Saúde

Hospital que atendeu Bolsonaro omite dois nomes em lista de contaminados por coronavírus, noticia Folha de SP

O Hospital das Forças Armadas (HFA) apresentou ao Governo do Distrito Federal uma lista de infectados com o novo coronavírus, mas omitiu os nomes de duas pessoas que testaram positivo.

O presidente Jair Bolsonaro, que afirma não estar contaminado mas se recusa a apresentar os resultados de seus exames, e integrantes do alto escalão do governo fizeram testes para detectar a presença do vírus. As amostras foram colhidas por equipes da unidade de saúde, vinculada ao Ministério da Defesa.

Por ora, o HFA comunicou às autoridades sanitárias do Distrito Federal 17 casos de pessoas infectadas com o vírus causador da Covid-19, os quais estão sendo monitorados.

Segundo o Governo do DF, 15 desses pacientes foram identificados, e Bolsonaro não está entre eles. Porém, segundo o governo local, as identidades de outros dois são mantidas em sigilo.

Os dados sobre os doentes foram entregues depois de a Justiça Federal determinar a apresentação da lista para que, com isso, o Distrito Federal pudesse acompanhar a evolução da pandemia no seu âmbito e traçar políticas públicas.

Questionado pela Folha, o Governo do Distrito Federal confirmou que há “alguns” integrantes do governo entre os 15 identificados, mas informou que, seguindo o protocolo da Secretaria de Saúde, a lista não será divulgada.

Na última sexta-feira, a juíza Raquel Soares Chiarelli, da 4ª Vara da Justiça Federal em Brasília, havia determinado que o hospital apresentasse a lista de pacientes com coronavírus. A decisão, de caráter liminar (provisória), se deu em ação ajuizada pelo Governo do DF.

Bolsonaro até agora não divulgou cópia dos dois exames clínicos que realizou e que, segundo ele, deram negativo para o novo coronavírus.

Ele fez dois testes, um no dia 12 e outro no dia 17. Nas redes sociais, Bolsonaro informou que ambos deram negativo, mas não mostrou documento formal das análises.

Quando realizou seu exame, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um memorando oficial assinado por seu médico atestando que a análise não havia detectado o Covid-19.

A Folha solicitou à Secom (Secretaria Especial de Comunicação) da Presidência da República cópia do exame em duas oportunidades, mas não obteve resposta.

Até o momento, pelo menos 23 pessoas ligadas à comitiva presidencial que viajou aos Estados Unidos no início deste mês receberam o diagnóstico da doença. Entre elas estão dois ministros: o general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Um dia antes de seu teste ter dado positivo, Heleno se reuniu três vezes com o presidente, sem máscara de proteção. Heleno, um dos ministros mais próximos de Bolsonaro, tem 72 anos. Já Albuquerque tem 61. Por causa da idade, eles fazem parte do grupo de risco para a doença.

No último dia 15, o presidente ignorou orientações dadas por ele mesmo dias antes e pelo Ministério da Saúde ao estimular e participar dos protestos pró-governo sem demonstrar preocupação com a crise do coronavírus.

Ele também contrariou orientação da equipe médica da Presidência, que o aconselhara a evitar locais com aglomeração.

Sem máscara, participou das manifestações, tocando simpatizantes e manuseando o celular de alguns apoiadores para fazer selfies. “Isso não tem preço”, disse, durante transmissão ao vivo em suas redes sociais.

Bolsonaro permaneceu por cerca de uma hora interagindo com apoiadores. Havia no local várias pessoas idosas, consideradas grupo de risco da nova doença e com taxa de mortalidade maior.

Folha de São Paulo

Opinião dos leitores

  1. O que será que esse gado come, hein? Hilário ver os comentários, tudo culpa da globo, da folha e do PT. Além de doentes o gado tem fetiche por Lula.

  2. BG, para de replicar matéria da Folha. Perdeu a credibilidade. Isso para o Blog é péssimo. Temos tantos outros blogues para acessar. Ainda acesso este, por ter uma certa credibilidade. Mas do jeito que está, poderá ficar desacreditado muito rapidamente. Se bem que os petralhas adoram!

  3. A “FÔIA” E CIA SÃO OS PRÓPRIOS COVID 19 , TÃO COM ABSTINÊNCIA DO DINHEIRO PÚBLICO !!! O MITO FOI A VACINA !!!

  4. Eita, o gado ruminante tá com a mulesta hoje! Quem vale mais, o gado ruminante ou os esquerdopatas! Nenhum!

  5. Os dois nomes que faltam são, FOLHA e O GLOBO. Problema resolvido IMPRESSA CANALHA!!!!!

  6. A FALHA DE SP E A GLOBOLIXO ESTÃO DESESPERADAS PQ MAMATA ACABOU !!!!!!!……..KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. Se Moro ainda fosse vivo, somando todas as coincidências, já dava pra aplicar a teoria dos não sei o quê determinantes e enquadrar esse BANDIDO ( lembrando que quem tem bandido de estimação é petista, hein?)

  8. Pergunte a FOLHA DE SÃO PAULO…aonde anda o LADRAO CONDENADO LULA.? Aquele FDP que trouxe a copa do mundo para o BRASIL ??? Com a intenção de roubar e construir esses elefantes BRANCOS???

    1. A extrema imprensa não é parâmetro noticioso para ninguém

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Menino de 7 anos morre após se afogar em rio na zona rural de Pilões

Foto: Reprodução

Uma tragédia foi registrada na tarde desta segunda-feira (22) no município de Pilões, no Alto Oeste potiguar. Um menino de 7 anos morreu após se afogar em um rio localizado no Sítio Almas, na zona rural da cidade.

A vítima foi identificada como Arthur Moreira Ferreira.

De acordo com informações da Polícia Militar, o menino estava na companhia de outras três crianças em uma área próxima ao rio. O grupo brincava e realizava atividades como pesca quando o acidente aconteceu.

Ao perceber que Arthur estava se afogando, uma das crianças correu para pedir ajuda a um adulto que estava nas proximidades.

Moradores da região iniciaram os primeiros socorros ainda no local. Um médico também prestou atendimento emergencial à criança antes de ela ser encaminhada de ambulância para o hospital do município.

Apesar dos esforços das equipes de saúde e das tentativas de reanimação, Arthur não resistiu e teve o óbito confirmado na unidade hospitalar.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Últimos dias: inscrições para a III Corrida Alvinegra terminam em 26 de junho

Foto: Divulgação

O ABC Futebol Clube está com as últimas vagas abertas para a III Corrida Alvinegra, que acontece no dia 28 de junho, no estádio Frasqueirão, em Natal.

O evento conta com três modalidades: caminhada de 3 km, corrida de 5 km e corrida de 10 km, sendo que as vagas para a distância mais longa estão praticamente esgotadas.

Os valores das inscrições partem de 139 reais para sócios, idosos, pessoas com deficiência e beneficiários do Sesc, e 159 reais para o público geral. As inscrições podem ser feitas pelo site corridaalvinegra.com.br, até o dia 26 de junho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Empresário Marcello Moreno é o alvo de operação que investiga lavagem de dinheiro e sonegação de R$ 72 milhões na Grande Natal

Foto: Divulgação

Alvo da operação deflagrada nesta terça-feira (23) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil é o empresário Marcello Brunno Moreno, da Rede de Posto Expresso e Expresso Distribuidora.

A ação apura um esquema de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal estimado em cerca de R$ 72 milhões na região metropolitana de Natal, além de indícios de fraudes fiscais.

As investigações também apontam que o chefe do grupo exercia o controle real sobre várias empresas de fachada, como distribuidoras, bares e postos de combustíveis, sem constar oficialmente nos contratos sociais.

Na casa do chefe do esquema, foram apreendidos mais de R$ 90 mil, dólares e euros em espécie, joias, documentos, celulares e computadores.

Leia mais aqui: Empresário é preso em operação que investiga lavagem de dinheiro e sonegação de R$ 72,9 milhões na Grande Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CONFIABILIDADE: São Gonçalo do Amarante conquista Nota A do Tesouro Nacional em qualidade das informações fiscais

Fotos: Divulgação

São Gonçalo do Amarante alcançou mais um importante reconhecimento nacional na área da gestão pública. O município recebeu Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e conquistou a 3ª colocação entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte avaliados.

O resultado coloca São Gonçalo entre os seis municípios potiguares que obtiveram a classificação máxima na avaliação referente ao exercício de 2025, consolidando a cidade como referência estadual em transparência, organização e qualidade das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

No ranking estadual, São Gonçalo do Amarante alcançou 186,71 pontos, correspondendo a um índice de 95,75% de acertos, ficando atrás apenas de Timbaúba dos Batistas (96,54%) e São João do Sabugi (96,16%), empatado tecnicamente com Rafael Godeiro. O desempenho evidencia o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal e a excelência na prestação de contas.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional avalia a consistência e a confiabilidade das informações enviadas pelos municípios ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A análise verifica a conformidade entre documentos como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anual (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC), atribuindo notas de A a E aos entes públicos.

A conquista da Nota A demonstra o compromisso da gestão do prefeito Jaime Calado com uma administração responsável, transparente e alinhada às boas práticas da administração pública, garantindo maior credibilidade às informações fiscais e contábeis do município perante os órgãos de controle e a sociedade. Além de fortalecer a transparência, um bom desempenho nesse indicador contribui para ampliar a confiança institucional e pode favorecer o acesso do município a operações de crédito e investimentos públicos.

“Essa conquista é uma vitória de todos nós. É o resultado de uma luta diária, construída com muito trabalho, dedicação, responsabilidade e comprometimento de toda a equipe. Pegamos uma Prefeitura em total desequilíbrio financeiro e desorganização administrativa e estamos colocando a casa em ordem. Em um ano e meio já elevamos São Gonçalo à nota A. Destaco o trabalho da nossa Controladoria e Contabilidade. Seguimos a orientação do prefeito Jaime Calado que faz o acompanhamento rigoroso das finanças e preza pela transparência e eficiência”, afirmou o secretário municipal de Finanças, Luis Henrique Nóbrega.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo corrige portaria que nomeava “Fulano” e “Cicrano de tal” para o GSI

Foto: Antonio Cruz

Uma edição extra do DOU (Diário Oficial da União) foi publicada na última segunda-feira (22) para corrigir a portaria que nomeou o major do Exército “Fulano de tal” e o tenente da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) “Cicrano de tal” como assistentes na Secretaria de Segurança Presidencial do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República.

A designação correta, assinada por Vinícius Damasceno do Nascimento, diretor do departamento de gestão do GSI, nomeou os sargentos da Marinha brasileira Márcio Adriano Leite, Francisco Marcone Filho e Thiago do Nascimento. Além destes, a sargento do Exército Beatriz Barbio também ocupará o cargo.

Os quatro militares passam a receber Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV, um benefício destinado a funcionários de órgãos ligados diretamente à Presidência da República. O valor da gratificação é de R$ 808,61.

Antes da publicação adicional, o GSI informou a CNN que o erro havia sido identificado e seria corrigido até a edição seguinte do DOU.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

ELEIÇÃO NO PERU: Candidato da esquerda perde por 40 mil votos e tenta anular urnas do exterior

Foto: Reprodução

A disputa presidencial no Peru ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (22), após o candidato da esquerda Roberto Sánchez solicitar a anulação dos votos do exterior ao Jurado Nacional de Elecciones.

O pedido, segundo a campanha, se baseia em supostas irregularidades no processo de votação fora do país. Até o momento, não foram apresentadas provas públicas que sustentem a alegação.

O ponto central da disputa está justamente nesses votos internacionais. Caso a solicitação seja aceita, mais de 300 mil votos podem ser anulados — um volume capaz de alterar o resultado final da eleição.

Nos votos do exterior, a candidata da direita Keiko Fujimori aparece com ampla vantagem, somando cerca de 63,2% da preferência. Esse desempenho ajuda a sustentar a liderança apertada no cenário geral.

Com 99,725% das urnas apuradas, Fujimori aparece com cerca de 81 mil votos de vantagem no total, registrando aproximadamente 50,111% dos votos válidos.

A disputa segue indefinida e marcada por forte polarização. O partido de Sánchez já sinalizou que não reconhece integralmente o resultado, ampliando a tensão política no país enquanto a apuração final ainda não é oficialmente encerrada.

Eleito será o 9º presidente do país em 10 anos

Quem vencer o pleito, se tornará o 9º presidente do Peru em 10 anos. Diante de uma forte instabilidade política, na última década, nenhum presidente conseguiu finalizar o mandato, foram quatro destituições, duas renúncias e dois mandatos-tampões.

O sistema unicameral facilita processos de impeachment e de destituições. Mas, a partir desta eleição, o Peru voltará a ser bicameral, com Câmara e Senado, similar ao sistema brasileiro.

Veja a lista de presidentes recentes do Peru:

  • Pedro Pablo Kuczynski – 2016 a 2018 (renunciou)
  • Martín Vizcarra – 2018 a 2020 (destituído)
  • Manuel Merino – 2020 (ficou no cargo por cinco dias e renunciou)
  • Francisco Sagasti – 2020 a 2021 (mandato temporário)
  • Pedro Castillo – 2021 a 2022 (destituído)
  • Dina Boluarte – 2022 a 2025 (destituído)
  • José Jerí – 2025 a 2026 (destituído)
  • José María Balcázar – 2026 até o momento (mandato temporário)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresário é preso em operação que investiga lavagem de dinheiro e sonegação de R$ 72,9 milhões na Grande Natal

Foto: Divulgação/MPRN

Uma operação conjunta do Ministério Público do RN (MPRN) e da Polícia Civil foi deflagrada nesta terça-feira (23) para investigar um esquema de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica no estado.

A ação, batizada de Operação Emirados, cumpriu mandados em quatro cidades e tem como alvo um grupo investigado por fraudes que ultrapassam R$ 72 milhões em prejuízos aos cofres públicos.

Segundo o MPRN, o principal investigado é um empresário com atuação no setor de postos de combustíveis na Grande Natal, apontado como líder do esquema. Ele foi preso durante a operação.

Ao todo, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e aplicadas 75 medidas cautelares. As ações ocorreram em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, com participação de mais de 120 policiais civis e integrantes do Ministério Público.

Foto: Divulgação/MPRN

A Justiça também determinou o sequestro de 18 imóveis e uma lancha, além do bloqueio de valores e indisponibilidade de bens que somam quase R$ 73 milhões. O objetivo é garantir o ressarcimento aos cofres públicos e evitar a ocultação de patrimônio.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos mais de R$ 90 mil em espécie, além de dólares, euros, joias, documentos, celulares e computadores na residência do investigado.

O esquema investigado

As investigações apontam que o grupo usava empresas de fachada para ocultar patrimônio e sonegar tributos de forma sistemática, especialmente ICMS. Segundo o MPRN, bens eram registrados em nome de terceiros, como parentes e funcionários, que atuavam como “laranjas”.

Também foram identificadas omissões de notas fiscais, não registro de mercadorias e criação de empresas em série para dificultar a fiscalização.

Foto: Divulgação/MPRN

O principal investigado, segundo a apuração, mantinha controle de diversas empresas sem constar oficialmente como sócio, utilizando uma estrutura paralela para movimentação financeira.

Sonegação e bens de luxo

A investigação também aponta a aquisição de bens de alto valor registrados em nome de funcionários com baixa renda declarada.

Entre eles, um carro importado avaliado em cerca de R$ 800 mil e um imóvel de luxo em condomínio fechado, estimado em R$ 2,5 milhões, ambos formalmente registrados em nome de terceiros, mas associados ao líder do esquema.

Os recursos do grupo também eram usados para custear despesas pessoais e manutenção de imóveis ligados ao investigado, segundo a investigação.

Atuação integrada

A operação é resultado da atuação conjunta do Gaeco e do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), em integração com forças de segurança do estado. O objetivo, segundo o órgão, é desarticular esquemas complexos de fraude tributária e recuperar valores desviados por meio de crimes fiscais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF faz operação em banco de bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Miragem, que investiga supostas irregularidades em uma instituição financeira ligada ao bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão em São Paulo, com participação de mais de 50 policiais federais. Um dos alvos da investigação é a cúpula do Banco Digimais.

Além das buscas, a Justiça Federal determinou a quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do bloqueio de até R$ 670,3 milhões em bens e valores.

Segundo informações da investigação, o caso teve início a partir de relatórios do Banco Central, que apontaram indícios de possíveis irregularidades na condução da instituição financeira.

A PF apura suspeitas de que administradores teriam utilizado mecanismos contábeis para apresentar uma situação financeira mais favorável do que a real, incluindo possíveis alterações em informações e geração artificial de receitas.

Os investigados podem responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, como gestão fraudulenta, prestação de informações falsas em demonstrativos contábeis e operações de crédito vedadas pela legislação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] SINCERICÍDIO? Lula diz a estudantes: “O político honesto que vocês querem não está dentro de mim”

Imagens: Reprodução/Luiz Bacci

O presidente Lula (PT) participou nesta segunda-feira (22) da cerimônia de premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), no Rio de Janeiro.

Lula afirmou que os alunos não devem desistir dos próprios sonhos e, em um dos trechos, disse: “O político honesto que vocês querem está dentro de vocês, não está dentro de mim”.

Segundo ele, cabe à nova geração assumir protagonismo e contribuir com a construção do futuro do país por meio da participação na vida pública.

O evento reuniu estudantes, professores e autoridades da área da educação.

 

Opinião dos leitores

  1. Existe uma passagem bíblica que fala que não a mal que não se revele,e é o quê está acontecendo!
    Estas últimas falas de Lula, revelam o quão maligno está escondido e agora se revela. Infelizmente o mal possui a capacidade de iludir os bons de coração, pois o objetivo dele é corromper o bem. Estamos vivendo um momento de decisão neste País, escolha o lado para onde você vai no final de tudo.

  2. Só quem não sabe disso são os completamente idiotas ou os totalmente analfabetos, pois todo mundo sabe que ele é um criminoso costumaz, ladrão, corrupto, mentiroso, cachaceiro e vagabundo da pior espécie.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INUSITADO: Homem chega a hospital com projétil de 20 cm no reto e mobiliza equipe antibombas

Foto: Reprodução/Luiz Bacci

Um caso inusitado chamou atenção na cidade de Toulouse, na França, após um homem de 24 anos dar entrada em um hospital com fortes dores e uma situação incomum envolvendo um objeto metálico no corpo.

Inicialmente, a equipe médica suspeitava de um corpo estranho comum. No entanto, exames revelaram algo mais grave: um projétil de aproximadamente 20 cm alojado no organismo do paciente.

Diante da possibilidade de risco, o hospital acionou uma equipe especializada em desativação de explosivos para avaliar se o material poderia oferecer perigo de detonação.

Segundo o jornal francês La Dépêche, após análise técnica, os especialistas constataram que o projétil era antigo e não apresentava risco de explosão.

Com a situação controlada, o objeto foi removido por meio de procedimento cirúrgico. O paciente recebeu atendimento médico e não houve registro de complicações graves.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *