Política

Wilma participa de eventos com Jaime Calado, Júnior Grafith e recebe apoios em Bom Jesus e São Vicente

Encerrando a agenda desta quinta-feira (21), a candidata ao Senado, Wilma de Faria, participou de reunião promovida pelo vereador Júnior Grafith (PRB), na zona Norte de Natal, além de comício organizado pelo prefeito de São Goncalo do Amarante, Jaime Calado (PR).

No primeiro evento, no Panatis, além de Wilma, foram apresentadas as candidaturas de Henrique Alves (governo), Rafael Motta (deputado federal) e Laura Helena (deputada estadual).

Já no de São Gonçalo, o chefe do executivo lançou a candidatura de sua mulher, Zenaide Maia, para a Câmara Federal, além das de Wilma e Henrique e João Maia (vice-governador) e de George Soares e Adão Eridan (Assembleia Legislativa).

“Quem quiser ter uma senadora que vai trabalhar muito pelo estado e por São Gonçalo vai votar Wilma. Já estou até pedindo várias emendas para ela para a nossa cidade. Quem anda com bandeira da união e da paz, está com a gente. São Gonçalo precisa desses apoios para fazer muito mais por nossa cidade. Não temos um convênio sequer com o Estado hoje. Henrique vai mudar isso”, destacou.

Já João Maia, disse que mais do que união, o Rio Grande do Norte precisa de força para poder mudar a situação. Observou ainda que Henrique e ele estão cientes das dificuldades e do grande desafio que estão querendo enfrentar e que por isso buscarão soluções.

Wilma observa que São Gonçalo  está crescendo por causa da união de políticos locais, mas principalmente do povo, e o Rio Grande do Norte precisa disso. E lamentou o abandono estadual, observando os muitos investimentos que fez no município enquanto governadora. “Mas precisamos fazer mais”.

VEREADORES

A candidata ao Senado pelo PSB/RN, Wilma de Faria,recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), na casa 400, apoios de São Vicente, Bom Jesus e São João do Sabugi.

“Decidi apoiar a candidatura de Wilma por reconhecer que é melhor para o estado e, que, ela mostrou, como governadora, que seu governo de oito anos foi para todos”, declarou o presidente do PSD de São Vicente, vereador Erivan Laurentino, firmando empenho a campanha de Wilma ao Senado.

De Bom Jesus, afirmaram voto na ex-governadora o prefeito, Edmundo Júnior (PMDB), a vice-prefeita, Zezé de Moacir (PSB), o presidente do diretório municipal do PMDB, Edmundo Aires de Melo, e os vereadores Rosivaldo Abdias (DEM) – presidente da Câmara de Vereadores -, professora Zezé (PSD), Clécio Azevedo (PSD), Cida de Chagas (PSD), Naldinho (PMDB), Tânia de Nicolau (PHS) e Rafael Melo (PP). Dos nove vereadores da cidade, sete estão empenhados na campanha da ex-governadora.

De São João do Sabugi, Wilma recebeu apoio do presidente do PSB local, Ubirajara, o presidente do PROS, Cipriano Costa, os vereadores Batista do Posto (PROS) e Braz Brito (PSB), além do vereador, Humberto (PROS), e o presidente do DEM, Carlindo, que não estavam presentes, mas acompanham esse grupo político. Ainda em São João do Sabugi, Wilma conta com o apoio do grupo do prefeito Anibal (PMDB).

 

 

Assessoria de Imprensa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Robinson e Henrique falam sobre saúde. Confiram as propostas e ideias

ROBINSON

Construção do hospital de trauma e de centros de diagnóstico. Essas e outras propostas para a área de Saúde foram apresentadas pelo candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), durante o 23º Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN. O evento está sendo realizado no Hotel Praiamar, em Ponta Negra.

Para Robinson Faria, uma das soluções para melhorar a Saúde no RN é a construção do Hospital de Trauma para atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, de armas de fogo e outros. Assim, o Hospital Walfredo Gurgel será responsável pelo atendimento de urgências cardiológicas e neurológicas e de cirurgias eletivas. “É uma vergonha uma mãe, um pai de família esperar quatro, cinco, seis meses por uma cirurgia. Está sendo criada uma geração de sequelados por falta de cirurgia”, lamenta.

Outro ponto do plano de governo do candidato da coligação Liderados pelo Povo é a construção de centro de diagnóstico em Natal e Mossoró. Posteriormente, em outros municípios como Assú e Caicó. “Viajei por todo o Rio Grande do Norte nos últimos quatro anos e vi em muitos hospitais que visitei aparelhos de raio x encaixotados por mais de 10 anos, comprados e nunca instalados”, critica.

Hospitais regionais

Os hospitais regionais também serão foco do seu governo, segundo Robinson Faria. “O Walfredo Gurgel nunca será um hospital de referência enquanto os hospitais regionais não funcionarem em sua plenitude”, afirmou.

Na opinião de Robinson, não são necessários projetos ditos mirabolantes para melhorar a questão da Saúde no Rio Grande do Norte. Para ele, faltam gerenciamento, gestão e competência. “Porque dinheiro tem de sobra”, afirma. “O orçamento do estado é de R$ 10 bilhões e precisamos de apenas R$ 100 milhões para deixar todos os hospitais regionais funcionando”.

HENRIQUE

O orçamento destinado à Saúde não sofrerá cortes nem contingenciamentos no próximo governo. É o que garantiu o deputado Henrique Eduardo Alves, candidato a governador pela coligação União pela Mudança, ao participar do XIII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde. No evento promovido pelo Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Henrique abriu a série de apresentações de propostas para o setor, feitas pelos candidatos a governador.

O deputado aproveitou o evento, realizado em um hotel localizado na zona sul de Natal, para assumir um compromisso: por em votação, até o final do seu mandato como presidente da Câmara dos Deputados, o Saúde +10, proposta de lei que estabelece o investimento em saúde de 10 por cento da receita bruta da União.

Segundo Henrique, está havendo uma ampla articulação para garantir para a Saúde o que já foi feito com a Educação, com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE)

Ao falar a uma plateia formada em sua maioria por secretários municipais de saúde, o candidato da Coligação União pela Mudança considerou gravíssima a situação da saúde pública. Ele lembrou que a crise da saúde publica é fruto da falta de investimentos.
Enfatizou que os municípios, que são os que menos arrecadam, são os que mais cumprem a obrigação constitucional de investimentos em saúde, aplicando em média 22 por cento de seu orçamento mensal. Enquanto isso, a União, que mais arrecada, investe em torno de 4,7 por cento do seu orçamento.

COMPROMISSOS

Ao falar do plano de governo para o setor da Saúde, Henrique assumiu o compromisso de, na futura administração, apoiar os municípios na execução da assistência básica e farmacêutica, garantir o cofinanciamento, por parte do Estado, do SAMU municipal e das Unidades de Pronto

Atendimento (UPAs). Assumiu também o compromisso de construir e instalar o Hospital de Trauma de Natal.

O parlamentar e candidato a governador considerou que a Saúde vive uma situação gravíssima no estado, com a falta de recursos e com um deficit nos repasses mensais que soma mais de R$ 20 milhões. “Essa crise terá de ser enfrentada com muita responsabilidade e maturidade. Isso sem falar nas outras áreas da administração. Teremos de enxugar a máquina e cortes terão de ser feitos, mas assumo o compromisso de que os recursos Saúde não sofrerão contingenciamentos”, garantiu.

 

 

Opinião dos leitores

  1. E as opiniões dos outros candidatos.
    Lembro que os candidatos da Esquerda (PSTU + PSOL) somam mais de 8% na pesquisa, divulgada hoje, em Natal

    1. Carlos Augusto, os outros candidatos não estão enviando material.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

CAOS ANUNCIADO: Justiça proíbe médicos vinculados ao Estado e Município de prestarem serviço para cooperativa

Uma decisão do Juiz da 5ª vara, Airton Pinheiro, proibiu médicos que tenham vínculos com Estado ou Município de Natal prestarem serviço pelas cooperativas médicas a partir de 1 de setembro. O caos vai ser instalado, será que o estado e o município tem profissionais para substituir todos esses cooperados em poucos dias? Como vão ficar os pacientes nessa situação se o estado e município não tiverem como substituir de imediato?

Não questiono a decisão judicial, tem muito sentido, o que me preocupa é o prazo já que tenho certeza que não existe plano B nesse caso.

Vejam o comunicado que o blog recebeu que a Coopmed/RN enviou para seus cooperados:

Coopmed

Opinião dos leitores

  1. Decisão de primeiro mundo. Os médicos são parte decisiva no caos instalado na saúde brasileira. Pensam assim: "fico com um vínculo público pra me garantir, e o resto do meu tempo vou ganhar muito dinheiro cartelizando meu atendimento". Por quê sobram vagas nos concursos promovidos pelos entes públicos? Ainda, pra completar , estão todos com ódio do governo pela criação do "mais médicos", como se os seus projetos fossem mais importantes do que a vida humana.
    Terminando, é preciso que o CRM investiguem o repouso de alguns médicos.

  2. Novamente, está de parabéns o Juiz Airton Pinheiro por mais uma importantíssima e corajosa decisão. Um dos principais motivos para o caos na nossa saúde e o enriquecimento rápido de médicos no nosso Estado é a formação dessas cooperativas, cartelizando determinadas especialidades no nosso Estado. A população do RN clama por mais saúde e espera que a decisão do Juiz Airton Pinheiro seja mantida pelo TJ/RN.

  3. Justa a devisao tomada pelo Juiz Airton Pinheiro. Os médicos que estão nas cooperativas em sua grande maioria são profissionais com vínculos empregaticios no estado e no municipio e usam as cooperativas para formarem um cartel na área de saúde.

    1. O interessante na internet é ver que o recalque e inveja aliados á ignorância afloram sem limites. Os médicos que têm vínculo público e trabalham nas cooperativas o fazem como carga horária EXTRA sendo devidamente fiscalizados. Caso essa decisão seja efetivada, o caos estará instalado por falta de funcionários no serviço público.
      Culpar os médicos pela ineficiência do SUS segue o raciocínio bolivariano que para não responsabilizar a incompetência do gestor encontra um culpado imaginário, levando a massa ignorante a cair nesse engodo.

    2. Tenho certeza que o Carlos e O Ricardo que fizeram considerações "brilhantes", também apoiam a ideia do "pessimismo" como causa da nossa estagnação econômica e os EUA como causa do nosso fracasso como pais, formado por politicos trabalhadores e honestos….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Tubarão baleia de mais ou menos 10 metros encalha em Galinhos

De Fato

Um tubarão baleia de mais ou menos 10 metros está encalhado na praia do Farol, no litoral do município de Galinhos, que fica perto do Guamaré, litoral norte do Rio Grande do Norte. Não se tem registro deste tipo animal encalhado no litoral do RN.

Os membros do projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, já estão no local orientando os moradores para tentar desencalhar o animal, mas com muito cuidado para não feri-lo.

Numa primeira tentativa no final da tarde, o tubarão baleia ainda chegou a avançar no mar, mas pouco tempo depois retornou e encalhou de novo. O professor Flávio Lima, do projeto Cetáceos, disse ao G1 que aparentemente o animal não apresenta lesões.

O animal apresenta-se cansado. Até as tentativas terem sido suspensas, haviam chegado ao local profissionais do Instituto Brasileiro de Meio Ambienre e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e também do Corpo de Bombeiros.

Por volta das 21h as tentativas de levar o tubarão pensando toneladas ao alto mar foram suspensas até o amanhecer do dia. Os biólogos do projeto Cetáceos vão acompanhar durante toda a noite a permanência do animal encalhado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

FOTO: Fred se revolta com protesto, baixa o cacete em "torcedores" e ameaça greve no Flu

Fred postou foto no Facebook ao lado de seus jogadores
Fred postou foto no Facebook ao lado de seus jogadores

Por ESPN

O protesto de membros de torcida organizada do Fluminense no desembarque da delegação nesta quinta-feira revoltou o atacante Fred. Em seu perfil no Facebook, o artilheiro tricolor postou uma foto dele e de outros companheiros presos no aeroporto e ameaçou entrar em greve caso haja tentativa de agressão nas Laranjeiras.

Fred chamou o grupo de “bando de marginais” e a atitude de “pouca vergonha”. E prometeu que caso a direção do aeroporto e do Fluminense não tomem uma atitude o time não vai entrar em campo domingo, contra o Sport, no Maracanã, pelo Brasileiro. Confira o desabafo de Fred.


“Quinta-feira, 4 horas da tarde. Hora de gente séria estar trabalhando. Desembarcando após nossa viagem a Chapecó, voltando do nosso trabalho, o que eu e meus companheiros de time encontramos aqui no Aeroporto Santos Dumont? Cerca de 20 marginais, desocupados, bandidos, vagabundos tentando agredir jogador e quebrando carro de profissionais que dão duro e suam a camisa para defender o time que eles dizem amar.

Isso pra mim é uma pouca vergonha! É inacreditável e profundamente lamentável que, em 2014, após sediar uma Copa do Mundo, o Brasil ainda conviva com essa barbárie. Será que precisaremos juntar nosso grupo de jogadores para sair no braço com esse bando de marginais que não tem nada a perder?

E já vou avisando: se nenhuma atitude for tomada imediatamente pelas autoridades aqui mesmo no aeroporto, a direção do clube também não tomar nenhuma providência, e esses covardes invadirem as Laranjeiras querendo agredir jogador, eu, como capitão do time, vou reunir o grupo, e o Fluminense não entrará em campo no próximo domingo para enfrentar o Sport. Eles usam as armas que têm, e nós usaremos as nossas. A diferença é que somos trabalhadores honestos, já eles são a escória da sociedade. Lugar de bandido é na cadeia!

Tem imprensa pra cobrir o vandalismo dos “torcedores”, mas não tem polícia pra cobrir o cacete nesses marginais.~

Opinião dos leitores

  1. Com tanta coisa séria para esse pessoal reclamar , perdem tempo e energia com uma palhaçada dessas !
    É triste !

  2. Concordo com Fred… Tem baixar pau nesses vagas… Não sou tricolor, mas não pode dar mole para esse tipo de gente

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em vídeo inédito da campanha de TV, Campos enaltece Marina e critica gestão de Dilma

Ana Clara Costa – VEJA

O horário eleitoral desta quinta-feira na televisão marcou a estreia de Marina Silva como candidata do PSB à Presidência da República, no lugar de Eduardo Campos. Contudo, a equipe do candidato morto no último dia 13, num acidente aéreo em Santos, já havia concluído o primeiro filme da campanha, que iria ao ar na terça-feira, juntamente com a estreia dos demais candidatos. O site de VEJA apurou que houve tempo, inclusive, para que outras versões do mesmo vídeo tivessem sido avaliadas em pesquisa, para que se chegasse ao modelo ideal para ser exibido na TV.

O vídeo original, de dois minutos de duração, foi substituído por outro feito com imagens do velório de Campos ao som de um discurso lido por Marina em homenagem ao companheiro de chapa. A ex-senadora só foi ao ar como candidata nesta quinta-feira, depois da aprovação de sua entrada na corrida eleitoral pela Executiva do PSB e partidos coligados, ocorrida na tarde de quarta.

O programa exibido nesta quinta mostrou Marina emocionada, interrompendo a leitura do discurso e recordando o vídeo original gravado com Campos. “Vi com muita emoção o primeiro programa de TV que íamos levar ao ar e me tocou profundamente a imagem do abraço que nos demos”, afirmou.

O discurso do vídeo original mostra Campos contando a história da entrada de Marina no PSB e a construção da “terceira via”. Ambos não pouparam, no entanto, um ataque direto à campanha petista, cujo slogan é “Muda Mais”. “Chega da propaganda que diz que é preciso mais mudança, quando elas não foram feitas nos últimos quatro anos”, disse o ex-governador pernambucano. Assista:

Opinião dos leitores

  1. A colunista Eliane Cantanhêde afirma que Marina, ao contrário dos adversários, é uma sensação e tem ligação direta com o eleitorado; no entanto, diz que, o problema que sua campanha projeta, de falta de partidos, de sintonia, de setores consistentes, é depois, se virar presidente do Brasil: “O primeiro momento vai ser de festa. O segundo, de perplexidade. O terceiro, de confusão e incertezas”.
    A nova queridinha do Mercado financeiro não apresenta contradições com o programa neoliberal defendido pela direita tradicional. Coordenadora do programa de governo de Marina Silva, Maria Alice Setubal, herdeira do Itaú, confirma compromissos feitos anteriormente por Eduardo Campos a respeito de conceder autonomia formal, por lei, ao Banco Central, e diz que operadores serão procurados para equipe da campanha.
    Porém, noc convém perguntar: "SERÁ QUE O QUE É BOM PARA O MERCADO FINANCEIRO TAMBÉM É BOM PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE É POBRE E NÃO VIVE DE APLICAÇÕES EM AÇÕES DA BOLSA DE VALORES?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

ENCRENCA: PF e Polícia Civil apuram suspeita de fraude em venda de avião de Campos

A Polícia Federal e a Polícia Civil apuram a suspeita de possível fraude na venda do avião Cessna que caiu em Santos (SP) na penúltima quarta-feira (13) com o candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB).

O avião pertencia ao grupo Andrade, dono de usinas de açúcar na região de Ribeirão Preto, que está em recuperação judicial, e só poderia ser vendido com autorização judicial, segundo os policiais, o que não ocorreu. A dívida do grupo gira em torno de R$ 300 milhões.

O avião Cesna foi vendido a João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Vieira, ambos de Pernambuco, segundo documento do grupo Andrade enviado à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e revelado pela coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Mello Filho é usineiro e era amigo de Campos, segundo a reportagem apurou.

Os policiais também querem saber por que os compradores não passaram a aeronave para os seus nomes, como prevê a legislação. Nos registros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Cessna permanece em nome do grupo Andrade.

Uma das hipóteses dos policiais é que isso foi feito para burlar os credores. Segundo essa hipótese, o grupo Andrade simularia ainda ter a posse da aeronave para não repassar o que recebeu pela venda do avião. Segundo a lei de recuperação judicial, quando uma empresa está em dificuldade todo o valor arrecadado é usado para pagar dívidas.

Os policiais temem que, se ficar caracterizado que o avião ainda é do grupo Andrade, como está no registro da Anac, o grupo de Ribeirão Preto não teria recursos para honrar os cerca de R$ 9 milhões de prejuízo nos imóveis, provocado pela queda da aeronave.
Representantes do grupo Andrade dizem que os empresários pernambucanos pagaram oito parcelas de um “leasing” feito junto à Cessna (“leasing”, ou arrendamento mercantil, é um tipo de financiamento no qual o cliente paga uma parcela por mês e ao final fica com o avião).

No arrendamento, o avião custou cerca de US$ 9,5 milhões (por volta de R$ 21.437.700), divididos em dez anos ou 120 parcelas. Segundo essa conta, as oito parcelas pagas correspondem a US$ 633 mil (cerca de R$ 1.428.427). As oito parcelas foram pagas no dia 8 de maio, segundo a resposta do grupo Andrade à Anac.

Esse valor foi integralmente repassado à Cesna, segundo o grupo Andrade. Advogados dos usineiros de Ribeirão Preto refutam com veemência a versão de fraude. Segundo o advogado Celso Vilardi, que defende o grupo Andrade na esfera criminal, o avião representava despesa e não receita.
“A venda do avião representa uma dívida a menos para o grupo Andrade. O grupo não ficou com um tostão do avião, repassou tudo para a Cesna, porque havia dívidas”, afirma Vilardi.

O avião não estava em nome dos novos donos, segundo o documento enviado à Anac, porque a Cessna analisava a capacidade financeira das duas empresas que haviam adquirido o avião: a BR Par Participações e a Bandeirantes Pneus.
A reportagem não conseguiu falar com Mello Filho sobre por que o avião ainda não estava em seu nome.

Opinião dos leitores

  1. Onde andam agora os comensais das teorias conspiratórias e tragicomédias gregas? Pois, segundo as autoridades da Justiça Eleitoral, o jato de Eduardo Campos não poderia ter sido usado na campanha, já que, por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma empresa que não presta serviço aéreo não pode ceder avião para um candidato; a aeronave era operada pelo AF Andrade, grupo de usineiros de Ribeirão Preto; além disso, os gastos com o avião também não foram incluídos na primeira prestação de contas do PSB.
    Essas são informações desencontradas que envolvem a propriedade do avião que vitimou Eduardo Campos; nome do operador do avião está envolto em mistério desde a morte do presidenciável do PSB; aeronave está em nome da Cessna Finance Export Corporation, mas era operado pelo grupo Andrade, do setor sucroalcooleiro em Ribeirão Preto (SP); foi colocado à venda por cerca de US$ 7 milhões; mas o grupo Andrade está em recuperação judicial e só poderia ser vendido com autorização judicial.
    É esse MITO de HEROÍSMO que queremos erguer para o País?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Geração de empregos com carteira assinada, caiu 71,5%. É o pior resultado desde 1999

No programa eleitoral de Dilma Rousseff, o Brasil é um país extraordinário. Os fatos é que às vezes atrapalham um pouco. O Ministério do Trabalho divulgou os dados doemprego em julho. Numa comparação com julho do ano passado, a criação de vagas formais, com carteira assinada, caiu 71,5%. É o pior resultado desde 1999. No período de janeiro a julho, a queda foi de 30,3% em relação aos primeiros sete meses de 2014. Coisa pior só havia ocorrido no primeiro semestre de 2009.

Na estreia de Dilma no horário eleitoral, a marquetagem de sua campanha acomodou belas frases sobre o emprego nos lábios de uma narradora bonita. O Brasil “evitou que a crise internacional entrasse porta adentro da casa dos brasileiros”, disse a moça. A gente olha para Europa, para os Estados Unidos, e vê quantos milhões de empregos foram destruídos nos últimos anos. Aqui, ao contrário, o emprego aumentou.”

Considerando-se os índices colecionados pelo próprio governo, o discurso eleitoral da campanha de Dilma é frágil e enganador. É frágil porque busca no retrovisor os dados que escasseiam no parabrisa. É enganador porque celebra o aumento do emprego num instante em que as vagas começam a faltar. A desaceleração vem desde março. Na indústria, julho foi o quarto mês consecutivo de saldo negativo.

Josias de Souza

Opinião dos leitores

  1. Você só esqueceu de colocar aí que essa geração mais do que todas as outras, trabalha por sí própria, os formatos de trabalho mudaram, eu mesmo tenho meu cnpj e trabalho por conta própria, e tenho muitos amigos e conhecidos que hoje possuem pequenas empresas ou prestam serviços.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Brasileiro não reconhece escola como instituição importante na formação da cidadania

saladeaulaStock Photo

O brasileiro não reconhece a escola como elemento importante na formação da cidadania. O sistema de educação básica aparece em penúltimo lugar – atrás apenas do Judiciário – em avaliação da contribuição das instituições para formação e disseminação dos valores cívicos feita em pesquisa da CPM Research com 1.110 entrevistados. A família aparece em primeiro lugar, seguida da universidade, da mídia, da polícia e do Ministério Público. O estudo será apresentado nesta quarta-feira no Encontro Internacional do Ciclo Educação para o Futuro, na PUC-SP. Segundo o estudo, feito com habitantes das cinco regiões do país no início deste mês, os brasileiros não admitem ter deficiências na formação sobre o assunto. A maioria se considera cidadão ativo por ter consciência de seus direitos e deveres.

– As manifestações de junho de 2013 mostraram a nossa incapacidade no que diz respeito à cidadania ativa. Cada um saiu de casa com o seu cartaz, dizendo o que era importante para si, mas sem estar organizado. Isso vem de uma falta de formação no ensino básico, que não nos ensina sobre nossos direitos e deveres como cidadãos – avalia Oriana Monarca White, diretora da CPM Research e membro do Núcleo de Estudos de Futuro (NEF) da PUC-SP.

Entre as ações consideradas mais importantes para ser um cidadão ativo, “ensinar as crianças a serem cidadãos ativos desde os primeiros anos da escola” aparece em quinto lugar e “acompanhar o trabalho dos representantes públicos” em nono, atrás, por exemplo, de “ter um CPF”, em sétimo lugar.

Oriana desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre o tema. Ela compara a situação do Brasil com a de outros países como Itália e Espanha, onde o ensino de cidadania ativa é orientado por programas conduzidos pelos ministérios da educação. Durante um mês, a professora aplicou métodos usados por esses países em duas escolas públicas de São Paulo. O projeto envolveu exibição de filme, leitura de contos e fotografia.

– A ideia foi fortalecer alguns preceitos e ensiná-las a se articular na hora de reclamar – conta Oriana.

Duas educadoras italianas, Milva Valentini e Patrizia Bracarda, vão participar do encontro na PUC-SP. Depois de apresentar o projeto de pós-doutorado, em outubro, Oriana pretende enviar propostas sobre o tema para o Ministério da Educação:

– A discussão desse tema nas escolas, desde muito cedo, precisa ser imposta pelo ministério. É incrível que a sociedade civil – através de ONGs, por exemplo – se organize para trabalhar com isso. Mas precisamos de leis tratando do assunto.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Excelentes criticas e em base, o sistema brasileiro no investimento na área da Educação não é diferente na maioria dos Estados brasileiros. Exceto, Brasília.
    Conforme o questionamento do pesquisador, por que o sistema de ensino mais eficiente e organizado é o Federal?
    Importante salientar que as Escolas estabelecidas nos Entornos de Brasìlia, são realmente organizadas desde a estrutura Física, os recursos d´dádicos destinados aos professores são relevantes a partir de multimídias aos estudantes e Biblioteca e profissional para auxiliar alunos nas pesquisas, e os professores são motivados porque o recebimento de salários em dia e muito bem remunerados. Para aqueles que não possui veículo próprio, o governo distribui vale transportes em valor espécie, independente da quantidade de ônibus os professores precisar para ir ao trabalho. Os eventos, acontecem de diversas formas.

  2. Em seu Art. 23 a Constituição Federal de 88 diz: "É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios".
    No Art. 211, temos que: " A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino".
    Sendo que:
    § 1º A União organizará o sistema FEDERAL de ensino…
    § 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
    E, § 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
    PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR:
    1) Porque o sistema de ensino mais organizado e eficiente é o FEDERAL?
    2) Porque os Estados e Municípios devolvem recursos por inexecução de programas ações e projetos, se reclamam de escassez de recursos?
    3) Porque determinados Estados e Municípios escondem a ausência de planejamento, projetos e ações, além da inadimplência de seus sistemas de ensino por desvio, ausência de prestação de contas ou mesmo de incompetência, como o Governo do RN?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

CAOS GRANDE: Taxistas fecham cruzamento do Midway

Vários taxistas de Natal e Extremoz fecharam por volta das 18:00h o cruzamento da Hermes da Fonseca com Bernardo Vieira, na esquina do Shopping Midway.

O motivo do protesto é a violência, uma taxista João Batista da Souza, de 54 anos teve o carro roubado na noite de quarta-feira (20) e foi encontrado morto na manha desta quinta em extremoz.

O Caos nesse momento na Hermes da Fonseca é gigante.

Opinião dos leitores

  1. O natalense e o seu imenso e despresível egoísmo! Parece ser impossível perceber que, para protestar, é preciso chamar atençao… e esse, é o unico meio. fazer uma cidade parar! É chato? É! mas é preciso aceitar!

    ACORDA NATALENSE ALIENADO E EGOÍSTA!

  2. vcs criticam pq não tiveram nada a ver com isso, vc estavam dormindo enquanto um de nós agoniza morrendo. nós precisamos trabalhar 24 horas para poder sustentar nossas famílias e somos muito úteis para vcs que na madruga precisam de um transporte que não tem. adoraríamos se conseguíssemos nossos objetivos sem precisar chamar a atenção, mas infelizmente se não for assim recebemos uma porta fechada na cara. da caminha aconchegante de vcs não dá para ver a realidade que encaramos todos os dias quando a noite cai e quem governa são os bandidos.

  3. O protesto dos taxistas tem ate um motivo justo, agora ATRAPALHAR A VIDA DO CIDADAO NA HORA DA VOLTA PRA CASA, eh imoral. Eu estava exatamente no sinal da Salgado Filho, sentido Centro/Lagoa Nova, e vi naquele momento chegando 3 taxis e pararam na faixa de pedestre da Bernardo Vieira/Salgado Filho, no sentido Morro Branco/Alecrim, e tinha CINCO AMARELINHOS que não fizeram nada, e simplesmente ignoraram aqueles taxistas fechando a rua, logo em seguida mais 4 taxis, e ai começou o caos. Ora se os amarelinhos tivessem aplicado multas por obstruir o transito, eles iriam protestar em outro local, ou seja os AMARELINHOS FORAM DE UMA INCOMPETENCIA ABSURDA. Basta pedir as filmagens do Midway pra comprovar.

  4. Enquanto a violencia impera em todos os segmentos da sociedade, a policia se preocupa em ir atras de pirataria de CD e arrecadar multas com bafometro, poderiam estar se ocupando e caçar bandidos.

  5. Alguém tem que explicar aos "manifestantes" de Natal, e agora também, da grande Natal, que os responsáveis pela SEGURANÇA, do RN, Natal e grande Natal, é a governadora e o Secretário de Segurança desta "bodega". O povo que já sofre todo tipo de problema, ainda fica impossibilitado de locomover. Isto é um ABSURDO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Apple remove Secret da App Store brasileira após ordem judicial

O aplicativo Secret, que ganhou popularidade e causou polêmica no Brasil nas últimas semanas, não pode ser mais baixado por usuários de iPhone a partir desta quinta-feira (21).

Ao tentar instalar o programa na loja virtual da Apple, o usuário se depara com uma mensagem de “item indisponível”. A remoção segue a decisão da Justiça do Espírito Santo, que proibiu a circulação do app no país a pedido do Ministério Público do Estado.

A determinação da Justiça também exige que o Secret seja retirado da Play Store, loja de aplicativos do Google, e remotamente desinstalado dos aparelhos em que esteja presente. O mesmo vale para o Cryptic, versão não oficial do Secret, para Windows Phone.

Segundo a decisão liminar, Apple, Google e Microsoft têm mais oito dias para tirar o Secret do alcance dos brasileiros. A multa para cada dia de descumprimento é de R$ 20 mil.

O Secret permite que usuários escrevam mensagens sem ter o nome divulgado, além de deixar que eles vejam se uma postagem na rede foi feita por um contato que esteja cadastrado no telefone ou entre os amigos do Facebook -sem que o autor seja identificado.

O juiz Paulo César de Carvalho, da 5ª Vara Cível de Vitória, diz que o aplicativo fere o artigo 5º da Constituição Federal, que, apesar de determinar a livre manifestação do pensamento, veda o anonimato.

Folha Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia investiga sumiço do filho de Elias Maluco

A polícia do Rio investiga o desaparecimento do filho de Elias Pereira da Silva, o traficante Elias Maluco, um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho, preso em 2002 pela morte do jornalista Tim Lopes. Diego Alves dos Santos, de 30 anos, já cumpriu pena por assalto e porte ilegal de arma e é considerado o líder do tráfico de drogas nas favelas do Dique e Furquim Mendes, no Jardim América (zona norte do Rio). Ele sumiu no dia 8 de agosto.

Segundo a mãe de Diego contou à polícia, nesse dia dois homens que estariam trajando coletes da polícia foram à casa de Diego, no morro do Chapadão, em Costa Barros (zona norte), e o levaram para local desconhecido. Depois disso a mãe teria recebido um pedido de resgate de R$ 1 milhão. Sem informar à polícia, a família de Diego negociou a redução do valor e entregou R$ 276 mil aos sequestradores. Apesar disso, Diego não reapareceu. O caso foi registrado na polícia no último dia 13.

O caso está sendo investigado pela Divisão Antissequestro da Polícia Civil, que não descarta a participação de policiais no episódio.

Por conta do sumiço do filho, Elias Maluco, que está preso numa penitenciária federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, teria ordenado ataques a policiais que estejam de folga ou fazendo segurança particular, no Rio.

fonte: Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Livro de Erick Pereira simplifica normas das eleições 2014 para o leitor

ConviteManual Esquemático das Eleições- 2014. Este é o novo livro de Erick Wilson Pereira, Doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP. O livro é prático e vai direto aos assuntos a que se propõe e desta forma se torna quase que uma referência obrigatória de consulta para aqueles que estão atuando, assessorando, pesquisando ou simplesmente interessados no processo eleitoral de 2014. O que “Pode e Não Pode” é o principal capítulo deste trabalho.

O livro trata da legislação eleitoral e suas nuances peculiares, sobretudo diante das modificações que são editadas por via de Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terminam por merecer um notório destaque, requerendo uma constante atualização. A publicação trata das questões jurídicas de modo simples, direto e claro para o leitor facilitando o entendimento das leis e normas que regem um processo eleitoral proporcionando que os que desejarem participem de uma eleição preservando a lisura e a legitimidade das eleições.

Em 106 páginas Erick Pereira leva o leitor a detalhar a Lei Eleitoral para 2014 em quatro oportunidades: Propaganda Eleitoral, Condutas Vedadas os Agentes Públicos, Principais Datas do Calendário Eleitoral 2014 e Pode e Não Pode. Em Propaganda Eleitoral há 10 subitens que vão ajudar na consulta ao livro: Não é propaganda eleitoral antecipada, características da propaganda em geral, vedações na propaganda eleitoral, Calúnia, Difamação ou Injúria, Propaganda Eleitoral na Internet, Propaganda Eleitoral na Imprensa, Vedações no Rádio e na Televisão, Debates, Propaganda Gratuita no Rádio e na Televisão e Propaganda no Dia das Eleições.

Em Condutas Vedadas aos Agentes Públicos, Erick Pereira norteia o comportamento para quem faz parte da administração pública direta, indireta ou fundacional nos três meses do processo eleitoral, depois são apresentadas as principais datas do calendário eleitoral 2014.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Manual Esquemático das Eleições 2014

O livro não será vendido. O exemplar será entregue aos participantes mediante doação de um brinquedo, material esportivo ( meião) ou 1 kg de alimentos que será doado a Casa do Bem.

Dia: 04/09/2014

Hora: 19h

Local: Auditório do curso de Pós Graduação de Direito (UFRN)

Endereço: Prédio de Prática Jurídica do Curso de Pós Graduação e Direito da UFRN – Anexo Jurídico- Setor I – CCSA (por trás da TVU).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Engenharia Ambiental da UFRN recebe conceito máximo do MEC

Sem títuloFoto: AGECOM

O Curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação e obteve o conceito “5”, nota máxima atribuída às graduações.

A avaliação in loco aconteceu entre 10 a 13 deste mês (agosto) e analisou o corpo docente, instalações e infraestrutura, biblioteca e a organização didática pedagógica. O relatório enviado à instituição destaca a titulação, produção acadêmica e regime de trabalho do corpo docente, assim como “a excelente atuação do Coordenador”.

Os avaliadores constatam “que o projeto do Curso Bacharelado em Engenharia Ambiental atende aos objetivos e as condições de oferta previstos no PPC e PDI, bem como as possibilidades de inserção do profissional egresso no mercado de trabalho da região e do país”.

No documento, a equipe responsável pela avaliação ressalta “a excelente experiência vivenciada pela IES, no que refere à formação dos cursos de engenharias Ambiental, Biomédica, Redes e Comunicação, Petróleo, Mecatrônica, Materiais, Mecânica e de Computação”. Por fim, o MEC respalda o modelo de dois ciclos adotado pelo curso para essa formação do profissional de engenharia, “o qual visa a melhoria do ensino e qualidade profissional”.

Ao parabenizar a equipe docente e técnica, pelo reconhecimento do curso, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz agradeceu aos professores de Engenharia Ambiental e do Bacharelado em Ciências e Tecnologia, formadores de competências exigidas para o primeiro ciclo.

Sobre a importância da conquista, a reitora lembrou que “resultada dos projetos pedagógicos bem elaborados, sustentados e executados pelos que fazem a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e Centro de Tecnologia (CT) e as unidades administrativas que dão suporte às ações da instituição”.

“Acolhemos esse reconhecimento de curso”, disse a reitora, “seguros de estarmos seguindo as diretrizes previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN, o PDI, e, por isso, alcançando as metas estabelecidas em nosso Plano de Gestão”.

Para Ângela Paiva, o conceito “excelente” atribuído pelo MEC “é um avanço, no sentido da aprimorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão na maior e mais antiga universidade pública do Rio Grande do Norte”.

Histórico

Considerado de “qualidade excelente” pela avaliação do MEC, o Curso de Engenharia Ambiental foi implantado na UFRN em 2011, num período da reestruturação das universidades federais.

Coordenado pelo professor Helio Rodrigues dos Santos, a graduação de Engenharia Ambiental está vinculada ao Centro de Tecnologia (CT/UFRN) e tem capacidade para receber 80 alunos por ano, divididos em entradas semestrais de 40 alunos.

A primeira turma ingressou no segundo semestre de 2012. Quem cursa o primeiro ciclo pode obter o grau de Bacharel em Ciência e Tecnologia (BC&T), enquanto os concluintes que integralizam os dois ciclos recebem o diploma de Bacharel em Engenharia Ambiental.

Com informações da UFRN

Opinião dos leitores

  1. Carvalho, é importante discutir Petrobras sim. Foi instituição, empresa ou autarquia pública, tem que ter transparência e dar satisfação a sociedade. Foi servidor público ou agente público(político), tem que ser investigado e responder pelos seus atos e ações, pagando o que tiver que pagar. O que não entendo é que sabendo que praticamente todos, repetindo: "todos" os políticos possuem um comportamento ético diverso das virtudes e dos valores republicanos, e em todas organizações humanas, e não apenas nos partidos políticos, existem CORRUPÇÃO, queiramos tapar o sol com a peneira afirmando falaciosamente que apenas um partido possui corrupção e generalizando que todos os seus membros são igualmente corruptos. Lembro-me sobre o tema Petrobras que no Governo FHC aconteceram o afundamento da plataforma P-36 e uma polêmica com a empresa Repsol. Porém não lembro porque não se deu tanto destaque e por que ninguém investigou o afundamento da maior plataforma de petróleo da época, que estava avaliada em US$ 1,5 bilhão em termos de preços atuais? Por que ninguém investigou a troca de ativos feitos entre a Repsol?
    Beto Costa, vc tem razão em relação a existência de várias situações de aparelhamento, desvios de recursos, autopromoções e corrupção no atual ciclo da Gestão PT/PR/PMDB. No entanto, se compararmos os números e mesmo os valores, mesmo sem levar em conta o destaque diferenciado na fiscalização e divulgação, veremos quem realmente está na frente nas corridas da CORRUPÇÃO e da CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS. Assim como também, poderemos perceber quem mais valorizava os financistas internacionais e cedia aos seus desejos submetendo-se aos seus ditames. É muito bom estudar história e geopolítica para entender sociologicamente as minúcias e sutilezas de muito que parece igual e do pouco que faz a diferença nas ações e programas de cada partido político e de cada político em particular.

  2. BETO COSTA,
    Calma Beth, calma!
    Sei que deve ser cansativo passar o dia servindo de papagaio para foto de político.
    A verdade é que o PT criou 18 novas universidades federais contra nenhuma do PSDB, isso sem falar nas Escolas Técnicas, as IFRNs estão espalhadas pelo interior do Estado, as universidades públicas deram um salto de qualidade, tudo isso é fato!
    Basta comparar os governos que os tucanalhas perdem a compostura.

  3. É SÉRIO QUE TEM GENTE CRITICANDO O CRESCIMENTO EM TODOS OS ASPECTOS DA UFRN? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    OS REAÇA PIIIIRAM!

  4. Estudei em federal e sei que acontecia lá… Durante o governo fhc os sindicatos com raiva pela não eleição do LUlla inventaram essa conversa safada que ele iria privatizam..hoje, o ensino superior tem proporção infinitamente maior de vagas nas … Privadas …idiotas…. Os feudos federais não passam de escritórios de ganhar dinheiro com pos(?) bancadas pelos alunos, e não são gratuitas…idiotas… A meritocracia é tão idiota que está sendo ridicularizada na comunidade internacional… Vassalos ideológicos…

  5. Como tem estúpidos leitores do 247 aqui… O Brasil não quebrou e nem quebra incautos não pagadores de impostos.. As portas das universidades federias não passam de gelados ideológicos, recheados de corrupção desde organização de concursos até seleção de pos e doutorados, bancados com impostos de quem realmente trabalha. Idiotas! Essa gang que ta aí há 12 anos vem bancando ensino privado já que professores das federais não querem dar aula na graduação, se escondem e querem manter dois , três empregos e ficar de tocaia atrás de verbas de bolsas(?) oriundas de empresas privadas… Inventam ciência sem nunca saber o que fazer com ela, inventa,M teorias sem aplicação, são cooptados por sindicatos sem escrúpulos, se autopromovem, desviam recursos para partidosd e corruptos, etc… FHC segurou salários que hoje comprometem mais de 70% do orçamento de todas as Ifes. Vão arranjar lavagem de roupas seus inúteis…

  6. CARVALHO,
    Estabilização da economia?
    Acho que você esqueceu que o PSDB quebrou o país 3x e tivemos que ir com o pirez na mão pedir socorro ao FMI, acho que você esqueceu que FHC entregou o país em 2002 com uma inflação de 12,5%.
    Acho que você esqueceu que mesmo tendo entrado bilhões nos cofres públicos com as privatizações o PSDB não fez uma única obra de infra-estrutura.
    No governo do PSDB o Brasil que era a 8 economia do mundo regrediu e virou a 13 economia do mundo.
    CARVALHO, passou a tarde servindo de papagaio para as fotos de Aécio e está tendo alucinações.

  7. Ainda bem que a estabilização da economia, materializada pelo Plano Real, permitiu a melhoria das universidades federais e a construção de vários institutos federais de educação tecnológica.
    Pena que tudo de bom que o Plano Real possibilitou para a população e para o próprio governo esteja com os dias contados por conta da irresponsabilidade e da incompetência do governo do PT. Os indicadores econômicos estão todos no vermelho (da cor do PT), a inflação está novamente saindo do controle, o Real foi desvalorizado com a desculpa de facilitar a exportação dos produtos brasileiros (eliminar o custo Brasil, o custo PT e realizar uma reforma tributária não resolveria?)
    Com esse governo incompetente também é tempo de uma Petrobrás com gigantescas perdas, Eletrobrás quebrada, perda de refinaria para a Bolívia, inúmeras leis sancionadas pela presidenta incompetenta que estão em completa desarmonia com os anseios dos brasileiros e imprensa livre ameaçada de ser censurada.

  8. Assino embaixo a opinião do internauta Luciano. Após anos voltei a UFRN para uma pós graduação e simplesmente fiquei encantada com a estrutura encontrada. E pensar que os tucanos queriam privatizar as universidades federais do Brasil! Pena que muitos jovens não tem parâmetro para compreender a diferença destes dois governos. Muitos não viveram aquela época de miséria e de submissão ao FMI. É uma questão de programa de governo o que está em jogo nessas eleições. Temos que mostrar as diferenças, comparar e orientar os eleitores mais jovens!

  9. Até parece a UFRN desmantelada e abandonada nos finais dos anos 90 na qual eu estudei! Só nao ver quem é mau caráter! Hoje a UFRN possui cerca de 30 mil alunos, entre graduação e pós graduação, novos cursos, novos laboratórios, salas de aula com ar, bibliotecas novas, bolsas de estudo….afinal uma nova Universidade. Pergunta o que os tucanalhas fizeram na UFRN! NADA e de quebra sem aumento por longos anos para os funcionários e professores e como consequência, greves e mais greves. Tem gente que ainda quer de volta esses canalhas para presidir o país!

  10. E pensar que quando estudei na UFRN nos tempos de FHC/PSDB faltava de tudo, carteiras e quadros quebrados, salas sem lâmpadas…, professores em greve.
    Hojé a UFRN é outra universidade, a biblioteca central é maravilhosa, existem bibliotecas setoriais, salas e laboratórios modernos.
    Desafio qualquer um a encontrar um único tijolo colocado na UFRN pelo PSDB, em compensação a UFRN no governo do PT praticamente dobrou de tamanho e virou uma universidade respeitada, deixando as universidades particulares comendo poeira.

    1. É verdade Rafael, minha turma mesmo teve que comprar resma de papel para poder imprimir as matriculas. Mas também não quer dizer que Aécio vá ter a mesma postura que FHC naquele tempo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Definidos os detalhes do sorteio de grupos da Copa do Nordeste 2015

Sucesso de público em sua última edição, a Copa do Nordeste voltará ainda mais quente em 2015. Pela 1ª vez em sua história, a competição contará com a presença de dois representantes do Piauí e dois do Maranhão.

Ao todo, são 20 clubes que serão divididos em cinco grupos com quatro equipes na 1ª fase. Os 8 classificados para as quartas-de-final serão formados pelos líderes de cada grupo, além dos três melhores segundos colocados.

O sorteio de grupos, que volta a ser dirigido, já está marcado. Ocorrerá no dia 18 de setembro na Arcadia Apipucos, em Recife, capital pernambucana. A metodologia dos trabalhos também já foi definida. Os 20  participantes serão divididos em quatro potes, seguindo a versão vigente do ranking da CBF, divulgado em dezembro do ano passado.

Cada chave terá um time de cada pote, para proporcionar um equilíbrio técnico geral. O Ceará está no pote A e o Fortaleza no pote B. A divisão ficou assim:

POTE A – Vitória, Bahia, Náutico, Ceará e Sport

POTE B – Fortaleza, América-RN, Salgueiro, CRB e Sampaio Corrêa-MA.

POTE C – Campinense, Botafogo-PB, Confiança-SE, Coruripe-AL e Moto Club.

POTE D – Globo-RN, Piauí, River-PI, Serrano-BA e Socorrense-SE

Já estão confirmadas as presenças de dirigentes da CBF, presidentes de clubes participantes e federações estaduais. De acordo com o calendário de 2015, divulgado pela CBF, a Copa do Nordeste será disputa em 12 datas, entre 4 de fevereiro a 29 de abril.

De O Povo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *