Judiciário

Moro causa revolta em professores e é retirado de evento de Direito

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro não vai mais participar do III Encontro Virtual do Conpedi, o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito do Brasil .

Moro ia coordenar o painel “O Papel do Setor Privado em Políticas Anticorrupção e de Integridade”, marcado para a sexta (25). Ele foi indicado pela UniCuritiba, programa de pós-graduação do Paraná.

A repercussão da presença do ex-juiz causou revolta entre professores de pós-graduação, que passaram a protestar e a pregar um boicote ao evento.

O fato de o painel de que ele participaria ser patrocinado pela Apsen, uma das maiores fabricantes de cloroquina do país, também foi motivo de protesto.

O remédio é propagandeado pelo presidente Jair Bolsonaro, mas não tem eficácia comprovada contra a Covid-19.

A repercussão foi tão negativa que os organizadores divulgaram uma nota dizendo que estão “atualizando” a programação do encontro.

Numa primeira manifestação contra Moro, no sábado (19), professores afirmavam em um texto que os organizadores do evento, “demonstrando total alheamento da realidade brasileira e absoluto desrespeito ao direito e suas garantias”, atribuiriam “àquele que encarna (depois da decisão do STF) o que há de mais desprezível nas violações da Constituição, a coordenação de uma atividade para que defenda seus métodos e seus pressupostos ideológicos”.

O professor Ricardo Lodi, da pós-graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) disse em suas redes que “é um desrespeito a todos os pesquisadores em Direito do Brasil a realização da mesa que o Conpedi está anunciando para o seu III Encontro virtual, intitulada ‘O Papel do Setor Privado em Políticas Anticorrupção e de Integridade’, coordenada por ninguém menos do que o sr. Sergio Moro, que desacreditou os esforços do sistema de Justiça no combate à corrupção, a partir de uma atuação reconhecidamente parcial”.

Neste ano, Moro foi considerado suspeito pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pela atuação no julgamento do ex-presidente Lula no caso do tríplex do Guarujá.

No domingo (20), a organização do encontro virtual divulgou uma nota afirmando que “em virtude da repercussão gerada em torno da programação do III Encontro Virtual do CONPEDI, a entidade, em comum acordo com seu parceiro institucional, resolve por atualizar a programação das atividades atendendo as manifestações expressas nas redes sociais da entidade”.

A notícia foi bem recebida. Mesmo assim, professores estão organizando uma nota de repúdio à organização do evento por ter convidado Moro para coordenar um de seus painéis.

Leia o texto abaixo:

Nós, juristas, professores e professoras de programas de pós graduação em direito do Brasil, de Universidades públicas, confessionais, comunitárias e privadas, vimos a público repudiar a decisão do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Direito, o CONPEDI, de convidar o Sr. Sergio Moro, ex-juiz, ex-professor e ex-Ministro da Justiça do governo Bolsonaro para coordenar e participar de um painel no seu Congresso Nacional.

Ainda que, felizmente, o convite tenha sido cancelado, em virtude da grande contrariedade gerada no meio acadêmico, necessitamos dizer, em alto e bom som, que consideramos um desrespeito a toda a comunidade jurídica do país e às suas instituições a possível presença daquele que foi declarado pelo Supremo Tribunal Federal como suspeito e parcial nos processos que dirigiu, em especial violando a Constituição e as mais básicas regras do Processo Penal brasileiro para alcançar interesses pessoais e políticos.

Se não bastassem tais ações, o comportamento do então juiz gerou incontáveis prejuízos materiais, financeiros e simbólicos ao país. Sua atuação alterou, inclusive, o processo eleitoral, ao condenar sem provas o candidato à Presidência da República que estava liderando francamente as pesquisas eleitorais, permitindo a vitória daquele que o alçaria ao status de Ministro de Estado apenas meses depois.

Também repudiamos o fato de que entre os patrocinadores da mesa que Sergio Moro iria coordenar, estivesse a APSEN, a maior produtora de Cloroquina no Brasil, que vem lucrando com a venda indiscriminada do medicamento em face da propaganda falsa, gerada por diversas entidades, inclusive pela propria presidência da República, de que ele combate a COVID-19, fato que contribuiu exponencialmente para o trágico número de 500.000 mortos da doença no país, pois serviu de pretexto para a desobediência do protocolo sanitário recomendado pela ciência para enfrentar a pandemia.

Entendemos que uma instituição como o CONPEDI, que há anos vem reunindo em seus encontros e publicações, integrantes dos melhores programas de pós graduação em direito do Brasil, que verdadeiramente contribuiu para incontáveis avanços na agenda da pesquisa em Direito, sempre comprometida com a defesa dos valores democráticos, dos direitos humanos e do Estado de Direito, não poderia mesmo compactuar com a presença de Sergio Moro, de produção científica praticamente inexistente e irrelevante, como coordenador e palestrante em um dos seus eventos, ainda mais com o patrocínio já referido.

Mônica Bergamo – Folha de São Paulo

Opinião dos leitores

  1. Sinceramente a educação está totalmente tomada por ideológia de esquerda, o Sérgio Moro fez apenas o seu trabalho como juiz, aplicou a lei de acordo com as provas que lhe foi entregue pelo ministério público as segunda instância aumentou as penas e a terceira instância confimou, agora todos os brasileiros de bem sabe que o STF é uma corte composta por indicados político e que a maioria foram indicados pela esquerda nunca foi surpresa que os ministro do STF iria tamha injustiça com Sérgio Moro

  2. Esses “peofessores” são majoritariamente comunistas, adoradores de corruptos e genocidas como Stálin, Mao, Pol Pot e Fidel Castro. Se o país estiver mergulhado no caos, na miséria e na fome, mas um corrupto estiver no poder, então tudo bem. É lamentável.

  3. Eita ignorância! As pessoas não entendem nada do sistema de jurídico, de democracia, de imparcialidade, de processo penal, da Constituição Federal e vêm falar esses clichês de papagaio, esses “lugares-comuns”. Estão falando da comunidade acadêmica do direito. Respeitem o conhecimento e a ciência jurídica. Ao menos tentem se informar. O conhecimento está a disposição de todos hoje em dia!

  4. Com essa notícia dá vergonha de ser brasileiro, esse bando de professores comunista, idolatrar um vagabundo ladrão, corrupto que afundou o Brasil quando foi presidente.

  5. Quem recupera dinheiro roubado não tem apoio dos professores, ainda hoje causa revolta enorme aos professores Moro ter recuperado 20 bilhões de reais que tinha sido roubado pela companheirada no governo luladrão. Esse feito de moro, hoje também incomoda a turma do genocida, haja vista que ao contrário de moro eles tentam deixar impunes os casos do filho do presidente na Rachadinha do RJ, da liberação autorizada pelo ministro de meio ambiente, de madeira apreendida mediante propinas e da apreensão de dinheiro nas nádegas do lider do governo no senado. Por último juntou PT, Bolsonaristas e centrão pra aprovar uma lei em que torna impossível prender um corrupto. Diante disso tudo, a revolta é grande quando o Moro é citado, mas o povo vai conseguir raciocinar e eleger nosso verdadeiro herói brasileiro. Moro 2022

    1. Tua ignorância corresponde ao teu caráter! Ou és um andrajo iludido e sem qualquer discernimento lógico!

    2. Só se for muito burro. Estará , assim, assinando o papel de jumento, comprovação não necessária passar em Cartorio!

    3. Essa tal esquerda e direita são um bando de burros e desinformados, vão pelo menos ver os termos do projeto de lei que tramita no congresso e já aprovado na camara, com apoio da esquerda e direita, quase extinguindo a punibilidade a corruptos, ladrões de dinheiro públicos. Nele a lei contra corrupção retrocede a um nível em que torna impossível investigar, prender e punir um corrupto. Seria bom vocês ficarem cientes do que fazem os seus líderes, bando de idiotas e tontos.

    4. Higino eu também tenho a mesma visão, o Sergio Moro é um herói, infelizmente os brasileiros se deixa leva por ideologia e desprezar os seus heróis

    5. Prezado Higino, sua pança está cheia, sua dispensa e sua conta bancária sustenta os banqueiros. Acorde enquanto é tempo, antes que seus filhos descubram o seu lado secreto. Esse sujeito que vc defende destruiu o Brasil e fragilizou o judiciário. O órgão da justiça é técnico e os ignorantes não devem se intrometer em relação ao que ignoram

  6. Precisa pagar pelos crimes que cometeu. Moralmente, já paga nas ruas, mas criminalmente, vai depender do corporativismo do judiciário. Um absurdo convidar o moro para falar de ética, a não ser se for de como não pratica-la. Alias, o moro servirá de modelo nas faculdades de como um juiz não pode proceder.

  7. Essa turma contra o Dr. SERGIO MORO, representa o que há de mais podre, fétido mo meio das ciencias jurídicas no Brasil. Atitude, sem dúvida, de PeTralhas e respectiva caterva.

  8. Tamos arrumados os professores que era pra dá o exemplo são os primeiros a não ser respeitados no Brasil. O juiz é pra respeitar mais não eles respeita ex presidiário, belo futuro terá nossa educação.

  9. O mundo dá voltas… O ex-juiz ladrão é tratado como um moribundo…
    Até outro dia era herói, hoje não entra nem num butiquim pé sujo.

    1. Serio? Ladrao? Porque voce nao diz o que ele roubou? E ao mesmo tempo, por favor, explique como os filhos do seu heroi se tornaram os “Ronaldos” dos negocios. Obrigado

  10. Esse Ricardo Lodi mencionado na matéria fez a defesa de Dilma na comissão do Impeachment, no Senado.

  11. Infelizmente nossas universidades são antros de Militantes CÃOMUNISTAS TRAVESTIDOS de professores foram estes adoradores de Bandido que destruíram nossa educação e colocaram o Brasil em último lugar a nível mundial foram estes adoradores de bandido de 9 dedos que usaram a educação para fazer doutrinação CÃOMUNISTA nas nossas escolas e universidades usando alunos como massa de manobra a serviço da ESQUERDALHA e da quadrilha dos Petralhas. Nossas universidades se transformaram em COMITÊS ELEITORAIS do PT, PSOL, PCDOB e PDT. Vejam a que ponto chegamos os CÃOMUNISTAS se unem para expulsar um juiz que condenou o LADRÃO de estimação dos “PRUFESSÔRES” ” da “pátria educadora” e pior usam descaradamente uma das várias decisões criminosas do STF BOLIVARIANO outro antro de CÃOMUNISTAS criminosos que soltam tudo que é bandido do PT e do PCC para justificar o ato criminoso de censura e perseguição ao juiz Moro o “ódio do bem” que estes marginais praticam.

  12. Ooouuuu! Que acalmar professor universitário, só trocar o palestrante, tira Moro e coloca Lula, ainda recebem com hino do partido nacional comunista!

    1. Em pé lá estarei para receber o futuro presidente do Brasil.

  13. Mais uma vez fui aqui em baixo e li: Mônica Bergamo/Folha de São Paulo. E vi “professores de faculdade “. Conclui: trata-se de materia leviana, esquerdeopata, ideológica, socialista, e de valores invertidos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MPF vai apurar se ministros Rogério Marinho e Gilson Machado cometeram irregularidade em obra de mirante turístico no RN

A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu uma apuração preliminar para avaliar se há indícios de que os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do Turismo, Gilson Machado, cometeram atos de improbidade administrativa.

O caso envolve possíveis irregularidades na indicação, por parte de Marinho, de R$ 1,4 milhão do orçamento da União para a construção de um mirante turístico.

A obra, em tese, beneficiaria Marinho, já que está localizada perto de um terreno em que o ministro lançará um condomínio privado, no município de Monte das Gameleiras (RN), em sociedade com seu assessor, Francisco Soares de Lima Júnior.

No caso do ministro do Turismo, os procuradores vão avaliar se houve omissão.

Os ministros ainda não são formalmente investigados. Caso os procuradores avaliem que há indícios contra Marinho e Machado, um inquérito pode ser aberto para investigar os atos.

A apuração foi aberta pelo procurador da República Paulo de Carvalho a partir de uma representação da deputada Natália Bonavides (PT-RN), que citou fatos revelados em reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Orçamento paralelo

Segundo o jornal, a verba faz parte do chamado orçamento paralelo, que se origina do pagamento das emendas de relator do orçamento.

As emendas de relator previstas no orçamento deste ano somam R$ 18,5 bilhões, mas diferentemente das emendas individuais, de deputados e senadores, não seguem critérios transparentes.

Na prática, a destinação desses recursos é definida em acertos informais entre parlamentares aliados e o governo federal. Por isso são chamados de orçamento paralelo.

O esquema tem sido usado pelo governo para ampliar sua base de apoio no Congresso. Partidos de oposição acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a execução dessas emendas. A ministra Rosa Weber é a relatora das ações.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Jair Bolsonaro completa mil dias e presidente vai viajar por todas as regiões do país; veja agenda

Em meio às dificuldades para enfrentamento da pandemia de Covid-19, crise hídrica e energética, além da busca pela recuperação econômica, o governo Jair Bolsonaro completa mil dias nesta segunda-feira (27).

A marca deve ser tema de uma série de viagens do presidente e eventos organizados pelo Palácio do Planalto nesta semana.

Segundo o analista de política Caio Junqueira, os eventos estão organizados há três meses. Pelo planejamento elaborado pelos ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e das Comunicações, Fabio Faria, a ideia é regionalizar as entregas e fazer com que o governo esteja em um período de uma semana em todos os estados do país.

Bolsonaro testou negativo para a Covid-19 neste domingo (26), e por isso poderá cumprir a agenda normalmente.

A primeira agenda será realizada ainda nesta segunda-feira (27), o lançamento da linha de crédito Caixa Tem. Nos dias seguintes, a ideia é que o presidente vá a todas as regiões do país.

Ele ficará presencialmente em um estado da região e os outros ministros nos outros estados da região também entregando obras e, à certa altura, o presidente entra na solenidade em todos os estados simultaneamente.

O calendário prevê que isso ocorra na terça-feira (28) no Nordeste, com o presidente na Bahia; na quarta-feira (29) no Norte, com local do presidente ainda indefinido; na quinta-feira (30) no Sudeste, com o presidente provavelmente em Belo Horizonte; e na sexta-feira (1º) no Centro-Oeste e Sul, com Bolsonaro em Brasília e em Maringá, no Paraná.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Só p ver o povo passando fome, comendo pé de galinha e cozinhando a lenha. Se fosse ele ficava escondido.

  2. E ele faz alguma coisa além de viajar e promover aglomerações durante a pandemia? Quando é que ele vai começar a governar e trabalhar pelo Brasil? Ele não tinha prometido que não iria concorrer a reeleição? O que mudou? É o medo de ser preso pelos crimes que cometeu?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Macron é alvo de ovada em evento na França

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi atingido por um ovo enquanto estava rodeado pela imprensa e pelo público na cidade de Lyon, hoje, durante uma visita ao centro de convenções Eurexpo, onde ocorre uma feira de restaurantes e hotéis.

O ovo atingiu Macron no ombro, mas ricocheteou sem quebrar. Nas imagens, é possível ver que os seguranças do presidente tentam imediatamente protegê-lo.

De acordo com veículos internacionais, o jovem que atirou o ovo fez um gesto de protesto e gritou “vive la révolution” (viva a revolução, em tradução literal).

O rapaz, de cerca de 20 anos, foi algemado pelos seguranças. Macron pediu a sua equipe para entrevistar o homem.”Se ele tem algo a me dizer, deixe-o vir”, disse Macron, de acordo com a agência AFP. “Eu vou vê-lo depois.”

É a segunda vez em quatro meses que Macron é atacado durante uma visita oficial. No início de junho, o presidente francês levou um tapa durante uma reunião com funcionários do setor de hospitalidade na região de Drôme, no sudeste da França.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Natal amplia data de segunda dose de Oxford e inicia dose de reforço a acamados de 70 anos

© Reuters/Sergio Perez

A Prefeitura do Natal comunica que quem se vacinou com o imunizante da Oxford até 18 de Julho deve procurar um dos pontos de vacinação levando cartão de vacina e comprovante de residência de Natal para receber a D2 e completar seu esquema vacinal.
Outra mudança em relação à vacinação em Natal é sobre a dose de reforço dos idosos acamados com 70 anos e mais que completaram seis meses da segunda dose. Cada Distrito Sanitário tem o cadastro dessas pessoas que já foram vacinadas anteriormente pelas equipes da SMS Natal e cada Distrito é o responsável pelas rotas.
“Essa vacinação foi iniciada na semana passada e em Natal são mais de três mil acamados. Portanto, a logística é bem complexa devido à temperatura necessária do imunizante da Pfizer, sem contar que cada ampola tem seis doses. Vamos cumprir o cronograma e pedimos que a população tenha um pouco de paciência para que todos sejam imunizados”, explica o secretário municipal de Saúde, George Antunes.
A SMS Natal também iniciou a vacinação dos idosos que residem em Instituições de Longa Permanência.

PRIMEIRA DOSE

Pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose, se dirijam a um dos drives de vacinação para serem atendidas. A lista com as Unidades Básicas e os pontos de drives e grupos em vacinação, podem ser acessados através do https://vacina.natal.rn.gov.br/ para agilizar a vacinação é importante o cadastro prévio na RN Mais Vacinas.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC
As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru.
OXFORD
UBS do município e todos os drives estão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 18 de julho.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.
PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta e SESI para quem tomou a primeira dose até 06 de agosto.

TERCEIRA DOSE

Pessoas com 90 anos e mais e que não estejam acamadas e nem residem em instituições de longa permanência, que tenham completado o esquema vacinal, com duas doses, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há pelo menos seis meses, estão aptas a receber a D3. Para isso, as pessoas devem levar o cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Natal em qualquer ponto de aplicação da cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

SECANDO: Lagoa do Bonfim tem menos da metade da sua capacidade

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (27), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 1.917.294.535 m³, percentualmente, 43,80% da capacidade total do RN, que é de 4.376.444.842 m³. No mesmo período de setembro de 2020, as reservas hídricas superficiais totais do Estado eram de 2.254.100.757 m³, correspondentes a 51,50% do volume total, que o Estado consegue acumular. No cenário atual, chama a atenção a Lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, que acumula 40.720.427 m³, percentualmente, 48,32% do seu volume total, que é de 84.268.200 m³.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.235.565.027 m³, correspondentes a 52,07% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No mesmo período de setembro de 2020, o manancial estava com 1.429.694.895 m³, equivalentes a 60,25% do seu volume total.

Segunda maior barragem do RN, Santa Cruz do Apodi acumula 232.125.370 m³, equivalentes a 38,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período de 2020, o reservatório estava com 194.569.450 m³, percentualmente, 32,44% do seu volume total.

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 189.320.006 m³, correspondentes a 64,66% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No mesmo período de setembro de 2020, o reservatório estava com 246.053.646 m³, equivalentes a 84,03% do seu volume total.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn que ainda estão com mais de 80% da sua capacidade, são: o açude público de Encanto, com 84,13%; o açude Flechas, localizado em José da Penha, com 87,34%, o açude Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 87,33%, e Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com 84,77%.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn que ainda estão com mais de 70% da sua capacidade, são: o açude público de Marcelino Vieira, com 79,49%; o açude Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 79,72%; Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, com 78,5%; e Rodeador, localizado em Umarizal, com 79,69%.

A barragem de Pau dos Ferros acumula 24.048.806 m³, correspondentes a 43,85% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. No mesmo período de 2020, o reservatório estava com 16.535.048 m³, equivalentes a 30,15% do seu volume máximo.

Já a barragem Poço Branco, localizada em município homônimo, acumula 17.070.117 m³, correspondentes a 12,55% da sua capacidade total, que é de 136.000.000 m³. No final de setembro de 2020, o reservatório acumulava 29.856.693 m³, equivalentes a 21,95% do seu volume total.

O açude Boqueirão de Parelhas acumula 10.998.112 m³, correspondentes a 12,97% da sua capacidade total, que é de 84.792.119 m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 21.368.598 m³, equivalentes a 25,20% do seu volume total.

O reservatório Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 6.362.752 m³, percentualmente, 14,32% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. No mesmo período de setembro de 2020, o manancial estava com 11.746.759 m³, equivalentes a 26,44% do seu volume total.

Os mananciais monitorados pelo Igarn que estão em nível de alerta, com volumes inferiores a 10% da sua capacidade, atualmente são 5: o Caldeirão de Parelhas, localizado em Parelhas, com 9%; o açude público de Cruzeta, com 5,05%; o açude Itans, localizado em Caicó, com 2,28%; o Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó, com 1,2% e o Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 0,25% da sua capacidade.

Os açudes monitorados pelo Igarn que estão secos são: Inharé, localizado em Santa Cruz e o Trairi, localizado em Tangará.

Mais Lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, acumula 10.145.848 m³, correspondentes a 92,07% da sua capacidade total, que é de 11.019.525 m³.

A lagoa do Boqueirão, que atende a usos diversos, acumula 9.375.524 m³, correspondentes a 84,66% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³.

 

Opinião dos leitores

  1. Carnaval esta chegando e os principais pontos turisticos serão Macau e Caico, este ultimo será o mais polemico por querer fazer restriçoes em relaçao ao racionamento de agua, porem sem controle dos milhares de visitantes que receberá, sabemos que todo ano, antes do covid, sempre foi assim.

  2. O Governo do Estado, não tem planos, nem política pública de combate à seca , vive falando o sol com a peneira.

  3. O nível real da Lagoa do Bonfim é INFERIOR a 38% !!!

    É só ver a marcação das cotas na estação de bombeamento

    A Caern em breve não conseguirá manter o bombeamento clandestino – desde 2014 venceu a licença – e nesse dia teremos 33 municípios e 133 comunidades sem água.

    Então não teremos mais lagoa nem água nas comunidades. Falta muito pouco.

    O governo Fátima passará à história como o governo que destruiu aquele ecossistema que abrange 3 municípios.

    1. Fátima é? Faz uns 20 anos que bombeiam água dessa lagoa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 01 morte por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 03

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (27). São 368.308 sendo destes, 03 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.334 no total, sendo 01 ocorrido nas últimas 24 horas, no município de Natal. No domingo eram 7.333 mortes. Óbitos em investigação são 1.328.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 175.472 e descartados são 733.101. Em acompanhamento, são 101.484.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 24,6%

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 24,6%, registrada no fim da manhã desta segunda-feira (27). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 96.

Até o momento desta publicação são 159 leitos críticos (UTI) disponíveis e 52 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 110 disponíveis e 44 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 30% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 13% e a Região Seridó tem 17,6%.

Opinião dos leitores

  1. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 🤭🤣🥱🤭🤣🥱🤭 mumumu mumu mumumumu mu mumu, 🤤🤤🤤🤤🐭🐭🐭🐭🐭, 🤫🤫🤫🤫🤫🥸🥸🥸🥸🥸🥸🥸 mumumumu muuuuuuuuu, 🐭🐭🐭🐭🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮, mu 😏😏😏😏😏😏🧐🧐🧐🧐🧐🧐🧐🥱🥱🥱🥱🥱🥱.

  2. Só pode ser muita ivermectina, cloroquina e outros placebos que estão causando essa redução no número de casos e mortes de covid né?! Afinal, segundo a narrativa de alguns bovinos adestrados que postam aqui no Blog, as vacinas contra covid não inibem nem o contágio nem as mortes por essa doença… Muuuuuu

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 159 leitos críticos e 112 leitos clínicos disponíveis

Foto: Regulação/Sesap

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta de 11h desta segunda-feira(27).

Neste período, havia 01 paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Apenas 01 aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 159 leitos críticos e outros 112, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Forte terremoto atinge a maior ilha de Creta, na Grécia

Fotos: Stefanos Rapanis/Reuters/Harry Nikos/AP

Um forte terremoto de magnitude 5,8 sacudiu a maior ilha grega de Creta nesta segunda-feira (27) e ao menos uma pessoa morreu com o desabamento da cúpula de uma igreja que estava em reforma.

O tremor também deixou ao menos nove pessoas feridas e causou danos consideráveis em edifícios. A morte foi registrada na cidade de Arkalochori.

Muitas pessoas correram para a rua em Heraklion, a principal cidade de Creta, e alunos foram instruídos a deixar as salas de aula e se reunir nos pátios das escolas e em praças.

“Foi muito forte e durou muitos segundos”, disse um prefeito local à televisão Skai.

O epicentro foi a 10 km de profundidade, segundo o Instituto Geodinâmico de Atenas, e a 346 km ao sul da capital Atenas e a 23 km a noroeste de Arvi, no sudeste de Creta.

O terremoto ocorreu às 9h17 (horário local, 3h17 em Brasília), e ao menos nove tremores secundários aumentaram os danos nos vilarejos próximos ao epicentro.

A mídia local relata o desabamento de paredes de edifícios antigos de pedra em aldeias próximas ao epicentro do tremor, na parte oriental da ilha.

Os voos não foram afetados no aeroporto de Heraklion, e a associação de hoteleiros disse que não houve danos graves a nenhum empreendimento da região, que tem muitos resorts.

G1

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Marinha emite aviso de ventos fortes e ondas de até 2,5 metros no litoral do RN

 Foto: Eros Sena

Um alerta de ressaca com ondas de até 2,5 e ventos de até 61km/h no litoral do Rio Grande do Norte foi emitido pela Marinha do Brasil. Com validade até a próxima quarta-feira (29), o comunicado é valido para a área entre Natal e Maceió (AL).

Já o alerta de ventos fortes, a área costeira entre Natal e São Luís (MA) e para área oceânica entre Natal e Maceió, são os locais que devem ter cautela. Devido o mau tempo, também é recomendado pela Capitania dos Portos do RN que embarcações de pequeno porte evitem navegar nesse período.

Com relação às outras embarcações, a Capitania remenda as seguintes precauções: atenção de salvatagem, estado geral dos motores, casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *