Jornalismo

Ficha Limpa abre brechas para batalhas jurídicas

Após dois julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), nos quais foi confirmada a constitucionalidade e a validade para as próximas eleições municipais, a Lei da Ficha Limpa abre nos meios políticos a perspectiva de batalhas jurídicas em torno de quem é ou não elegível. Vários pontos das novas regras parecem suscitar dúvidas. Um deles: em caso de contas rejeitadas pelos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs), mas aprovadas em Câmaras Municipais ou na Assembléia Legislativa, qual o veredicto válido? A começar pela quantidade de chefes de Executivo e de gestores já com contas julgadas irregulares pelos TCEs – um número exponencial inclusive no Rio Grande do Norte – e levando-se em consideração que a nova lei abrange condenações anteriores à sua aplicabilidade, se pode imaginar o tamanho da polêmica que o tema gerará.

Juristas ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE chamam a atenção para a complexidade da interpretação dos dispositivos da Lei da Ficha Limpa e até da abrangência dos julgamentos realizados pelo STF. Opiniões divergentes, neste momento, serão teses a alimentar recursos que deverão cair no colo da Justiça Eleitoral. O advogado Paulo de Tarso Fernandes observou que o acionamento dos magistrados será inevitável, para começar, porque os ministros do Supremo, embora tenham definido a constitucionalidade da nova lei de forma genérica, não o fizeram nesse ponto específico. “A constitucionalidade se deu em relação a alguns dispositivos, mas neste não”, assinalou. O jurista explanou que uma “leitura direta na lei” efetivamente dispensa a participação do Legislativo no processo, mas a indefinição quanto à constitucionalidade certamente provocará questionamentos dos descontentes. O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Erick Pereira, entende diferente. Para ele, a lei foi analisada e julgada constitucional na íntegra. Pereira faz uma ressalva, por outro lado, destacando que a decisão dos TCE’s somente se sobrepõe ao Legislativo em casos de irregularidade insanável ou probidade de natureza dolosa (ou intencional).

De qualquer maneira, as punições advindas dos Tribunais de Contas já resultavam em inelegibilidade dos gestores, independente de posterior apreciação das Casas Legislativas. Este, no entanto, não é o caso dos chefes de Executivo na mira dos conselheiros de Contas. Para eles, havia ainda a possibilidade de uma reanálise por parte dos vereadores/deputados e se os parlamentares, ao final do processo, enxergassem diferente dos membros do TCE, o investigado estaria livre de qualquer espécie de punição eleitoral. Esse foi o caso constatado quando da apreciação das contas do ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado as finanças da gestão do peessebista foram aprovadas, num período posterior, pelos deputados estaduais. Na opinião de Paulo de Tarso Fernandes, Iberê Ferreira é hoje um político inelegível, embora deixe claro: “há uma dúvida constitucional a respeito”.

Mas para Erick Pereira, o ex-governador pode se candidatar quando desejar porque as decisões dos Tribunais de Contas somente se sobrepõem quando a punição for por irregularidade insanável ou improbidade de natureza dolosa. Diz o professor: “O Superior Tribunal Federal diz que se o Ministério Público não recorrer [de decisão do Legislativo] este posicionamento prevalecerá porque o TCE é um órgão auxiliar das Câmaras e Assembleias”.

Sobre as divergências, concluiu Paulo de Tarso: “o que causa mais apreensão é que talvez o Supremo nem decida essa questão [da constitucionalidade] antes de deflagrado o processo eleitoral e isso vai demandar muito ao Judiciário porque sabemos que são muitos os prefeitos e ex-prefeitos com contas reprovadas”. E é só o começo.

OAB acredita na moralização da política

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), Paulo Eduardo Teixeira, afirmou que a instituição defende a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa em todos os casos possíveis, inclusive no tocante às punições no âmbito dos Tribunais de Contas. Ele disse entender que o intuito da lei é de moralização e por isso não há como um propenso candidato, com as contas desaprovadas por órgãos fiscalizadores, participarem do pleito. “Você não vai dar voto em vão. Se a pessoa já tem contas rejeitadas como pode se apresentar para ser candidato de alguma coisa?”, criticou.

“A Ordem entende que quando se defendia a não aplicação se falava na presunção da inocência. Mas nós entendemos, fazendo uma análise, que a lei veio para moralizar. Você tendo uma condenação de um colegiado estaria em princípio impossibilitado de participar do processo, então neste caso é um colegiado e nós entendemos que se aplica”, opinou Paulo Eduardo. Ele enfatizou o fato de a Lei ter nascedouro na iniciativa popular e ser uma proponente de mudanças.  “Esse assunto vai ser explorado pelos candidatos que têm ficha limpa e eu vejo aí um caminho de mudança”, comemorou. O presidente da OAB/RN disse que falta agora vontade da classe política para aprovar de uma vez por todas a reforma eleitoral. “Isso é um ponto fundamental. Os políticos precisam urgentemente fazer uma modificação nas eleições. Não é interessante em todos os pleitos ter que haver resoluções do TSE porque não temos uma lei permanente”, defendeu.

Tribunal eleitoral está pronto para aplicar nova lei

Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), desembargador Saraiva Sobrinho, se posicionou contrariamente à Lei da Ficha Limpa, embora tenha deixado claro que a Justiça se prepara para agilizar os processos e aplicar a Lei. Para ele, a proposta como foi julgada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) gera efeitos anteriores e prejudica as partes. “Vamos consertar o Brasil de forma prospectiva, e não retroativa, sob pena de não termos segurança jurídica”, disse ele, repetindo as palavras do ministro do STF, Marco Aurélio Mello.

O magistrado destacou, porém, que o TRE/RN está preparado para aplicar a lei sempre que for necessário, respeitando os recursos dos candidatos.  Ele disse também que foi criada uma força tarefa para análise dos processos de prestação de contas em tramitação nas Zonas Eleitorais que acumulavam mais de 50% do total de feitos tramitando na 1ª instância. “Em 2012 daremos continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, apontando para resultados satisfatórios a serem divulgados posteriormente com a conclusão das atividades”.

Saraiva assinalou ainda que o TSE já aprovou a maioria das normas específicas acerca das eleições, mas ainda não o fez quanto à prestação de contas, embora ainda haja prazo até o dia 5 de março. “Acredito na tendência de que a Corte Superior imponha limitações de elegibilidade àqueles que não tiveram suas contas aprovadas. É bom frisar que, atualmente, caso o candidato tenha sido omisso na apresentação de suas contas , perderá uma das condições de elegibilidade.”

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulher é presa após o próprio filho descobrir e denunciar plano dela para assassinar servidora pública no Paraná

Conversa entre mulher e intermediador, de acordo com a Polícia Civil. — Foto: Reprodução

Uma mulher de 41 anos foi presa em Abatiá, no Norte do Paraná, suspeita de encomendar o assassinato de uma funcionária da Casa Lar do município. O plano foi descoberto pelo próprio filho, de 16 anos, que avisou a vítima e a acompanhou até a Polícia Civil para denunciar o caso.

Segundo o delegado Luís Guilherme Almeida Cerqueira, a suspeita e o marido perderam a guarda dos três filhos após denúncias de maus-tratos. “As crianças estariam sofrendo maus-tratos, não estariam tendo alimentação adequada, não estariam tendo o ensino adequado e não estariam frequentando a escola. Teria ali a prática de abandono intelectual e maus-tratos”, afirmou.

Durante uma visita aos pais, o adolescente descobriu conversas em que a mãe dizia querer “apagar uma infeliz do mapa”. Nas mensagens, ela informava onde a vítima estacionava o carro e combinava o pagamento de R$ 3 mil pelo crime: “Vamos deixar para o dia sete, é o dia em que eu recebo“, escreveu.

As mensagens haviam sido apagadas do celular da suspeita, mas a investigação localizou o intermediário da conversa, que entregou os prints à polícia. “O intermediário foi muito colaborativo. […] Segundo ele, ele estava tratando para ver até onde a investigada chegaria, se ela realmente pagaria. E, assim, segundo ele, ele levaria em seguida essa informação para a Polícia Civil”, disse o delegado. O marido da suspeita também é investigado, e o inquérito está na fase final.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Relatórios indicam melhora clínica, mas apontam efeitos colaterais de medicamentos em Bolsonaro

Foto: Marcos Corrêa/ PR

Relatórios médicos apresentados pela defesa de Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo Tribunal Federal (STF) apontam que o ex-presidente tem apresentado fadiga, sonolência e instabilidade do equilíbrio como efeitos colaterais dos medicamentos que utiliza. Segundo os documentos, os sintomas ocorrem com menor intensidade e frequência, e o quadro de saúde permanece estável.

O médico Brasil Caiado informou que Bolsonaro apresenta sinais progressivos de melhora, principalmente na pressão arterial e nas crises de soluço, após ajustes na medicação iniciados há cerca de um mês. O relatório também destaca que o ex-presidente mantém dieta rigorosa, fisioterapia, exercícios regulares e cuidados para prevenir quedas e refluxo.

Já o fisioterapeuta Kleber Antônio Caiado de Freitas relatou que Bolsonaro realizou duas sessões de fisioterapia nesta semana. Na segunda-feira (6), apresentou boa mobilidade e nenhuma queixa. Na quinta-feira (9), estava “um pouco mais cansado e indisposto”, mas realizou o tratamento e permaneceu “bem” e “sem queixa de dor”.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, desde 3 de julho. Na última quarta-feira (8), durante operação da Polícia Federal em sua residência, foi apreendida uma escopeta registrada em nome do ex-presidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Estudantes e movimentos sociais invadem e ocupam Casa da Estudante em Natal e cobram reabertura do espaço

Estudantes e integrantes de movimentos sociais invadiram e ocuparam neste sábado (11) a Casa da Estudante Nísia Floresta, na Cidade Alta, em Natal. Segundo os manifestantes, o prédio passou por uma reforma de mais de R$ 400 mil, mas permanece fechado entre três e seis anos, sem atender estudantes.

A casa tem capacidade para abrigar 72 moradoras, entre alunas do ensino médio e superior vindas do interior do Rio Grande do Norte. Os manifestantes cobram a reabertura da unidade de moradia estudantil feminina.

A ocupação reúne organizações como o Movimento Correnteza, Rebele-se, Movimento de Mulheres Olga Benário e a Corrente Revolucionária da UERN. Os grupos afirmam que o fechamento do espaço dificulta a permanência de estudantes na educação e denunciam uma suposta tentativa do Governo do Estado de extinguir a assistência estudantil feminina.

Os manifestantes informaram que permanecerão no local até que o Governo do Estado e a UFRN recebam a proposta do movimento, que reivindica a reabertura imediata da Casa da Estudante.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pedro Filho lança pré-candidatura a deputado federal diante de multidão em Assú

O pré-candidato a deputado federal Pedro Filho (PL) lançou oficialmente sua pré-candidatura na manhã deste sábado (11), em Assú. O encontro regional reuniu uma multidão de apoiadores e lideranças religiosas e políticas de diversas regiões do estado, consolidando o início de uma nova etapa da caminhada do vereador assuense rumo à Câmara dos Deputados.

O lançamento aconteceu em um ambiente de forte mobilização política e contou com as presenças do pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, do pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio, e do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, além do deputado estadual e pré-candidato à reeleição Coronel Azevedo, da vereadora de Natal e pré-candidata a deputada estadual Camila Araújo, do ex-prefeito de Elói de Souza e pré-candidato a deputado estadual Maciel Gomes, do pré-candidato a deputado estadual Giovani e de Renato, ex-candidato a vice-prefeito de Goianinha. Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, suplentes e lideranças de diferentes municípios também prestigiaram o ato.

O lançamento da pré-candidatura de Pedro Filho foi um dos momentos de maior destaque do encontro. Vereador em Assú, líder evangélico e defensor das pautas ligadas à família, à liberdade e ao fortalecimento dos municípios, Pedro tem ampliado sua base política em todas as regiões do Rio Grande do Norte, consolidando apoios e aparecendo entre os nomes mais lembrados nas pesquisas de intenção de voto para deputado federal.

Em seu pronunciamento, Pedro Filho destacou o simbolismo de iniciar oficialmente sua caminhada em Assú, cidade onde construiu sua trajetória política e que representa o coração do Vale do Açu.

“Não poderia existir lugar mais especial para dar esse passo. É aqui que estão minhas raízes, minha história e as pessoas que sempre acreditaram em mim. Essa pré-candidatura nasce do desejo de fazer o Vale do Açu e todo o Rio Grande do Norte terem uma voz firme em Brasília, defendendo os municípios, a família, a liberdade e o desenvolvimento da nossa gente”, afirmou.

O evento em Assú marcou mais uma etapa do Endireita RN, série de mobilizações realizadas em diversas regiões do Rio Grande do Norte. Em Assú, além de promover o debate sobre propostas para o futuro do estado, o ato marcou oficialmente o lançamento da pré-candidatura de Pedro Filho, consolidando mais um passo no crescimento de um projeto político que vem ganhando força em todas as regiões potiguares.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula destina 35,5% menos verba que Bolsonaro para combate ao crime organizado nas fronteiras

Foto: ST Sionir (CCOMSEx)

Os valores do governo federal destinados à Operação Ágata, voltada ao combate ao crime organizado nas fronteiras, caíram 35,5% nos três primeiros anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comparação com o mesmo período da gestão Jair Bolsonaro (PL). Segundo dados do Ministério da Defesa, corrigidos pela inflação, o investimento passou de R$ 100,5 milhões para R$ 64,8 milhões.

Criada em 2011, a Operação Ágata reúne as Forças Armadas e órgãos de segurança no combate ao tráfico de drogas, contrabando, garimpo ilegal e outros crimes na faixa de fronteira. Nos últimos 10 anos, os gastos recuaram 71%, passando de R$ 33,4 milhões em 2015 para R$ 9,5 milhões em 2025. O maior investimento do período foi registrado em 2022, com R$ 70,3 milhões.

Em nota, o Ministério da Defesa afirmou que a Operação Ágata Amazônia 2025 causou prejuízo superior a R$ 220 milhões ao crime organizado e que a edição de 2026 já provocou impacto econômico superior a R$ 1 bilhão. A pasta também informou que, entre 6 de abril e 13 de maio deste ano, a operação na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru apreendeu mais de 15 toneladas de drogas.

Opinião dos leitores

  1. Quando bozo diminuiu a receita dos combates aos crimes ambientais, o chamaram de incendiário, então com o Nine a gnt pode chamar de parceiro do cv?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Litoral da Grande Natal registra seis pontos impróprios para banho; veja lista

Foto: Carlos Azevedo/Novo Notícias

O litoral da Grande Natal tem seis pontos impróprios para banho neste fim de semana, segundo boletim de balneabilidade divulgado neste sábado (11) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Na semana passada, eram três trechos com restrição.

Os locais considerados inadequados para banho são: Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; Rio Pirangi (Ponte Nova), Pirangi do Norte (APURN) e Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim; além de Praia do Meio (Quiosque 13) e Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal.

Os demais pontos monitorados pelo programa Água Azul foram classificados como próprios para banho. A análise segue critérios do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e considera as amostras de água coletadas nas últimas cinco semanas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre o cantor italiano Peppino di Capri, famoso pela música ‘Champagne’, aos 86 anos

Foto: reprodução

O cantor italiano Peppino di Capri morreu neste sábado (11), aos 86 anos, na ilha de Capri, no sul da Itália. A informação foi confirmada por familiares à agência italiana Ansa.

O artista enfrentava problemas de saúde e estava longe dos palcos. A família não informou a causa da morte.

Nas redes sociais, o perfil oficial de Peppino publicou uma foto do cantor acompanhada apenas da palavra “Ciao”, que significa “tchau” em italiano. O músico completaria 87 anos no próximo dia 27 de julho.

Nascido Giuseppe Faiella, Peppino construiu uma carreira de décadas na música italiana. Entre seus maiores sucessos estão as canções “Champagne” e “Roberta”, que ajudaram a torná-lo conhecido dentro e fora da Itália.

O velório e o sepultamento serão realizados neste domingo (12), na Igreja de Santo Stefano, em Capri. Peppino deixa três filhos: Arrigo, conhecido como Igor, Edoardo e Dario.

Peppino festejou 70 anos de carreira no famoso Festival de Sanremo, em 2023. Assista:

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grande público marca encontro regional do Endireita RN com Álvaro Dias e lideranças do Vale do Açu


O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou, na manhã deste sábado, de mais uma etapa do movimento Endireita RN, durante o Encontro Regional do Vale do Açu, realizado em Assú. O evento, sediado na Quadra Caminho do Futuro, reuniu grande público e lideranças políticas de diversas regiões do estado, fortalecendo a mobilização do movimento pelo Rio Grande do Norte.

Além de Álvaro Dias, participaram do encontro o pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio; o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira; o pré-candidato a deputado federal, Pedro Filho; o deputado estadual e pré-candidato à reeleição, Coronel Azevedo; a vereadora de Natal e pré-candidata a deputada estadual, Camila Araújo; o ex-prefeito de Elói de Souza e pré-candidato a deputado estadual, Maciel; o pré-candidato a deputado estadual, Giovani; e Renato, ex-candidato a vice-prefeito de Goianinha.

Também prestigiaram o evento o ex-prefeito de Itajá, Alaor Pessoa; o vereador de Macau, Givagno; o vereador de Alto do Rodrigues, Toinho Olegário; Alisson Bezerra, liderança de Mossoró; Lamarque Oliveira e Gideon Ismaias, suplentes de vereador de Mossoró; Irmão Luciano, suplente de vereador de Canguaretama; Narliano, Pastor Junão, Dr. Valderi e Janaína, lideranças de Pau dos Ferros; Zé Humberto, suplente de vereador de Natal; Damião, suplente de vereador de Assú; Lavoisier, ex-vereador de Assú; Francisquinho, suplente de vereador de São Rafael; Galego de Nina, suplente de vereador de Itajá; Jailton Motoqueiro, liderança de Alto do Rodrigues; Bonfim, suplente de vereador de Coronel João Pessoa; e Maria, suplente de vereadora de Marcelino Vieira.

Durante o encontro, Álvaro Dias conversou com lideranças e moradores da região, reafirmando o compromisso de construir um projeto para o Rio Grande do Norte baseado na escuta da população e no fortalecimento dos municípios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Em carta aos brasileiros, Jair Bolsonaro diz que Flávio é seu ‘porta-voz’ após crise entre Michelle e filho, e pede para “deixar diferenças de lado”

O senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República pelo PL (Partido Liberal), leu neste sábado (11) uma carta escrita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dizendo que o momento atual é de “deixar as diferenças de lado”.

Escrevo em um momento de decisão para todos nós. O momento é de arregaçar as mangas, deixarmos de lado as possíveis diferenças e cada um se empenhar pelo nosso pré-candidato a Presidência, Flávio Bolsonaro”, diz um trecho do documento.

Na sequência, o ex-presidente, que cumpre prisão em regime domiciliar e não pode ter acesso às redes sociais, disse na carta que Flávio é seu “porta-voz”.

Meu pré-candidato, creio o seu também, meu porta-voz, no qual confio para resgatar o Brasil e nos conduzir para a paz e a prosperidade”, finalizou o ex-presidente no manuscrito.

Na sequência, ao comentar a carta do pai, o senador faz referência a “muitas pessoas” que parecem estar “boicotando” sua pré-candidatura ao Executivo federal e pede que união entre os aliados da oposição.

“Fica-se muita especulação acontecendo, muitas pessoas que parecem que estão boicotando até a candidatura, esperando o momento certo para vestir a camisa do Bolsonaro e ir para a rua para resgatar o Brasil”, afirmou o parlamentar.

Flávio também agradeceu o posto de “porta-voz” recebido pelo ex-mandatário: “Agradecer ele [Bolsonaro] por estar me colocando como porta-voz, é muito importante para evitar que existam aí falas conflituosas ou direções diferentes que alguém, por ventura, possa estar seguindo paralelo a nossa campanha“.

LEIA A ÍNTEGRA ABAIXO:

11 de julho de 2026, Carta aos brasileiros

Saudoso do contato com o povo ao qual devo lealdade. Escrevo num momento de decisão para todos nós. O momento é de arregaçar as mangas, deixarmos de lado as possíveis diferenças e cada um se empenhar pelo nosso pré-candidato a presidencia, Flávio Bolsonaro, a melhor opção para livrarmos o Brasil da corrupção, da violencia e do empobrecimento. Meu pré-candidato, creio o seu também, meu porta-voz, no qual confio para resgatar o Brasil e nos conduzir para a ´paz e a prosperidade. Uma fetuosos abraço a todos na certeza de que juntos tudo faremos pela nossa pátria. Deus, pátria, família e liberdade.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] EMOCIONANTE: Após transplante de medula doada pela própria mãe, jovem recebe alta depois de sete meses internada

Depois de quase sete meses de internação, Sabrina Duarte, de 24 anos, recebeu alta do Hospital Rio Grande, em Natal, na sexta-feira (10). Ela enfrentou um longo tratamento após receber um transplante de medula óssea doado pela própria mãe, Dayane Duarte.

Na saída do hospital, mãe e filha foram recebidas por um corredor formado por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, que as homenagearam com aplausos. Emocionada, Dayane se ajoelhou em agradecimento pela recuperação da filha.

A família chegou a Natal em dezembro de 2025 para o tratamento. A medula foi coletada de Dayane em 18 de fevereiro, e o transplante aconteceu no dia seguinte, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a recuperação, Sabrina chegou a ser intubada duas vezes e permaneceu sob cuidados intensivos.

Mãe e filha ainda ficarão alguns dias em Natal para acompanhamento médico. Se a evolução continuar positiva, a expectativa é que retornem em breve para casa, na Paraíba.

Saiba como se tornar doador de medula

Pessoas entre 18 e 35 anos, em bom estado de saúde, podem se cadastrar como doadoras em um hemocentro. Basta realizar a coleta de uma pequena amostra de sangue para análise de compatibilidade genética, que passa a integrar o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Como a chance de encontrar um doador compatível pode ser de apenas uma em cada 100 mil pessoas, ampliar o número de voluntários é essencial para aumentar as possibilidades de salvar vidas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *