Economia

NEM-NEM: Quase 1/4 dos jovens brasileiros não estuda nem trabalha, revela IBGE

Quase um quarto dos jovens brasileiros (23%) nem estuda nem trabalha, segundo os novos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad contínua) sobre educação, divulgados na manhã desta quarta-feira, 19. O porcentual é ainda mais alto na faixa etária que vai dos 18 aos 24 anos, idade em que, teoricamente, deveriam estar na universidade, chegando a 27,7%.

“Mas não chamem esses jovens de ‘nem, nem'”, pediu a pesquisadora Marina Águas, analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento (Coren) do IBGE, responsável pela apresentação da pesquisa. “O fato de nem estarem estudando, nem trabalhando não significa que sejam inúteis. Uma grande parte das mulheres, por exemplo, está ocupada com o trabalho doméstico, com o cuidado de idosos e crianças. Há questões de gênero importantes por trás dessa estatística.”

A família Santos conhece bem essa realidade. Naturais do Recife, os gêmeos Maurício e Maurílio dos Santos, de 29 anos, já tiveram três filhos cada um. Por isso, suas mulheres tiveram que largar os estudos e os trabalhos para cuidar dos filhos e da casa. Elas ainda aceitaram morar em cima da casa da sogra, no bairro do Pina, zona sul da capital pernambucana, para se livrar do aluguel e fazer com que o pequeno rendimento dos maridos dure o mês inteiro.

“Moro aqui porque as contas são apertadas”, explicou Karla Campos da Silva, de 29 anos, admitindo que o que queria mesmo era trabalhar como enfermeira e ter uma casa própria. Esse sonho, no entanto, ficou pelo caminho quando engravidou de Maurício, sem planejar, aos 18 anos. “Eu estava no segundo ano do colégio, mas desisti porque não tinha com quem deixar a bebê”, conta a dona de casa, que, depois da gravidez, até chegou a concluir o ensino médio, mas nunca teve condições de começar o curso de enfermagem que tanto queria.

Com a primeira filha pequena, ela partiu, então, para outras ocupações. Não demorou muito para sair do trabalho, pois engravidou novamente. “Com três filhos, fica impossível arrumar um emprego. Não dá para pagar creche para três. E também não sobra tempo para estudar”, argumenta Karla, que hoje é cuida dos filhos de 11, 7 e 4 anos e da casa.

Ela depende do salário do marido, que é balconista de um supermercado, para pagar as contas. A cunhada Jéssica Cândido de Souza, de 28 anos, por sua vez, não tem a mesma sorte, pois o marido não tem um emprego fixo. Maurílio vive de bicos. Por isso, nem sempre consegue pagar as contas de casa, onde Jéssica passa o dia cuidando dos três filhos, de 11, 4 e 1 ano de idade, e dos afazeres domésticos.

“Queria trabalhar para ajudar. Faria qualquer coisa. Mas não consigo. Minha vida é cuidar dos meninos e limpar a casa”, diz Jéssica, admitindo que já teve que pedir ajuda à família e aos amigos nos dias mais críticos, quando chegou a faltar até comida dentro de casa. “Não voltei para a escola, porque não tinha com quem deixar o bebê.”

Jovens

A Pnad revela que o Brasil tem 47,3 milhões de jovens, de 15 a 29 anos de idade. Desse total, 13,5% estavam ocupados e estudando; 28,6% não estavam ocupados, porém estudavam; 34,9% estavam ocupados e não estudavam. Finalmente, 23% não estavam ocupados nem estudando. Os percentuais aferidos em 2018, segundo os pesquisadores, são similares aos de 2017.

“É importante ressaltar que elevar a instrução e a qualificação dos jovens é uma forma de combater a expressiva desigualdade educacional do País”, sustenta a pesquisa. “Além disso, especialmente em um contexto econômico desfavorável, elevar a escolaridade dos jovens e ampliar sua qualificação pode facilitar a inserção no mercado de trabalho, reduzir empregos de baixa qualidade e a alta rotatividade.”

A desigualdade se revela ainda mais acentuada quando aplicado o recorte por raça e gênero. Entre as pessoas brancas, 16,1% trabalhavam e estudavam – mais do que entre as pessoas autodeclaradas de cor preta ou parda (11,9%). Os percentuais de pessoas brancas apenas trabalhando (36,1%) e apenas estudando (29,3%) também superou o de pessoas pretas e pardas, 34,2% e 28,1%, respectivamente. Consequentemente, o porcentual de pessoas pretas ou pardas que não trabalhavam nem investiam em educação é de 25,8%, 7 pontos percentuais mais elevado que o de brancos.

Comparando homens e mulheres, o problema se repete de forma ainda mais grave. Entre as mulheres, a pesquisa mostrou que o porcentual das que não trabalhavam nem estudavam era de 28,4%. O de homens é bem menor: 17,6%.

De acordo com a pesquisadora, parte da explicação para este fenômeno está nos trabalhos domésticos. A realização de afazeres domésticos ou o cuidado com outras pessoas foram os motivos alegados por 23,3% das mulheres para não estarem estudando nem trabalhando. Entre os homens, esse porcentual é de meros 0,8%. Os números se mantêm estáveis desde 2017.

Águas cita como exemplo um outro indicador levantado pela pesquisa. A Pnad contínua divulgada nesta quarta aferiu pela primeira vez a frequência a creches, entre crianças de até um ano de idade (a educação é obrigatória no Brasil a partir dos 4 anos). No total, somente 12,5% frequentavam a creche. E os piores índices estavam, justamente, no Norte (3,0%) e no Nordeste (4,6%) – lugares onde a participação das mulheres no mercado de trabalho também é mais baixa.

Analfabetismo

Segundo a Pnad contínua, o Brasil tem 11,3 milhões de pessoas (com 15 anos ou mais) que são analfabetas – uma taxa de analfabetismo de 6,8%. Em relação a 2017, houve uma queda de 0,1 ponto porcentual, o que corresponde a uma redução de 121 mil analfabetos. Mais uma vez, os negros são mais afetados que os brancos: são 9,1% contra 3,9%.

O analfabetismo no País está diretamente associado à idade. Quanto mais velho o grupo populacional, maior a proporção de analfabetos; refletindo uma melhora da alfabetização ao longo dos anos. Segundo os números de 2018, eram quase 6 milhões de analfabetos com 60 anos ou mais, o que equivale a uma taxa de analfabetismo de 18,6% para este grupo etário.

“A taxa de analfabetismo em geral vem caindo, a situação melhorou para o Brasil todo”, afirmou Marina Águas. “O que a gente observa é uma questão de idade importante, um componente demográfico. Com esse grupo mais velho falecendo, a tendência é cair ainda mais.”

No Brasil, a proporção de pessoas de 25 anos ou mais que finalizaram a educação básica obrigatória, ou seja, concluíram, no mínimo, o ensino médio, manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 47% da população. O estudo chama atenção para o porcentual de pessoas com o ensino superior completo, que passou de 15,7% em 2017 para 16,5% em 2018.

A média de anos de estudos dos brasileiros é de 9,3 anos – um número que vem crescendo, em média, 0,2 ao ano. A diferença em relação à raça permanece. Os brancos têm 10,3 anos de estudo, contra 8,4 dos negros. As diferenças regionais também acentuam a desigualdade. O número mais baixo é no Nordeste, 7,9, e o mais alto, no Sudeste, 10,0.

Rede Pública

A rede pública de ensino formou 74,3% dos alunos na creche e na pré-escola. O porcentual aumenta no ensino fundamental, chegando a 82,3%. No ensino superior, no entanto, a situação se inverte. A maior parte dos alunos é formada por escolas privadas, 74,2%.

“É natural que tendo cada vez mais gente com o ensino médio completo haja uma pressão para a expansão do ensino superior”, constata a pesquisadora. “E quem tem a maior capacidade de resposta é a rede privada.”

Opinião dos leitores

  1. É normal que a mulher que casa jovem e já tem varios filhos, não tenha mais tempo pra trabalhar nem estudar. Quem tem obrigação de sustentar o lar é o HOMEM. As mulheres do Recife citadas acima já deveriam estar realizadas. Casa, marido e filhos. Reclamar do que? Não era o sonho delas?

  2. mira rato não ne coelho e mais delicado mais voçe queria o que esse povo não tem o que fazer nao tem lazer ai vai foderrr!!! eo que e pior não se previne!!!

    1. O PT saiu distribuindo diploma a rodo enquanto enriquecia as elites das mantenedoras com crédito subsidiado ( dinheiro de pobre) e ainda fazia discurso vagabundo de que a elite não quer pobre estudando.

  3. Esse povo pobre procria igual a rato. Eu tenho 28 anos, sou pobre, porém tenho outra mentalidade e se for para colocar outro fudido no mundo estou fora.

    1. Mira, deixe de canalhismo e atribua sua "inteligenstia" somente aos anticoncepcionais. E para efeito de comparação, o Brasil está gerando menos de 2,1 filhos por casal, o que se mostra insustentável para previdência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministério da Saúde entra em contato com clínica nos EUA para tratar doença rara de Lito Sousa

Foto: Reprodução

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesse domingo (23) que a pasta está em contato com a Mayo Clinic, uma das instituições responsáveis por realizar testes para o tratamento da doença de Creutzfeldt-Jakob — condição neurodegenerativa rara diagnosticada no influenciador Lito Sousa. A declaração foi feita na rede social X (antigo Twitter), em resposta a um internauta que pedia atenção ao caso e marcava o perfil oficial da clínica. “Estamos em contato”, escreveu Padilha.

O influenciador, conhecido pelo comando do canal “Aviões e Músicas”, foi diagnosticado com a enfermidade causada por príons, agentes infecciosos altamente estáveis e resistentes. A condição provoca demência, distúrbios cerebrais, tremores e a perda progressiva de habilidades motoras. Atualmente, não há cura ou tratamento conhecido, de modo que a abordagem médica concentra-se em cuidados paliativos e alívio dos sintomas.

Na manhã deste domingo (23), Lito Sousa apareceu publicamente pela primeira vez desde o anúncio do diagnóstico por meio de um vídeo no qual faz um apelo urgente a pesquisadores. A gravação, feita em inglês e na qual ele aparece deitado em uma cama de hospital, foi direcionada à farmacêutica Ionis, à Universidade Harvard e à própria Mayo Clinic, manifestando o desejo de atuar como voluntário em estudos clínicos.

A esposa do influenciador, Mila Seidl, tem relatado que ele enfrenta dificuldades de locomoção e perda de visão. Na sexta-feira (21), ela expressou angústia diante do quadro e mencionou a expectativa por tratamentos experimentais. O casal tem um filho de sete anos.

O caso tem gerado intensa mobilização de familiares, amigos e seguidores, que se uniram para prestar apoio à família diante da rápida evolução da doença.

Gazeta Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Lulinha é estrela da corrupção”, diz Alfredo Gaspar, vice de Flávio

Foto: Geraldo Magela

O deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro (PL), afirmou nesta segunda-feira que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, é a “estrela da corrupção”. A declaração foi feita depois de reportagem do Poder360 mostrar que o filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vive em um condomínio de alto padrão em Madri, na Espanha, ao lado de estrelas do futebol brasileiro.

“Lulinha tá vivendo no luxo, mas é o luxo em detrimento da miséria do povo brasileiro, do dinheiro dos aposentados e pensionistas, do tráfico de influência, da corrupção”, declarou Gaspar ao Poder360.

“Enquanto os vizinhos são estrelas do futebol, Lulinha é a estrela da corrupção, mas vai ser preso. O Brasil não suporta mais essa impunidade”, disse.

Lulinha mora no bairro La Moraleja, uma das áreas mais exclusivas de Madri. O apartamento fica em um condomínio de alto padrão, próximo à residência de Rodrygo e a outros imóveis de Vini Jr. e do ator Richard Gere –estrela de filmes de Hollywood.

O aluguel e as taxas do imóvel ocupado por Lulinha ficam em torno de 5.000 euros (cerca de R$ 35.000) por mês. Não se sabe como o filho de Lula obtém sua renda na Espanha e banca os custos de moradia no país europeu.

Lulinha é investigado em 3 inquéritos por corrupção e tráfico de influência. Não há, contudo, condenação. Os processos ainda estão em curso.

Gaspar é deputado federal por Alagoas e foi escolhido como candidato a vice na chapa de Flávio Bolsonaro na disputa presidencial de 2026.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ponta Negra Aruã Boutique Suites: MVP lança o primeiro empreendimento pé na areia da Praia de Ponta Negra

A MVP Incorporações lança o Ponta Negra Aruã Boutique Suites, primeiro pé na areia da Praia de Ponta Negra, nesta terça (25/8), 17h, com show de Alan Persa. Foto: Divulgação

A MVP Incorporações lança o Ponta Negra Aruã Boutique Suites, o primeiro empreendimento pé na areia da Praia de Ponta Negra. O lançamento oficial acontece nesta terça-feira, 25 de agosto de 2026, a partir das 17h, no próprio terreno do Projeto, com show ao vivo de Alan Persa e ativações de marcas parceiras.

Depois de 18 anos de história na construção civil do Rio Grande do Norte, com obras como o Natal Shopping, o Vila Galé Touros e o IERN, entre outros, a MVP Engenharia dá novo passo: nasce a MVP Incorporações. A empresa estreia com a grife Aruã, cujo nome traduz o encontro do mar com a natureza.
O Ponta Negra Aruã Boutique Suites é o primeiro lançamento dessa nova frente.

“Criamos a MVP Incorporações para assinar empreendimentos com outro patamar de experiência”, afirma Marcelo Pereira, diretor da MVP. “A grife Aruã nasce do encontro entre o mar e a natureza, e Ponta Negra era o endereço certo para começar.”

Com assinatura do arquiteto Flávio Góis, o projeto leva o conceito de boutique suites para a orla mais desejada do estado. A arquitetura aposta na integração com a paisagem e na presença marcante do verde. É o ponto de partida da promessa que abre a campanha: o melhor da vida à beira-mar começa aqui.

O endereço reúne dois diferenciais que não se repetem em Ponta Negra: vista privilegiada para o Morro do Careca e acesso imediato ao calçadão da praia. São 104 unidades, com metragens a partir de 22m², em suítes de perfil compacto que funcionam para uso pessoal e para investimento em locação por temporada. O empreendimento opera em sistema de condomínio, com administração da Quarto à Vista.
A estrutura de lazer inclui piscina, academia, restaurante, rooftop e outras comodidades.

A noite de lançamento reúne convidados no local do futuro empreendimento, de frente para a praia que dá nome ao Projeto, com apresentação ao vivo de Alan Persa e ativações de marcas parceiras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

ALTA TEMPORADA: Natal terá novos voos da Azul com partidas de Goiânia e Curitiba

Foto: Argemiro Lima

A Azul Viagens anunciou, nesta segunda-feira (24), dois novos voos para Natal, com partidas de Goiânia (GO) e Curitiba (PR). As operações estão previstas para a alta temporada, entre dezembro de 2026 e o fim de janeiro de 2027, com o objetivo de ampliar a conectividade aérea da capital no período de maior movimentação turística.

O anúncio foi feito durante o Nordestur, evento realizado semestralmente pela Azul Viagens para apresentar dados de desempenho, novas malhas aéreas e projeções para destinos parceiros no Brasil. O encontro contou com a participação da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e de representantes do trade turístico do Rio Grande do Norte.

Nos seis primeiros meses de 2026, mais de 100 mil passageiros utilizaram voos internacionais com origem ou destino em Natal, segundo os dados apresentados no evento. O número representa crescimento de 92% em relação ao mesmo período de 2025.

Para o secretário municipal de Turismo, Sanclair Solon, a inclusão das novas rotas na alta temporada pode contribuir para o movimento turístico da capital. “Comemoramos muito esse avanço. São novos voos chegando à cidade e mais turistas, o que movimenta e fortalece a nossa economia. É muito importante termos essa nova operação nesta alta temporada. Nosso objetivo é que esses voos operem tão bem que se consolidem e continuem de forma permanente em nossa malha aérea, e não apenas durante o período de alta temporada”, declarou.

Dados da Zurich Airport Brasil, administradora do Aeroporto Internacional de Natal (Natal Airport), mostram que o terminal registrou mais de 1,3 milhão de embarques e desembarques entre janeiro e junho de 2026. O volume é o maior registrado em um primeiro semestre desde o início das operações do aeroporto, em 2014, e representa crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2025.

O resultado também corresponde à maior movimentação registrada em um primeiro semestre em um aeroporto do Rio Grande do Norte desde 2002.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro propõe a Tarcísio pacto de um mandato só

Foto: Reprodução

A campanha de Flávio Bolsonaro procurou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), propondo um pacto para o fim da reeleição, que já valeria para o mandato do candidato à Presidência pelo PL, caso ele vença a eleição de outubro ao Palácio do Planalto.

Segundo relato de duas fontes próximas a campanha do PL e uma próxima ao governador de São Paulo, o fiador do pacto seria o senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha de Flávio ao Planalto.

O pacote foi proposto para garantir o engajamento de Tarcísio na campanha de Flávio, vista até hoje como incerta.

Em conversas, Marinho tem dito que uma emenda constitucional poderia ser proposta logo depois da eleição ou que, se ele vencer a disputa à presidência do Senado, garante a aprovação na casa.

A discussão revela o baixo engajamento de nomes importantes da direita à campanha de Flávio Bolsonaro.

O engajamento de dois nomes é extremamente importante para a campanha de Flávio: Tarcísio, que pode agregar votos no maior colégio eleitoral, e a própria Michelle Bolsonaro, que ajuda com votos dos segmentos feminino e religioso.

Na sexta-feira, em evento com Tarcísio, Flávio disse ao governador que aceita fazer um “mandato de transição”.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil e Receita Federal apreendem drogas em encomenda interestadual em Parnamirim

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Receita Federal do Brasil (RFB), realizou uma fiscalização em uma empresa localizada no município de Parnamirim, na Grande Natal.

Durante a ação, cargas e encomendas que transitavam pelo estabelecimento foram submetidas a procedimentos de fiscalização e verificação voltados à identificação de materiais ilícitos. No decorrer da triagem, um cão de detecção da Receita Federal sinalizou positivamente para uma encomenda interestadual, indicando a presença de substância entorpecente.

Diante da sinalização, a encomenda foi aberta e inspecionada, sendo localizados e apreendidos diversos volumes contendo drogas, acondicionados no interior do pacote. A natureza entorpecente do material foi confirmada por meio de exame preliminar. O material apreendido será encaminhado para os demais procedimentos periciais pertinentes, incluindo a identificação e a quantificação da substância.

A partir da apreensão, a Polícia Civil irá apurar a origem do material e a eventual participação de outras pessoas no envio, transporte e recebimento da carga. As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Allyson perde ação para barrar associação com Abraão Lincoln; Justiça libera publicação de Álvaro

Imagem: Reprodução

A coligação de Allyson Bezerra perdeu a ação em que tentava retirar das redes sociais uma publicação da campanha de Álvaro Dias que associa o candidato ao Governo do Rio Grande do Norte a Abraão Lincoln. A Justiça Eleitoral julgou a representação improcedente e revogou a liminar que havia determinado a retirada do conteúdo.

A decisão é do desembargador eleitoral Lourinaldo Silvestre de Lima Filho e foi proferida nesta segunda-feira (24). A ação havia sido ajuizada contra Álvaro Dias e seu candidato a vice, Babá Pereira, após a publicação de uma imagem de Allyson ao lado de Abraão Lincoln.

A coligação de Allyson alegava que a fotografia teria sido produzida artificialmente e sustentava que Álvaro e Babá haviam “fabricado uma realidade visual que não existiu”. Após analisar as provas apresentadas pela defesa, porém, a Justiça foi taxativa: “não se sustenta” a afirmação de que os representados teriam fabricado a imagem.

A defesa demonstrou que a mesma imagem já circulava publicamente desde pelo menos abril deste ano. A decisão cita publicações anteriores do Jornal De Fato, Notícias em Foco, Blog do Raniele Gomes, Portal Na Boca da Noite, Potiguar News e Blog do Robson Pires. O magistrado também registrou que não existe nos autos elemento que vincule Álvaro ou Babá à criação original da imagem.

Outro ponto da decisão atinge diretamente o argumento político apresentado pela coligação de Allyson. Segundo o magistrado, o conteúdo já circulava havia meses “associado a narrativa de aproximação política entre os retratados”. O juiz também considerou que a ausência de uma declaração expressa de Abraão manifestando apoio a Allyson, argumento levantado pela coligação, não era suficiente para caracterizar a publicação como ilícita.

Ao final, a Justiça concluiu que não ficou suficientemente demonstrado que a publicação utilizasse conteúdo fabricado ou manipulado para divulgar fato notoriamente inverídico ou descontextualizado. Com isso, derrubou a restrição e liberou novamente a publicação de Álvaro e Babá.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Receita libera consulta ao último lote de restituição do IR 2026

Foto: Agência Brasil

A Receita Federal libera, nesta segunda-feira (24), a consulta ao quarto e último lote de restituição do imposto de Renda 2026. Um total de R$ 1,24 bilhão será pago a 521.935 contribuintes. O pagamento também contempla restituições residuais de anos anteriores.

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Do total de R$ 1,24 bilhão desse lote, R$ 704,12 milhões irão para contribuintes com prioridade legal no reembolso.

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

• 338.912 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix (prioridade não determinada por lei);

• 86.873 contribuintes de 60 a 79 anos (prioridade legal);

• 43.502 contribuintes não prioritários

• 26.769 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (prioridade legal);

• 16.850 contribuintes acima de 80 anos (prioridade legal);

• 9.029 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave (prioridade legal).

Menos lotes

Neste ano, a Receita reduziu de cinco para quatro o número de lotes regulares de restituições da declaração, com pagamentos no fim de maio, de junho, de julho e de agosto.

Os dois primeiros lotes de 2026, de maio e de junho, representaram 80% das restituições previstas para serem pagas este ano, tanto em valores quanto em número de contribuintes. Segundo o Fisco, a agilidade no processamento das declarações e no avanço das ferramentas de modernização e automação permitiram a concentração dos pagamentos nos dois primeiros lotes.

Pagamento

O pagamento será feito em 31 de agosto, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BTG/NEXUS: Lula ultrapassa Flávio e registra maior rejeição entre candidatos à Presidência

Fotos: Carlos Moura/Agência Senado e Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a liderar a rejeição entre os principais nomes testados para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (24). Lula tem 49% de rejeição, contra 48% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A diferença de um ponto percentual representa empate técnico, mas indica uma inversão em relação às rodadas anteriores dos levantamentos do instituto.

A pesquisa ouviu 2.006 eleitores por telefone entre os dias 21 e 23 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pelo BTG Pactual e registrado no TSE sob o número BR-09028/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Buscas por Augusto Cury no Google têm alta de mais de 1.000% após debate da Band entre candidatos à Presidência

Foto: Reprodução

O nome de Augusto Cury, candidato do Avante à Presidência da República, disparou nas buscas do Google após sua participação no debate presidencial da Band, realizado neste domingo (23). Segundo o Google Trends, as pesquisas pelo nome do psiquiatra e escritor cresceram mais de 1.000% nas últimas 15 horas.

Cury havia anunciado, de última hora, que não participaria do debate, mas voltou atrás e compareceu ao encontro que teve as ausências de Lula, Flávio Bolsonaro e Romeu Zema. Cury participou do debate ao lado de Renan Santos e Ronaldo Caiado.

Oficializado como candidato no início de agosto, Cury tem como vice o ex-deputado federal Júlio Delgado (Avante). Conhecido nacionalmente pelos livros sobre inteligência emocional, Cury tenta agora transferir sua popularidade como escritor para a disputa presidencial, com o lema “mente capitalista e coração social”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *