Veja matéria anterior Professor do IFRN chama Pau dos Ferros de “cabaré” e “merda” e confusão toma conta das redes sociais
VÍDEO: Vaiado em evento com Lula, Eduardo Leite reage: “Esse é o amor que venceu o medo?”
View this post on Instagram
Vídeo: Reprodução/Instagram
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), foi vaiado ao iniciar seu discurso durante uma cerimônia do governo federal com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento marcou a assinatura de um contrato da Petrobras para a construção de navios, mas acabou sendo marcado pela reação hostil de parte da militância petista ao governador gaúcho.
Diante das vaias, Leite interrompeu a fala e reagiu diretamente ao público, questionando o comportamento dos presentes. “Este é o amor que venceu o medo? Não, né. Então vamos respeitar, por favor”, afirmou, ressaltando que participava de uma agenda institucional e que estava ali em respeito ao cargo que ocupa e ao presidente da República, ambos eleitos pelo mesmo povo.
O governador também afirmou que a hostilidade é reflexo do acirramento da polarização política no país. Leite lembrou que a última eleição presidencial teve um resultado apertado e disse que não é possível falar em “união e reconstrução” enquanto se hostiliza quem pensa diferente. Segundo ele, atitudes como aquela apenas alimentam ódio, rancor e divisões na sociedade.
Lula e Leite participavam da cerimônia de assinatura da contratação de cinco navios gaseiros, 18 barcaças e 18 empurradores, dentro do Programa Mar Aberto, que prevê a renovação e ampliação da frota do Sistema Petrobras. O governador destacou que o evento não era um comício eleitoral, mas um ato institucional que deveria ser marcado pelo respeito entre autoridades.
Com informações do InfoMoney
Comente aqui
Deixe um comentário
Trump diz que Lula terá papel de destaque no conselho de Gaza: “Eu gosto dele”
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Donald Trump voltou a mostrar simpatia pelo presidente Lula e anunciou que o brasileiro terá “grande papel” no recém-criado Conselho de Paz de Gaza. O órgão foi formado para coordenar a reconstrução da região, em meio à guerra entre Israel e Hamas.
“Eu convidei. Eu gosto dele. Lula terá um grande papel no Conselho de Paz de Gaza”, declarou o republicano durante coletiva nesta terça-feira (20). Trump ainda sugeriu que o conselho “poderia” substituir a ONU em algumas funções.
A notícia pega mal para Lula no cenário interno, já que o governo petista é alvo de críticas da direita por sua postura internacional. Para analistas, a aproximação com Trump reforça o protagonismo do Brasil em questões globais, mas também expõe o petista a acusações de alinhamento estratégico controverso.
Enquanto isso, a política brasileira segue observando os movimentos do presidente norte-americano, aliado histórico de Bolsonaro, em decisões que podem mexer com a imagem do PT no exterior e, claro, com o debate eleitoral de 2026.
Comente aqui
Deixe um comentário
Hermano retorna ao MDB e aceita convite para ser vice de Allyson Bezerra
Foto: Arquivo/ALRN
O deputado estadual Hermano Morais confirmou que aceitou o convite do MDB para se filiar ao partido e integrar, como vice, a chapa liderada pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), nas eleições de 2026. A articulação reforça o bloco de oposição ao governo Fátima Bezerra (PT) e sinaliza um movimento claro de reorganização da direita no RN
A decisão foi tomada após reunião com o vice-governador e presidente estadual do MDB, Walter Alves, encontro que encerrou conversas que vinham se arrastando há meses, segundo informações da 98 FM Natal.
Antes de bater o martelo, Hermano também conversou com Rivaldo Fernandes, presidente do PV, partido ao qual ainda é filiado, selando politicamente a mudança de rumo.
Hermano deixou claro que a composição ainda depende de etapas formais, como a troca de partido, prevista para ocorrer até março. Segundo ele, o anúncio oficial da chapa só virá após Allyson Bezerra se declarar publicamente pré-candidato ao Governo do Estado, o que é dado como questão de tempo nos bastidores.
Comente aqui
Deixe um comentário
PF aperta cerco no caso Banco Master e investigados entram em pânico com silêncio de Toffoli
Foto: Reprodução
O avanço da Polícia Federal no caso do Banco Master causou tensão máxima entre os investigados. A PF concentrou, nos dias 26 e 27, os depoimentos de nove alvos da apuração, o que pegou advogados e investigados de surpresa e acendeu o alerta vermelho nos bastidores.
Defensores da família Vorcaro e de outros envolvidos afirmam que não foram sequer oficialmente comunicados sobre os depoimentos. Segundo eles, a investigação segue sob sigilo no STF, sob relatoria do ministro Dias Toffoli, sem acesso a provas ou informações básicas do processo, conforme informações da Veja.
Com a pressa da Polícia Federal, os advogados agora avaliam a melhor reação: pedir mais prazo ao STF, orientar os clientes a permanecerem em silêncio ou denunciar cerceamento de defesa. Em termos simples, cerceamento ocorre quando a defesa não consegue exercer plenamente seus direitos no processo.
Apesar do clima de indignação, enfrentar diretamente o Supremo é visto como último recurso. Nos bastidores, a leitura é clara: o caso avançou rápido demais, sem aviso prévio, e o medo agora é de que decisões já estejam sendo tomadas longe dos olhos da defesa.
Comente aqui
Deixe um comentário
Trump desafia a ONU e lança “Conselho da Paz” para assumir liderança global
Foto: Reprodução
O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a mirar a ONU e disse que o Conselho da Paz criado por seu governo pode, sim, substituir o papel das Nações Unidas. A declaração foi feita nesta terça-feira (20), na Casa Branca, ao comentar a iniciativa norte-americana para supervisionar a Faixa de Gaza. “Pode ser que sim”, respondeu, sem rodeios.
Trump afirmou que a ONU “nunca correspondeu às expectativas” e falhou na mediação de conflitos armados ao redor do mundo. Desde que reassumiu o poder, em janeiro de 2025, o republicano intensificou críticas a organismos multilaterais e retirou os EUA de várias entidades ligadas à ONU, reforçando o discurso de que a burocracia internacional mais atrapalha do que resolve.
O Conselho da Paz foi anunciado em 15 de janeiro e faz parte da segunda fase do plano de Trump para Gaza, que inclui o desarmamento do Hamas, a reconstrução do território e a criação de um governo pós-guerra.
A trégua começou em outubro de 2025, mas Israel e Hamas seguem trocando acusações de violar o cessar-fogo. Segundo a Casa Branca, o novo órgão terá poder para supervisionar o plano, cobrar resultados e mobilizar recursos internacionais.
Trump confirmou que convidou líderes como Vladimir Putin e Lula para integrar o Conselho — o petista ainda não respondeu.
Também estão na lista nomes de peso como Marco Rubio, Jared Kushner, Tony Blair e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, além de aliados ideológicos como Javier Milei. A mensagem é clara: Washington quer tirar o protagonismo da ONU e reassumir, sem intermediários, o comando da política global.
Comente aqui
Deixe um comentário
BC esconde reuniões de Moraes sobre Lei Magnitsky e invoca “segurança do Estado”
Foto: Reprodução
O Banco Central decidiu colocar sob sigilo duas reuniões entre o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e o presidente da instituição, Gabriel Galípolo.
O argumento oficial, segundo informações da Revista Oeste, é de que divulgar o conteúdo dos encontros poderia representar risco à segurança da sociedade e do Estado, mesmo após pedido formal via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Segundo o BC, além de não revelar o teor das conversas, não há qualquer registro oficial do que foi discutido.
As reuniões teriam tratado da chamada Lei Magnitsky, legislação internacional que permite sanções contra autoridades acusadas de violações de direitos humanos — um tema sensível e politicamente explosivo. Curiosamente, os encontros não apareceram nem na agenda pública de Moraes, nem na de Galípolo.
As datas dos encontros, 14 de agosto e 30 de setembro, foram confirmadas pelo próprio Moraes em nota anterior.
O caso ganhou ainda mais repercussão após reportagem revelar que o ministro teria procurado Galípolo para tratar da situação do Banco Master antes da liquidação da instituição, período em que a esposa de Moraes mantinha contrato milionário com o banco.
Para o deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP), autor do pedido via LAI, a resposta do Banco Central é contraditória e falha. Ele aponta que, se há sigilo, o BC deveria informar quem classificou, por quanto tempo e com base em qual dispositivo legal — o que não ocorreu.
Já se não há registros, a versão bate de frente com declarações públicas do próprio presidente do BC de que todas as reuniões são documentadas. Mais um caso nebuloso que reforça a falta de transparência nos bastidores do poder em Brasília.
Comente aqui
Deixe um comentário
STF em crise: Fachin corre atrás de ministros para “apagar incêndio”
Foto: Divulgação
Pressionado por críticas crescentes e desgastes públicos, o presidente do STF, Edson Fachin, passou a procurar colegas da Corte nos últimos dias para conversas reservadas. O movimento ocorre em meio a decisões polêmicas e à percepção de crise interna no Supremo, cada vez mais questionado pela opinião pública.
Segundo relatos de ministros, Fachin não entra em casos específicos, mas admite que o momento é grave e “exige” diálogo. A aliados, ele tem dito que decidiu ouvir os colegas, inclusive durante o recesso, para debater o rumo do Judiciário e tentar reduzir a temperatura dentro e fora da Corte.
Nas conversas, o presidente do STF se coloca “à disposição” para discutir temas sensíveis e ouvir avaliações sobre o atual cenário do tribunal. O gesto é visto como uma tentativa de conter o desgaste institucional e alinhar discursos, num momento em que o Supremo virou protagonista político.
Fachin já falou com quase todos os ministros e segue em agenda fora de Brasília. Nesta terça-feira (20), ele embarca para o Maranhão, onde deve se reunir com Flávio Dino — mais um encontro que reforça a leitura de que o STF sente o peso da crise e tenta reagir nos bastidores.
Comente aqui
Deixe um comentário
MST anuncia Lula e Janja em ato pró-Maduro e solidariedade à Venezuela
Foto: reprodução/Instagram
O MST confirmou a presença do presidente Lula e da primeira-dama Janja no encerramento do 14º Encontro Nacional do movimento, marcado para sexta-feira (23), em Salvador (BA). A programação inclui um ato de “solidariedade” à Venezuela, com participação de representante da embaixada do país.
O evento ocorre no Parque de Exposições Agropecuárias e deve reunir 3 mil militantes de todo Brasil. O MST diz que o encontro serve para “forjar estratégias de luta” diante da conjuntura nacional e internacional — linguagem conhecida quando o objetivo é pressionar o poder e pautar o governo amigo.
Apesar da confirmação do movimento, a Secom do Planalto não oficializou a agenda de Lula até agora, segundo informou O Globo. Além do petista, são esperados os governadores Jerônimo Rodrigues (BA) e Elmano de Freitas (CE), ambos do PT, reforçando o caráter partidário do encontro.
O MST já vem atuando abertamente em defesa do ditador Nicolás Maduro. No início do mês, o movimento participou de protesto em São Paulo contra os Estados Unidos, com cartazes como “Fora Trump da Venezuela” e apoio do PCdoB, pedindo a “libertação” de Maduro e atacando o que chama de “imperialismo”.
Opinião dos leitores
-
Por que eles não vão fazer o protesto lá em Nova Iorque? De preferência com passagem só de ida e levasse o casal em lua de mel também.
Comente aqui
Deixe um comentário
VÍDEO: Ao lado de Lula, Eduardo Leite é vaiado, pede “respeito” e vira alvo da militância petista
VÍDEO: Ao lado de Lula, Eduardo Leite é vaiado, pede “respeito” e vira alvo da militância petistahttps://t.co/9ZIQXQi7XP pic.twitter.com/Txiy7jEZiR
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) January 20, 2026
Imagens: Canal.Gov
O governador do RS, Eduardo Leite (PSD), foi vaiado nesta terça-feira (20) ao discursar em um evento oficial ao lado do presidente Lula (PT). A cena ocorreu em cerimônia de assinatura de contrato da Petrobras para a construção de navios gaseiros, em ambiente institucional que rapidamente ganhou clima de comício.
Constrangido, Leite pediu respeito e lembrou que tanto ele quanto Lula foram eleitos pelo voto popular. “Estou cumprindo meu dever constitucional em respeito ao cargo que exerço e ao presidente. Peço respeito”, disse, enquanto as vaias continuavam.
O governador também criticou a hostilidade política e afirmou que atacar quem pensa diferente só alimenta “ódio, rancor e mágoa”.
Segundo ele, o evento não era palco eleitoral, mas uma agenda institucional, reforçando que a intolerância da militância apenas aprofunda a polarização no país. E afirmou que Lula é “sempre bem-vindo” ao Rio Grande do Sul.
Comente aqui
Deixe um comentário
Ações preventivas da Prefeitura reduzem impactos das chuvas em Natal
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (20), Natal registrou fortes chuvas, com acumulado de aproximadamente 92 milímetros no bairro Guarapes em cerca de 13 horas. Apesar do elevado volume em curto intervalo de tempo, as ações preventivas realizadas pela Prefeitura do Natal contribuíram para reduzir alagamentos e transtornos em diferentes pontos da cidade.
Atualmente, o município conta com 82 lagoas de captação, que desempenham papel fundamental no sistema de drenagem urbana. Durante as chuvas desta terça-feira, apenas a lagoa de captação do Jardim Primavera, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, atingiu nível de extravasamento.
A ocorrência está relacionada à obstrução da tubulação da Rua José Luís da Silva, área que passa por uma obra complexa após danos na rede de drenagem que fica a cerca de nove metros de profundidade. A intervenção iniciada com recursos próprios do município é considerada essencial para toda a região e tem previsão de conclusão em até quatro meses.
“Choveu em toda Natal desde a madrugada. Das mais de 80 lagoas da cidade, apenas uma transbordar devido a um serviço que vai trazer uma solução definitiva, é mostrar que o trabalho preventivo, que o dever de casa, vem sendo feito”, avalia o prefeito Paulinho Freire.
Em diversas áreas da cidade, a Prefeitura já concluiu obras que solucionaram de forma definitiva pontos históricos de alagamento. Na Avenida 4, por exemplo, a intervenção se mostrou eficiente, sem registro de acúmulo de água, beneficiando a região. A lagoa de captação do Santarém também apresentou bom desempenho, suportando o volume de chuvas e reduzindo impactos para os moradores do entorno.
Na Rua Antônio Freire de Lemos, no bairro Planalto, a implantação de poços de infiltração garantiu o rápido escoamento das águas pluviais, reduzindo significativamente os efeitos do período chuvoso em uma das principais vias de acesso da Zona Oeste. Já no bairro Nossa Senhora de Nazaré, a drenagem da Lagoa de São Conrado apresentou resultados positivos, sem registro de alagamentos.
As ações contínuas de limpeza e desobstrução das redes de drenagem também contribuíram para um escoamento mais eficiente em pontos críticos da cidade, como o cruzamento da Avenida Hermes da Fonseca com a Rua Ângelo Varela, além das ruas Governador Juvenal Lamartine, Mossoró, Açu, Trairi e Nascimento de Castro.
Somente com os serviços de limpeza, já foram retiradas mais de 30 mil toneladas de resíduos das redes de drenagem, fortalecendo o sistema de captação de águas pluviais e ampliando a capacidade de resposta da cidade diante de eventos climáticos intensos.
A Prefeitura do Natal mantém monitoramento permanente das condições meteorológicas e dos volumes pluviométricos registrados no município. Entre 0h e 13h desta terça-feira, os índices foram: Guarapes (92 mm), Salinas (66,6 mm), Parque da Cidade (53,2 mm), Cidade Alta (55,5 mm), Sarney (50,6 mm), Pajuçara (49,4 mm), Nossa Senhora de Nazaré (37 mm), Nossa Senhora da Apresentação (37 mm), Neópolis (20,8 mm) e Ponta Negra (12,8 mm). Os dados são provenientes dos pluviômetros da Semurb/Geoma e do Cemaden.
Apesar de todos nós (independente da cidade em que vivemos) ter o político que merecemos (pois os escolhemos), apesar de TODOS nós sabermos que a maioria dos moradores das grandes e pequenas cidades brasileiras e principalmente de pequenos municípios serem tratados como GADOS MARCADOS como em CURRAIS (ELEITORAIS), apesar de sabermos que SIM existem milhares de pessoas a várias DÉCADAS que VENDEM seus votos por MIGALHAS e ESMOLAS, apesar de ter entendido, mesmo que cruamente, a indignação desse professor que está revoltado com a forma e descaso que todos nós cidadãos somos tratados pelo poder público em geral, apesar de todo sofrimento por causa de uma seca que a muito tempo já poderia ter pelo menos sido amenizada com a tão propagada e alardeada transposição do rio são francisco como solução para todo o sofrimento do povo nordestino. Apesar de tudo, isso não dá o direito a esse professor falar de forma tão desrespeitosa a todos os cidadãos desta cidade… E acho que o mesmo deveria pedir desculpas por não medir suas palavras… Bem como as pessoas que o criticaram também, deveriam desculpa-lo por este infeliz comentário… Pois, com certeza, deve ter sido feito em um momento de muita revolta e tensão, tipo desabafo e/ou auto-defesa… E quem de nós nunca praguejou ou insultou ou discutiu de forma equivocada com um ente querido da família, um amigo, um vizinho ou colega de trabalho e disse coisas que nunca deveriam ter sido ditas só por causa de um momento que fugiu ao nosso controle? Que atire então a primeira pedra! E parece que muitos já atiraram: … A bíblia chama de hipócrita todos aqueles que tentam tirar o "argueiro" do olho do seu irmão, mas esquecem de tirar e arrancar a "trava" do seu próprio…
Faço minhas as palavras de Moura Neto nos comentários. Acrescento que um professor deve ter em mente que está nas mãos dele educar. A ignorância deve ser combatida com educação, não com xingamentos e preconceitos gratuitos. Se há algo a ensinar, ouça seus alunos, entenda suas dúvidas e de posse de dados, fundamentos baseados em fontes fidedignas, mostre a quem precisa o conhecimento.
Sou professor do IFPI, na cidade de Paulistana. Paulistana possui uma estrutura muuuito inferior a pau dos ferros, porém faço minhas críticas de uma forma respeitosa. Quando um jogador de futebol que não estudou fala besteira em rede social ele é criticado, imagina um professor?… Estou tentando uma redistribuição para o IFRN (Sou de mossoró) e estou disposto a morar em qualquer cidade do RN e ajudar a comunidade como um todo a crescer.
Não podemos ser hipócritas. O professor só disse verdades. Pau dos Ferros é realmente quente, feia e uma bagunça. Culpa do próprio povo de lá, que só vota em troca de favor.
Descordo do Sr. Carlos João, não sou de Pau dos Ferros, mais é uma cidade muito boa e bem organizada.
esta certissimo professor,eu trabalhei nesse campus vi e sofri muita discriminação,humilhação, assedio moral e nada podia fazer porque para que eu não procurasse meus direitos e me rotularam de louca… estou do seu lado professor.. ai se vota em troca de favores sim! esse que esta no poder vai continuar com as capitanias hereditárias… e essa gestão que esta nesse IFRN adora colocar uma multidão contra ´´um´´ eu fui vitima …………., conceição .
O que me admira é um cidadão desse que Trabalha em uma Instituição que tanto contribui para a educação do Estado do RN e do Brasil não valorizar o seu emprego.., porque isso sim é um emprego. Eu estudei lá e digo, é uma escola de grande qualidade. Esse camarada nunca deu aula em um colégio da rede estadual e municipal, porque ai sim ele ia ver e sentir de perto o quê e´ trabalhar sem estrutura.
Trabalha no ar condicionado, com toda a infra estrutura necessária para o desempenho da sua função e ainda reclama. Pau dos Ferros pra quem não sabe é a Capital do Alto Oeste Potiguar, cidade com mais de 30 mil habitantes, no mínimo ele deve ter respeito pelo seu povo.
Eu não chamaria esta pessoa de cidadão e, não gostaria de ter um filho em uma sala de aula cujo professor fosse ele. O sonho da maioria das pessoas, principalmente dos mais humildes é ter um filho estudando no IFRN, é um orgulho imensurável! Dá para imaginar, o "educador" do seu filho usando uma total falta de respeito contra a cidade que o recebeu de braços abertos e pensa ter nele seu maior aliado?
Como diria um grande amigo: "respeito é bom e conserva os dentes", (no caso, o emprego).
Poderia fazer um protesto contra os prefeitos que passaram por lá e não fizeram nada, por que ninguém fazem protestos contra políticos, são dessa região os senhores políticos, Getúlio Gero e seu filho, Raimundo Fernandes e cia, a família Fernandes entre outros, vamos para rua também pois eles são os maiores responsáveis por tudo que o professor falou.
Que tipo de profissional é esse que esta dentro de uma sala com esse tipo de pensamento medíocre. Como pode uma instituição com o IFRN ter esse tipo de profissional que se manifesta em uma rede social com esse linguajar. É pra levar uma surra de urtiga em praça publica.
Tendo provas, é mais do que suficiente para os locais – alunos, funcionários e outros professores da instituição, pais de alunos, associações de moradores e quem mais se habilitar pedir ao IFRN o desligamento do cidadão, sem que isto seja interpretado como sua transferência de Pau dos Ferros. Aliás, de ofício, o ministério público federal também deveria entrar em campo, pois o "educador" em questão agrediu tudo o que deveriam ser normas de conduta profissional.
Tomara que venham logo os cubanos, esses professores são tudo assim!
Não fale besteira. Nunca devemos generalizar. Meu esposo é professor o IFRN, passou 1 ano em Currais Novos e era só elogios para a cidade. Chegou até a cogitar a possibilidade de ir morar lá. Não vejo ele ter problema de qualidade nenhuma com seus alunos.
A atitude do professor em questão é deplorável e, mais do que falta de respeito, tem ares de discriminação e preconceito. Os alunos e a população têm toda razão em se indignar. Só não concordo com a generalização de Thayrone, postada aqui nos comentários. Professores não são todos iguais, porque ninguém é igual. Dizer que esses professores são todos iguais, como dizer político é tudo igual, os homens são todos iguais, negros são todos iguais, mostra a mesma tendência preconceituosa do citado professor.
O cara dizer que é obrigado, tá de brincadeira. Se ele não quer trabalhar lá, é só pedir exoneração do IFRN, ir trabalhar em outro lugar. O Mundo é tão grande, tem tantas outras instituições onde arrumar emprego.
Concordo plenamente com vc amigo Marcel, a grande maioria de todos nos quando entramos no IFRN vamos para o interior, os que são de Natal, claro pleiteiam ansiosamente a volta a capital, claro, todo mundo gosta de esta perto da família e amigos, mas quando isto é alcançado, não lembro de sairmos de lá "esculhambando" com ninguém, nem tão pouco com CIDADE que sempre nos acolhe de braços abertos…
falo isto com a propriedade de quem passou 3 anos no Interior ( Currais Novos ) e dividimos a mesma opinião aqui na minha sala, somos 5 e viemos de Macau, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara e São Gonçalo….
Só espero que o IFRN se posicione quanto a isso e tome alguma medida disciplinar contra esse "professor".