O Flamengo divulgou uma nota oficial, chamada de “Carta Aberta sobre o Maracanã”, na qual faz duras críticas ao consórcio que administra o estádio. O clube carioca questionou o alto valor de custo operacional da nova arena, que será palco da final da Copa do Mundo de 2014, e demontrou insatisfação com a baixa porcentagem da renda bruta da bilheteria que vai para os cofres do Flamengo.
Segundo a nota, o Flamengo, em comparação com outros clubes que também alugam estádios, arrecada muito menos que os rivais, graças a alta porcercentagem da renda que fica em posse do consórcio. Em documento anexo à nota, pode-se constar que o aluguel do Maracanã custa aos rubro-negros 50% da renda líquida da partida, contra 13% cobrado no Estádio Mané Garrincha, 15 a 20% no Castelão e 15% no Morumbi.
Na carta aberta, constam, ainda, críticas sobre o péssimo serviço realizado nas vendas de ingressos e na operação de acesso ao estádio.
Confira a nota na íntegra:
“O Flamengo, depois da espetacular participação da nação rubro-negra no jogo desta quarta-feira, contra o Cruzeiro, espera que a Odebrecht tenha se convencido da importância em ter a maior e melhor torcida do mundo no Maracanã.
A torcida do Flamengo valoriza o Maracanã. Ela é a alma do estádio e faz dele o mais lindo e vibrante do Brasil. Sem o Flamengo, o novo Maracanã se torna apenas uma arena importante, como outras que já existem.
Por esta razão, não se pode admitir que o modelo de administração do Maracanã seja tão prejudicial ao Flamengo. Abaixo, os fatos que aprendemos, fruto de nossa experiência recente:
– No jogo do dia 28/08 contra o Cruzeiro, a renda líquida do clube foi de R$734.000 para uma renda bruta de R$2.200.000. Com esta mesma renda bruta, o Corinthians no Pacaembu teria uma receita líquida de R$1.650.000.
– Esta mesma comparação feita para qualquer outra arena/estádio no Brasil comprovará que no Maracanã o Flamengo trará para seus cofres menos da metade do que seus adversários de outros estados estarão arrecadando.
– Os custos operacionais do Maracanã são de, no mínimo, o dobro de qualquer outro estádio do Brasil, podendo chegar a até 10 vezes o custo de outros estádios capazes de receber também grandes públicos.
– O Maracanã oferece um péssimo serviço tanto na venda de ingressos quanto na operação de acesso, onde as catracas não estão dimensionadas para o alto fluxo de ingresso de torcedores próximo a hora de início da partida.
– Consequência: longas filas, impossibilidade do controle eletrônico do acesso, riscos de evasão de renda, superlotação e descontrole da arrecadação, falta de contagem dos giros de catraca, impossibilidade de saber a relação entre os ingressos vendidos e o número de pessoas que entraram no estádio.
O Flamengo deseja construir uma relação justa e parceira com quem quer que esteja administrando o Maracanã. Uma relação que permita, além de bons resultados financeiros para ambas as partes, a enorme alegria dos 40 milhões de apaixonados torcedores rubro-negros.
É para isto que estamos trabalhando.
Conselho Diretor do Clube de Regatas do Flamengo”
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