Jornalismo

O Diário Oficial do Município deveria fechar para balanço

No dia em que se denunciou mais um suposto escândalo nos contratos de locação de imóvel da Prefeitura do Natal, dessa vez envolvendo o senador Paulo Davim, as explicações ainda não esclareceram uma pergunta: por que o mesmo erro foi repetido três vezes?

Vamos rememorar o caso.

A jornalista Kallyna Kelly utilizou seu blog para noticiar um terceiro termo aditivo celebrado entre a Prefeitura do Natal e a esposa de Davim, Sanzia Freire. O contrato se refere, diz o Diário Oficial do Município, à locação de imóvel localizado em condomínio da Zona Leste.

O senador esclareceu que houve um equívoco na publicação do endereço do imóvel, que seria na verdade outro, em nome de Sanzia, e no qual funciona programa ligado à Semthas.

A questão é que a palavra do DOM tem “força de lei”. Como publicação oficial, ele referenda as ações do poder público municipal. Todos os extratos do contrato são em nome de Sanzia. Também em todos é dado o endereço do tal apartamento de luxo, no qual morou até pouco tempo atrás Davim e família.

Mesmo tendo havido equívoco, oficialmente, o prédio locado é o apartamento em questão e não um segundo espaço, do qual Sanzia seria sócia em propriedade. Vale lembrar que não há qualquer outra pessoa na contratação do imóvel a não ser ela.

Conhecido por sua reputação ilibada, o senador Paulo Davim esclareceu oportunamente que houve equívoco na veiculação da notícia dada por Kallyna, que cumpriu seu papel de questionar. O senador diz que a Prefeitura do Natal foi irresponsável em reiterar o erro repetidas vezes.

Assessor jurídico da Semthas, Clênio Marciel corroborou a versão de que o programa da secretaria funciona em outro imóvel, também ligado a Sanzia, mas não no apartamento referido.

Fato é que a coisa continua fedendo. Erros de publicação consecutivos referendaram uma contratação para prestação de serviço que nunca existiu, não no imóvel oficialmente locado.

E a culpa? Certamente vai sobrar para quem redige, revisa, e publica o DOM, que está na hora de fechar para balanço.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Subsecretário dos EUA chama condenação de Bolsonaro de “censura”

O subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, fez uma publicação na rede social X, nesta sexta-feira (12), afirmando que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), representa “um novo marco fatídico no complexo de censura e perseguição do juiz Moraes”.

“Esta decisão representa um novo marco fatídico no complexo de censura e perseguição do juiz Moraes, violador de direitos humanos sancionado, contra Bolsonaro e seus apoiadores”, escreveu Beattie.

O funcionário do governo Trump já havia direcionado uma mensagem ao ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal), em meio ao julgamento de Bolsonaro, afirmando que os EUA continuarão a “tomar as medidas cabíveis”.

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF, uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão pelo plano de golpe de Estado.

O ex-presidente e outros sete réus foram considerados culpados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União (com exceção de Ramagem) e deterioração de patrimônio tombado (também com exceção de Ramagem).

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Farra do INSS: nova operação apreende carro de Fórmula 1 e obras de arte

Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) apreendeu uma série de obras de arte, uma Ferrari e até uma réplica de uma carro de fórmula 1 durante a operação Cambota deflagrada na manhã desta sexta-feira (12/9), um desdobramento das investigações da “farra do INSS”, revelada pelo Metrópoles.

Como mostrou a coluna Fabio Serapião, os agentes prenderam, em Brasília, Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” e apontado pelas investigações como um dos principais operadores do esquema de fraudes.

Também foi preso, em São Paulo, o empresário Maurício Camisotti, igualmente suspeito de fazer parte do esquema de descontos indevidos de aposentados e pensionistas do INSS.

Além dos dois mandados de prisão, a PF também cumpre 13 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Um ods alvos foi o advogado Nelson Willians.

A Ferrari, na cor vermelha, foi apreendida junto um ex-sócio do advogado, Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti.

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

A nova ação apura os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além da possível obstrução da investigação por parte de alguns investigados.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

CLC abre vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência em diversas cidades do país

Foto: Divulgação

A CLC – Construtors Luiz Costa- anunciou a abertura de vagas de emprego destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD) em várias regiões do Brasil. As oportunidades estão distribuídas em diferentes estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

No Nordeste, há vagas em Pacajus (CE), Cabedelo (PB), João Pessoa (PB), Boqueirão (PB), Recife (PE), Ribeirão (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE), Olinda (PE), São Mateus do Maranhão (MA) e Juazeiro (BA).

Já na região Centro-Sul, as oportunidades estão disponíveis em Rosário do Catete (SE), Brazlândia (DF), Aracruz (ES), Pinheiros (ES), Matinhos (PR), Pitanga (PR), Araucária (PR), Dourados (MS), Santana do Araguaia (PA), Campo Erê (SC), Serra de Dona Francisca (SC) e Ijuí (RS).

Os interessados devem enviar currículo informando que são PCD para o WhatsApp (84) 9.8129-2805.

A empresa reforça o compromisso com a inclusão e destaca que busca ampliar a empregabilidade de pessoas com deficiência em diferentes áreas de atuação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aliança entre PT e Hugo Motta na Paraíba ameaça anistia a Bolsonaro

Foto: Wilton Júnior

Uma aliança eleitoral regional nas eleições de 2026 virou um dos principais entraves para que avance no Congresso o processo de anistia a Jair Bolsonaro (PL)e demais condenados na trama golpista e no 8 de janeiro.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), discute com o PT uma composição para apoiar conjuntamente o atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do estado. O acordo incluiria também o apoio ao Senado do pai de Motta, Nabor Wanderley (Republicanos), atualmente prefeito de Patos, o reduto eleitoral da família de Hugo Motta.

Essa articulação é apontada por aliados de Hugo e também pela oposição como um dos motivos pelos quais o presidente da Câmara não abraça a pauta da anistia.

Isso porque pesquisas apontam apoio majoritário do eleitor do estado a Lula e Hugo tem receio de que uma postura dele pró-anistia possa ameaçar a aliança e, em especial, o principal projeto do presidente da Câmara em 2026, eleger o pai senador.

Isso explicaria os movimentos de Hugo contrários à anistia. Nesta semana, por exemplo, ele disse que “não há previsão nem de pauta e nem de relator” para o assunto.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Anistia so vale para os esquerdistas. A maioria dos esquerdistas hoje foram anistiados no passado.

  2. Acho muito legal deixar o destino de um país e o controle da vontade da maioria dos deputados na mão de um só homem… impressionante ninguém ver que isso está errado.

  3. Que anistia, gadaiada BURRA?
    Não tem anistia!
    Vão ficar de mimimi até quando?
    A papuda te espera…hahahahahahah

  4. Vamos cair na real! Hugo Mota tem rabo preso. Cheio de “acusações de corrupção” na Paraíba. Simples assim. E se aliando ao Perda Potal, aí é que não sai anistia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /NATAL/ AVALIAÇÃO: Gestão de Paulinho Freire é aprovada por 65%; e 30,8% desaprovam

O Instituto Paraná pesquisas ouviu os eleitores de Natal sobre como eles avaliam o a gestão do prefeito Paulinho Freire.

O resultado foi que 65%% aprovam e 30,8% desaprovam.

46,6% avaliam a gestão de Paulinho como Boa/Ótima. 24,2% como ruim/péssima e 26,8% consideram regular.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 608 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 8 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Opinião dos leitores

  1. Ainda não consigo enxergar uma gestão que mereça receber esse percentual de aprovação, você procura algo importante ou relevante na gestão de Paulinho Freire e não encontra, talvez esse resultado expresse o sentimento da mídia amiga.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /RN/ AVALIAÇÃO: 63,5% desaprovam o Governo Fátima; 33,7% aprovam

O Instituto Paraná pesquisas também ouviu os eleitores do RN sobre como eles avaliam o governo de Fátima Bezerra.

O resultado foi que 63,5% desaprovam e 33,7% aprovam.

45,6% avaliam a gestão de Lula como péssima.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Opinião dos leitores

  1. Esses 33,7 que aprovam o governo Fátima Bezerra deve ser a turma dos cargos comissionados do centro administrativo.

  2. Ainda tem 33% de trouxas que aprovam a mulher que aumentou o ICMS (imposto sobre compra de pobre) de 18% para 20%? E que tentou fazer com que carros com 10 anos voltassem a pagar IPVA?

  3. Essa desguinvernadora goipi e sua trupe destruiram o RN, chegou a hora dela colocar algodão nos ouvidos e ir embora do RN e va para sua “nova paimera-Pb”. Tchau “querida”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /RN/ AVALIAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 51,9% e desaprovado por 45,3%

O Instituto Paraná pesquisas também ouviu os eleitores do RN sobre como eles avaliam o governo do presidente Lula.

O resultado foi que 51,9% aprovam e 45,3% desaprovam.

29,6% avaliam a gestão de Lula como péssima.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Opinião dos leitores

  1. É por isso que o nordeste não se desenvolve, ou lugar para ter gente burra!
    O Brasil nunca vai ser um país de primeiro mundo e a culpa e totalmente do povo sem noção

  2. Ué? 37,3 x 36,8 é quase meio a meio (50,3 x 49,7)
    Se vc distribuir os 24,4 ‘regulares’ na mesma proporção, fica quase
    no 50,5 x 49,5.

  3. Nunca! Lula não tem esse índice de aprovação no RN, ele só atinge esse percentual se a pesquisa for feita no centro administrativo ou em Alcaçuz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /SENADO /REJEIÇÃO: Fátima Bezerra é a mais rejeitada com 47,8%

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada na quinta-feira (11) mostra que a atual governadora Fátima Bezerra é a mais rejeitada pelos eleitores no voto para o Senado, ou seja, não votariam nela de jeito nenhum.

Fátima é rejeitada por 47,8%, seguida por Styvenson com 15,5% e Álvaro Dias 14,6%.

8,5% afirmaram que poderiam votar em todos.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS/SENADO /ESTIMULADA: Styvenson lidera com 49%; seguido por Zenaide com 30%; Fátima tem 29,2% e Álvaro Dias 28,8%

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada na quinta-feira (11) mostra que no cenário estimulado, Styvenson Valentim lidera as intenções de voto para o Senado no RN com 49%, seguido por Zenaide Maia com 30%, Fátima Bezerra com 29,2% e Álvaro Dias com 28,8%.

Na sequência, Coronel Hélio Oliveira (9,9%), Nina Souza (6,6%), Luizinho Cavalcante (2,7%) e Babá (2,5%).

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Opinião dos leitores

  1. Se esse povo eleger Fátima Bezerra para o senado, pode pregar a tampa do caixão, não terá mais geito

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS/ SENADO/ ESPONTÂNEA: Styvenson é citado por 10,6%, Fátima 3,5%, Zenaide 2,4%

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada na quinta-feira (11) mostra que no cenário espontâneo, Styvenson Valentim lidera as intenções de voto para o Senado no RN com 10,6%, seguido por Fátima Bezerra com 3,5% e Zenaide Maia com 2,4%.

Também foram citados Rogério Marinho (0,7%), Álvaro Dias e Babá (0,3%) e Coronel Hélio Oliveira (0,2%)

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *