas no Brasil que são licenciadas e tem internet "própria" e não fazem uso da rede da Embratel, como redes exclusivas e 100% fibradas.
      A Cabo é um provedor de internet que recebe o BackBone da Embratel e com o sistema de gerenciamento, redistribui.

      Essas empresas de internet própria hospedam os Switch de grandes empresas, como a Google por exemplo, que para garantir, usam a redundância e colocam seus Switch em mais de uma dessas empresa.

  9. Caros, olhem só:
    A pesquisa foi feita em toda Natal, isso influencia no resultado, uma vez que a zona norte da cidade não tem GVT, por exemplo (que anuncia ter 5 anos a melhor do país, pela revista Info).
    Quem avaliou a cabo como boa, é porque saiu da internet a rádio ou do Oi Veloz e quando mudou pra banda larga achou melhor, ÓBVIO.
    Hoje, pra quem tem a opção de escolha e quer qualidade MESMO, basta conhecer um pouco e verá que não é a Cabo que ficará em primeiro lugar.
    Claro que não estou falando de quem quer preço no lugar de qualidade.

    1. Tão burrinho e mal informado que da pena. Na próxima, se preste ao menos a comentar sobre um assunto q tenha domínio. Pra vc, que não acompanhou a informação, a pesquisa foi realizada em âmbito nacional.
      Ah… ia esquecendo, o correto é Oi Velox e não "Oi Veloz". Invista mais do seu tempo em conhecimento e menos dele em hostilidade inútil.

    2. Nunca foi dito por mim que a pesquisa era APENAS em Natal, como quem tem a maior área de cobertura é a Cabo e atuando a uma década praticamente sem grandes concorrentes, explica a maior Market Share da cidade.
      Só que, quem tem mais clientes, nível Brasil, tem mais probabilidade de ter mais no volume (não em percentual) de insatisfeitos (matemática simples), o que também não é desculpas para não haver melhorias.
      Só que não é aceitável dizer que ela é a MELHOR baseada apenas em "Dê uma nota de 1 a 5".
      Sendo mais realista o parâmetros tem que ser outros. Bem como: Oferecer a banda contratada, em medições reais da taxa de down e up em horários diferenciados.
      O critérios de escolha dos entrevistados não tem que ser aleatório, as informações deveria ser válidas apenas a de quem já esteve em mais de uma empresa do contrário o censo crítico não é válido.
      Dessa forma saberemos de fato quem é a melhor.

      Que fique claro que não acho de que quem é a maior é a melhor.
      A Oi a saber, tem quase 33% do Market Share de banda larga do nordeste, e acho que ninguém dúvida que ela não é boa.

      Sai da Cabo e percebo a diferença.

      Meu único erro foi generalizar que todo mundo que gosta da Cabo é porque apenas tinha usado da internet a rádio, e isso não posso afirmar.

      Enquanto a o erro no "Velox", perdão Aurélio. Não cato milho e o "x" é perto do "z".
      Abraço.

    1. A melhor sem duvida e a NET concerteza que não quer 500 MB e TV com mais 300 canais a cabo nunca vai Bater a NET apenas quem preferi preço ao invez de qualidade escolhe a cabo. NET

  10. Sou cliente da Cabo Telecom desde a sua chegada ao Conjunto Ponta Negra. Realmente a referida empresa merece elogios. Na área de telecomunicações é muito difícil encontrar uma empresa com a qualidade de atedimento deles. O serviço também é de ótima qualidade.

  11. Também não concordo com o resultado da pesquisa. Quem já teve cabo e teve outras sabe do que estou falando. Sai da cabo e estou muito satisfeita.

  12. Sou usuário da Cabo a 4 anos. Ao longo desse período sempre identifiquei uma postura diferenciada na qualidade dos serviços e do atendimento. Trata-se, com certeza, de uma empresa que investiu e persegue metas de qualidade de atendimento ao cliente estipuladas no seu planejamento estratégico, além, de missão e visão muito bem definidas e replicadas por toda empresa. Parabéns Cabo Telecom!

  13. Melhorrr???? Nunca!!! A velocidade da internet nunca é a que contratamos, o sinal da televisao cai nas piores horas. Em termi de tecnologia eles estao nuito atrasados. Podem atemé ser bom em atendimento, mas no resto…. Saí ha alguns meses da cabo e estou muito satisfeita.

    1. Sou cliente da Cabo Telecom e concordo totalmente com a pesquisa da Anatel, é uma empresa onde tudo e muito bem simplificado sem muita burocracia, a URA e mais simples e ágil de todas as operadoras, caso o cliente digite a opção errada os atendentes transferem para o setor certo, diferente das outras operadoras. Fui cliente da Claro TV durante um ano e alguns meses, foi minha primeira Operadora de tv por assinatura, passei o tempo suficiente lá para saber que não quero nem um chip de graça, o atendimento péssimo e procedimentos quase todos os meses errados e cobranças indevidas, péssimo suporte técnico, até um CD virgem me mandaram quando solicitei a gravações dos procedimentos veio errado, até hoje espero esse CD. Passei pela NET onde as mesmas coisas aconteceram, menos o CD, até fatura de 300 reais recebi para pagar, tendo apenas internet e o telefone que não usava. Fidelidade renovada apos ter solicitado o cancelamento, problemas técnicos quase todos os dias e a internet nunca chegava a velocidade contratada, a Sky passei também tive problemas, onde todo mês tinha que ligar para corrigir a fatura, digo TODO MÊS e quando chovia, adeus sinal. Com a CABO TELECOM tenho uma TV de qualidade, sinal perfeito com alta definição, pode cair o mar, mas o sinal não falha. Tenho 10 megas de internet e recebo mais do que o contratado e tenho a telefonia de alta qualidade e som perfeitamente nítido. Quando tenho problemas é resolvido por telefone, e se for necessário, tenho um técnico em minha casa no máximo 3 horas, isso posso contar que foi apenas uma vez que precisei de um técnico em casa e por telefone apenas 2 vezes que foram para relatar o problema e o outro apos a troca do modem para configurar a senha wifi, Cabo Telecom a melhor do País, como digo como cliente e também a ANATEL, se tem alquiem insatisfeito com essa empresa existem duas hipóteses: ou a pessoa e um mal pagador e teve o sinal cortado e relata como problema ou e a concorrência com dor de cabeça. Assim termino minhas palavras de satisfação com a Empresa melhor do país Cabo Telecom.

  14. Qual o critério utilizado? Matéria paga? TOP of bosta paga? Palhaçada! Tem muita coisa ruim aqui sendo taxada de boa. É o povo sem noção de qualidade.

    1. Discordo de você Amanda Cabral. A CABO TELECOM é de fato uma empresa de excelência. Nunca tive problemas com nenhum dos serviços e quando precisei fui atendida com prontidão. Mas enfim, nem cristo agradou a todos, o fato é que sempre tem um revoltado querendo aparecer.

    2. Uma pessoa que já começa seu argumento negativando com palavrões, revela o baixo nível que tem. E, portanto, sequer merece atenção. Viva Cabotelecom, lhe desejo cada vez mais sucesso em sua jornada já tão brilhante =)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nossa Churrascada reúne chefs renomados, música ao vivo e 7h de open food neste sábado (10); últimos ingressos estão à venda

Neste sábado, dia 10 de maio, o Aeroclube do Rio Grande do Norte, em Natal, será palco da Nossa Churrascada, evento que integra o projeto Tempero Potiguá e promete uma verdadeira celebração de sabores, cultura e encontros. A festa gastronômica contará com 7 horas de open food, dezenas de chefs renomados, três núcleos temáticos de sabor e uma programação musical para embalar toda a experiência ao ar livre.

Com estrutura de alto padrão, ambientação confortável, áreas instagramáveis, ativações de marcas e curadoria especial de bebidas, o evento reunirá o melhor da gastronomia potiguar com pratos preparados ao vivo por chefs de destaque. Tudo isso com a energia vibrante de atrações musicais como Giullian Monte, DJ Bruno Giovanni, Samba Preto no Branco, Pedro Luccas e Uskaravelho.

A edição especial contará com três territórios gastronômicos que exaltam ingredientes, técnicas e histórias do Rio Grande do Norte:

Cidade do Sol – Traz releituras criativas com identidade potiguar, incluindo Short Rib, Ancho, Chorizzo, Maminha, Fraldinha, Hambúrguer, Pulled Pork, Burger Defumado, Choripan e Porco no Rolete. Entre os chefs confirmados estão Jonatá Canela, Rapha Vasconselos, Flávia Grossmann, Mikhail Gomes, André Rocha, Fredinho e Targino Buffet.

Litoral – Com delícias do mar como Meca, Atum, Arroz dos Mares e Baião de Polvo, assinados por Rani Vasconcelos, Carlucio Vieira, Will Albuquerque e Julia Barcelos.

Sertão Seridó – Resgata a tradição das carnes de raiz como Brisket, Pork Ribs, Cordeiro, Carne de Sol, Cupim e a tradicional Costela Fogo de Chão, com nomes como Marco Limeira, Josifran Gomes, Churrasco do Borracha, Anderson Magalhães, Cacau e Gabriel, e a dupla Fernando Liberato e Lievin.

Entre os destaques extras estão criações como a Panqueca do Sertão (Pat Medeiros), Yakissoba de Frango (Fátima Barros), Banana Nevada (Hilton Macedo) e o já querido Pão de Alho da Santa Massa.

A Nossa Churrascada também abre espaço para apaixonados pela arte do fogo com um programa de voluntariado voltado a estudantes de gastronomia e novos cozinheiros. As inscrições seguem abertas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYKvCuH35UMd6fLjLcQqKc2WbI_8fIhtaFzDQww6GMC6ClhQ/viewform

Os últimos ingressos estão à venda em pontos físicos nas lojas Frigoiás (Ponta Negra, Jaguarari e Petrópolis), com pagamento em crédito e débito, além da Bilheteria Digital. Quem optar por Pix, sem taxa, pode garantir o acesso direto pelo número (84) 99601-9329. Atenção: a virada de lote acontece nesta quarta-feira (07), às 23h59. Aproveite os valores promocionais e garanta o seu ingresso antecipadamente!

A Nossa Churrascada é uma realização do projeto Tempero Potiguá, com patrocínio da Prefeitura de Natal, via Lei Djalma Maranhão, e da Unimed Natal. Conta ainda com apoio do Governo do Estado do RN, por meio da Lei Câmara Cascudo, SecultRN e Cultura RNFJA, além do incentivo da Frigoiás,Coca Cola e Eisenbahn.

Para mais informações, siga os perfis oficiais: @nossa.churrascada e @vivapromocoes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRAGÉDIA: Acidente com cantor Lenno Ferreira da banda Desejo de Menina e uma van deixa uma pessoa morta e pelo menos sete feridas

Imagem: reprodução

Um acidente envolvendo o cantor Lenno Ferreira, vocalista da banda Desejo de Menina, e uma van de transporte de passageiros deixou uma pessoa morta e pelo menos sete pessoas feridas na manhã desta segunda-feira (5), em Santa Maria da Boa Vista, no sertão de Pernambuco.

Thiara Freire, que morreu no acidente, era bancária e trabalhava em uma agência do Banco do Brasil em Santa Maria da Boa Vista. Três pessoas estão em estado grave.

O acidente ocorreu por volta das 8h, quando a Range Rover conduzida pelo artista colidiu na traseira de uma van que transportava 15 passageiros no trecho entre Petrolina e Parnamirim, em Pernambuco. Com o impacto, o veículo capotou e diversos ocupantes foram arremessados para fora. A SUV saiu da pista e caiu em uma ribanceira.

Em nota enviada à imprensa, o cantor se manifestou: “Apesar do susto e da gravidade do episódio, estou bem e já em contato com familiares.”

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionados para prestar socorro e controlar a situação. Lenno Ferreira sofreu apenas escoriações e foi liberado após atendimento médico.

Com informações de Correio 24h e Conceito Sertanejo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSS: ausência de fiscalização eficaz permitiu descontos indevidos, diz CGU; 71,1% deles não possuíam documentação hábil que autorizasse os débitos

Foto:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou falhas nos controles do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre os descontos de mensalidades associativas em aposentadorias e pensões.

De acordo com o documento, o órgão não possui mecanismos eficazes de fiscalização e permitiu a realização de débitos mesmo sem documentação comprobatória válida.

O relatório mostra que a CGU analisou 952 beneficiários com descontos vinculados a associações e sindicatos. O resultado apontou que 71,1% deles não possuíam documentação hábil que autorizasse os débitos.

A Controladoria solicitou os documentos às entidades responsáveis, mas algumas se recusaram a enviar os arquivos.

“Esse tipo de ocorrência reflete a fragilidade dos controles existentes e a ausência de fiscalizações efetivas pelo INSS”, afirmou o documento.

Ainda segundo a CGU, a ausência de autorização formal deveria ter levado à suspensão imediata dos descontos, o que não aconteceu. O órgão também criticou a resposta do INSS diante das notificações e classificou as medidas adotadas como insatisfatórias.

“O INSS não respondeu satisfatoriamente ao ser notificado do não atendimento, por parte das entidades, da demanda apresentada pela CGU para disponibilização de documentos”, afirma o documento.

No dia 23 de abril, a Polícia Federal e a CGU deflagraram a Operação Sem Desconto, que revelou um esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024.

De acordo com as investigações, foram identificados descontos associativos em aposentadorias e pensões que não foram autorizados. Os valores são pagos mensalmente a entidades e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas.

Medidas insuficientes

O relatório aponta que o INSS já tinha conhecimento da fragilidade nos contratos desde 2024, quando documentos internos revelaram que um em cada quatro contratos era questionado, inclusive por fraude e averbação não autorizada.

Em resposta, o INSS informou que suspendeu a celebração de novos Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) em março de 2024 e, no mês seguinte, começou a implantar medidas de segurança, como assinatura eletrônica avançada, verificação biométrica, e exigência de documentos de identificação.

Em maio, os testes com o sistema biométrico desenvolvido pela Dataprev foram iniciados e, desde fevereiro de 2025, a tecnologia está funcionando.

Apesar disso, a CGU criticou as ações por se limitarem aos novos descontos e não alcançarem os contratos antigos, que seguiram em vigor mesmo sem documentação adequada.

“Os desenvolvimentos sistêmicos em realização, pela Dataprev e sob demanda do INSS, envolvendo biometria e assinatura digital, alcançam apenas as novas implementações de descontos de mensalidades associativas, sem qualquer previsão do INSS para a realização de uma revalidação dos descontos já implementados” diz o relatório.

A CGU também rebateu o argumento do INSS de que o grande volume de beneficiários dificultaria a revalidação dos contratos antigos. Para a CGU, revisar os descontos ativos seria essencial para proteger os aposentados e excluir os débitos não autorizados.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Bacana é quando o cidadão comum vai se aposentar tem que apresentar até antecedentes criminais dos avós… Vejam como esse INSS tem esquema.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSS: Justiça Federal do RN emite nota técnica orientando magistrados sobre processos referentes a ressarcimento de descontos indevidos

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Com o escândalo do INSS já começa um movimento das pessoas pedindo na Justiça o ressarcimento dos descontos indevidos feitos pelas instituições. A Justiça Federal, em uma ação inédita, emitiu uma nota técnica sobre o tema dos descontos associativos e sindicais.

Na prática, esse documento expedido pelo Centro de Inteligência da JFRN é como uma orientação aos magistrados sobre esses processos.

Mas importante ressaltar que, antes mesmo dessa operação do INSS, a JFRN já vinha monitorando o aumento desses processos envolvendo os descontos. A Nota Técnica foi emitida após uma ampla discussão envolvendo audiências, reuniões com diversos órgãos do INSS, Ministério Público Federal e Advocacia-Geral da União, além de monitorar o crescimento da demanda em toda a 5a Região ao longo do período.

Chamou atenção na fase de estudos o alto índice de execuções frustradas, mesmo em relação a associações e sindicatos com convênio ativo junto ao INSS, o que indicava o rápido esvaziamento das contas bancárias das entidades.

Para solucionar a questão, foi instituído um fluxo de pagamento via bloqueio direto junto ao INSS, operacionalizado junto à Diretoria de Benefícios do INSS, consistente no bloqueio de repasses às entidades para cumprimento das ordens judiciais.

Opinião dos leitores

  1. Esse rombo no INSS tem que ser pago por quem roubou e não pelos já sacrificados contribuintes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Trump anuncia que pagará US$ 1.000 a imigrantes ilegais que deixarem os EUA por iniciativa própria

Foto: Flickr/TheWhiteHouse

O governo de Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (5) um programa que vai pagar US$ 1.000 (cerca de R$ 5.658) a imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos que deixarem voluntariamente o país.

Quem optar pela “autodeportação” também receberá assistência para a viagem e será retirado da lista de detenção da agência de imigração do país — o governo norte-americano vem prendendo qualquer imigrante sem permissão de residência nos EUA, cumprindo uma promessa de campanha de Trump.

Se você está aqui (nos EUA) ilegalmente, a autodeportação é a melhor, mais segura e mais econômica maneira de deixar os Estados Unidos e evitar a prisão. O DHS agora oferece assistência financeira para viagens a imigrantes ilegais e um auxílio para retornar ao seu país de origem por meio do aplicativo CBP Home”, disse a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem.

As passagens para os países de origem dos “autodeportados” serão custeadas pelo governo norte-americano, afirmou a secretária-assistente do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughin, em entrevista à TV norte-americana Fox News.

Os US$ 1.000 serão pagos por cidadão “autodeportado”, e não por família. Mas quem for aprovado no programa só receberá o valor após ser confirmado que chegaram de volta a seu país de origem, disse Kristi Noem.

O governo dos EUA estima também um prazo de até 21 dias para a viagem de volta de estrangeiros, a partir da data da aprovação no programa. Só são elegíveis para o programa estrangeiros que residam de forma irregular nos Estados Unidos.

A secretária de Segurança Interna chamou o programa de “oportunidade histórica para estrangeiros em situação irregular”. Mas o programa também pode significar uma economia para o próprio governo norte-americano, já que o custo médio por cidadão estrangeiro deportado no país é de US$ 17.121 (cerca de R$ 96,9 mil), segundo o próprio Departamento de Segurança Interna.

O departamento afirmou prever uma economia de 70% nos custos de deportação com o programa entrar em vigor.

O programa já entrou em vigor. Segundo o governo dos EUA, um cidadão de Honduras foi o primeiro a utilizá-lo para retornar a seu país desde Chicago. e “bilhetes já foram reservados para esta e a próxima semana”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes no Ministério das Mulheres

Cida Gonçalves, Lula e Márcia Lopes, nomeada como nova ministra das Mulheres — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes para o posto.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, as trocas devem ser oficializadas ainda nesta segunda-feira (5).

O movimento ocorre em meio às alterações na composição da Esplanada do Ministérios. No início do ano, Lula fez trocas na Saúde e nas secretarias de Comunicação Social e de Relações Institucionais.

Neste mês, o ministro trocou o chefe das Comunicações. Na última semana, também houve troca no comando do Ministério da Previdência Social, em meio às fraudes envolvendo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A saída de Cida era dada como certa há alguns meses. Em fevereiro deste ano, a ministra revelou à Comissão de Ética da Presidência da República que costumava interromper agendas para atender a primeira-dama, Janja da Silva.

Cida também chegou a dizer que ignorava os chamados de dois ministros: Alexandre Padilha (à época, Relações Institucionais) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).

Na ocasião, ela respondia a um processo, posteriormente arquivado no órgão, por suspeita de ter cometido assédio moral. Segundo apuração interna, a ministra teria sugerido apoio financeiro a uma servidora para que ela se candidatasse nas eleições em 2026, em troca de silêncio em uma denúncia sobre racismo.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Petrobras anuncia redução de R$ 0,16 no litro do diesel para as distribuidoras

Foto: Gabriel Bastos/A7 Press/Estadão Conteúdo

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (5) que vai reduzir o valor do diesel vendido para as distribuidoras a partir desta terça-feira (6). O preço médio do diesel A passará a ser de R$ 3,27 por litro — uma queda de R$ 0,16.

“Considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de R$ 2,81 /litro, uma redução de R$ 0,14 a cada litro de diesel B”, diz nota da empresa.

As quedas no preço do petróleo no mercado internacional têm levado às reduções no preço do diesel no Brasil. Outras duas reduções do diesel foram anunciadas neste ano, em 31 de março e em 17 de abril.

Segundo a Petrobras, os preços de diesel para as distribuidoras caíram em R$ 1,22 por litro desde dezembro de 2022, uma redução de 27,2%.

Os demais combustíveis não foram alterados.

Veja a nota da Petrobras

A partir de amanhã, 06/05, a Petrobras reduzirá seus preços de venda de diesel A para as distribuidoras que passará a ser, em média, de R$ 3,27 por litro, uma redução de R$ 0,16 por litro.

Considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de R$ 2,81 /litro, uma redução de R$ 0,14 a cada litro de diesel B.

Com o reajuste anunciado, a Petrobras reduziu, desde dezembro de 2022, os preços de diesel para as distribuidoras em R$ 1,22 / litro, uma redução de 27,2%. Considerando a inflação do período, esta redução é de R$ 1,75/ litro ou 34,9%.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estudantes do Colégio Porto lançam foguetes de garrafa PET durante Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

No próximo dia 8 de maio, alunos do Colégio Porto protagonizarão um momento de ciência na prática: o lançamento de foguetes feitos com garrafas PET, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim. A iniciativa faz parte da etapa experimental da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Mostra Brasileira de Foguetes (OBAFOG).

O projeto é conduzido dentro do programa Porto Olímpico, coordenado pela professora Shyrlaine Querino e supervisionado pela professora Kennia Isis. O Porto Olímpico incentiva a participação de estudantes em olimpíadas de conhecimento de diversas áreas, e este é o primeiro ano em que o colégio participa da OBAFOG. A proposta alia teoria e prática, com os alunos participando de aulas, oficinas e desafios ao longo de várias semanas.

A OBA é uma competição científica de abrangência nacional voltada para alunos da educação básica — do 6º ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio — e dividida em dois blocos: a prova escrita individual, e a OBAFOG, que desafia os participantes a construir e lançar foguetes utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET. Os estudantes do Colégio Porto formaram equipes para essa etapa prática e vêm desenvolvendo suas próprias bases e projetos com apoio técnico do professor de Física Emanuel Jessé, responsável pelas aulas semanais e oficinas de construção.

Mais do que uma atividade extracurricular, o projeto promove o aprendizado prático de conteúdos ligados à Física e à Matemática, como as Leis de Newton, força e energia, movimento circular, geometria e análise de gráficos. “É um momento em que os alunos veem a teoria virar realidade. Eles calculam, testam, ajustam, aprendem na prática. Isso é extremamente importante para a formação científica e crítica deles”, afirma a professora Shyrlaine Querino.

Além da orientação contínua da equipe docente, o projeto contou com a participação de profissionais convidados, como o professor Jorge Raminelli — doutor em Ciências e Matemática com ênfase em Educação para a Sustentabilidade e ex-embaixador da OBA no Rio Grande do Norte — e a professora Débora Ramos, mestre em Matemática pelo PROFMAT, que enriqueceram a formação dos estudantes com palestras e trocas de experiências.

Após a etapa de lançamento dos foguetes no CLBI, os estudantes também participarão da prova escrita da OBA, marcada para o dia 16 de maio, conforme calendário nacional da competição. Para os alunos, trata-se de um desafio que transcende a sala de aula, unindo ciência, criatividade e trabalho em equipe — elementos fundamentais para uma educação transformadora.

Opinião dos leitores

  1. Nossa isso é muito antigo. Minhas filhas hoje casadas, com filhos, já faziam essa atividade no Colégio Marista e Auxiliadora quando crianças.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Investigações no INSS avançam sobre empréstimos consignados: só em 2023 foram 35 mil reclamações; volume de descontos chegou a R$ 90 bilhões

A força-tarefa montada para desbaratar o esquema de fraudes no INSS avança para novas linhas de apuração, envolvendo novos órgãos, como a Dataprev, e valores muito superiores ao que estão em apuração hoje. O novo tronco de investigação mira possíveis fraudes nos empréstimos consignados, firmados por meio do INSS, com aposentados e pensionistas.

Só no ano de 2023, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União que o blog da jornalista Daniela Lima, do g1, teve acesso, foram 35 mil reclamações de empréstimos liberados indevidamente, inclusive sem qualquer solicitação por parte do beneficiário.

Em tese, o esquema deveria ter cessado com o uso de biometria na liberação dos valores, mas as apurações indicam que isso não ocorreu.

O volume de operações peneiradas será substancialmente maior nesta perna da investigação.

No escândalo atual, de descontos indevidos de mensalidades por associações às quais aposentados e pensionistas nunca foram filiados, monitora-se cerca de R$ 6 bilhões. Só em 2023, o volume de empréstimos consignados liberados foi de R$ 89,5 bilhões.

Família estima um prejuízo de R$ 160 mil reais ao longo desses mais de 10 anos

A repórter Amanda Lüder conversou com Maria da Glória, moradora de Porto Alegre, que recebe há mais de 10 anos pensão pela morte do marido. No momento, ela tem quatro empréstimos consignados ativos, que não foram solicitados, além de outros 41 que ela já conseguiu encerrar ao longo desse tempo. Apenas três foram feitos com autorização da aposentada. O restante se refere a renegociações feitas sem autorização.
Total de empréstimos ativos em nome de Maria da Glória — Foto: Reprodução

Total de empréstimos ativos em nome de Maria da Glória — Foto: Reprodução

Um dos 41 empréstimos ativos em nome de Maria da Glória — Foto: Reprodução

Um dos 41 empréstimos ativos em nome de Maria da Glória — Foto: Reprodução

Opinião dos leitores

  1. É uma lastima, uma pobre mulher que deve ter trabalhado a vida todo para no final da vida receber uma migalha de R$1.518,00 Reais, e por cima de tudo isso os ladrões, levam, quase todo o seu salário, porque de 1.518-1.300, resta apenas , 218 reais, e agora, o que os ladrões merecem, serem degolados vivo ,que saudade faz a pena de morte no Brasil.

  2. Pior que isso foi o rombo que a quadrilha do PT fizeram nos fundos de pensões, vou terminar de pagar em 2040 o que me roubaram, descontam 28% do meu salário bruto para isso…

  3. O queeee? De R$6 BILHÕES pra R$90 BILHÕES!!! PT não brinca mesmo em serviço… A pergunta que fica é: a culpa é só da raposa por ter destroçado o galinheiro ou é também dos idiotas que colocaram uma raposa pra vigiar o galinheiro?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Abertura da nova Central do Cadastro Único de Natal será nesta segunda à tarde

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), vai inaugurar a nova Central de Cadastro Único, nesta segunda-feira (5), às 15h, na Avenida Coronel Estevam, 1424, no bairro do Alecrim – antigo prédio do Banco Itaú.

A iniciativa marca um importante avanço no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, com a expectativa de realizar até 400 atendimentos por dia.

O prefeito Paulinho Freire participará da solenidade, juntamente com a secretária da Semtas, Nina Souza, e outras autoridades.

SERVIÇO
Abertura da nova Central do Cadastro Único
* Segunda-feira, 05 de maio, 15h
* Avenida Coronel Estevam, 1424, Alecrim (Antigo prédio do Banco Itaú)

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *