Martinho da Vila e Khrystal abrem shows do Agosto da Alegria 2012

O cantor e compositor Martinho da Vila chega a Natal celebrando 45 anos de uma carreira dedicada ao genuíno samba carioca. O cantor, que se apresenta neste sábado (11), às 21h, no Largo Teatro Alberto Maranhão, dentro do Circuito Musical do Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo, vem fazendo uma série de shows retrospectivos de sua trajetória musical, revisitando o repertório do seu disco de estreia, Martinho da Vila, lançado em 1969.

O show de abertura fica por conta da cantora Khrystal, que sobe ao palco às 20h. Um dos nomes mais luminosos da nova safra da música potiguar, a cantora vem sendo elogiada pela crítica especializada do Sul e Sudeste e promete botar o público para dançar com músicas do elogiado CD Coisa de Preto, como “Sete Meninas”, “Quadra e Meia” e “Tem Coco”, além de apresentar faixas de seu novo disco, Dois Tempos.

O álbum 4.5 Atual, que Martinho da Vila lançou no primeiro semestre deste ano, traz uma proposta revisionista: músicas do início da carreira do sambista, com arranjos rejuvenescidos. Segundo o próprio Martinho explicou em entrevista ao Portal Terra, a ideia foi atualizar a sonoridade do primeiro disco, produzido de forma praticamente caseira, de acordo com as condições precárias da época.

Entre os clássicos repaginados está “Menina Moça”, primeira canção defendida por Martinho no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967. O samba acabou vetado pela censura, que enxergou na letra um atentado contra a instituição familiar e proibiu a gravação da faixa, injustiça reparada no novo CD. O repertório de 4.5 Atual inclui também sucessos como “Casa de Bamba”, “Pequeno Burguês” e as inéditas “Partido Alto de Roda” e “Samba dos Passarinhos”.

 

Fonte: SecultRN/FJAcul