Economia

Melão do RN é exportado para mercado chinês e asiático

Está no Jornal de Hoje. Pela primeira vez na história, melões do tipo amarelo e couro de sapo, produzidos no RN, são enviados para o mercado chinês e asiático. Três contêineres refrigerados chegaram 15 dias atrás ao porto de Beijin, mas o Comitê Executivo Fitossanidade do RN (Coex) não forneceu o nome do exportador.

A carga partiu do porto de Santos em meados do mês passado, depois de percorrer cinco dias de estrada entre a região produtora de Mossoró e a cidade portuária paulista. “Nosso maior interesse era saber como se comportaria a logística envolvendo a carga numa vigem tão longa”, explicou o presidente da Coex, Francisco Segundo de Paula.

Ele acrescentou que a experiência foi tão positiva que um próximo carregamento para o mercado asiático deverá estar saindo nos próximos dias. A escolha do Porto de Santos foi só porque lá existem navios diretos para a China.

“Nesse tipo de carga, escalas em outros portos são sempre muito prejudiciais para carga e por isso o exportador optou por cruzar o país por terra para realizar o embarque por Santos”, afirmou Segundo de Paula.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, superado apenas pela China e Índia. Sua participação no comércio internacional é de apenas 1,6% em divisas e 2% em volume, ocupando o 15º lugar entre os países exportadores.

Em termos específicos, as melhores posições no mercado global mostram o seguinte: 3º lugar com a manga, perdendo para o México e a Índia; e 5º lugar com o melão, depois da Espanha, Costa Rica, Estados Unidos e Honduras.

O Rio Grande do Norte está entre as três maiores produtores de frutas frescas do país. Só o agropolo fruticultor Mossoró/Assu concentra 90% da produção de melão.

A operação que envolveu a colocação do melão potiguar na China envolveu um conjunto de fatores logísticos que abrangeu desde manuseio da carga, agilidade na movimentação e transporte, acondicionamento especial com condições de refrigeração apropriadas, datas precisas de colheita, maturação, embarque e trato aduaneiro confiável.

“Precisávamos saber como as coisas aconteceriam durante todo o processo de remoção da carga para lugares tão distantes e como a carga chegaria ao destino”, explicou Segundo de Paula.

Os produtores brasileiros de melão estão de olho no mercado norte-americano, cujo potencial estimado é de US$ 130 milhões, para ampliar as vendas da fruta. Com apoio do governo brasileiro e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma comitiva formada por representantes do Sebrae no Rio Grande do Norte, Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (Coex) e entidades que defendem os interesses do setor de fruticultura já viajou para os EUA. Eles negociam com as autoridades lá a alteração do período de isenção do pagamento de tarifas, atualmente concedida entre os meses de dezembro e maio.

Fora desse período, os Estados Unidos cobram uma taxa de 28%. Os produtores pleiteiam a mudança para o intervalo entre setembro e março, auge da safra no Brasil. É um momento difícil, pois as relações comerciais entre Brasil e EUA passam por uma turbulência, com a acusação norte-americana de protecionismo brasileiro com a recente elevação das tarifas de importação de 100 produtos que entram aqui.

Os EUA importam US$ 478 milhões anuais em melões, principalmente do México, Guatemala, Costa Rica e Honduras, que poderão se opor à proposta brasileira. O ponto favorável, principalmente aos produtores potiguares e cearenses, segundo a agência Sebrae, está relacionado à variedade comercializada no mercado externo, o melão amarelo. Esse tipo é difícil de ser encontrado no mercado internacional, mas é produzido em larga escala nas regiões de Mossoró (RN) e Vale do Jaguaribe (CE).

Outra vantagem é a proximidade dos portos de Pecém (CE), Mucuripe (CE) e Natal (RN) com os Estados Unidos. São apenas oito dias entre esses terminais e o porto de Nova Iorque, por exemplo. Além disso, os dois estados já têm aprovação fitossanitária para exportar para os EUA, já que são declaradas áreas livres da mosca da fruta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Cemitérios verticais são tendências sustentáveis, econômicas e otimizam espaços urbanos

Foto: Divulgação

Nos últimos anos, uma nova tendência tem se destacado no mercado funerário brasileiro: os cemitérios verticais. Este formato inovador não apenas otimiza o espaço em áreas urbanas densamente povoadas, mas também promove práticas ambientalmente seguras e reduz os custos associados ao sepultamento.

No Rio Grande do Norte, os cemitérios Morada da Paz Essencial Zona Norte, em São Gonçalo do Amarante, e Morada da Paz Mipibu, em São José de Mipibu – empresas do Grupo Morada – são empreendimentos pioneiros ao apresentar uma alternativa aos sepultamentos tradicionais e dispor em suas instalações de jazigos verticais, seguindo uma proposta moderna, democrática e que atende rigorosas legislações ambientais e sanitárias.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população urbana no Brasil atingiu cerca de 86,9% do total em 2020, o que intensifica a pressão sobre os espaços destinados aos cemitérios.

Já segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Cemitérios e Crematórios (Abcem), mais de 30 cemitérios verticais já estão em operação em diferentes regiões do país, e esse número tende a crescer nos próximos anos.

Outro aspecto positivo dos cemitérios verticais é sua capacidade de reduzir os custos associados ao sepultamento. Com a maximização do espaço disponível, uma vez que os sepultamentos ocorrem em espaços sobrepostos como em um edifício, os custos de manutenção e operação por jazigo tendem a ser menores em comparação com os cemitérios horizontais tradicionais.

“Esse modelo acaba sendo uma ótima solução para quem possui preferência pelo sepultamento individual e busca mais acessibilidade financeira na contratação do serviço”, explica o gerente comercial do Grupo Morada, Jarlyson Rocha.

Comparando com o sepultamento tradicional, os valores do investimento no jazigo vertical nas duas unidades do Morada da Paz e Morada da Paz Essencial, localizadas na Grande Natal, são até 70% mais baratos. “Isso pode representar uma economia significativa para as famílias que enfrentam despesas relacionadas à morte de um ente querido”, reforça Jarlyson.

Meio ambiente

Além de otimizar o espaço, os cemitérios verticais também oferecem benefícios ambientais significativos. Ao concentrar os sepultamentos em uma área vertical, aumenta a preservação do solo e da vegetação ao redor, minimizando o impacto na natureza.

A crescente popularidade dos cemitérios verticais reflete a busca por soluções inovadoras e sustentáveis em meio aos desafios urbanos contemporâneos. “Nossos espaços não apenas oferecem uma alternativa prática para a escassez de espaço, mas também demonstram um compromisso das empresas do Grupo Morada com a preservação ambiental e a eficiência econômica”, finaliza Jarlyson.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Previsão para próximo trimestre é de chuvas acima da média no RN

Foto: Reprodução

A previsão para o próximo trimestre (maio, junho e julho) é de chuvas acima da média no Rio Grande do Norte, devido principalmente as temperaturas estarem mais elevadas nas águas superficiais do oceano Atlântico. O Litoral Potiguar deverá ser o mais chuvoso no período. Este foi um dos resultados da Reunião de Análise Climática e Prognóstico para o Rio Grande do Norte, coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), e realizada, na última quinta-feira (25) em conjunto com especialistas de todos os centros de meteorologia do Nordeste.

Contrariando as previsões anunciadas em outubro de 2023, as chuvas no Rio Grande do Norte estão com volumes acima da média esperada nos meses de março e abril, meses integrantes da quadra chuvosa do estado. A expectativa dos especialistas foi criada devido à presença mundial do fenômeno El Ñino- que entre seus efeitos na região Nordeste está a seca.

“O fenômeno El Ñino vem apresentando sinais de enfraquecimento. Este cenário começou a ser observado de forma gradual e apresenta, no momento, uma tendência para condição de La Ñina, que em oposição ao El Ñino apresenta entre seus efeitos, tendência de ocorrência de chuvas”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

O meteorologista destacou que a temperatura média atual observada das águas superficiais do oceano Atlântico está variando entre 29°C e 30°C. “Nunca na história da climatologia se registrou temperaturas tão altas no oceano Atlântico Norte como nos últimos meses. Os termômetros tem marcado médias em torno de 29°C/30°C, quando o esperado é entre 27°C e 28°C”, comentou.

Os especialistas observam que desde novembro de 2023, o RN tem mantido regularidade no volume das chuvas, com acumulados acima da média desde então. A ⁠Região do Seridó Oriental, não é uma região tão chuvosa, mas neste período tem apresentado volumes acima da média.

“Diante das atuais circunstâncias apresentadas pelos modelos meteorológicos a previsão é de um próximo trimestre mais chuvoso no Rio Grande do Norte. Estamos acompanhando semana a semana os dados coletados para uma elaboração cada vez mais precisa e assim orientar os órgãos de governo nas ações”, disse.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEO: Moto quase caía em um bueiro devido às fortes chuvas em Natal

Vídeo: Via Certa Natal

Na Avenida Alexandrino de Alencar, próximo ao Corpo de Bombeiros, uma moto quase caía em um bueiro devido às fortes chuvas. Como podemos ver nas imagens, pessoas ajudaram o homem que pilotava a moto a tirá-la do local.

Muitos alagamentos nesta manhã desta sexta em Natal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um novo alerta com risco de chuvas intensas para 63 cidades do Rio Grande do Norte.

O aviso iniciou às 10h25 desta sexta-feira (26) e segue até às 10h do sábado, apontando chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Alagamento interdita parcialmente BR-101 em Natal e deixa trânsito congestionado na região

Foto: Reprodução

A chuva que caiu sobre Natal na manhã desta sexta-feira (26) causou alagamento e, inclusive, interdição de um trecho da BR-101, próximo à Arena das Dunas e ao viaduto do complexo viário do Quarto Centenário.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, por volta das 09h15, a marginal da rodovia no sentido ao centro da cidade – e que dá acesso ao viaduto – ficou totalmente bloqueada. A pista principal estava parcialmente interditada, por causa do acúmulo de água.

O incidente causou um congestionamento de aproximadamente 2 km no sentido ao centro da cidade.

Já às 10h27, a polícia informou que o fluxo foi parcialmente liberado após o recuo do acúmulo de água no trecho.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEO: Chuvas causam pontos de alagamentos em Natal nesta sexta-feira

Um vídeo que chegou ao BLOGDOBG mostra como está a situação no canal do Baldo, zona Leste da cidade. Com as fortes chuvas que caíram nesta manhã de sexta-feira (26), a situação ficou crítica para quem precisa trafegar pelo local.

Veja o vídeo:

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), os motoristas que trafegam pela Av. Hermes Da Fonseca, especialmente na altura da AABB, estão enfrentando dificuldades de locomoção, devido ao trânsito parcialmente transitável na região.

A rua José Gonçalves, por trás da UNP, foi relatado um ponto de alagamento intransitável, dificultando o acesso de veículos e pedestres na região.

Da mesma forma, a rua Ângelo Varela e a avenida Solange Nunes, próximo ao posto de combustível, em Nova Cidade, também apresentaram pontos de alagamento que impedem qualquer tipo de tráfego.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: “Eu tinha uma filha maravilhosa que foi levada cruelmente”, diz mãe de psicóloga assassinada

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BZNoticias (@bznoticias)

Vídeo: Thalis Lucena

Diante da imensa dor e do sofrimento de Dalva Maia Veras, mãe da psicóloga Fabiana Maia Veras, 42, barbaramente assassinada em Assú, até o repórter Thalis Lucena não segurou a emoção.

A amizade e a parceria de mãe e filha nos perfis das redes sociais era de muita alegria e harmonia das duas, na convivência entre família e amigos.

Um amor dilacerado pela monstruosidade de um homem que entendeu por assassinar uma mulher que sequer era do seu convívio, provavelmente por motivo torpe do achismo de que ela foi responsável por conselhos à amiga que pôs fim ao relacionamento com o criminoso.

Enquanto não houver justiça implacável para o crime, muitos e tantos outros inocentes serão vítimas da barbaridade incentivada pela impunidade.

Que o Brasil ainda tenha solução e que seu povo viva na real república de uma Constituição cumprida e, também, reavaliada. A Carta Magna, além de maculada, está cheia de remendos. E tudo isso provoca o descontrole de um Estado que deveria ser de Direito.

BZ Notícias

Opinião dos leitores

  1. Cabra safado, assassino frio e calculista, cruel. Matou a moça sem nenhum motivo. Merece uma boa cadeia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Amanhã tem Festival Forrozar na Arena das Dunas com 08 atrações musicais e programação até 04h30

Fotos: Divulgação 

A animação será grande neste sábado (27) na Arena das Dunas com o Festival Forrozar, maior reunião de bandas que fizeram historia do forró. O evento terá início às 18h com a abertura dos portões e terá encerramento às 04h30, sem intervalo e com palxos Xote e Baião. Os ingressos estão à venda na loja Mioche,(Midway Mall) e no site www.outgo.com.br/festival-forrozar.

A festa contará com um elenco de estrelas, entre eles Samyra Show, Alcymar Monteiro, Beto Barbosa, Brasas do Forró, Circuito Musical com participação especial de Socorro Lima, Forró dos 3, Reynaldo do Acordeon e Fabinho Miranda, uma experiência imersiva no mundo do forró.

O Festival Forrozar não é apenas um show; é uma jornada para vivenciar e compreender a riqueza do forró, um gênero musical que encanta e ressoa profundamente com a identidade do Nordeste brasileiro. O evento apresentará performances musicais de artistas renomados nacionalmente e localmente, além de oferecer um conteúdo exclusivo sobre a história e a evolução do forró.

“O forró é mais do que música, é uma expressão cultural que reflete a alma do Nordeste”, afirma Luís da Câmara Cascudo, renomado historiador. O Festival Forrozar é uma oportunidade para celebrarmos essa herança e compartilharmos sua história com o mundo.

Além das apresentações musicais, os participantes terão a chance de mergulhar na história do forró, desde suas origens nos bailes populares do século XIX até sua explosão de popularidade nas décadas de 1960 e 1970, graças à migração nordestina para outras regiões do Brasil.

O Festival Forrozar é uma realização da Viva Promoções, com o incentivo da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e patrocínio da Unimed Natal, e do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, e patrocínio da Lampadinha, Betfast e Riograndense Distribuidora. Mais informações podem ser encontradas em @festivalforrozar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após morte do cachorro Joca, governo anuncia política de Transporte Aéreo de Animais

Foto: Reprodução

O MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) realizaram uma reunião com representantes das principais companhias aéreas do país, bem como a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), nesta quinta-feira (25), para discutir medidas para aprimorar os procedimentos relacionados ao transporte aéreo de animais. A reunião aconteceu após o incidente envolvendo a morte do cachorro Joca, da raça Golden Retriever, que foi enviado para o aeroporto errado pela GOL e faleceu durante o voo de retorno.

No encontro, presidido por Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos, ficou decidido que a Anac coordenará um processo de escuta da sociedade, realizando audiências por meio de canais de participação popular na próxima semana. O objetivo é colher subsídios para revisar e aprimorar a Portaria nº 12.307/23, que trata das condições gerais para o transporte de animais no transporte aéreo de passageiros, tanto doméstico quanto internacional.

As companhias aéreas se comprometeram a apresentar propostas e sugestões para aprimorar a referida portaria em um prazo de 10 dias. Além disso, em caráter emergencial, estudarão a viabilidade da implementação do serviço de rastreabilidade de animais transportados nos porões das aeronaves.

O MPor também tomará medidas para envolver representantes do Congresso Nacional, buscando sugestões para melhorar a qualidade do serviço de transporte aéreo de animais no país e analisar projetos de lei relacionados ao tema.

Com base nos subsídios colhidos da sociedade, do parlamento e das empresas aéreas, o MPor lançará ainda neste primeiro semestre uma PNTAA (Política Nacional de Transporte Aéreo de Animais), visando assegurar mais segurança e bem-estar aos animais transportados pelas áreas no Brasil.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Com BR-304 interditada há quase um mês, Dnit anuncia que construção de desvio chega a 50% de conclusão

Foto: Divulgação 

Com a BR-304 interditada há quase um mês, após o rompimento de uma ponte no município de Lajes, o desvio construído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está com 50% de execução, segundo anunciou o órgão federal.

A ponte se rompeu no dia 31 de março deste ano, após a cheia de rios na região. O desvio começou a ser construído no dia 3 de abril e tinha previsão de conclusão de 15 dias. Segundo o Dnit, a expectativa atual é de que o desvio comece a ser usado na primeira quinzena de maio.

“A conclusão dos serviços está condicionada a condições climáticas favoráveis, uma vez que o excesso de chuva dificulta a colocação de material do pavimento”, informou o órgão.

A rodovia corta o Rio Grande do Norte de Leste a Oeste e é a principal ligação entre as maiores cidades do estado – Natal e Mossoró.
Enquanto o desvio oficial não é finalizado, usuários da BR-304 têm utilizado uma estrada improvisada, aberta por dentro de fazendas da região. Os motoristas chegam a pagar até R$ 30 para atravessar o trecho.

G1RN

Opinião dos leitores

  1. O DNIT/RN precisa de um diretor que entenda de engenharia, ou seja, tem que ser um engenheiro. É o
    mínimo que um órgão que só mexe com obras deve ter.

  2. Se chamar o fazendeiro de Lajes ele resolve ligeirinho…pense num governo formado por um reca de incompetentes!!!!

  3. veja um desvío tá demorando desse jeito imagine a duplicacao da br quantos décadas nao vai levar se eh que isso va sair papel pilantragem fo dnit

    1. NINGUÉM PODE IR CONTRA A NATUREZA. ACHUVA NÃO AJUDA !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos em Porto Alegre

Foto: Reprodução

Um incêndio em uma pousada na região central de Porto Alegre deixou dez pessoas mortas na madrugada desta sexta-feira (26).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o local não tinha alvará e nem licenciamento para funcionar. O fogo teve início por volta das 2h da manhã, e foi controlado pelos agentes às 4h30.

Além dos mortos, sete pessoas foram resgatadas com vida e socorridas a hospitais da região. A pousada, localizada na Avenida Farrapos, abrigava pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a Defesa Civil de Porto Alegre, o incêndio pode ter sido criminoso, já que existe a informação de que uma pessoa teria entrado no local durante a madrugada. Porém, a perícia ainda trabalha pra determinar as circusntâncias do ocorrido.

O Corpo de Bombeiros informou que não há desaparecidos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *