O setor de atividades imobiliárias do RN apresentou uma queda de 48,86% no número de empresas, implicando em uma diminuição de 20,74% de geração de receita bruta de 2008 para 2009. A informação partiu da última pesquisa realizada pelo IBGE, divulgada nesta sexta-feira (26). A Pesquisa Anual de Serviços (PAS) investiga o setor de serviços não-financeiros. O relatório atribui a queda à crise financeira internacional.
Apesar da queda nas atividades imobiliárias, o setor de serviços cresceu 17,4%. São 5.966 empresas no estado, empregando 84.463 pessoas. A PAS mostrou que as empresas no âmbito do RN geraram R$ 4.810.093 de receita bruta de prestação de serviços. Segundo o relatório do Instituto, o setor de serviços de informática e comunicação representa a maior parcela de participação na receita bruta, com 29,49 % – R$ 1.418.747.
Os serviço de manutenção e reparação também apresentaram uma queda na receita bruta, porém menos expressiva que a do setor imobiliário (-10,3%). A área de profissionais, administrativos e complementares, segmento que presta serviço às empresas, destinados à atividade produtiva são os que mais empregam. São 33.322 pessoas, representando 39,45% do total.
A Justiça absolveu, por unanimidade, um lavrador acusado de tentar matar o próprio genro após descobrir que a filha era vítima de violência doméstica. A decisão encerrou um processo que se arrastava há dez anos e teve como base o entendimento de que o pai agiu para proteger a filha, que estava grávida na época dos fatos.
O vídeo mostra trecho do depoimento do Sr. Luiz, no qual ele narra com detalhes os questionamentos feitos ao genro e a confissão de que ele agredia a filha do lavrador. “Enquanto eu viver e souber que tu tá batendo na minha filha, nela você não bate mais”, contou Sr. Luiz ao explicar no Tribunal o que fez com o genro após descobrir as agressões praticadas pelo homem.
O caso ocorreu em 2015, no município de Irecê, no interior da Bahia, e envolveu agressões cometidas contra o genro após a revelação das violências sofridas pela mulher. O julgamento foi concluído no fim de 2025, com a absolvição do réu pelo Tribunal do Júri.
Em depoimento à Justiça, L.C.S. contou que, logo após o Natal de 2015, recebeu bem cedo uma ligação informando que o genro havia agredido sua filha durante a madrugada. Ao chegar à casa dela, soube da própria filha que o agressor também havia quebrado seu celular e que não era a primeira vez que praticava violência física.
Ele então levou a filha e as netas para sua residência e chamou o genro para “olhar uns tomates” em uma roça. No local, amarrou o homem e bateu com uma corda, na presença de outras pessoas, afirmando não ter tido intenção de matar, apenas “aplicar um corretivo”. O genro, que ficou com vários hematomas, registrou a denúncia na delegacia três dias depois. O caso foi denunciado como sequestro, cárcere privado e tentativa de homicídio.
“A absolvição de seu Luiz não é apenas a vitória de um homem; é a vitória da justiça, da dignidade e do direito de defesa”, concluiu a Defensoria Pública da Bahia, que atuou a favor do Sr. Luiz no julgamento. Segundo o defensor, a sessão foi marcada por forte emoção, pois o réu, visivelmente abalado, chorou diversas vezes diante da possibilidade de ser punido por ter agido para defender a própria família.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou a apresentação do BaianaSystem no circuito Campo Grande, neste sábado (14), durante o Carnaval de Salvador. Ao lado de Janja, no camarote do governo estadual, comandado por Jerônimo Rodrigues (PT), e ao som da guitarra baiana e da música “Lucro”, o presidente se empolgou e pulou com performance do grupo, que reuniu grande público no tradicional percurso da folia baiana. O vídeo foi publicado nas redes sociais de Lula.
O grupo BaianaSystem puxou coro para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante passagem pelo Circuito Osmar, no Campo Grande, na noite deste sábado, 14, no terceiro dia oficial do Carnaval de Salvador.
Do trio, ao lado da ministra da Cultura e cantora Margareth Menezes, o vocalista Russo Passapusso conduziu o público nos gritos de “Olê, olê, olá, Lula, Lula” e, em seguida, no coro de “sem anistia”.
Em cima do trio, Margareth agradeceu ao presidente Lula pelos investimentos que tem feito na cultura.
A ministra também agradeceu ao BaianaSystem pelo espaço no trio, afirmando que a banda é “simplesmente revolucionária”.
Lula participou do carnaval ao lado da primeira-dama Janja da Silva e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Janja passou o chapéu para alguns empresários mais próximos de Lula para doarem recursos para a Acadêmicos de Niterói, segundo informações do jornalista Lauro Jardim, em seu blog, no O Globo. A escola que desfila hoje na Marquês de Sapucaí com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, desfilará em carro alegórico de uma escola de samba do Rio de Janeiro no domingo de Carnaval, 15 de fevereiro. A avaliação de assessores jurídicos do governo é de que não há problema na participação da primeira-dama, uma vez que ela não é formalmente uma autoridade nem ocupa nenhum cargo público. Parte dos petistas vê com preocupação o desfile por achar que se trata de exposição excessiva. Lula deve acompanhar o desfile a partir do camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro, comandada por seu aliado Eduardo Paes (PSD).
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apresentou na semana passada um conjunto de orientações para juízes que atuarão nas eleições de 2026.
As diretrizes foram detalhadas pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, durante reunião com presidentes dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).
O objetivo é reforçar ética, imparcialidade e transparência no período eleitoral. As medidas também buscam padronizar a conduta de quem atua na organização do pleito e no julgamento de ações.
Veja as 10 recomendações do TSE
Dar publicidade às audiências com advogados, candidatos e partidos, com divulgação prévia das agendas, dentro ou fora do tribunal.
Manter postura comedida em manifestações públicas ou privadas sobre temas ligados às eleições.
Evitar participação em eventos com candidatos ou pessoas ligadas à campanha durante o ano eleitoral.
Não se manifestar sobre preferências políticas, inclusive em redes sociais.
Não receber presentes ou favores que possam levantar dúvidas sobre imparcialidade.
Não fazer sinalizações favoráveis ou contrárias a candidatos, partidos ou ideologias.
Afastar-se de processos envolvendo escritórios de advocacia com vínculo do magistrado.
Não assumir atividades fora da função judicial que prejudiquem o trabalho na Justiça Eleitoral.
Garantir que apenas autoridade competente divulgue decisões e atos administrativos.
Reforçar a transparência, assegurando ao eleitor acesso a informações claras e baseadas em fatos.
O que muda na prática
As recomendações tratam de temas sensíveis, como participação em eventos, uso de redes sociais, contato com candidatos e divulgação de decisões.
Para o presidente do TRE de Goiás, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, houve alerta claro sobre comportamento.
“Houve pertinentes recomendações sobre a conduta dos magistrados, acautelando comportamentos que possam traduzir em arranhamento da isenção que deve orientar a atuação das autoridades da Justiça Eleitoral”, afirmou.
A presidente do TRE do Rio Grande do Norte, desembargadora Lourdes de Azevêdo, reforçou o compromisso com neutralidade.
“Nosso compromisso é com a transparência absoluta de todo o processo eleitoral, e, para garantir a segurança jurídica do pleito, nossos magistrados estarão atentos a manter uma postura de imparcialidade e isenção”, afirmou.
Ao encerrar a reunião, Cármen Lúcia ressaltou a importância de uniformizar condutas em todo o país, fortalecendo a credibilidade da Justiça Eleitoral no ano do pleito.
Nos estados, os presidentes dos TREs informaram que vão repassar integralmente as orientações a juízes e membros das cortes regionais, com foco na organização segura e transparente das eleições de 2026.
Mais de 100 mil pessoas lotaram a Avenida da Alegria, em Natal, no sábado (14), no Carnaval da capital potiguar. A multidão acompanhou o show da Banda Grafith, atração principal, que embalou os foliões com um repertório de sucessos, consolidando de vez a Avenida da Alegria como um dos principais polos da programação carnavalesca da cidade.
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado na quinta-feira (12) para assumir a relatoria do caso do Banco Master na Corte depois do afastamento de Dias Toffoli. Desde então, o magistrado tem se inteirado do andamento da investigação conduzida pela Polícia Federal (PF).
Mendonça marcou para sexta-feira (13) reunião com delegados da corporação. Em encontro com duração de cerca de duas horas, foram definidos os procedimentos que serão adotados nas próximas etapas de investigação.
A PF está reunindo novas informações extraídas do celular do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, para compartilhar com Mendonça, segundo apurou a Jovem Pan.
Além de tomar conhecimento sobre a apuração do caso, o ministro terá de avaliar se o caso permanece no STF ou se será devolvido à primeira instância. Caso o processo continue sob responsabilidade do Supremo, Mendonça deve definir o nível de sigilo. Atualmente, o inquérito tramita em segredo por decisão do relator anterior, Dias Toffoli.
Ensaio técnico da Acadêmicos de Niterói na Sapucaí | Foto: Pablo PORCIUNCULA/AFP
O PT fez recomendações proibindo manifestações de cunho eleitoral no desfile da Acadêmicos do Niterói, que homenageará o presidente Lula (PT). A legenta fez sete recomendações aos filiados, apoiadores e dirigentes partidários para o desfile de domingo (15), na Sapucaí.
Veja quais as recomendações:
Não sejam usadas vestimentas, bandeiras, adereços ou faixas que associem o homenageado ao número 13 ou que façam referência às eleições de 2026;
Não seja distribuído qualquer material gráfico ou promocional que faça menção às eleições de 2026;
Não sejam divulgadas ou utilizadas estampas, inscrições ou quaisquer formas de manifestação com expressões como “Lula 2026”, “Lula outra vez” ou outras ideias e frases semelhantes a essas;
Não utilizar adornos, elementos ou manifestações que configurem ofensa a opositores, especialmente àqueles já declarados pré-candidatos, bem como quaisquer insinuações depreciativas ou desqualificadoras de natureza política;
Não estimular o público com expressões de teor eleitoral, tais como: “É Lula outra vez”; “É Lula 2026”; “É Lula pela quarta vez”; “O tetra de Lula e o hexa do PT”;
Não distribuir brindes de cunho eleitoral, tais como camisetas, bonés, máscaras, canetas, isqueiros e outros objetos;
Manter a postura cultural, festiva e artística, abstendo-se de qualquer conduta que se revista de celebração política, manifestação de apoio eleitoral ou reivindicação com leitura eleitoral.
Evento é uma manifestação cultural, sendo proibida “qualquer atividade de cunho eleitoral”, segundo nota publicada pelo partido. O partido também ressaltou que a homenagem foi iniciativa exclusiva da Acadêmicos de Niterói, não tendo participação do PT ou da Presidência da República.
Escola que homenageia Lula recebeu verba do governo federal
O Ministério da Cultura e a Embratur assinaram um termo de cooperação técnica que prevê o repasse de R$ 12 milhões às 12 agremiações do Grupo Especial. para a Acadêmicos de Niterói, que homenageará Lula. Ou seja, R$ 1 milhão para cada uma. Além dessa verba, a escola também vai receber subvenção das prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói.
Técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União) recomendaram a suspensão do repasse federal. Contudo, o relator do caso, ministro Arnoldo Cedraz, rejeitou o pedido.
O ano de 2026 começou com um volume recorde de liberação de emendas parlamentares. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pagou R$ 2,31 bilhões nos primeiros dias de janeiro, segundo dados do painel Siga Brasil, do Senado Federal.
O valor é o maior já registrado para o início de um ano e supera em 212% o montante pago no mesmo período de 2025, já corrigido pela inflação. Todo o recurso liberado refere-se a restos a pagar, despesas empenhadas em anos anteriores e quitadas agora.
A liberação ocorre em meio à estratégia do Planalto de reforçar a relação com o Congresso. Nas últimas semanas, Lula intensificou gestos de aproximação com o presidente da Câmara, Hugo Motta, incluindo um jantar com líderes partidários na Granja do Torto.
Em ano eleitoral, as emendas ganham peso político por permitirem que parlamentares direcionem recursos para suas bases, financiando obras, equipamentos e melhorias em serviços públicos antes das eleições de outubro.
O Orçamento de 2026 prevê R$ 61 bilhões para emendas parlamentares. A expectativa é de aceleração dos repasses no primeiro semestre, garantindo a execução de projetos ainda antes do período eleitoral.
Imagens: Instagram/TodoNatalense e Via Certa Natal
A Avenida da Alegria foi tomada por uma verdadeira multidão na tarde deste sábado (14), com o show da Banda Grafith. Gente a perder de vista no Polo Redinha do Carnaval de Natal 2026. Também sobem no trio a Banda Mel e o cantor Capilé.
Comente aqui