‘O Globo’: Ciro sugere levar Lula até embaixada se prisão for decretada

ciro-gomesO ex-ministro Ciro Gomes – Jorge William / Agência O Globo / 21-1-2016

ré-candidato para a disputa à Presidência da República em 2018, pelo PDT, o ex-ministro Ciro Gomes não descarta a possibilidade de um gesto extremo de “solidariedade pessoal”, se o juiz Sérgio Moro ou outra autoridade decretar a prisão do ex-presidente Lula em uma situação que ele considere “fora das regras do estado democrático de direito”: formar um grupo de juristas, “sequestrar” o ex-presidente e levá-lo a uma embaixada com pedido de asilo para que ele possa se defender “de forma plena e isenta”.

O ex-governador do Ceará disse que a ideia surgiu na época em que o ex-presidente foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal para depor em São Paulo.

— Pensei: se a gente formar um grupo de juristas, a gente pode pegar o Lula e entregar numa embaixada. À luz de uma prisão arbitrária, um ato de solidariedade particular pode ir até esse limite. Proteger uma pessoa de uma ilegalidade é um direito — disse Ciro ao GLOBO.

Segundo o ex-ministro e ex-governador, essa medida pode ser pensada, “dependendo da qualidade da decisão” da Justiça em relação ao ex-presidente.

— Hoje, não enxergo motivos para uma prisão de Lula, embora eu esteja muito irritado com sua frouxidão moral. É obra dele a criação dessa linha sucessória que ai está. Quem criou esse monstro Eduardo Cunha foi Lula — disse Ciro.

CRÍTICAS A DILMA

O presidenciável, no entanto, criticou a decisão da presidente afastada, Dilma Rousseff, de nomear Lula ministro da Casa Civil para obter foro privilegiado, com o objetivo de evitar uma prisão. Também condenou o uso do aparato presidencial para visitar o ex-presidente em São Bernardo (SP), em ato de desagravo.

— A Dilma indicar o Lula para o ministério, para evitar a prisão foi um disparate. Ela ultrapassou os limites do cargo. Não podia envolver a Presidência da República. Tinha que ter feito um gesto de solidariedade pessoal, não com o uso do cargo. Agora, no meu caso, se acontecesse uma prisão arbitrária do Lula, seria um gesto de solidariedade particular, formar o grupo de juristas para preparar a defesa e sequestrá-lo para uma embaixada — disse Ciro.

O ex-ministro disse que apoia a Operação Lava-jato, mas considera as prisões temporárias uma espécie de tortura para obrigar os presos a fazer as delações premiadas. Sobre a condução coercitiva de Lula, ele disse ter sido um ato descabido e criminoso, já que o ex-presidente nunca se negou a comparecer para depor e prestar esclarecimentos sobre as denúncias.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Rodrigues disse:

    Lugar de bandidos é na cadeia. Que lorota é essa de embaxada? É no xilindro e só um pote de água e nada mais.

  2. JOSE ALVES DA SILVA disse:

    por causa desta atitude,o juiz sergio moro deveria mandar prende-lo imediatamente imbecil,sua hora também está chegando peça perdão ao poco de cearense e a limoeiro do norte .

  3. Lucy disse:

    GRANDE CIRO, ATÉ O MOMENTO SEU NOME NÃO ESTÁ ENVOLVIDO EM CORRUPÇÃO.

  4. Jonatas Andrade disse:

    Este cidadão só pode estar de brincadeira! Isso é obstrução da justiça não? Nunca terá meu voto!

  5. João Maria da Silva disse:

    Lula sera preso a qualquer momento e essa declaracao veio em bom tempo já para a justiça se preparar para qualquer situação adversa. Esse idiota jamais será presidente e com uma declaração dessa no mínimo deveria ser conduzido para se explicar e dizer que tipo de nova droga ele está usando pq as existentes não causariam esse efeito nele.

  6. Xurupita disse:

    Candidato Pixuleco

  7. Alfredo disse:

    Espero que esse idiota passe bem longe do poder.

  8. Cabo Peri disse:

    ISTO É UMA OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA SEMELHANTE ÀS DOS OUTROS RÉUS! PRENDE ESTE PATIFE, TAMBÉM! SE PROCURAREM ACHAM MUITO RABO PRESO E FEDORENTO!

  9. peter disse:

    candidato fuleco.

  10. Lucio disse:

    Este cara só pode ser doido. O medo é que o eleitor ignorante, que infelizmente é maioria, eleja ele presidente.

  11. Jefferson disse:

    Eu não sei qual dos dois é mais bandido.

  12. Paulo Sergio Martins disse:

    Know how para defender "malfeitos" e malfeitores ele tem de sobra.

  13. Tem nada não disse:

    Isso aí não é obstrução de justiça, não?

  14. Val Lima disse:

    Essa figura passou do extremo ridículo…
    Onde já se viu uma presepada dessa…

COMENTE AQUI