Saúde

O vilarejo italiano que conseguiu conter expansão do coronavírus com experimento inédito

Povoado de Vo’ Euganeo foi palco de experimento singular durante a pandemia — Foto: Getty Images via BBC

Vo’ Euganeo era, até pouco mais de um mês, somente um bonito povoado de quase 3,3 mil habitantes na região de Vêneto, incrustado em colinas vulcânicas no norte da Itália.

Difícil imaginar que o idílico cenário se tornaria palco de um “experimento científico único” sobre a pandemia do novo coronavírus, que desde dezembro infectou mais de 380 mil pessoas e matou 16 mil pelo mundo.

O estudo, que permitiu apontar para o papel dos pacientes sem sintomas na disseminação da doença, começou no início de fevereiro, por causa de dois vizinhos internados com pneumonia em um hospital da região.

Seguindo os protocolos do país, os médicos haviam descartado, pela falta de sintomas, a possibilidade de realizar um exame para detectar se Adriano e Renato haviam contraído coronavírus. Mas um dos médicos decidiu burlar as regras e descobriu que o diagnóstico era positivo.

Só que um mistério ainda pairava no ar: como eles contraíram o vírus respiratório se não haviam viajado à China nem tido contato com alguém com sintomas, como febre e tosse?

A única coisa que se sabia era que, pouco antes de desenvolverem sintomas, os dois vizinhos haviam passado horas jogando cartas em um bar do povoado.

A primeira das 6 mil mortes na Itália

De repente, o quadro clínico de Adriano piorou, em 19 de fevereiro, e, dois dias, depois ele morreu. Foi a primeira morte registrada na Itália em decorrência da doença.

Na mesma noite, o prefeito de Vo’, Giuliano Martini, decretou quarentena. Foram fechados escolas, bares, lojas e até pontos de ônibus. Não haveria mais missas nem festas carnavalescas. Todos os moradores foram obrigados a ficar em casa.

Em 23 de fevereiro, o governo italiano e as autoridades regionais impuseram um isolamento da cidade.

Povoado no norte italiano foi submetido a um isolamento de duas semanas — Foto: Getty Images via BBC

“Era como estar em guerra”, lembra Martini em uma conversa por telefone com a BBC Mundo. “Estar preso e cercado por suas próprias Forças Armadas é muito pior do que estar em uma prisão.”

Mas o mistério de como o vírus chegou a essa comunidade ainda não havia sido resolvido.

Testes em massa

Em busca dessa resposta, especialistas e profissionais de saúde instalaram, em 23 de fevereiro, um centro de análise na escola da cidade para testar todos os moradores que assim o desejassem.

Nos seis dias seguintes, praticamente todos os habitantes foram submetidos voluntariamente ao teste por meio de um kit preparado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Pádua, liderada pelo professor Stefano Merigliano.

“Isso não teria acontecido sem o espírito de colaboração de todos os vizinhos”, afirma o prefeito local.

Os investigadores detectaram o vírus em 89 pessoas, cujas autoridades ordenaram isolamento imediato em suas casas por 14 dias. Outra coisa chamou sua atenção: entre 50 e 60% deles apresentaram poucos sintomas ou mesmo nenhum.

“Isso é algo que não havia acontecido em nenhuma das epidemias do século passado”, explica o professor Merigliano à BBC Mundo (serviço em espanhol da BBC).

“Ter essa porcentagem de infectados assintomáticos é perigosíssimo”, acrescenta a professora Andrea Crisanti, professor de epidemiologia e virologia do Hospital da Universidade de Pádua e do Imperial College de Londres, “porque essas pessoas seguem suas vidas habituais e infectam um número muito alto de pessoas”.

Foi nessa época que Merigliano e Crisanti propuseram ao governador de Vêneto, Luca Zaia, uma ideia: transformar o Vo’ Euganeo em “um laboratório experimental único no mundo”.

“Tivemos condições únicas para entender como esse vírus se comporta”, ilustra Merigliano. “Havia uma amostra consistente de pessoas isoladas. Conhecíamos seu estado de saúde e podíamos controlar seus movimentos e com quem eles se relacionavam. Foi perfeito.”

Com a aprovação das autoridades regionais, a partir de 6 de março uma equipe da Universidade de Pádua passou a monitorar todos os habitantes de Vo’ Euganeo. À época, a Itália registrava 4.636 infectados e 197 mortes.

“Antes, havia apenas estimativas”, diz Crisanti, “sendo que conseguimos demonstrar cientificamente duas questões fundamentais: que o período de incubação do vírus é de duas semanas e que qualquer estratégia para conter essa pandemia deve levar em consideração o alto número de infectados que não apresentam sintomas”.

Após duas semanas de quarentena, foram identificados 542 casos positivos em Vo’ Euganeo.

A identificação de pacientes sem sintomas é fundamental para mapear e evitar a disseminação da doença. Segundo um estudo coordenado pela Universidade Columbia, nos EUA, infectados assintomáticos são responsáveis por quase dois terços de todas as infecções por coronavírus, o que se mostra um desafio enorme para conter o avanço da pandemia.

Perfil dos mortos na Itália

Na Itália, também por ter a segunda maior porcentagem de idosos na população (atrás do Japão), a taxa de mortalidade da doença causada pelo vírus gira em torno de 7,7%. Na China, onde a pandemia começou, ela girava em torno de 2,3%.

Mas essas taxas variam conforme a faixa etária. Segundo dados do Instituto Superior de Saúde (ISS), órgão subordinado ao Ministério da Saúde da Itália e que monitora a emergência nacionalmente, a média de idade dos italianos infectados pelo coronavírus é de 63 anos, sendo que 60% deles são do sexo masculino.

Os números do ISS sobre as mortes relacionadas à covid-19 mostram que a imensa maioria das vítimas convivia com pelo menos uma ou mais doenças, com maior porcentagem (37%) para as cardiovasculares.

Mas em entrevista ao programa de rádio RaiNews24, da emissora pública da Itália, Luca Lorini, responsável pelo setor de anestesia e cuidados intensivos de um hospital em Bergamo, no norte da Itália, disse que o “tipo de paciente está mudando”.

“Eles são um pouco mais jovens, entre 40 e 45 anos, e seus casos são mais complicados”, acrescentou.

Retorno à normalidade

Em 8 de março, duas semanas depois da morte de Adriano, o isolamento do povoado chegou ao fim. A vida voltou a circular normalmente, e, a partir de 14 de março, já não havia registros diários de casos novos de infecção. Mas isso só durou seis dias.

“Era de se esperar”, afirma Crisanti.

“Com que critérios se decide acabar com uma quarentena? Se isso é feito apenas baseando-se na diminuição do número de doentes, está deixando de fora todos os assintomáticos, e isso quer dizer que a doença pode voltar.”

O pesquisador admite que o experimento no povoado não é replicável em cidades maiores. Mas garante que é possível sim controlar a disseminação do vírus no âmbito de bairros, identificando rapidamente onde surgem os casos suspeitos e isolando os possíveis infectados.

Algo que a Coreia do Sul conseguiu fazer com sucesso, até agora.

Segundo especialistas, experimento somente poderia ter sido realizado em uma cidade, mas autoridades conseguem monitorar e evitar novos casos como na Coreia do Sul — Foto: Getty Images via BBC

Enquanto isso, a região de Vêneto acaba de lançar uma campanha paralela, também liderada pelo professor Crisanti, a fim de estudar diversas pessoas de outros grupos de risco, como profissionais de saúde, forças policiais, funcionários de mercados e motoristas de ônibus.

O objetivo, segundo autoridades da região, é realizar 13 mil exames diariamente até o fim desta semana.

Desde que Adriano morreu no hospital em Pádua, outras 6.076 pessoas perderam a vida na Itália em razão da pandemia. Na semana passada, um mês depois que ele morreu, sua família finalmente pôde realizar seu funeral.

Bem Estar – Globo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Novas imagens mostram o cenário de destruição em cidade no Paraná após passagem de tornado com ventos de 250 Km/h

 


Imagens: Instagram/Hoje no Mundo Militar

Novas imagens aéreas detalham o cenário devastador a após a passagem de um tornado com ventos que chegaram a 250 km/h. A Polícia Científica do Paraná confirmou a admissão de seis vítimas da ocorrência em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, que já foram oficialmente identificadas:

  • Jose Neri Geremias, 53 anos;
  • Jose Gieteski, 83 anos;
  • Adriane Maria de Moura, 47 anos;
  • Claudino Paulino Risse, 57 anos;
  • Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos.
  • Julia Kwapis, de 14 anos

São cerca de 750 pessoas feridas atendidas em hospitais da região, pelo menos nove delas em estado grave.

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam as operações de busca por uma vítima que continua soterrada nos escombros.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD-PR) esteve no local e assegurou que o Governo do Paraná auxiliará na recuperação dos prejuízos e na reconstrução das moradias.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Duas pessoas morrem após estrutura de galpão desabar em São Gonçalo do Amarante

Um desabamento na construção de um galpão atingiu pelo menos três pessoas no conjunto Cidade das Flores, no bairro Jardins, em São Gonçalo do Amarante. O acidente aconteceu neste sábado (8).

Uma delas foi resgatada com vida e levada ao hospital. Outras duas pessoas que ficaram sob os escombros morreram no local. As identidades das vítimas fatais ainda não foram confirmadas.

Os bombeiros conseguiram chegar aos corpos das duas vítimas que estavam embaixo dos escombros e os óbitos foram confirmados. A Polícia Científica foi acionada para fazer o recolhimento. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Com informações de Via Certa Natal e Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem é preso em flagrante após agredir mulher grávida em condomínio na zona Norte de Natal

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar após agredir uma mulher. O caso aconteceu dentro de um condomínio no bairro Pajuçara, zona Norte de Natal, neste sábado (8). Segundo a PM, a vítima é companheira do suspeito e estaria grávida.

A PM detalhou ao Portal da Tropical que foi acionada pelo Copom sobre uma ocorrência de violência doméstica. Uma equipe se deslocou ao local e presenciou um homem tentando sair do condomínio. No entanto, populares informaram que se tratava do suspeito e ele acabou sendo interceptado.

Os policiais entraram no condomínio e encontraram a vítima. De acordo com a Polícia Militar, a mulher relatou que foi agredida verbalmente e fisicamente. No entanto, ainda conforme o relato policial, não havia marcas de violência visíveis.

No entanto, as cenas de violência foram flagradas por moradores do local. Na filmagem, é possível ver a discussão entre o casal e os momentos de agressões, tanto físicas quanto verbais, com xingamentos. Após alguns instantes, alguns homens e até uma mulher conseguiram intervir e acalmar os ânimos.

No vídeo também é possível ver e ouvir, o homem negando as agressões e afirmando que ele teria sido agredido. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito tinha lesões na cabeça e na boca, alegando que havia sido mordido.

Outro detalhe pontuado pela Polícia Militar é que a vítima relatou que convivia com o suspeito há apenas quatro meses e que estaria grávida há dois meses. Após ser encaminhado à delegacia, o homem foi autuado na Lei Maria da Penha.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pai e filho em moto são perseguidos e atingidos por motorista em caminhonete que os confundiu com assaltantes; jovem morre

Fotos: Cedidas

Um jovem de 23 anos morreu após ter a moto em que estava com o pai atingida por uma caminhonete na Avenida Lima e Silva, no bairro Lagoa Nova, em Natal. O pai da vítima disse que o motorista do veículo teria confundido os dois com assaltantes e chegou a revistá-los após a colisão.

A vítima foi João Victor da Silva de Morais, que chegou a ser socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A batida aconteceu na madrugada de sexta-feira (7), entre 0h e 1h.

João Victor traballhava em uma empresa de telemarketing em Emaús, em Parnamirim, e voltava para casa após ter deixado o serviço por volta das 23h30. O pai dele, que preferiu não se identificar, relatou que todos os dias buscava o filho no trabalho nesse horário.

“Quando eu cheguei ali na Lima e Silva, eu fui surpreendido por um carro que saiu em alta velocidade de uma rua e veio na minha direção para me pegar. Eu só fiz olhar, não estava entendendo o que ele estava querendo”, relatou.

“Eu pensei até que ele estava embriagado ou alguma coisa. Tentei desviar, puxei a moto para um lado, tentei puxar para o outro. Quando eu puxei para o outro, ele acelerou e deu a pancada em mim”, completou.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que agentes de mobilidade estiveram no local, registraram o boletim de ocorrência e realizaram o teste de alcoolemia, que apresentou resultado negativo.

A STTU informou ainda que o motorista foi conduzido à Delegacia de Plantão para a abertura do processo investigativo, que ficou sob a responsabilidade da Delegacia de Acidentes de Veículos. A Polícia Civil não se pronunciou.

João Victor sofreu múltiplas fraturas, chegou a ser internado, mas morreu no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel na sexta-feira (7).

O pai de João Victor contou que o homem que dirigia a caminhonete teria dito que o estabelecimento dele teria sido alvo de um assalto, e que os bandidos estariam em uma moto de cor vermelha – a mesma cor da moto em que pai e filho e estavam.

“Eu gritei para ele que não tinha sido eu, que tinha vindo do trabalho do meu filho, que tinha ido buscar ele. Ele ainda não entendeu, ficou bravo, veio para cima de mim ainda, queria me bater. Foi na hora ainda que eu pedi socorro. Foi na hora que as pessoas chegaram e foi amenizando”, relatou.

“Depois de tudo ele ainda veio me revistar como se eu fosse bandido ainda, atrás de revólver. Aí não achou. Na hora ele sentiu que não foi [a gente]”.

O pai contou que o motorista ainda tentou sair do local, mas foi alertado por populares para permanecer.

“Você até entende a situação dele, que saiu atrás dos bandidos. Mas, mesmo sendo bandido, ele não pode chegar assim e meter o carro por cima de alguém sem nem saber. Não sabia qual era a moto que os bandido estavam, não sabia de que jeito os bandido estavam, o que vestiam”, falou.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Beneficiários do Bolsa Família transferiram R$ 3,7 bilhões a apostas online em um mês, diz TCU

Foto: Montagem Revista Oeste/Gemini

O TCU identificou indícios de uso irregular de CPFs de beneficiários do Bolsa Família em sites de apostas online, com movimentações financeiras muito acima do esperado para o perfil do programa.

O tribunal encaminhou as movimentações suspeitas ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), à Receita Federal e ao Ministério Público Federal para investigação e determinou que o Ministério do Desenvolvimento Social e o Banco Central apresentem, em até 90 dias, um plano para detectar e coibir fraudes no programa.

Veja a seguir os principais números do relatório do TCU:

R$ 3,7 bilhões — valor transferido em janeiro de 2025 de contas de beneficiários para casas de apostas.

22% dos beneficiários envolvidos — 4,4 milhões de famílias, de um total de 20,3 milhões, fizeram transferências para apostas.

Concentração extrema — Apenas 4,4% dessas famílias (889 mil) foram responsáveis por 78% do dinheiro movimentado.

Apesar do volume alto, o TCU ressalta que 83% dos beneficiários têm outras fontes de renda além do Bolsa Família. Assim, nem todo o dinheiro apostado vem diretamente do benefício.

O tribunal também identificou movimentações incompatíveis com o perfil financeiro do programa:

  • Uma única família chegou a transferir R$ 2,1 milhões em um mês.

  • Houve casos de transferências de até R$ 2 milhões por um único CPF.

  • 663 famílias movimentaram valores entre R$ 100 mil e R$ 1,4 milhão.

Esses casos levantam suspeita de uso indevido de CPFs para ocultação de recursos ilícitos.

IMPACTO REAL SOBRE O BOLSA FAMÍLIA

R$ 162 milhões (1,1%) — foi o valor estimado como realmente comprometido do benefício com apostas, após excluir outras fontes de renda.

267 mil famílias — movimentaram mais de R$ 2.400, valor incompatível com os critérios do programa.

Sobre o retorno financeiro das apostas, o estudo aponta:

  • Banco Central: 85% do dinheiro apostado retorna ao jogador.

  • Secretaria de Prêmios e Apostas: retorno entre 93% e 94%.

Com informações de Folhapress

Opinião dos leitores

  1. O que vem fácil e sem controle, vai sem controle é fácil, principalmente vindo dos nossos impostos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Potiguar Davi Lima conquista título mundial de parasurf na Califórnia

Davi Lima é campeão mundial de parasurf — Foto: Pablo Franco/ISA

O potiguar Davi Lima, de 15 anos, conquistou nesta sexta-feira o título mundial de parasurf em Oceanside, na Califórnia. Ele venceu a final com 14.43 pontos, superando Ant Smyth (África do Sul – 13.97) e Suguru Nara (Japão – 6.57).

Morador de Mãe Luiza, em Natal (RN), Davi nasceu com malformação no braço esquerdo e compete na categoria PS-S 1, para atletas com deficiência em membro superior que surfam em pé. Ele garantiu vaga no Mundial após ser campeão brasileiro há cerca de um mês.

Sem recursos para viajar aos EUA, Davi contou com uma vaquinha online organizada por surfistas amigos para comprar as passagens.

“Passei por várias dificuldades para chegar até aqui. Era um sonho representar o Brasil na Califórnia e agora vamos levar esse título para casa”, disse o atleta após a vitória.

Davi surfa desde os 5 anos, incentivado pelo primo e técnico, Adailtton Souza, que celebrou a conquista e destacou o impacto do título para a comunidade: “É um divisor de águas. Ele mostra que é possível vencer fazendo o bem, através do esporte e do estudo.” Davi Lima agora entra para a história como um dos principais nomes do parasurf brasileiro.

Com informações de ge-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Drone mostra destruição em cidade do Paraná após tornado com ventos de 250 km/h

Imagem: reprodução/Portal Paraná

Um tornado que atingiu o Sul do país na noite de ontem deixou um rastro de destruição no Paraná. Ao menos seis pessoas morreram e 437 precisaram ser atendidas, sendo nove em estado grave, informou a Defesa Civil do estado. Milhares de pessoas estão desalojadas. Duas pessoas estão desaparecidas.

Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais impactada, com cerca de 90% das casas e comércios destruídos. Um hospital de campanha foi montado na cidade para atender as vítimas do tornado.

A Defesa Civil Estadual já enviou para a cidade 2.600 telhas, 900 cestas básicas, 225 colchões, 220 kits de higiene pessoal, 104 kits de limpeza e 54 bobinas de lona. Ainda segundo o órgão, o município foi atingido por uma tempestade provocada por um tornado formado dentro de uma supercélula.

Veja imagens feitas pro drone:

Com informações de UOL e Itatiaia

Opinião dos leitores

  1. Lula não vai no Paraná hoje, porque estará na Colômbia com os defensores do ditador Maduro e o governo do Paraná não é do PT.. e a sua mulher esbanja estará curtindo no navio de luxo em Belém. Faz o L

    1. O presidente da França, Emmanuel Macron também está na Cop30, isso justifica pelo menos uma ausência no Paraná.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem usa ‘vara de pescar’ para furtar casa no bairro do Alecrim

Imagens: TV Ponta Negra

Câmeras de segurança registraram uma ação inusitada no bairro do Alecrim, em Natal. Durante a madrugada de quinta (6) para sexta-feira (7), um homem utilizou uma vara de pescar improvisada para subtrair objetos do interior de uma residência. A informação e do Ponta Negra News.

As imagens mostram o suspeito tentando “pescar” um item pela janela da casa e conseguindo retirar o objeto sem precisar entrar no imóvel. O vídeo rapidamente se espalhou nas redes sociais.

A população pede mais atenção das forças de segurança e reforço no patrulhamento da área, considerada uma das mais movimentadas da capital potiguar. “A gente quer apenas mais olhar da polícia para a nossa realidade. Tá ficando complicado morar aqui”, disse um residente. Até o momento, o suspeito não foi identificado.

Com informações de Ponta Negra News

Opinião dos leitores

    1. Amigo, que surra de cipó nada, é uma bala na cabeça. Assim ele não rouba mais..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MAIS UMA VEZ: Hospital Walfredo Gurgel fica sem tomógrafo pela 3ª vez em menos de três meses

Foto: reprodução

Os problemas com os tomógrafos no Hospital Walfredo Gurgel parecem intermináveis. Pela terceira vez em menos de três meses, a maior unidade de saúde volta a enfrentar neste sábado (8) transtornos em razão da quebra do equipamento, conforme informações confirmadas ao BLOGDOBG.

Por causa disso, pacientes estão sendo transferidos para o Hospital Deoclécio Marques em Parnamirim para realizar os exames de imagem. A questão também afeta não só o trabalho de médicos do HWG, mas também o trabalho do SAMU, que precisa fazer o transporte dos pacientes com quadro mais grave, como vítimas de AVC e outros traumas.

Histórico recente

No dia 13 de outubro, os dois tomógrafos do Hospital Walfredo Gurgel apresentaram defeitos, ficando sem funcionar. Em setembro, um dos aparelhos deixou de funcionar entre a segunda (15) e a terça-feira (16) depois que o outro já estava quebrado há uma semana.

Opinião dos leitores

  1. Como todo o equipamento, os aparelhos precisam de manutenção preventiva e possuem várias da útil, principalmente esses que são sobrecarregados por demandas políticas (entendam), além das demandas naturais, podem colocar 20, vai chegar um momento desses sempre, quem recupera os aparelhos, por outras lado, devem ter várias faturas em aberto, e a população que se vire.

  2. Esse problema só vai acabar quando for comprado um topógrafo novo, os atuais já estão saturado.

  3. Tenho pena de quem precisa do atendimento, mas infelizmente a maioria que está sofrendo fizeram o L. e ainda volta no PT

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após derrota no STF, defesa de Bolsonaro deve recorrer novamente; veja os próximos passos

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou ontem por unanimidade os recursos apresentados por Jair Bolsonaro e outras seis pessoas condenadas por fazer parte do “núcleo crucial” da trama golpista. Com pena estipulada em 27 anos e três meses de prisão, o ex-presidente agora deve recorrer novamente, assim como os demais réus. Com a expectativa da decretação da prisão em um horizonte próximo, os ministros devem se pronunciar sobre essas novas manifestações antes determinar o encerramento do processo.

Em plenário virtual, o relator Alexandre de Moraes votou para negar os chamados embargos de declaração dos sete condenador e foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. O julgamento começou ontem e continua até o dia 14. Até lá, mesmo com os votos já proferidos, algum ministro pode mudar seu posicionamento ou pedir vista ou destaque, mas isso não deve ocorrer neste caso.

Os embargos de declaração, apresentados por Bolsonaro e demais réus, são utilizados para esclarecer dúvidas, omissões ou contradições de um julgamento. Neles, os advogados questionaram os argumentos usados na condenação e o cálculo das penas, entre outros pontos, mas não têm poder de reverter resultado.

Próximos passos

Até 14/11 – O julgamento segue no plenário virtual até a próxima sexta-feira. Até lá, mesmo com os votos já proferidos, algum ministro pode mudar posicionamento ou pedir vista ou destaque, o que não deve acontecer.

17/11  – Ao fim do prazo, há a proclamação do resultado. Em julgamentos encerrados às sextas, a proclamação costuma ser feita na segunda-feira seguinte.

Após 17/11 – Depois, será publicado o acórdão, que oficializa o resultado. Como a análise foi virtual, essa publicação é rápida e pode ocorrer em poucos dias.

A partir daí, começa o prazo para novos recursos. Os advogados podem optar por mais embargos de declaração (embargos dos embargos), em cinco dias, ou infringentes.

TIPOS DE RECURSOS

Os embargos de declaração servem para esclarecer dúvidas, contradições ou omissões de uma sentença.

Não existe limite definido para os embargos de declaração, mas o Código de Processo Civil estabelece que não serão admitidos novos recursos quando os dois anteriores tiverem sido considerados “meramente protelatórios”.

Os embargos infringentes servem para questionar julgamentos não unânimes. O entendimento atual é que esse tipo de recurso só pode ser apresentado quando houver dois votos divergentes nas Turmas.

Com informações de O Globo

Opinião dos leitores

  1. SE NÃO EXISTE ANISTIA PARA GOLPE TABAJARA DE ESTADO, POR QUE MAURO CID ESTÁ SOLTO? SERÁ QUE ELE NÃO TERIA PARTICIPADO DA “TRAMA GOLPISTA”? SÓ O FOTO DE SER 🦜 TE RESERVA O DIREITO DE PERDÃO?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *