Diversos

FOTOS. Aos 40 anos, musa global Deborah Secco, dispara em entrevista: ‘O sexo é 100%, senão casal vira irmão ou amigo’

(Fotos: André Nicolau/ Ed. Globo)

São oito horas da manhã de um domingo ensolarado e Deborah Secco, de 40 anos, se prepara no quarto do hotel para as fotos desta capa. Fotografar tão cedo em seu dia de folga foi o jeito que a atriz encontrou para conseguir pegar um voo para o Rio de Janeiro logo após o almoço e poder curtir o resto do fim de semana com a filha, Maria Flor, de 4, e o marido, Hugo Moura, de 29.

Nos minutos que tem para almoçar, a carioca recebe um roteiro em seu celular e se fecha no quarto para decorar dezenas de cenas de Alexia, uma das protagonistas da nova novela das 7, Salve-se Quem Puder. Deborah sai do quarto empolgada por estar com o texto de cor e atende ao pedido para fazer uma das cenas de sua personagem, divertindo a equipe.

“Minha vida é perfeita! Meus maiores prazeres na vida são comer, dormir, ficar em casa com a Maria e o Hugo e trabalhar. Amo trabalhar. Outro dia a Maria falou: ‘Mamãe, não vai trabalhar, fica comigo’. Eu respondi que a mamãe ia porque amava aquilo e se divertia com aquilo como quando ela ia para o parquinho. Não relaciono trabalho a dinheiro. Relaciono trabalho à diversão. O Hugo fala que quando estou trabalhando viro uma pessoa muito melhor, fico muito mais feliz. Penso em atuar até os últimos dias, talvez em outro ritmo, mas não quero parar. O bem que me faz interpretar é algo que não sei mensurar”, explica.

Atuando em comerciais desde os oito anos de idade e na TV desde os 11, Deborah cresceu diante dos holofotes, mas foi orientada pela mãe, Sílvia Regina, a sempre manter os pés no chão e a ter responsabilidade profissional. “Resolvi trabalhar desde que comecei a me entender por gente, mas nunca fui uma estrela. Em casa sempre fui a menina que queria trabalhar e que tinha que se desdobrar para conseguir ser boa aluna, boa filha e tantas outras coisas. Tenho essa postura até hoje.”

Apesar da rotina de adulto, Deborah não pulava fases. Chorou pelos amores platônicos, vibrou com o primeiro beijo aos 15 anos e se comportou como qualquer outra pessoa da sua idade.

“As pessoas esperavam uma maturidade de mim, mas eu fiz questão de amadurecer no tempo certo. Me permiti ser adolescente e ser uma pessoa que ainda não tinha controle das próprias emoções. Mesmo sendo uma pessoa pública, não abri mão de viver tudo no meu tempo. Na adolescência, quando saía do trabalho, ia brincar de boneca com as minhas amigas, chorava no meu quarto pelos namoradinhos ouvindo música da Mara Maravilha… Tinha a vida de uma menina da minha idade”, relembra.

Na fase adulta, Deborah também se permitiu errar e dividir honestamente suas histórias com o público, como quando contou que antes de se relacionar com o seu marido nunca tinha sido fiel ou que já manteve um relacionamento com um homem casado por dez meses.

“Sempre tentei imaginar o que era viver sem cobrança e esse acompanhamento da sua vida. Mas fui aprendendo a lidar com isso. Ser vista e ser julgada não é tão fácil à primeira vista. Quando você é vista por muitos, é julgada por muitos. Isso pode não ser muito confortável, mas não tinha solução. Minha vida era aquilo. Não sou aquela pessoa que fala uma coisa e faz outra. Eu errei milhões de vezes e erro. Se eu pudesse ter a minha cabeça de hoje antes, ia ser ótimo, mas não tinha. Não me orgulho de tudo o que eu fiz e de tudo que conto, mas prefiro ser sincera do que ser hipócrita e mentirosa. Minha mãe às vezes reclama que eu falo muito. Ela diz que sofre com o que falam de mim. E eu respondo: ‘Você que me ensinou a ter coragem de ser quem eu sou e de não abaixar a cabeça para ninguém’. Existem pessoas que erram menos do que eu e pessoas que erram mais que eu, mas não existem pessoas que não erraram. Pelo menos eu tenho um grande mérito de ser honesta e de tentar aprender com os meus erros”, avalia.

“Hoje lido com isso de forma mais leve. Sou uma pessoa que vive muito em paz com a consciência. Não faço nada que me envergonhe ou que deveria esconder de alguém. Se a opinião das pessoas é diferente da minha, respeito. Mas tenho a consciência tranquila com as minhas escolhas. Já tive momentos em que não estava. Agora que eu estou e entendi que não podia ser essa pessoa de hoje naqueles momentos, me aceito. É um caminho”, conta ela, durante o ensaio no Four Seasons Hotel.

A leveza, por sinal, é uma máxima na rotina de Deborah. Aos 40 anos, ela vive o agora e sem cobranças. “Costumo levar a vida com leveza. O mundo pode estar caindo a minha volta e eu continuo plena e em paz. Acho que o que tem solução, solucionado está. Fui conquistando essa leveza com o passar dos anos. Se eu tenho um problema que não tem solução, ao invés de chorar, sigo adiante. O que eu não posso fazer, delego. Confio muito nas pessoas que trabalham comigo. Acho que sempre fui essa pessoa com excesso de fé, essa pessoa que não sofre. Eu tenho muita certeza de que tudo vai ser para o meu bem, mesmo as coisas mais difíceis”, diz.

O que mais te atrai na Alexia?

Quando chegou o convite para a Alexia o que mais me fascinou foi a possibilidade de fazer comédia. Amo fazer comédia e estava muito tempo ser fazer isso. O segundo fascínio foi ela ser uma atriz de musical. Eu adoro quando tem um personagem que me desafie e que me ensine a fazer algo que eu não saiba, que me acrescente algo na vida. Voltei à fazer aula de canto e dança, que eu não fazia há muito tempo. A Claudia Raia é uma musa inspiradora por ser uma grande atriz dos musicais brasileiros. Ela também tem essa coisa meio exagerada e grandiosa que a Alexia tem. Muitos anos atrás, assisti a novela Rainha da Sucata, em que ela viva Adriana, uma bailarina meio desajeitada. Tento ir neste caminho.

Assim como você, Alexia é uma atriz. O que mais vocês têm em comum?

Meu marido diz que sou dramática. Eu não me considero, mas ele diz que sim. Talvez eu tenha esse ponto em comum com a Alexia. Acredito que as pessoas que nos veem de fora, nos veem melhor. A Alexia está sempre na luta contra a comida e contra os homens que passam por ela. Já tive, mas não tenho mais, a compulsão por homens bonitos que a Alexia também tem. Gostava de paquerar! Ainda tenho compulsão alimentar. Comer é algo que me acalma e me traz felicidade. Graças a Deus, o meu corpo reage bem ao tanto que eu como. Sou uma pessoa que come muito. Não consigo comer tão saudável quanto eu gostaria. Eu tenho a comida de recompensa até hoje. Se eu trabalho muito, quero chegar em casa e comer um prato de estrogonofe com batata frita. Agora tenho comido todo o dia isso. Doce, desde que a Maria nasceu, não consigo mais gostar. É uma bênção que ela me trouxe. Antes eu comia um panela de brigadeiro. Hoje acho enjoativo.

Foram compulsões que já te trouxeram complicações?

Nunca foram extremas, nada fora do padrão. Eu nunca tive relação muito compulsiva com o corpo porque sempre o coloquei à disposição do meu trabalho. Se ele tivesse que ficar mais bonito, ia ficar mais bonito, se tivesse que ficar mais cheinho, eu ia engordar… Como sempre tive essa facilidade de emagrecer, sou muito feliz com ele. Entendo totalmente o meu privilégio. Não faço dieta, estou tentando voltar a fazer ginástica. Estou há um cinco anos sem fazer nada. Não sei explicar. Acho que talvez seja genética.

Você disse que tinha compulsão por homens bonitos, mas teve relacionamentos longos e com homens de diferentes estilos, o mais velho, o mais religioso…

Nunca pensei em rótulos como ‘vou namorar um homem mais velho, um mais jovem, um músico ou uma pessoa mais religiosa’. Eu queria namorar pessoas que me atraíam e que eram interessantes para mim, independentemente do que elas eram. Eu acredito muito em gostar de almas e não das matérias. Mas sempre me relacionei com o intuito de formar uma família. Nunca escondi de ninguém que queria me casar, ter filho e formar a minha família.

Antes da Maria, chegou a pensar em um plano B para engravidar? Como o congelamento de óvulo?

Não! Sempre tive um combinado com Deus que eu chamo de intuição. Eu sempre soube tudo que ia acontecer comigo, as coisas boas e ruins. Eu tinha para mim que existia um combinado com Deus de que eu iria engravidar aos 35 anos, de uma menina chamada Maria e sagitariana. Eu tinha certeza que isso ia acontecer e estava muito tranquila, mas quando chegou os 35, eu não estava em nenhum relacionamento e longe da possibilidade de formar uma família. Eu pensava: ‘Vou ter que encontrar alguém, gostar a ponto de querer ter um filho com ele…’. Essa questão do timing me deu uma certa tristeza, mas o universo é tão poderoso que um mês depois eu conheci o Hugo, dois meses depois eu estava grávida de uma Maria, que nasceu sagitariana.

Que sensitiva!

Não acho que eu seja sensitiva, sou intuitiva. Isso acontece em todas as coisas da minha vida. Eu não peço, eu sei. Tudo o que eu tinha na minha cabeça quando criança, ia se concretizando. Fui vendo que de fato eu já sabia de tudo. Acho que é uma conexão, intuição. Eu sabia que ia ser atriz e todo mundo ria da minha cara quando eu falava que com 25 anos o meu nome ia ser o primeiro da novela das 9. E aos 25 anos, fiz América como protagonista da novela das 9. Acho que o segredo é a força do pensamento, seja para o bom ou para o ruim. Tudo o que você pede para Deus acontece. Esses tempos pedi uma coisa que não era legal para mim, mas pedi da boca para fora. Aconteceu. Essa intuição me deixava meio que preparada para as coisas boas e ruins. Todas as coisas marcantes da minha vida eu já sabia que iam acontecer.

Você tenta passar essa conexão para a sua filha?

Fui criada no catolicismo, mas não tenho mais religião. Acredito em uma força que faz com que tudo aconteça. Essa força se apresenta para mim de uma forma muito clara. Eu acredito nesta força. Tem gente que não acredita. Vou deixar a Maria acreditar no que ela quiser. Tento deixá-la livre para ela saber se tem a conexão com algo ou com nada. Acho que isso é muito particular.

Estamos em uma época de muita intolerância. Existe uma preocupação em passar valores de autotestima e de respeito às diferenças dos outros?

Fico tentando fazer com que ela se ame o máximo que ela puder. Mas a Maria me ensina muito mais do que eu ensino a ela. Esses dias eu falei: ‘Maria, você é a mais linda do mundo’. Ela me respondeu: ‘Não, mamãe. Todas são lindas iguais’. No dia do aniversário dela também, eu disse: ‘Sua festa foi a melhor do mundo!’. E ela: ‘Todas as festas são iguais. As mamães dão a melhor festa que elas podem para os filhos’.

Que sensata! Deu uma lição…

Ela dá lições para a gente diariamente. Ela veio pronta. O Hugo viajou com ela para Buenos Aires e roubaram a mochila dele com o tablet. Teve uma hora que ele sentou e começou a chorar. A Maria falou: ‘Papai, não chora. Você lembra aquele brinquedo que eu doei e não usava mais? É igual! Um outro papai, que está precisando mais de um Ipad, vai achar a sua mochila’. Ele parou de chorar na hora e falou ‘que idiota eu aqui chorando por um tablet’.

Como corrigir uma menina que tem a personalidade forte sem tirar esse empoderamento dela?

Tem que conversar, entender o motivo dela querer tal coisa, nunca falar ‘não’ pelo ‘não’, explicar porque a gente não deve aquilo. Esses dias ela estava dodói da barriga e queria comer chocolate. Eu falei: ‘Filha, não pode’. Ela reclamou e eu falei: ‘Você quer comer? Coma, mas você vai ficar com mais dor e sem brincar por mais dias’. Na mesma hora ela falou: ‘Então é melhor não, né? Melhor esperar’. Acho que não podemos menosprezar a inteligência dela. Eu não menosprezo! Mostro os caminhos e deixo ela fazer as escolhas. Talvez se ela disse que queria comer o chocolate mesmo assim, eu não tivesse deixado, mas faço de tudo para ela entender. E ela entende e respeita. Esses dias eu estava me arrumando e ela achou uma chupeta. Ela não chupa há muito tempo, mas perguntou se podia chupar novamente. Eu disse que não era legal porque ficava com dente de monstro. Saí do quarto e ela depois veio me procurar: ‘Mamãe, botar e colocar na boca eu posso?’. Achei engraçado porque ela poderia ter chupado, já que eu não estava mais lá, mas não fez. A minha relação com o Hugo é tão feita na sinceridade que para ela é muito fácil de entender a importância de ser sincero, de se confiar no próximo. O Hugo sabe tudo da minha vida, tudo o que eu fiz, que eu tenho, que eu sinto… Às vezes, ele sabe antes de mim.

Falando em honestidade, você costuma ser bem sincera em suas entrevistas e fala de assuntos que são tabus como ter se relacionado com um homem casado e traição…

Minha mãe sempre me falou: ‘Seja quem você quiser. Foda-se para o que os outros vão achar. Tenha apenas sua consciência tranquila, não faça mal a ninguém e segue de cabeça erguida que a gente não deve nada a ninguém’. Eu não devo mesmo nada a ninguém! Trabalho desde os meus oito anos. Tive meu amadurecimento exposto, o que é muito cruel, porque é uma fase que a gente não está preparado para ser exemplo. A gente quer ter exemplos. Até hoje não me sinto uma pessoa preparada para ser exemplo. As pessoas sempre falam que hoje em dia a gente precisa de causas. Eu apoio todas as causas, sou das minorias. Mas não tenho embasamento, estudo e nem lugar de fala suficiente para comprar essa luta pra mim. Meu lugar é ouvir, aprender e cada vez tentar ser melhor em um mundo tão injusto para as mulheres, gays, negros, pobres.

Recebeu uma repercussão negativa?

Não acompanho mais esse feedback de críticas. Foi a forma que encontrei de viver em paz. A maior crítica para mim é a minha, a pessoa que viveu isso, que sofreu. Nada do que alguém fale vai ser mais duro do que o que eu senti e sofri. Estou muito tranquila. Que bom que hoje consigo falar sobre isso e tentar ser uma pessoa diferente do que eu era e evoluir com isso.

Se arrepende dessas ações?

Eu falo que eu não me arrependo porque talvez se eu não tivesse feito aquilo eu não estaria no lugar que estou hoje. Mas são coisas que eu não faria hoje. Graças a Deus, enxergo de forma diferente.

Você e o Hugo estão juntos há cinco anos. Qual o segredo desta relação?

O Hugo foi o maior acerto da minha vida, sem sombra nenhuma. O nosso encontro já era algo que ia nos transformar. Eu acredito em coisas escritas e que tinha uma pessoa guardada para mim e essa pessoa era ele. Quando ele chegou, tudo mudou, fez sentido e foi para o seu lugar. As coisas ficaram calmas. Minha vida mudou sem o menor esforço. Sei que ele sente a mesma coisa. Ele tinha uma vida muito diferente da dele e quando a gente se encontrou a gente rapidamente se encontrou. Talvez o nosso relacionamento dê muito certo porque a gente respeita muito o nosso indivíduo. Eu amo o Hugo, mas não o amo por ele ser meu marido. Amo o Hugo porque ele existe, seja do meu lado ou em qualquer lugar do mundo. Não o amo por ele ser o meu homem, mas por ele ser ele mesmo. Ele não é nada meu, ele é dele e amo isso. E ele ama que eu também seja de mim mesma. A gente é muito parecido em tudo.

Como fazem para manter o relacionamento a dois com uma criança pequena em casa, que acaba sendo o centro das atenções?

Tem que pesar tudo. A Maria sabe muito bem que papai e mamãe saem para namorar e de quão importante é nós sermos namorados para sermos felizes juntos. Ela entende essa necessidade de ficarmos juntos. A rotina da escola dela facilita muito também. Ela dorme às oito e meia da noite e a gente consegue ficar junto, ouvir música e namorar. Lá pelas três da manhã, quando a gente já está dormindo, ela vem para a nossa cama. O Hugo tenta fazer com que ela venha cada vez menos. Confesso que não tento tanto assim. Sou bem feliz quando ela vem e permissiva. Fico sempre achando que ela vai ter o tempo dela. As coisas sempre aconteceram no tempo dela como largar a chupeta, mamadeira… Já que com ela a gente tem essa facilidade, respeito mais o tempo dela.

Qual o peso do sexo hoje em um relacionamento?

O sexo é 100%, senão a gente vira irmão e amigo. Mudou a intensidade, quando a Maria nasceu, mas tento fazer com que se equilibre. Lógico que eu vou acabar sempre tendo menos tempo para o trabalho do que quando tinha Maria, vou ter menos tempo pro Hugo do que antes da Maria, mas a gente vai se equilibrando. O trabalho acaba daí a gente consegue viajar só os dois e ter mais momentos. É uma vida que a gente vai equilibrando. Nem toda época eu tenho todo o tempo do mundo para isso. Mas toda época tenho algum tempo só para isso porque é importante.

Vocês querem mais filhos? A Maria pede um irmão?

Ela começou a pedir agora um irmão, mas às vezes ela fala que não quer mais porque quer o papai e a mamãe só para ela. Ela está meio na dúvida ainda. Mas eu quero ter mais. Minha gravidez não foi incrível e por isso eu gostaria de ter uma gestação. Também quero adotar, mas gostaria de ter o segundo e adotar o terceiro. O Hugo quer adotar o segundo e não ter o terceiro. A gente está negociando. Nunca pensei em congelar, mas é algo a considerar. Eu me acho muito jovem, é um problema.

Créditos:

Reportagem: Marina Bonini
Edição: Ana Carolina Moura
Fotografia: André Nicolau
Assistente de fotografia: Rafael Monteiro

Revista Quem

 

Opinião dos leitores

  1. Concordo plenamente com ela, como dizia Chico Anisisio, com muito tempo de casado vc vai chamar sua esposa de dona Maria.

  2. Daí quando o marido só procura pra copular, fica falando que ele só pensa nisso, nem sequer conversa mais, que o casal também é amigo. Mas, pensando bem, o cara casado com uma mulher dessas, só pensaria em sexo mesmo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula debocha da direita, diz que “tem muitos nomes porque não tem nenhum” e prevê derrota da oposição em 2026

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula voltou a provocar a oposição e afirmou que a direita “apresenta muitos nomes porque não tem nenhum”. A declaração foi dada em entrevista à TV Alterosa, quando Lula foi questionado sobre a força eleitoral de Flávio Bolsonaro em comparação ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula afirmou que vê diariamente surgirem nomes como Ronaldo Caiado, Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior, Flávio, Michelle e Eduardo Bolsonaro. Para ele, essa multiplicidade é sinal de fraqueza e medo.

“Eles estão em dúvida porque sabem de uma coisa: perderão as eleições em 2026”, disse, apostando publicamente na derrota da direita no próximo ano.

Em defesa de seu governo, Lula afirmou que o país vive “o ano da colheita” após dois anos de “reconstrução” e que 2025 será “o ano da verdade”, quando, segundo ele, a população vai reconhecer os supostos avanços do governo.

O petista citou indicadores econômicos e sociais, como inflação mais baixa, aumento da massa salarial, desemprego em queda e reajustes no salário mínimo — todos dados contestados por parte da oposição, que vê retrocessos na economia e no poder de compra.

O presidente também listou programas sociais recentes, como mudanças no Imposto de Renda, o Luz do Povo, o Gás do Povo e novas linhas de crédito, além de defender o desempenho da economia.

“Da última vez que o país cresceu acima de 3% foi em 2010, quando eu era presidente. Isso só voltou a acontecer quando voltei ao governo”, declarou.

Lula ainda afirmou ter reduzido a fome novamente no país, retomando uma narrativa que gera forte divisão entre governo e oposição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Programa Cultura na Escola

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carlos Bolsonaro anuncia renúncia do mandato de vereador no Rio para disputar vaga no Senado em SC

Foto: Reprodução/X

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta quinta-feira (11) que renunciará ao mandato na Câmara Municipal do Rio e se mudará para Santa Catarina, onde pretende disputar uma vaga no Senado em 2026.

“Parto dessa cidade com o coração cheio de saudade, mas também com a serenidade de quem sabe que está atendendo uma missão maior, da qual sempre fiz parte. Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que eu não poderia realizar aqui. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta”, afirmou Carlos durante abertura da sessão da Câmara.

O vereador também se emocionou ao citar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso na superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília.

Eleito pela primeira vez em 2000, aos 17 anos, Carlos Bolsonaro acumulou seis reeleições consecutivas no Rio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Preparados para quebrar os dentes do império norte-americano”, diz Maduro

Foto: reprodução

O ditador venezuelano Nicolás Maduro afirmou na quarta, 11, durante uma marcha pelo 166º aniversário da Batalha de Santa Inés, em Caracas, que os agricultores e pescadores do país devem estar preparados “para quebrar os dentes do império norte-americano”.

A declaração ocorre em meio ao aumento da pressão do governo Trump sobre o regime chavista.

“Mas sempre temos que estar como guerreiros, como guerreiras (…) e preparados para quebrar os dentes do império norte-americano, se necessário ”, disse.

“As mesmas mãos produtivas que temos são as mãos que empunham fuzis, tanques e mísseis para defender esta terra sagrada de qualquer império invasor, de qualquer império agressor”, continuou.

O Antagonista

LEIA MAIS:  VÍDEO: “Don’t Worry, Be Happy”, Maduro canta reggae e pede paz em meio ao aumento da presença militar dos EUA no Caribe

VEJA TAMBÉM: Putin conversa com Maduro e reafirma apoio da Rússia à Venezuela em meio a tensões com os EUA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes pediu ao relator do PL da Dosimetria que texto não tivesse cara de anistia e não abrisse brecha para liberdade para Bolsonaro

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Antes de ser levado “de surpresa” ao plenário da Câmara dos Deputados, o PL da Dosimetria foi alvo de discussões entre o relator, Paulinho da Força (Solidariedade), e os ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Nas conversas, Moraes pediu que o texto não tivesse “cara de anistia” e, ao analisar pontos sensíveis, solicitou que a proposta não abrisse margem para uma eventual libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Toffoli, por sua vez, defendeu a retirada do crime de “abolição do Estado Democrático”, endossando a tese de que esse delito já estaria inserido em outro que levou à condenação de envolvidos no 8 de Janeiro. Essa alteração tem o condão de reduzir em 7 anos a pena de condenados como Bolsonaro.

Paulinho negociou por 40 dias com ministros e com os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União Brasil). E também buscou o aval de lideranças do PT. Para o Planalto, no entanto, o acordo foi rompido quando o projeto entrou na pauta da Câmara sem aviso prévio.

O envio da proposta ao plenário irritou o governo. Auxiliares de Lula afirmam que a tramitação relâmpago, combinada ao temor de flexibilização de penas, elevou o clima de desconfiança entre Executivo e Congresso e abriu espaço para novos desgastes.

Paulo Cappelli – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Vai chegar o dia em que, os ministros serão julgado pelos crimes… E alguém vai falar também, vamos reduzir as penas, menos a de Morais! Assim espero.

  2. O que mais me impressiona é ver um parlamentar que teve um familiar vítima da violência, consequentemente ele próprio vítima tb, votar um PL que reduz o tempo de cumprimento de pena de criminosos de 1/4, que já é ridículo, para 1/6. Lamentável!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Paraquedista fica preso a asa de avião durante salto na Austrália

O Australian Transport Safety Bureau (ATSB) divulgou imagens que registram o momento em que um paraquedista ficou preso na asa de um avião durante um salto em Mission Beach, no Norte da Austrália. O incidente ocorreu em 20 de setembro, durante o evento “Big Ways at the Beach”, quando o equipamento de um dos atletas abriu acidentalmente e o puxou para fora da aeronave.

Segundo o relatório, a alça do paraquedas reserva se prendeu na asa logo na saída do primeiro paraquedista, deixando o atleta suspenso no ar. Outro participante acabou caindo da porta do avião ao tentar ajudar, mas conseguiu se soltar usando uma faca e acionou o paraquedas principal em queda livre, pousando com segurança.

Com parte do equipamento ainda presa à estrutura e o estabilizador horizontal danificado, o piloto declarou “MAYDAY” e tentou estabilizar o voo enquanto outros atletas saltavam. Apesar dos danos e do peso extra afetando a aeronave, o piloto conseguiu pousar em Tully sem feridos graves. A ATSB apontou problemas de peso e balanceamento e destacou riscos associados ao design das alças dos paraquedas reserva.

Jovem Pan News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Putin conversa com Maduro e reafirma apoio da Rússia à Venezuela em meio a tensões com os EUA

Foto: Alexander Nemenov/Pool via Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, falou por telefone com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta quinta-feira (11) e reafirmou que ele pode contar com o apoio de seu governo em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos, confirmou o Kremlin.

Em comunicado divulgado através de agências de notícias russas, Moscou revelou que, além de falarem sobre a crescente tensão externa contra o governo venezuelano, Putin e Maduro também expressaram o desejo de dar seguimento ao acordo de parceria estratégica e implementar diversos projetos conjuntos relacionados à economia e ao setor energético.

Esta não é a primeira declaração da Rússia a favor da Venezuela desde que o presidente americano, Donald Trump, iniciou uma ofensiva direcionada a Maduro, acusado de comandar um cartel de drogas.

No dia 7 de novembro, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, afirmou que Moscou estava preparado para responder aos pedidos de ajuda venezuelanos.

No dia 30 de novembro, o senador republicano dos EUA Markwayne Mullin contou que Maduro recebeu a opção de “ir para a Rússia” ou outro país durante as negociações com o governo Trump.

Nesta quarta (10), forças militares dos Estados Unidos interceptaram e apreenderam um navio petroleiro perto da costa da Venezuela.

Um dia antes, dois caças de guerra F-18 da Marinha americano haviam sobrevoado o Golfo da Venezuela. Eles fazem parte do grande arsenal que o país enviou para as águas do Caribe.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes alega que defesa de Bolsonaro usou exames ‘não atuais’ ao pedir internação e nova cirurgia

Foto: André Borges/EFE e Ton Molina/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alegou que a defesa de Jair Bolsonaro (PL) usou exames antigos para pedir internação e nova cirurgia do ex-presidente no hospital DF Star, em Brasília. Moraes ressaltou, em decisão desta quinta-feira (11/12), que embora os advogados tenham alegado que Bolsonaro “apresentou novas intercorrências médicas, que justificariam a realização de imediata intervenção cirúrgica”, os exames eram de três meses atrás ou mais.

“Os exames médicos apresentados pela defesa não são atuais, sendo que o mais recente foi realizado há 3 meses, sem que à época os médicos tenham indicado necessidade de imediata intervenção cirúrgica”, disse decisão do ministro.

Diante do exposto, o relator do caso no STF determinou que a Polícia Federal faça perícia médica oficial, no prazo de 15 dias, para avaliar a necessidade de imediata intervenção cirúrgica apontada pela defesa do ex-presidente, preso na Superintendência da PF desde 22 de novembro. O magistrado escreveu que o ex-presidente não alegou essa necessidade ao ser preso, inclusive.

Pedido da defesa de Bolsonaro

  • A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou, em 9 de dezembro, petição na qual pede autorização para que o ex-presidente realize procedimentos cirúrgicos no hospital DF Star, em Brasília.
  • Segundo alegou a defesa:”Conforme relatórios e exames médicos já apresentados a essa Suprema Corte, o Peticionário sofre de múltiplas comorbidades graves e crônicas, que incluem as sequelas permanentes das cirurgias abdominais decorrentes do atentado sofrido em 2018 e o quadro de soluços incoercíveis que já demandou atendimento médico urgente”, diz o documento.
  • Os advogados também pediram que Bolsonaro ficasse no hospital pelo “tempo necessário” para ter recuperação adequada.
  • Moraes ressaltou na decisão que os exames médicos apresentados pela defesa “não são atuais, sendo que o mais recente foi realizado há 3 meses, sem que à época os médicos tenham indicado necessidade de imediata intervenção cirúrgica”.

A última vez que Bolsonaro passou por cirurgia foi em setembro. À época, o ex-presidente realizou remoção de lesões na pele. O procedimento foi realizado pelo médico Claudio Birolini, também responsável pela operação de Bolsonaro em abril deste ano, no intestino.

O ex-presidente está preso desde 22 de novembro na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília (DF). Ele começou cumprindo prisão preventiva em regime fechado no local por causa dos episódios da vigília e da tornozeleira. Após o trânsito em julgado do processo, em 25 de dezembro, sobre a trama golpista, Jair Bolsonaro passou a cumprir a sentença em regime fechado.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Rapaz, se for liberar condenados e presos com doenças crônicas, psicológicas e precisando de cirurgia os presídios vão ficar vazios!

  2. Tem gente que tem certeza que ao morrer, vai ser congelado, todos somos do pó e ao pó voltaremos, não tem como, ou crema e vira cinza ou decompõe e vira a mesma coisa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

La Brasserie de La Mer apresenta Coleção de Panettones 2025 do Chef Erick Jacquin

Símbolo das celebrações de fim de ano, o panettone é presença garantida nas mesas natalinas. E quando tradição se une à alta gastronomia, o resultado é uma experiência inesquecível. Pelo terceiro ano consecutivo, o restaurante La Brasserie de La Mer, lança sua nova coleção de panettones artesanais exclusivos, criados pelo chef francês Erick Jacquin.

Feitos artesanalmente na boulangerie do restaurante, cada panettone carrega o toque refinado da pâtisserie francesa e a assinatura de um dos chefs mais renomados do país. O resultado: sabores sofisticados, ingredientes nobres e uma apresentação impecável — perfeitos para presentear ou celebrar momentos especiais.

Sabores 2025

Neste ano, o chef Jacquin apresenta uma nova seleção de receitas autorais, que combinam elegância e prazer em cada fatia:

Panettone aux truffes 800g — Trufado de chocolate belga. Uma joia da nossa boulangerie, elaborada com chocolate belga trufado, creme de gianduia e delicados nibs de cacau, em perfeita harmonia com a massa leve e aerada que caracteriza a pâtisserie francesa. Finalizado com uma elegante calda de chocolate meio amargo, que realça a complexidade dos sabores.

Panettone truffé à la pistache 800g -Trufado com pistache. Aveludado, sedutor e primorosamente equilibrado, combina o pistache em sua expressão mais nobre ao delicado toque do chocolate, resultando em uma experiência gastronômica rara, sofisticada e verdadeiramente inesquecível.

Panettone aux gouttes de chocolat 550g – Panettone com gotas de chocolate. Elaborado artesanalmente pela nossa boulangerie, este panettone reúne uma massa leve e delicada, enriquecida por gotas generosas de chocolate belga meio amargo, que derretem suavemente a cada fatia. A finalização é um espetáculo à parte: uma delicada chuva de gotas de chocolate belga, que confere textura, brilho e intensidade ao sabor.

Panettone aux fruits 550g — Panettone de frutas. Massa leve e aromática abraça o frescor das frutas cristalizadas selecionadas, a suavidade das uvas-passas e um delicado mix de frutas vermelhas, criando uma harmonia frutada que evoca conforto, nostalgia e celebração. Finalizado com uma composição artesanal de frutas e um toque sutil de açúcar de neve, elegante, acolhedora e feita com o cuidado da pâtisserie francesa.

Edição limitada – vendas exclusivas no restaurante

Os panettones são produzidos em quantidade limitada e já estão disponíveis para compra no restaurante La Brasserie de La Mer, localizado no Hotel Majestic, ou pelo telefone (84) 3642-7007.

La Brasserie de La Mer
Hotel Majestic Natal – Av. Eng. Roberto Freire, 3800, Ponta Negra – Natal/RN
(84) 3642-7007
Almoço: sexta-feira, das 12h às 15h
Jantar: terça a sábado, das 19h às 23h
Instagram: @labrasseriedelamer

Reconhecido internacionalmente pelo Tripadvisor Travellers’ Choice – Best of the Best 2025, o restaurante figura entre os melhores do mundo em alta gastronomia, sendo o 2º melhor do Brasil, 4º melhor da América do Sul e o 6º melhor do mundo em sua categoria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula avalia veto ao PL da Dosimetria e diz que ‘Bolsonaro tem que pagar’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou que deve esperar a tramitação do Projeto de Lei nº 2162/2023, conhecido como PL da Dosimetria, para decidir se deve sancionar ou não.

“Quando chegar na minha mesa, eu e Deus sentados na minha mesa, eu tomarei a decisão, farei aquilo que entender que deve ser feito”, declarou em entrevista ao EM Minas, programa da TV Alterosa em parceria com o jornal Estado de Minas e o Portal Uai, nesta quinta-feira (11/12).

O presidente evitou dar opiniões sobre o PL por afirmar que o projeto compete, neste momento, ao Legislativo, e que vai esperar para “ver no que vai dar”. Por outro lado, Lula endossou que o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso em Brasília, precisa pagar pelos crimes.

“Ele tem que pagar pela tentativa de golpe, pela tentativa de destruir a democracia que ele fez neste país, ele sabe disso, não adianta ficar choramingando agora”, afirmou.

Correio Braziliense

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *