Guedes articula nome de Rogério Marinho para substituir Onyx, diz Veja

Foto: Jorge William/Agência O Globo

Com atuação célebre durante a articulação pela aprovação da reforma da Previdência, o secretário Rogério Marinho ganhou a atenção de Jair Bolsonaro. O ritmo intenso de reuniões e trânsito entre parlamentares de amplas matizes ideológicas agradou o presidente e, claro, a própria equipe econômica. Com a agenda voltada à aprovação de reformas econômicas, como a tributária e a administrativa, o governo entende que precisará de trânsito no Congresso para encampar seus projetos.

Por isso, Guedes tem articulado junto ao Planalto o nome do secretário de Previdência e Trabalho para substituir Onyx Lorenzoni, que balança no cargo, como ministro-chefe da Casa Civil. Ele passaria a ser responsável pela articulação política de todo o governo — o que, na prática, já fazia. Com sua estratégia de sempre, Bolsonaro tirou poderes do já figurativo Lorenzoni ao transferir a secretaria do Programa de Parcerias e Investimentos, o PPI, do ministério comandado pelo demista para o guarda-chuva de Paulo Guedes no Ministério da Economia. A secretaria responsável pelos estudos de viabilidade de privatizações deve ficar sob a tutela de Salim Mattar, secretário de Desestatização e Desinvestimentos do ministério — o martelo deve ser batido na segunda-feira 3.

A transferência da secretaria para a Economia é vista com ótimos olhos por Guedes, que entende que os processos para privatizar estatais será melhor conduzido sob seu ministério — sem a influência política de Lorenzoni.

A equipe econômica está ansiosa pela promoção de Marinho. A leitura de membros da pasta é de que Bolsonaro é amplamente influenciado por solicitações vindas da Casa Civil e de ministérios com interesses na manutenção de seus privilégios, e que, à distância, Guedes fica sobrecarregado ao demover o presidente de conluios políticos. Marinho seria um nome de influência do ministério da Economia dentro do Planalto.

Dotado de boas relações com o Parlamento, Marinho seria fundamental nas conversas pela aprovação das pautas econômicas e goza da aprovação de Rodrigo Maia, presidente da Câmara.

Veja

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Por um Brasil mais forte disse:

    Parabéns Rogério, você merece.

  2. Carlos disse:

    O que melhorou até agora, nada para o povão. No judiciário, legislativo e militares só aumentando as mordomias, pagas por esses babacas que ficam brigando por sigla partidária. Vocês sabem por exemplo quanto eles recebem de auxílio creche 2.000 auxilio alimentação 1 000 etc pago por quem? Por todos nós, bando de otários.

    • Bento disse:

      Essas coisinhas aí tu reclamas com Lulinha cachaca esses penduricalhos foram facilitados em seu governo.

  3. Carlos disse:

    Ridículo, piada de péssimo gosto.

  4. Carlos disse:

    Pior indicação não existe. Tremendo FDP.

  5. Carlos disse:

    Agora lascou geral, um tremendo irresponsável. Péssimo caráter.

  6. Bruno disse:

    Parabéns Rogério marinho!!!!!!
    Com essa escolha, o Brasil ganha e nos do nordeste mais ainda.

  7. Pedro disse:

    Parabéns Rogério Marinho, tem feito por merecer. Quanto a nossa Governadora Fatao GD, daqui a três aninhos estará desempregada.

  8. Cigano Lulu disse:

    O eleitor-freguês que negou o voto a Rogério Marinho é o mesmo que teve a brilhante ideia de eleger Fatão GD para lhe governar. Um doce pra quem adivinhar qual dos dois tem maior aptidão política e competência administrativa.

  9. Santoa disse:

    Que de Brasília ele permaneça e se quiser se candidatar, que fique por lá. Pq aqui mesmo não.

  10. Mariano disse:

    É o prêmio por ter f….. o trabalhador.

    • Torres disse:

      Admiro o Rogério Marinho, um cara bastante equilibrado e preparado para tal função.

  11. Bento disse:

    Bem que falei que seria Ministro
    E por merecimento
    Eleitores do RN lhe negaram o voto para DF por pura picuinha
    Dizem que tem mal que vem para o bem
    Aos 45 minutos do segundo tempo o Brasil descobriu Rogério Marinho
    Bem vindo ao Clube dos Notáveis o Brasil agradece
    Parabéns Ministro Rogério Marinho

  12. lampejao disse:

    Agora Vai !!!!!

COMENTE AQUI