Diversos

FOTO: atriz pornô se oferece para time inteiro da NBA por classificação

thumbCom 18 vitórias e 33 derrotas na atual temporada da NBA, o Cleveland Cavaliers é uma das grande decepções da liga de basquete. Mas a motivação para a reação da equipe pode estar em uma declaração inusitada.

A atriz pornô Ava Devine, de 40 anos, em entrevista ao site “TMZ”, admitiu que se a franquia de Ohio chegar aos playoffs da Conferência Leste ela irá ter relações sexuais com todos os integrantes da equipe e levará amigas.

– Se (os jogadores do Cavs) chegaram aos playoffs, eu vou transar com todos eles e ainda vou levar uma amiga, ou amigas. Eu consigo dar conta de todos sozinha – disparou Devine.

A missão do Cleveland, que tem o brasileiro Anderson Varejão no elenco, não é fácil. Na 11ª colocação, o time está a três posições do oitavo colocado, o Charlotte Bobcats, que tem 22 vitórias e 29 derrotas.

Lancenet

Opinião dos leitores

  1. Com todo o respeito, meu estimado editor, mas, como jogador, não sei se eu teria ânimo para correr em busca da vitória. Talvez me escondesse no conforto da derrota, para não ter que encarar essa situação. Do resto dessa senhora escorrem as horas de luxúria, os anos de embates que só Deus sabe quais são. Pele, boca e olhar denunciam uma já cansada gazela do deserto, aquela que um dia fez a alegria dos animais. Não condeno. Assim é a vida, cada um carregando a sua triste sina.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mais de 70% dos deputados federais concordam com limitar decisões do STF

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (26.mai.2024) indica que 72% dos deputados federais concordam com a limitação das decisões monocráticas do STF (Supremo Tribunal Federal). O Senado aprovou, em novembro de 2023, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita esse tipo de decisões por parte do Supremo. O tema está agora na Câmara dos Deputados.

O levantamento ouviu 183 deputados federais em exercício, de forma presencial e on-line. As entrevistas foram realizadas de 9 de abril a 21 de maio. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia os resultados completos para a pergunta “Concorda com a limitação das decisões monocráticas do STF?”: 

  • concordo – 72%; 
  • não concordo, nem discordo – 7%;
  • discordo – 15%;
  • não sabe ou não respondeu – 6%; 

De forma geral, 34% dos entrevistados disseram avaliar de forma positiva o trabalho do STF. Outros 21% responderam ser regular e 40% afirmara que a avaliação é negativa. Outros 5% escolheram a opção “não sabe ou não respondeu”.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Enchente no RS: Defesa Civil recebeu mais de 1,5 milhão de litros de água e 200 toneladas de alimentos em doações

Foto: Cristiano Mariz

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou na manhã deste domingo (26) que já recebeu 1,5 milhão de litros de água e mais de 200 toneladas de alimentos para as vítimas das chuvas no estado. As doações foram distribuídas para 167 municípios, conforme a demanda de cada local.

De acordo com o balanço, que contabilizou doações feitas entre os dias 25 de abril e 25 de maio, foram recebidas 166 mil unidades de cestas básicas, 136 mil litros de leite, mais de 98 mil cobertores e 24 mil colchões.

Entre os itens de higiene pessoal, mais de 244 mil kits foram doados.

Número de mortos chega a 169

Subiu para 169 o número de mortos pela tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, de acordo com o último boletim da Defesa Civil gaúcha, publicado na manhã deste domingo (26). O número de desaparecidos caiu para 56, dez a menos que o registrado no sábado.

Ainda de acordo com o informe, 2,3 milhões de gaúchos de 469 municípios já foram afetados até agora pela tragédia climática. Há 581 mil pessoas desalojadas e 55 mil em abrigos.

Em todo o estado, há mais de 112 mil pessoas sem energia elétrica. A Corsan, por sua vez, afirma que o sistema de abastecimento de água foi normalizado.

Atualmente, são 67 trechos com bloqueios totais e parciais em 42 rodovias, entre estradas, pontes e balsas.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro critica fala de Lula sobre ‘irresponsabilidade’ de Israel em Gaza: “Hamas executou o refém brasileiro e Lula, mais uma vez, não foi ouvido pelos seus amigos terroristas”

Foto: AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o atual ocupante do cargo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela postura adotada diante do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Durante evento em Guarulhos no sábado, 25, o petista pediu solidariedade às mulheres e crianças “que estão morrendo na Palestina por conta da irresponsabilidade do governo de Israel”. “A gente não pode se calar diante das aberrações. A gente não pode deixar de ser solidário porque amanhã a gente vai precisar de solidariedade”, discursou o presidente da República.

A fala de Lula ocorreu no mesmo dia em que Israel voltou a bombardear a cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, mesmo com determinação da Corte de Haia que pedia o fim dos ataques na região, e um dia após o Exército israelense encontrar o corpo do brasileiro Michel Nisenbaum, que foi assassinado no sul do País pelo Hamas e teve o corpo levado para a Faixa de Gaza. Natural de Niterói (RJ), ele tinha 59 anos e deixa duas filhas e seis netos.

Em suas redes, Bolsonaro acusou Lula de ser “amigo” do grupo terrorista Hamas e questionou o empenho dele em libertar o brasileiro capturado. “O Hamas executou o refém brasileiro e Lula, mais uma vez, não foi ouvido (se é que ele se empenhou) pelos seus amigos terroristas”, escreveu o ex-presidente na rede social X (antigo Twitter).

No discurso em Guarulhos, Lula não mencionou a morte de Nisenbaum, mas já havia lamentado o ocorrido com o brasileiro nas redes sociais na sexta-feira, quando a notícia foi divulgada por Israel. “Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisembaum, brasileiro mantido refém pelo Hamas. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Michel”, escreveu o chefe do Executivo, também no X.

“O Brasil continuará lutando, e seguiremos engajados nos esforços para que todos os reféns sejam libertados, para que tenhamos um cessar-fogo e a paz para os povos de Israel e da Palestina”, acrescentou o petista.

Brasil e Israel vivem uma crise diplomática desde que o presidente brasileiro comparou as ações do governo israelense na Faixa de Gaza ao genocídio perpetrado por Adolf Hitler que exterminou milhões de judeus. A postura de Lula é criticada pela oposição e por parte da comunidade judaica, que vê condescendência com o Hamas e falta de veemência nas críticas do presidente à organização terrorista.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Braço armado do Hamas afirma que disparou ‘série de foguetes’ contra Tel Aviv, capital israelense

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Pela primeira vez em meses, as sirenes de alarme em Tel Aviv voltaram a tocar. Neste domingo, o Hamas afirmou ter disparado uma “série de foguetes” contra a capital israelense. Segundo o Exército de Israel, pelo menos oito mísseis foram disparados. Isso acontece após Israel bombardear a cidade palestina de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, apesar de a Corte Internacional de Justiça (CIJ) ter ordenado a suspensão das operações nessa área do território palestino.

O Exército informou que “alguns foguetes foram interceptados” e uma correspondente da AFP na Faixa de Gaza disse ter visto foguetes sendo disparados de Rafah. Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos. Este é o primeiro ataque de foguetes de longo alcance vindos de Gaza desde janeiro.

A ala armada do Hamas afirmou no Telegram nesta manhã que havia atacado Tel Aviv “em resposta aos massacres sionistas contra civis”.

Horas antes, bombardeios e disparos de artilharia israelenses atingiram o norte e o centro do território palestino, assim como Rafah, cidade no extremo sul da qual centenas de milhares de palestinos fugiram.

A defesa civil de Gaza afirmou que recuperou seis corpos após um ataque aéreo contra uma casa no leste de Rafah, onde Israel prossegue suas operações militares.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra uma cratera causada pelo aparente impacto de um foguete perto da cidade de Kfar Saba, no centro de Israel. O foguete parece ter atingido uma área aberta.

‘Diplomacia de emergência’

Após quase oito meses de guerra, continua aumentando a pressão internacional e interna para que Israel feche um acordo com o Hamas que inclua a libertação dos reféns que continuam em poder do movimento islamista que governa a Faixa de Gaza desde 2007.

Um alto funcionário afirmou que o gabinete de guerra israelense deve se reunir no domingo à noite para analisar os esforços para liberar os reféns. Outra fonte assegurou no sábado que o governo israelense tem a intenção de retomar as negociações nesta semana.

Com informações de O Globo e O Antagonista

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de rigatoni com camarão ao pesto; e rosbife Almeida

RIGATONI COM CAMARÃO AO PESTO

Ingredientes:
250g de rigatoni grano duro
300g de filé de camarão
2g sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
50g de queijo parmesão ralado
50ml de vinho branco

Modo de preparo:
Cozinhe a massa e deixe ficar al dente. Reserve.
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino a gosto.
Aqueça bem uma frigideira, coloque um pouco de azeite e sele os camarões até dourar dos dois lados. Reserve.
Na mesma frigideira coloque o vinho, pra deglacear.
Acrescente a massa, o molho pesto e misture bem para incorporar.
Acrescente os camarões, misture, ajuste o sal e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 15 min
Tempo de cozimento: 20 min

Molho Pesto
Ingredientes:
Folhas de 1 maço de Manjericão
150g de queijo Parmesão
20g de castanha de caju
250ml de Azeite extra virgem
10g de pimenta do reino
Sal a gosto

Modo de preparo:
Coloque as folhas de manjericão, o azeite, a pimenta do reino, o parmesão e dê umas pulsadas no liquidificador.
Acrescente a castanha de caju e bata um pouco.
Ajuste o sal, pulse novamente e reserve.

Tempo de preparo: 15 min

DICA RÁPIDA

ROSBIFE ALMEIDA

Filé
Ingredientes:
500g de filé mignon
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto
1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo:
Tempere todos os lados do filé com sal e pimenta do reino ao gosto.
Aqueça bem uma frigideira, em ponto de fumaça, coloque o azeite, a manteiga e sele o filé de todos os lados até dourar.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 5 a 6 minutos.
Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos.
Corte em fatias finas e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 7 min
Tempo de cozimento: 15 min

Farofa de farinha láctea
Ingredientes:
1 colher de sopa de manteiga
Fio de azeite
2 colheres de sobremesa de cebola roxa picada
1 dente de alho assado
150g de farinha láctea
10 cubos de macaxeira cozida e frita
Sal a gosto
Modo de preparo:
Coloque a manteiga e o azeite numa frigideira e misture.
Acrescente a cebola e deixe murchar.
Acrescente o alho cozido e misture tudo.
Coloque a farinha láctea, misture e ajuste o sal.
Acrescente a macaxeira frita e misture.

Tempo de preparo: 6 min
Tempo de cozimento: 10 min

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

ARTIGO: O incrível preço do cafezinho. Por Marcus Aragão

Foto: Freepik

Adoro um cafezinho. Já coloquei em sobremesas e até no sorvete. Hoje, coloco-o neste artigo. Bem, enquanto tomo meu cafezinho diário, fiquei ligado na subida do preço desse item tão presente na vida do brasileiro. A inflação no Brasil em 2023 foi de 4,62%. Sabemos que é uma média, pois há produtos que sobem bem mais que outros e ainda há aqueles que baixam de preço, como os carros, por exemplo.

A verdade é que o que importa é a inflação de cada um de nós. A minha inflação é diferente da sua, que é diferente da do seu vizinho. Se em janeiro anotarmos os itens que consumimos e acompanharmos o preço até o final do ano, teremos a inflação individual. Como os produtos que consumo não são iguais aos seus, nossa inflação também não será. Não é difícil encontrar itens com 40 ou 50% de aumento, como alguns cafezinhos.

— Uma realidade bem amarga.

Confesso que tenho dificuldade de entender por que sobe tanto o preço do nosso cafezinho e como pode um expresso custar até R$ 9,00. Segundo o site ExpressoArt, 1 quilo de pó de café rende 142 xícaras de 50 ml. Ora, uma xícara custando 9 reais, multiplicando por 142, chegamos a 1.278 reais o preço apurado pelo quilo de café. Em alguns casos, esse mesmo café era vendido por quase metade do valor há um ano. Que coisa!

Logicamente, este preço varia de local para local. Peguei a referência de R$ 9,00 pois foi o valor que encontrei em alguns pontos dos nossos shoppings. Você pode pensar que tudo subiu, concordo. Aliás, tudo relacionado ao lazer barato ou à necessidade do brasileiro, como feira e remédios, também subiu muito. Contudo, poucos itens subiram tanto quanto o cafezinho.

Diversos outros itens não subiram tanto. Em 2023, o arroz subiu 24,54%, a couve-flor, 24,10%, a manga 30%, a laranja lima 19%, e a gasolina, 12,09%.

Espero não queimar a língua, mas realmente fica difícil compreender como somos um dos maiores produtores de café do mundo e tomei um expresso em Lisboa, em janeiro de 2024, num grande shopping, pagando 1 euro (aproximadamente R$ 5,50). A carga tributária? Não sei quanto é em Portugal, mas no Brasil, os impostos que incidem sobre o pó de café são da ordem de 16,50%. O salário mínimo no Brasil é menor e subiu 6,97% em 2024.

Não sou economista. Apenas um consumidor que, assim como você, cafeinado leitor, carrego minhas percepções. O que me parece é que fica difícil controlar a inflação apenas com a taxa Selic alta, pois só diminui o consumo de itens que precisam de financiamentos. Afinal, a taxa de juros alta retrai o consumo desses itens mais caros. Entretanto, o lazer barato, a alimentação e os itens de necessidade sobem a todo vapor. E essa situação, assim como o excesso de cafeína, tira o sono de todos nós brasileiros.

Marcus Aragão
@aragao01

Opinião dos leitores

  1. Lembre que esse café de 9,00 caro sim concordo, mas não é o de pó igual ao que temos em casa , e sim de grão que será moído e é bem mais caro

    1. Os consumidores
      nas cafeterias é so boicotar e não comprar por esse preço. Quero ver não baixar quando a clientela desaparecer.

  2. Ótimo texto! Acrescente também os tais “burguer”. Tem sanduíche que custa quase o preço de um prato, e as vezes mais caro, olhe que só tem três ou quatro itens; pão, hambúrguer, queijo e ovo. Como pode custar tão caro??

    1. Caro amigo 1 kg arroz e feijao da pra quantas pessoas ? Um pão da pra quantos faça a conta dos custos e veja se pode comparar

  3. O preço do cafezinho não é formado pelo insumo café apenas. O frete subiu. A mão de obra subiu. A energia da máquina e do ar condicionado da praça onde você o consome. O aluguel do ponto de venda…

  4. SELIC alta reduz inflação pq o custo do dinheiro fica mais caro. Para a empresa que produz o cafezinho também. Isso faz com que ela contrate menos, menos empregos, menos gente com dinheiro para comprar café. Assim, tem que segurar o preço, se não, não vende. Não impacta so em produtos financiados. É um remédio amargo, mas é um dos poucos para conter a inflação quando temos um governo gastador.

  5. Perfeito .. singelo e direto ! Aprendi que com
    Um bom café se faz bons amigos , está caro demais manter essa máxima kkkkkkk

    1. Também fico sem entender esse valor. Excelente texto! 👏👏👏

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de casos de assédio moral e sexual no trabalho em 2023 supera a soma das denúncias de 2021 e 2022

Foto: PAULO H. CARVALHO/AGÊNCIA BRASIL

As denúncias de assédio moral e sexual em 2023 foi maior que nos dois anos anteriores. Segundo o Ministério Público do Trabalho, no ano passado foram 15.127 casos contra 14.035 em 2021 e 2022 somados (8.188 em 2022 e 5.847 em 2021).

Os casos de assédio moral representam a maioria das denúncias de 2023, com 13.743 registros.

Veja os números:

Fonte das informações: Ministério Público do Trabalho, dados de 2024, até 8 de maio | Imagens: reprodução/R7

O assédio no ambiente de trabalho é caracterizado como toda conduta abusiva e repetitiva que causa humilhação, constrangimento, discriminação e desrespeito a um trabalhador. A advogada especialista em compliance de gênero Mariana Covre explica que os casos não acontecem apenas entre níveis hierárquicos (chefe x subordinado), mas podem ocorrer também entre colegas de trabalho do mesmo nível.

A conscientização dos colabores em relação a qualquer conduta excessiva explica o aumento dos casos. “Na medida em que as organizações, sejam elas empresas ou órgãos públicos, passam a ser mais cobradas de treinar pessoas, capacitar suas lideranças, manter cartilhas informativas e canais de denúncias, mais as pessoas sabem reconhecer se estão ou não sendo assediadas e o que fazer, onde e como denunciar”, disse Mariana.

A Controladoria Geral da União aconselha que antes de fazer uma denúncia sobre assédio, seja sexual ou moral, é importante que o denunciante tente obter provas do assédio contra si, como mensagens, vídeos ou conversas, para facilitar a apuração da conduta irregular.

R7

Opinião dos leitores

  1. Também , até liberar um flatos dar processo , a educação de qualidade é a maneira de combater estas incongruências penais ! Pelo menos diminuir.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pescadores capturam 5 toneladas de peixes de uma só vez em Galinhos

Pescadores de Galinhos, na Costa Branca potiguar, fizeram uma captura de 5 toneladas de peixes de uma só vez, no sábado (25).

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a abundância de peixes espalhados pelo chão, dentro de uma embarcação e ainda na rede de arrasto.

Durante a gravação, um pescador explica que todos os peixes capturados são da espécie Xaréu.

Com informações do Via Certa Natal

Opinião dos leitores

  1. Estimativa de preço total desta pescaria r$ 100.000 cem mil reais. Levando em consideração valor do Xereu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN registra maior alta do país na arrecadação de ICMS sob combustíveis em 2023

Foto: Sérgio Lima/Poder360

No cenário tributário brasileiro, o ano de 2023 marcou uma significativa mudança na arrecadação estadual proveniente do ICMS sobre combustíveis. De acordo com dados do Ministério da Fazenda, o montante total arrecadado atingiu a marca de R$ 118,6 bilhões, representando 13,7% da receita tributária estadual.

No entanto, essa proporção é a menor desde 2020, evidenciando uma queda na participação da tributação sobre os itens em questão. A notícia é destaque no portal Poder 360.

Apesar disso, algumas unidades federativas apresentaram aumentos significativos na arrecadação, com destaque para o Rio Grande do Norte, que registrou uma alta de 18,6%, seguido por Mato Grosso do Sul (10,3%) e Paraná (5,8%).

Na comparação de 2023 com 2022, houve retração no recolhimento dos tributos em 21 unidades da Federação.

As maiores quedas foram nos seguintes Estados:

  • Maranhão – -43,4%;
  • Rondônia – -32,9%;
  • Pernambuco – -25,3%.

Já as maiores altas se deram em: 

  • Rio Grande do Norte – 18,6%;
  • Mato Grosso do Sul – 10,3%;
  • Paraná – 5,8%.

A pandemia desempenhou um papel crucial nesse cenário, com a redução da circulação de veículos devido ao isolamento social, o que naturalmente resultou em uma queda na arrecadação esperada. Excluindo os dados de 2020, a arrecadação de 2023 foi a menor desde 2010, representando 13,1% da receita tributária estadual. Essas informações, corrigidas pela inflação, ressaltam a dimensão do impacto da pandemia sobre a arrecadação de ICMS sobre combustíveis.

Uma das razões por trás da redução na participação é a implementação de leis que estabeleceram um teto no ICMS sobre produtos essenciais, como diesel e gasolina. Essas medidas buscaram mitigar os efeitos econômicos adversos da pandemia, mas também tiveram impacto na arrecadação dos estados.

Na análise comparativa entre 2023 e 2022, observa-se uma retração no recolhimento dos tributos em 21 unidades da Federação. Destacam-se as maiores quedas nos Estados do Maranhão (-43,4%), Rondônia (-32,9%) e Pernambuco (-25,3%). Por outro lado,

A alta no RN ocorreu em meio ao aumento da alíquota do ICMS no Estado, que em 2023 foi de 20%, enquanto a maioria das demais unidades da federação manteve o percentual de 18%.

Em todo o Brasil, a arrecadação total dos Estados com a tributação sobre combustíveis passou de R$ 131,2 bilhões em 2022 para R$ 118,6 bilhões em 2023, uma variação negativa de 9,6%. Os dados do Ministério da Fazenda não incluem a contabilização para a Bahia em nenhum dos anos analisados.

Grande Ponto com informações do Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Economia controlada e assim, as pessoas têm mais poder de compra, vivem melhor. Os dados não mentem.p
    E ainda falam mal do governo Lula.

  2. O consumo de gasolina aumentou devido aos impactos da obras do Prefeito Álvaro Dias e pela nova prática de interromper uma via pra paisagismo do canteiro central.
    Um engarrafamento em cada canto, um estorvo em cada lugar, é a prefeitura do Natal atrapalhando sua vida e roubando seu tempo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula quer ‘InternetBras’ por satélite para se contrapor a Elon Musk

Foto: Sérgio Lima/Poder360 e YouTube/TED

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu criar uma espécie de ‘InternetBras’ para construir um sistema de acesso à rede mundial de computadores por satélite.

A administração petista derrubou em 2023 uma proposta de contratar a Starlink, do empresário Elon Musk, que oferece o mesmo serviço.

Quem vai cuidar disso é uma antiga estatal, a Telebras, que sobrevive até hoje controlada pela União, mesmo com a telefonia do país tendo sido privatizada em 1998. Segundo o Ministério das Comunicações, esse sistema especial de acesso à internet será só para escolas.

O problema é como conseguir que isso funcione. Hoje, só há no planeta uma constelação de 5.402 satélites apropriados para fazer essa conexão de internet com alta velocidade de conexão necessária a escolas –esse sistema é de Elon Musk. O Brasil teria de alugar satélites, mas só há os da Starlink disponíveis para essa função.

Outros países e empresas tentam ter esse tipo de estrutura. A União Europeia anunciou há 1 ano que faria uma rede de satélites dessa natureza. Nunca saiu do papel. Segundo noticiou o jornal alemão Handelsblatt, o custo inicial seria de 6 bilhões de euros e já pulou para  12 bilhões de euros (cerca de R$ 67 bilhões). Com isso, a UE não fixou uma data para começar de fato o projeto.

DECISÃO DA ANATEL

Anatel e o governo decidiram que a Telebras conectará escolas em áreas remotas à internet. Descartaram, com a decisão, a Starlink, de Elon Musk.

A decisão de 17 de maio foi do Gape, responsável pela conectividade de escolas. O grupo administra dinheiro que as operadoras de telefonia direcionam para isso (portanto, quem paga é o consumidor). É determinação do leilão do 5G em 2021. Deverão ser R$ 3 bilhões até 2026.

O Gape tem 8 integrantes: 4 são de operadoras, 2 da Anatel, 1 do Ministério das Comunicações e 1 do Ministério da Educação.

O presidente do Gape, Vicente Aquino, decidiu que as operadoras não poderiam votar nesse caso por conflito de interesses. Votaram só os representantes da Anatel e do governo. A ata da reunião ainda não saiu.

Estima-se que haja 20.000 escolas em áreas remotas. O Gape aceitou proposta do Ministério das Comunicações para conectá-las com um programa operado pela Telebras. Um dos objetivos do Novo PAC é levar internet a 138 mil escolas públicas.

O MEC publicou portaria em agosto de 2023 com regras para a internet em escolas remotas. Houve avaliação de que a velocidade mínima só poderia ser atendida pela Starlink. Em outubro, o ministro Camilo Santana (Educação) cancelou a portaria e disse que seria reavaliada.

A estatal contrata satélites para os serviços que faz para o governo. Não disse como poderá atender escolas em áreas remotas do país, principalmente na Amazônia.

Por que isso importa

Por 3 motivos:

  • porque Elon Musk criticou de forma acerba Lula e o ministro do STF Alexandre de Moraes. A decisão da Anatel e do governo pode não ser consequência disso, mas pode ser interpretada como uma resposta;
  • porque a decisão do grupo da Anatel favorece a Telebras, um resquício que sobrou da privatização da telefonia no governo de Fernando Henrique Cardoso. Fortalecê-la confirma o viés estatizante do governo de Lula;
  • porque há chance de a InternetBras de Lula não dar certo. A União Europeia vem tentando construir uma rede de satélites para se contrapor à de Elon Musk, mas o projeto anunciado há 1 ano não sai do papel. O custo estimado é de 12 bilhões de euros (cerca de R$ 67 bilhões). O contrato para construção seria assinado em março. Foi adiado sem nova data para ser fechado.

Fica então a pergunta: como a Telebras vai construir a InternetBras de Lula se não há uma constelação de satélites disponível para esse fim? Uma possibilidade seria alugar os equipamentos que Elon Musk já colocou em órbita.

PROPOSTA DO GOVERNO

A Anatel disse por meio de nota que a decisão do Gape foi resultado de uma proposta do Ministério das Comunicações com apoio do MEC. Os 2 ministérios têm representantes no grupo, que também votaram.

Eis a íntegra da nota da Anatel:

“No último dia 17 de maio de 2024, o Gape decidiu aderir à política pública do Gesac, criado pela Portaria MC nº 256, de 13 de março de 2002, e regido atualmente pela Portaria nº 2.460, de 23 de abril de 2021, para conexão com internet via satélite em escolas públicas de educação básica. A decisão foi embasada em solicitação realizada pelo Ministério das Comunicações, com o apoio do Ministério da Educação. A escolha do Gesac atende às diretrizes estabelecidas pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas – Enec, estabelecidas pelo Comitê Executivo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas – Enec, por meio da Resolução nº 2, de 22 de fevereiro de 2024″.

PLANALTO ENVIA NOTA

O Palácio do Planalto enviou uma nota sobre esta reportagem. O Poder360 reproduz, na íntegra, a mensagem da assessoria do presidente Lula, que veio assinada pela Secom (Secretaria de Comunicação Social), às 18h07:

“O editor-sênior Paulo Silva Pinto, do site Poder360, deve ter se divertido durante a elaboração do texto ficcional ‘Lula quer InternetBras por satélite para se contrapor a Elon Musk’.

“1) Inexiste decisão, determinação ou mesmo manifestação do presidente Lula para se contrapor ao empresário mencionado;
“2) A expressão “InternetBras” é outra invenção de responsabilidade exclusiva do inspirado autor. Fica a sugestão para que ele registre e explore a marca;
“3) O trecho “A decisão da Anatel e do governo pode não ser consequência disso, mas pode ser interpretada como uma resposta [ao empresário]” celebra a liberdade criativa do escriba.

“Solicitamos a algum editor responsável do Poder360 que registre essa manifestação ou incorpore o chapéu ‘Ficção’ no alto da referida obra.

“Secom”.

Nota da Redação do Poder 360: o Poder360 mantém as informações publicadas.

Fonte: Poder 360

Opinião dos leitores

  1. E esse canalha está lá preocupado com custos de nada! O Brasil com sua população que se exploda, segundo a cartilha da PeTralhada…

  2. A população está sangrando na boca do lobo faminto, que é este destruidor de pobres chamado Lula, se na Europa tem uma previsão de gastos em torno de 67 bilhões e não fizeram , por aqui será no mínimo uns 200 bilhões só para implantar e depois mais dezenas de milhões mensais para manter a estrutura, e todos nós sabemos que no Brasil não existe por parte do governo a manutenção de nada.
    Vai tirar dinheiro da onde? Vai criar mais impostos?
    Não temos nenhuma boa notícia deste desgoverno só desgraça e mentira, tudo que seria feito por Bolsonaro ele já cortou, obras, benefícios e extinção de impostos.
    A miséria já está batendo na porta dos brasileiros, se não nos unirmos para impedir será tarde demais a salvação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *