FOTOS: Semur em Parnamirim instala placas de orientação e alerta em falésias da Praia de Cotovelo

Fotos: ASCOM – cedidas pela SEMUR

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semur) realizou na manhã desta sexta-feira (27) um trabalho que visa orientar e evitar possíveis problemas e acidentes com banhistas e turistas nas falésias da Praia de Cotovelo. A instalação de placas de sinalização no local, contou com a participação da Defesa Civil Municipal e visa orientar e alertar visitantes e turistas que se aproximem do local.

De acordo com o coordenador de meio ambiente da secretaria, Luiz Antônio de Melo, um trabalho de vistoria na falésia da Praia de Cotovelo é muito necessário, depois o incidente ocorrido na Praia da Pipa. “Estamos complementando o Plano de Ação que a Semur já tem. Iniciamos com o monitoramento na estrutura da falésia, agora fizemos a instalação das placas de orientação e seguiremos também com a ação de educação ambiental, orientando o pessoal para que não fiquem nas proximidades da falésia”.

A vistoria realizada nas falésias, detectou que o despenhadeiro da Praia de Cotovelo tem algumas vantagens em relação às falésias da Praia de Pipa. O relatório atual detectou que não existe risco de desmoronamento, mesmo assim, a instalação das placas é uma forma de prevenção e proteção para a população.

“A Praia de Cotovelo conta com pedras marítimas, próximo da parte inferior da falésia, isso acaba contribuindo para inibir de o pessoal caminhar, ou ficar próximo da parte baixa do despenhadeiro. Outra vantagem é que não temos construções em cima da falésia. Mesmo com esses prós, a afixação das placas é de extrema importância, para alertar e orientar a todos contra acidentes no local. Não existe risco iminente, mas queremos precaver”, comentou Luiz Antônio de Melo.

Ao todo foram instaladas três placas, duas na parte de baixo e uma no chapadão, todas na Praia de Cotovelo. Com a mensagem também em inglês, devido ao alto fluxo de turistas, a sinalização vertical é composta por um material especial para resistir à maresia e a estimativa de durabilidade das placas é de aproximadamente 10 anos.

Após a instalação das placas, a Semur seguirá com o trabalho de fiscalização e orientação no local. Caso a população perceba algum problema, como rachaduras nas falésias, ou risco de desmoronamento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo pode ser acionada através dos telefones (84) 3644-8249 / 3644-8245.