Diversos

Jovens brasileiros estão usando menos camisinha e fumando mais maconha, diz pesquisa

Saber o que se passa na cabeça dos jovens é o sonho de todo pai. E o projeto “Este jovem brasileiro” dá uma ajudinha nisso. Oito anos depois de sua primeira edição, a pesquisa desenvolvida pelo Portal Educacional e o psiquiatra Jairo Bouer repetiu as perguntas e a metodologia do questionário realizado em 2006 para revelar, através da comparação, o que mudou no comportamento do jovem de lá para cá.

Quase seis mil alunos de 12 a 17 anos de 64 escolas de todo o país participaram do estudo que promete dar pistas sobre como os adolescentes brasileiros se comportam em relação à sexualidade, emoções, violência, internet, consumo de álcool, cigarro e outras drogas. O questionário foi respondido no período de 16/04 a 30/08.

As maiores diferenças entre as duas edições estão nos campos da sexualidade e da violência. Aumentou o número de jovens que não usam preservativo durante as relações sexuais. Em 2006, 78% dos jovens que responderam ao questionário online tinham usado camisinha na primeira vez e 61% diziam usá-la sempre. Este ano, as proporções caíram para 71% e 54%, respectivamente.

Já os dados referentes à violência mostram uma melhora em relação a 2006, com menos jovens que já se sentiram ameaçados ou foram insultados no ano anterior à pesquisa (19%, contra mais de 25% há 8 anos) ou se envolveram em brigas (17% contra 21%).

Há ainda outro sinal de mudança no comportamento do jovem, quanto ao consumo de maconha. Embora a proporção de jovens que já a experimentaram tenha se mantido em 10%, houve aumento no número dos que provaram a droga entre os 12 e 13 anos (22% em 2013, contra 18% em 2006), e entre os que a fumam todos os dias (18%, contra 14% há oito anos). Além da maconha, as outras drogas ilícitas mais experimentadas foram o lança-perfume e as sintéticas, enquanto entre as drogas lícitas (medicamentos) mais citadas estão os calmantes e os remédios para controle de hiperatividade e atenção.

Ainda no campo da sexualidade, 17% afirmaram já ter tido relações sexuais, e a maior parte teve a sua primeira vez entre 14 e 15 anos. Entre os maiores de 17 anos, 54% já tinham feito sexo. A maior parte das garotas teve relações sexuais com parceiros fixos. Já a maior parte dos garotos considera que teve mais relações com parceiras eventuais. Em 2006, 18,5% dos entrevistados já tinham tido relações sexuais, uma pequena diferença a mais que, segundo os avaliadores dos dados, pode ser explicada pelo maior número de participantes de 12 e 13 anos na amostra deste ano.

Quanto ao consumo de álcool, os números sugerem um comportamento mais cuidadoso do jovem em 2013: 62% dos participantes já beberam pelo menos uma vez na vida. Entre os menores de 14 anos este índice é de mais de 50%, e chega a 84% entre os maiores de 17. Quase um terço dos jovens já passou mal pelo consumo excessivo de álcool. Oito anos atrás, 75,5% dos jovens já haviam bebido pelo menos uma vez na vida e 40% já haviam “tomado um porre”.

Entre os entrevistados, 16% já experimentaram cigarro, número que sobe para 32% levando-se em conta apenas os estudantes de 17 anos. A maior parte começou a fumar entre 12 e 15 anos e o consumo é frequente para quase 10%. Em 2006, 26,5% dos jovens já tinham experimentado o cigarro, mais da metade dos maiores de 16 já haviam fumado e o consumo era frequente para quase 12,5%.

Quanto ao uso da internet, os dados de 2013 são muito semelhantes aos de oito anos atrás: hoje 96% dos jovens usam Internet para se comunicar, a maior parte fica conectada de duas a três horas por dia da semana e mais de cinco horas nos finais de semana. Mas houve um aumento nos casos de uso exagerado da rede – 60% já passaram uma noite em claro na internet, 57% já deixou de sair ou estudar e 58% já se sentiram “viciados” na rede (mulheres mais do que homens, 63% contra 52%).

O Globo

Opinião dos leitores

  1. E com a cabeça cheia de maconha vão atrapalhar a vida das pessoas interditando ruas e avenidas.Falta de um Quatro Estrelas arrochado que mandasse essa vagabundagem aprender o que é "ecologia".

    1. Será que eu tenho o direito de querer que a ordem seja restabelecida ou mantida, Davi? Defeca quem defende a corja de maconheiros travestidos de estudantes apoiados pela bancada da desordem da CMN. Existe uma clara confusão entre liberdade e libertinagem, torço para seja adotadas medidas enérgicas e sérias contra essa onda de vandalismo mascarado de manifestação. Torço também que o primeiro a ir conhecer "ecologia" seja você Davi. Queria ver se sua ideologia é tão forte assim, coisa que duvido desde já. Estiquem a corda, quando ela romper…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula soma 116 dias fora do Brasil após ida ao G7 no Canadá

Foto: EFE/EPA/TERESA SUAREZ / POOL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã desta quarta-feira (18) em Brasília depois de participar da Cúpula do G7 em Kananaskis, no Canadá. Agora, soma 116 dias fora do Brasil desde o início do 3º mandato, iniciado em janeiro de 2023.

Lula foi convidado pelo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney (Partido Liberal, centro-esquerda), para o encontro do grupo que reúne os 7 países mais industrializados do mundo.

A comitiva reduzida que acompanhou o presidente não contou com a presença da primeira-dama, Janja da Silva. Segundo a assessoria, ela ficou em Brasília para ter “reuniões internas” sobre as agendas nacionais e a COP30.

Além do Brasil, foram convidados para a cúpula do G7: África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia, México e Ucrânia. Foi a 9ª participação de Lula em encontros do grupo nos 11 anos à frente do Palácio do Planalto.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DATAFOLHA: Brasileiros que se declaram petistas ou bolsonaristas empatam pela primeira vez

Foto: Agência Brasil

A parcela de brasileiros que se considera petista se igualou à dos que se declaram bolsonaristas, mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 18.

A parcela de brasileiros que se considera petista se igualou à dos que se declaram bolsonaristas, mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 18.

Segundo o levantamento, são 35% os brasileiros que se declaram adeptos do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O índice representa um recuo em relação à rodada anterior, quando 39% se consideravam petistas.

Por outro lado, o índice de brasileiros que se identifica com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi a 35%, crescendo quatro pontos porcentuais desde a pesquisa anterior. É o maior índice de “bolsonaristas” registrado desde o início da série histórica, em dezembro de 2022.

Para qualificar um eleitor como bolsonarista ou petista, o Datafolha pede que o entrevistado se encaixe em uma escala de 1 a 5, na qual o 1 representa a simpatia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e o 5, ao Partido dos Trabalhadores. Os que se definem nas escalas de 1 a 2 são bolsonaristas, enquanto os que afirmam ser 4 ou 5 são petistas.

O entrevistado que se identifica com a escala 3 é considerado “neutro”. São 20% os que se definem como neutros em um espectro entre Bolsonaro e Lula, enquanto mais 7% não se identificam com nenhum dos dois.

O Datafolha entrevistou 2.004 brasileiros entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Padre Fábio de Melo é denunciado ao Vaticano após confusão com ex-gerente de cafeteria

Foto: arquivo pessoal/reprodução

O caso envolvendo o padre Fábio de Melo e o ex-gerente de uma cafeteria em Joinville (SC) acabou ganhando proporções inesperadas. Após a confusão, que viralizou nas redes sociais e terminou com a demissão de Jair José Aguiar da Rosa, o religioso foi oficialmente denunciado ao Vaticano. A informação é do jornalista Ricardo Feltrin, que revelou que um bispo de Santa Catarina registrou queixa contra o padre na Congregação para a Doutrina da Fé.

De acordo com as fontes de Feltrin, o motivo da denúncia foi o comportamento do padre Fábio de Melo, considerado incompatível com as atitudes esperadas de um líder cristão. Apesar de não haver consequências severas no momento, o episódio agora consta nos registros da Igreja como uma mancha na trajetória do religioso.

Enquanto isso, Jair José Aguiar da Rosa decidiu levar o caso à Justiça. O ex-gerente processou tanto o padre quanto a cafeteria Havanna, alegando danos após sua demissão. Segundo o advogado Eduardo Tocilo, que representa o funcionário, a empresa tentou se blindar da repercussão do vídeo jogando toda a responsabilidade para cima do trabalhador.

Além das ações judiciais, Jair também enfrentou sérias consequências emocionais. Em entrevista recente ao programa ‘Tá na Hora’, do SBT, ele contou que desenvolveu depressão, foi diagnosticado com três síndromes e precisou trancar a faculdade a poucos meses de se formar. “Minha vida virou de cabeça para baixo. Tenho medo de sair na rua. A vergonha é muito grande”, desabafou.

Em nota enviada à imprensa, padre Fábio de Melo declarou que jamais teve intenção de prejudicar alguém. “Não carrego em mim a intenção da maldade”, disse ele. O religioso também criticou os julgamentos precipitados na internet e reforçou seu compromisso com o diálogo e o perdão.

Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF forma maioria para conceder segurança vitalícia a ex-ministros da Corte

Foto: Reuters/Adriano Machado

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para conceder segurança vitalícia a ex-ministros que integraram a Corte. O julgamento ocorre em plenário virtual e se encerra nesta quarta-feira (18).

O tema está sendo analisado a pedido do ministro aposentado do STF Marco Aurélio de Mello, que deixou a Corte em 2021.

O processo é relatado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso. Até o momento, oito ministros votaram com o relator, a favor da medida. São eles: Edson Fachin, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux, André Mendonça, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Nunes Marques. Nenhum ministro apresentou voto contrário.

No requerimento apresentado por Marco Aurélio, o ministro aposentado justificou que “em tempos estranhos, a constância desse benefício institucional é da maior valia”.

“Daí tudo aconselhar a continuidade do serviço, sem limitá-lo no tempo”, acrescentou.

No Plano de Segurança Institucional do STF atual, consta que a prestação de serviço de segurança para ex-ministros é válida por 36 meses (três anos), podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Ao proferir seu voto, o relator afirmou que a decisão vigente para ampliar o tempo de prestação da segurança poderia ser limitada se o contexto de segurança dos ministros tivesse alterado.

“Ao contrário, agravou-se, como demonstrado pelo atentado com explosivos ao Edifício-Sede do STF, ocorrido em 13 de novembro de 2024, e por reiteradas ameaças graves dirigidas a Ministros da Corte – que, por sua notoriedade, dispensam descrição detalhada”, argumentou Barroso.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Álvaro envia nota e afirma que é candidato a governador de todo jeito

Foto: Reprodução

Álvaro desdiz o que deixou a entender em entrevista ao Diário do RN e diz que é candidato a governador de todo jeito. O ex-prefeito enviou nota ao BLOGDOBG afirmando que é candidato ao Governo do RN. Ao jornal, Álvaro confirmou que era uma chapa forte ele, Allysson e Zenaide, e que o entendimento caminhava para isso.

E como Allysson é pré-candidato a governador, automaticamente ele não é candidato ao governo, certo? É muito claro isso. Mas devido à péssima repercussão da entrevista, não só nos grupos de WhatsApp, mas nas redes sociais, o prefeito envia nota dizendo que não é pré-candidato ao governo.

Confira a nota:

O ex-prefeito Álvaro Dias reafirma sua pré-candidatura ao governo do Estado. Não houve na conversa com o prefeito Allyson Bezerra discussão a cerca de qual lugar na chapa cada um poderia ocupar numa disputa eleitoral de 2026. Álvaro Dias descarta qualquer possibilidade de vir a ser candidato a vice-governador e confirma como proveitosa a conversa com Allyson no sentido de manterem o diálogo nos próximos meses com vistas ao futuro. Nunca, em nenhum momento, fiz essa afirmativa ou admiti a possibilidade de ser candidato a vice-governador! Essa hipótese sequer foi aventada. Sou candidato a governador”, afirma.

Opinião dos leitores

  1. Meu voto para governador em 2026, será opcão 1: Álvaro Dias ou opção 2: Allyson Bezerra, nada mais além de um dos dois cotados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Comitiva de políticos brasileiros que estava em Israel desembarca no RN

Foto: Anna Paula Andrade

A comitiva de políticos brasileiros que deixou Israel na última segunda (16) desembarcou na manhã desta quarta (18) no Brasil. O grupo chegou no Aeroporto de Natal em um voo fretado.

Ao todo, 13 autoridades e políticos desembarcaram no RN, dentre eles os prefeitos de João Pessoa, Cícero Lucena; de Belo Horizonte, Álvaro Damião; de Nova Friburgo, Johny Maycon; e o secretário de planejamento de Natal, Vagner Araújo.

“A vontade agora é só chegar em casa. Quero agradecer ao povo brasileiro que torceu pela gente, que viu onde a gente estava e o risco que a gente estava correndo”, disse o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), no desembarque.

O grupo deixou o território israelense de ônibus até a Jordânia na segunda-feira (16), após o início do conflito com o Irã. De lá, seguiu para a Arábia Saudita, também por via terrestre. Na cidade de Tabuk a comitiva embarcou em um voo com escalas na Espanha e em Cabo Verde. Os políticos e a tripulação pernoitaram na Ilha do Sal, em Cabo Verde e, na manhã desta quarta (18), embarcaram rumo ao Brasil.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Chuva intensa acumula mais de 150 mm em Ponta Negra. Inmet emite alerta

Em Natal, a chuva forte que caiu durante a madrugada já causou diversos transtornos. Em apenas 24h, foram acumulados 150 mm no bairro de Ponta Negra, segundo pluviômetros da Semurb.

Várias lagoas da cidade transbordaram. Entre elas estão:

  • Lagoa do Acaraú (sem afetar casas)

  • Lagoa do Soledade (casas foram afetadas)

  • Lagoa Cidade da Esperança (houve falta de energia; um gerador chegou a ser providenciado, mas o fornecimento já foi restabelecido)

  • Lagoa do Panatis (não atingiu residências)

  • Lagoas do Pirangi, Preá, Xavantes e São Conrado também transbordaram, mas ainda não há detalhes sobre os impactos diretos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de acumulado de chuva para 42 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso, de nível amarelo (perigo potencial), teve início na manhã desta quarta-feira (18) e segue até às 10h de quinta-feira (19).

Confira a lista dos 42 municípios sob alerta de acumulado de chuva:

    1. Areia Branca
    2. Arês
    3. Baía Formosa
    4. Brejinho
    5. Caiçara do Norte
    6. Canguaretama
    7. Ceará-Mirim
    8. Espírito Santo
    9. Extremoz
    10. Galinhos
    11. Goianinha
    12. Guamaré
    13. João Câmara
    14. Jundiá
    15. Macaíba
    16. Macau
    17. Maxaranguape
    18. Montanhas
    19. Monte Alegre
    20. Natal
    21. Nísia Floresa
    22. Nova Cruz
    23. Parazinho
    24. Parnamirim
    25. Pedra Grande
    26. Pedro Velho
    27. Poço Branco
    28. Porto do Mangue
    29. Pureza
    30. Rio do Fogo
    31. São Bento do Norte
    32. São Gonçalo do Amarante
    33. São José de Mipibu
    34. São Miguel do Gostoso
    35. Senador Georgino Avelino
    36. Serra do Mel
    37. Taipu
    38. Tibau do Sul
    39. Touros
    40. Várzea
    41. Vera Cruz
    42. Vila Flor

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Kadu Martins, Henry Freitas e Forró Resenha levantam o público na terceira noite do São João de Assú 2025

Foto: Divulgação

A terceira noite do São João de Assú 2025 levou uma multidão à Praça São João Batista nesta terça-feira (17). No palco do Praça São João Batista, conhecida como Buraco do Prefeito, três atrações agitaram a cidade e mostraram por que o evento, que chega aos seus 299 anos, é referência entre os festejos juninos do nordeste.

Abrindo a noite, Kadu Martins subiu ao palco com uma mistura contagiante de swing, funk e forró, colocando o público para dançar do começo ao fim. O cantor, que também esteve no Carnaval de Assú este ano, foi calorosamente recebido e deu início à programação musical com muita energia.

Em seguida, foi a vez de Henry Freitas incendiar o público com um repertório que já faz parte da memória afetiva dos fãs. Cantando em coro, a plateia respondeu à altura da performance do artista, que mantém uma relação próxima com Assú e seu povo. A sintonia foi total.

Fechando a noite, a banda Forró Resenha, comandada por Agassiz Pessoa, trouxe a força do forró tradicional para o palco. Com mais de 16 anos de estrada, o artista manteve o clima lá em cima com um show animado e cheio de hits que fizeram o público vibrar até o fim.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi o encontro especial entre Kadu Martins, Henry Freitas e Nuzio Medeiros. Os três artistas dividiram os vocais em uma participação inesperada que levou a multidão ao delírio, um verdadeiro auge da noite. O trio é conhecido na internet como “Augeboys”

Com uma programação que movimenta a economia local e valoriza a cultura popular, o São João de Assú segue firme como o berço e coração da tradição. Nesta quarta-feira (18), a festa continua com Priscyla Arrazo, Zé Vaqueiro e Limão com Mel prometendo mais uma noite histórica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Documentário “Caminhos da Fé” mostra a história da construção do santuário de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz (RN)

Foto: Divulgação

Já está no ar na plataforma YouTube o documentário “Caminhos da Fé”, que traz o relato histórico da construção do santuário de Santa Rita de Cássia, inaugurado há 15 anos e onde foi implantada a maior estatua católica do mundo. O projeto, idealizado pelo hoje deputado estadual Tomba Farias (PL), na época prefeito da cidade de Santa Cruz (RN), nasceu sob a égide da fé, mas também cercado de desconfiança por parte da população, que diante da grandiosidade da iniciativa, achava que a obra era impossível de ser viabilizada e que tratava-se de “um sonho de louco”. O sonho, no entanto, tornou-se uma realidade que mudou a face da economia local e transformou um município encravado no semiárido nordestino em um dos principais destinos do turismo religioso do País.

A série “Caminhos da Fé” é composta por 15 episódios diários, dois dos quais já podem ser assistidos pelos internautas, através do link https://youtu.be/HSMwVkv5Ezo?si=cxk8b-OeCxSNWKsE

A série é rica em relatos históricos de personagens que vivenciaram de alguma forma as etapas de construção do complexo religioso, como o Monsenhor Aerton Sales. “Naquela ocasião, eu nunca imaginei uma estátua de 42 metros. Perguntei a Tomba ‘como o senhor vai fazer isso’? E ele respondeu: – se o senhor concordar, a gente vai atrás”, relata.

O lado “monumental e audacioso” do projeto também é observado nas declarações da arquiteta Adriana Alves e do escultor Alexandre Azedo, que deu forma a estátua de Santa Rita de Cássia.

“Nós santa-cruzenses ficamos um pouco assustados, pois era impossível você pensar no meio do sertão uma santa maior do que Cristo Redentor”, lembra o jornalista Wallace Azevedo no documentário.

O “Caminhos da Fé” também mostra depoimentos de personagens como o empresário Ruy Gaspar (grupo A.Gaspar) e do publicitário Jener Tinoco, que destaca que Santa Cruz, antes da construção do complexo religioso “era uma cidade só de passagem”.

O ex-ministro Fernando Bezerra também registra no documentário o impulso que a fé e o turismo proporcionaram ao município. “Foi um lance de muita inteligência, que juntou a fé com o fato turístico”, confessa.

“Eu digo sem medo de errar que Santa Cruz é outra antes da Santa, depois da Santa, antes de Tomba, depois de Tomba”, avalia Ruy Gaspar.

No segundo episódio, Tomba Farias conta a tradição de fé de sua família. “A devoção de fé e de esperança de meu pai e de minha mãe era muito grande. Minha mãe, Tequinha, lavou durante 25 anos a toalha do Alto de Santa Rita. Ela lavava, não mandava empregada nenhuma lavar. Meu pai foi 40 anos presidente do leilão de Santa Rita de Cássia”, destaca no documentário.

Sínteses do documentário “Caminhos da Fé” também podem ser vistos através do Instagram, Facebook e do TikTok do deputado Tomba Farias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

VÍDEO: Moradores ficam com carros inundados em garagem de condomínio em Natal

Vídeo: Acelera Máxima

Uma situação crítica aconteceu em um estacionamento de um condomínio de Natal, no bairro do Tirol. Os carros ficaram submersos devido às chuvas que caíram na cidade.

De acordo com o homem que narra o vídeo, a culpa é do prédio vizinho que rebaixou a entrada fazendo com que a água entrasse.

“Aqui os carros já estão todos boiando, situação crítica mesmo, a altura da água já está na cintura da gente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *