Nordeste consolida liderança do PT, que pode eleger 5 governadores neste ano na região

por Dinarte Assunção

Pela primeira vez, o Nordeste poderá terminar a eleição de 2018 com cinco governadores do PT.

O partido cresce no Nordeste no momento em que seu líder, o ex-presidente Lula, está encarcerado. A legenda tem amargado um processo anêmico em todo o Brasil. Na região onde Lula nasceu, no entanto, o PT se anaboliza.

O Nordeste detêm três dos nove governos atuais: Bahia (Rui Costa), Ceará (Camilo Santana) e Piauí (Wellington Dias).

Nas três unidades, a oposição patina e os governadores caminham para ser reeleitos, especialmente na Bahia, onde a oposição se viu implodida depois que ACM Neto se recusou a deixar a prefeitura de Salvador para disputar o governo.

Em outro viés, Rio Grande do Norte e Pernambuco, especialmente o RN, projetam petistas para governar seus estados.

No RN, a senadora Fátima Bezerra detém a liderança isolada das pesquisas. Em Pernambuco, a neta de Miguel Arraes e prima de Eduardo Campos, a vereadora Marília Arraes, está marcando 20% nas pesquisas e está apenas atrás do atual governador Paulo Câmara.

Racha

No momento de forte repulsa ao nome do PT e com o país dividido, a sinalização do Nordeste tende a aprofundar os preconceitos regionais que marcam as eleições, desta vez com o componente da centralização.

Se em 2014, a região foi alvejada pelos habitantes do Sul por ter sido decisiva para a reeleição de Dilma Rousseff, agora, em 2018, tenderá a ser fustigada por frustrar o plano de quem defende que um Brasil livre de corrupção passa por eliminar o PT.

São os falsos liberais, essa gente que defende a flexibilização das normas econômicas, mas que não porta o verdadeiro espírito da liberalidade, pois qualquer um que se autoproclame assim tem, por princípio, ideais de democracia.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Lopes disse:

    Choram porque quer, a mamadeira ta cheia. #LulaLivre

  2. Expedito Junior disse:

    Deus tenha misericórdia deste bando de analfabetos que idolatram um ladrão como o Lula.

  3. gust disse:

    Correto. O povo não aprende. Prefere crer em mentiras do que na própria realidade que vive.

  4. Nilo disse:

    Depois metem o pau nos nordestinos e nós mesmos achamos ruim…Tá ai…Mesmo esse marginal de quinta categoria preso, esse povo votaria nele e nos seus "Cumpanheiros"!

COMENTE AQUI