Diversos

Historiador revela mais provas de que Brasil foi descoberto no RN; país teria nascido em Touros

Duas mil milhas separam a cidade de Touros, no Rio Grande do Norte, a Porto Seguro, na Bahia. Mas poucos sabem que ambas possuem um ponto em comum: o descobrimento do Brasil. Pois é. A polêmica em torno do lugar exato onde Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez no país voltará à tona nos próximos meses. O professor universitário Lenine Pinto, historiador e responsável por uma ampla pesquisa em torno do assunto, está finalizando mais um livro, desta vez intitulado “O Bando do Mar”. Na obra, dará continuidade ao seu primeiro livro, que tornou famosa a polêmica tese de que o Brasil foi descoberto no Rio Grande do Norte.

No ano de 1998 Lenine Pinto publicou a primeira edição do livro, que tinha por título “A Reinvenção do Descobrimento”. Naquela época a publicação foi destaque nacional pela abordagem da temática do descobrimento, e rendeu ao professor a participação em diversas palestras e programas de televisão. Em entrevista ao Portal Agora RN o docente afirmou estar animado com o novo trabalho, que ele já vem desenvolvendo desde 2007 e pretende lançar no próximo mês de novembro, durante um encontro de escritores em Natal.

“Neste novo trabalho pretendo apresentar aos leitores mais detalhes desse importante período de nossa história, detalhes estes que não estavam na primeira edição”, relatou.

Entre os pontos que o professor destaca como fundamentais para a tese da descoberta aqui no Rio Grande do Norte está o fato de Pedro Álvares Cabral, no dia em que implantou o Marco de Posse na praia de Touros, ter convocado todos os capitães para uma reunião em seu navio. No encontro ele perguntou aos capitães se não seria conveniente enviar um navio de volta a Lisboa para contar ao rei Dom Manoel que eles tinham achado a terra. Ao saber da notícia, o rei de pronto já se dispôs a mandar, no ano seguinte.

Outro ponto que ele ressalta é que Pero Vaz de Caminha, ao descrever a descoberta da terra, disse que a primeira coisa que viu foi um monte alto e redondo, que seria o Pico do Cabugi, segundo a tese de Lenine Pinto. O Monte Pascal, na Bahia, é uma torre, é cortado e não tem pico. “Isso aí é um atestado claro do descobrimento aqui”, ressalta.

O professor também detalhou que o pau brasil nascia aqui no Rio Grande do Norte e se estendia até Cabo Frio, com uma interrupção na Bahia. “Em Porto Seguro não tinha Pau Brasil, muito menos açúcar, essenciais para a economia da época”, completou.

Reivindicação histórica

Questionado sobre a passividade de políticos do RN em reivindicar uma possível correção histórica sobre a descoberta do Brasil, o professor foi bem direto em sua resposta. “Os políticos do Rio Grande do Norte, em outro caso, entregaram a Pernambuco a Ilha de Fernando de Noronha; eles não têm interesse em ajudar a história, não ligam para o nosso registro”, desabafa.

Como benefício ao Estado por essa possível correção histórica, o educador prevê que a mudança poderia ajudar muito a atividade turística potiguar, gerando mais atratividade para o RN.

Jornal de Hoje, via Agora RN

Opinião dos leitores

  1. Galera, o assunto aqui é o local exato do descobrimento do Brasil. Fernando de Noronha é em outro tópico. Obrigado!

  2. Os políticos potiguares não possuem experiência política e nem condições morais para resolver uma questão dessas. São despreparados. Se fossem competentes vrdadeiramente, não tinham permitido que o Aeroporto Internacional Augusto Severo, que existiu entre Natal-RN e Parnamirim-RN, fosse totalmente desativado e transferido para São Gonçalo doAmarante-RN, cidade localizada na grande Natal. Quer dizer: Com isso caíram as receitas no turismo natalense e parnamirinense, e São Gonçaço do Amaante por isso vem crescendo e se desenvolvendo muito rapidamente, Mas, se Natal é a capital do RN, como pode o belo aeroporto haver sido deativado? Isso significou queem Natal e em Parnamirim, os políticos não tem interesse nenhum na luta de reinstalar o AIAS entre Natal e Parnamirim.

    1. Kkkk nossos políticos são uma piada, são marionetes dos políticos do Sul e sudeste, Alves, maias, e rosados são coniventes com tudo, e o pt agora, o único interesse são neles próprios, pagarão caro por isso. Acorda norteriograndenses.

  3. As correntes marítimas trazem até hoje todo tipo de naufrago até a costa do RN, inclusive da África ou ao litoral Cearense e por ai vai. Por que nas comemorações dos 500 anos as "caravelas" que refizeram o caminho que Cabral percorreu não utilizou o vento para poder passar pelo RN, ao ponto que ficaram quase estacionadas horizontalmente com o RN? Os aguados que se falam na carta, porque até essa data não se encontram na região de Porto seguro? Por que o marco de Touros é idêntico ao de cananeias e esta a distância exata que é descrita na carta? Isso sem falar que os marcos coloniais da coroa Portuguesas são iguais, feitos de pedra de lios (Os da costa Africana e Brasileira, o único que não é idêntico é o de Porto Seguro), além das características dos índios descritos que não descrevem que os que habitavam em Porto seguro e sim os do litoral Potiguar. Além do Pico do Cabugi.
    "Homi" até no hino do RN existe um trecho que a muito tempo diz:
    "..foi por te que o Brasil acordou"
    Olha que isso já se falava em alguns artigos no século XVIX na enciclopédia "Laemmete" em 1.885. Fora outros fatos aqui não mencionados.

  4. É só pensar e usar a lógica geográfica , como as caravanas de Cabral circularam toda essa imensa costa brasileira sem avistar terra e só foram avistar terra a mais de 2 mil km ao sul da esquina do novo continente onde está esquina fica bem mais próxima geograficamente do seu ponto de partida Portugal , é só pensar que vai concordar que a tese que o Brasil foi descoberto lá na praia do Marco do Descobrimento na esquina do continente e que por sinal eu conheço o local lá é uma praia semi deserta até hoje , um lugar muito lindo .

  5. Uma das críticas ao descobrimento ocasional é que os Portugueses eram grandes navegadores, com experiência de quase 2 séculos de navegação pelo Atlântico não tinham como errar tanto.
    Assim nessa nova hipótese os Portugueses erraram por 2 mil km o local onde chegaram?

    Sobre o pico. O autor força a barra. Diz que o Monte Pascoal "O Monte Pascal, na Bahia, é uma torre, é cortado e não tem pico. "
    Ora… ele se quer se deu ao trabalho de pegar uma foto do Monte Pascoal ou visitar o local para saber que isso é uma afirmação totalmente errada?
    A Inscrição da Carta de Pero Vaz de Caminha diz "Primeiramente dum grande monte, mui alto
    e redondo.."

    O Monte Pascoal tem PICO arredondado.
    Como diz a carta e como mostram as imagens.

    Acho bairrismo.

  6. LI a carta o ponto que me convenceu que foi aqui no RN o descobrimento foi o seguinte: Caminha diz:" Eles são mais amigos nosso que nós deles" Pense no povo besta para gente de fora. E portanto, desde do descobrimento, que com certeza foi aqui!!! As lagoas são aqueles de Maracajau!!

  7. A matéria é a respeito do Descobrimento do Brasil em terras potiguares e tem um monte de gente falando de Noronha, paciência, o fato histórico é muito mais importante que isso!!!

  8. Uma vergonha esta ilha pertencer ao Estado de Pernambuco. Temos que reverter esta situação, a Classe Política poderia muito bem comprar esta briga, no sentido reverter esta situação por questão de Justiça.

  9. NA MINHA HUMILDE OPINIÃO NORONHA ERA PARA PERTENCER DE FATO AO R. GRANDE DO NORTE, SE NÃO É DE DIREITO MAS PELA POSIÇÃO GEOGRÁFICA IRIA BARATEAR E MUITO OS CUSTOS COM A MANUTENÇÃO DA ILHA, JÁ QUE AS CARGAS QUE PARA LÁ SÃO ENVIADAS PARTEM NA MAIORIA DAS VEZES DO PORTO DO RECIFE, ALÉM DISSO PERNAMBUCO LUCRA E MUITO COM OS IMPOSTOS E TAXAS DE PERMANÊNCIA NA ILHA, AGORA COMO O R. G. DO NORTE NÃO TEM TANTA INFLUÊNCIA POLÍTICA EM BRASÍLIA CREIO QUE SERIA UMA BATALHA MUITO GRANDE PRA REVERTER ESSA SITUAÇÃO.

  10. EU ESTOU NA CIDADE DE FORTALEZA-CE, EM TRATAMENTO DE SAÚDE E QUANDO EU CHEGAR EM NATAL-RN, VOU EXPLICAR: ESSA FANTAZIA DE DIZER QUE FERNANDO DE NORONHA, PERTÊNCIA, AO RIO GRANDE DO NORTE; NA D DESCORTA DE FERNANDO DE NORONHA, O RIO GRANDE DO NORTE, ERA UMA CAPITANIA HEREDITÁRIA, QUE ERA SUBORDINADA A PERNANBUCO, POR ISSO A SUA LIGAÇÃO, FICOU COM AQUELE ESTADO, DEPOIS , MESMO SENDO TERRITÓRIO BRASILEIRO, TODA A SUA MOVIMENTAÇÃO ESTAVA LIGADA A RECIFE-PE. QUANDO HOUVE A CONSTITUIÇÃO PROMULGADA NO DIA 5 DE OUTUBRO DE 1988, OS OUTROS QUATROS TERRITÓRIOS, DENTRO DAS TERRAS BRASILEIRA, VIRARAM ESTADOS, COMO FERNANDO DE NORONHA, É UM CONJUNTOS DE ILHAS PEQUENAS, VOLTOU A SER PARTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO. TENHO DOIS CURSOS SUPERIOR DE BACHAREL E LICENCIATURA EM HISTÓRIA PELA U.F.R.N.

    1. Exatamente você esta certo referente a História do porque Fernando de Noronha pertence a PE, pq o Rio Grande do Norte era comandado pelo estado de PE, e tudo se resolvia aqui até a proteção contra invasão de outros Países essa defesa saia do Recife. Fiz pesquisa histórica em vários livro e enciclopédia para apurar os fatos.

  11. Só a título de registro, Fernando de Noronha nunca pertenceu ao RN, então não se pode falar em devolução ou reanexação.

  12. Temos uma senadora petista roxa, além de um senador e um ministro protogovernistas. Ministro do Turismo, ou coisa que o valha. Então é chegada a hora de cobrar-lhes o mínimo: que se empenhem concretamente na luta pela reanexação das 21 ilhotas de Fernando de Noronha ao estado do Rio Grande do Norte. A fuga de receita desde quando o arquipélago foi anexado a Pernambuco, em 1988, é muito grande e poderia ser revertida pelas supostas lideranças políticas potiguares. É certo que vão contrariar interesses políticos do estado vizinho, cuja bancada no Câmara Federal conta com 25 deputados, contra oito do RN. Todavia, é o mínimo que se pode cobrar desses três senhores. Se eles não forem capazes de atuar pela devolução de Fernando de Noronha ao nosso Estado, que o façam melhor: também devolvam o Atol das Rocas para Pernambuco. Incompetência só serve mesmo em doses cavalares.

  13. O político citado pelo professor Lenine Pinto que entregou o território de Fernando de Noronha que pertencia ao Rio Grande do Norte ao Governo de Pernambuco chama- se GERALDO MELO ex-governador do RN cuja gestão ficou marcada pelo atraso ni pagamento dos salarios dos servidores estaduais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes dá 24h a Braga Netto para informar número de voo para acareação

Foto: Reprodução TV Justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 24 horas para que a defesa do general Walter Souza Braga Netto indique os horários, números dos voos e itinerário da viagem que fará a Brasília para acareação com o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid. Ambos são réus na Ação Penal nº 2.668, que apura uma trama para a suposta tentativa de um golpe de Estado.

A sessão está marcada para ocorrer às 10h de terça-feira (24), presencialmente, no STF. Braga Netto deixará a prisão no Rio de Janeiro pela primeira vez para rebater informações de Cid em delação premiada e em interrogatório realizado no âmbito da ação.

Moraes pede que as informações sobre Braga Netto sejam repassados a um e-mail de seu gabinete e que não sejam públicas, “a fim de evitar a exposição do réu e de modo a garantir a segurança do custodiado”.

Viagem

A acareação ocorrerá na Primeira Turma do STF. Braga Netto poderá deixar a sala adaptada no Comando da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro, onde ele permanece preso desde dezembro do ano passado, para se deslocar até Brasília.

Braga Netto, além de usar tornozeleira, terá de arcar com os custos da ida à capital federal. O militar viajará sem escolta, ou seja, sem a presença de agentes ou integrantes do Exército. Entretanto, seguirá com monitoramento 24h e deverá informar previamente onde ficará hospedado em Brasília.

A defesa do militar tentou adiar o dia da acareação, pois um de seus defensores estará em viagem internacional na data marcada – pedido indeferido pelo ministro Alexandre de Moraes.

Rotina na prisão

Braga Netto foi preso em 14 de dezembro do ano passado, no âmbito da investigação da Polícia Federal (PF) sobre suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, após as eleições presidenciais. Em toda a história do Brasil, ele é o segundo general de quatro estrelas a ser preso. O primeiro foi Marechal Hermes da Fonseca, em 1922.

A sala onde Braga Netto cumpre a detenção não foi originalmente projetada para esse fim, mas acabou adaptada para recebê-lo em cumprimento ao que determina o Estatuto dos Militares. A cela tem janelas sem grades, armário, geladeira e, segundo informações extraoficiais, até uma televisão – dado não confirmado pelo Exército.

O general tem direito a quatro refeições diárias – as mesmas servidas aos demais militares no rancho – e banho de sol todos os dias. Embora esteja detido em uma unidade que já comandou, a custódia ocorre sob responsabilidade de outro general: Eduardo Tavares Martins, general de divisão (três estrelas). A presença de Braga Netto, a maior autoridade na unidade, não infringe a hierarquia, já que ambos pertencem ao mesmo escalão de comando.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Paz no Oriente Médio não pode ser imposta, diz ONU

Foto: Reprodução/YouTube

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, disse neste domingo (22) que a paz no Oriente Médio “não pode ser imposta, mas sim um caminho a ser escolhido”. A fala se deu durante a reunião emergencial do Conselho de Segurança diante do bombardeio dos Estados Unidos a instalações nucleares no Irã.

“A Organização das Nações Unidas está a postos para apoiar todo e qualquer esforço para garantir uma resolução pacífica. No entanto, a paz não pode ser imposta, mas sim um caminho a ser escolhido”, disse Guterres.

Depois da ação militar que atingiu instalações em Natanz, Isfahan e Fordow no sábado (21), o presidente dos EUA, Donald Trump (republicano), ameaçou realizar novos ataques contra o país persa. Disse que “haverá paz ou uma tragédia maior da que o Irã tem visto nos últimos dias”.

Guterres também afirmou que o bombardeio dos EUA ao Irã marca “uma virada perigosa” em uma região que já enfrenta desafios humanitários. Disse que agora o mundo entra em “buraco sem fim de retaliação atrás de retaliação” e que a “diplomacia deverá prevalecer”.

“Precisamos de uma solução crível e compreensível para este conflito. O tratado de não-proliferação nuclear é uma pedra fundamental no direito internacional que o Irã deve respeitar, como também todos os Estados-integrantes da ONU deverão agir em conformidade”, declarou Guterres.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São João na Zona Oeste de Natal retorna neste domingo (22)

Foto: Magnus Nascimento

Depois de dois dias de adiamentos por conta das fortes chuvas que atingiram a capital potiguar, a Prefeitura do Natal confirmou que a programação do São João no Polo Zona Oeste está mantida para este domingo (22).

Com a melhora nas condições do tempo, a festa vai acontecer na Avenida Rio Grande do Sul, no bairro Cidade da Esperança. A entrada é gratuita.

Entre as atrações confirmadas estão os shows de Sâmya Maia, Arnaldinho, Raynel Guedes, Circuito Musical, Yasmin Santos e Thiago Freitas.

O evento integra o calendário oficial do São João de Natal, que conta com polos espalhados por diversas regiões da cidade e vem impulsionando o comércio e o turismo local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

União Brasil articula saída do governo Lula

Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O União Brasil se prepara para deixar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo informação confirmada por Oeste, o partido pretende retirar dois ministros da Esplanada até o fim do ano.

O movimento inclui Celso Sabino, titular do Turismo, e Frederico Siqueira Filho, ministro das Comunicações. Ambos são filiados ao União e já discutem os termos da saída com lideranças partidárias.

O plano do União Brasil

A decisão ocorre em meio ao novo alinhamento político da sigla. Recentemente, a legenda fechou uma federação com o Progressistas (PP), sigla comandada pelo senador Ciro Nogueira (PI), ex-ministro da Casa Civil no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ciro defendeu, em entrevista a Oeste, o rompimento dos partidos de centro com o atual governo. Ele afirmou que o apoio à administração petista compromete a identidade política dessas legendas.

A articulação também fortalece os planos do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que integra o União e pretende disputar a Presidência da República em 2026. O goiano se apresenta como nome de oposição e já articula alianças com partidos de centro-direita.

Com o possível desembarque do partido, Lula pode enfrentar mais dificuldades para manter apoio no Congresso.

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

VÍDEO: Hugo Calderano vence algoz das Olimpíadas e é bicampeão na Eslovênia

Vídeo: Reprodução/Instagram

No dia de seu aniversário de 29 anos, Hugo Calderano enfrentou Felix Lebrun na final do WTT de Star Contender em Ljubljana, na Eslovênia, e garantiu mais um título nesta temporada histórica para o país no tênis de mesa. Em uma reedição da disputa de bronze das Olimpíadas de Paris, o brasileiro teve a chance de uma revanche neste domingo contra o francês e conquistou o título por 4 sets a 2, parciais 12/10, 15/13, 11/13, 8/11 e 11/6. O atual vice-campeão mundial também chegou na decisão das duplas mistas com Bruna Takahashi, mas perdeu na final para os sul-coreanos Lim Jonghoon e Shin Yubin.

Hugo Calderano vive uma temporada histórica no tênis de mesa. O brasileiro conquistou o título inédito para o país na Copa do Mundo, em abril, e levou a prata no Mundial em Doha, no Catar. Neste domingo, subiu no lugar mais alto do pódio de novo nas disputas de simples e venceu o francês Felix Lebrun na final do WTT de Star Contender na Eslovênia.

Atual campeão deste evento, Hugo buscou o bicampeonato contra o francês e mostrou o favoritismo desde o início do jogo, mas o número 3 do mundo sabia que o adversário iria brigar até o fim pelo título. Com sets muito disputados, o brasileiro levou o primeiro com apenas dois pontos de vantagem. No segundo, Lebrun se distanciou muito no placar, abriu 10 a 5 e colocou toda a pressão em cima do vice-campeão mundial.

Com um incrível poder de reação, Calderano conseguiu o empate e ainda levou o segundo set por 15 a 13. Com 2 a 0, o brasileiro precisava seguir com o jogo inteligente para garantir a vitória, mas o francês não se abalou e se recuperou na partida. Felix venceu dois sets seguidos e deixou tudo igual na final do WTT. Nos momentos decisivos, Hugo voltou a acertar ótimas pancadas de direita e venceu Felix Lebrun por 4 sets a 2.

GE

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Operação contra o Irã só não foi maior que reação ao 11/9, diz EUA

Foto: Nathan Posner/Anadolu via Getty Images

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos (EUA), general Dan Caine, afirmou em coletiva de imprensa neste domingo (22/6) que o ataque contra instalações nucleares do Irã ficou atrás apenas “daqueles [feitos pelos EUA] após os ataques de 11 de setembro”.

“Essa foi a maior operação com os aviões B-2 na história dos Estados Unidos e o segundo voo mais longo dos aviões B-2”, explicou Caine durante coletiva realizada no Pentágono, em Washington.

O B-2 Spirit é um dos modelos de aeronaves bombardeiras mais avançados possuídos pelos Estados Unidos. Pode lançar armas convencionais e nucleares e voar mais de 11 mil quilômetros sem ser reabastecido.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, também participou da coletiva para detalhar a operação secreta, nomeada Martelo da Meia Noite. De acordo com ele, foram usadas 14 bombas antibunker.

“As nossas forças permanecem em alerta máxima e estão de prontidão para responder a qualquer tipo de ataque iraniano ou de suas forças ou de forças aliadas. Nós vamos nos defender, será uma escolha muito ruim por parte do Irã se assim decidir retalhar”, afirmou Caine.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Jornalista da Globo News faz pedido de desculpas após comentário polêmico sobre mortes em Israel

Após a polêmica causada por um comentário durante o programa Em Pauta, Eliane Cantanhêde precisou fazer um pedido público de desculpas. A jornalista foi alvo de duras críticas nas redes sociais após relativizar as mortes em Israel durante o conflito com o Irã. Para conter a crise, ela divulgou uma retratação em seu perfil e, posteriormente, teve a nota lida pelo apresentador Nilson Klava na GloboNews.

Nos bastidores da emissora, a repercussão foi considerada séria e, segundo fontes da coluna de Guilherme Beraldo, houve discussões sobre um possível afastamento temporário da comentarista. No entanto, a cúpula da GloboNews decidiu manter Eliane no ar, entendendo que o pedido de desculpas seria suficiente para encerrar o episódio.

Canal Paulo Mathias

Opinião dos leitores

  1. Quem assiste a Globo News vê quão isentos são os comentaristas da emissora ( Grupo Globo ). O pedido de desculpas dessa senhora pra mim não quer dizer absolutamente nada. A maioria deles age da mesma forma. Lixo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DESINFORMAÇÃO OU MÁ-FÉ? Natália Bonavides escolhe o caos e ataca a verdade

Foto: reprodução

É o time do “quanto pior, melhor” em ação.

Desde o início das chuvas em Natal, a deputada federal Natália Bonavides tem preferido o ataque fácil à responsabilidade. Critica nas redes, mas não aparece com solução. Não liberou emenda, não se colocou à disposição, não ofereceu ajuda — como fez, aliás, em outras cidades onde o interesse eleitoral fala mais alto.

Agora, cruzou a linha do aceitável. Disse que a Prefeitura de Natal só cadastrou um projeto de drenagem no PAC e que seria para a Zona Sul da cidade.

Mentira.

A verdade é que o Governo Federal só permite o cadastramento de um único projeto de drenagem por cidade do porte de Natal. Não se trata de opção política, mas de uma limitação técnica e normativa do próprio Governo Lula. Qualquer pessoa de boa-fé que atua na política deveria saber disso.

E mais: o projeto não é “para a Zona Sul”, como ela afirmou. O projeto foi destinado à obra de drenagem da Jerônimo Câmara (o chamado “Túnel da Arena”), uma intervenção iniciada em 2013 e até hoje inconclusa. A decisão foi técnica e validada pelo próprio Ministério das Cidades, que indicou que os recursos do PAC deveriam ser usados para finalizar essa obra — essencial para a mobilidade e segurança urbana de Natal.

A mais impressionante contradição é que a própria deputada vive tentando se apropriar politicamente das obras federais em Natal. Agora, ao ver que a Prefeitura conseguiu cadastrar a única proposta permitida, ela tenta distorcer a verdade para gerar crise e desinformação.

Esse tipo de postura não é apenas desonesta. É nociva. Confunde a população, atrasa o debate e enfraquece soluções estruturantes. Quem ama Natal, ajuda. Quem quer palco, inventa.

Chega de oportunismo Natália…

Opinião dos leitores

  1. Pessoa inútil, a cara da esquerdalha imunda que está deixando de Joelhos os Brasileiros de Bem.

  2. A turma canhota só conseguem se destacar contrariando as regras , considerando que são incompetentes raizes. O melhor caminho é não noticiar ações deles sempre contrariando o bom senso e a lógica coletiva.

  3. Bem colocada suas palavras, resta saber se uma pessoa como ela tem o mínimo de respeito com os seus próprios eleitores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Irã diz que programa nuclear não será interrompido mesmo após ataques dos EUA a instalações de enriquecimento de urânio

Imagem: Reprodução/X (osc_london)

O Irã afirmou neste domingo (22) que continuará com suas atividades nucleares mesmo depois dos ataques dos EUA a instalações de enriquecimento de urânio. O comunicado é da AEOI (Organização de Energia Atômica do Irã, em português).

“A organização garante à grande nação do Irã que, apesar das conspirações malignas de seus inimigos… Ela não deixará que o caminho do desenvolvimento desta indústria nacional, que é o resultado do sangue de mártires nucleares, seja interrompido”, disse em um comunicado divulgado pela mídia estatal iraniana.

Ataque dos EUA

Os Estados Unidos realizaram ataques contra instalações nucleares em Fordow, Isfahan e Natanz, no Irã. O presidente Donald Trump (republicano) anunciou a ação militar em seu perfil no Truth Social na noite do sábado (21.jun).

As 3 instalações atingidas são consideradas componentes centrais do programa nuclear iraniano, e já haviam sido alvos de ataques israelenses anteriormente. Os complexos abrigam tecnologias de enriquecimento de urânio e desenvolvimento de combustível nuclear.

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Dan Caine, afirmou que as bases nas cidades de Natanz, Esfahan e Fordow sofreram “danos severos”.

O Irã confirmou o ataque dos EUA. O governo do país persa, porém, afirmou que conseguiu retirar equipamentos das instalações antes dos bombardeios.

Um dos focos principais do ataque de sábado (21) foi a instalação nuclear de Fordow, a 95 km da capital Teerã, que é subterrânea. O local fica em uma encosta montanhosa fortificada, a dezenas de metros da superfície.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro de Lula condena ataque dos EUA a instalações nucleares do Irã

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira, condenou, neste domingo (22), os ataques dos Estados Unidos a instalações nucleares iranianas.

Em publicação no X, Paulo Teixeira afirmou que o ataque fere o direito internacional. O Itamaraty ainda não se manifestou sobre os ataques.

“O ataque norte-americano ao Irã, ordenado por Trump, fere frontalmente o direito internacional e o próprio direito interno, já que não foi aprovado pelo congresso norte-americano. Trump é cúmplice dos crimes do governo de extrema-direita de Netanyahu”, disse.

Na noite deste sábado (21), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que as Forças Armadas americanas concluíram um “ataque muito bem-sucedido” contra as instalações nucleares do Irã, incluindo Fordow, Natanz e Isfahan.

A relação bilateral entre Brasil e Irã vive um momento de estabilidade, após um curto período de tensão durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que chegou a criticar publicamente o regime iraniano.

Em 2025, autoridades do Brasil e do Irã se reuniram diversas vezes em Brasília, durante os eventos preparatórios para a Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, que acontece em julho, no Rio de Janeiro.

Foram reuniões ministeriais com representantes dos países do bloco econômico, tratando de temas específicos como agropecuária, infraestrutura e saúde. A expectativa é que autoridades iranianas e brasileiras voltem a se encontrar durante a cúpula.

O Irã passou a integrar o Brics em 2024, quando o grupo foi ampliado. Na ocasião, o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que os Brics são “uma saída para o totalitarismo dos EUA”.

Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, com o fluxo de comércio que ultrapassou a casa dos US$ 80 bilhões em 2024.

CNN Brasil

 

Opinião dos leitores

  1. O Laranjão está muito preocupado com a opinião desses corruptos sobre os EUA, esses que atacam os EUA salão defensores de terroristas e ditadores pelo mundo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *