Diversos

Google revela os temas mais buscados no Brasil em 2018; veja diversos

Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

O Google divulgou nesta quarta-feira (12) a lista com assuntos mais buscados no Brasil em 2018. O ranking revela quais foram os temas que despertaram maior interesse dos usuários — no mundo e em cada país. Para produzir o relatório, a empresa identificou os termos que tiveram aumento significativo de pesquisas em determinado período de 2018 em comparação com 2017.

Entre os produtos de tecnologia em destaque estão nove celulares, como Motorola One e iPhone X, e um aplicativo: o Sarahah, que fez sucesso no ano passado. A gigante de buscas também apresentou as pesquisas relacionadas a “Pessoas (mundial)”, “Como fazer?” e “O que é?” que mostram as principais perguntas feitas pelos brasileiros em 2018.

Termos mais buscados em tecnologia

A empresa divulgou quais foram os assuntos mais procurados em tecnologia. A lista foi dominada por smartphones e teve o Motorola One, celular com Android One anunciado em agosto, como líder de pesquisas. O segundo lugar ficou com o iPhone X, seguido pelo Zenfone 5, dispositivo da Asus lançado em agosto.

Outros aparelhos intermediários, como os modelos da linha Moto G (G6 e G5) e os aparelhos Galaxy J ( J7, J4 e J5) também apareceram no ranking. O único destaque de software ficou por conta do Sarahah, app que foi febre no Brasil em 2017 e foi banido da App Store do iPhone (iOS) em janeiro de 2018. Em décimo lugar da lista de buscas, está o iPhone 8 Plus, smartphone da Apple lançado em setembro de 2017.

Tecnologia

Motorola One
iPhone X
Zenfone 5
Moto G6
Moto G5
Galaxy J7
Galaxy J4
Galaxy J5
Sarahah
iPhone 8 Plus

Termos mais buscados

Os termos mais buscados no Brasil refletem como foi o ano: ocorreu a greve dos caminhoneiros em maio, a Copa do Mundo da Rússia em junho e as eleições em outubro. Assim, os termos mais buscados são, em sua maioria, referentes a política. Além disso, o reality show Big Brother Brasil foi o único programa televisivo a entrar no ranking.

Copa do Mundo
Big Brother Brasil
Eleições 2018
Jair Bolsonaro
Horário de Brasília
Greve dos caminhoneiros
Luiz Inácio Lula da Silva
Fernando Haddad
Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018
Stan Lee

Pessoas (mundial)

A lista de pessoas mais buscadas na Internet mundial é liderada por Meghan Markle, atriz da série americana Suits, que casou com o príncipe Harry em maio deste ano. O segundo lugar ficou por conta da cantora Demi Lovato, seguida do ator Sylvester Stallone. O presidente eleito Jair Bolsonaro é o único representante do Brasil no ranking dos mais pesquisados no mundo.

Meghan Markle
Demi Lovato
Sylvester Stallone
Logan Paul
Khloe Kardashian
Jair Bolsonaro
Brett Kavanaugh
Hailey Baldwin
Stormy Daniels
Cardi B

Acontecimentos

A Copa do Mundo da Rússia ficou à frente das Eleições 2018, segundo o levantamento do Google de pesquisa por eventos no buscador. Futebol e política foram as temáticas mais presentes no ranking, mas a confusão do horário de verão também entrou no ranking. O adiamento do horário fez com que celulares adiantassem uma hora quando ele não estava ainda em vigor. Alguns usuários tiveram de configurar a hora correta em smartphones por conta própria e houve incerteza se os celulares ajustariam o tempo quando o horário de verão de fato começou.

Copa do Mundo
Eleições 2018
Greve dos caminhoneiros
Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018
Campeonato brasileiro
Prisão do Lula
Horário de verão
Caso Vitória
Enem 2018
Julgamento do Lula

Como fazer?

O ranking com as principais perguntas do Brasil também traz alguns termos relacionados à tecnologia — que, inclusive, foram respondidas pelo TechTudo durante o ano. Entre os destaques, estão as dúvidas “Como fazer figurinhas no WhatsApp?”, “Como fazer perguntas no Instagram?” e “Como fazer declaração de Imposto de Renda 2018?”. Outros assuntos estão ligados à brincadeira de criança de “Como fazer slime?”, além de dietas e alimentação, como crepioca, bacalhau, kefir e guacamole. Confira a listagem completa a seguir.

Como fazer slime?
Como fazer figurinhas no WhatsApp?
Como fazer gasolina?
Como fazer crepioca?
Como fazer perguntas no Instagram?
Como fazer bacalhau?
Como fazer declaração de Imposto de Renda 2018?
Como fazer kefir?
Como fazer guacamole?
Como fazer pipoca doce?

O que é?

As primeiras colocações das perguntas “o que é?” mais pesquisadas no Google foram dominadas por política. Um dos principais questionamentos foi “o que é Momo?”, fenômeno do WhatsApp que viralizou em julho por meio de correntes nas redes sociais. Momo era um contato misterioso do WhatsApp que conversava com outros usuários sob suspeita de roubar dados pessoais. O código de área do número de celular era do Japão, e a foto de perfil era a imagem de escultura peculiar, também em exibição no país asiático.

Não se sabe ao certo quem estava por trás da figura de Momo, e nem se era um usuário autêntico do mensageiro — muitos supunham que era apenas um chatbot. Mas é importante lembrar que se deve atentar a contatos desconhecidos em redes sociais e não relevar informações pessoais na Internet, devido o risco de golpes e fraudes.

O que é fascismo?
O que é intervenção militar?
O que é lúpulo?
O que é Ursal?
O que é Corpus Christi?
O que é chaira?
O que é afonia?
O que é momo?
O que é Encceja?
O que é tuberculose ganglionar?

Por quê?

Entre as perguntas de “por quê” feitas ao Google, futebol, política e TV são os principais tópicos, além de dúvidas quanto a feriados como Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.

Por que a guerra na Síria?
Por que votar no Bolsonaro?
Por que ou porque?
Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa?
Por que Ibrahimovic nao foi convocado?
Por que não votar em Bolsonaro?
Por que Nadja foi expulsa de A Fazenda?
Por que a série Lúcifer foi cancelada?
Por que o Amoedo nao participa dos debates?
Por que quarta-feira de Cinzas?

Celebridades

Entre as celebridades mais buscadas de 2018 está o cantor Roger Waters, que fez uma turnê pelo Brasil em outubro (durante as Eleições 2018) que causou polêmica por suas manifestações políticas em shows. Meghan Markle, atriz americana que se casou com o Príncipe Harry em maio, também está no ranking. O TechTudo inclusive ensinou como assistir ao casamento real online, que teve audiência mundial recorde estimada em 3 bilhões de espectadores.

Sylvester Stallone
Pabllo Vittar
MC Loma
Meghan Markle
Roger Waters
Letícia Almeida
Douglas Sampaio
Tata Amaral
Cristiane Machado
Priscila Tossan

Mortes

O criador da Marvel Comics Stan Lee faleceu 12 de novembro e ficou em primeiro entre as mortes mais buscadas no Google de 2018. O DJ sueco Avicii ficou em segundo, seguido pelo primeiro brasileiro da lista, o Mr. Catra.

Stan Lee
Avicii
Mr. Catra
XXXTentacion
Marielle Franco
Nara Almeida
Vitória Gabrielly
Mac Miller
Eduardo Carneiro
Anthony Bourdain

Virou meme

Entre os memes que viralizaram em 2018, em primeiro lugar ficou a música “Que Tiro Foi Esse”, de Jojo Toddynho. Na lista também está o jogador de futebol Neymar Jr, que ficou conhecido durante a Copa do Mundo pelas quedas frequentes em campo. Usuários de redes sociais também colocaram na foto do perfil a faixa “100% Jesus” do jogador como forma de apoio à seleção no mundial de futebol. O TechTudo ensinou como fazer a montagem para personalizar o avatar durante o campeonato.

Que Tiro Foi Esse
Fábio Assunção
É verdade esse bilhete
Jair Bolsonaro
Neymar Jr.
Copa do Mundo
Dia do Amigo
Lula
Pikachu
Akon

Séries

As duas primeiras posições do ranking de séries mais buscadas ficaram com produções espanholas da Netflix. O serviço de streaming também foi responsável pelas duas únicas séries brasileiras: O Mecanismo e 3%.

La Casa de Papel
Elite
Riverdale
Lucifer
The 100
O Mecanismo
The Good Doctor
3%
Westworld
Scandal

Programas de TV e novelas

As produções da Globo dominaram o ranking de programas de TV e novelas mais buscadas pelo Google. O TechTudo ensina como assistir à programação ao vivo da Globo pelo celular, e como conferir os episódios do The Voice Brasil.

Big Brother Brasil
Segundo Sol
O Outro Lado do Paraíso
Deus Salve o Rei
A Fazenda
O Tempo não Pára
The Voice Brasil
As Aventuras de Poliana
Orgulho e Paixão
Tempo de Amar

Filmes

O filme mais buscado de 2018 foi o longa de terror A Freira. Bohemian Rhapsody, que estreou em outubro e se popularizou rapidamente, ficou apenas em sexto lugar, atrás de filmes da Marvel como Pantera Negra, Vingadores: Guerra Infinita e Venom.

A Freira
Deadpool 2
Pantera Negra
Vingadores: Guerra Infinita
Venom
Bohemian Rhapsody
Um Lugar Silencioso
Nasce uma Estrela
Os Incríveis 2
Cinquenta Tons de Liberdade

Música (Letras)

A lista de letras de música mais procuradas no Google em 2018 conta com “Que Tiro Foi Esse”, que também entrou no ranking de memes do ano. Bohemian Rhapsody, música que dá nome ao filme que também entrou na lista de mais buscados, ficou na sexta posição e se tornou a música do século XX mais ouvida em plataformas de streaming como Apple Music, Deezer e Spotify.

Era uma Vez
Que Tiro Foi Esse
Dona Maria
Vai Malandra
O Sol
Bohemian Rhapsody
Mostra Tua Força, Brasil
Notificação Preferida
Mulherão da Porra
Ousado Amor

Esportistas

Os esportistas mais buscados de 2018 foram jogadores de futebol, devido à Copa da Rússia. Em primeiro lugar ficou o jogador francês Mbappé, que ganhou o campeonato junto à seleção francesa. Em segundo ficou o brasileiro Philippe Coutinho, cuja performance no mundial foi muito elogiada nas redes sociais por usuários brasileiros. Outros integrantes do futebol brasileiro entraram no ranking, como João Miranda, Roberto Firmino, Alisson Becker e Douglas Costa.

Kylian Mbappé
Philippe Coutinho
Henrique Dourado
Mohamed Salah
João Miranda
Roberto Firmino
Alisson Becker
Douglas Costa
Luka Modrić
Lyoto Machida

Times da série A

Flamengo
Palmeiras
Corinthians
São Paulo
Grêmio
Vasco da Gama
Cruzeiro
Santos
Internacional
Atlético Mineiro

Globo, via Techtudo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Como cristão, me emociono’, diz Lula em mensagem à Marcha para Jesus

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem para evangélicos que participaram nesta quinta-feira, 19, da Marcha para Jesus, em São Paulo, depois de participação de um dos principais opositores da atualidade: Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, que cantou com o público e exibiu uma bandeira de Israel.

Mesmo sem agenda oficial, o petista afirmou também não ter viajado para capital paulista por “compromissos de governo”. A mensagem foi endereçada aos criadores da marcha, o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sônia Hernandes, da Igreja Renascer.

“A Marcha para Jesus é muito mais do que um evento, é um ato extraordinário de fé coletiva, uma caminhada de oração, de louvor e de compromisso com um Brasil mais humano, mais justo e mais solidário”, disse Lula, em trecho do comunicado publicado pelo Planalto nesta quinta.

Nos últimos anos, as igrejas evangélicas demonstraram maior aproximação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o que tem feito o petista tentar uma aproximação da corrente religiosa. No comunicado, o presidente diz ser cristão e elogia a multidão que tomou conta da região central de São Paulo com destino ao Campo de Marte, na zona norte da capital.

“Como cristão, me emociono com a alegria que brota da fé do nosso povo. E como presidente da República, reafirmo, em cada gesto de governo, meu compromisso com a liberdade religiosa e com o respeito à diversidade de crenças, porque a pluralidade religiosa é uma das maiores riquezas da nossa democracia. Nosso governo tem promovido o diálogo inter-religioso, respeitado as diferentes crenças, e valorizado o papel das igrejas na construção de um Brasil mais justo e solidário”, disse.

VEJA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cavaleiros do Forró arrasta multidão no Polo Oeste

Vídeo: Reprodução

A noite dessa quinta-feira (19) foi marcada pelo enorme público na abertura do maior São João de Natal no polo da Zona Oeste. Milhares de pessoas estiveram presentes para curtir a primeira grande noite de festa junina, que teve shows de Jarbas do Acordeon, Cavaleiros do Forró e Eliane.

Em noite histórica, a banda Cavaleiros do Forró levou uma verdadeira multidão ao delírio em Natal. Do início ao fim do show, o público cantou em coro todos os sucessos, transformando o evento em um espetáculo emocionante. Foi forró, saudade e energia do começo ao fim — Natal viveu uma noite inesquecível.

Foto: Divulgação

Com mais de 40 shows no período junino, a banda potiguar saiu do seu roteiro só para prestigiar o São João de Natal, que está se consagrando ainda mais esse ano.

A programação segue ao longo dos próximos dias, levando cultura, música e tradição junina na capital potiguar.

Foto: Divulgação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Botafogo faz história, vence o PSG e se aproxima de classificação na Copa de Clubes

Foto: Frederic J. Brown / AFP

O Botafogo chocou o mundo do futebol, na noite desta quinta-feira (19), ao vencer por 1 a 0 o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, pela Copa do Mundo de Clubes.

Com a vitória histórica, os campeões da Libertadores chegam aos seis pontos no grupo B, com 100% de aproveitamento, e estão muito perto da vaga nas oitavas de final — entenda os cenários.

O gol da partida foi marcado pelo centroavante Igor Jesus, aos 35 minutos do primeiro tempo, levando à loucura a barulhenta torcida do Botafogo presente ao estádio Rose Bowl, na Califórnia, palco do tetracampeonato da Seleção Brasileira.

PSG mexe no time e é surpreendido pelo Botafogo

Técnico do PSG, o espanhol Luis Enrique mexeu algumas peças do time após o golear o Atlético de Madrid por 4 a 0 na estreia. Marquinhos, João Neves, Fábian Ruiz e Nuno Mendes foram sacados por Beraldo, Zaïre-Emery, Mayulu e Hernandez.

Já Renato Paiva fortaleceu o meio de campo, escalando o volante Allan na vaga do atacante Mastriani, para diminuir os espaços do times francês e explorar possíveis contra-ataques.

Foi o que aconteceu: o PSG teve 75% da posse de bola no primeiro tempo, assustou o goleiro John, mas foi para o intervalo perdendo para o time brasileiro graças a uma saída rápida do Botafogo.

Artur tirou a bola de Kvaratskhelia, acionou Marlon Freitas, que passou para Savarino. O venezuelano lançou Igor Jesus na velocidade, o atacante fintou Pacho, bateu rasteiro, a bola desviou no zagueiro e matou Donnarumma.

Valente, o Botafogo voltou para o segundo tempo na mesma toada do primeiro, deixando a bola com o PSG, mas fechando os espaços dos pontas Kvaratskhelia e Doué, armas mais fortes do time francês.

Tanto que por até o fim do segundo tempo, a melhor chance do PSG havia saído de uma bola parada. Vitinha cobrou falta aos 6 minutos, Mayulu desviou e John fez uma defesa milagrosa, no reflexo.

Nos acréscimos, Kvaratskhelia cobrou uma falta perigosa, mas a bola passou por cima do gol de John.

A partida seguiu até o fim com pressão e domínio total do time de Paris, mas ineficiente. O tempo foi passando e o que antes parecia improvável, um sonho para a torcida do Botafogo, que estava na Série B até 2021, virou realidade.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MST deixa de ser um aliado e se consolida como fonte de desgaste político para Lula

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Histórico parceiro do Partido dos Trabalhadores (PT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deixou de ser um aliado estratégico e passou a figurar como fonte constante de desgaste político para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Cobranças públicas, invasões e críticas diretas ao Palácio do Planalto têm exposto a fragilidade da articulação política do Executivo e o impasse em torno da pauta agrária.

O mais recente capítulo dessa tensão envolve a pressão aberta pela saída do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. O MST acusa o titular da pasta de não cumprir promessas relativas a assentamentos e de travar o andamento da reforma agrária. Na avaliação de lideranças do movimento, o governo se perde em anúncios vazios e compromissos não executados, aprofundando a insatisfação no campo.

Em declarações à imprensa e em manifestações como a ocorrida na Câmara de Vereadores de Votuporanga (SP), a atuação do ministro vem sendo criticada. Teixeira foi chamado de “ministro promessinha” por um coro de militantes que participavam de uma audiência pública em maio. Além disso, lideranças históricas do movimento têm afirmado que o ministro “fala sempre a mesma coisa” e inventa “números que não são reais”.

Um dos líderes do movimento no Rio Grande do Sul, Ildo Pereira afirmou que existe insatisfação diante de uma série de demandas locais, estaduais e até nacionais. “Nós não estamos tão simpáticos a alguns anúncios do governo para a reforma agrária”, disse Pereira à Gazeta do Povo.

Para o líder da oposição, deputado Luciano Zucco (PL-RS), o governo do PT conseguiu a “proeza de transformar um antigo aliado em problema”. “O MST hoje não está satisfeito com pouco, quer mais poder, mais cargos e, agora, quer até escolher o ministro do Desenvolvimento Agrário”, afirmou Zucco.

Assim, a crise com o MST – antes limitada a críticas da oposição e de setores do agronegócio por causa das invasões – ganha contornos de problema político com ainda mais fôlego.

A Gazeta do Povo procurou o MST para obter um posicionamento oficial a respeito das queixas relacionadas ao ministro Paulo Teixeira, mas o movimento preferiu não se posicionar.

O ministro Paulo Teixeira, por sua vez, minimizou as críticas. “Ao contrário de governos anteriores, respeitamos as manifestações. As cobranças fazem parte da dinâmica dos movimentos sociais”, disse o ministro por meio de nota enviada pela assessoria.

MST cobra promessas não cumpridas

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, desde 2023 para cá, já foram homologados cerca de 38 mil novos lotes para famílias sem terra em todo o Brasil.

Os números do governo, no entanto, não atendem à demanda apresentada pelo MST. No começo de maio, o MST reforçou o pedido de assentamento prioritário de 65 mil famílias que estariam acampadas há mais de 20 anos. Ao todo, o movimento afirma que há 120 mil famílias à espera de terras. Um pedido de R$ 1 bilhão no Orçamento para a reforma agrária também fez parte das reivindicações. A estimativa do movimento é de que, com R$ 100 milhões, em média 4 mil famílias podem ser assentadas.

“Ainda não estamos satisfeitos com a proposta do MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário] sobre o tema da obtenção de terra. O MST está pressionando muito para que o governo se comprometa que ano que vem vá assentar todas as famílias acampadas, são 65 mil”, disse o coordenador nacional do movimento, João Paulo Rodrigues, em matéria publicada em novembro de 2024 na página do MST.

Em nota à Gazeta do Povo, Teixeira afirmou que as metas de novos lotes de assentamentos estão sendo cumpridas. “O objetivo do governo é entregar 60 mil novos lotes em assentamentos tradicionais até 2026. Para 2025, a meta é de 30 mil novos lotes em assentamentos e até maio, faltando mais da metade do ano, já foram entregues mais de 15 mil lotes. Isso significa que, depois do desmonte realizado pelos governos anteriores, a reforma agrária no Brasil retomou o ritmo dos primeiros governos do presidente Lula”, diz a nota do ministro.

Ainda assim, integrantes do MST têm feito críticas recorrentes à gestão petista. “Nossa expectativa é que o Lula reassuma o compromisso que ele fez”, disseram Maurício Roman e Lara Rodrigues, dirigentes nacionais do movimento no Rio Grande do Sul, ao Poder360, em 29 de maio. “Não é que a gente está pedindo a cabeça do ministro. O Lula tem total autonomia. Mas todos os acordos que fizemos com ele [Paulo Teixeira] até agora não foram cumpridos”.

Gazeta do Povo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Hezbollah iraquiano ameaça atacar bases dos EUA no Oriente Médio

Foto: Murtadha Sudani/Anadolu Agency via Getty Images

O Kataib Hezbollah, milícia xiita que faz parte das Forças de Mobilização Popular do Iraque (PMF), disse que bases dos Estados Unidos no Oriente Médio podem ser atacadas, caso o país entre no conflito entre Israel e Irã. A ameaça foi divulgada nesta quinta-feira (19) pelo líder de segurança do grupo, Abu Ali al-Askari.

“Reafirmamos, com ainda mais clareza, que, caso os Estados Unidos entrem nesta guerra, o desequilibrado Trump perderá todos os trilhões que sonha em angariar nesta região”, afirmou al-Askari. “Sem dúvida, as bases americanas espalhadas pela região tornar-se-ão semelhantes a campos de caça a patos”.

Além disso, o líder do grupo iraquiano — que possui ligações com o Hezbollah libanês — ameaçou fechar importantes rotas de navegação no Oriente Médio. Entre eles, o Estreito de Ormuz, entre os golfos Pérsico e de Omã, e a hidrovia de Bab-el-Mandeb, no Mar Vermelho.

Apoio declarado

Mais cedo, o Hezbollah no Líbano declarou apoio ao Irã na guerra contra Israel. Ambos os grupos são supostamente apoiados pelo regime iraniano.

Até o momento, os planos de Donald Trump para o conflito, que se arrasta por sete dias, ainda não são claros. O presidente norte-americano, contudo, já disse que não busca mais um cessar-fogo para a guerra, mas sim uma “vitória completa” contra o Irã.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula prioriza Centrão e PT na 1ª leva de emendas de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou a reserva de emendas a congressistas nos últimos dias e priorizou partidos de centro e o PT.

A sigla que mais teve dinheiro empenhado de 12 de junho até quarta-feira (18), os últimos dados disponíveis, foi o PSD: R$ 95,2 milhões. O União Brasil fica em 2º no ranking, com R$ 83,3 milhões a mais no período analisado. No total, desde o início do ano, as duas siglas somam R$ 102,8 milhões e R$ 88,9 milhões, respectivamente.

Os petistas vêm em 3º lugar com mais dinheiro em novas emendas: ganharam R$ 80,1 milhões nos últimos dias. Têm R$ 93,5 milhões reservados no ano.

As emendas reservadas na última semana foram majoritariamente para siglas que têm ministérios. Essas legendas tiveram ganhos que somam R$ 517,3 milhões (75,7% de tudo que foi liberado nos últimos dias).

Foto: Poder 360

A prioridade dada a partidos do Centrão e ao PT evidencia um cenário que é alvo de críticas de congressistas de partidos que formam a base de sustentação do governo Lula no Congresso. Integrantes de PSB, Rede e Psol, por exemplo, dizem que são escanteados pelo Planalto, que já conta com o voto dos congressistas dessas legendas.

O objetivo principal dessa derrama de dinheiro é tentar salvar o decreto de Fernando Haddad (Fazenda) que aumenta o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

A Câmara aprovou na 2ª feira (16.jun) o requerimento de urgência ao PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 314 de 2025, que revoga a medida. Agora, a proposta pode ser votada no plenário a qualquer momento. O Planalto tenta reverter o jogo e evitar uma derrota na votação final, que deve ser realizada só em julho.

Até agora, foi empenhado só 1,5% do total reservado para o ano, entre emendas individuais, de comissão e de bancada. O valor pago foi ainda menor do que isso: só 0,01%.

O ritmo acelerou nos últimos dias, mas ainda é lento. Deputados e senadores reclamam da demora. Estão preocupados em ter o que mostrar no início de 2026 em seus redutos eleitorais.

Se a Câmara decidir que a proposta não é suficiente e votar por acabar com a alta do IOF, o governo contará com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para fazer uma barreira de contenção no Senado. Só que aliados do presidente da Casa afirmam ser difícil ele segurar o projeto caso a insatisfação perdure.

Empenhar as emendas significa reservar parte do Orçamento para assegurar que determinado gasto possa ser realizado futuramente. É diferente da etapa de pagamento, quando o dinheiro efetivamente sai dos cofres públicos.

Os dados acima são do Siop (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento) e podem ser ligeiramente diferentes das informações do Siga Brasil, do Senado.

A tendência é que nesta 2ª metade do ano haja um intensivo maior para o pagamento das emendas. Essa fisiologia pode ajudar Lula a avançar com algumas pautas, diminuindo o mau-humor dos deputados.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula: “Hoje nem sei se PT queria acabar com orçamento secreto”

O presidente Lula disse não saber se o PT queria mesmo acabar com o orçamento secreto. Lula afirmou ainda que não derruba medida porque não tem maioria no Congresso, em entrevista ao Podcast Mano a Mano, apresentado pelo rapper Mano Brown.

Lula disse também que fez um acordo com deputados para destinar grande parte das emendas a programas do Governo Federal. Para o presidente, “houve uma certa moralização na relação entre [os poderes] legislativo e executivo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FORTUNA BILIONÁRIA: Dono do Telegram diz que dará herança igual aos mais de 100 filhos

Pavel Durov, fundador do Telegram — Foto: Instagram/Reprodução

Pavel Durov, fundador e presidente-executivo do Telegram, disse que vai deixar sua herança para seus mais de 100 filhos. A lista inclui seis concebidos naturalmente e vários outros nascidos graças à doação de esperma.

O empresário tem fortuna de US$ 17,1 bilhões (R$ 93 bilhões), segundo a Forbes. Mas ele afirmou que levará pelo menos 30 anos para que o patrimônio seja liberado para seus herdeiros.

“Quero que vivam como pessoas normais, que se construam sozinhos, que aprendam a confiar em si mesmos, que sejam capazes de criar, que não dependem da uma conta bancária”, afirmou Durov em entrevista à revista francesa Le Point.

“Não faço distinção entre meus filhos: há aqueles que foram concebidos naturalmente e aqueles que vêm das minhas doações de esperma. São todos meus filhos e todos terão os mesmos direitos. Não quero que eles se separem depois da minha morte”.

Durov disse que escreveu seu testamento recentemente por entender que seu trabalho no Telegram envolve muitos riscos. “Defender liberdades traz muitos inimigos, inclusive dentro de Estados poderosos”, afirmou.

Ele alegou não ter “casa, iate ou jato particular”, apesar de admitir alugar esses bens às vezes, e disse que as estimativas de que sua fortuna esteja entre US$ 15 bilhões e US$ 20 bilhões (entre R$ 82 bilhões e R$ 110 bilhões) consideram o valor que o Telegram pode ter.

“Como não estou vendendo o Telegram, não importa. Não tenho esse dinheiro em uma conta bancária. Meus ativos líquidos são muitos menores, e eles não vêm do Telegram: vêm do meu investimento em bitcoin em 2013”, afirmou.

Segundo ele, após sua morte, o Telegram será assumido por uma fundação sem fins lucrativos. “Quero que ela continue existindo de forma independente, respeitando a privacidade e a liberdade de expressão”.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça solta homem que quebrou relógio histórico do Palácio do Planalto no 8/1

Foto: Reprodução/Palácio do Planalto

A Justiça de Minas Gerais mandou soltar o homem condenado a 17 anos de prisão por participar da invasão ao Palácio do Planalto durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e destruir um relógio histórico do século XVII.

Antônio Cláudio Alves Ferreira estava preso desde janeiro de 2023 e ganhou direito à progressão para o regime semiaberto. A decisão foi proferida na segunda-feira (16) pelo juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, da Vara de Execuções Penais de Uberlândia.

O acusado estava preso por determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. No ano passado, Antônio Cláudio foi condenado pela corte a 17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, dano do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Durante a tramitação do processo, o réu prestou depoimento e confessou que esteve no Palácio do Planalto e danificou o relógio. Após os atos, ele fugiu para Uberlândia e foi preso pela Polícia Federal.

Produzido pelo francês Balthazar Martinot, o relógio danificado por Antônio Cláudio foi dado de presente ao imperador Dom João VI pela corte francesa em 1808 e fazia parte do acervo da Presidência da República.

No início deste ano, o Palácio do Planalto anunciou que o relógio foi recuperado. O processo de reparação contou com auxílio de uma relojoaria suíça.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Francisco Cuoco, ator e um dos grandes nomes da TV, morre aos 91 anos em SP

O ator Francisco Cuoco na novela ‘A vida da gente’, de 2011 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

O ator e um dos maiores nomes da televisão Francisco Cuoco morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (19), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da cidade. A causa da morte não foi divulgada.

Com 50 anos de carreira, Cuoco atuou no teatro, cinema e televisão.

O ator nasceu em 1933, no Brás, na região central de São Paulo, e teve três filhos: Tatiana, Rodrigo e Diogo.

Aos 20 anos, ao fazer o vestibular, trocou o Direito pela Escola de Arte Dramática de São Paulo. Quatro anos depois, Cuoco estava formado e fazendo parte do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Em 1959, ingressou no Teatro dos Sete, formado por Gianni Ratto, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Fernando Torres, Sérgio Britto, Luciana Petruccelli e Alfredo Souto de Almeida.

Sem se afastar dos palcos, deu os primeiros passos na televisão, no “Grande Teatro Tupi”, programa que exibia peças de teatro adaptadas para a TV. “Interpretamos peças completas. A TV ainda era ao vivo e, lógico, tínhamos que improvisar muito. Foi um aprendizado incrível”, relembrou, em entrevista ao Memória Globo.

A primeira novela foi “Marcados pelo Amor” (1964), na TV Record. Em seguida, ‘Redenção’ (1966), na Excelsior, um grande sucesso da época. Em “Legião dos Esquecidos” (1968), da mesma emissora, o ator fez par romântico com a atriz Regina Duarte.

Na Globo, a estreia foi em 1970, na novela “Assim na Terra Como no Céu”, de Dias Gomes, interpretando padre Vitor.

Ídolo de atores mais jovens, principalmente quando chegou à televisão, Cuoco sempre se preocupou em ajudá-los com a técnica.

“É importante que o ator tenha uma percepção que eu chamo de inteligência cênica: o Francisco não faz determinadas coisas na vida real, mas seu personagem faz. Porque, às vezes, se você não tem experiência, faz uma coisa mecânica e sem alma. É importante que os personagens tenham vida própria… Eu prefiro que o personagem sufoque o Francisco””, disse ao Memória Globo.

Sua trajetória também foi marcada pela série de protagonistas que a novelista Janete Clair escreveu especialmente para ele. Um sucesso após o outro: o ambicioso Cristiano Vilhena, de “Selva de Pedra” (1972), noivo de Simone Marques (Regina Duarte), foi o primeiro deles.

Após interpretar o jornalista Alex, em “O Semideus” (1973), e o aviador garanhão Mário Barroso em “Cuca Legal” (1975), trama de Marcos Rey com direção de Oswaldo Loureiro, Cuoco foi convidado para fazer o carismático taxista Carlão, em “Pecado Capital” (1975), de Janete Clair: “O Carlão tinha essa generosidade, essa coisa de olhar para o semelhante e ver o semelhante, não era um estranho para ele, era um igual. Eu acho que ele tinha a mágica do personagem popular”, disse ao Memória Globo.

Na novela, feita a toque de caixa para substituir a primeira versão de “Roque Santeiro”, censurada pela ditadura militar, ele disputava o amor de Lucinha (Betty Faria) com o empresário Salviano Lisboa (Lima Duarte). Anos depois, no remake de “Pecado Capital”, em 1998, o ator assumiu o papel de Salviano.

Cuoco ainda trabalhou em “O Outro” (1983), “O Salvador da Pátria” (1989), “Passione” (2010), “Sol Nascente” (2016), “Segundo Sol” (2018), entre outras novelas.

Entre o fim dos anos 1990 e o início de 2000, Cuoco dedicou-se ao cinema. Nessa época, participou de filmes como “Traição” (1998), de José Henrique Fonseca e Arthur Fontes, “Gêmeas” (1999), de Andrucha Waddington, “Um Anjo Trapalhão” (2000), de Alexande Boury e Marcelo Travesso, “A Partilha” (2001), de Daniel Filho, e “Cafundó” (2005), de Clóvis Bueno e Paulo Betti.

Em 2005, depois de mais de 20 anos de dedicação praticamente exclusiva à TV e aos filmes, ele voltou ao teatro — o ambiente em que começou sua carreira. Em “Três Homens Baixos”, dividiu o palco com Gracindo Jr. e Chico Tenreiro.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *