Diversos

FOTOS. Aos 40 anos, musa global Deborah Secco, dispara em entrevista: ‘O sexo é 100%, senão casal vira irmão ou amigo’

(Fotos: André Nicolau/ Ed. Globo)

São oito horas da manhã de um domingo ensolarado e Deborah Secco, de 40 anos, se prepara no quarto do hotel para as fotos desta capa. Fotografar tão cedo em seu dia de folga foi o jeito que a atriz encontrou para conseguir pegar um voo para o Rio de Janeiro logo após o almoço e poder curtir o resto do fim de semana com a filha, Maria Flor, de 4, e o marido, Hugo Moura, de 29.

Nos minutos que tem para almoçar, a carioca recebe um roteiro em seu celular e se fecha no quarto para decorar dezenas de cenas de Alexia, uma das protagonistas da nova novela das 7, Salve-se Quem Puder. Deborah sai do quarto empolgada por estar com o texto de cor e atende ao pedido para fazer uma das cenas de sua personagem, divertindo a equipe.

“Minha vida é perfeita! Meus maiores prazeres na vida são comer, dormir, ficar em casa com a Maria e o Hugo e trabalhar. Amo trabalhar. Outro dia a Maria falou: ‘Mamãe, não vai trabalhar, fica comigo’. Eu respondi que a mamãe ia porque amava aquilo e se divertia com aquilo como quando ela ia para o parquinho. Não relaciono trabalho a dinheiro. Relaciono trabalho à diversão. O Hugo fala que quando estou trabalhando viro uma pessoa muito melhor, fico muito mais feliz. Penso em atuar até os últimos dias, talvez em outro ritmo, mas não quero parar. O bem que me faz interpretar é algo que não sei mensurar”, explica.

Atuando em comerciais desde os oito anos de idade e na TV desde os 11, Deborah cresceu diante dos holofotes, mas foi orientada pela mãe, Sílvia Regina, a sempre manter os pés no chão e a ter responsabilidade profissional. “Resolvi trabalhar desde que comecei a me entender por gente, mas nunca fui uma estrela. Em casa sempre fui a menina que queria trabalhar e que tinha que se desdobrar para conseguir ser boa aluna, boa filha e tantas outras coisas. Tenho essa postura até hoje.”

Apesar da rotina de adulto, Deborah não pulava fases. Chorou pelos amores platônicos, vibrou com o primeiro beijo aos 15 anos e se comportou como qualquer outra pessoa da sua idade.

“As pessoas esperavam uma maturidade de mim, mas eu fiz questão de amadurecer no tempo certo. Me permiti ser adolescente e ser uma pessoa que ainda não tinha controle das próprias emoções. Mesmo sendo uma pessoa pública, não abri mão de viver tudo no meu tempo. Na adolescência, quando saía do trabalho, ia brincar de boneca com as minhas amigas, chorava no meu quarto pelos namoradinhos ouvindo música da Mara Maravilha… Tinha a vida de uma menina da minha idade”, relembra.

Na fase adulta, Deborah também se permitiu errar e dividir honestamente suas histórias com o público, como quando contou que antes de se relacionar com o seu marido nunca tinha sido fiel ou que já manteve um relacionamento com um homem casado por dez meses.

“Sempre tentei imaginar o que era viver sem cobrança e esse acompanhamento da sua vida. Mas fui aprendendo a lidar com isso. Ser vista e ser julgada não é tão fácil à primeira vista. Quando você é vista por muitos, é julgada por muitos. Isso pode não ser muito confortável, mas não tinha solução. Minha vida era aquilo. Não sou aquela pessoa que fala uma coisa e faz outra. Eu errei milhões de vezes e erro. Se eu pudesse ter a minha cabeça de hoje antes, ia ser ótimo, mas não tinha. Não me orgulho de tudo o que eu fiz e de tudo que conto, mas prefiro ser sincera do que ser hipócrita e mentirosa. Minha mãe às vezes reclama que eu falo muito. Ela diz que sofre com o que falam de mim. E eu respondo: ‘Você que me ensinou a ter coragem de ser quem eu sou e de não abaixar a cabeça para ninguém’. Existem pessoas que erram menos do que eu e pessoas que erram mais que eu, mas não existem pessoas que não erraram. Pelo menos eu tenho um grande mérito de ser honesta e de tentar aprender com os meus erros”, avalia.

“Hoje lido com isso de forma mais leve. Sou uma pessoa que vive muito em paz com a consciência. Não faço nada que me envergonhe ou que deveria esconder de alguém. Se a opinião das pessoas é diferente da minha, respeito. Mas tenho a consciência tranquila com as minhas escolhas. Já tive momentos em que não estava. Agora que eu estou e entendi que não podia ser essa pessoa de hoje naqueles momentos, me aceito. É um caminho”, conta ela, durante o ensaio no Four Seasons Hotel.

A leveza, por sinal, é uma máxima na rotina de Deborah. Aos 40 anos, ela vive o agora e sem cobranças. “Costumo levar a vida com leveza. O mundo pode estar caindo a minha volta e eu continuo plena e em paz. Acho que o que tem solução, solucionado está. Fui conquistando essa leveza com o passar dos anos. Se eu tenho um problema que não tem solução, ao invés de chorar, sigo adiante. O que eu não posso fazer, delego. Confio muito nas pessoas que trabalham comigo. Acho que sempre fui essa pessoa com excesso de fé, essa pessoa que não sofre. Eu tenho muita certeza de que tudo vai ser para o meu bem, mesmo as coisas mais difíceis”, diz.

O que mais te atrai na Alexia?

Quando chegou o convite para a Alexia o que mais me fascinou foi a possibilidade de fazer comédia. Amo fazer comédia e estava muito tempo ser fazer isso. O segundo fascínio foi ela ser uma atriz de musical. Eu adoro quando tem um personagem que me desafie e que me ensine a fazer algo que eu não saiba, que me acrescente algo na vida. Voltei à fazer aula de canto e dança, que eu não fazia há muito tempo. A Claudia Raia é uma musa inspiradora por ser uma grande atriz dos musicais brasileiros. Ela também tem essa coisa meio exagerada e grandiosa que a Alexia tem. Muitos anos atrás, assisti a novela Rainha da Sucata, em que ela viva Adriana, uma bailarina meio desajeitada. Tento ir neste caminho.

Assim como você, Alexia é uma atriz. O que mais vocês têm em comum?

Meu marido diz que sou dramática. Eu não me considero, mas ele diz que sim. Talvez eu tenha esse ponto em comum com a Alexia. Acredito que as pessoas que nos veem de fora, nos veem melhor. A Alexia está sempre na luta contra a comida e contra os homens que passam por ela. Já tive, mas não tenho mais, a compulsão por homens bonitos que a Alexia também tem. Gostava de paquerar! Ainda tenho compulsão alimentar. Comer é algo que me acalma e me traz felicidade. Graças a Deus, o meu corpo reage bem ao tanto que eu como. Sou uma pessoa que come muito. Não consigo comer tão saudável quanto eu gostaria. Eu tenho a comida de recompensa até hoje. Se eu trabalho muito, quero chegar em casa e comer um prato de estrogonofe com batata frita. Agora tenho comido todo o dia isso. Doce, desde que a Maria nasceu, não consigo mais gostar. É uma bênção que ela me trouxe. Antes eu comia um panela de brigadeiro. Hoje acho enjoativo.

Foram compulsões que já te trouxeram complicações?

Nunca foram extremas, nada fora do padrão. Eu nunca tive relação muito compulsiva com o corpo porque sempre o coloquei à disposição do meu trabalho. Se ele tivesse que ficar mais bonito, ia ficar mais bonito, se tivesse que ficar mais cheinho, eu ia engordar… Como sempre tive essa facilidade de emagrecer, sou muito feliz com ele. Entendo totalmente o meu privilégio. Não faço dieta, estou tentando voltar a fazer ginástica. Estou há um cinco anos sem fazer nada. Não sei explicar. Acho que talvez seja genética.

Você disse que tinha compulsão por homens bonitos, mas teve relacionamentos longos e com homens de diferentes estilos, o mais velho, o mais religioso…

Nunca pensei em rótulos como ‘vou namorar um homem mais velho, um mais jovem, um músico ou uma pessoa mais religiosa’. Eu queria namorar pessoas que me atraíam e que eram interessantes para mim, independentemente do que elas eram. Eu acredito muito em gostar de almas e não das matérias. Mas sempre me relacionei com o intuito de formar uma família. Nunca escondi de ninguém que queria me casar, ter filho e formar a minha família.

Antes da Maria, chegou a pensar em um plano B para engravidar? Como o congelamento de óvulo?

Não! Sempre tive um combinado com Deus que eu chamo de intuição. Eu sempre soube tudo que ia acontecer comigo, as coisas boas e ruins. Eu tinha para mim que existia um combinado com Deus de que eu iria engravidar aos 35 anos, de uma menina chamada Maria e sagitariana. Eu tinha certeza que isso ia acontecer e estava muito tranquila, mas quando chegou os 35, eu não estava em nenhum relacionamento e longe da possibilidade de formar uma família. Eu pensava: ‘Vou ter que encontrar alguém, gostar a ponto de querer ter um filho com ele…’. Essa questão do timing me deu uma certa tristeza, mas o universo é tão poderoso que um mês depois eu conheci o Hugo, dois meses depois eu estava grávida de uma Maria, que nasceu sagitariana.

Que sensitiva!

Não acho que eu seja sensitiva, sou intuitiva. Isso acontece em todas as coisas da minha vida. Eu não peço, eu sei. Tudo o que eu tinha na minha cabeça quando criança, ia se concretizando. Fui vendo que de fato eu já sabia de tudo. Acho que é uma conexão, intuição. Eu sabia que ia ser atriz e todo mundo ria da minha cara quando eu falava que com 25 anos o meu nome ia ser o primeiro da novela das 9. E aos 25 anos, fiz América como protagonista da novela das 9. Acho que o segredo é a força do pensamento, seja para o bom ou para o ruim. Tudo o que você pede para Deus acontece. Esses tempos pedi uma coisa que não era legal para mim, mas pedi da boca para fora. Aconteceu. Essa intuição me deixava meio que preparada para as coisas boas e ruins. Todas as coisas marcantes da minha vida eu já sabia que iam acontecer.

Você tenta passar essa conexão para a sua filha?

Fui criada no catolicismo, mas não tenho mais religião. Acredito em uma força que faz com que tudo aconteça. Essa força se apresenta para mim de uma forma muito clara. Eu acredito nesta força. Tem gente que não acredita. Vou deixar a Maria acreditar no que ela quiser. Tento deixá-la livre para ela saber se tem a conexão com algo ou com nada. Acho que isso é muito particular.

Estamos em uma época de muita intolerância. Existe uma preocupação em passar valores de autotestima e de respeito às diferenças dos outros?

Fico tentando fazer com que ela se ame o máximo que ela puder. Mas a Maria me ensina muito mais do que eu ensino a ela. Esses dias eu falei: ‘Maria, você é a mais linda do mundo’. Ela me respondeu: ‘Não, mamãe. Todas são lindas iguais’. No dia do aniversário dela também, eu disse: ‘Sua festa foi a melhor do mundo!’. E ela: ‘Todas as festas são iguais. As mamães dão a melhor festa que elas podem para os filhos’.

Que sensata! Deu uma lição…

Ela dá lições para a gente diariamente. Ela veio pronta. O Hugo viajou com ela para Buenos Aires e roubaram a mochila dele com o tablet. Teve uma hora que ele sentou e começou a chorar. A Maria falou: ‘Papai, não chora. Você lembra aquele brinquedo que eu doei e não usava mais? É igual! Um outro papai, que está precisando mais de um Ipad, vai achar a sua mochila’. Ele parou de chorar na hora e falou ‘que idiota eu aqui chorando por um tablet’.

Como corrigir uma menina que tem a personalidade forte sem tirar esse empoderamento dela?

Tem que conversar, entender o motivo dela querer tal coisa, nunca falar ‘não’ pelo ‘não’, explicar porque a gente não deve aquilo. Esses dias ela estava dodói da barriga e queria comer chocolate. Eu falei: ‘Filha, não pode’. Ela reclamou e eu falei: ‘Você quer comer? Coma, mas você vai ficar com mais dor e sem brincar por mais dias’. Na mesma hora ela falou: ‘Então é melhor não, né? Melhor esperar’. Acho que não podemos menosprezar a inteligência dela. Eu não menosprezo! Mostro os caminhos e deixo ela fazer as escolhas. Talvez se ela disse que queria comer o chocolate mesmo assim, eu não tivesse deixado, mas faço de tudo para ela entender. E ela entende e respeita. Esses dias eu estava me arrumando e ela achou uma chupeta. Ela não chupa há muito tempo, mas perguntou se podia chupar novamente. Eu disse que não era legal porque ficava com dente de monstro. Saí do quarto e ela depois veio me procurar: ‘Mamãe, botar e colocar na boca eu posso?’. Achei engraçado porque ela poderia ter chupado, já que eu não estava mais lá, mas não fez. A minha relação com o Hugo é tão feita na sinceridade que para ela é muito fácil de entender a importância de ser sincero, de se confiar no próximo. O Hugo sabe tudo da minha vida, tudo o que eu fiz, que eu tenho, que eu sinto… Às vezes, ele sabe antes de mim.

Falando em honestidade, você costuma ser bem sincera em suas entrevistas e fala de assuntos que são tabus como ter se relacionado com um homem casado e traição…

Minha mãe sempre me falou: ‘Seja quem você quiser. Foda-se para o que os outros vão achar. Tenha apenas sua consciência tranquila, não faça mal a ninguém e segue de cabeça erguida que a gente não deve nada a ninguém’. Eu não devo mesmo nada a ninguém! Trabalho desde os meus oito anos. Tive meu amadurecimento exposto, o que é muito cruel, porque é uma fase que a gente não está preparado para ser exemplo. A gente quer ter exemplos. Até hoje não me sinto uma pessoa preparada para ser exemplo. As pessoas sempre falam que hoje em dia a gente precisa de causas. Eu apoio todas as causas, sou das minorias. Mas não tenho embasamento, estudo e nem lugar de fala suficiente para comprar essa luta pra mim. Meu lugar é ouvir, aprender e cada vez tentar ser melhor em um mundo tão injusto para as mulheres, gays, negros, pobres.

Recebeu uma repercussão negativa?

Não acompanho mais esse feedback de críticas. Foi a forma que encontrei de viver em paz. A maior crítica para mim é a minha, a pessoa que viveu isso, que sofreu. Nada do que alguém fale vai ser mais duro do que o que eu senti e sofri. Estou muito tranquila. Que bom que hoje consigo falar sobre isso e tentar ser uma pessoa diferente do que eu era e evoluir com isso.

Se arrepende dessas ações?

Eu falo que eu não me arrependo porque talvez se eu não tivesse feito aquilo eu não estaria no lugar que estou hoje. Mas são coisas que eu não faria hoje. Graças a Deus, enxergo de forma diferente.

Você e o Hugo estão juntos há cinco anos. Qual o segredo desta relação?

O Hugo foi o maior acerto da minha vida, sem sombra nenhuma. O nosso encontro já era algo que ia nos transformar. Eu acredito em coisas escritas e que tinha uma pessoa guardada para mim e essa pessoa era ele. Quando ele chegou, tudo mudou, fez sentido e foi para o seu lugar. As coisas ficaram calmas. Minha vida mudou sem o menor esforço. Sei que ele sente a mesma coisa. Ele tinha uma vida muito diferente da dele e quando a gente se encontrou a gente rapidamente se encontrou. Talvez o nosso relacionamento dê muito certo porque a gente respeita muito o nosso indivíduo. Eu amo o Hugo, mas não o amo por ele ser meu marido. Amo o Hugo porque ele existe, seja do meu lado ou em qualquer lugar do mundo. Não o amo por ele ser o meu homem, mas por ele ser ele mesmo. Ele não é nada meu, ele é dele e amo isso. E ele ama que eu também seja de mim mesma. A gente é muito parecido em tudo.

Como fazem para manter o relacionamento a dois com uma criança pequena em casa, que acaba sendo o centro das atenções?

Tem que pesar tudo. A Maria sabe muito bem que papai e mamãe saem para namorar e de quão importante é nós sermos namorados para sermos felizes juntos. Ela entende essa necessidade de ficarmos juntos. A rotina da escola dela facilita muito também. Ela dorme às oito e meia da noite e a gente consegue ficar junto, ouvir música e namorar. Lá pelas três da manhã, quando a gente já está dormindo, ela vem para a nossa cama. O Hugo tenta fazer com que ela venha cada vez menos. Confesso que não tento tanto assim. Sou bem feliz quando ela vem e permissiva. Fico sempre achando que ela vai ter o tempo dela. As coisas sempre aconteceram no tempo dela como largar a chupeta, mamadeira… Já que com ela a gente tem essa facilidade, respeito mais o tempo dela.

Qual o peso do sexo hoje em um relacionamento?

O sexo é 100%, senão a gente vira irmão e amigo. Mudou a intensidade, quando a Maria nasceu, mas tento fazer com que se equilibre. Lógico que eu vou acabar sempre tendo menos tempo para o trabalho do que quando tinha Maria, vou ter menos tempo pro Hugo do que antes da Maria, mas a gente vai se equilibrando. O trabalho acaba daí a gente consegue viajar só os dois e ter mais momentos. É uma vida que a gente vai equilibrando. Nem toda época eu tenho todo o tempo do mundo para isso. Mas toda época tenho algum tempo só para isso porque é importante.

Vocês querem mais filhos? A Maria pede um irmão?

Ela começou a pedir agora um irmão, mas às vezes ela fala que não quer mais porque quer o papai e a mamãe só para ela. Ela está meio na dúvida ainda. Mas eu quero ter mais. Minha gravidez não foi incrível e por isso eu gostaria de ter uma gestação. Também quero adotar, mas gostaria de ter o segundo e adotar o terceiro. O Hugo quer adotar o segundo e não ter o terceiro. A gente está negociando. Nunca pensei em congelar, mas é algo a considerar. Eu me acho muito jovem, é um problema.

Créditos:

Reportagem: Marina Bonini
Edição: Ana Carolina Moura
Fotografia: André Nicolau
Assistente de fotografia: Rafael Monteiro

Revista Quem

 

Opinião dos leitores

  1. Concordo plenamente com ela, como dizia Chico Anisisio, com muito tempo de casado vc vai chamar sua esposa de dona Maria.

  2. Daí quando o marido só procura pra copular, fica falando que ele só pensa nisso, nem sequer conversa mais, que o casal também é amigo. Mas, pensando bem, o cara casado com uma mulher dessas, só pensaria em sexo mesmo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz que operação militar dos EUA destruiu área de porto onde drogas eram carregadas na Venezuela

Foto: Pool/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (29) que uma operação realizada na semana passada destruiu uma “grande instalação” ligada ao tráfico de drogas na Venezuela. Segundo ele, houve uma forte explosão em uma área portuária usada para carregar embarcações com drogas.

“Acertamos todos os barcos e também a área de distribuição. Esse ponto não existe mais”, declarou Trump à CNN. O presidente, no entanto, se recusou a confirmar se a ação foi conduzida pelas Forças Armadas dos EUA ou por outra agência americana, como a CIA.

Trump havia mencionado o ataque pela primeira vez na sexta-feira, em entrevista a um radialista aliado, afirmando que os EUA destruíram uma grande fábrica ou instalação no país sul-americano.

As declarações ocorrem em meio a uma escalada de pressão dos Estados Unidos sobre a Venezuela. Nas últimas semanas, Washington realizou ataques que destruíram dezenas de embarcações no Caribe e no leste do Oceano Pacífico, mirando, segundo autoridades americanas, rotas e estruturas ligadas ao narcotráfico e ao governo de Nicolás Maduro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Julgamento de Bolsonaro’, ‘anistia’ e ‘Lei Magnitsky’ foram os termos políticos mais pesquisados pelos brasileiros no Google em 2025

Foto: Gustavo Moreno/STF

O julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado foi o termo político mais pesquisado no Google no Brasil em 2025.

Segundo o relatório anual da plataforma, o interesse dos brasileiros se concentrou em temas ligados à democracia, à Justiça e a processos legislativos, como anistia, sanções internacionais e mudanças constitucionais.

Os cinco termos políticos mais buscados em 2025 foram:

  1. Julgamento de Jair Bolsonaro

  2. Votação da anistia

  3. Lei Magnitsky

  4. PEC da Blindagem

  5. COP30

O ranking reflete picos de interesse ao longo do ano e indica como crises políticas, decisões judiciais e debates institucionais moldaram a atenção do público em 2025.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula registra rombo de R$ 20,17 bilhões em novembro de 2025, segundo dados do Tesouro Nacional

Foto: Pixabay

O governo federal registrou déficit primário de R$ 20,17 bilhões em novembro de 2025, segundo dados divulgados pelo Tesouro Nacional nesta segunda-feira (29). O resultado é o pior para meses de novembro desde 2023 e supera o déficit de R$ 4,5 bilhões registrado no mesmo mês de 2024.

O déficit primário considera receitas e despesas antes do pagamento de juros da dívida pública.

O desempenho contrasta com outubro, quando houve superávit de R$ 36,5 bilhões. O resultado considera as contas do Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social.

Receita diminui e despesa aumenta

A receita total do governo central somou R$ 218,45 bilhões, queda real de 2,6% em relação a novembro de 2024. A receita líquida, após transferências, foi de R$ 166,93 bilhões, retração real de 4,8%.

Apesar da queda geral, alguns tributos cresceram:

  • IOF: R$ 8,76 bilhões (+41,3% em termos reais)

  • Imposto de Renda: R$ 62,72 bilhões (+8,8%)

  • Arrecadação do RGPS: R$ 58,09 bilhões (+6,7%)

Em sentido oposto, houve forte redução nas receitas com concessões e dividendos.

As despesas totais chegaram a R$ 187,10 bilhões, alta real de 4%. Os benefícios previdenciários somaram R$ 79,37 bilhões, avanço real de 3,9%.

Acumulado negativo em 2025

No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o déficit primário chega a R$ 83,82 bilhões em termos nominais. Em valores corrigidos pela inflação, o saldo negativo é de R$ 82,4 bilhões, o maior desde 2023.

No resultado de 12 meses, o déficit soma R$ 57,4 bilhões, o equivalente a 0,47% do PIB, bem abaixo do rombo de R$ 197,1 bilhões registrado no mesmo período do ano anterior.

O déficit primário considera apenas receitas e despesas do governo, sem incluir o pagamento de juros da dívida pública.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em menos de 3 anos de existência, SAF do América acumula mais de R$ 3 milhões em dívida ativa

Foto: Alex Régis

A Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do América tem R$ 3,03 milhões inscritos na dívida ativa da União, segundo dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Do total, R$ 1,94 milhão corresponde a débitos tributários classificados como “demais débitos”, enquanto R$ 1,09 milhão é referente a obrigações previdenciárias.

Foto: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

De acordo com a PGFN, a inscrição em dívida ativa ocorre quando valores não são pagos dentro do prazo legal, permitindo a cobrança administrativa e judicial dos débitos.

A SAF do América foi criada em abril de 2023, após aprovação do Conselho Deliberativo. A HIPE Capital S.A. assumiu 80% do controle societário, com a promessa de investir cerca de R$ 174 milhões no futebol ao longo de cinco anos.

A SAF foi procurada pela reportagem do jornal Tribuna do Norte para falar sobre o assunto, mas não se manifestou até o momento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CORREIOS: Plano contra crise prevê corte de R$ 2 bilhões em gastos com pessoal, venda de imóveis e fechamento de mil agências

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por BlogdoBG (@blogdobg)

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Os Correios apresentaram nesta segunda-feira (29) um plano de reestruturação que prevê corte de R$ 2 bilhões em gastos com pessoal, fechamento de mil agências e venda de imóveis. A estatal pretende reduzir em até 15 mil o número de funcionários nos próximos dois anos por meio de um programa de demissão voluntária (PDV), o que representa 18% da folha.

O plano foi detalhado pelo presidente da empresa, Emmanoel Rondon, que afirmou que o modelo econômico atual deixou de ser viável após 12 trimestres consecutivos de prejuízo. A meta é recuperar a saúde financeira em 2026 e voltar a lucrar em 2027.

A proposta detalhada nesta segunda visa recuperar a saúde financeira da empresa em 2026 para que possa voltar a ter lucro a partir de 2027. Para isso, os Correios esperam:

  • redução em R$ 2,1 bilhões nos custos com pessoal (PDV –  Programa de Desligamento Voluntário)
  • vender R$ 1,5 bilhão em imóveis não operacionais
  • redução de mil pontos de venda deficitários
  • reformulação do plano de saúde para reduzir o custo em R$ 500 milhões anuais

Para reforçar o caixa, a empresa contará com R$ 10 bilhões em crédito: Banco do Brasil, Caixa e Bradesco devem aportar R$ 3 bilhões cada, enquanto Itaú e Santander emprestarão R$ 1,5 bilhão cada. Parte dos recursos entra até 31 de dezembro; o restante, em janeiro de 2026.

Em setembro, os Correios registraram prejuízo de R$ 4,3 bilhões no primeiro semestre de 2025. Segundo Rondon, sem ajustes, a perda poderia chegar a R$ 23 bilhões em 2026. A empresa também busca novas estratégias para elevar receitas, com meta de R$ 21 bilhões em 2027.

Entre 2027 e 2030, a estatal pretende investir R$ 4,4 bilhões, com financiamento do banco do Brics, em automação, modernização logística, frota menos poluente e tecnologia da informação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia Civil apreende 111 kg de cocaína em Parnamirim, avaliados em mais R$ 150 milhões; droga estava escondida em pedras ornamentais

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em atuação integrada com a Receita Federal do Brasil, deflagrou a ‘Operação Terceiro Eixo’ e desarticulou mais uma rota interestadual de tráfico de drogas no país.

A ação ocorreu na madrugada do último sábado (27), no Distrito Industrial de Emaús, em Parnamirim, e resultou na apreensão de aproximadamente 111 quilos de cocaína, avaliados em mais de R$ 150 milhões.

O desdobramento da operação ocorreu por volta das 9h, quando as equipes realizaram a abordagem a uma marmoaria utilizada para a movimentação de grandes quantidades de entorpecentes.

Conforme apurado nas investigações, a droga era ocultada em estruturas de pedras ornamentais, preparadas de forma minuciosa para dificultar a detecção durante fiscalizações de rotina.

Para a retirada do material ilícito, foi necessária a destruição das estruturas, que escondiam 105 tabletes de cocaína acondicionados em compartimentos internos.

A empresa, adquirida há aproximadamente um ano, vinha sendo estruturada exclusivamente para atuar nessa rota criminosa, com investimentos provenientes de organizações criminosas das regiões Sul e Sudeste do país.

Prisões

Dois homens foram presos em flagrante no local, no momento em que tentavam retirar a droga do estado. Ambos já possuíam antecedentes criminais e foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A Justiça decretou a prisão preventiva dos investigados.

Operação Terceiro Eixo

Denominada Operação Terceiro Eixo, a ação confirmou a existência de uma nova rota e de uma modalidade específica de transporte de drogas em larga escala, evidenciando a atuação de diferentes grupos criminosos e reforçando o uso do Estado do Rio Grande do Norte como ponto estratégico para o escoamento e a distribuição de entorpecentes no país.

Esta é a sexta grande ação da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), em 2025. Entre os destaques do ano estão a primeira apreensão de fentanil no Brasil, em março; a Operação Nox Alba, em setembro, que resultou na apreensão de mais de 1,2 tonelada de cocaína, a maior da história do estado; e a Operação Duplo Impacto, em outubro, que retirou de circulação mais de uma tonelada de maconha e resultou na primeira apreensão de THC superconcentrado no Rio Grande do Norte. Todas as ações foram realizadas em conjunto com a Receita Federal.

As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos e apurar o destino final da carga, que, segundo os indícios, seria encaminhada para estados da região Nordeste.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-mulher de Toffoli atua para J&F e CSN e vê processos no STF e STJ subirem 140% após posse

Foto: Dida Sampaio/Estadão

A atuação da advogada Roberta Maria Rangel, ex-mulher do ministro Dias Toffoli, no STF e no STJ cresceu significativamente após a posse dele no Supremo, em 2009. O número de processos conduzidos por ela nessas Cortes saltou de 53 para 127 — aumento de cerca de 140%.

Levantamento do Estadão aponta que 70,5% das ações com participação da advogada começaram após a chegada de Toffoli ao STF. No Supremo, 9 de 35 processos tiveram início nesse período; no STJ, foram 118 de 145. O casal se separou no primeiro semestre deste ano, marco considerado na análise.

Rangel atua para grandes empresas, como J&F e CSN, além de companhias do agronegócio e da construção civil. Entre os casos, estão disputas bilionárias no STJ e ações que chegaram ao STF, algumas encerradas por perda de objeto ou ainda pendentes de julgamento.

A legislação não proíbe familiares de ministros de advogar no STF, mas impede que o magistrado julgue processos em que haja atuação de parentes, exigindo declaração de impedimento. Em 2023, o Supremo flexibilizou regras ao permitir julgamentos quando a parte é cliente de escritório ligado a parente, desde que outra banca seja a responsável formal.

Situações semelhantes já foram observadas com cônjuges de outros ministros. Toffoli e Rangel não comentaram. Empresas citadas também não se manifestaram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Audiência média do “Fantástico” cai pelo 3º ano seguido

Foto: Reprodução

O programa “Fantástico”, da TV Globo, registou uma média de 16 pontos de audiência na Grande São Paulo em 2025. Os dados são da Kantar Ibope e foram divulgados pelo jornalista Gabriel Vaquer nesta 2ª feira (29.dez.2025). Cada ponto na região equivale a 78.781 domicílios ou 199.633 telespectadores.

A média da audiência do “Fantástico” está em queda desde 2023:

média em 2020 – 18,5 pontos;
média em 2021 – 18,4 pontos;
média em 2022 – 19,0 pontos;
média em 2023 – 17,3 pontos;
média em 2024 – 16,8 pontos;
média em 2025 – 16,0 pontos.
O Poder360 procurou a TV Globo por meio de e-mail para perguntar se gostaria de se manifestar a respeito dos dados de audiência do “Fantástico” na Grande São Paulo. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.

O programa é apresentado pelas jornalistas Maju Coutinho e Poliana Abritta.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Esperar o que de uma TV que não transmite CREDIBILIDADE, pelo menos parte do povo que possuem TV aberta em casa, já não vê nessa emissora nada de fidedigno e atraente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Sorriso Maroto e Nuzio Medeiros: veja atrações desta segunda (29) do Natal em Natal

Foto: Divulgação

O Natal em Natal começou nesta quinta-feira (25) com apresentações na praia de Ponta Negra. Nesta segunda-feira (29), o evento continua com shows de Sorriso Maroto, Nuzio Medeiros e outras atrações.

Para o evento, a prefeitura destinou linhas de ônibus gratuitas para atuarem com horário estendido no retorno das pessoas para casa.

O município também informou o que não pode ser levado para a festa e quais as ruas seguir para chegar ao palco na praia.

Veja, abaixo, as atrações desta segunda:

📅 Dia 29 (segunda-feira)

📍 Praia de Ponta Negra

Raynel Guedes
Nuzio Medeiros
Sorriso Maroto
DJ local

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com quase 90%, Aize Bezerra consolida aprovação e liderança em João Câmara e no Mato Grande

Fotos: Divulgação

Pesquisa realizada pela Perfil Pesquisas Técnicas no dia 22 de dezembro aponta que a gestão municipal de João Câmara registra 89,40% de avaliação positiva. O levantamento ouviu 500 eleitores do município.

A pesquisa menciona ações da gestão nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e transparência. Entre os dados apresentados estão a concessão do Selo Ouro em Transparência Pública pelo Tribunal de Contas do Estado e a aplicação de 48,9% dos recursos próprios do município em educação, percentual acima do mínimo constitucional. Também são citadas obras executadas em diferentes pontos da cidade.

A pesquisa avaliou ainda a intenção de voto para o cargo de senador em primeira citação entre os eleitores de João Câmara. A governadora Fátima Bezerra aparece com 21,00% das citações, seguida por Styvenson Valentim, com 14,20%, e Zenaide Maia, com 11,80%. Os eleitores indecisos somam 10,60%, enquanto votos brancos e nulos totalizam 10,60%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *