A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, participa da possibilidade de ocorrer vento forte de sudeste a leste de até 61 km/h, com rajadas, do litoral do Rio Grande do Morte ao Maranhão.
A previsão meteorológica descrita nesta Nota, poderá ocorrer no período do dia 06(esta sexta) a 09(segunda-feira) do corrente mês, até 9 horas e refere-se ao Aviso de Mau Tempo, divulgado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), de no 1149 do corrente ano.
Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita- se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.
Recomenda-se que as embarcações de pequeno porte “evitem a navegação” e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores, casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode demitir muitos funcionários federais se o governo paralisar as atividades, em comentários para a imprensa nesta terça-feira (30).
O governo Trump vive semana de tensões, com democratas ameaçando um shutdown (paralisação) caso o Congresso não aprove o Orçamento para o ano fiscal de 2026 até terça-feira (30), data limite para decisão sobre o financiamento de departamentos e órgãos federais.
Sem a definição do pacote de gastos para o próximo ano, agências e outras atividades da administração federal devem paralisar suas operações.
Os legisladores ainda não aprovaram em ambas as câmaras nenhuma das 12 leis de apropriação que compõem o orçamento federal de gastos discricionários, o que levaria a uma paralisação total.
Um motorista confundiu o sentido da pista, bateu em um carro e, em seguida, colidiu com um poste na manhã desta terça-feira (30). O acidente aconteceu na avenida 9, na Avenida Coronel Estevam, em Natal.
As informações são do Via Certa Natal. Como é possível ver nas imagens, a STTU já está no local, e o trânsito está sendo desviado. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do motorista.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o texto que altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e prorroga a licença-maternidade em até 120 dias depois da alta hospitalar do recém-nascido e da mãe em caso de complicações no parto e amplia o prazo de recebimento do salário-maternidade.
A Lei nº 15.222 foi publicada na edição desta 3ª feira (30.set.2025) do DOU (Diário Oficial da União). Eis a íntegra (PDF – 263 kB).
Segundo o documento, a ampliação do tempo da licença-maternidade aplica-se nos casos em que a mãe ou o bebê fiquem internados por mais de duas semanas por complicações depois do parto.
O tempo de afastamento pode ser prorrogado, “descontado o tempo de repouso anterior ao parto”. Nesses casos, “o salário-maternidade será devido durante o período de internação” e por mais 120 dias depois da alta, “descontado o tempo de recebimento do benefício anterior ao parto”.
Lula assinou a sanção do texto na 2ª feira (29.set) ao participar da 5ª CNPM (Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres), em Brasília (DF).
O presidente citou iniciativas de sua gestão, como a criação do Ministério das Mulheres, o Programa de Dignidade Menstrual e a aprovação da Lei de Igualdade Salarial.
Segundo ele, tais avanços foram resultado direto da mobilização social: “Nada disso nasce de geração espontânea. Vocês nunca receberam nada de mão beijada. Toda conquista é fruto de muita luta”.
Lula também sancionou outras leis voltadas a políticas sociais e à proteção das mulheres:
PL nº 1086 de 2023 – Cria a Semana Nacional de Conscientização sobre o Cuidado com Gestantes e Mães. Dá ênfase aos primeiros 1.000 dias (gestação até os 2 anos de idade) para estimular o desenvolvimento integral da primeira infância;
PL nº 15.220 de 2025 – Institui o Sistema Nacional de Informação sobre o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância. Altera o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257 de 2016) para integrar saúde, educação, assistência social e proteção, permitindo diagnósticos mais precisos sobre serviços como creches e unidades de saúde.
A partir desta terça-feira (30), a BR-101, na altura do Pórtico dos Reis Magos, será parcialmente interditada das 22h às 5h para a execução de obras de recuperação estrutural do monumento, localizado na entrada de Natal. A intervenção será realizada de segunda a sexta-feira, com previsão de duração de 30 dias, segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).
A medida tem como objetivo recuperar a estrutura, que é considerada a maior em balanço da América Latina, com 60 metros de comprimento, sendo 10 metros de engaste e 50 metros em balanço. O monumento foi erguido em 1999, em comemoração aos 400 anos de Natal, e representa o cometa que, segundo a tradição cristã, guiou os Três Reis Magos até Belém.
De acordo com a Seinfra, motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar pelo trecho durante o período de interdição. A secretaria também reforça a importância da preservação do patrimônio público, lembrando que atos de vandalismo, como pichações, são crimes e podem ser denunciados às autoridades.
O Pórtico é formado por uma base triangular de 4,54 metros por 6,39 metros de altura, com extremidade de base de 0,70 metros e altura de 1 metro. Para a obra, foram utilizados 102 m³ de concreto protendido e 26 cabos de 12 cordoalhas de aço RB-190, garantindo a segurança estrutural do monumento sem obstruir o tráfego da rodovia.
Os responsáveis pelo projeto estrutural são José Pereira da Silva, Flávio César Pereira e Fábio Sérgio Pereira, enquanto o projeto arquitetônico ficou a cargo de Moacyr Gomes.
A recuperação reforça o compromisso da Prefeitura em preservar um dos cartões-postais mais emblemáticos da cidade, garantindo segurança e manutenção para a população e visitantes.
Um ciclista de 31 anos morreu após ser atingido por um caminhão na manhã desta terça-feira (30), no km 48,3 da BR-304, em Mossoró, no sentido Natal.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 6h20. O caminhão seguia pela faixa da esquerda quando o ciclista atravessava entre os veículos. A roda dianteira da bicicleta bateu na roda dianteira do caminhão baú.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte no local.
A vítima foi identificada como Márcio da Silva Clementino, de 31 anos. Ele era auxiliar de garçom e estava a caminho do trabalho.
O motorista do caminhão, de 58 anos, havia descarregado uma carga em Mossoró e seguia para Parnamirim.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) realizou os procedimentos no local.
Natal volta a receber, após 19 anos, o programa da Operação Sorriso, uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Entre os dias 13 e 18 de outubro de 2025, mais de 30 profissionais de saúde do Brasil e do exterior estarão reunidos para transformar a realidade de crianças e adolescentes com fissura labiopalatina (conhecidas como fissura labial e/ou fenda no céu da boca).
Todas as crianças e adolescentes de até 14 anos e 11 meses com fissura labiopalatina podem se inscrever para a triagem, que acontece no dia 13 de outubro, no Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE RN) – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1900 – Tirol, Natal.
Para participar, a Operação Sorriso pede que as inscrições sejam feitas antecipadamente pelo link: https://bit.ly/NATAL-2025.
Ou basta comparecer ao local acima, no dia 13 de outubro, levando:
Documentos de identificação do paciente e do responsável legal;
Exames de sangue recentes (até 3 meses), caso tenham.
Mais do que cirurgias: capacitação para o futuro
Além dos atendimentos, a Operação Sorriso também promoverá um programa intensivo de treinamento para equipes do Núcleo de Atendimento ao Fissurado (NAIF) e do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. Serão mais de 30 especialistas em 10 áreas da saúde – incluindo Cirurgia Plástica, Anestesia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia, Pediatria, Genética
e áreas técnicas – compartilhando conhecimento e experiências.
O objetivo é formar uma rede de profissionais capacitados, capazes de dar continuidade ao atendimento integral e humanizado aos pacientes com fissura labiopalatina em todo o estado do Rio Grande do Norte.
Esta será a 4ª vez que a Operação Sorriso atua em Natal, consolidando a cidade como referência em ações humanitárias no Brasil. A última vez que a ONG esteve na cidade foi em 2006.
Serviço
Seleção de pacientes (triagem)
13 de outubro de 2025
CERAE RN – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1900 – Tirol, Natal – RN
Cirurgias
15 a 18 de outubro de 2025
Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque
dos Coqueiros, Natal – RN
Como contribuir
A Operação Sorriso é uma organização sem fins lucrativos e depende de doações
para continuar oferecendo atendimentos gratuitos.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou, em suas redes sociais, que as crises de soluço do marido, Jair Bolsonaro (PL), “deram trégua” e que o ex-presidente está “bem”.
“Meu amor está bem, graças a Deus! O soluço deu uma trégua. Muito obrigada pelas orações!”, publicou a ex-primeira-dama.
O ex-presidente apresentou um quadro de “crises de soluço” na segunda-feira (29), segundo o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ). A família avaliou a ida ao hospital, mas o médico de Bolsonaro afirmou que não seria necessário.
O turismo do Rio Grande do Norte registrou avanço de 7,6% no acumulado de 2025, com faturamento de R$ 131 milhões em julho, mês tradicionalmente impulsionado pelas férias escolares. O resultado de julho também é 25% maior que o de junho, quando o faturamento do setor foi de R$ 104.214 milhões. O desempenho confirma a consolidação do Estado como destino competitivo no cenário nacional, mas também reforça a necessidade de ampliar investimentos e infraestrutura para sustentar o ritmo de crescimento, conforme avaliação de entidades do setor.
No panorama nacional, o setor movimentou R$ 127,7 bilhões entre janeiro e julho, alta de 6,5% em relação a 2024 e o maior faturamento para o período desde 2012, segundo levantamento da Fecomércio-SP com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente em julho, a receita do turismo, sem contar o transporte aéreo, alcançou R$ 14,3 bilhões, um crescimento de 2,4% frente ao mesmo mês do ano anterior.
Para Raoni Fernandes, diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur), os números relativos ao RN são um reflexo direto da consolidação do estado como destino desejado. “Mais que isso, significa dizer que temos atraído cada vez mais um público com características de deixar mais recursos no destino, ficar mais noites e diversificar a experiência. As ações de promoção realizadas pela Emprotur, em parceria com o trade turístico e com o governo do Estado, têm sido determinantes”, afirma Raoni, acrescentando que as campanhas digitais segmentadas, feiras internacionais e acordos com companhias aéreas vêm ampliando a visibilidade do RN.
Os dados nacionais revelam um cenário de recuperação e crescimento. Segmentos como transporte aéreo, alojamento e rodoviário puxaram os resultados positivos em nível nacional. Somente em alimentação, o faturamento do turismo em julho alcançou R$ 3 bilhões, um aumento de 6% comparado ao mesmo mês de 2024. O setor de de transporte aéreo de passageiros foi o que puxou o desempenho positivo, com R$ 5,3 bilhões, uma alta de 9,7% considerando julho do ano passado, e de 10,4% no acumulado do ano. O levantamento não apresenta esses números detalhados por Estado.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou nesta segunda-feira (29) tarifas de 10% sobre madeira e vários produtos de madeira, e outros 25% sobre armários de cozinha, penteadeiras e móveis estofados de madeira.
Em uma publicação na Truth Social, o líder americano disse que as taxas entrarão em vigor em 14 de outubro e acrescentou que, em 1º de janeiro de 2026, aumentará a tarifa sobre armários para 30% e sobre móveis estofados para 50%.
Na publicação, Trump disse que as tarifas sobre madeira eram necessárias para fortalecer as indústrias locais dos EUA e apoiar a segurança nacional.
“Na minha opinião, as ações desta proclamação irão, entre outras coisas, fortalecer as cadeias de suprimentos, reforçar a resiliência industrial, criar empregos de alta qualidade e aumentar a utilização da capacidade doméstica de produtos de madeira, de modo que os Estados Unidos possam satisfazer totalmente o consumo doméstico e, ao mesmo tempo, criar benefícios econômicos por meio do aumento das exportações”, escreveu Trump.
Em março deste ano, a Casa Branca ordenou que o Departamento de Comércio investigasse as potenciais ameaças à segurança nacional representadas pela madeira importada – a maior parte proveniente do Canadá.
Trump vem criticando o vizinho do norte dos EUA há meses por suas exportações significativas de madeira para os EUA.
O líder americano afirma rotineiramente que o país têm árvores suficientes para atender às suas próprias necessidades de madeira e criticou duramente as tarifas canadenses sobre a madeira serrada americana, alegando que o país podem prescindir da madeira canadense.
Em sua ordem executiva de março que deu início à investigação, Trump afirmou que os EUA têm uma “abundância de recursos madeireiros mais do que suficiente para atender às nossas necessidades domésticas de produção de madeira”.
Segundo especialistas do setor, as tarifas podem acabar aumentando os custos da madeira e da construção — e até mesmo elevar os preços das casas para os consumidores.
Os Estados Unidos têm 300 bilhões de árvores, mas economistas e construtores de casas alertam que o país não tem atualmente capacidade industrial para atender à demanda e que impor uma tarifa significativa às importações de madeira canadense pode agravar ainda mais a atual crise de acessibilidade à moradia.
A madeira serrada é um ingrediente essencial na indústria de construção residencial americana, e os Estados Unidos obtêm cerca de 30% da madeira macia que usam anualmente do Canadá.
As importações de madeira do país vizinho já estão sujeitas a direitos compensatórios e antidumping de 14,5%.
Além da dificuldade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os dirigentes nacionais dos partidos do Centrão, o PT tem acumulado atritos com aliados integrantes dessas siglas no Nordeste, região em que tradicionalmente Lula tem bastante força. As disputas giram em torno da definição dos palanques para a eleição de 2026 e podem trazer problemas para o petista.
Um dos principais entraves vem da federação entre o União Brasil e o PP, que pressiona pelo desembarque do governo e dificulta alianças com o PT nos estados.
Já uma possível candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que perdeu força nos últimos dias, influenciaria palanques estaduais do seu partido, o Republicanos, e do PSD, presidido por um dos seus principais fiadores, Gilberto Kassab. O PSD também tem o governador do Paraná, Ratinho Júnior, como pré-candidato.
A federação entre o União e o PP já levou o ministro do Turismo, Celso Sabino, a pedir demissão. Há pressão para que o titular do Esporte, André Fufuca, siga o mesmo caminho.
Hoje, o PP é aliado do PT no Ceará, na Bahia e na Paraíba, mas uma federação com o União deixaria os partidos dentro da oposição. No caso do Ceará, há uma ala do União que também é próxima dos petistas, mas outro grupo do partido — que inclusive tem se aproximado do ex-governador Ciro Gomes (PDT), ferrenho crítico de Lula — tem articulado uma aliança de oposição no estado que incluiria inclusive o PL de Bolsonaro.
Em Pernambuco, o afastamento do PP começou antes mesmo da federação, apesar do tradicional apoio a Lula. De forma inversa, uma ala local do União Brasil tem proximidade com o PT no estado, mas há articulações para que a oposição contra o governo Lula prevaleça.
— A gente precisa ver qual vai ser o cenário nacional. Aqui no Nordeste existe uma tendência para Lula, mas precisa saber quem vai ser o candidato definido pela direita, centro-direita e centro-esquerda para poder enfrentar Lula. Se tiver um candidato que agregue todas essas frentes, muda o quadro — declarou o deputado Claudio Cajado (PP-BA).
Incerteza no PSD
Da mesma forma, os governadores de Sergipe, Fábio Mitidieri, e de Pernambuco, Raquel Lyra, ambos do PSD, têm diálogo aberto com o governo federal, mas também acumulam rivalidades com aliados importantes do governo Lula.
Raquel é adversária do presidente do PSB e prefeito do Recife, João Campos, e Mitidieri é rival de Rogério Carvalho, líder em exercício do governo no Senado. O PSD também é distante do PT no Maranhão e deve lançar um candidato a governador contra o grupo de Lula.
Mesmo governadores próximos ao Palácio do Planalto afirmam que não dariam palanque a Lula caso o PSD tenha candidato próprio.
— O PT de Sergipe faz oposição ao nosso governo. Eu sigo o meu partido e caso Ratinho seja candidato, será o nosso — disse Fábio Mitidieri.
O PT está dividido no estado e o governador é aliado do ministro petista da Secretaria-Geral, Márcio Macedo, mas Rogério Carvalho, que é presidente da legenda em Sergipe, faz oposição a ele.
Ainda há dificuldades com o PSD na Bahia: o partido é aliado da gestão petista, mas corre o risco de perder uma vaga de senador caso o PT leve adiante os planos de lançar o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para o Senado em 2026.
Diante da possibilidade de o senador Angelo Coronel (PSD-BA) ficar sem uma vaga para tentar a reeleição, uma ala do PSD já ameaça não apoiar a recondução do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Integrantes da oposição a Lula, no entanto, veem a crise com cautela. A avaliação é que tudo vai depender de como vai estar o nível de popularidade do presidente no ano que vem e quem serão os adversários na eleição presidencial.
Sem Tarcísio candidato e com a possibilidade de Lula pontuar bem nas pesquisas, há um entendimento que o governo federal poderá bancar as candidaturas de Wagner e Rui e escantear o PSD.
Agora, em um cenário de disputa acirrada, caminho que é considerado mais provável, até mesmo setores da oposição preveem que Lula deverá recuar para atender o PSD e não perder a aliança com o partido no estado.
— Na Bahia, a probabilidade do PSD é continuar ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula, mas existe a possibilidade de rompimento, caso o governador permita que a vaga do Senado não continue com PSD – declarou o deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA).
Tarcísio reforçaria oposição
Já se Tarcísio de Freitas for candidato a presidente, o entendimento é que o PSD e o Republicanos devem recuar de apoios ao PT no Nordeste. Ele é o candidato favorito de caciques do Centrão, mas indicou nos últimos dias que deve tentar a reeleição em São Paulo.
Na Bahia, o vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, seria candidato a governador contra Jerônimo e daria palanque a Tarcísio, que traria o PSD para a oposição no estado.
O mesmo aconteceria com o Republicanos no Piauí, que apoia hoje o governador Rafael Fonteles (PT), mas poderia desembarcar para dar palanque a Tarcísio.
O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, disse a interlocutores que hoje a tendência é liberar os estados para apoiarem os candidatos que desejarem nos estados e que alianças com o PT estão permitidas.
No entanto, em caso do governador paulista ser lançado candidato à Presidência, o presidente do partido reconhece que seria necessário reforçar os palanques dele no Nordeste, onde ele deve enfrentar mais dificuldades se optar por um projeto nacional.
Uma das poucas exceções de apoio do Republicanos a Lula, mesmo com Tarcísio candidato a presidente, é em Pernambuco, estado do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O nosso Candidato é o Bolsonaro.
Quem for vivo virar.
Se Lula não deve nada a justiça como disse o Bonner da globo lixo, o que dirá Bolsonaro.
Bolsonaro é um Homem um Brasileiro de Bem.
Ponto.
Tamo juntos!
e GOVERNO é só ROUBO em todos os setores. É LADRÃO que não acaba nunca. ABSURDO, VERGONHA . Vamos torcer que SURJA um HOMEM de VERGONHA para governar o BRASIL . CAIADO 2026 , É um BOM nome
Comente aqui