Jornalismo

Folha de SP inventa “despiora” para dizer que os índices econômicos melhoraram no Brasil

Foto: Reprodução/Folha de São Paulo

 

O jornalismo brasileiro continua inovando. Após o Valor Econômico criticar o Banco Central por excesso de transparência, nesta quarta-feira(09) a Folha de São Paulo dá destaque ao colunista Vinicius Torres Freire, que diz que a economia brasileira “despiorou”, num texto claro de desejo que realmente dê tudo errado aqui. Segue abaixo o texto na íntegra.

Não se deu muita bola para as vendas do comércio em abril, divulgadas nesta terça-feira (8) pelo IBGE: cresceram além da conta de quase todo mundo. Sim, o comércio vem claudicando desde dezembro, com a seca dos auxílios emergenciais e repiques horrendos da epidemia. Abril teria outra baixa, pelos mesmos motivos, era o que se previa, como foi registrado nestas colunas. Só que não.

Receita de impostos, PIB trimestral e comércio tiveram desempenho acima do esperado. Nas entranhas desses indicadores há coisas feias: a inflação ajuda a engordar a arrecadação tributária, o consumo das famílias no PIB caiu. Ainda assim, houve despioras significativas.

O indicador de emprego formal dos economistas do Itaú teve alta em maio. A população ocupada cresceu 5,5%, voltando ao nível anterior ao da epidemia.

Antes de passar às más notícias, convém lembrar outras despioras relevantes. As taxas de juro de prazo mais longo (mais de dois anos) no atacadão de dinheiro andam caindo. Depois de tomar um calmante em meados de abril, o preço do dólar relaxou ainda mais, voltando à casa de R$ 5. O ingrediente mais importante desse calmante foi o fim das turbulências no mercado financeiro americano, com umas pitadas de juros mais altos por aqui e de indícios de que o teto de gastos não desabaria.

O resumo do primeiro ato desta ópera é: 1) a economia real não afundou com o morticínio e as restrições de março e abril; 2) houve um alívio das condições financeiras; 3) os donos do dinheiro grosso acham que a gambiarra fiscal brasileira é tolerável ou, pelo menos, deram fim ao faniquito do primeiro trimestre e, por fim: 4) continua razoável acreditar que o PIB cresça 5% neste ano.

Um crescimento de 5% neste 2021 apenas leva o PIB ao mesmo nível médio de 2019. Isto é, a uma economia ainda deprimida pela recessão de 2015-2016. Ainda pior, será uma economia com menos emprego e envenenada pelos efeitos da inflação sobre a renda, dos mais pobres em particular. Mas a despiora e o alívio em relação ao ano do tombo da epidemia, 2020, serão relevantes, embora desiguais.

Sim, há riscos de que a gente vá para o vinagre, crescentes a partir de 2022.

A ameaça mais óbvia é a de um repique ainda mais assassino da epidemia. No entanto, sem que apareça variante mais pestilenta, a epidemia tende a arrefecer ao longo do restante do ano, dado o número crescente de vacinados e de infectados (em tese imunizados). Como queria Jair Bolsonaro, a epidemia vai acabar de morte morrida, sem que a tenhamos um dia controlado.

Há algum risco de faltar energia, pontualmente, em novembro. Com algumas providências, é possível prevenir colapsos. Se houver inércia, a mera percepção do risco aumentado de apagões pode ser um problema. Isso quanto a 2021. Quanto a 2022, vamos depender da chuva que deveria cair entre novembro e abril.

Há uma inflação enorme nos preços do atacado (o IPA foi a quase 50% nos últimos 12 meses). Não se sabe bem quanto disso será repassado aos preços para o consumidor (IPCA). Se a carestia do IPCA não amainar a partir de junho, a perspectiva de alta de juros pode sabotar parte do crescimento de 2022, que já seria mixuruca.

Por fim, os americanos estão entretidos a discutir se a inflação deles vai voltar (a meros 2,5% ao ano). Caso achem que sim, pode haver algum sururu a partir do final do ano, com alta de juros na praça e fim do relaxamento monetário. Uma reviravolta dessas nos EUA pode nos machucar ou até nos quebrar as pernas. Em 2013, coisa parecida balançou as finanças por aqui e foi um dos fatores da derrocada.​

Folha de São Paulo

Opinião dos leitores

  1. O termo “despiora” realmente existe. Para os que têm dúvidas, procure no dicionário priberam, ou assistam ao vídeo do professor Pablo Jamilk que explica o uso desta palavra.

    1. A crítica não é se existe ou não o termo, mas pelo fato de poder ter apenas dito que “melhorou”.

  2. Que “despiora” que inventaram uma palavra? Meu deus este lugar está fadado ao fracasso mesmo!

  3. A Folha de São Paulo, outrora um jornal sério, que teve em seus articulistas o saudoso Paulo Francis – o primeiro jornalista brasileiro a ter coragem de denunciar as falcatruas na Petrobrás -, hoje não passa de um panfleto vagabundo de esquerda, tipo o GRANMA, que os cubanos usam para limpar a bunda, na falta de papel higiênico. Foi vergonhoso ler na Foice de São Paulo vários articulistas comemorando (subliminarmente) o fim da Operação Lava Jato. Ridículo.

    1. Exatamente, um jornal que até outrora tinha credibilidade e aceitação em massa no país, hoje não passa de um folhetim baixo e desprezível. É impressionante como quem não aceita as mudanças clamam para que o país piore, ( enquanto pior melhor, não é?! ). As “novidade” aparecem diuturnamente sem nenhum pudor ou vergonha, chega ser assustador brasileiros querendo a todo instante denegrir o próprio país. Parem o Brasil que eu quero descer, terei que tomar um remédio para cortar a ânsia de vômito.

  4. E esse tipo de gente faz escola, tem “seguidores”. É só ler os comentários por aqui e identificar uma porção deles. O cara torce e age contra o próprio país, se incomoda com as boas notícias e chega mesmo a NEGÁ-LAS (negacionistas de verdade). Juro que não consigo entender.

  5. Não estão mais sequer disfarçando. É a mesma cambada que torce pelo vírus, os “coronalovers”. A grande mídia brasileira, em sua maior parte, foi reduzida a isso.

  6. Hô desespero grande dessa imprensa imunda.
    Nunca vi tanta imundice junta, kkk kkk canalhas mil vezes canalhas.
    Vão ter que engolir o Véio Bolsonaro até 2026.

    1. Dá pra ver que pra pessoas que se bastam nas mentiras do grupin do zap do MINTOmaníaco, a ilusão de defender o corrupto das rachadinhas eh o suficiente pra alimentar um raciocínio limitado e idiotizado….

  7. Que bom que a economia está indo bem enquanto milhares morrem todos os dias nos hospitais por culpa do desgoverno negacionista e inepto. Ainda bem que 22 tá logo ali.

  8. Economia está tão bem que foi noticiado hj que a inflação obteve o mair alta dos últimos 25 anos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Despiora é uma visão muito otimista pq no nosso bolso, só piora.

  9. Aviso aos navegantes para refrescar a memória. Antes da pandemia a situação econômica do Brasil estava em pandarecos e já nessa época o Guedes pregava uma reação em V. Só se for o V de vai dar merda.

  10. A midia brasileira já está ficando sem terminologia escrita e falada na formação de termos e orações críticas em desfavor do ilustre presidente do Brasil,estão parecendo comentaristas e narradores de futebol e de formula 1 e outros esportes que já sem nenhum tipo de argumento e de assunto ficam inventando inexistes vocabulos e persistentes redundâncias.

  11. Inflação a 0,83% em maio, em 12 meses 8,06%, desemprego 15% recorde…realmente, está tudo melhorando de vento em popa!

    1. Mas pra que se importar com a realidade dos fatos e números, o que importa mesmo eh acompanhar as notícias pelo grupin do zap do MINTOmaníaco e acreditar cegamente no que ele fala…

    2. Sua conta esqueceu de incluir:
      Pandemia por 16 meses seguidos;
      Lockdown repetidos por governadores de oposição;
      Bares, restaurantes, área de laser, comércio, micro empresas FECHADAS;
      Turismo restrito a 20% das taxas anteriores;
      Tudo isso DETERMINADO pelos GOVERNADORES e PREFEITOS.
      Está desenhado, mas acho que nem assim você será capaz de entender, é zumbi ideologicamente comprometido

  12. BG, meu nobre, você é quem ainda repercute Folha de São Paulo, Estadão, IstoÉ e etc. ainda dando um crédito que esses órgãos não tem mais diante da sociedade. Seja o cidadão de esquerda, centro ou direita o que se quer é o mínimo de imparcialidade.

  13. Por isso quando leio matérias aqui e desconfio do seu texto, vou logo ao final saber a autoria, quando vejo folha de sao paulo já descarto logo tudo. Última vez que comentei isso aqui veio aquele esquerdeopata do Manoel F me criticar. Golpe ta ai, cai quem quer

    1. Kkkkkkkkk. Esquerdopata deve ser vc abestado que se acha diferente por defender o MINTOmaníaco das rachadinhas que de direita não tem NADA!

  14. Tem um jornal na 96fm as 7h da manhã, não vale nem apena escutar deixei de ouvir dão muito valor a folha!

  15. Fico pensando o que leva um ser abjeto desses a escrever tamanha aberração. Chega a ser bizarro um pseudo jornalista “criar” uma palavra só para não dizer que MELHOROU. Deve estar com defecção mental.

  16. Segundo o grande ‘jênio’ econômico Paulo Jegues, essa coisa de milhões de desempregados, de grande parte da população não ter acesso à carne, arroz, feijão e gás, do preço dos combustíveis está na estratosfera não importam! O importante que a bolsa de valores está batendo recordes diárias; portanto, está tudo muito bem!

    1. A gente bate palmas porque entende que isso é uma CONSTRUÇÃO. Realmente é pedir demais que você compreenda esse caminho, a julgar pelo nível dos comentários. Mas vamos combinar um seguinte: Foram quase 30 anos de políticas econômicas socialistas, dê 4 anos à liberdade econômica. Combinado? Se não ajuda, pelo menos não atrapalhe.

  17. Isso é infame, deselegante, injusto, babaca, infantil, produto de uma avaliação sebosa, tendenciosa, sacana, advinda de um profissional burro, em virtude de muitos motivos, inclusive os éticos, isso jamais poderia ser escrito em qualquer canto. Só certifica a certeza de que, parte te salutar da imprensa nacional, torce pelo mal do Brrasil.

    1. Kkkkkkkkk. Seus comentários que se limitam a somente apresentar adjetivos depreciativos em desfavor do colunista são tão pueris que me senti numa discussão de pátio escolar de quinta categoria… A folha de São Paulo tem sim um editorial de esquerda mas isso não invalida, de pronto, o jornal ou os argumentos do colunistas. Mas pra pessoas que se bastam nas mentiras do grupin do zap do MINTOmaníaco, a ilusão de defender o corrupto das rachadinhas eh o suficiente pra alimentar um raciocínio limitado e idiotizado….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

VÍDEO: Desembargador do TJ-MG lidera ranking de ‘penduricalhos’ e embolsa R$ 2,2 milhões em 2025

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Um desembargador do TJMG aparece como o campeão nacional em pagamentos extras, os chamados “penduricalhos”, no ano de 2025. Somados, os valores classificados como “direitos pessoais”, “indenizações” e “direitos eventuais” chegaram a R$ 2,2 milhões brutos no período.

Na prática, isso significa uma média mensal de R$ 186,4 mil pagos ao magistrado ao longo do ano, apenas com esses adicionais. Os “penduricalhos” são valores que vão além do salário regular e entram na folha com diferentes classificações administrativas.

Esse tipo de pagamento tem sido alvo de críticas em todo o país por inflar a remuneração no Judiciário, mesmo em um cenário de restrições orçamentárias. Enquanto a maioria dos brasileiros enfrenta limites salariais rígidos, essas verbas extras continuam elevando os ganhos no topo da magistratura.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: “Jornalistas e políticos são ansiosos”: Alckmin evita falar de 2026

Imagens: Reprodução/Metrópoles

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, desconversou ao ser questionado sobre a possibilidade de voltar a ser vice na chapa de Lula nas eleições de 2026. Procurado pelo site Metrópoles, ele evitou qualquer definição sobre o próprio futuro político.

Sem responder objetivamente, Alckmin se limitou a afirmar que “há dois tipos de ansiosos na vida: jornalistas e políticos”. A declaração foi após o evento de aniversário do PT, onde o vice chegou a fazer o “L” e apareceu usando uma meia vermelha, símbolo tradicional do partido.

O ato petista chegou a prever o pré-lançamento da campanha de reeleição de Lula, mas o início oficial da disputa foi adiado de última hora. O recuo ocorre em meio a declarações recentes do presidente sobre o destino de sua chapa para 2026.

Em entrevista ao UOL News, na quinta-feira (5), Lula afirmou que Alckmin “tem muito a contribuir” em São Paulo, sinalizando possível mudança de rota.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça proíbe veículos nas praias de Touros após ação do MPF

Foto: Reprodução

A Justiça Federal determinou a proibição da circulação de veículos nas praias de Touros, no Litoral Norte, após ação civil pública movida pelo MPF. A decisão atinge carros, motos, quadriciclos e buggies que trafegavam pela faixa de areia do município, localizado a cerca de 90 km de Natal.

A sentença confirma uma liminar anterior e estabelece que a restrição não se aplica a veículos essenciais, como ambulâncias, viaturas de segurança pública, limpeza urbana, transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de apoio à pesca artesanal e a práticas esportivas autorizadas. Todos devem ser previamente cadastrados, identificados e supervisionados.

No período entre novembro e junho, quando ocorre a desova das tartarugas-marinhas, o município deverá intensificar a fiscalização para coibir a circulação e a permanência irregular de veículos nas praias. A decisão também prevê a instalação de câmeras e placas de advertência, ações de educação ambiental, criação de um comitê local, identificação dos veículos autorizados e a definição de uma rota alternativa para passeios turísticos.

A Justiça manteve multa aplicada em decisão anterior e fixou o prazo de 30 dias para que o município apresente um cronograma de execução das medidas, com comprovação periódica do cumprimento. Segundo a 15ª Vara Federal do RN, enquanto não houver rota alternativa implantada, segue válida a proibição de veículos automotores não oficiais. A decisão ainda cabe recurso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Por unanimidade, TRE derruba prefeito de Itaú e caso sobe ao TSE

Foto: Reprodução

O TRE-RN confirmou, por unanimidade, a cassação do mandato do prefeito de Itaú, Francisco André Régis Júnior (PP), e do vice-prefeito Paulo Fernandes Maia (MDB). A decisão foi tomada nesta segunda-feira (9) e mantém o entendimento de que houve abuso de poder político e econômico nas Eleições de 2024.

Após o julgamento, André Júnior divulgou vídeo nas redes sociais dizendo que recebeu a decisão “com serenidade”, que irá cumprir a determinação judicial e que vai recorrer ao TSE. Ele também informou que o presidente da Câmara Municipal, Fernandes Melo, assumirá interinamente a Prefeitura nos próximos dias.

A cassação foi confirmada no julgamento dos Embargos de Declaração do Recurso Eleitoral nº 0600224-44.2024.6.20.0045, dentro de uma AIJE movida pela Coligação “Vontade do Povo”. O TRE manteve o entendimento de que eventos promovidos pela Prefeitura, como o Dia das Mães Itauenses e o XVI Arraiá do Zé Padeiro, caracterizaram conduta vedada e abuso durante o período eleitoral.

Além da perda dos diplomas, André Júnior foi multado em R$ 10.641,00 e declarado inelegível por oito anos. O vice-prefeito recebeu multa de R$ 5.320,50. A decisão passa a produzir efeitos após o prazo para apresentação de novos recursos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Lula ironiza exame de próstata: “Homão tem vergonha de dedada”

Imagens: Reprodução

O Lula voltou a chamar atenção nesta segunda-feira (9), ao tratar do exame de próstata de forma irônica durante um evento em São Paulo. A declaração ocorreu durante visita a uma Carreta da Saúde do programa federal “Agora Tem Especialistas”.

Ao discursar, Lula afirmou que muitos homens evitam o exame de câncer de próstata por vergonha do procedimento, que envolve o toque retal feito pelo médico. Segundo ele, há homens com mais de 60 anos que nunca realizaram o exame por não aceitarem esse tipo de avaliação médica.

Durante a fala, o petista comparou a resistência masculina com a rotina de exames enfrentada pelas mulheres. Disse ainda que a primeira-dama, Janja da Silva, fará uma mamografia em uma Carreta da Saúde e que a ideia é que ela ajude a divulgar a importância do exame preventivo.

Lula afirmou que, enquanto as mulheres se submetem a diversos exames, “o homão tem vergonha de tomar uma dedada”.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após o Carnaval, Lula leva ministros e governador petista em giro pela Ásia

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula decidiu embarcar para a Índia e a Coreia do Sul após o feriado de Carnaval levando na bagagem ministros, um governador do PT e representantes da indústria. A viagem marca a segunda agenda internacional do petista em 2026 e envolve compromissos políticos e econômicos fora do país.

Fazem parte da comitiva os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), além do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Este confirmou que pretende discutir uma parceria entre o governo e a iniciativa privada para a produção de medicamentos contra o câncer por meio da Bahiafarma, uma estatal baiana voltada à fabricação de remédios oncológicos, hoje considerados de alto custo para o SUS.

Na Índia, Lula participará de uma Cúpula sobre Inteligência Artificial e cumprirá uma visita oficial de Estado. A aproximação ocorre no momento em que o Brasil tenta reforçar laços econômicos com o país asiático, especialmente após a imposição de tarifas pelos Estados Unidos, o que levou o governo federal a buscar novos parceiros comerciais.

Já a passagem pela Coreia do Sul faz parte da estratégia do Planalto de ampliar mercados internacionais, com foco na abertura para exportações de carne brasileira. Antes dessa agenda asiática, Lula esteve no Panamá, no fim de janeiro, onde firmou acordos voltados à facilitação de investimentos entre os dois países.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

NOVA DENÚNCIA: CNJ registra mais uma acusação de assédio contra ministro Marco Buzzi

Foto: Divulgação/STJ

O CNJ recebeu, nesta segunda-feira (9), uma nova denúncia de assédio sexual contra o ministro do STJ Marco Buzzi. A informação aponta que o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, ouviu a suposta vítima e registrou formalmente a acusação, ampliando o caso que já vinha sendo investigado.

A nova denúncia surge após a acusação feita por uma jovem de 18 anos, revelada pela imprensa nacional, envolvendo um episódio ocorrido em janeiro, durante férias em Balneário Camboriú (SC). Segundo o relato, a jovem, filha de amigos do ministro, teria sido alvo de tentativa de assédio enquanto estava no mar.

De acordo com informações do Metrópoles, a segunda suposta vítima seria uma ex-funcionária do gabinete de Marco Buzzi no STJ, e o caso permanece, por ora, sob análise exclusiva do CNJ. Já a primeira denúncia motivou a instauração de sindicância no STJ, além de ter chegado ao STF, onde o ministro Nunes Marques atua como relator.

Em nota, a defesa de Marco Buzzi afirmou que ainda não teve acesso aos autos e criticou o que chamou de “vazamento antecipado de informações não checadas”. Os advogados sustentam que não houve qualquer conduta imprópria e dizem que a inocência do ministro será demonstrada nos procedimentos em andamento.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Dono do Banco Master pode virar réu por estelionato e fraude financeira

Foto: Reprodução

O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, deve responder por crime de estelionato e por fraudes contra o sistema financeiro, segundo informações da coluna Andreza Matais, do Metrópoles. A apuração indica que as condutas analisadas se enquadram no artigo 171 do Código Penal, que trata de obter vantagem ilícita por meio de fraude, causando prejuízo a terceiros.

O Banco Master foi liquidado pelo Banco Central em 18 de novembro do ano passado. A decisão, segundo o próprio BC, ocorreu por causa de uma grave crise de liquidez, do comprometimento da situação econômico-financeira da instituição e de violações relevantes às normas que regem o Sistema Financeiro Nacional. As investigações correm no STF, sob a relatoria do ministro Dias Toffoli.

Além do estelionato, o mesmo capítulo do Código Penal prevê outros crimes que podem atingir o controlador do banco.

Entre eles estão fraudes envolvendo ativos financeiros, como a organização ou oferta de operações com o objetivo de obter vantagem ilícita, e irregularidades na administração de sociedades por ações, como a divulgação de informações falsas ou a ocultação de fatos relevantes ao público ou a investidores.

A defesa de Daniel Vorcaro sustenta que o Banco Master atuou dentro das regras do mercado e afirma que a instituição teria sido vítima de grandes bancos, que buscariam barrar novos concorrentes no sistema financeiro.

As apurações seguem em andamento, e caberá ao STF analisar se os fatos se confirmam e se há responsabilidade criminal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Reunião secreta com Lula põe presidente do BC na mira da CPI do Crime Organizado

Foto: Bruno Esaki/Metrópoles

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) pediu a convocação do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para depor na CPI do Crime Organizado no Senado. O alvo é uma reunião fora da agenda oficial que teria ocorrido entre Galípolo, o presidente Lula (PT) e o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.

O senador também quer ouvir o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que, segundo ele, teriam participado da mesma reunião. Girão afirma que, à época do encontro, já existiam indícios de irregularidades envolvendo o Banco Master, o que torna a presença do chefe do Banco Central ainda mais sensível.

Girão diz que a reunião “suscita questionamentos legítimos” e cobra explicações sobre a finalidade institucional do encontro, os assuntos tratados e se houve pedidos, pressões ou qualquer tipo de tratativa relacionada a decisões regulatórias do Banco Central.

No caso de Rui Costa, o senador quer saber se houve avaliação prévia dos riscos administrativos e políticos antes de levar Vorcaro para conversar com Lula fora da agenda oficial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro minimiza disputa no PSD e crava: PT não chega ao poder de novo

Foto: Edilson Rodrigues/Agencia Senado

O senador Flávio Bolsonaro (PL) reagiu à movimentação de Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior e Eduardo Leite, governadores filiados ao PSD que articulam uma candidatura própria à Presidência da República. Para Flávio, apesar da concorrência no campo da centro-direita, o cenário tende a se polarizar novamente entre Bolsonaro e a esquerda.

Em declaração ao Metrópoles nesta segunda-feira (9), o senador afirmou que os partidos têm o direito de lançar candidatos, mas avaliou que dificilmente o segundo turno ficará fora de um Bolsonaro e um nome da esquerda.

Segundo ele, mesmo sem aliança no primeiro turno, a convergência deve ocorrer depois. Flávio também foi direto ao criticar o PT, dizendo que o país não suportaria mais quatro anos do partido no comando do Planalto.

Flávio disse ainda que mantém conversas abertas com cinco legendas em busca de apoio político: União Brasil, Republicanos, PP, Podemos e Novo. O senador está em agendas internacionais desde janeiro e retorna ao Brasil nesta quarta-feira (11), quando deve intensificar as articulações com dirigentes partidários.

Sem conversas sobre vice

Sobre especulações envolvendo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Flávio afirmou que não houve conversa sobre vice.

Segundo ele, o tema será tratado no momento adequado, reforçando que, por ora, o foco é o diálogo com lideranças partidárias, enquanto o PT já tenta ampliar sua base oferecendo a vaga de vice a partidos de centro para sustentar um novo projeto de poder.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *