Política

General Braga Netto assumirá Casa Civil, e Onyx, Ministério da Cidadania, diz Bolsonaro

Foto: Reprodução/GloboNews

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta quinta-feira (13) em uma rede social que o general Walter Souza Braga Netto assumirá a Casa Civil. Informou também que o atual responsável pela pasta, Onyx Lorenzoni, passará a chefiar o Ministério da Cidadania.

Segundo o presidente, o atual ministro da Cidadania, Osmar Terra, deputado licenciado, retomará o mandato na Câmara.

Com o anúncio desta quinta, já são três mudanças no primeiro escalão do governo desde a semana passada. No último dia 6, o presidente nomeou o ex-deputado Rogério Marinho como novo ministro do Desenvolvimento Regional, no lugar de Gustavo Canuto.

A Casa Civil responde pela coordenação do andamento das ações entre os ministérios, em uma espécie de centro de governo. A pasta também possui uma secretaria que trata dos passos para entrada do Brasil na OCDE.

O Ministério da Cidadania é responsável pela área social do governo. A pasta gere os programas Bolsa Família, Criança Feliz e Progredir, por exemplo. Além disso, é responsável pela Secretaria Especial de Esporte, que substituiu o extinto Ministério do Esporte.

Novo ministro da Cidadania

Deputado federal licenciado do mandato, Onyx participou da campanha eleitoral de 2018 ao lado de Bolsonaro e, após o resultado, coordenou a equipe de transição.

Na Casa Civil, contudo, deixou de ser o responsável pela articulação política e também deixou de comandar o programa de concessões do governo federal.

Saída de Osmar Terra

Também deputado federal licenciado, Osmar Terra deverá retomar o mandato na Câmara.

Terra comandou o Ministério do Desenvolvimento Social no governo de Michel Temer e, por sugestão de Onyx, foi convidado por Bolsonaro a assumir o Ministério da Cidadania a partir de 2019.

A pasta até então comandada por Osmar Terra unificou os ministérios do Desenvolvimento Social, do Esporte e da Cultura.

O desgaste de Terra na pasta teve início no ano passado, quando Bolsonaro decidiu transferir a Secretaria Especial da Cultura para o Ministério do Turismo em meio à uma crise na pasta (relembre a polêmica).

Bastidores das negociações

Bolsonaro convidou Braga Netto para a Casa Civil ainda em janeiro.

Responsável pela intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, em 2018, o general ainda está na ativa e atualmente chefia o Estado Maior do Exército.

Antes disso, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, também chegou a ser sondado para o cargo, mas não aceitou.

Também foi discutida a possibilidade de o governo unificar a Casa Civil e a Secretaria de Governo da Presidência, deixando o ministro Luiz Eduardo Ramos à frente da nova pasta.

Criação da Casa Civil

A Casa Civil passou a ter este nome em 1992, no governo Itamar Franco. Até então, a pasta era chamada de Gabinete Civil.

O último militar a chefiar a pasta foi Golbery do Couto e Silva, no governo de João Baptista Figueiredo (1979-1985). Golbery também comandou a pasta no governo de Ernesto Geisel (1974-1979).

Desde a redemocratização, somente o ex-presidente Fernando Collor não utilizou os nomes Gabinete Civil ou Casa Civil para a estrutura da Presidência que trata das ações gerenciais do dia a dia do governo. O então presidente optou por Secretaria-Geral e Secretaria de Governo.

Quem é Braga Netto

General de quatro estrelas, Walter Souza Braga Netto chegou ao posto máximo da carreira dentro do Exército. Nascido em Belo Horizonte (MG), o militar tem 63 anos de idade. Atualmente chefia o Estado-Maior do Exército, um dos principais cargos dentro da força.

Além da chefia da intervenção federal no Rio, decretada no governo de Michel Temer, Braga Netto foi comandante Militar do Leste, responsável pelas atividades do Exército nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O militar ainda foi um dos responsáveis pela coordenação da segurança durante a Olimpíada do Rio, em 2016. Ele também trabalhou no serviço de inteligência do Exército e foi observador militar durante a missão de paz das Nações Unidas no Timor Leste, no sudeste asiático

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Lorenzoni foi rebaixado novamente? Coitado, daqui a pouco será o bobo da corte, para animar o circo kkkk

  2. Pode colocar super homem e mulher Maravilha nesse governo de faladores de bosta que nada resolvem….!!!! Passado mais de um ano se mudou algo foi pra pior!!!

  3. Os Civis já devem ter percebido que não valem nada pra esse desgoverno. Os Milicos estão só dobrando os salários e privilégios que já não são poucos.
    A Democracia vai ficando cada vez menor, governada por quem entende bem de ordem unida e submissão. e
    Perde espaço os civis que ainda restam com alguma dignidade…

  4. Governo de troca-troca…
    Ninguém quer!
    Tem medo da boca de Onyx.
    Troca Onyx por Prisma, então!

    1. A esquerdalha está histérica!! critica tudo! tudo é motivo de crítica! KKKKK

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tarcísio de Freitas está em Natal

Foto: reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está em Natal.

Ele foi visto neste sábado (7), almoçando no Sal e Brasa, na capital potiguar.

A esposa de Tarcísio, Cristiane Freitas, é potiguar e com certa frequência, visitam Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Mulher é presa ao tentar viajar para Fortaleza com 43 celulares furtados no show de Natanzinho Lima, na Redinha em Natal

Uma mulher foi presa pela Polícia Militar na rodoviária de Natal após tentar embarcar com 43 celulares furtados durante o show do cantor Natanzinho Lima, realizado na Redinha, em Natal.

A polícia foi acionada por uma das vítimas que rastreava o aparelho furtado. Os policiais localizaram a criminosa com o celular de uma das vítimas carregando. Ela foi abordada pelos policiais que de imediato já localizaram 30 aparelhos em uma mochila. Em seguida, foi encontrada uma caixa com outros 13 aparelhos.

A criminosa disse aos policiais que veio de Fortaleza para Natal somente para roubar celulares. Ainda segundo a mulher presa informou à polícia, ela faz parte de um grupo que já estava a caminho de Fortaleza com outros aparelhos também furtados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veículo capota após manobras na praia de Genipabu

Um veículo capotou após realizar manobras na praia de Genipabu neste sábado (7).

Imagens divulgadas pelo Via Certa Natal mostram o carro com as quatro rodas para cima e fumaçando, logo após o acidente, enquanto pessoas tentavam desvirar o carro.

Pelos relatos feitos durante a gravação do vídeo, o carro por pouco não atingiu banhistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Viviane Barci, mulher de Moraes, assume novo caso no STF em defesa de Lucas Kallas, sócio de Vorcaro

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Um novo processo no STF passou a ter como advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes. Ela atua na defesa do empresário Lucas Kallas, acionista da farmacêutica Biomm ao lado do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

O caso foi protocolado na segunda-feira (2) e Viviane aparece como única advogada no processo, representando Kallas por meio do escritório Barci de Moraes Advogados, da família Moraes. Também assinam a petição os filhos do ministro, Alexandre e Giuliana Barci de Moraes.

Kallas afirma, em nota, que foi citado indevidamente em investigação relacionada à Empabra, empresa de mineração da qual diz ter se afastado em 2017. Segundo ele, não há ação penal instaurada, e sua defesa é feita de forma conjunta pelos escritórios Grimaldi & Rodrigues e Barci de Moraes desde 2024.

O processo chegou ao STF por decisão do TRF-6, que apontou possível conexão com pessoas com foro privilegiado. Antes, o caso tramitava sob sigilo na Justiça Federal de Belo Horizonte.

Kallas é citado pela Polícia Federal em inquérito que apura extração ilegal de minério em área ambientalmente protegida. Apesar disso, integra desde 2023 o Conselhão do governo Lula e já recebeu elogios públicos do presidente.

A ação foi distribuída ao gabinete do presidente do STF, Edson Fachin, e ainda aguarda redistribuição. Dados revelados pelo Estadão mostram que o número de ações patrocinadas por Viviane Barci em tribunais superiores cresceu de forma significativa após a posse de Alexandre de Moraes no Supremo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputado estadual Kleber Rodrigues é internado para tratar problema de saúde

Foto: João Gilberto

O deputado estadual Kleber Rodrigues encontra-se internado desde a tarde desta sexta-feira (6) para tratamento de um problema de saúde. De acordo com nota divulgada pela assessoria, o parlamentar apresenta quadro clínico estável e está sendo acompanhado por equipe médica.

Ainda segundo a informação oficial, Kleber deverá permanecer internado nos próximos dias para a realização de exames complementares e uso de medicação necessária ao tratamento.

O deputado agradeceu as orações, mensagens de apoio e a preocupação recebidas, e afirmou estar confiante de que em breve retomará suas atividades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula cobra que petistas busquem os evangélicos: “90% deles recebem benefícios do governo. Não podemos esperar que o pastor fale bem de nós”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (7/2), que 90% dos evangélicos no Brasil ganham benefícios do governo. A fala se deu durante o ato de comemoração de aniversário de 46 anos do PT, em Salvador (BA).

“90% dos evangélicos ganham benefícios do governo. Nós não podemos esperar que eles falem bem de nós. Nós precisamos ir para lá, conversar”, disse Lula.

Ao falar a apoiadores, Lula defendeu que o PT apresente um novo projeto nacional e afirmou que eventuais derrotas eleitorais só ocorreriam por falhas internas do próprio partido. “Não há como perdermos para os outros […]”, disse.

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) reagiu a fala do Lula sobre os evengélicos. O parlamentar comentou em um vídeo publicado pela reportagem do Metrópoles.

É só deixar ele falar de improviso que fala asneira, que bom Lula continua. Essa fala prova que eles não entendem e na respeitam os evangélicos, eles não entenderam que o evangélico ama e respeita o seu pastor. Aliás isso é um princípio bíblico de fé, ele não consegue entender isso, ele ataca o pastor e tenta enganar os membros, sabe quando ele não vai conseguir: NUNCAAA!”, disse o líder do PL na Câmara.

“Evangélico não é trouxa da esquerda! O primeiro respeito se quer voto de evangélico e honrar os nosso pastores. Segundo, respeitar os nossos dogmas. Terceiro, os comunistas odeiam os cristãos”, completou Sóstenes.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que eleição será ‘guerra’, ‘não tem mais Lulinha paz e amor’ e que é pra mandar quem fez notícia contra o governo ‘pra aquele lugar’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (7/2), durante o ato de comemoração de aniversário de 46 anos do PT, em Salvador (BA), que este ano não terá “mais essa de Lulinha paz e amor”. Para o petista, 2026 será um ano de “guerra” por causa das eleições. Mostrou-se, ainda, “motivado para cacete”.

Lula falava aos militantes sobre debater com adversários políticos e disse: “A gente não pode ficar quieto. Alguém viu uma notícia contra o governo ‘ah, eu deletei’. Deletar, não. Você tem que mandar o cara que fez a notícia pra aquele lugar! Nós temos que ser mais desaforados“, afirmou.

Pouco antes, Lula afirmou que vai construir um discurso político, mas que ainda não está pronto. “Vamos ter de construir, porque é uma guerra política”, comentou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senadora Zenaide Maia participa do “RN do Futuro” com lançamento da pré-candidatura de Allyson Bezerra

A Senadora Zenaide Maia (PSD/RN) marcou presença e teve participação ativa neste sábado (07) no “RN do Futuro – Encontro Suprapartidário”, um evento para a articulação política e o planejamento estratégico do Rio Grande do Norte, além do anúncio oficial da pré-candidatura de Allyson Bezerra ao governo do Estado.

Realizado na Praia Mar Arena (antigo Holiday Inn), em Natal, o encontro reuniu uma vasta gama de lideranças políticas, filiados, simpatizantes e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento do Estado.
Com o objetivo de promover um diálogo construtivo, união e a edificação coletiva de ideias, o evento serviu como plataforma para solidificar a caminhada conjunta de partidos como PSD, MDB, União Brasil, Progressistas e Solidariedade. A iniciativa visa a construção de um projeto político sério, responsável e intrinsecamente ligado às necessidades e aspirações da população potiguar.

Um dos momentos de maior destaque do “RN do Futuro” foi o lançamento oficial da pré-candidatura ao governo do Estado de Allyson Bezerra, atual e bem-sucedido prefeito de Mossoró. O anúncio reforça a proposta de renovação e união que o evento buscou consolidar, gerando grande expectativa entre os presentes e os partidos envolvidos, e selando uma importante aliança política, na qual Allyson Bezerra caminhará junto com a Senadora Zenaide Maia.

A Senadora Zenaide Maia, figura de destaque na política nacional e potiguar, ressaltou a importância da convergência de esforços em prol de um futuro mais próspero para o Rio Grande do Norte. “Este é um momento histórico para o nosso estado. Ver tantos líderes, prefeitos, deputados e cidadãos engajados em um mesmo propósito, dialogando sobre o futuro que queremos construir, é inspirador. A união de forças políticas com ideais e programas voltados para o desenvolvimento social e econômico do RN é o caminho para superarmos os desafios e alcançarmos um patamar de excelência que nosso povo merece, e a pré-candidatura de Allyson é um passo fundamental nessa direção,” afirmou a Senadora.

O “RN do Futuro” foi também uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam se filiar ou aprofundar seu conhecimento sobre os princípios, programas e propósitos dos partidos envolvidos. A grande adesão e a presença massiva de autoridades políticas, incluindo dezenas de prefeitos, deputados e outras lideranças regionais, evidenciaram o sucesso do encontro e a crescente mobilização em torno da proposta suprapartidária.

A lotação do local demonstrou o anseio da sociedade por um projeto político coeso e comprometido com as demandas estaduais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pix e aplicativos de bancos são afetados por falha na Amazon Web Services neste sábado (7)

Foto: SOPA Images / Colaborador/Getty Images

Uma falha generalizada afeta alguns bancos brasileiros e o Pix neste sábado, 7. Segundo o site DownDetector, o problema pode ter começado na Amazon Web Services (AWS), que teve mais de 134 reclamações nas últimas 24 horas.

Relatos de usuários nas redes sociais indicam dificuldades para realizar transferências via Pix, acessar aplicativos bancários e concluir pagamentos em diferentes instituições. As queixas envolvem bancos tradicionais e fintechs, como Itaú, Nubank, Santander e outros.

O que é a AWS?

A AWS é a principal provedora de computação em nuvem usada por bancos e instituições de pagamento no Brasil. Parte relevante dos sistemas que sustentam o Pix — como processamento de transações, autenticação, segurança e escalabilidade — opera em ambientes hospedados na plataforma da Amazon.

Assim, falhas pontuais na nuvem podem gerar efeitos em cascata sobre diversos serviços ao mesmo tempo.

Até o momento, nem a Amazon, nem o Banco Central se pronunciaram oficialmente sobre a origem exata da instabilidade. Bancos afetados também não detalharam se houve indisponibilidade total ou apenas degradação de desempenho.

Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maioria das menções a Lula nas redes sociais é negativa, aponta levantamento

Foto: reprodução/Inatagram

Um levantamento sobre o debate político nas redes sociais aponta que, apesar da ampla presença digital comemorada por aliados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta na realidade um predomínio de engajamento negativo nas plataformas online.

Dados analisados por pesquisadores com base na plataforma Brandwatch, e divulgados pela Veja, mostram que 55% das interações sobre Lula em 2025 tiveram teor crítico, superando menções positivas e neutras em todos os meses do período.

Em janeiro de 2026, esse índice subiu para 64%, o segundo maior da série histórica e o maior salto mensal registrado.

O resultado aprofunda um levantamento do instituto Nexus, divulgado no início do mês, que apontou Lula como o pré-candidato à Presidência com maior presença nas principais redes sociais entre janeiro e dezembro de 2025.

Entre os temas mais criticados estão conflitos institucionais, decisões do Supremo Tribunal Federal, debates sobre transparência e sigilo, denúncias envolvendo o INSS, além de política externa, gastos públicos e desempenho de estatais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *