Educação

“Governadora reafirma pagamento do Piso, mas não diz quando nem como”, reclama Sindicato dos Trabalhadores da Educação(Sinte-RN)

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Insatisfação. Esse foi o resumo da audiência virtual realizada no final da tarde e o início da noite dessa terça-feira (28) entre o SINTE/RN e a Secretaria Estadual de Educação.

A expectativa dos sindicalistas era que o Governo finalmente apresentasse uma nova proposta para quitar o Piso Salarial deste ano, ponto principal da pauta da Rede Estadual. Mas o Secretário trouxe apenas um recado da Governadora garantindo que o Piso será pago, apesar das dificuldades do Estado com a pandemia. E só. Não foi apresentada data ou forma de pagamento.

A falta de uma resposta concreta provocou insatisfação na direção do Sindicato. A diretoria entende que o Governo do Estado teve prazo suficiente para elaborar uma proposta e precisa assumir a urgência que a situação exige.

Mas não foi só o Piso que frustrou as expectativas da direção do Sindicato. Reivindicações como: Nova convocação do concurso de 2015; Convocação do suporte pedagógico do concurso de 2015; Prorrogação do concurso de 2015 e Gratificação de diretores, também ficaram sem resposta.

“Sobre os novos concursados, o que houve foi um retrocesso. Antes a Secretaria tinha ficado de ver uma proposta de aceleração do pagamento. Agora, diz que o processo vai seguir o trâmite normal. O Executivo também não atendeu ao SINTE/RN no que diz respeito à Normativa do Conselho Estadual de Educação. A SEEC vai expedir um documento orientador, apesar dos protestos do Sindicato”, diz o Sinte-RN.

Para não dizer que a audiência foi totalmente frustrada, a Secretaria de Educação afirmou que as Horas Suplementares serão quitadas em folha suplementar, que pode ser paga até 10/05, mas não deu certeza.

O secretário e sua equipe ouviram dos representantes da categoria que não há mais como ficar aguardando definições que têm sido adiadas reunião após reunião. Ainda sobre o Piso, o Sindicato cobrou uma resposta concreta para os próximos dias já que, depois disso, a decisão ainda terá que ser submetida à Assembleia Legislativa.

De antemão, diante do protelamento por parte do Executivo, o SINTE afirma que não vai aceitar o não pagamento da correção do Piso e seguirá lutando para arrancar do Governo este direito da categoria.

Opinião dos leitores

  1. Ela apareceu? ,disseram que ela assumiu o governo, foi à China, só arrumou promessas, arranjou amizade com o baixinho feio de Coreia e estaria lá, escondida com medo do COVID

  2. Seja qual for a categoria do servidor público tem que haver bom senso nessa atual situação vivida pele país, os estados estão quebrados, não tem como suportar aumentos de custos em sua folha nesse momento. As receitas não são as mesmas. Então, por mais que um professor seja o profissional menos valorizado nesse país, ele que é formador de caráter de todos os cidadãos nesse país, poderia mostrar e fazer valer o significado de bom senso para seus alunos nesse momento, abrindo mão de tal aumento salarial pelo menos nesse Ano. Bom senso tem que partir de todos os servidores públicos e o professor não pode dar mal exemplo.

    1. Caraca!!!! A palavra é outra mas, mensurável. Arthur!! Pensas assim, realmente!!! Nego véi, esse mundo tá perto de se acabar mesmo!!!! Deus é bom, Deus é grande!!! Estou vivo para ver um petista defendendo que a sua governadora não descumpra uma obrigação salarial com os professores!!! Pasmem!!! Tendo para isto verba federal!!!
      Quer ver mais? A governadora também é "professora"!!!! Isso pode Arnaldo????

    2. Arthur, pimenta nos outros é refresco. Como os professores podem usar o bom senso de um aumento que eles tem direito. O governo Bolsonaro já deu, agora Fátima como professora não pode negar esse aumento. Imagine se Fátima fosso oposição ao governo a zuada que ela estava fazendo. Pense nisso!

    3. Interessante que Fátima concedeu aumentos a Polícia, retirando do próprio erário estadual, mas aos professores, que têm o salário financiado pelo Fundeb, segura o dinheiro.

  3. SE BRINCAR, FÁTIMA BEZERRA VAI ABRIR ESPAÇO PARA SURGIR UM BOLSONARO POTIGUAR.
    ESTE BOLSONARO QUE ESTÁ AÍ QUEM PARIU FOI A ESQUERDA E O PT, MAIS PARTICULARMENTE.
    COMO É QUE UMA GOVERNADORA PROFESSORA, QUE CONSTRUIU SUA CARREIRA TENDO O APOIO DOS PROFESSORES, AGE DESTE JEITO?
    HOJE MESMO A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA APROVOU REAJUSTE PARA OS POLICIAIS.
    DIAS ATRÁS A GOVERNADORA TINHA 3 MILHÕES PARA INVESTIR EM PROPAGANDA SEM LICITAÇÃO, PARA O COMBATE AO VÍRUS, NUM MOMENTO EM QUE TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÓ FALAM NISSO – E DE GRAÇA, SEM CUSTOS.
    FAFÁ, MULHER, NÓS QUE VOTAMOS EM VOCÊ IMPLORAMOS: NÃO DEIXE QUE SUAS AÇÕES OU A FALTA DELAS, ACABEM RESULTANDO QUE OS ELEITORES POTIGUARES VÃO BUSCAR UM SALVADOR DA PÁTRIA, UM BOLSONARO POTIGUAR, PARA ACABAR DE LASCAR TUDO… ONDE ESTÁ SEU JUÍZO, MULHER??????

  4. E ainda há quem dê parabéns pra essa governadora. Ouvi hoje entrevista dela. Não diz nada de concreto, só afirmações vagas, tentando defender seu governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

[VÍDEO] Fátima de Tubarão deixa prisão após decisão de Moraes e vai para domiciliar

Imagens: Reprodução/Instagram/Rádio Centro Oeste

Maria de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão”, deixou nesta segunda-feira (27) a Penitenciária Feminina de Criciúma, em Santa Catarina, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que autorizou a progressão para o regime de prisão domiciliar. A saída foi registrada em vídeo que circula nas redes sociais.

A decisão foi assinada por Moraes na última sexta-feira (24) e integra um conjunto de medidas que também beneficiou outros condenados com mais de 60 anos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo informações do processo, a medida leva em conta critérios da execução penal e o tempo já cumprido da pena.

Condenada a 17 anos de prisão por participação na invasão e depredação de prédios públicos em Brasília, Fátima já havia cumprido cerca de 3 anos, 10 meses e 24 dias de pena. Ela também teve redução de 241 dias por remição, benefício previsto para detentos que realizam atividades de estudo ou trabalho.

De acordo com a decisão judicial, ela deverá cumprir o restante da pena em casa, com uso de tornozeleira eletrônica e uma série de restrições, incluindo proibição de deixar o país, suspensão do passaporte e veto ao uso de redes sociais.

Ela também não poderá manter contato com outros investigados nem receber visitas sem autorização da Justiça. Em caso de descumprimento das medidas impostas, poderá retornar ao regime fechado, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Governo do RN confirma pagamento de reajuste dos servidores só em maio e sindicato acusa descumprimento de lei

Imagens: Reprodução/Instagram/Janeayre Souto

O pagamento do reajuste de 4,26% dos servidores do RN será realizado apenas na folha de maio, segundo comunicado repassado ao Sindicato dos Trabalhadores em Serviço Público do RN (SINSP/RN) em reunião nesta segunda-feira (27). A mudança provocou reação imediata do sindicato.

O SINSP afirma que a alteração impacta o calendário previsto na Lei Complementar nº 777 e cobra que o reajuste seja aplicado com retroatividade ao mês de abril. Em vídeo divulgado após a reunião, a direção do sindicato afirma que não aceita o adiamento e que pretende adotar medidas para garantir o cumprimento da legislação.

A entidade sustenta que a mudança afeta servidores ativos, aposentados e pensionistas, e amplia a pressão sobre o governo para reavaliar o cronograma.

O Governo do Estado informou ao sindicato que o reajuste será incluído na folha de maio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça suspende cobrança da Cosern e impede corte em sistema de energia solar em Mossoró

Foto: Vanessa Martins/G1

A Justiça potiguar determinou a suspensão de cobranças feitas pela Cosern a um consumidor com sistema de energia solar em Mossoró e proibiu a interrupção do fornecimento de energia elétrica, após contestação sobre falhas na compensação de créditos de geração distribuída.

A decisão liminar foi assinada pela juíza Uefla Fernandes, da 5ª Vara Cível de Mossoró, em ação que questiona a cobrança integral de faturas mesmo com sistema fotovoltaico homologado em funcionamento.

Segundo os autos, o consumidor possui sistema de microgeração de energia solar instalado em sua residência no bairro Bom Jardim, devidamente homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pela própria concessionária.

O processo aponta que a Cosern teria deixado de aplicar a compensação de créditos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2025 e janeiro e fevereiro de 2026, o que resultou na emissão de faturas cobrando integralmente o consumo em unidades consumidoras vinculadas ao sistema.

Ainda de acordo com a ação, após contestação administrativa, a concessionária teria realizado parcelamento dos valores de forma unilateral, incluindo os débitos em faturas posteriores sem concordância do consumidor, além de emitir aviso de possível suspensão do fornecimento de energia elétrica.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Falhas em segurança levam Justiça a condenar Idema no maior cajueiro do mundo

Foto: Divulgação/Idema

A Justiça do Trabalho do RN condenou o Idema e uma empresa terceirizada por irregularidades nas condições de trabalho no Cajueiro de Pirangi, na Grande Natal, considerado o maior do mundo. A decisão do TRT-RN foi tomada após ação do Ministério Público do Trabalho (MPT-RN).

A fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho identificou ausência de medidas adequadas de prevenção e combate a incêndio, além de condições inadequadas nas instalações sanitárias utilizadas por trabalhadores.

O TRT-RN entendeu que a empresa terceirizada responde pelas obrigações organizacionais e pela exposição dos trabalhadores às condições apontadas, mesmo sem ingerência direta sobre a estrutura física do imóvel público.

O Idema também foi responsabilizado dentro do conjunto de obrigações relacionadas à gestão do equipamento turístico. A sentença determina que Idema e empresa terceirizada respondam solidariamente por:

  • elaboração do Plano de Controle de Emergência (PCE);
  • formação e treinamento de brigada de incêndio;
  • pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 25 mil.

O valor será destinado a entidade indicada pelo Ministério Público do Trabalho.

Posicionamento do Idema

Em nota, o Idema informou que ainda não havia sido oficialmente notificado da decisão, mas afirmou que irá recorrer por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RN). O órgão destacou que mantém compromisso com a adequação das estruturas e com o cumprimento das normas de segurança e saúde.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Às vésperas da sabatina no Senado, Jorge Messias entra em jejum e oração

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Às vésperas da sabatina marcada para esta quarta-feira (29) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o ministro Jorge Messias, indicado do presidente Lula (PT) ao STF, adotou um período de jejum espiritual com orações e restrição alimentar. O gesto ocorre no momento mais decisivo do processo de avaliação de seu nome e já repercute nos bastidores políticos em Brasília.

Segundo aliados, a prática tem caráter pessoal e religioso, sem relação com estratégia institucional, mas acontece justamente na reta final antes da sabatina. De acordo com pessoas próximas ao ministro, o período inclui momentos de oração ao longo do dia e redução das refeições, dentro de uma prática espiritual individual.

Nos bastidores do Congresso Nacional, a movimentação chamou atenção de parlamentares que acompanham a articulação em torno da indicação ao STF. Messias também deve cumprir, nos últimos dias antes da sabatina, uma agenda de conversas com senadores e lideranças políticas.

Segundo interlocutores, a orientação é de máxima discrição nesta etapa final, evitando exposição pública e qualquer movimento que possa gerar leitura política mais intensa sobre o processo.

A sabatina está marcada para as 9h desta quarta-feira (29), na CCJ do Senado. Após a etapa na comissão, o nome ainda precisará ser aprovado pelo plenário da Casa, onde são necessários ao menos 41 votos favoráveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TCU investiga R$ 4,5 milhões usados em acervo de Lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu processo para apurar a destinação de R$ 4,5 milhões em recursos públicos federais que teriam sido usados na organização do acervo pessoal do presidente Lula (PT), armazenado em São Bernardo do Campo (SP). A apuração teve início após a divulgação do repasse pela imprensa.

De acordo com o processo em análise, o caso envolve um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a Casa Civil e a Fundação Universidade Federal do ABC. O instrumento prevê a aplicação dos recursos em atividades como organização, tratamento técnico, digitalização, transporte e guarda provisória do acervo.

O relator do caso no TCU é o ministro Walton Alencar Rodrigues. Conforme o TCU, a investigação ainda está em fase inicial e não há qualquer análise de mérito ou decisão sobre irregularidades.

O material sob análise reúne documentos, fotos, vídeos e outros itens acumulados ao longo da trajetória política de Lula. O acervo permanece armazenado em São Bernardo do Campo e pode ser objeto de requisições de documentos, diligências e pedidos de esclarecimento por parte do tribunal.

Em nota, a Casa Civil afirmou que a iniciativa está amparada na Lei nº 8.394/1991, que trata da preservação de acervos documentais privados de ex-presidentes da República. Segundo o órgão, esses materiais são considerados de interesse público e integram o patrimônio cultural brasileiro. A pasta não informou, no entanto, se haverá acesso público ao conteúdo do acervo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Flávio chama Lula de “mercadoria vencida” e fala em “sinais de fadiga”

Imagens: Reprodução/Instagram/Correio Campo Grandense

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, criticou o presidente Lula (PT) nesta segunda-feira (27), durante participação na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), ao lado do governador Tarcísio de Freitas. Ele chamou o presidente de “mercadoria vencida” e afirmou que Lula estaria apresentando “sinais de fadiga”, conforme informações da CNN.

Segundo Flávio, o Brasil estaria enfrentando perda de competitividade econômica e dificuldades na atração de investimentos. Ele afirmou ainda que o cenário atual seria reflexo da condução do governo federal.

O senador disse que, caso eleito, pretende adotar medidas de redução de carga tributária e reorganização das contas públicas, além de mudanças na área de segurança.

Flávio também comentou pesquisas eleitorais recentes e afirmou que os levantamentos indicariam tendência de desgaste do governo Lula e crescimento de sua pré-candidatura.

De acordo com a pesquisa Nexus/BTG citada durante o evento, Lula aparece com 46% das intenções de voto em um eventual segundo turno, enquanto Flávio registra 45%, configurando empate técnico dentro da margem de erro.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Polícia prende mulher suspeita de esquema com dinheiro do tráfico em empresa de eventos em Natal

Imagens: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (27), uma mulher de 32 anos suspeita de envolvimento em um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Natal. Segundo as investigações, valores ligados ao tráfico teriam sido movimentados por meio de uma empresa do setor de eventos, utilizada para ocultar a origem dos recursos.

De acordo com a PC, a investigação aponta que os fatos ocorreram em 2018, quando a suspeita já havia sido presa em outra operação ao lado de um comparsa. O grupo seria responsável pela comercialização de entorpecentes e pela atuação em eventos considerados clandestinos.

Ainda segundo os investigadores, a mulher teria atuado diretamente na ocultação e dissimulação de valores provenientes do tráfico de drogas, utilizando uma empresa de eventos como estrutura para movimentação financeira.

As apurações indicam que o esquema envolvia transações incompatíveis com a atividade formal da empresa, o que levantou suspeitas sobre possível uso do negócio para lavagem de capitais.

A Polícia Civil reforçou que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Forças de segurança do RN fazem mobilização em Natal nesta terça (28) em cobrança ao Governo do Estado sobre reajuste

Imagens: Divulgação

Forças de segurança do RN realizam, na manhã desta terça-feira (28), uma mobilização em frente à Governadoria, em Natal, após a ausência de definição oficial sobre a Revisão Geral Anual (RGA) de 2026. O ato tem como objetivo cobrar um posicionamento do Governo do Estado sobre a aplicação do reajuste previsto com base no IPCA.

A mobilização foi convocada por entidades que representam policiais e bombeiros militares do RN, que afirmam estar aguardando uma resposta formal sobre a revisão salarial. De acordo com a categoria, o tema vem sendo discutido desde março, sem confirmação oficial até o momento.

Segundo a Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), as informações recebidas até agora são consideradas extraoficiais, sem garantia de efetivação da medida.

O Fórum de Segurança Pública do RN (FOSEG) informou que representantes estiveram na Governadoria na última sexta-feira (24) em busca de esclarecimentos sobre o tema. Ainda segundo as entidades, a reunião não resultou em definição concreta sobre a implementação da RGA de 2026.

A mobilização desta terça ocorre de forma pacífica e antecede uma reunião prevista com a Secretaria de Administração do Estado. As entidades afirmam que seguem aguardando uma posição oficial do Governo do Estado sobre o reajuste.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Atirador que abriu fogo durante jantar é acusado formalmente de tentar matar Trump e pode pegar prisão perpétua

Foto: reprodução

O homem que abriu fogo durante um jantar com o presidente dos EUA, Donald Trump, foi formalmente acusado de tentar assassinar o líder americano. Cole Thomas Allen, de 31 anos, participou nesta segunda-feira da primeira audiência em um tribunal de Washington.

Segundo documentos judiciais, ele responde inicialmente por três crimes. Promotores afirmam que Allen foi à capital armado com espingarda, pistola e facas, com intenção de cometer um “assassinato político”, de acordo com o jornal The New York Times.

Durante a audiência, o acusado permaneceu calmo e não apresentou declaração de culpa ou inocência. A Justiça determinou sua custódia temporária e marcou nova audiência para quinta-feira (30).

De acordo com a procuradora Jeanine Pirro, Allen também foi acusado de porte de arma de fogo e de agredir um agente federal com arma perigosa. O disparo atingiu um agente do Serviço Secreto, que não se feriu por usar colete à prova de balas. Outras acusações ainda podem ser incluídas.

O ataque ocorreu na noite de sábado (25), durante o White House Correspondents’ Dinner. Após os tiros, Trump, a primeira-dama Melania Trump e o vice-presidente JD Vance foram retirados do local por agentes do Serviço Secreto.

Allen foi contido no local. Ele não tinha antecedentes criminais, e a motivação do ataque segue sob investigação. Relatos indicam que o esquema de segurança na entrada do evento foi considerado pouco rigoroso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *