Hospital Regional Tarcísio Maia emite nota de esclarecimento sobre falta de energia nesse domingo

A direção do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRTM), esclarece sobre a falta de energia elétrica ocorrida na tarde deste domingo (15).

Por volta das 17h20, ocorreu falta de energia elétrica gerada pela Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (COSERN) no hospital, o que levou o gerador a ser imediatamente acionado para repor a energia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O início da atividade do gerador, combinada com a tubulação molhada da caixa externa que supre os aparelhos de ar-condicionado, em função da forte chuva que estava ocorrendo em Mossoró, causou um curto-circuito na instalação, e um princípio de incêndio, que logo foi combatido pela brigada do corpo de bombeiros da cidade.

Para evitar maiores problemas, a equipe de manutenção do hospital desligou a energia elétrica por um período, em alguns setores do hospital, enquanto fazia a devida manutenção da fiação elétrica.

Como as baterias dos respiradores da UTI estavam funcionando normalmente, mas por um determinado período (quatro horas), e a equipe de manutenção do hospital não sabia ao certo quantas horas levaria para solucionar o problema, ficou acertada, por medida de segurança, a transferência dos pacientes que estavam sob os cuidados da UTI para outros hospitais, até que o problema fosse definitivamente resolvido.

As transferências foram todas feitas com total segurança pelas Unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Oncologia de Mossoró e para a Maternidade Parteira Maria Correia, com retorno previsto após a conclusão dos serviços e uma desinfecção geral a ser coordenada pela Comissão de Controle de Infecção Hospital (CCIH) do HRTM.

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Lagreca, e a coordenadora de Hospitais e Unidades de Referência da Sesap, Milena Martins, tomaram providências imediatas para a resolução do problema ocorrido, em parceria com a direção do HRTM.