Fortaleza dos Reis Magos ficará fechada durante este fim de semana

A Fortaleza dos Reis Magos, famoso ponto turístico de Natal, está fechada para visitação durante hoje e domingo, por decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A medida foi tomada para preservar o local, que no momento passa por obras de reparos e pintura. O instituto é o responsável por preservar o patrimônio cultural brasileiro

As obras, que estavam sendo executadas pela Fundação José Augusto (FJA), não foram autorizadas, segundo o superintendente do Iphan, Onésimo Jerônimo Santos. Por solicitação do órgão, nos próximos dias, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deverão fazer perícias no local para verificar se houve dano ao patrimônio histórico do monumento.

Ainda de acordo com Onésimo, além da falta de autorização, a FJA estava utilizando materiais inadequados para executar a obra. “Existem critérios a serem seguidos. É preciso usar materiais similares aos da época da construção. O aval do Iphan é necessário, mas a obra continuou. Tivemos que tomar a medida extrema do embargo”, explicou ao G1/RN.

A Fundação José Augusto, através do engenheiro Sérgio Wiclif, se defendeu afirmando que a Fundação não recebeu notificação do Iphan para paralisar a obra e informou que elas foram solicitadas pelo Ministério Público Estadual.

Na segunda-feira (10), o Iphan se reunirá com a secretária estadual de Cultura, Isaura Rosado, para tratar do assunto.

Com informações do G1/RN