Judiciário

Ex-secretário de saúde no RN é condenado por improbidade por uso de gabinete odontológico de prefeitura

Ex-secretário de Saúde de Portalegre, que utilizou gabinete odontológico do Centro de Saúde Municipal para atendimentos particulares, foi condenado por improbidade administrativa, conforme decisão da juíza Flávia Sousa Dantas Pinto.

Coube ao Ministério Público propor ação contra o ex-gestor. A conduta foi investigada em âmbito do inquérito civil, oportunidade em que várias testemunhas foram ouvidas. As irregularidades cessaram somente quando de recomendação formal da Promotoria, encaminhada ao prefeito e ao próprio demandado.

Já na esfera judicial, o dentista defendeu-se afirmando que, por não contar com consultório na cidade, fazia atendimento de pessoas carentes, sem nenhum custo para a municipalidade e sem auferir ganho com esses atendimentos, no Centro de Saúde Vicente do Rêgo Filho.

Acusações comprovadas

Para a magistrada, as acusações do MP ficaram comprovadas. “De fato, o demandado, na condição de Secretário Municipal de Saúde, fez uso indevido, para fins particulares, das instalações físicas e dos equipamentos a que tinha acesso na condição de Secretário Municipal de Saúde para fins particulares, inclusive mediante contraprestação de seus pacientes”, relatou.

Uma das testemunhas ouvidas pagou diretamente ao profissional a importância de R$ 800 para instalação de aparelho ortodôntico. Segundo a magistrada, a utilização de equipamentos e material de propriedade do município, “importou em enriquecimento ilícito às custas de inequívoca lesão ao erário, já que em momento algum a edilidade fora recompensada com os custos a ela impostos pelo Demandado”.

A juíza afirmou ainda que mesmo não sendo possível precisar o prejuízo causado aos cofres públicos, é inegável concluir que a lesão ao erário ocorreu, já que não restam dúvidas de que o secretário se valeu da estrutura pública para enriquecimento próprio. “Apenas após ter deixado, em cumprimento à recomendação ministerial, de se utilizar da estrutura do centro de saúde, é que o demandado tomou a iniciativa de providenciar o seu próprio consultório na cidade”, acrescentou.

O réu foi condenado, entre outras coisas, a suspensão de direitos políticos por oito anos e de contratar com o Poder Público, além de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por dez anos.

TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Professora da rede estadual é agredida por aluno em Belo Horizonte


Um aluno do ensino agrediu uma professora do ensino médio na Escola Estadual Três Poderes, no bairro de Itapoã, região da Pampulha, em Belo Horizonte.

O ato de violência aconteceu após a professora pedir para que o garoto esperasse o intervalo para ir ao banheiro. A agressão, que ocorreu nesta segunda-feira (5), foi registrada por um outro aluno que filmou o incidente.

No vídeo, o aluno aparece arrumando a mochila sobre a mesa, e se dirigi a até a porta, onde estava de pé a professora.  Ao tentar sair e ser impedido, o estudante empurra a docente, que cai no chão. O garoto então procede a gritar e gesticular em direção à professora. Depois, ele retorna para a sala e pede para que os colegas parem de gravar.

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais informou que tanto a família do aluno com a Polícia Militar foram chamados na escola para registro de Boletim de Ocorrência.

“Um trabalho interdisciplinar, conduzido pelos professores, será desenvolvido junto à referida turma para tratar sobre comunicação não-violenta. A SEE/MG ressalta que repudia qualquer forma de agressão e violência no ambiente escolar”, afirma a nota.

Veja na íntegra a nota da SEE/MG

“Sobre o ocorrido na Escola Estadual Três Poderes, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (5/5), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), informa que a direção da escola adotou todas as medidas necessárias. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi chamada ao local e registrou um Boletim de Ocorrência. A família do estudante envolvido também foi acionada.

Uma equipe da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana C, responsável pela coordenação da escola, também compareceu ao local para apurar a situação e elaborar um relatório de inspeção, que será enviado ao Conselho Tutelar, acompanhado do Boletim de Ocorrência.

Um trabalho interdisciplinar, conduzido pelos professores, será desenvolvido junto à referida turma para tratar sobre comunicação não-violenta. A SEE/MG ressalta que repudia qualquer forma de agressão e violência no ambiente escolar”.

JP News 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Receita apreende 70 canetas de Mounjaro ocultas em corpo de passageiros no Aeroporto de Natal

Foto: reprodução

A Receita Federal apreendeu, na tarde desta terça-feira (6), 70 canetas do medicamento Mounjaro que estavam ocultas junto ao corpo de dois passageiros no Aeroporto Internacional de Natal. O casal, com faixa etária estimada em 30 anos, chegou em um voo vindo de Portugal e não apresentou qualquer prescrição médica para a substância, cuja comercialização no Brasil ainda não é permitida.

As canetas estavam escondidas nas roupas dos viajantes, o que configura tentativa de ocultação de mercadoria. O Mounjaro é um medicamento de uso controlado, indicado para tratamento de diabetes tipo 2, e sua utilização requer obrigatoriamente receita médica.

As mercadorias foram retidas para verificação da regularidade e encaminhadas para os procedimentos legais cabíveis. A Receita Federal alerta que a importação de medicamentos sem prescrição médica e sem a devida autorização da Anvisa configura infração sanitária e aduaneira, sujeita a penalidades administrativas e criminais.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

STF forma maioria para tornar réus sete denunciados do “núcleo 4”

Foto: Rosinei Coutinho/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), formou maioria, nesta terça-feira (6), para tornar réus os sete denunciados do chamado “núcleo 4” da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, em 2022.

De acordo com a denúncia, o núcleo 4 realizava “operações estratégicas de desinformação” e teriam divulgado notícias falsas sobre as eleições, além de orquestrar ataques virtuais a instituições e autoridades.

Com a maioria formada, os denunciados responderão a um processo judicial em mais sessões da Primeira Turma do Supremo.

Ao fim do processo, os réus serão absolvidos ou condenados, e caberá aos ministros definirem qual será a pena e por qual crime cada um será punido.

Veja quem são os denunciados:

  • Ailton Gonçalves Moraes Barros, major da reserva;
  • Ângelo Martins Denicoli, major da reserva;
  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL);
  • Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente;
  • Guilherme Marques de Almeida, tenente-coronel;
  • Marcelo Araújo Bormevet, policial federal;
  • Reginaldo Vieira de Abreu, coronel.

Eles são acusados de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Márcia Lopes fará primeira reunião com equipe do ministério nesta quarta

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

A ministra Márcia Lopes fará a primeira reunião com sua equipe no Ministério das Mulheres na manhã desta quarta-feira (7). O convite para que os servidores e colaboradores da pasta participem do encontro foi enviado nesta terça-feira (6).

Márcia Helena Carvalho Lopes é assistente social, professora, filiada ao Partido dos Trabalhadores e irmã de Gilberto Carvalho, ex-ministro-chefe da Secretária Geral da Presidência da República do Brasil do governo Dilma Rousseff e do gabinete do presidente Lula em mandatos anteriores.

Foi escolhida na semana passada para assumir o comando do Ministério das Mulheres. O anúncio de sua nomeação em substituição a Cida Gonçalves foi feito nesta segunda-feira (5).

Márcia Lopes chega ao governo com a missão de dar mais visibilidade a ações para o público feminino, que tem se distanciado do presidente Lula e contribuído para o aumento da impopularidade do petista.

“A prioridade é concretizar a intersetorialidade na política para as mulheres em todo o país. Articular as ações de saúde, educação, assistência social, trabalho, cultura, esporte, Segurança Alimentar e Nutricional, alavancando as iniciativas que impactem na vida das mulheres”, explicou Márcia Lopes à CNN.

A nova ministra afirmou nesta segunda-feira que o presidente Lula quer ver “as mulheres mais contentes”. “O presidente Lula disse que ele quer ver as mulheres mais contentes, que quer ver as mulheres mais protegidas”, afirmou.

“Ele quer ver que as mulheres, em cada município, se sintam respeitadas, acolhidas, ouvidas, escutadas. É aí, claro, que é muito difícil, um país com dimensões continentais, chegar em todos os lugares – e é isso que nós vamos fazer, com todos os ministérios”, disse.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

63% da população preta e parda entre 15 e 64 anos é analfabeta no Brasil

Foto: Freepik

Uma pesquisa encabeçada pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) e divulgada na segunda-feira (5) apontou disparidade nos índices de pessoas analfabetas quando comparados os brancos e pretos e pardos.

De acordo com o estudo, 34% da população branca entre 15 e 64 anos é analfabeta. O percentual pula para 63% quando considerados os pretos e pardos. Os analfabetos, segundo o Inaf, são aqueles que não conseguem realizar tarefas simples que envolvam a leitura de palavras e frases, ainda que uma parcela deles consiga ler números familiares como o do telefone, da casa e de preços.

O levantamento ainda constatou que 29% das pessoas que nunca estudaram e 38% das que concluíram apenas até o ensino fundamental são brancas, enquanto na população negra os números representam 69% e 59%, respectivamente.

Em 2024, 41% das pessoas que se autodeclaram brancas alcançaram o nível de alfabetismo consolidado. Entre os negros, esse percentual é de apenas 31%. Na avaliação dos pesquisadores, as diferenças entre os grupos étnicos-raciais reforçam a desigualdade educacional no Brasil.

A mesma pesquisa também apontou que a cada 10 brasileiros com idade entre 15 e 64 anos, três são analfabetos funcionais. Os analfabetos funcionais são aqueles que não sabem ler e escrever. O grupo também abrange os indivíduos que não conseguem compreender pequenas frases ou identificar os números.

Quando considerado o total da população brasileira, o índice de alfabetos funcionais corresponde a 29%. O percentual é o mesmo que o registrado em 2018.

 

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiz receberá o selo Empresa Amigo do Autista

A Justiz receberá amanhã mais uma homenagem de reconhecimento ao trabalho realizado sempre integrado às demandas da comunidade. Empresa Amigo do Autista será o certificado entregue em solenidade nessa quarta-feira, na Prefeitura de Natal.

A Justiz, uma empresa potiguar e hoje com atuação em todo país, traz um importante trabalho social, com um dos fortes pilares sendo a inclusão. O título será concedido pela Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.

A escolha da Justiz aconteceu a partir da avaliação de uma comissão integrada por profissionais do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional da SEMTAS. Dirigida pelos empresários Raul e Brenda Justiz, a empresa traz como uma das suas missões o processo de inclusão, tendo em seus quadros de colaboradores pessoas portadoras de necessidades especiais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oposição adia pedido de instalação da CPMI do INSS

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Oposição no Congresso decidiu adiar, nesta terça-feira (6), o protocolo de instalação da CPMI do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O objetivo é obter mais assinaturas no Senado e pressionar o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), que tem demonstrado resistência em pautar a comissão.

A deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foram as responsáveis por colher as assinaturas.

Atualmente, 182 deputados e 29 senadores assinaram o requerimento, somando 211 congressistas favoráveis. Para que uma CPMI seja instalada, é necessário o apoio de 171 deputados e 27 senadores.

Das 211 assinaturas conquistadas pela Oposição, 93 (12 senadores e 81 deputados) são de congressistas de partidos que têm representantes em ministérios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

RESISTÊNCIA DE ALCOLUMBRE

A responsabilidade de dar andamento à criação da CPMI recai sobre Alcolumbre, que demonstra cautela antes de tomar qualquer decisão, já que tem se aproximado do presidente Lula. O senador procura evitar embates que possam comprometer sua articulação com o governo federal.

O presidente da Casa Alta viajará para a Rússia e a China, entre os dias 6 e 14 de maio. Sua ausência inviabiliza a leitura necessária para formalizar a criação da CPMI.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Com o senador Davi Alcolumbre (presidente do senado), com o Deputado Hugo Motta (presidente da Câmara dos Deputados) e com a atual composição do Supremo Tribunal Federal, nada irá pra frente no Brasil, exceto a corrupção.
    Tá tudo dominado!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF mira quadrilha que criou pessoas fictícias para fraudar o INSS por, pelo menos, 20 anos

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal realizou uma operação, na manhã desta terça-feira (6), contra uma quadrilha suspeita de fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) . Os crimes foram cometidos por, pelo menos, 20 anos. O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 11 milhões.

Dois homens, de 53 e 52 anos, e uma mulher, de 50 anos, foram presos. Um veículo, cartões de saque, celulares e arma de fogo foram apreendidos.

De acordo com a instituição, os policiais cumpriram três mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão, expedidos pela Terceira Vara Criminal da Justiça Federal da capital, nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim.

Ainda segundo a PF, o grupo criava pessoas fictícias, falsificando certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência para fraudar o INSS. A maioria das fraudes envolvia benefícios assistenciais para idosos de baixa renda.

Dez suspeitos se passaram por 40 pessoas fictícias. Os membros do grupo poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa.

Batizada de Operação Egrégora, a investigação evitou um prejuízo adicional superior a R$ 5 milhões aos cofres públicos, apontou a Polícia Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito, presidente da Câmara e secretária de Cultura anunciam o maior São João já realizado em Natal

A capital potiguar está prestes a viver o maior São João de sua história. Na manhã desta terça-feira (6), o prefeito de Natal, ao lado do presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome, da secretária de Cultura e de vereadores da cidade lançaram oficialmente a programação do São João 2025, que será promovido ao longo de todo o mês de junho pela Prefeitura de Natal.

A abertura da festa está marcada para o dia 31 de maio, na Avenida da Alegria, no bairro da Redinha. O pontapé inicial será com Bell Marques em cima do trio elétrico, além de shows de Márcia Fellipe e Capilé, prometendo uma noite de muita animação.

Segundo o presidente da Câmara, Eriko Jácome, o evento é um marco para Natal: “Este São João mostra o quanto a Prefeitura está comprometida com a população. É cultura, lazer e economia girando em todos os cantos da cidade”, disse.

Com atividades distribuídas por todas as zonas da cidade, o São João de Natal 2025 contará com shows gratuitos, quadrilhas juninas, são joão nos bairros e muito mais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Royalties de petróleo crescem 26% no RN

Foto: Arquivo TN

Os repasses de royalties ao Rio Grande do Norte somaram R$ 173,9 milhões no primeiro trimestre de 2025, o que representa um aumento de 26,23% se comparado ao mesmo período de 2024. Do total, R$ 106,7 milhões foram alocados aos municípios e R$ 67,2 milhões ao Estado. O dado foi apresentado no Boletim de Petróleo e Gás – 1º Trimestre 2025 – divulgado nesta segunda-feira (05) pela Secretaria de Desenvolvimento, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

O crescimento nos repasses se deu mesmo com queda na produção, isso devido à manutenção dos preços internacionais do petróleo em patamares elevados, à desvalorização do real frente ao dólar — o que elevou o valor convertido dos royalties — e também ao fato de que os repasses ainda refletiam, em parte, a produção de dezembro de 2024, que foi maior.

Ao todo, 98 municípios potiguares receberam repasses de royalties do petróleo e gás, somando R$ 106.569.675,25. O município de Grossos se destacou como maior beneficiário, com R$ 18.659.295,98 recebidos. Alto do Rodrigues também registrou uma evolução notável, subindo uma colocação e alcançando o 2º lugar, com R$ 15.757.257,34 — um aumento de R$ 9.204.061,00 em relação aos R$ 6.553.196,34 recebidos no mesmo período de 2024.

No 1º trimestre de 2024, os repasses de royalties do setor totalizaram R$ 137,7 milhões, dos quais R$ 80,1 milhões (58%) foram destinados aos governos municipais e R$ 57,6 milhões (42%) ao governo do Estado. Já no 1º trimestre de 2025, o volume total atingiu R$ 173,9 milhões, com R$ 106,7 milhões (61%) alocados aos municípios e R$ 67,2 milhões (38%) ao Estado. Essa evolução representa um incremento de 33% no montante repassado aos municípios e de 17% ao Estado. Em termos de participação relativa, os municípios elevaram sua fatia em 3,2 pontos percentuais, reflexo da maior produção e dos ajustes no critério de rateio definido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção terrestre de petróleo e gás natural alcançou 2,67 milhões de barris e 95,32 milhões de metros cúbicos, respectivamente. A média diária foi de 29,8 mil barris de petróleo e 1,06 milhões de metros cúbicos de gás. O RN registrou uma redução de 1,04% na produção petróleo terra, totalizando 2.678.129 barris, uma queda de 28.155 barris em relação ao mesmo período de 2024. Em contrapartida, a produção de gás natural em terra teve um leve aumento, subindo de 95.026 Mm³ no 1º trimestre de 2024 para 95.323 Mm³ em 2025, representando um crescimento de 0,31%(297 Mm³).

A produção marítima de petróleo e gás registrou uma redução no período. O petróleo apresentou uma queda de aproximadamente 36,59%, e o gás natural recuou 2,86%, o que representa uma redução de 365 Mm³. O boletim ainda traz o panorama do setor petrolífero no RN no 1º trimestre de 2025, destacando volumes produzidos, campos em operação e distribuição dos royalties.

Levantamento

Cidades que mais receberam royalties no 1º trimestre

  1. Grossos R$ 18.659.295,98
  2. Alto do Rodrigues R$ 15.757.257,34
  3. Serra do Mel R$ 14.621.165,98
  4. Felipe Guerra R$ 7.607.441,09
  5. Mossoró R$ 6.044.240,45
  6. Açu R$ 5.510.166,91
  7. Areia Branca R$ 4.209.533,57
  8. Tibau R$ 3.798.084,22
  9. Gov. Dix-Sept Rosado R$ 2.990.907,36
  10. Caraúbas R$ 2.673.974,07

Fonte: ANP

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *