Potiguar de nascimento e dono do maior canal de aviação do YouTube, criador de conteúdo enfrenta doença neurológica rara e busca terapia experimental no exterior. Imagem: Reprodução
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) manifestou nesta quarta-feira (27) solidariedade ao comunicador e especialista em aviação Lito Sousa, natural de Natal, que enfrenta uma doença neurodegenerativa rara e busca acesso a um tratamento experimental nos Estados Unidos. Médica de formação, a senadora colocou o mandato à disposição da família para apoiar o esforço de viabilizar essa terapia.
Joselito Geraldo de Sousa, o Lito Sousa, nasceu em Natal em 25 de janeiro de 1967. Piloto, mecânico de aviação e especialista em segurança de voo, com passagens por companhias como Varig, Transbrasil e United Airlines, ele construiu ao longo dos anos uma das trajetórias mais reconhecidas da comunicação sobre aviação no país. À frente do canal “Aviões e Músicas”, que reúne milhões de inscritos e é o maior do gênero no YouTube brasileiro, Lito se notabilizou por explicar, com simpatia, didática e simplicidade, como funcionam os aviões e as viagens aéreas — desmistificando o setor, inspirando jovens e ajudando milhões de pessoas a superar o medo de voar. Também é autor do livro Onde Morrem os Aviões e idealizador do curso “Sem Medo de Voar”.
O caso de Lito tem comovido o Brasil nas últimas semanas. Em julho, ele revelou um diagnóstico de câncer de próstata; pouco depois, passou a apresentar sintomas neurológicos que levaram a internação e a uma investigação médica mais ampla. Em 21 de agosto, sua esposa, Mila Seidl, informou nas redes sociais que exames confirmaram a doença de Creutzfeldt-Jakob. Desde então, a mobilização em torno do comunicador cresceu — na quarta-feira (27), ele foi homenageado pelo Palmeiras no aniversário do clube, em meio a uma onda de manifestações de carinho de seguidores e de personalidades.
A doença de Creutzfeldt-Jakob é uma enfermidade neurológica rara e progressiva, provocada por proteínas alteradas (príons) que danificam o tecido cerebral. Ela provoca deterioração rápida das funções motoras e cognitivas, não tem cura conhecida e costuma ter evolução acelerada, com expectativa de vida geralmente inferior a um ano após o início dos sintomas. É justamente essa urgência que tem levado a família a buscar, fora do país, protocolos experimentais em centros de pesquisa de referência.
Em vídeo, a senadora Zenaide destacou a identidade potiguar de Lito e o alcance de seu trabalho. “Como médica, sei o peso que é uma família viver um momento desses. E como senadora do Rio Grande do Norte, quero dizer com sinceridade: o meu mandato está à disposição do Lito, no que a gente puder ajudar.
A parlamentar reforçou que o apoio inclui colocar a estrutura do mandato a serviço das articulações necessárias ao esforço da família obter autorização para o tratamento no exterior, e encerrou com uma mensagem direta: “Lito, o Rio Grande do Norte está com você. O povo potiguar está torcendo e rezando por você.”
Bruno, não gostei de você ter postado o comentário desse tal de Rafael Vale. Uma coisa é a plena liberdade de comentar, o que deve ser publicado. Outra é querer pautar o blog, colacando comentários que não têm nada a ver com o assunto tratado (o Bebê de uma freira). Não gosto do PSDB e até acho que as notícias que envolvem o escândalo referido devem ser aqui tratadas, ainda que infinitamente menores que os escândalos que surgem dia a dia no atual governo e as catastróficas perspectivas acerca dos rumos que estão sendo dados ao nosso país (social, econômico, de ordem pública) e que o marketing não mais consegue esconder, Mas acho absurdo que tal sujeito, visivelmente conduzido por fanatismo e cegueira política, paute o Blog, forneça ele mesmo a notícia. Acho isto inadmissível. Nem sempre concordo com suas posições, mas se leio o seu Blog tenho que respeitar as suas opiniões e, principalmente a sua pauta. Por favor não caia na besteira de entregar o seu Blog a quem quer que seja, principalmente se com objetivo de fazer a política pessoal e tentar fazer prevalecer os posicionamentos de pessoa estranha ao Blog.
E no blog da juventude do PSDB continua a seletividade e nada a respeito do propinoduto tucano no metrô se SP.
Documento apreendido na sede da Alstom aponta que integrantes da Secretaria de Energia, na gestão de Mario Covas (PSDB), em 1998, e três diretorias da EPTE (Empresa Paulista de Transmissão de Energia) receberam propina por contrato de US$ 45,7 milhões; pasta era comandada por Andrea Matarazzo; Suíça já apontava pagamentos para Robson Marinho, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado; denúncias ligam esquema com reeleição de FHC (CAIXA 2 NA CAMPANHA DE FHC).
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/148527-documento-mostra-como-alstom-distribuiu-propina.shtml
O colunista da Folha de S.Paulo e do UOL, Josias de Souza, ressalta hoje o fato de que o PSDB age como quem não sabe de nada no caso do propinoduto tucano. E define a atitude do partido, de negar que qualquer um dos três governadores paulistas, Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, sabia do esquema de cartel e propina, como "hipocrisia".
http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2014/01/20/psdb-reage-em-sp-como-lula-ninguem-sabia/