Esporte

Jogador francês desbanca Messi e Cristiano Ronaldo e é escolhido melhor da Europa

29082013---em-eleicao-feita-por-jornalistas-franck-ribery-foi-escolhido-o-melhor-jogador-da-europa-na-temporada-20122013-1377796824981_615x300“Eu fui melhor”, disse Franck Ribéry na última segunda-feira, em entrevista à revista alemã “Kicker”, quando foi questionado sobre o prêmio que a Uefa daria ao jogador mais importante da temporada 2012/2013 do futebol europeu. Nesta quinta-feira, uma eleição realizada por jornalistas em Mônaco deu razão ao francês, que venceu Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e acabou com o domínio do Barcelona na premiação.

Ribéry recebeu 36 votos e ganhou dos jornalistas o título de melhor jogador da Europa no período. Messi ficou em segundo (13 votos), e Cristiano Ronaldo, que não foi à premiação, foi o terceiro colocado no pleito (três votos).

“É um momento muito especial para mim por estar aqui e por ter vencido esse título individual. Quero agradecer a todos os meus companheiros de time por terem possibilitado isso”, declarou Ribéry após ter recebido o troféu.

O francês foi um dos protagonistas do Bayern de Munique na temporada passada. O time alemão conquistou três títulos, incluindo a Liga dos Campeões da Uefa.

Com essa campanha, Ribéry conseguiu encerrar um domínio do Barcelona na premiação da Uefa. Nas duas temporadas anteriores, o título individual havia ficado com Messi (2010/2011) e Andrés Iniesta (2011/2012).

“Esperamos ganhar mais neste ano. Estamos trabalhando muito para isso”, afirmou Messi.

Depois de os três finalistas terem sido apresentados, 53 jornalistas tiveram 30 segundos para apertar o botão correspondente ao jogador que eles desejavam premiar.

Os jornalistas foram escolhidos pela associação de mídia da Europa. Cada um representava uma das federações que compõem a Uefa.

Na primeira etapa da votação, cada jornalista teve de eleger uma lista dos cinco melhores jogadores da Europa na última temporada. Os atletas tiveram pontuação diferente para cada posição em que foram selecionados, e isso deu origem à lista tríplice de finalistas. A Uefa anunciou no dia 6 de agosto que a disputa derradeira seria formada por Messi, Ribéry e Ronaldo.

UOL Esporte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Presidente da CBF e deputada federal são alvos de operação por compra de votos em Roraima

Foto: Rafael Ribeiro

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, a deputada federal, Helena da Asatur (MDB) e o marido dela, o empresário Renildo Lima, foram alvos de busca e apreensão numa operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (30) que investiga compra de votos nas eleições municipais de 2024, em Roraima.

O g1 procurou a defesa de Samir Xaud, a de Renildo Lima, e aguarda resposta. A reportagem tenta contato com a defesa da deputada federal Helena da Asatur.

A Operação Caixa Preta tem o objetivo de investigar suspeita da prática de crimes eleitorais em Roraima. Outros sete mandados de busca e apreensão são cumpridos na operação.

Agentes da PF estiveram na casa de Xaud e também na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A Justiça também bloqueou R$ 10 milhões nas contas dos investigados.

As investigações começaram quando o empresário Renildo Lima foi preso com R$ 500 mil em setembro de 2024, nas eleições municipais daquele ano. Parte desse dinheiro foi encontrado na cueca do empresário.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

VÍDEO: “Quem tiver empatia pela vítima, busque proteger a imagem dela”, pede advogada de Juliana

Vídeo: TV Ponta Negra

Em entrevista à TV Ponta Negra, a advogada de Juliana Soares falou sobre o compartilhamento de imagens da vítima pela sociedade nas redes sociais. “Infelizmente nós vimos diversas pessoas divulgando a imagem dela — imagens explícitas, que não estavam borradas, que realmente estavam explicitando as agressões.

A advogada ainda enfatizou que é preciso respeitar esse momento de vulnerabilidade. “A gente busca evitar a revitimização, evitar a exposição e preservar ao máximo a privacidade, respeitando este momento tão vulnerável e difícil que ela está vivendo”, afirma a advogada.

Juliana Soares, 35 anos, passou por exames de corpo delito nesta terça-feira (29) e aguarda por cirurgia no rosto, que sofreu fraturas e uma série de ferimentos. O agressor está preso no Centro de Recebimento e Triagem (CRT), numa cela com mais seis presos. Ele poderá ser transferido para uma unidade prisional nos próximos dias.

Por fim, a advogada ainda reforça que “quem tiver empatia pela vítima, busque proteger a imagem dela”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Extradição de Zambelli depende da Itália; prazo é indefinido

Foto: Ula Marques

Sem prazo para ser finalizado, o processo de possível extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) passa por inúmeras etapas no governo da Itália e na Justiça do país antes de ser aceito ou negado.

O Ministério do Interior, equivalente ao Ministério da Justiça brasileiro, recebeu do Farnesina – que é responsável pelas questões diplomáticas – o pedido do Brasil em 12 de junho. Após análise, distribui a um tribunal.

Após a prisão da deputada, para fins extradicionais, o tribunal que tiver recebido o pedido avalia a existência de condições de extradição, analisando documentação e a condenação pelo crime de invasão de dispositivo eletrônico.

Depois da decisão do tribunal, aceitando ou negando, o processo volta ao Ministério do Interior, que informa a Farnesina, que informa a Embaixada do Brasil na Itália.

A partir daí, se tiver autorizada a extradição, o processo extradicional entra na fase logística, em que a extraditanda é levada ao Brasil.

A Polícia Federal entra nessa fase para ir até a Itália buscar a deputada federal. Se o pedido for aceito, os agentes definirão se a extradição será em voo comercial ou em aeronave própria da PF.

Zambelli foi presa nesta terça-feira (29) às 16h40, horário de Brasília, em Roma após ser monitorada e ter seu novo endereço descoberto. A informação foi confirmada à CNN pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e pela Interpol. A deputada foi levada para uma delegacia pela polícia italiana.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Delegada afirma que mulher espancada pelo namorado foi incentivada por ele a tirar a própria vida

Foto: Magnus Nascimento

O homem acusado de desferir 60 socos em uma mulher em Natal teria induzido a vítima, Juliana Soares, a atentar contra a própria vida, fato que será apurado durante a investigação. A informação é da delegada responsável pelo caso, Victória Lisboa, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O agressor, Igor Eduardo Pereira Cabral, 29 anos, responderá por tentativa de feminicídio e pode pegar uma pena de 20 a 40 anos, segundo o Código Penal.

A vítima, Juliana Soares, 35 anos, passou por exames de corpo delito nesta terça-feira (29) e aguarda por cirurgia no rosto, que sofreu fraturas e uma série de ferimentos. O agressor está preso no Centro de Recebimento e Triagem (CRT), numa cela com mais seis presos. Ele poderá ser transferido para uma unidade prisional nos próximos dias.

“Ele já tinha dado um empurrão nela. A vítima narrou essa situação também de que ele incentivou ela a se matar. São fatos que já chamam a atenção para uma violência doméstica. Até o fato dela não ter saído do elevador já por receio dela agredir e ter as filmagens caso essa agressão acontecesse já mostra esse receio que ela tinha. Se ela tivesse solicitado uma medida protetiva antes poderíamos ter evitado essa situação”, relatou a delegada.

“Pelo que ela me relatou, foi uma situação que ela estava passando, querendo tomar remédios, com psicológico abalado, e ele estava incentivando ela. Inclusive isso será apurado melhor. Porque pode configurar crime”, acrescentou. “Ela informou que ele havia ingerido cocaína”, acrescentou a delegada Victória Lisboa.

A delegada responsável pelo caso disse ainda que a expectativa é concluir o inquérito sobre o caso até a próxima segunda-feira (04). Durante esta semana os depoimentos e testemunhas serão colhidos por parte da Polícia Civil.

O agressor, Igor Eduardo Pereira Cabral é estudante, tem 29 anos e chegou a participar de competições de basquete pela Seleção Brasileira. O nome dele consta em registros na Liga Nacional de Basquete.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula: Brasil não negociará como se fosse um país pequeno contra um grande

Foto: Reuters

Dias antes das novas tarifas de 50% anunciadas por Donald Trump entrarem em vigor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre as negociações em entrevista ao The New York Times publicada nesta quarta-feira (30).

Em nenhum momento o Brasil negociará como se fosse um país pequeno contra um país grande”, disse.

Lula afirmou que está tratando o assunto com a “seriedade”, mas destacou que “seriedade não exige subserviência“.

O líder brasileiro falou ao jornal americano pela primeira vez em 13 anos diante do impasse aberto pelo tarifaço. A nova alíquota está prevista para esta sexta-feira (1º).

“Conhecemos o poder econômico dos Estados Unidos, reconhecemos o poder militar dos Estados Unidos, reconhecemos a dimensão tecnológica dos Estados Unidos”, afirmou Lula. “Mas isso não nos deixa com medo”, acrescentou. “Nos deixa preocupados.”

Na segunda-feira (28), durante uma agenda em São João da Barra, no Rio de Janeiro, Lula pediu que Trump refletisse sobre a “importância do Brasil” e resolvesse suas “divergências” por meio de negociação.

CNN

Opinião dos leitores

  1. O nosso País é enorme rico,porem os politicos e quem governa é nanico.
    Imundos, corja de ladrões.
    Só vamos voltar a crescer quando esses vagabundos sairem do poder.
    Nem que seja pelas forças armadas.
    Tá passando da hora de dar um basta…!

  2. Esse verme continua se obrando pela boca, até parece que tem moral com um país sério que repudia corrupção, é o que 9 dedos sabe negociar.

  3. Lula, tu fica falando merd* e esquece de ligar pra Donald Trump e conversar o que realmente interessa, chega de bravatas e insultos, até parece que você deseja que esse moído continue.

  4. Véi Trump é assim: bateu ? Levou. Bem feito.
    Tomara que ele mande embora para o Brasil o idiota do filho de Bolsonaro. Só atrapalha.

    1. Começa pelo Dr????????????, O larápio também é e isso não interessa a ninguem, depois, deixa o cara morar lá, está fazendo o que nós não conseguimos, democracia é isso.

    2. Você nunca foi democrático e, ainda, demonstra ódio, rancor, desprezo.
      É um esquerdista nato, raiz, sem máscara.
      Você é um representante nato do lamaçal da esquerdolândia

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Magnitude 8,8 e tsunami: terremoto na Rússia dispara alertas até na América do Sul

Foto: Kamchatka of Geophysical Survey/Anadolu via Getty Images

Um terremoto de magnitude 8,8, que atingiu o extremo leste da Rússia na madrugada desta quarta-feira (30), deixou os Estados Unidos, México, Chile, Colômbia e Equador em alerta. O fenômeno, considerado um dos mais fortes das últimas décadas na região russa, provocou tsunamis na Rússia, no Japão, no Havaí e também em outras partes dos Estados Unidos.

O tremor danificou edifícios na remota península russa. As ondas inundaram parcialmente um porto, arrastaram embarcações e colapsaram a fachada de um jardim de infância, informou o governo do país. Várias pessoas ficaram feridas e procuraram atendimento médico, mas nenhum caso grave ou morte foi relatado.

Imagens que circulam nas redes sociais e foram divulgadas pela imprensa local mostram o impacto da destruição na região.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o primeiro tremor foi raso, com profundidade de 19,3 quilômetros, e teve epicentro a 119 quilômetros a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade russa de 165 mil habitantes.

Cerca de uma hora após o primero abalo, dois outros terremotos de magnitude 6,3 e 6,9 foram registrados, ambos com profundidade de 10 km.

Tsunami pode chegar na América Latina

Países latino-americanos também emitiram alertas sobre possíveis ondas de tsunami subsequentes às que atingiram a Rússia.

No México, o centro de alerta de tsunami da Marinha recomendou que o público se mantenha afastado das praias ao longo da costa do Pacífico, onde eram esperadas ondas de até um metro de altura. O tráfego marítimo foi suspenso.

Um alerta semelhante foi emitido pelas autoridades na Guatemala. No entanto, o risco de tsunami foi avaliado como baixo, publicou o instituto sismológico do país no X.

No Equador, as autoridades afirmaram que ondas poderiam atingir as Ilhas Galápagos. O arquipélago, conhecido por sua fauna e flora únicas e por ser Patrimônio Mundial da Unesco, está localizado a cerca de mil quilômetros da costa do país.

O governo pediu para a população evitar praias e portos, e embarcações também foram proibidas de partir.

Alertas de tsunami ainda se espalharam para áreas costeiras do Peru e do Chile. A agência chilena de gerenciamento de desastres calcula a possibilidade de ondas atingirem até 3 metros de altura. Evacuações foram organizadas em várias áreas costeiras, segundo veículos locais. Até o momento, não há relatos de danos no país.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula espera uma manifestação do representante de Comércio dos EUA para avançar em negociação de tarifas

Foto: Montagem com fotos da AFP

Às vésperas de entrar em vigor uma sobretaxa de 50% sobre as exportações de todos os produtos brasileiros, prevista para sexta-feira, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda aguarda acenos de Washington para que seja aberta uma negociação formal para um acordo entre Brasil e Estados Unidos.

Segundo interlocutores que acompanham o impasse, o ideal é que o representante comercial da Casa Branca, Jamieson Greer, dê um passo à frente e volte a conversar com o governo brasileiro. Apesar das recentes conversas entre o vice-presidente Geraldo Alckmin e o secretário americano de Comércio, Howard Lutnick, é Greer o principal responsável pela costura de acordos internacionais.

O representante participou de negociações com a China em Estocolmo, nos últimos dias, ao lado do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.

O retorno para os EUA do presidente Donald Trump e os principais integrantes de sua equipe, que estavam em visita à Escócia na terça-feira, pode ajudar a melhorar esse cenário, arriscam pessoas familiarizadas com o tema.

A avaliação é que, como a Casa Branca tem negociado e fechado acordos com vários parceiros internacionais, como Indonésia, Reino Unido, Japão e União Europeia, o Brasil espera sua vez na fila.

Nos últimos dois dias, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve em Nova York para participar de uma reunião da ONU sobre a situação na Palestina. Vieira indicou ao governo dos EUA que estaria disposto a ir até Washington para uma reunião de alto nível, caso fosse convidado.

O governo brasileiro espera uma resposta dos EUA sobre o que querem negociar com o Brasil, se há produtos que deveriam ser importados sem tarifas para o mercado americano, que bens poderiam ser vendidos livremente para o mercado brasileiro e que outros itens poderiam ser colocados sobre a mesa.

São exemplos do que é esperado a regulação das big techs, que chegou a ser discutida em reunião com um representante do Departamento de Comércio dos EUA, as empresas americanas e Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, e o interesse pelos minerais críticos e estratégicos, como terras raras, lítio e nióbio.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Incrível como esse povo se faz de doidos.
    Não leram a carta do Trump??
    Está claro aquilo lá, claríssimo.

  2. O Brasil tá descendo a ladeira para o fracasso, fruto da gestão desastrosa da extrema esquerda.

  3. Esse governo do Brasil é uma piada pronta.
    Espera uma manifestação do governo americano? Isso é piada ou pura irresponsabilidade?
    Invertem tudo, são limitados, vivem das ideologia e querem se
    mostrar atuantes?
    A entrevista do ministro Taxaddad na emissora da esquerda, sobre o tarifaço foi hilária, se mostrou desconectado dos fatos, como sempre, culpou a direita pelos erros repetidos da esquerda, fugiu das respostas, ficou perdido no tema, enfim, deixou transparecer inquestionavelmente suas virtudes para estar ministro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

50% dizem que idade de Lula é um problema para reeleição

Foto: Ricardo Stuckert

Para 50% dos eleitores, a idade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 79 anos, seria “um problema” em uma possível reeleição. A taxa disparou 18 pontos percentuais em 1 ano. Caso se candidate para tentar mais um mandato em 2026, e seja reeleito, o chefe do Executivo assumiria um novo mandato com 81 anos.

Há também 26% que consideram que a idade de Lula não seria um empecilho para um 4º mandato do petista. Esse percentual era de 38% em julho de 2024. Outros 23% não souberam responder. Os dados são da pesquisa PoderData realizada de 26 a 28 de julho de 2025.

Foto: Poder 360

A discussão sobre a idade de Lula parece avançar conforme se aproxima o ano eleitoral, indicam os resultados da pesquisa. O presidente já cometeu alguns deslizes que levantaram comparações entre ele e o ex-presidente dos EUA Joe Biden (Partido Democrata), que tem hoje 82 anos e desistiu de buscar a reeleição em 2024 justamente por não estar bem de saúde. O democrata enfrentou muitos questionamentos sobre sua capacidade mental durante o mandato e ao inicialmente concorrer a mais um mandato.

Apesar das comparações, o petista surfa agora na onda da soberania (por causa das tarifas impostas pelos EUA ao Brasil). Lula assiste a uma melhora nas suas taxas de aprovação depois de alguns meses em queda.

O presidente tergiversa quando questionado sobre a eventual reeleição. Costuma citar sua saúde e sua idade como fatores cruciais, mas não limitadores, para ser candidato novamente.

Roberto Kalil, médico pessoal do presidente, disse que Lula tem saúde para disputar mais um mandato e comandar o país por mais 4 anos. “Ele [Lula] é um jovem com a idade que ele tem. Hoje, a idade é menos importante que o físico e a saúde. Há uma tese sobre a definição de velhice: o velho é um desistente da vida. A idade acumula. Mas você pode ser idoso, não velho. Em relação ao presidente, ele tem muita saúde. Pode enfrentar o que ele quiser na hora que quiser”, declarou o cardiologista ao Poder360 em 2024.

Lula está determinado a disputar o Planalto no ano que vem. Como mostrou este Poder360, planeja ao menos 6 novos programas sociais para os próximos meses. No Congresso, deputados e senadores já disseram não haver clima para discutir um eventual limite de idade para candidatos à Presidência. Tudo considerado, a preços de hoje, Lula está candidatíssimo.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 182 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. O problema não é a idade, mas a honestidade que ele não tem, além de mentir descaradamente. E se alinhou com ditaduras pelo mundo.

  2. Não é só pela idade e sim pela incompetência de Lula que deveria ter sido chutado para fora do Brasil desde do início do primeiro dia do último mandato, como se sabe Lula não acertou em nada,e vimos hoje um Brasil a beira da falência, com gasto de muito dinheiro, com programas puramente eleitoreiro, que dão prejuízo demais ao Brasil, porque Lula só visa puramente o voto, esse sujeito não deveria nem mesmo ter sido reeleito, porque desde do primeiro mandato demonstrou irresponsabilidade por não saber comandar um pais, e por cima de tudo dar guarida a ladrões com foi o caso do José Dirceu e outros e o Lula também roubou muito em esquemas da construtoras e da petrobrás , antes mesmo de terminar o primero mandato ele já andara de tiracolo com uma amante dando presente a mesma de até 14 mil em bolsa de passeio para ela, e o Brasil tudo viu e nada fez. Ser eleito não significa que o candidato seja imune , ele tem de demonstrar competência , honestidade e sintonia com o povo que o elegeirão.

  3. Quando a gente liga os pontos… Provavelmente sabendo dessa pesquisa em andamento ele dá aquela corridinha no Chile. É tudo um imenso teatro.

  4. COM QUALQUER IDADE ELE JÁ O GRANDE PROBLEMA DA DESGRAÇA QUE VEM OCORRENDO EM NOSSO PAÍS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Médico potiguar cria sistematização que virou referência nacional no atendimento de urgência

Foto: Reprodução

Fortaleza, Recife, João Pessoa, Maceió, Natal… Essas são apenas algumas das 15 cidades do Nordeste onde a metodologia SAVeM — Sedação, Vias Aéreas e Ventilação Mecânica — já está transformando a prática de médicos e equipes de urgência. Criado por um potiguar, o método ultrapassou as barreiras regionais e hoje é referência em todo o Brasil, com centenas de profissionais formados também na modalidade online.

Por trás dessa revolução está o médico anestesiologista Dr. Max Breno Dutra Alves, formado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com residência em Anestesiologia pelo IMIP. Atuando no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ele percebeu uma lacuna crítica na formação prática de médicos que atuam na urgência: a falta de sistematização nos procedimentos essenciais para salvar vidas.

Inspirado em treinamentos internacionais como ACLS, ATLS, PHTLS e PALS, Dr. Max desenvolveu um protocolo que se tornou referência, com linguagem acessível, embasamento científico e ênfase na segurança. Assim nasceu o SAVeM, que rapidamente ganhou notoriedade por capacitar médicos em sedação segura, manejo de vias aéreas e ventilação mecânica com abordagem prática e objetiva.

“A sistematização salva vidas. Quando o médico sabe exatamente o que fazer, em que ordem, e com segurança, o atendimento muda radicalmente — e o paciente sente isso no desfecho”, afirma Dr. Max.

Para o Rio Grande do Norte, trata-se de um motivo de orgulho. Um projeto nascido em solo potiguar, que se expandiu para o Nordeste inteiro e já impacta milhares de vidas em todo o Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça torna Oruam réu por tentativa de homicídio qualificado

A juíza Tula Correa de Mello, do III Tribunal do Júri da Comarca da Capital, recebeu a denúncia contra Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, mais conhecido como “Oruam”, e Willyam Matheus Vianna Rodrigues Vieira por tentativa de homicídio qualificado praticado contra o delegado Moyses Santana Gomes e o oficial Alexandre Alves Ferraz, ambos da Polícia Civil do Rio.

Na decisão, a magistrada ressaltou que “percebe-se que as ações dos acusados, em especial acusado ‘Oruam’, repercutem de modo tão negativo na sociedade que incitam a população à inversão de valores estabelecida contra as operações feitas por agentes de segurança pública, conforme se depreende pelo início da ação legítima de apreensão do adolescente ‘Menor Piu e também pelas demais repercussões, causando profundo abalo social”.

No último dia 22 de julho, durante uma operação da Polícia Civil para cumprir uma ordem judicial de busca e apreensão de um menor suspeito de ligação com o tráfico de drogas e crimes patrimoniais na residência de “Oruam” no Joá, na Zona Oeste do Rio, o artista e outras sete pessoas arremessaram pedras de grande peso e volume nas vítimas.

A prisão preventiva de ambos foi decretada pela magistrada: “Ressalte-se que o acusado Mauro, com visibilidade em razão de suas apresentações como ‘artista’, é referência para outros jovens e que, como o ora acusado, podem acreditar que a postura audaciosa de atirar pedras e objetos em policiais é a mais adequada e correta, sem quaisquer consequências”.

A magistrada continua: “A paz pública, portanto, depende de medidas firmes e extremas, como a prisão, a fim de que seja preservada. Finalmente, considerando a possibilidade de fuga ventilada pelo próprio acusado, impõe ser resguardada a garantia da aplicação da lei penal e a instrução criminal, diante da postura desafiadora imprimida pelos denunciados e seus comparsas”.

O Globo – Ancelmo Gois

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *