Comportamento

Manual de sobrevivência obriga alunas a ter relações sexuais

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), um “manual de sobrevivência” está sendo distribuído para calouros do curso de direito.

O ato causou muita indignação dos estudantes. O livreto contém oito páginas e dá conta que mulher “tem obrigação de dar” e que isso não pode ser “parcelado”.

Tal material também afirma que se alguma menina disser “vamos com calma”, o aluno deverá dizer “não pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra”, de acordo com um trecho do artigo 252.

Por fim, o manual diz: “Ela vai ter que dar tudo de uma vez”. O livreto foi produzido pelo Partido Democrático Universitário (PDU), um grupo que comandava até 2011 o centro acadêmico da instituição. O manual teve a sua circulação iniciada no início deste mês.

Para André Arnt Ramos, que é presidente do PDU, o manual sempre se tratou de uma “piada” que nunca tiveram a intenção de ofender qualquer pessoa.

Para concluir, ele disse: “Peço desculpas se isso aconteceu”.

Fonte: Sobre Isso

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Petrobras anunciará redução no preço do combustível, diz Bolsonaro

Foto: Marcos Correa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ao site Poder360 neste domingo (5) que a Petrobras começará a anunciar diminuição no preço dos combustíveis a partir desta semana.

Ele não deu detalhes sobre quanto será o percentual de redução, mas explicou que a queda no preço deve seguir por algumas semanas.

“A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível”, disse.

O alto preço de combustíveis, sobretudo do diesel, tem sido alvo de reclamações de prefeitos de todo o país. Eles pedem ajuda federal para evitar o aumento do preço das passagens do transporte público em ano eleitoral. O Ministério da Economia já discute a questão com as instituições que representam as gestões municipais.

A Frente Nacional de Prefeitos estará em Brasília nesta semana para pressionar congressistas e integrantes do Executivo para encontrar uma solução. Um dos pontos pedidos é um subsídio de R$ 5 bilhões para custear passagens gratuitas a idosos. O Ministério do Desenvolvimento Regional, porém, deve apresentar outra proposta.

“O que eu tenho ouvido eles reclamarem é que, com o aumento do combustível, aumenta o preço da passagem. Mas seria bom eles procurarem os governadores”, afirmou Bolsonaro.

O presidente tem culpado os Estados pela alta dos preços. “Eu não reajustei, mantive congelado desde 2019, o valor do PIS/Cofins, que é o imposto federal. Os governadores mantiveram o percentual, que varia de acordo com o valor na bomba. E mais que dobraram o valor arrecadado com o ICMS. Querem criticar, critiquem. Mas a pessoa certa”, disse.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Professor universitário morre dentro de motel em Natal

Um homem de 56 anos morreu dentro de um apartamento de um motel no bairro de Capim Macio, na noite de sábado (4).

Ele era professor universitário e teve o corpo recolhido pelo Itep por volta das 23h55.

Segundo a Polícia Civil que também esteve no local, a suspeita inicial é que ele tenha sofrido um mal súbito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Pelo 3º dia seguido, RN não tem óbitos por Covid; novos casos são 26

Pelo terceiro dia consecutivo não ocorreram óbitos por Covid no Rio Grande do Norte. A quantidade de mortos durante a pandemia é a mesma nos três últimos boletins divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), 7.503 no total.

O número total de casos até este domingo (5) é de 383.157. No sábado (4) eram contabilizados 383.063, ou seja, 94 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 26 confirmados nas últimas 24 horas.

Óbitos em investigação são 1.365. Recuperados são 273.986. Casos suspeitos somam 188.440 e descartados são 795.848. Em acompanhamento, são 109.171.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 36,6%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 36,6%, registrada no início da tarde deste domingo (5). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 102.

Até o momento desta publicação são 102 leitos críticos (UTI) disponíveis e 59 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 98 disponíveis e 43 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 42,2% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 25% e a Região Seridó tem 33,3%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 102 leitos críticos e 98 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h50 deste domingo (5).

Neste período, não havia paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação e outros 03 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 102 leitos críticos e outros 98, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

‘REAL DIGITAL’: Banco Central quer ampliar meios de pagamento e prepara moeda virtual para 2022

Foto: Priscila Zambotto/Getty Images

Depois do sucesso do Pix, o Banco Central quer ampliar as formas de pagamento no País com o real digital, ou a versão virtual da moeda brasileira. A instituição lançou na semana passada um laboratório para avaliar possibilidades de uso e a capacidade de execução de projetos com o real digital e prevê começar testes com grupos específicos até o fim de 2022.

O real digital também tende a facilitar e baratear a criação de contratos de empréstimos personalizados, para poucos dias ou com pagamentos em meses específicos. E ainda pode favorecer a integração com sistemas de pagamentos internacionais, permitindo que se faça uma compra em outro país com conversão imediata.

Os testes, contudo, tendem a durar um bom tempo, e a moeda virtual deve demorar muito mais que o Pix para chegar ao consumidor final. O BC vai precisar criar um novo ambiente financeiro para colocá-la de pé, com todas as garantias de segurança e proteção de dados dos consumidores.

“É quase como se estivéssemos fazendo mais um sistema financeiro para funcionar acoplado ao que temos hoje”, destaca o coordenador dos trabalhos sobre o real digital no BC, Fabio Araujo.

O Banco Central já definiu algumas diretrizes para o real digital, mas espera o resultado do laboratório para fechar o desenho completo. Já está certo que a moeda virtual vai ser “idêntica” ao real em papel, mas só vai poder ser usada em transações eletrônicas e será armazenada em carteiras digitais de instituições financeiras. A moeda digital vai além do Pix ou qualquer transferência eletrônica porque permitirá movimentar reais que não existem fisicamente.

A tecnologia a ser utilizada ainda não foi definida, mas o blockchain, que é usado nas criptomoedas, como o bitcoin, é o caminho mais provável. Porém, diferentemente do bitcoin e de outros criptoativos, o real digital estará sob o controle do BC, ou seja, será uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC, na sigla em inglês).

Na prática, será reconhecido oficialmente como moeda brasileira. Ou seja, o valor sempre estará atrelado ao mesmo do real convencional. Já as criptomoedas não são consideradas moedas correntes, mas um ativo (que precisa ser convertido por uma moeda convencional, seja dólar ou real) com valor instável e efeito especulativo.

O edital para a inscrição de projetos relacionados ao real digital no laboratório criado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) em parceria com o BC ficará aberto de 10 de janeiro a 11 de fevereiro. A seleção vai mirar modelos de negócios que tragam ganhos para o sistema financeiro atual e que tenham capacidade de execução ao longo do processo.

As propostas selecionadas serão divulgadas no início de março e, na sequência, de 28 de março a 29 de julho, será a etapa de execução. Nessa fase, servidores do Banco Central e voluntários do mercado e da academia farão um acompanhamento da evolução dos projetos a cada 15 dias.

O real digital, que está sendo testado pelo Banco Central, será uma versão da moeda brasileira, mas que poderá ser usada apenas no meio digital. É exatamente a moeda que já usamos no dia a dia, mas não vai dar para colocar no bolso.

O cliente deverá ter uma conta separada para as moedas físicas e outra para o real digital em bancos, fintechs e outras instituições financeiras autorizadas pelo BC. E vai poder transferir de uma para a outra.

A tecnologia utilizada é o blockchain, a mesma que vem sendo utilizada para as criptomoedas, como o bitcoin e o ethereum.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

URGENTE: Arrastão em estrada da Lagoa do Bonfim

Foto: Igor Jácome/G1

Um grupo de pessoas que se dirigia da Lagoa de Boa Água para a Lagoa do Bonfim foi vítima de um arrastão por volta das 11h deste domingo (5). Nenhuma vítima ficou ferida.

Os elementos se evadiram do local pela área de mata. A Polícia Militar atua na região fazendo buscas, com apoio de helicóptero.

Mais informações em instantes.

Opinião dos leitores

  1. Mais outra revolução financeira pelo Bacen, o real virtual. O Brasil continua como vanguarda de sistema bancário mundial. É um dos mais avançados. Estamos no caminho certo.

  2. os bandidos vão se adaptando, estão roubando nas estradas, dunas e etc. se vc for ver, tá cheio de polícia em cima das dunas pegando 4×4, mas pegar bandidos não tem.

  3. Que coisa em! Ainda bem que nos Governos estaduais Passados NUNCA aconteceu isso, governo de Robson Farias, Rosalba Ciarline entre outros não, existia greves, arrastões, assaltos a bancos, policiais mortos o crime era ZERO.

    ONDE VAMOS PARA.

  4. A DESgovernadora do RN não dá condições para a polícia trabalhar. Governo conivente com os criminosos. Uma vergonha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Participe da votação que vai eleger o ‘Atleta da Torcida’ no Prêmio Brasil Olímpico 2021; Potiguar Italo Ferreira é um dos indicados

Foto: reprodução/SpoTV

O surfista potiguar e campeão olímpico Italo Ferreira é um dos indicados ao prêmio ‘Atleta da Torcida’, do Comitê Olímpico Brasileiro, e disputa voto a voto o primeiro lugar com a atleta do vôlei Fernanda Garay.

Depois de Ítalo levar o nome do Rio Grande do Norte ao topo do mundo, é hora de nós potiguares retribuirmos e levarmos o surfista a mais uma conquista, votando nele através deste link: https://pbo.cob.org.br/

A votação termina neste domingo (5) e a entrega do prêmio ao vencedor será no próximo dia 7, durante cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2021 que acontecerá em Aracaju (SE)

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Confira as deliciosas receitas de Paella Nordestina e Banofe desconstruída do Programa Papo de Fogão deste final de semana

PAELLA NORDESTINA

INGREDIENTES:

250g de arroz branco

100g de charque de Bode

100g Tripa de Bode

150g Carne de Sol de Bode

4 carré de bode para decorar o prato

1 cebola média

2 dentes de alho

80g de ervilha

10g de Açafrão

Sal a gosto

Cebolinha para finalizar o prato

Azeite

10ml de cachaça matuta

600ml de caldo de legumes

MODO DE PREPARO:

Colocar o azeite num Disco de Arado ou numa panela baixa.

Em seguida coloque a carne de sol e o carré para selar (colocar sal no carré)

Reservar.

Na mesma panela que selou as carnes, fritar as tripas deixando bem crocantes. Reservar.

Fritar a charque e em seguida acrescentar a cebola, o alho, a cenoura e deixar refogar bem.

Acrescentar o arroz e em seguida o açafrão.

Flambar com a cachaça e ir acrescentando o caldo de legumes aos

poucos.

Acrescentar a carne de sol, a tripa e misturar bem.

Regar sempre que necessário com mais caldo.

Ajustar o sal.

Quando o arroz estiver quase pronto acrescente a cebolinha e o carré na lateral da panela.

Sirva em seguida

Tempo de preparo: 15min

Tempo de cozimento: 20 min

DICA RÁPIDA

BANOFFE DESCONSTRUÍDA

Ingredientes:

2 bananas prata

100g biscoito maizena

50g castanha

50g manteiga

70g doce de leite de sua preferência

100ml creme de leite fresco

Modo de preparo:

Para a farofa de biscoito

Triture o biscoito e a castanha grosseiramente, leve ao fogo com a manteiga para torrar e reserve.

Montagem

Corte as bananas em rodelas.

Em um prato coloque o doce de leite fazendo uma base, por cima as bananas.

Bata o creme de leite bem gelado com fouet ou na batedeira até ponto de chantilly.

Finalize com creme de leite batido e a farofa de biscoito.

Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 6 min

Tempo de cozimento: 3 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

‘Chaves’: Professor Girafales vivia caso extraconjugal com Dona Florinda

Foto: reprodução/SBT

Quem nunca quis saber qual o desfecho do romance do Professor Girafales com a Dona Florinda no seriado “Chaves”? Pois bem, o que se sabe agora é que a história não ganhou novos rumos pelo fato do personagem de Ruben Aguirre ser casado na trama e ter um relacionamento extraconjugal com a mãe de Quico (Carlos Villagrán).

Em entrevista ao canal “Javier Alarcón”, no Youtube, Roberto Gómez Fernández, o filho de Roberto Bolaños, revelou que o professor não era um homem solteiro que trocava flertes com a personagem vivida por Florinda Meza.

“Professor Girafales usava aliança. Em vários capítulos dá para ver a aliança em sua mão. Então, a verdadeira história do Professor Girafales é que ele é realmente casado”, revelou o filho do ator que viveu Chaves.

No seriado, Girafales vivia uma história de amor com Dona Florinda. Ele sempre aparecia com um buquê de flores em mãos. O casal ficou imortalizado na memória dos fãs com o bordão “não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?”.

Com a revelação, é possível entender o motivo do romance não ganhar desdobramentos além das tardes de ‘xícaras de café’ na trama.

E a família do Chaves?

Outra curiosidade do seriado é sobre a família do personagem Chaves. O filho de Roberto Bolaños contou que Chaves era um garoto órfão pela falta de atores para gravar a família do personagem.

“Porque não tínhamos atores. Precisamos de um elenco gigante para ter famílias completas e não havia espaço”, contou.

Roberto Bolaños, o interprete de Chaves, faleceu aos 85 anos em Cáncun, no México. Já o ator Rubén Aguirre, que deu vida ao Professor Girafales, morreu em 2016.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *