Diversos

Ibope: Com 53%, aeroporto do Recife é o favorito para receber o Hub da Latam; veja números de pesquisa com Natal apenas em 3º

O Aeroporto Internacional do Recife – Gilberto Freyre, foi eleito o melhor para receber o Hub da Latam, apontou uma pesquisa realizada pelo Ibope. Cerca de 53% dos passageiros acham que a instalação do novo centro de distribuição de voos nacionais e internacionais no Nordeste (Hub) da Latam (fusão da companhia aérea TAM com a chilena Lan), deve ir para Recife, em comparação a oito aeroportos do Nordeste. A pesquisa foi realizada a pedido da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), entidade que representa todos os estados nordestinos.

Em segundo lugar apareceu Fortaleza com 31%, e Natal, com 12%. Itens como infraestrutura, localização, distância para os continentes africano e europeu, proximidade com os hotéis, integração do transporte público e modernidade do aeroporto foram avaliados. Excluindo da pesquisa os passageiros dos três aeroportos que estão concorrendo ao Hub (Recife, Natal e Fortaleza), o Recife ainda apresentou um desempenho melhor, ficando com 55%, Fortaleza com 25%, e Natal com 16%.

Dos entrevistados, 75% não moravam na cidade em que responderam ao questionário. Já em Pernambuco, o resultado foi bem mais significativo. Desses, 85% fizeram a escolha pela capital, 6% para Fortaleza, e 5% para Natal. “Ficamos muito felizes com o resultado da pesquisa realizada por uma das mais conceituadas empresas do segmento. A pesquisa reflete os destaques de Pernambuco: a melhor infraestrutura, a melhor experiência dos passageiros, a localização privilegiada e a maior demanda de passageiros”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Diário de Pernambuco

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2015/09/01/internas_economia,595734/ibope-aeroporto-do-recife-e-o-favorito-para-receber-o-hub-da-latam.shtml

Opinião dos leitores

  1. É consenso que seja onde for instalado o HUB, quem ganha é o N/NE.
    Além de aumentar a oferta de ligações, nacionais e internacionais, o custo final vai ser menor.
    A lógica é simples: preços menores aumenta a demanda e vice-versa.
    Esse investimento vai aumentar a integração da região, com as ligações diárias entre as capitais, e vai dar competitividade às nossas empresas.

    O funcionamento de um HUB é simples: ele é a conexão, de pessoas e cargas, entre a origem e o destino.
    Temos, portanto, que considerar como custo final dois trechos:
    1. Origem – HUB
    2. HUB – Destino
    Na cidade onde ele funcionar, a primeira etapa poderá ser feita por automóvel, ônibus/van, metro/VLT/trem, navio/transatlântico etc.
    Vamos analisar as distâncias, em linha reta, entre as capitais.
    RECIFE – NATAL – FORTALEZA
    . Recife: 0 – 256 – 628 km
    . Salvador: 675 – 878 – 1.028 km
    . Aracaju: 401 – 601 – 819 km
    . Maceió: 199 – 434 – 728 km
    . João Pessoa: 104 – 154 – 555 km
    . Natal: 256 – 0 – 433 km
    . Fortaleza: 628 – 433 – 0 km
    . Teresina: 936 – 845 – 498 km
    . São Luís: 1.209 – 1.070 – 653 km
    . Belém: 1.678 – 1.552 – 1.136 km
    . Manaus: 2.837 – 2.770 – 2.389 km
    Sinceramente não sei quem melhor atende esses critérios.
    É por isso que a TAM contratou, a peso de ouro, uma consultoria para analisar qual é a melhor opção. Certamente ela analisará a demanda futura também.
    Uma escolha errada e a TAM perde mercado para a concorrência.
    Por esses critérios São Paulo é, mesmo estando bem ao sul, a principal ligação internacional do Brasil atualmente.
    Quem sabe o NE, num futuro próximo, não arranque esse título dos paulistas?
    Afinal: preços menores = maior competitividade!!!

    1. É inviável Manaus usar o HUB do NE, seja qual for a cidade escolhida.
      É mais perto o HUB de Brasília, com distância de 1.939 km.
      Ou seja, na decisão da TAM não deve entrar o importante mercado de Manaus.

  2. Se o critério usado for técnico mesmo, se a TAM, estiver estudando onde colocar o dinheiro dela, Não tem quem tome. O HUB é nosso.

  3. Discordo parcialmente do Rômulo.

    Ora, se o aeroporto é o único de "Natal" para passageiros e cargas, o hub vindo para cá, logo, os turistas que vierem para Natal terão muito mais opções de vôo, bem como o próprio povo natalense para ir e vir.

    Então não é só para conexões e a distância para a rede hoteleira faz diferença, sim.

    Concordo com o que o Gomes falou abaixo, "voltem com o aeroporto Augusto Severo"!!!!

  4. Parabéns Rômulo, vc falou tudo, tem um monte de gente besta, conversador de abobrinha, falando do que não sabe…Parabéns!

  5. Desde quando a escolha da TAM virou eleição, para que fosse feita pesquisa de IBOPE? Os critérios devem ser técnicos, não movida por pesquisa bairrista. Também tem gente que não faz ideia do que é um HUB e fica falando abobrinha, dizendo que o aeroporto de São Gonçalo é longe e etc. Para um HUB de cargas, é bom que seja longe! O transporte de cargas vai demandar um tráfego de caminhões e veículos pesados, que não passarão dentro da cidade quando os acessos Sul e Norte estiverem prontos. Isso vai tornar o processo de cargas e descargas mais ágil. A maior área interna do aeroporto de São Gonçalo é um grande atrativo por propiciar a construção de um grande galpão para receber as cargas e direcioná-las a seus destinos logísticos. A distância para a rede hoteleira é algo que não se considera, porque o HUB de passageiros é para se fazer conexões. O passageiro não sairá do terminal, seja ele onde for. Por fim, o fato do aeroporto ser fora da cidade auxilia na questão da redução do incômodo dos ruídos de pousos e decolagens, que serão bastante ampliados. O aeroporto de São Gonçalo é perfeito para o HUB. Só falta a classe política dar uma forcinha na questão dos acessos, para que sejam concluídos o quanto antes, principalmente o acesso Sul.

  6. Esse Aeroporto Aluisio Alves nao merece o hub.

    Acesso terrível e longe de tudo.

    Se voltasse o aeroporto Augusto Severo eu já estaria satisfeito, assim como 99% das pessoas que precisam chegar e sair de Natal.

    Quero mais que o Aluisio Alves feche!!!

  7. o aeroporto de recife pertence a quem? a infraero, o aeroporto de fortaleza pertence a quem? a infraero, o aeroporto de sao gonçalo pertence a quem? a inciativa privada, nao devemos nos assustar com pesquisa dirigida dos pernanbucanos, quem estao fanfarronando. tenho dito.

  8. De fato, não somos merecedores. Nossos políticos não fizeram o dever de casa. Os acessos são pontos chaves e que até hoje se arrastam por aí. O acesso Sul esse nem se fala. Linhas de ônibus passando pelo aeroporto ou aeroport service é quase uma ilusão. Vamos reconhecer, precisamos melhorar muito e digo mais apesar de ser anti-PT que tem menos culpa nisso é o governo federal. Nossos politicos e governantes são um bando de incompetentes e corruptos que só pensam no bolso deles. Esse povo pensa muito pequeno, portanto seremos tratados como pequeno.

  9. Fico lendo esses comentários, não só relacionado a esse assunto mas a qualquer outro e, tudo o que a grande maioria reproduz é que a "culpa é de Dilma", "do PT" e "dos eleitores". Acordem! Parem com esse mimimi, vão trabalhar, produzir pois a eleição acabou faz tempo. Vamos para a realidade, não sei se todos que comentaram antes de mim já tiveram a oportunidade de conhecer os aeroportos de REC e FOR e, com certeza o nosso é o pior de todos, principalmente em questão de acesso. Quem aqui conhece alguém que saiu da Via Costeira para o aeroporto de ônibus (além das pessoas que trabalham lá)? Como é a estrada de acesso? É duplicada? Bem pavimentada? Segura? A distância para o parque hoteleiro é satisfatória? Os serviços correspondem com as taxas cobradas? Nosso aeroporto, apesar de ser novo, não tem nenhuma pró a mais com relação a sua estrutura e praticidade, do que os concorrentes. Sei que seria interessante o investimento aqui, mas vamos ser racionais e parar de agir como torcedores.
    Outra, a LATAM é uma empresa privada, que visa lucro e só segue os seus interesses, portanto, quem der mais e fizer ela lucrar mais leva. Ela não ta nem ai para quem é mais bonito ou mais novo.

    1. Concordo com Fabio, sobre a questão dos torcedores. Mas faço observações sobre outras questões. É verdade que o acesso é longo inseguro e ridículo, mas o fato de o aeroporto ser novo, ter gigantesca capacidade de expansão e ter sido eleito o melhor do Brasil em vários aspectos no ano passado influem diretamente nos interesses privados da Latam. Além disso, a Latam não é um ser vivo/robô que toma suas decisões perfeitamente de acordo com seus interesses. As decisões são tomadas por pessoas corrompíveis e que cedem a pressão. Ou você não acha que nossos políticos não são capazes de corremper executivos? Tenha um pouco de imaginação, se é de interesse do governo federal que o Hub seja sediado em Pernambuco, há muitas maneiras do governo fazer pressão pra que vá pra la (via sanções da Anac, flexibilidade de futuras regulações, "ajudinha" em futuras fusões e etc só pra dizer mínimo. Não bastasse isso, qualquer governador dos 3 estados pode usar de corrupção pra alterar relatórios de executivos ou auditores com poder sobre a decisão da Latam. A vontade do poder público pode sim afetar a decisão e o aeroporto de Natal, tem severas falhas, mas também tem suas qualidades.

    2. E, sinceramente, tirando a questão do acesso e do preço do estacionamento, acho o aeroporto de Natal bem superior ao de Fortaleza, mas muito mesmo. O de Recife é superior ao nosso em quase tudo, menos capacidade de expansão e limpeza.

  10. so pode a terra do lula ele e muito besta de deixar passar mais uma oportunidade de emprego dessa. quem ta comandando o brasil eo pt de lula menino esqueceu.

  11. Os políticos do RN deixaram PE e CE disputarem esse HUB em Brasília. Só agora que foram atrás de uma audiência com a Presidenta anti-RN.

  12. O RN, produzindo Petróleo e gás não trouxe a refinaria, imagine o hub da Latam.
    Parabéns classe política do RN.
    Dá-lhe Pernambuco….

  13. FALTOU DIVULGAÇÃO DA IMPRENSA E MEIOS DE COMUNICAÇÕES DO RIO GRANDE DO NORTE QUANDO HOUVE A PESQUISA

    1. Pesquisa manipulada, ninguém fez pesquisa em Natal, foi só em Recife, vcs acham que ia ganhar quem?

  14. Dilma tb deve ter votado a favor de Pernambuco nessa pesquisa. Mais uma DERROTA dos políticos potiguares…e eleitores de Dilma. Parabéns aos envolvidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

O Papo de Fogão dessa semana tá arretado de bom! Tem Disquinho de Goiaba de Caicó e camarão de entrada

O Papo de Fogão dessa semana tá arretado de bom! Dona Diana de Araújo chega trazendo o Disquinho de Goiaba, tradição de Caicó que é pura gostosura.

E ainda tem Militão Chaves botando todo mundo pra salivar com um camarão com biquinho e farofa de bacon de comer rezando!

Não perde esse programa, viu?

SÁBADO
BAND MARANHÃO e PIAUÍ – 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Encontro entre Lula e Trump pode ocorrer neste mês de outubro na Itália

Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Emily J. Higgins/Casa Branca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja a Roma entre 13 e 18 de outubro para participar do Fórum Mundial da Alimentação, que celebra os 80 anos da FAO.

Durante o evento, pode ocorrer uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros.

Os dois já tiveram um breve contato na Assembleia Geral da ONU, em setembro, quando Trump falou em “química excelente” com Lula e demonstrou interesse em avançar no diálogo.

Além de Roma, a Malásia — onde Lula participará da 47ª Cúpula da Asean no fim do mês — também é cogitada como palco para o encontro.

O Itamaraty avalia ainda a possibilidade de uma conversa prévia por telefone ou videoconferência.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após resposta do Hamas, Trump pede que Israel pare de bombardear Gaza

Foto: Stringer/Anadolu via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu nesta sexta-feira (3) após o Hamas concordar em libertar todos os reféns israelenses na Faixa de Gaza. Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que Israel deve interromper imediatamente o bombardeio no território palestino para que os resgates ocorram de forma segura.

“Com base na Declaração recém-emitida pelo Hamas, acredito que eles estão prontos para uma PAZ duradoura. Israel deve interromper imediatamente o bombardeio de Gaza, para que possamos resgatar os reféns com segurança e rapidez! Já estamos discutindo detalhes a serem acertados. Não se trata apenas de Gaza, trata-se da PAZ há muito almejada no Oriente Médio”, escreveu Trump.

O Hamas divulgou comunicado nesta sexta-feira confirmando sua concordância com o plano de paz proposto pelo presidente norte-americano. O grupo palestino afirmou que libertará todos os prisioneiros israelenses — vivos e mortos — e permitirá a entrega da administração da Faixa de Gaza a um comitê palestino independente, conforme sugerido pelo republicano.

LEIA TAMBÉM: Após ultimato de Trump, Hamas diz que concorda em libertar todos os reféns israelenses e quer discutir outros pontos do plano de paz

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sobe para 113 casos suspeitos de intoxicação por metanol no país, diz Padilha

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Brasil passou da marca de 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, são 113 casos suspeitos em todo o país. A informação foi dada em entrevista à CNN nesta sexta-feira (3).

São cinco estados com casos suspeitos – São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul – além do Distrito Federal.

“Número de casos suspeitos e presentes em outros estados reforça a participação da Polícia Federal na investigação por ser uma situação interestadual”, disse Padilha.

País tem uma morte confirmada como provocada em razão do metanol. O ministro não detalhou se essa morte teve relação com o consumo de bebida alcoólica. Outros 11 óbitos ainda estão sob investigação em todo o território nacional

Com informações de CNN e UOL

Opinião dos leitores

  1. O número de vítimas de bebidas batizada com metanol é muito maior, o ministro e os responsáveis ela fiscalização estão mentindo e manipulando o número de vítimas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após ultimato de Trump, Hamas diz que concorda em libertar todos os reféns israelenses e quer discutir outros pontos do plano de paz

Foto: MOHAMMED SABER/EFE/EPA

O grupo terrorista Hamas respondeu, nesta sexta-feira (3), ao presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a proposta de plano de paz na Faixa de Gaza. O grupo informou que concorda em libertar todos os reféns israelenses e deixar o governo no enclave palestino, mas pediu que alguns pontos do acordo sejam discutidos.

A resposta do Hamas surgiu horas após o “ultimato” de Trump, que deu um prazo até este domingo (5) para o grupo se manifestar sobre a proposta.

“Para alcançar o fim da guerra e a retirada completa [das forças de Israel] da Faixa de Gaza, o movimento anuncia sua concordância em libertar todos os prisioneiros da ocupação, vivos e cadáveres, conforme a fórmula de troca contida na proposta do presidente Trump, e providenciar as condições de campo para o processo de troca. Nesse sentido, o movimento confirma sua prontidão para entrar imediatamente, por meio dos mediadores, em negociações para discutir os detalhes disso”, disse o Hamas em comunicado.

Sobre a possível saída da administração de Gaza, o grupo palestino disse concordar em entregar o governo para um comitê palestino independente, conforme proposto pelo presidente dos EUA.

Apesar da sinalização positiva, o Hamas não comentou os outros 18 pontos da proposta de paz com Israel. Entre elas, a deposição de armas e a reconstrução do enclave palestino.

De acordo com o comunicado, as questões “relacionadas ao futuro da Faixa de Gaza e aos direitos legítimos do povo palestino” precisam ter uma “posição nacional unificada”. Por isso, a organização afirmou que tais temas serão debatidos por meio de um “quadro nacional”.

O acordo já foi aceito por Israel durante visita de Benjamin Netanyahu aos EUA nesta semana. O premiê israelense, porém, já sinalizou que pode não cumprir um dos pontos do plano de paz: a retirada de tropas do enclave palestino.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Reprovação à participação de Janja no governo Lula cresce 11 pontos percentuais e chega a 61%, mostra pesquisa PoderData

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pesquisa do PoderData mostra que 61% dos eleitores que afirmaram conhecer Rosângela Lula da Silva, a Janja, desaprovam sua participação no governo.

O índice cresceu 11 pontos percentuais desde junho e é o mais alto desde maio de 2024. Apenas 23% afirmaram aprovar sua atuação, o menor patamar registrado desde o início da série histórica, enquanto 16% não souberam responder.

A primeira-dama também se tornou mais conhecida nos últimos anos. Em setembro de 2022, antes da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, 63% dos brasileiros diziam conhecê-la. Hoje, esse número subiu para 89%, sendo 51% os que a conhecem “de ouvir falar” e 38% os que afirmam conhecê-la “bem”. Apenas 11% ainda dizem não conhecer Janja.

Os dados foram coletados de 27 a 29 de setembro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 178 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Foi uma das melhores PRIMEIRA DAMA que o BRASIL já teve. LULA até para escolher MULHERES é muitíssimo competente.

    EU SOU FÃ DE CARTEIRINHA DE “JANJA”.

  2. Há controvérsias! Comenta-se a boca pequena que o índice de rejeição dessa “dama de vermelho” é bem maior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MPF diz que saúde em Belém corre risco de colapso na COP30 e recomenda criar hospital de campanha

Obras da Vila dos Líderes, espaço destinado à hospedagem de autoridades na COP30, em Belém / Foto: Marx Vasconcelos/Reuters

O Ministério Público Federal (MPF) alertou que a rede de saúde de Belém não está preparada para a COP30, prevista para novembro, quando a cidade deve receber mais de 50 mil pessoas. O órgão recomendou a criação de um hospital de campanha, contratação temporária de profissionais e ampliação de leitos.

Segundo o MPF, prontos-socorros e UPAs da capital já sofrem com falta de insumos, medicamentos e estrutura básica, o que pode levar a um colapso durante o evento. “Salta aos olhos que, ao contrário do divulgado, a saúde de Belém, notadamente de urgência e emergência, não se preparou para a COP30”, afirmou a Procuradoria.

A Secretaria Estadual de Saúde negou a necessidade de hospital de campanha e disse que a rede está preparada. Já o Ministério da Saúde informou ter destinado mais de R$ 300 milhões ao Pará, sendo R$ 100 milhões para reformas de UBSs e emergências. O ministro Alexandre Padilha garantiu que não haverá fila separada no SUS para participantes da conferência e destacou que a COP30 “vai deixar um grande legado na área da saúde”. O MPF também criticou a ausência de investimentos diretos do orçamento da cúpula (cerca de R$ 4,7 bilhões) na saúde pública.

Com informações de Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. TENHO DITO!!
    GASTOS BILIONÁRIOS COM ESSA TAL DE COP30 QUE NÃO VAI MUDAR A VIDA DE NENHUM CIDADÃO COMUM NUM ESTADO QUE FALTA DE TUDO.
    TAÍ Ó!!
    Dinheiro farto pros mamadores de dinheiro público.
    É só quem saem lucrando num negocio desses.
    Faz o L.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump declara que EUA estão em ‘conflito armado’ com cartéis de drogas: PCC e CV entrarão na mira?

Foto: Getty Images via BBC

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em memorando confidencial que o país está em um “conflito armado” contra cartéis de drogas, agora tratados como “combatentes legais”.

A declaração veio após ataques americanos a três barcos no Caribe, suspeitos de transportar drogas, que deixaram 17 mortos. Segundo o documento, Trump determinou que o Departamento de Defesa conduza operações contra os grupos “de acordo com a lei de conflitos armados”.

“O presidente determinou que os Estados Unidos estão envolvidos em um conflito armado com essas organizações terroristas designadas”, afirma o documento, conforme relatado pela Reuters.

Trump justificou: “Que eles saibam que nós vamos explodir vocês”, em referência aos cartéis ligados à Venezuela, como o Tren de Aragua e o Cartel de los Soles, que os EUA acusam de conexões com o presidente Nicolás Maduro.

A medida levantou críticas de especialistas em direito internacional, que veem possível violação dos direitos humanos e questionam a legalidade dos ataques.

PCC e CV na mira?

O caso também interessa ao Brasil: analistas avaliam que os EUA podem estender a classificação de organizações terroristas ao PCC e ao Comando Vermelho. Para a consultoria Eurasia, essa possibilidade pode crescer nos próximos meses.

O memorando de Trump ao Congresso americano é de interesse do Brasil, pois especialistas em risco político avaliam que existe a possibilidade de o governo americano classificar facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

A medida pode ser adotada como parte das retaliações americanas pela condenação de Jair Bolsonaro (PL) por golpe de Estado, segundo um relatório publicado pela consultoria Eurasia no início de setembro.

Em entrevista à BBC News Brasil, o diretor-executivo para as Américas do grupo Eurasia, Christopher Garman, disse que a classificação do PCC e do CV como organizações terroristas não parece ser uma decisão iminente, mas pode ocorrer nos próximos meses.

“O desafio de quando você denomina PCC e CV como organização terrorista é que tem que identificar quais grupos estão ajudando essas organizações. E, dado o tamanho, a sofisticação e a entrada desses grupos no setor privado, não é fácil”, observou Garman.

O presidente Lula criticou o avanço militar americano no Caribe: “O terrorismo não pode ser confundido com desafios de segurança pública. São fenômenos distintos e não devem servir de desculpa para intervenções à margem do direito internacional”.

Com informações de g1

Opinião dos leitores

  1. Direitos humanos é pra seres humanos do bem. Traficantes e terroristas não respeitam os direitos humanos mais querem usufruir dos benefícios e medidas de proteção. Pau no lombo desses traficantes e terroristas desumanos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF estabelece altura mínima para cargos em segurança pública; entenda

Foto:  Fernando Frazão / Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu os parâmetros para fixação de altura mínima para homens e mulheres que desejam ingressar em funções públicas, por meio de concursos públicos na área de segurança pública.

Em decisão de repercussão geral proferida na quinta-feira (2), que deve ser aplicada para todas as ações que discutem a mesma matéria, independente do tribunal, a corte decidiu que as regras de estatura mínima 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres, só é válida se prevista em lei.

O ministro relator, Luís Roberto Barroso, e a maioria do Plenário Virtual acolheram o argumento. O STF já admite a exigência, mas condiciona-a aos requisitos da Lei federal 12.705/2012, que rege o Exército.

O Tribunal ressaltou, contudo, a inconstitucionalidade da exigência para oficiais bombeiros militares da área de saúde e capelães, pois tais diferenciações devem estar ligadas diretamente às funções do cargo.

Caso concreto

Essa tese foi consolidada após uma candidata à Polícia Militar de Alagoas, medindo 1,56m, ser reprovada devido à legislação local exigir 1,60m para mulheres. A defesa argumentou que a regra feria a razoabilidade e o acesso a cargos públicos, por ser mais rigorosa que a do Exército.

“É inadmissível, no Estado de Alagoas, onde as pessoas geralmente são de estatura baixa e mediana, se delimitar o acesso para um cargo público pela altura”, argumentou.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. As Forças Armadas de ontem, admirada e respeitada pela populaçãodo bem, é as “Frouxas Armadas” de hoje, medíocre, submissa e inoperante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PM abre processo disciplinar contra policiais filmados ‘brincando’ de patinete em frente a batalhão em horário de serviço em Natal

Foto: reprodução

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte instaurou um processo administrativo disciplinar para investigar dois sargentos flagrados em um vídeo enquanto brincavam com um patinete elétrico durante o horário de serviço em Natal. O caso aconteceu em frente à sede do 1º Batalhão da Polícia Militar, na Zona Leste da capital.

Segundo a decisão, publicada em um boletim interno do batalhão na última quarta-feira (1), os militares são investigados por pelo menos três transgressões ao regulamento disciplinar da corporação:

  • Deixar de cumprir ou de fazer cumprir normas regulamentares na esfera de suas atribuições.
  • Trabalhar mal, intencionalmente ou por falta de atenção, em qualquer serviço ou instrução.
  • Portar-se sem compostura em lugar público.

O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte informou que não vai comentar o caso. O procedimento tem prazo inicial de 15 dias úteis para conclusão, podendo ser prorrogado por mais cinco dias. As possíveis penalidades não foram divulgadas.

g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *