Diversos

Nasa confirma a existência de água no lado iluminado da Lua

Foto: (Matt Aust | star-trails.de/Getty Images)

A Nasa divulgou nesta segunda-feira, 26, uma descoberta “empolgante” sobre a Lua. Segundo a agência espacial americana, foi encontrada água na superfície lunar que é iluminada pelo Sol. Não se sabe ainda se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural, como acontece com a água presente na Terra, mas ela pode ser de fácil acesso. Quer trabalhar na área de tecnologia? Aprenda do zero a programar com nosso curso de data science e python.

Em seu site oficial, a agência afirmou anteriormente que “a nova descoberta contribui com os nossos esforços de aprender mais sobre o satélite da Terra e apoia a exploração espacial”. Na coletiva de imprensa qual EXAME participou, a Nasa afirmou que a existência de água na Lua pode ajudar os astronautas em suas viagens, uma vez que pode facilitar o consumo, e até mesmo oferecer o oxigênio necessário para “uma colônia lunar”.

A água foi encontrada em uma das crateras lunares que pode ser vista da Terra, na parte Sul do satélite. As duas principais suposições da Nasa são a de que a água foi criada por conta de impactos causados por meteoritos ou pela interação energética de partículas que foram ejetadas do Sol.

O objetivo da Nasa é enviar a primeira mulher ao espaço em 2024, bem como o segundo homem, repetindo os feitos que consagraram os Estados Unidos há 51 anos, quando o primeiro homem pisou na Lua. A descoberta, segundo eles, vai ajudar os astrônomos a entenderem melhor como funciona o satélite.

A Lua está a cerca de 382.700 quilômetros de distância da Terra e tem uma atmosfera muito fina, além de sua superfície ser toda coberta de crateras causadas por impactos.

A indústria espacial, que é avaliada em quase 360 bilhões de dólares globalmente, segundo a empresa Bryce Space and Technology, tem muito a ganhar com as novas iniciativas e missões internacionais. Como em todas as corridas, a espacial não é diferente — e o que todos querem saber é quem vai chegar primeiro.

Acompanhe a apresentação

A primeira mulher na Lua

A Artemis — não a deusa — é tida como a missão gêmea da “Apollo”, que, em 1969, conseguiu cumprir seu objetivo de fazer o homem pisar na Lua pela primeira vez. Agora, a meta da Nasa é fazer com que a primeira mulher do mundo também deixe a sua marca no satélite. É nesse programa que o terceiro homem também deve chegar ao local.

A Nasa pretende, em 2021, enviar uma nave não tripulada, na missão Artemis I, à Lua. A pretensão é que até 2024 aconteça a missão tripulada e que em 2030 se inicie a exploração do satélite.

Com sinal de 4G

Além a missão para enviar astronautas, a Nasa também fez um acordo com a Nokia, através da subsidiária Bell Labs, para que uma rede de 4G seja instalada em ambiente lunar, a fim de que as pessoas consigam passar mais tempo no local.

Para alcançar a proeza, os engenheiros vão precisar considerar as condições climáticas da Lua, levando em conta fatores como temperatura, radiação e até os efeitos causados pela chegada e pela partida de foguetes, que causam vibrações na superfície lunar.

A expectativa é de que a rede 4G de internet móvel por lá permita que os astronautas possam se conectar à internet em apenas um pequeno espaço geográfico, e não na Lua inteira. Desta forma, a conexão exigiria um gasto menor de energia. Outra vantagem estaria na redução do número de equipamentos necessários para permitir a conexão.

O rover chinês

A China foi o primeiro país a alunar no lado mais afastado da Lua, em janeiro de 2019. A missão, batizada de Chang’e-4, descobriu uma substância parecida com gel na superfície lunar no começo deste ano, mas sua composição ainda não foi confirmada.

A ideia dos chineses também é coletar o máximo de informações possíveis sobre a companhia cósmica da Terra a fim de ajudar a astronomia a compreender melhor como ela funciona.

A Índia também quer a Lua

Em novembro deste ano, os indianos devem enviar mais uma missão para a Lua, a Chandrayaan-3. Em julho de 2019, sua sucessora, a Chandrayaan-2, tentou pousar na superfície lunar, mas passou por um acidente e teve problemas de comunicação com a Terra.

A Índia, que tem uma espécie de Nasa indiana, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês), tem mais de 500 grandes e pequenas empresas voltadas ao espaço, mas nenhuma delas é madura o suficiente para colocar o desenvolvimento espacial do país em outro patamar.

O orçamento da agência para 2020 e 2021 é de 13,5 milhões de rúpias (cerca de 179.000 dólares na cotação atual, ou 968.000 reais) — um orçamento 7,5% maior do que no ano passado e 45,2% maior do que em 2016, ainda assim bem longe dos padrões de outros países, mas indica o foco da Índia no espaço.

Todas as expectativas da Índia estão voltadas para o lançamento de novembro.

Bezos além da Amazon

Em abril deste ano, a empresa Blue Origin, de Jeff Bezos, homem mais rico do mundo e CEO da Amazon, recebeu o prêmio mais alto da Nasa, de 579 milhões de dólares, para levar astronautas à Lua.

A empresa ainda não fez nenhum lançamento, mas tem ambições parecidas com a SpaceX de Musk e tem metas de lançar seu foguete até a órbita da Terra, batizado de “New Glenn“, em 2021.

A tentativa de Israel

Em abril de 2019, Israel mirou na Lua, mas não acertou. A espaçonave não tripulada Beresheet, apesar de ter alcançado a órbita lunar, sofreu um acidente ao tentar pousar na superfície.

A Beresheet havia sido construída somente com investimentos privados, sendo a primeira espaçonave de exploração lunar que teve a participação de uma empresa privada junto ao subsídio governamental. Caso a tentativa tivesse dado certo, a nave seria a primeira com investimento de companhias privadas a alcançar ambientes extraterrestres.

Exame

 

Opinião dos leitores

    1. Quer dizer que você adorava e apoiava toda a corrupção, manipulação e mentiras que o povo brasileiro vivia até 2016? Já diz o ditado: "os incomodados que se retirem".
      Já comprou sua passagem só de ida? Vá o mais rápido possível, pois seu sofrimento só vai aumentar…

    2. Joaquin, a essa hora o gado já é pra tá dormindo, para amanha voltar revigorado pra mais um dia de mujir ao chamado do berrante do Bozo.

  1. Vão já contaminar como fizeram com a abundância que tinha aqui. Transformaram em esgoto. O ser humano é lamentável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANÁLISE: Cláudio Humberto diz que oposição vê Lula protegendo o PCC de classificação proposta por Trump

Foto: Divulgação

A oposição intensificou as críticas ao governo federal e afirmam que a gestão do presidente Lula (PT) atua para blindar a facção criminosa PCC, segundo análise publicada na coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A tese ganhou força após a prisão da influenciadora digital Deolane Bezerra. Ela foi alvo de uma operação conduzida pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, sob a acusação de atuar como operadora financeira e realizar lavagem de dinheiro para o grupo criminoso.

Conforme a coluna, o deputado Messias Donato (União-ES) classificou a situação como uma demonstração de omissão por conveniência por parte do Executivo federal. “A prisão escancarou o que muitos já sabiam: aliada direta do presidente, envolvida com lavagem de dinheiro do PCC”, destacou Messias.

Já o deputado Alfredo Gaspar (PL-AL), ex-promotor de Justiça, declarou perplexidade com o que chamou de proximidade entre o crime organizado e esferas da República. “Olha a proximidade do crime organizado com a República”, apontou estarrecido o deputado e ex-promotor de Justiça Alfredo Gaspar (PL-AL).

A coluna finaliza a análise com as falas do deputado Kim Kataguiri (Missão-SP): “Deolane virou símbolo da normalização do absurdo” e de Evair de Melo (Rep-ES), “a prisão escancara a podridão que tomou conta do país. E Lula ainda se recusa a tratar facção como terrorismo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

CUSTO BRASIL: Marcas como Nike e Adidas transferem operações para o Paraguai em busca de impostos menores

Foto: Reprodução

Grandes marcas globais do setor de calçados e vestuário, como Adidas, Nike e Fila, expandiram de forma significativa suas operações fabris em território paraguaio.

O movimento estratégico de descentralização industrial ocorre por intermédio do Grupo Dass, responsável pelas confecções na América do Sul.

O principal atrativo para a transferência de linhas de produção é o conjunto de incentivos operacionais oferecido pelo governo paraguaio, com destaque para a chamada Lei de Maquila.

A legislação local estabelece regimes de tributação reduzida e desburocratização aduaneira para empresas focadas na exportação.

Relatórios de comércio internacional apontam que o Paraguai consolidou-se como um polo de montagem e manufatura no continente.

Fabricantes utilizam as vantagens fiscais do país vizinho para produzir insumos com custos reduzidos e, posteriormente, reinserir os produtos acabados no mercado consumidor brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ALERTA MÉDICO: Pessoas com ideologia de esquerda tem 150% mais riscos de doença mental, diz estudo

Foto: Reprodução

Levantamentos realizados por institutos americanos, entre eles o General Social Survey (GSS) e o Pew Research Center, identificaram uma correlação estatística entre posicionamentos políticos progressistas e índices mais elevados de relatos de problemas de saúde mental.

Segundo os dados analisados, a associação apareceu de forma recorrente em diferentes pesquisas e grupos de amostragem, segundo informações do Poder360.

De acordo com os estudos citados, pessoas que se identificam como “extremamente liberais” ou progressistas apresentaram taxas maiores de ansiedade, depressão e TDAH em comparação com entrevistados de perfil conservador.

Os levantamentos também apontaram menor índice médio de satisfação com a vida entre os grupos pesquisados.

Pesquisadores e analistas comportamentais afirmam que diferentes fatores podem influenciar os resultados observados.

Entre os pontos citados estão níveis mais elevados de neuroticismo, menor religiosidade, maior exposição a debates sociais complexos e uso intenso de redes sociais.

Os próprios pesquisadores ressaltam que os dados indicam correlação estatística e não comprovam relação direta de causa e efeito entre ideologia política e transtornos mentais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ciro Nogueira diz que Flávio Bolsonaro “tem que ser investigado” no caso Master

Foto: Reprodução

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, evitou sair em defesa direta do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas investigações que envolvem o Banco Master. Ambos parecem entre os nomes citados nas apurações em andamento.

Durante entrevista, ele afirmou que todas as investigações precisam seguir o rito previsto em lei e declarou que eventuais punições devem ocorrer caso haja comprovação de irregularidades.

Segundo Ciro, Flávio deve passar normalmente pela investigação .

A estrutura política de apoio a Flávio Bolsonaro sofreu desgaste após a divulgação de mensagens e conversas reservadas entre ele e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master.

As suspeitas envolvem o financiamento de produções cinematográficas e o custeio logístico de viagens internacionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MATEMÁTICA DE MOSSORÓ: PF identifica quem era “Fátima” em planilha de esquema investigado na Operação Mederi

Foto: Reprodução

As investigações da Polícia Federal na Operação Mederi avançaram e identificaram a mulher citada como “Fátima” na contabilidade clandestina apelidada pelos investigadores de “matemática de Mossoró”.

De acordo com o relatório, trata-se de Maria de Fátima Dantas dos Santos, beneficiada direta por repasses de propina na ordem de 10%.

A apuração apontou que a investigada é uma assessora de comunicação que foi nomeada formalmente para atuar na administração pública por meio da Portaria nº 157/2024.

Inicialmente alocada na pasta de Comunicação, ela foi posteriormente transferida para o setor de Cerimonial do Palácio da Resistência.

O avanço célere das descobertas documentais da Polícia Federal foi o fator determinante para que o desembargador federal Rogério Fialho Moreira decidisse manter o processo sob o foro do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

O magistrado rejeitou a recomendação do Ministério Público Federal para enviar o caso à primeira instância.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] PRESSÃO NO CONGRESSO: Senador leva pizza para Alcolumbre e cobra CPMI do Banco Master

Imagens: Reprodução/Estado de Minas

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) levou uma caixa de pizza para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e exigiu a instalação imediata da CPMI sobre o Banco Master.

Ele defendeu a convocação do senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) para prestar esclarecimentos sobre o filme Dark Horse. E subiu o tom ao relembrar menções a contratos envolvendo familiares dos ministros do STF Dias Toffoli e Alexandre de Moraes nas apurações do caso.

Por fim, Claitinho pediu que a CPMI seja aberta de forma rápida para “separar o joio do trigo”.

A criação da comissão enfrenta resistência nos bastidores por parte dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] PROVOCAÇÃO: Sem citar Flávio Bolsonaro, Lula dispara: “Ainda vai aparecer muito mais coisa”

Imagens: Reprodução/CNN

O presidente Lula (PT) criticou a oposição durante pronunciamento oficial. Sem citar diretamente o nome do senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ele disparou ironias sobre o financiamento de produções artísticas no país.

Lula afirmou que sua gestão “nunca foi atrás da lei Daniel Vorcaro” para viabilizar captação de recursos para nenhum artista brasileiro, segundo informações da CNN. A fala faz referência direta ao proprietário do Banco Master, instituição que está sob investigação da Polícia Federal.

O petista afirmou estar convencido de que o atual período de investigações revelará novos fatos sobre as relações financeiras da gestão anterior. “Ainda vai aparecer muito mais coisa”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FIM DO “SIGILO DE 100 ANOS”: Câmara aprova projeto após gastos de R$ 2,35 bilhões com viagens no governo Lula

Foto: Reprodução

A oposição ao governo Lula (PT) conseguiu aprovar na Câmara dos Deputados um projeto de lei que limita o uso do chamado “sigilo de 100 anos” em informações públicas. O objetivo é impedir que dados sejam mantidos sob restrição com base em alegações de proteção de informações pessoais.

A iniciativa ganhou força após levantamentos do Portal da Transparência apontarem que a gestão Lula acumulou R$ 2,35 bilhões em despesas com viagens oficiais de servidores e autoridades. O texto agora segue para apreciação do Senado Federal.

Parlamentares da oposição afirmaram que as restrições da Lei de Acesso à Informação vinham sendo aplicadas de forma distorcida para ocultar agendas oficiais da primeira-dama Janja, listas de visitantes de prédios públicos e despesas administrativas com comitivas internacionais.

Os deputados defendem maior transparência sobre gastos e compromissos oficiais do governo federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] CAOS NA SAÚDE: Deputado denuncia abandono, esgoto estourado e presença de ratos no Hospital Santa Catarina em Natal

Imagens: Reprodução/Gustavo Carvalho

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) fez um pronunciamento na Assembleia Legislativa denunciando problemas estruturais no Hospital Santa Catarina, localizado na Zona Norte de Natal.  A fala ocorreu após uma fiscalização presencial realizada pela equipe do parlamentar.

Segundo ele, a vistoria constatou áreas tomadas por matagal, acúmulo de lixo, sujeira espalhada por diversos setores e esgotos estourados. Gustavo classificou o cenário como “um retrato doloroso do abandono” por parte do Governo do Estado.

O relatório apresentado em plenário aponta que usuários da unidade de saúde relataram a circulação de ratos pelos corredores, inclusive em locais próximos aos leitos dos pacientes. O deputado cobrou providências emergenciais imediatas da Secretaria de Saúde do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula diz que desistiu de medida contra celular roubado para não punir comprador

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (21) que desistiu de adotar uma medida mais rígida contra celulares roubados para evitar que pessoas que compraram aparelhos sem conhecer a origem ilegal fossem prejudicadas. A declaração foi dada durante um evento cultural realizado em Aracruz, no Espírito Santo.

Lula afirmou que o governo estudava mecanismos para rastrear aparelhos furtados e recuperar os celulares mesmo quando já estivessem nas mãos de terceiros, segundo o Poder360.

“Se eu tirar o telefone dele e aparecer alguma coisa, se for ladrão, tem que ser preso. Mas eu não quero prejudicar a pessoa que inocentemente, por necessidade, comprou”, declarou o presidente.

Segundo Lula, o governo tenta encontrar uma alternativa “mais humana” para enfrentar o mercado ilegal de celulares sem focar apenas em medidas policiais.

O presidente também citou o programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça em 2023. A ferramenta permite bloquear remotamente linha telefônica, aplicativos bancários e o IMEI do aparelho em caso de roubo ou furto.

De acordo com Lula, o sistema já conta com cerca de 2,5 milhões de usuários cadastrados e envia alertas quando um chip novo é inserido em aparelhos registrados como roubados.

O governo federal também informou que mantém ações integradas entre operadoras, Agência Nacional de Telecomunicações e forças de segurança para tentar reduzir o comércio ilegal de celulares no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *