Diversos

[FOTOS] Imprensa nacional repercute 139 dias de falta de água nas torneiras de Luiz Gomes

Moradores do município de Luis Gomes (450 km de Natal) estão sofrendo há 139 dias com a falta de água nas torneiras.

O problema ocorreu depois que o único manancial que abastece o município, o açude dona Lulu Pinto, secou.

Eles se queixam de que os caminhões-pipas, que trazem água diariamente enviados pela Caern (Companhia de Águas e Esgotos do RN) para minimizar os transtornos, não são suficientes para atender a todos, que se veem obrigados a comprar água a preços exorbitantes, que chegam a R$ 350 por mês.

Foto:Francisco Morais/site Serra/UOL

A imprensa nacional já começa a repercutir a situação no município. O Bol e o Uol deram matérias sobre o assuntos.

Leia reportagem do Bol na íntregra.

Moradores de Luís Gomes (RN) estão sem água há 139 dias e vivem castigados pela seca

Aliny Gama
Do UOL, em Maceió

Moradores do município de Luis Gomes (450 km de Natal) estão sofrendo há 139 dias com a falta de água nas torneiras. O problema ocorreu depois que o único manancial que abastece o município, o açude dona Lulu Pinto, secou. Eles se queixam de que os caminhões-pipas, que trazem água diariamente enviados pela Caern (Companhia de Águas e Esgotos do RN) para minimizar os transtornos, não são suficientes para atender a todos, que se veem obrigados a comprar água a preços exorbitantes, que chegam a R$ 350 por mês.

Há pouco mais de quatro meses, a cena de mulheres, homens e até crianças carregando baldes com água tornou-se rotina no município, que tem 9.610 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com moradores, nos últimos três meses choveu pouco no município, e a água da chuva não foi suficiente para manter o açude com água, que fica a 5 quilômetros do centro da cidade.

“O que tem lá no açude é um lamaçal que secou, e mesmo com a chuva não juntou nenhuma água”, disse a dona de casa Maria Anaída Silva, 40, que estava na tarde desta quarta-feira (14) de prontidão esperando o caminhão-pipa chegar com água. Segundo ela, quem não vai cedo aos pontos de distribuição não consegue pegar água. Sem condições financeiras de comprar água de terceiros, ela conta que acorda ainda na madrugada para ser uma das primeiras da fila para conseguir pegar água do caminhão-pipa da Caern, “que chega às 5 horas da manhã”.

“Quando terminamos de carregar os baldes num carro de mão já é hora de voltar para marcar o lugar na fila novamente para pegar água do caminhão que chega à tarde. Não tenho condições financeiras de comprar água de terceiro, e só a misericórdia de Deus para nos ajudar”, disse a dona de casa, que mora com o marido e o filho.

Reaproveitamento

Se as donas de casa já economizavam água para ajudar a baixar o orçamento, agora estão obrigadas a racionar até a última gota de água do dia ao realizarem os afazeres domésticos. O morador Ananias Vieira da Silva, 50, diz que na casa dele se tornou “lei” tentar reaproveitar a água ao máximo que puder e também mudou a rotina com a troca de roupas.

Silva contou que agora usa mais vezes uma única roupa antes de lavá-la, além de reaproveitar a água do enxágue das roupas nos banheiros da casa. “A situação está muito difícil e já não aguentamos mais viver assim. Quem tem condições, compra água. Quem não tem peregrina para conseguir um balde do caminhão-pipa”, afirmou.

Ele e a família de quatro pessoas gastam 5.000 litros de água por mês e agora têm de desembolsar cerca de R$ 250 para não ficarem desabastecidos. O estouro no orçamento da pedagoga Cláudia Maria Vieira de Morais Gonçalves, 40, pegou a família de surpresa. Ela conta que desde que não tem mais água fornecida pela Caern gasta dez vezes mais com a compra de água.

“Aqui em casa somos quatro pessoas, sendo duas crianças, e mesmo economizando ao máximo estamos gastando muito dinheiro com água. Antes pagávamos entre R$ 27,00 e R$ 30,00 com a conta da Caern e agora gastamos uma média de R$ 300,00 a R$ 350,00 por mês. O valor é exorbitante, mas não temos como viver sem água”, disse.

Cláudia cobrou uma solução da Caern para a situação porque, segundo ela,  ninguém consegue manter esse alto custo com a compra de água até o próximo inverno, quando as chuvas voltarem a encher o açude. “Estamos tomando um prejuízo por falha da Caern, pois é inadmissível termos apenas uma fonte de água na cidade. Temos uma adutora que seria a solução do problema, mas está com a obra parada. Sei que a companhia não vai nos ressarcir desse prejuízo que estamos tomando agora”, afirmou Cláudia.

MP cobra solução

A falta de abastecimento de água em Luis Gomes levou o MP (Ministério Público Estadual) elaborar uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada quando completou 100 dias sem água nas torneiras de Luis Gomes. O MP deu o prazo de seis meses para que a Caern resolva o problema em definitivo “permitindo a retomada, de forma contínua e ininterrupta, do fornecimento de água tratada encanada nas torneiras das residências.”

A reportagem do UOL entrou em contato com a Caern e, por meio de nota, a companhia informou que a Semarh (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) e a companhia reconhecem o problema da falta de água em Luis Gomes, mas atribuem o problema à estiagem, acabou secando o açude Lulu Pinto. A companhia destacou que emergencialmente instalou 18 reservatórios com capacidade para armazenar ao todo 180 mil litros de água por dia. Também são disponibilizados 11 caminhões-pipa – quatro da Caern e do Exército para abastecer diariamente os reservatórios.

A água trazida para Luis Gomes nos caminhões-pipa é captada no município de Rafael Fernandes, a 40 quilômetros. A Caern destacou ainda que “espera que as chuvas previstas para este ano abasteçam o açude com o volume de água suficiente para que o produto volte às torneiras das casas.”

A nota destaca ainda que outras ações estão ocorrendo em paralelo para também minimizar o problema. A Caern e a Semarh informaram vão perfurar seis poços no município, mas sem data para iniciarem os trabalhos. A companhia informou ainda que outra ação será o desassoreamento do açude para que aumente a capacidade de armazenamento de água.

Segundo a Caern, “a solução definitiva para a cidade de Luís Gomes virá com a retomada das obras do sistema adutor Alto Oeste, prevista para este semestre.” A obra é de responsabilidade da Semarh e foi paralisada por falta de recursos. A Caern não informou se existem outros municípios no Rio Grande do Norte com o mesmo problema da falta de água como ocorre em de Luis Gomes.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

ABC e América podem subir juntos para a Série C 2027

Screenshot

Foto: Guilherme Drovas

Os torcedores de ABC e América entraram no mata-mata da Série D carregando uma dúvida que já começa a mexer com os admiradores dos clubes: os dois rivais podem conquistar juntos o acesso para a Série C de 2027? Pela nova fórmula da competição, a resposta é sim. Mas, para isso, os clubes terão de atravessar um caminho longo, com quatro fases eliminatórias antes do ponto decisivo da disputa.

A Série D deste ano passou a ser disputada por 96 clubes, divididos em 16 grupos com seis equipes. Os quatro primeiros de cada chave avançaram para a segunda fase, iniciando o primeiro mata-mata com 64 participantes. A partir daí, todos os confrontos são em jogos de ida e volta. No caso de ABC e América, integrantes do Grupo A-8, não existe possibilidade de o clássico se repetir logo nas primeiras etapas eliminatórias, já que os cruzamentos separam os classificados da mesma chave.

Se confirmarem a vantagem nos jogos do próximo final de semana, contra Altos e Fluminense-PI, respectivamente, ABC e América ainda terão pela frente a terceira fase e as oitavas de final. Somente depois disso chegarão às quartas, fase que ganhou peso no novo regulamento. Quem vencer nas quartas garante automaticamente o acesso para a Série C. Quem perder ainda terá uma segunda chance no playoff, que reunirá os quatro eliminados para definir mais duas vagas e completar a lista dos seis novos integrantes da Série C na próxima temporada.

Esse detalhe na nova fórmula de disputa é o que torna possível o sonho duplo. ABC e América podem subir juntos de duas formas. A primeira, mais direta, ocorre se ambos chegarem às quartas de final e vencerem seus confrontos. Nesse caso, os dois estariam entre os semifinalistas e carimbariam o retorno do futebol potiguar à Série C com força máxima. A segunda possibilidade é mais sofrida: caso um deles perca nas quartas, ainda poderá buscar o acesso no playoff de consolação. Até mesmo se os dois forem derrotados nas quartas, ainda haverá chance de ambos subirem, desde que não se enfrentem no cruzamento decisivo.

Como mostram as projeções, o clássico só pode voltar a acontecer em um estágio avançado da competição. Antes das quartas, o regulamento impede um reencontro entre clubes que vieram do mesmo grupo. A partir das quartas, dependendo da composição das chaves e da campanha acumulada, ABC e América podem voltar a se enfrentar. Se isso ocorrer nas quartas, um deles garante o acesso direto e o outro ainda poderá buscar a vaga extra no playoff. Se o reencontro ficar para a semifinal ou para a final, os dois já estarão garantidos na Série C.

ABC e América não dependem da queda do rival para subir. Secar a campanha do principal adversário será apenas um hábito mantido pelos torcedores, mas sem impacto real no caminho das equipes. O essencial é que ambos podem transformar a Série D de 2026 em uma jornada histórica para o futebol potiguar.

O acesso conjunto vai exigir regularidade, força mental e capacidade de decisão dos dois elencos. Os maiores clubes do estado têm a oportunidade de recolocar o futebol do RN em um novo patamar no cenário nacional, fazendo da atual temporada o ponto de partida para a reação tão sonhada por alvinegros e alvirrubros.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasil em campo e ‘ETs no estádio’? Previsão de abdução em massa viraliza e divide a web

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Uma previsão divulgada nas redes sociais pela influenciadora conhecida como Vó Bahiana ganhou repercussão ao citar uma suposta “abdução em massa” durante o jogo entre Brasil e Escócia, nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. As informações são do Correio Braziliense.

Segundo a publicação, a vidente afirmou ter tido sonhos no início de junho envolvendo uma possível “invasão extraterrestre” durante a partida. No relato, ela descreve a suposta presença de uma nave e a retirada de pessoas do estádio durante o evento esportivo.

A influenciadora também menciona, em seus relatos, cenas de correria e pânico no local, além de uma “nave-mãe” com dezenas de seres extraterrestres que, segundo ela, estariam envolvidos na ação.

A publicação repercutiu nas redes sociais, onde internautas comentaram a previsão com curiosidade e, em muitos casos, ceticismo. Parte do público tratou o conteúdo como entretenimento, enquanto outros questionaram a seriedade da afirmação.

Até o momento, não há qualquer evidência ou confirmação oficial que indique qualquer ocorrência fora do comum relacionada à partida. A previsão segue circulando apenas no ambiente das redes sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes analisará nos próximos dias se mantém prisão domiciliar de Bolsonaro

Foto: STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou, nesta terça-feira (23), um novo pedido ao ministro Alexandre de Moraes para prorrogar a prisão domiciliar humanitária que vem sendo cumprida desde março.

O prazo atual da medida se encerra nesta quinta-feira (25), o que coloca a decisão novamente nas mãos do STF em um cenário de definição iminente sobre a continuidade ou não do regime domiciliar.

No pedido, os advogados alegam que o quadro de saúde de Bolsonaro ainda exige acompanhamento médico contínuo, com uso de medicação, fisioterapia e monitoramento constante. A defesa afirma que, apesar de evolução clínica, persistem condições que justificariam a manutenção da medida.

Também foram citados exames complementares solicitados pela equipe médica, como tomografias e endoscopia, além de avaliações relacionadas a questões gastrointestinais e respiratórias. Segundo a petição, o ambiente domiciliar seria o mais adequado para garantir estabilidade no tratamento.

A defesa ainda aponta fatores de risco como possibilidade de quedas, alterações cardiovasculares e necessidade de vigilância permanente, além de mencionar uma cirurgia ortopédica recente e o processo de reabilitação ainda em andamento.

Agora, o caso volta à análise de Moraes, que deve decidir se mantém ou não a prisão domiciliar humanitária nos próximos dias. O ministro já havia estabelecido que a situação seria reavaliada após o período inicial de 90 dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Bolsonaro pode perder patente militar: STM julga hoje (24) recurso após condenação do STF

Foto: Reprodução

O Superior Tribunal Militar (STM) analisa nesta quarta-feira (24) um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um processo que pode levar à perda de sua patente de capitão reformado do Exército.

O julgamento ocorre após a condenação de Bolsonaro pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão no âmbito de uma ação relacionada à chamada trama golpista. O processo no STM não reavalia a condenação criminal, mas trata dos efeitos dessa decisão na condição militar do ex-presidente.

A defesa tenta afastar do caso o brigadeiro Joseli Parente Camelo, integrante da Corte, sob o argumento de possível falta de imparcialidade. Os advogados citam uma entrevista concedida pelo ministro em 2023, na qual ele comentou que eventuais crimes de militares seriam punidos caso chegassem ao tribunal.

O pedido já havia sido rejeitado pela presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, sob o entendimento de que não se enquadra nas hipóteses legais de suspeição. Agora, o recurso será analisado pelo plenário da Corte, que vai decidir se mantém ou não o magistrado no julgamento.

Paralelamente, o STM também analisa o procedimento que pode avaliar se Bolsonaro é “indigno” ou “incompatível” com o oficialato. Caso essa conclusão seja confirmada, ele pode perder o posto de capitão reformado.

Prazo inicial da domiciliar termina nesta quarta (24)

O julgamento ocorre no mesmo período em que Bolsonaro cumpre prisão domiciliar humanitária, concedida pelo ministro Alexandre de Moraes. O prazo inicial da medida termina nesta quarta-feira (24), e ainda depende de nova decisão do STF sobre eventual prorrogação ou encerramento.

Opinião dos leitores

  1. Isso só mostra quão podre se encontra nossa justiça militar por levar em consideração aquele julgamento sem o menor fundamento que se deu no STF em desfavor de Bolsonaro .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula decide nesta quarta (24) futuro de Jaques Wagner na liderança do Senado após pressão no Planalto e caso Master

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) deve se reunir nesta quarta-feira (24) com o senador Jaques Wagner (PT) para discutir o futuro do parlamentar à frente da liderança do governo no Senado, conforme o Metrópoles.

O encontro ocorre em meio a pressões internas no Planalto e no PT para que Wagner deixe o cargo após ser citado na 9ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga supostas irregularidades envolvendo o Banco Master.

Segundo integrantes do governo, a expectativa é que o próprio senador sinalize uma saída da função como forma de reduzir desgastes políticos e conter impactos no ambiente do Congresso e na articulação do governo.

Wagner, no entanto, resiste à decisão e defende que qualquer definição seja tomada diretamente com Lula. Aliados afirmam que ele tenta construir uma saída negociada, evitando que a eventual mudança seja interpretada como reconhecimento de irregularidades, já que ele não é réu no processo.

O nome do senador surgiu na investigação a partir da análise de mensagens obtidas no celular de um ex-sócio ligado ao caso. As apurações também citam possíveis articulações no Congresso e hipóteses de benefícios indevidos, que ainda estão sob análise da Polícia Federal.

Com a possível saída de Wagner, começam a ser avaliados nomes para substituí-lo na liderança do governo no Senado. Entre os cotados estão a senadora Teresa Leitão, o senador Camilo Santana e o senador Rogério Carvalho. Também é citado nos bastidores o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Nos bastidores, o governo avalia que a definição do caso deve ocorrer ainda nesta semana, diante do avanço da pressão política e da necessidade de reorganizar a articulação no Senado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] ANÁLISE: Waack diz que cálculo eleitoral de Lula ignora risco no futuro da economia

Imagens: Reprodução/CNN

O atual cenário econômico pode estar sendo subestimado no cálculo político do presidente Lula (PT), com impactos diretos no futuro do país. Esta é a avaliação feita pelo jornalista e analista político William Waack, da CNN Brasil, nesta terça-feira (24).

Segundo a análise, há uma espécie de “bomba fiscal” em formação, resultado de decisões e compromissos do governo que, de acordo com Waack, podem pressionar fortemente as contas públicas nos próximos anos.

Ele destaca que o problema não se restringe ao atual mandato, mas pode se estender ao próximo governo, independentemente de quem vença as eleições presidenciais, já que medidas impopulares podem ser necessárias para ajuste fiscal.

Waack também aponta que o debate político tende a ser contaminado por “paixões”, o que dificultaria uma leitura mais objetiva da realidade econômica em curso no país.

Na avaliação do comentarista, o risco central é que o cenário fiscal acabe impondo restrições severas à gestão futura, com impacto direto sobre políticas públicas e estabilidade econômica.

A análise foi apresentada em vídeo divulgado nas redes sociais e repercutiu entre comentaristas políticos e econômicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Tomba quer secretário da Saúde na ALRN para explicar fila de 19 mil cirurgias eletivas no RN

Foto: Eduardo Maia/ALRN

O deputado estadual Tomba Farias (PL) defendeu que o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta Câmara, seja convocado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN para prestar esclarecimentos sobre a fila de cirurgias eletivas e a execução de recursos federais destinados à redução da demanda.

A cobrança ocorre diante de dados apresentados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), que indicam baixa execução de recursos do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF).

Segundo informações citadas pelo parlamentar, com base em dados divulgados e em matéria da Tribuna do Norte, o RN recebeu previsão de cerca de R$ 58 milhões para o programa em 2026. Desse total, R$ 32 milhões já foram liberados pelo Governo Federal.

Apesar disso, apenas R$ 9,3 milhões teriam sido efetivamente executados até o momento, enquanto aproximadamente 19 mil potiguares seguem na fila por cirurgias eletivas no estado.

Durante pronunciamento em plenário, Tomba afirmou que o secretário precisa explicar a baixa execução dos recursos e quais medidas estão sendo adotadas para acelerar a realização dos procedimentos.

O deputado também destacou que a Comissão de Saúde da Assembleia é o espaço adequado para discutir os entraves, ouvir a Sesap e buscar soluções para reduzir a fila de pacientes que aguardam atendimento no RN.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Álvaro Dias lança “Endireita RN” e inicia série de encontros no interior; primeira parada será em Santa Cruz

Foto: Divulgação

O pré-candidato ao Governo do RN, Álvaro Dias (PL), dá início nesta semana ao Projeto Endireita RN, uma série de encontros regionais que percorrerá o estado reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da sociedade para discutir propostas e os desafios do Rio Grande do Norte.

A primeira edição acontece nesta quinta-feira (25), em Santa Cruz, com o tema “A Nova Rota do Trairi e Agreste”. O evento será realizado às 19h30, na quadra do Instituto Cônego Monte.

Além de Álvaro Dias, participarão do encontro o senador Rogério Marinho, o senador Styvenson Valentim, o pré-candidato a vice-governador Babá Pereira e o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio. Além de lideranças políticas da região.

A programação do Endireita RN terá continuidade na sexta-feira (26), em São Tomé, com o encontro voltado para o Potengi. No sábado (27), será a vez de Caicó sediar o encontro do Seridó, encerrando a primeira rodada de debates e mobilizações.

A iniciativa faz parte da estratégia de interiorização da pré-campanha de Álvaro Dias e busca ampliar o diálogo com as diferentes regiões do estado, ouvindo demandas locais e fortalecendo a construção de propostas para as eleições de 2026.

A expectativa é reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e lideranças de dezenas de municípios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura do Natal convoca 257 profissionais para vagas remanescentes do processo seletivo da Saúde

Foto: Reprodução

A Prefeitura do Natal convocou 257 profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A nova chamada foi publicada no Diário Oficial Extra desta terça-feira (23) e envolve vagas remanescentes do edital nº 001/2025.

Os convocados fazem parte do cadastro de reserva e estão sendo chamados após desistências, não comparecimento ou desclassificação de candidatos anteriores. A seleção segue a ordem de classificação e atende às demandas da rede municipal de saúde.

As vagas contemplam cargos de níveis médio e superior, incluindo biomédico, enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, odontólogo, psicólogo, auxiliar de farmácia, auxiliar de saúde bucal e técnico de enfermagem, além de cotas para pessoas com deficiência (PCDs).

Os profissionais convocados devem preencher o formulário eletrônico de convocação e apresentar a documentação exigida no edital. O link está disponível no próprio chamamento publicado pela administração municipal.

A entrega dos documentos será feita presencialmente no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Deodoro da Fonseca, nº 907, Cidade Alta, em Natal.

O atendimento ocorrerá em dias e horários definidos entre quarta (24) e terça-feira (30). A SMS reforça que o não comparecimento dentro do prazo resultará em desclassificação automática, conforme previsto no edital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Evento LGBTQIA+ em Câmara Municipal gera debate após performances no plenário

Imagens: Reprodução/Luiz Bacci

Um vídeo de uma apresentação LGBTQIA+ realizada dentro do plenário de uma Câmara Municipal viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (23) e passou a dividir opiniões entre internautas, conforme informações do perfil Luiz Bacci.

As imagens mostram uma programação com performances artísticas e um desfile inspirado em passarela de moda dentro do espaço legislativo. O evento fez parte de uma atividade voltada à comunidade LGBTQIA+, com participação de movimentos sociais, autoridades e convidados.

Durante o encontro, foram realizadas apresentações culturais que integravam a programação oficial, segundo a organização do evento. A proposta do encontro era discutir pautas relacionadas à diversidade e inclusão.

Após a divulgação do vídeo, o conteúdo passou a circular amplamente em redes sociais, gerando reações divergentes. Parte dos usuários destacou o caráter cultural da atividade, enquanto outros questionaram o uso do plenário para a realização das performances.

O tema também repercutiu no meio político. O deputado federal Nikolas Ferreira comentou a realização de uma homenagem em uma Câmara Municipal ao Dia do Orgulho LGBTQIA+. Em publicação nas redes sociais, ele criticou o evento e citou experiências anteriores no Legislativo.

A solenidade mencionada foi de autoria do vereador Pedro Patrus, que defendeu a realização da atividade e afirmou que o objetivo foi reforçar direitos sociais e ampliar o debate público sobre o tema.

Opinião dos leitores

  1. Esse povo só sabe “debater” e “defender” suas causas com pornografia e baixaria, é?

    Respeito gera respeito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *