Diversos

Mais da metade dos domicílios do país têm ao menos um veículo, diz Ipea

28062010-28062010FRP4809Mais da metade dos domicílios brasileiros (54%) contam com pelo menos um automóvel ou uma motocicleta para o deslocamento dos seus moradores. Essa proporção, relativa a 2012, representa um aumento de 9 pontos percentuais na comparação com 2008, quando 45% dos lares tinham um veículo particular. A tendência, segundo comunicado divulgado hoje (24) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é que o número aumente ainda mais nos próximos anos.

O cenário, segundo o Ipea, aponta, de um lado, para o maior acesso da população, inclusive os segmentos de menor renda, aos automóveis. De outro, indica intensificação dos desafios para os gestores dos sistemas de mobilidade, uma vez que a maior taxa de motorização dos brasileiros contribui para elevação no número de acidentes, de congestionamentos e dos índices de poluição.

Problemas relativos à mobilidade urbana, especialmente em regiões metropolitanas, foram apontados como estopim das mobilizações que levaram às ruas, em diversas cidades do país, milhares de brasileiros, em junho.

De acordo com o documento, o fato de grande parte da população ainda não ter a propriedade de veículos pode contribuir para uma piora ainda mais intensa nesse quadro nos grandes centros urbanos, sobretudo nas regiões com menor percentual de motorização (Norte e Nordeste).

“Cada vez mais, os domicílios de baixa renda terão acesso ao veículo privado, já que metade deles ainda não tem automóvel ou motocicleta, e as políticas de incentivo à sua compra são muito fortes”, diz o texto. “Resta ao poder público estabelecer políticas para mitigar as externalidades geradas pelo aumento do transporte individual, já que as tendências apresentadas corroboram a tese de piora das condições de trânsito nas cidades brasileiras”, acrescentam os técnicos do Ipea, no comunicado.

Considerando a posse de veículos privados por estado, o levantamento revela que os maiores índices são verificados em Santa Catarina (onde 75% dos domicílios têm carro ou moto), no Paraná (68%) e no Distrito Federal (64%). Por outro lado, Alagoas (32%) tem o menor índice de motorização por domicílio.

O levantamento também traz dados sobre o tempo de deslocamento entre casa e trabalho. Dois terços (66%) da população gastam até 30 minutos diariamente nesse trajeto, “mas há uma clara tendência de piora, em função do crescente aumento da taxa de motorização da população conjugado com a falta de investimentos públicos nos sistemas de transporte público ao longo das últimas décadas”. Ainda segundo o documento, 10% gastam mais de uma hora nesse deslocamento.

O estudo do Ipea mostra ainda que as políticas de auxílio ao transporte, como o vale-transporte, atingem pouco as classes sociais mais baixas. Aproximadamente 40% dos trabalhadores brasileiros recebem esse tipo de auxílio, mas os menores percentuais de cobertura estão nas famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo. Segundo o estudo, apenas 11% das famílias nessa condição recebem auxílio-transporte, enquanto entre as famílias com renda superior a cinco salários mínimos o percentual é 36%.

De acordo com o comunicado, esse cenário “levanta questões sobre a eficácia desse tipo de medida, especificamente para os trabalhadores informais e os desempregados”.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Canal da transposição tem baixo do nível de água após Lula inaugurar obra

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram um trecho da Transposição do Rio São Francisco com baixo nível de água após a inauguração do Túnel Major Sales, no Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte, realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O vídeo, publicado no Instagram pelo perfil @valdemi_caboclo_bezerra, e reproduzido pelo blog de Gustavo Negreiros, também registra um contêiner instalado na estrutura, equipamento que já havia sido alvo de questionamentos durante a cerimônia. O autor das imagens questiona a permanência do contêiner e a situação do canal.

O governo federal não se pronunciou até o momento sobre o baixo volume de água mostrado no vídeo nem apresentou explicações para a situação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aerotur consolida posição entre as maiores referências do Brasil em viagens de adolescentes para a Disney

Celebrando sua 40ª temporada de viagens para a Disney, a Aerotur embarca neste ano em torno de 400 passageiros para viver uma das experiências mais marcantes da adolescência.

Com forte atuação em Natal, Fortaleza e Recife, cidades onde mantém suas principais filiais, a empresa também reúne passageiros de diversas regiões do Brasil que escolhem a Aerotur para realizar o tradicional sonho da viagem dos 15 anos.

Em volume de embarques, a Aerotur já figura entre as três maiores empresas especializadas em viagens de adolescentes para a Disney no país. A expectativa para a temporada de 2027 é de crescimento, reforçando a trajetória de expansão e a liderança da empresa nesse segmento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio Bolsonaro estava no Brasil na época da “Noite das Astronautas” promovida por Vorcaro em Nova York

Imagem: reprodução/TV Senado

Por Igor Gadelha, Metrópoles

Enquanto Daniel Vorcaro promovia a rumorosa “Noite das Astronautas” com políticos e outros aliados em Nova York, o senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) estava no Brasil, apontam registros do Senado Federal. A informação é da coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Segundo relatório da Polícia Federal (PF) sobre o Caso Master, a festa de Vorcaro, na qual mulheres vestidas com capacetes e trajes prateados entretinham os convidados, teria acontecido entre os dias 12 e 16 de maio de 2024.

Nesse período, Flávio estava no Brasil. Registros do Senado apontam que o senador participou presencialmente de sessões em 14 e 15 de maio, quando a Casa votou projetos relacionados à tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.

Em 14 de maio, pr exemplo, Flávio chegou a ter um projeto incluído na pauta de votações. Já no dia 15, ele discursou pela liderança da oposição no plenário do Senado às 18h37.

Mesmo que embarcasse em um voo imediatamente após o discurso, o senador chegaria a Nova York apenas na manhã do dia 16, quando os participantes da suposta “Noite das Astronautas” já retornavam ao Brasil.

A possibilidade de Flávio ter participado da festa de Vorcaro em Nova York foi levantada após Michelle Bolsonaro, em guerra com o enteado, compartilhar um vídeo do ex-governador Anthony Garotinho sobre o evento.

Na gravação, Garotinho afirma que teve acesso a um vídeo da festa e que viu a participação de “deputados, senadores e governadores, homens que defendem a família”.

Michelle repostou a fala do ex-governador nas redes sociais da ex-primeira-dama, na segunda-feira (29/6), com a legenda: “A verdade de Jesus Cristo vai prevalecer”.

Segundo dados da PF, Vorcaro teria gasto cerca de R$ 3,7 milhões, na cotação da época, na realização da festa em Nova York. Na ocasião, diversos políticos estavam na cidade participando de um fórum sobre investimentos.

Por Igor Gadelha, Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio Bolsonaro chega aos EUA para audiência sobre tarifas de Trump

Foto: Wilton Junior/Estadão

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro chegou neste domingo(5) aos Estados Unidos, onde participará de uma audiência pública sobre políticas comerciais do Brasil, promovida pelo Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), em Washington.

O painel com o senador está previsto para terça-feira (7). Na última quinta-feira, Flávio enviou uma manifestação ao USTR pedindo a suspensão da tarifa de 25% sobre produtos brasileiros, argumentando que a medida acaba favorecendo quem deveria ser punido.

Segundo o parlamentar, a sobretaxa passou a ser explorada politicamente pelo governo federal para atacar a oposição. A investigação americana foi aberta com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA e apura supostas práticas desleais do Brasil em áreas como comércio digital, propriedade intelectual e combate ao desmatamento ilegal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a iniciativa e afirmou que a família do ex-presidente Jair Bolsonaro busca se submeter aos interesses dos Estados Unidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Jogadores de Cabo Verde são recebidos com festa após participação histórica na Copa do Mundo

A seleção de Cabo Verde foi recebida com festa neste domingo (5), na Cidade da Praia, após a campanha histórica na Copa do Mundo. Milhares de torcedores tomaram as ruas para homenagear os “Tubarões Azuis”, eliminados nas oitavas de final pela Argentina.

A recepção coincidiu com o Dia da Independência de Cabo Verde e foi organizada pela Federação Cabo-Verdiana de Futebol, reunindo uma multidão em clima de celebração, com bandeiras, música e manifestações de patriotismo.

Durante a homenagem, uma bandeira do Brasil também foi estendida por torcedores, simbolizando a ligação cultural entre os dois países.

Apesar da derrota por 3 a 2 para a Argentina, Cabo Verde encerrou sua primeira participação em uma Copa do Mundo com uma campanha histórica, chegando às oitavas de final.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro Dias participa de aniversário na Aldeia Katu, do Festival Gastronômico de Lagoa Nova e do Jardim Junino

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, cumpriu neste sábado uma extensa agenda pelo interior do estado, participando de eventos em Canguaretama, Lagoa Nova e Jardim do Seridó. Ao longo do dia, esteve ao lado de lideranças políticas, conversou com moradores e participou de atividades que destacaram a cultura, a educação, o turismo e as tradições das diferentes regiões potiguares.

A primeira agenda aconteceu na Aldeia Katu dos Eleotérios, em Canguaretama, onde Álvaro participou da comemoração do aniversário de Irmã Lila, liderança da comunidade, ex-vereadora do município e madrasta do prefeito de Galinhos, Hudson Matias. Durante a visita, conversou com os moradores, ouviu as demandas da comunidade e visitou a Escola Municipal Indígena João Lino da Silva, a primeira escola indígena do Rio Grande do Norte. A instituição desenvolve um trabalho voltado à valorização da cultura dos povos originários, com ensino em português e na língua tupi.

Também participaram da agenda o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira; a pré-candidata a deputada federal, Nina Souza; a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra; o prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique; e o prefeito de Galinhos, Hudson Matias.

Na sequência, Álvaro participou do IV Festival Gastronômico de Lagoa Nova, na Serra de Santana. Recebido pelo prefeito Iranildo Aciole, percorreu o polo gastronômico, caminhou pelo pavilhão do evento e conversou com moradores, comerciantes, empreendedores e visitantes, acompanhando de perto uma das principais iniciativas de valorização da gastronomia, do turismo e do desenvolvimento regional.

Encerrando a agenda, Álvaro esteve em Jardim do Seridó, onde participou da 9ª edição do Jardim Junino, a convite da prefeita Silvana de Lalá. Ao lado da gestora municipal, conversou com a população e acompanhou a programação do evento, que integra o calendário cultural do município e celebra as tradições juninas da região.

As agendas também contaram com a presença do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, reforçando a presença da chapa em diferentes regiões do estado.

Ao percorrer municípios do Litoral Sul, da Serra de Santana e do Seridó em um único dia, Álvaro Dias reforçou sua proposta de manter uma pré-campanha baseada no contato direto com a população, ouvindo lideranças, conhecendo de perto a realidade de cada região e valorizando iniciativas que fortalecem a cultura, a educação, o turismo e o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ELEIÇÕES 2026: Oposição a Lula larga na frente na disputa pelos maiores estados do país

Tarcísio de Freitas, ACM Neto e Sergio Moro: favoritos aos governos estaduais, eles são críticos a Lula | Fotos: Paulo Guereta/Governo Estado SP | Beto Barata/PL/Reprodução

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em vantagem na corrida aos governos estaduais em seis dos dez maiores eleitorais do Brasil, segundo levantamento feito pela revista VEJA com base em pesquisas feitas em abril, maio, junho e julho. Esse recorte representa 75% do eleitorado total do país.

No maior colégio eleitoral do país, a oposição lidera e pode levar no primeiro turno com o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), um dos principais aliados políticos do presidenciável de oposição Flávio Bolsonaro (PL).

Em Minas Gerais, segundo maior estado, o líder da pesquisa é o senador Cleitinho Azevedo, também do Republicanos. Embora vez ou outra elogie e apoie iniciativas de Lula, ele vem sendo cotado para ser o palanque de Flávio no estado.

A oposição também aparece à frente na Bahia (com ACM Neto, do União Brasil), no Paraná (com Sergio Moro, do PL), no Ceará (com Ciro Gomes, do PSDB) e em Santa Catarina (com Jorginho Mello, do PL).

Lulistas

Já Lula tem apenas um candidato liderando que pode ser considerado seu aliado: o ex-prefeito Eduardo Paes (PSD), que está com larga vantagem na disputa pelo comando do Rio de Janeiro e pode liquidar a fatura ainda no primeiro turno.

O petista ainda tem uma aliada em boa posição no Rio Grande do Sul, com a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), neta do ex-governador Leonel Brizola, mas ela está empatada na margem de erro com o deputado oposicionista Luciano Zucco (PL).

Independentes

Em outros dois estados, o líder da corrida não pode ser considerado nem lulista nem oposição a Lula: Raquel Lyra (PSD) em Pernambuco e Daniel Santos (Podemos) no Pará. Ambos mantêm posição de neutralidade na corrida presidencial, embora flertem com o eleitorado petista e bolsonarista.

Veja abaixo um resumo da corrida nos dez maiores colégios eleitorais:

SÃO PAULO
(Paraná Pesquisas – maio)

Tarcísio de Freitas (Republicanos): 45,6%
Fernando Haddad (PT): 34,1%

MINAS GERAIS
(Real Time Big Data – maio)

Cleitinho Azevedo (Republicanos): 35%
Alexandre Kalil (PDT): 14%

RIO DE JANEIRO
(Paraná Pesquisas – junho)

Eduardo Paes (PSD): 54,2%
Douglas Ruas (PL): 14,6%

BAHIA
(Paraná Pesquisas – junho)

ACM Neto (União Brasil): 47,8%
Jerônimo Rodrigues (PT): 38,7%

PARANÁ
(Paraná Pesquisas – maio)

Sergio Moro (PL): 42,3%
Requião Filho (PDT): 19,9%

RIO GRANDE DO SUL
(Real Time Big Data – junho)

Juliana Brizola (PDT): 37%
Luciano Zucco (PL): 32%

PERNAMBUCO
(Datafolha – junho)

Raquel Lyra (PSD): 48%
João Campos (PSB): 43%

CEARÁ
(Paraná Pesquisas – junho)

Ciro Gomes (PSDB): 46,6%
Elmano de Freitas (PT): 33,9%

PARÁ
(Quaest – abril)

Daniel Santos (Podemos): 22%
Hana Ghassan (MDB): 19%

SANTA CATARINA
(Instituto Neokemp – junho)

Jorginho Mello (PL): 52,3%
João Rodrigues (PSD): 20,4%

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CLÁUDIO HUMBERTO: Lula recua e vai segurar nova indicação de Messias ao STF para depois da eleição

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Por Cláudio Humberto, Diário do Poder

Lula foi demovido da ideia, que sustentava até o mês passado, de reenviar o nome de Jorge Messias para a vaga aberta de ministro do Supremo Tribunal Federal. Os cenários hoje são: enviar logo após a eleição ou deixar para fevereiro. As bravatas de Lula, sugerindo reenvio imediato, vieram depois dos “trackings” do Planalto captarem ligeira melhora na desgastada popularidade do petista após confronto, sobretudo, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Olho na urna

Eventual reenvio este ano vai depender do resultado eleitoral, com envio caso Lula seja derrotado, já contando que a questão vai parar no STF.

Outro clima

Hoje, o cenário mais provável é que fique para fevereiro, após o fim da legislatura, com possibilidade de troca da presidência do Senado.

Água no chopp

Lula não vai admitir, mas o recuo veio após Alcolumbre segurar votações que o petista está de olho, como o projeto do fim da escala 6×1.

Caminho complicado

Além da má vontade de Alcolumbre, regra interna do Senado impede que uma mesma nomeação seja votada duas vezes em um ano.

Por Cláudio Humberto, Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mercado de canetas emagrecedoras movimentou mais de R$ 10 bilhões em 4 anos no Brasil

Foto: Mohammed_Al_Ali / Shutterstock | Portal EdiCase

O mercado brasileiro de medicamentos à base de GLP-1, conhecidos como canetas emagrecedoras, movimentou mais de R$ 10 bilhões entre 2021 e 2025, cinco vezes mais do que em 2021. O avanço colocou esses produtos entre os mais vendidos do país e impulsionou as importações de medicamentos de alta tecnologia. O levantamento foi realizado pelo portal Metrópoles.

Crescimento do mercado

  • O setor passou de R$ 1,8 bilhão em 2021 para R$ 10 bilhões em 2025;
  • A participação no varejo farmacêutico aumentou de 3% para 9%;
  • As vendas cresceram de 3,3 milhões para 8,9 milhões de unidades;
  • Mounjaro e Wegovy concentram mais de 70% do faturamento do segmento.

Importações em alta

Segundo a Farma Brasil, as importações de medicamentos cresceram de US$ 1,3 bilhão em 2000 para US$ 14,2 bilhões em 2025, alta superior a 950%. O avanço é atribuído ao envelhecimento da população, ao aumento das doenças crônicas e ao uso de terapias mais sofisticadas.

Preços começam a cair

Entre janeiro e maio de 2026, a semaglutida movimentou R$ 2 bilhões, com mais de 2 milhões de unidades vendidas. Apenas em maio, o faturamento chegou a R$ 449 milhões. Com a entrada de versões nacionais, como a lançada pela EMS, o preço médio da semaglutida já registra queda de cerca de 8%.

Projeto no SUS

O Ministério da Saúde iniciou um projeto-piloto em Porto Alegre para avaliar o uso da semaglutida no SUS. Nesta fase, 250 pacientes com obesidade grave ou doenças associadas serão acompanhados por dois anos para medir a eficácia do tratamento e o impacto nos custos do sistema público de saúde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Preço médio do gás de cozinha no Brasil sobe 0,5%, para R$ 114,66, diz ANP

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O preço médio do gás de cozinha subiu 0,5% esta semana contra a semana anterior, para R$ 114,66 o botijão de 13 quilos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), chegando a custar R$ 161 em Uruguaiana (RS), segundo o Levantamento de Preços da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Já os preços médios do diesel e da gasolina voltaram a registrar ligeiras quedas, de 0,4% e 0,1%, respectivamente.

A gasolina fechou a semana de 28 de junho a 4 de julho com preço médio de R$ 6,61 o litro, mas chegou ao preço máximo de R$ 9,79 no Guarujá, mesmo preço e município onde a ANP identificou o diesel S-10 mais caro. Na média, o diesel S-10 registrou preço de R$ 7,02.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *