Jornalismo

Mulher de empresário confessa ter matado e esquartejado o marido

Elise Ramos Kitano Matsunaga, 38, confessou em depoimento à polícia, nesta quarta-feira, ter matado e esquartejado o marido, Marcos Kitano Matsunaga, 42, diretor-executivo da empresa de alimentos Yoki. Ela disse ter cometido o crime sozinha e esquartejado o homem no quarto da empregada, na cobertura em que morava o casal, na capital paulista. Ela está presa desde a noite de segunda-feira (4) e ainda era ouvida por volta das 13h10 desta quarta.

Esse é o primeiro depoimento prestado por Elise, que até então negava qualquer envolvimento no crime. A polícia, porém, já havia dito que as investigações apontam que Marcos traía a mulher e que o crime teve motivação passional. A polícia também suspeita que Elise tenha tido ajuda para desovar o corpo.

O empresário havia desaparecido no dia 20 de maio. No dia seguinte, o primeiro pedaço de corpo foi encontrado. A última parte a ser encontrada foi a cabeça, que permitiu que o reconhecimento da vítima fosse feito pelo seu irmão no dia 28.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) havia informado mais cedo que a polícia pedirá ainda hoje a prorrogação da prisão de Elise.

Carlos Pessuto/Futura Press
Elise Ramos Kitano Matsunaga, 38, suspeita de ter matado o executivo da Yoki Marcos Kitano Matsunaga, 42
Elise Ramos Kitano Matsunaga, 38, suspeita de ter matado o executivo da Yoki Marcos Kitano Matsunaga, 42

O CRIME

A polícia analisou imagens de câmeras de segurança do prédio. No sábado (19), o casal, a babá e a filha do casal, de um ano, chegam ao apartamento por volta das 18h30. A babá é dispensada e vai embora logo em seguida.

Cerca de uma hora depois, Marcos desce até a portaria para pegar uma pizza. Ele estava com a mesma roupa –uma camisa marrom– encontrada pela polícia nos locais onde pedaços de seu corpo foram deixados.

Às 5h de domingo (20), a babá chega ao apartamento –ao qual ela possui acesso limitado, não podendo circular por todos os cômodos. Por volta das 11h30, Elise desce até a garagem, pelo elevador de serviço, com três malas.

Às 23h50, ela retorna sem as malas. Segundo a polícia, ela afirmou que esqueceu as malas no carro. “O fato é que ele entrou no apartamento vivo e de lá não saiu”, resumiu Carrasco.

OS INDÍCIOS

Segundo a polícia, Matsunaga era colecionador de armas e, após seu desaparecimento, Elise entregou à Guarda Municipal de Cotia algumas armas que pertenciam a ele para que fossem destruídas. Entre elas estava uma de calibre 7.65, idêntico ao usado no tiro à queima-roupa que atingiu o lado esquerdo da cabeça da vítima.

Carrasco disse também que no apartamento do casal existem várias geladeiras, “verdadeiras câmaras frigoríficas”, que estão sendo periciadas. A polícia acredita que as partes do corpo de Matsunaga ficaram em algum tipo de refrigerador antes de serem jogadas em Cotia.

A polícia também encontrou no imóvel sacos de lixo de modelo idêntico ao usado para embalar as partes do corpo da vítima. Segundo o delegado Carrasco, são sacos muito incomuns, provavelmente importados, que possuem um filete vermelho na extremidade.

Os peritos que analisaram as partes do corpo afirmam que os cortes foram feitos com extrema precisão. A polícia afirma que Elise, que é bacharel em direito, possui curso técnico de enfermagem. Além disso, ela é beneficiária de um seguro de vida feito recentemente pelo executivo, no valor de R$ 600 mil.

Elise foi presa com um mandado de prisão temporária, de cinco dias, mas a polícia afirma que pode pedir à Justiça uma prorrogação.

Reportagem da Folha de SP

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

A atitude de Allyson de convocar professores temporários em vez de concursados gera revolta em Mossoró

Foto: Divulgação

A convocação de professores temporários pela Prefeitura de Mossoró gerou forte repercussão e críticas nas redes sociais. A decisão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) ocorre enquanto candidatos aprovados no concurso da educação ainda aguardam chamada, o que intensificou a insatisfação e revolta entre os concursados e seus familiares.

De acordo com publicação no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (18), a gestão municipal convocou 42 professores em caráter temporário para atuação em sala de aula. A medida foi tomada mesmo com professores aprovados no concurso vigente que ainda não foram convocados.

Segundo dados citados por aprovados, dos 512 candidatos classificados, apenas 184 foram chamados até o momento. Outros 328 seguem aguardando convocação, o que tem motivado as manifestações e cobranças públicas direcionadas à Prefeitura de Mossoró.

A vereadora Marleide Cunha (PT) informou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que protocolou um mandado de segurança questionando a decisão. Ela afirmou ainda que, segundo seu posicionamento, há dificuldade em obter informações sobre o concurso e o quadro de vacâncias na educação municipal.

A situação segue gerando repercussão e pressão por esclarecimentos sobre os critérios adotados nas convocações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Distribuidoras alertam governo federal para risco de desabastecimento de combustíveis no país

Foto: Agência Brasil

O Sindicom, que representa as principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, enviou um ofício ao governo federal alertando para risco de desabastecimento e pedindo a retomada dos leilões de diesel e gasolina da Petrobras, que foram cancelados nesta semana. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil.

De acordo com documento obtido pela Reuters, o sindicato afirma que, mesmo com aumento da demanda, as distribuidoras enfrentam cortes nas cotas de fornecimento e negativas de pedidos adicionais para os meses de março e abril.

Segundo o Sindicom, empresas como Vibra Energia, Ipiranga e Raízen estão entre as afetadas pelas restrições no fornecimento de combustíveis.

No ofício, o sindicato destaca que o cenário internacional tem pressionado os preços e ampliado a disputa por suprimentos. No Brasil, segundo a entidade, a falta de diretrizes claras na política de preços e a instabilidade no calendário de leilões impactam a previsibilidade das operações.

O Sindicom solicitou medidas urgentes ao governo federal para garantir a regularidade do abastecimento e evitar impactos no fornecimento de combustíveis em todo o país.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eriko Jácome consolida apoios à sua pré-candidatura a deputado estadual em Angicos

Foto: Divulgação

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (PP) deu mais um passo importante na consolidação de sua pré-candidatura a deputado estadual ao cumprir agenda no município de Angicos, na região Central do RN.

Durante a visita, Eriko foi recebido pelo comunicador e empresário Gustavo Braga, com quem participou de encontros e diálogos sobre o cenário local. A passagem pela cidade também foi marcada por reuniões estratégicas que resultaram em novos apoios ao seu projeto.

Entre as adesões, destacam-se o vereador Marinho e o ex-vereador e suplente Max, que declararam apoio à pré-candidatura de Eriko, reforçando sua presença e articulação no cenário político local.

Ao comentar a visita, Eriko destacou o acolhimento recebido e o potencial do município. “Angicos é uma cidade que nos recebe com muito carinho e que tem uma população acolhedora. Saio daqui ainda mais motivado, acreditando em um futuro muito próspero, construído com diálogo, parceria e muito trabalho por Angicos”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT oficializa Samanda Alves como pré-candidata ao Senado no RN

Foto: Francisco de Assis/

A direção estadual do PT no RN oficializou, nesta quinta-feira (19), o nome da vereadora de Natal Samanda Alves como pré-candidata ao Senado nas eleições de 2026. A decisão foi tomada após a governadora Fátima Bezerra anunciar, na terça-feira (17), que permanecerá no cargo até o fim do mandato.

Segundo nota da Executiva Estadual, o partido defende a apresentação de um nome que represente “unidade partidária, renovação política, compromisso com a democracia, os direitos do povo e os interesses do Rio Grande do Norte”.

No documento, o PT reafirma a pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado, como continuidade da gestão liderada por Fátima Bezerra. A permanência da governadora até o fim do mandato foi classificada pela Executiva como sinal de “responsabilidade política” e compromisso com a estabilidade administrativa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Vorcaro foi transferido para PF para iniciar delação

Foto: Reprodução

O empresário Daniel Vorcaro foi transferido para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, segundo apuração da coluna Mirelle Pinheiro, do Metrópoles. A mudança foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do STF, a pedido da defesa, e ocorre no contexto de negociações para um possível acordo de colaboração premiada.

Vorcaro está preso desde o início de março no âmbito da Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal. De acordo com a investigação, o caso apura suspeitas de crimes financeiros e pagamentos indevidos a agentes públicos.

Investigadores também analisam a existência de uma estrutura paralela de monitoramento, descrita como uma “milícia privada”, conforme apontado no inquérito. As informações constam nas apurações em andamento.

Após nova ordem de prisão, ele foi encaminhado ao sistema penitenciário federal e permanece na ala de saúde da Penitenciária Federal em Brasília, em regime de isolamento, seguindo protocolo para presos recém-ingressos.

Segundo fontes ligadas à investigação, o empresário teria sinalizado disposição para colaborar. A transferência para a sede da Polícia Federal é vista como medida para “facilitar a realização de depoimentos” e “a condução das negociações”, de acordo com relatos obtidos pela apuração.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Primo Rico diz que navios com diesel desviaram rota e alerta para risco de desabastecimento no Brasil

Imagens: Reprodução/Instagram/Thiago Nigro

O influenciador e coach financeiro Thiago Nigro, conhecido como Primo Rico, publicou um vídeo nas redes sociais em que afirma que navios carregados de diesel teriam deixado de vir ao Brasil. Segundo ele, a situação pode gerar risco de desabastecimento nos próximos meses.

No vídeo, Nigro declara que “a presidente da Petrobras acabou de confirmar que vários navios carregados de diesel estavam chegando aqui no Brasil e desviaram a rota pra outros países”. Ele também alerta que “existe um risco real de desabastecimento nos próximos meses”.

De acordo com o influenciador, o Brasil importa cerca de 30% do diesel que consome, o que, segundo ele, aumenta a dependência do mercado internacional. Ele relaciona o cenário à alta do preço do petróleo e à diferença entre os valores praticados no Brasil e no exterior.

Ainda segundo Nigro, “nenhum importador privado quer trazer diesel pagando caro lá fora para vender mais barato aqui dentro”, o que, na avaliação dele, explicaria o possível redirecionamento de cargas para outros países.

O influenciador afirma que uma eventual redução na oferta pode impactar diretamente o consumidor. “Sem diesel chegando, o frete sobe, o alimento sobe e a inflação sobe”, disse. Ele também mencionou relatos de seguidores sobre possíveis dificuldades de abastecimento em algumas regiões.

Até o momento, não há confirmação oficial detalhada por parte da Petrobras sobre desvio generalizado de navios ou risco imediato de desabastecimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANATEL CONFIRMA: número contatado por Vorcaro é do STF; Moraes nega e CPMI cobra explicações

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A Anatel informou à CPMI do INSS, nesta quinta-feira (19), que o número de celular citado na quebra de sigilos do empresário Daniel Vorcaro está vinculado ao STF. Segundo o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), o relatório não identifica quem usava a linha no momento do contato.

Viana disse que o documento confirma apenas que o telefone pertence à estrutura do STF, sem apontar se era usado por ministro ou servidor. Diante disso, a CPMI decidiu encaminhar um ofício à Corte solicitando esclarecimentos sobre quem estava com a linha na data da comunicação, conforme o Poder360.

A apuração ganhou repercussão após mensagens extraídas do celular de Vorcaro indicarem contato com um número associado ao Supremo. Inicialmente, houve suspeita de que o destinatário pudesse ser o ministro Alexandre de Moraes.

Em nota divulgada anteriormente, o gabinete de Moraes negou qualquer ligação com o caso. Segundo o ministro, ele não enviou nem recebeu mensagens do ex-banqueiro e não mantém contato com Vorcaro.

A CPMI do INSS investiga possíveis irregularidades em operações financeiras envolvendo aposentados e pensionistas. Segundo a comissão, os dados analisados fazem parte da quebra de sigilo de investigados, e novos esclarecimentos devem ser solicitados ao STF nos próximos dias.

Opinião dos leitores

  1. Não teria condições de localização do dia da mensagem no celular? Iria mostrar na íntegra a localização.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara de Natal barra título para Michelle Bolsonaro por um voto

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Natal rejeitou, nesta quinta-feira (19), a proposta que concedia o título de cidadania natalense à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). A matéria não atingiu o número mínimo de votos exigido para aprovação, segundo registro da sessão ordinária.

De acordo com o placar oficial, foram 14 votos favoráveis, cinco contrários e 10 ausências justificadas. Como o projeto exigia maioria absoluta dos vereadores, a proposta acabou sendo rejeitada por diferença de um voto.

O projeto já havia sido retirado de pauta em maio do ano passado e voltou à discussão no plenário nesta quinta, quando foi novamente apreciado pelos parlamentares da Casa.

Segundo a Câmara, após a votação, a autora da proposta, vereadora Camila Araújo (União), comentou o resultado em plenário. “Não dá para ganhar todas, mas fico feliz pelo título que tentei”, declarou.

Com a rejeição, a proposta é arquivada, conforme o regimento interno da Casa Legislativa, salvo nova apresentação em outro momento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro do STJ aplica “mata-leão” para conter passageiro em surto após ameaça em voo

Foto: Reprodução

O ministro Mauro Campbell Marques, do STJ, ajudou a conter um passageiro em surto durante um voo que saiu de Manaus com destino a São Paulo. O caso ocorreu durante a viagem e ganhou repercussão após confirmação por veículos de imprensa.

Segundo informações divulgadas pelos portais Metrópoles e CM7, um homem começou a gritar e fazer ameaças dentro da aeronave, afirmando que abriria a porta do avião em pleno voo, o que causou pânico entre os passageiros.

De acordo com os relatos, o homem apresentava sinais de surto e comportamento descontrolado, o que levou à necessidade de contenção imediata para garantir a segurança de todos a bordo.

Diante da situação, o ministro, que possui treinamento em jiu-jitsu, auxiliou na imobilização do passageiro até que a tripulação e outros ocupantes do voo conseguissem controlar a ocorrência.

Ainda segundo as informações, após o pouso da aeronave, o homem foi entregue à Polícia Federal para os procedimentos cabíveis. Não há informações oficiais sobre o estado de saúde do passageiro ou eventuais desdobramentos do caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TSE arquiva ação do PL contra desfile que homenageou Lula no Carnaval do Rio

Foto: Ricardo Stuckert/Planalto

O TSE arquivou o pedido do que solicitava investigação sobre um desfile de Carnaval no Rio de Janeiro que homenageou o presidente Lula (PT). A decisão foi tomada pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Antônio Carlos Ferreira.

Segundo o TSE, não cabe à Corte autorizar, neste momento, a produção antecipada de provas, como havia solicitado o partido, que é de oposição ao governo federal.

De acordo com o PL, a apresentação carnavalesca teve caráter de promoção política e poderia configurar, em tese, abuso de poder político e econômico. Por isso, a legenda pediu a preservação de provas para eventual investigação futura.

Na decisão, o ministro Antônio Carlos Ferreira afirmou que não há comprovação nos autos de que tenha havido negativa formal de acesso às informações por parte de órgãos públicos ou entidades envolvidas.

O magistrado destacou ainda que o próprio partido pode buscar os elementos necessários por outros meios, sem necessidade de intervenção da Justiça Eleitoral neste momento.

Opinião dos leitores

  1. Nooossa sério? Ah, só seria propaganda eleitoral antecipada se fosse com Bolsonaro, próximo….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *