Cidades

Manifestantes vão às ruas para novo protesto contra o aumento da passagem de ônibus

148551                          Foto: Valdir Julião/Celular

Estudantes e integrantes de movimentos sociais fazem mais um protesto contra o aumento na passagem de ônibus em Natal. O grupo se concentrou nas proximidades da parada do circular da UFRN, em Mirassol, e segue a pé até o Midway Mall, na noite desta quinta-feira (7).

Em conversa com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes concordaram em ocupar apenas uma faixa da BR-101 durante o protesto. Três viaturas da PRF estão acompanhando a movimentação.

A passagem de ônibus em Natal subiu para R$ 2,35 no dia 27 de julho. O reajuste foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana e publicado no Diário Oficial do Município do dia 24 de julho.

Para que o aumento fosse efetuado, a Semob condicionou a cobrança da nova tarifa ao retorno de 50 ônibus às ruas, ampliando os serviços das linhas existentes, além do retorno da linha 66 ao itinerário cruzando o Campus Universitário. Porém, ainda não há previsão para que o reforço das linhas seja concluído.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

(FOTO) – Cobertura em Hong Kong tem o m² mais caro do mundo: R$ 562 mil

Twelve-Peaks-project-600x372jpgA propriedade com o metro quadrado mais caro do mundo está à venda — e a localização pode te surpreender. A imobiliária Sun Hung Kai Properties, de Hong Kong, anunciou no mercado, por HK$ 820 milhões (o equivalente a R$ 240 milhões), a cobertura de seu mais recente empreendimento de luxo. Com uma área de cerca de 427 m², o metro quadrado do imóvel custa R$ 562 mil. É a relação mais cara entre área e propriedade que o mundo já viu, segundo o “South China Morning Post”.

A cobertura integra um condomínio de 12 apartamentos, e incluiu um jardim de 416 m², terraço de 74 m², uma garagem de 83 m² e uma piscina reservada.

Localizado em Victoria Peak, uma montanha na Ilha de Hong Kong que também é uma das principais atrações turísticas do local, a cobertura também oferece vistas espetaculares (quando não está muito nublado).

Permanece incerto se a cobertura continuará ou não por esse preço — o Post noticiou que a imobiliária precisou cancelar um “leilão silencioso” diante da falta de interesse por dois apartamentos menores do empreendimento.

Existe uma demanda inquestionável por propriedades de luxo em Victoria Peak. David Ji, diretor de pesquisa para a Grande China na consultoria de imóveis Knight Frank, contou à “Businessweek” que era possível que o preço altíssimo tenha sido lançado para chamar a atenção de compradores estrangeiros.

“Não seria surpreendente se vendesse por um preço astronômico”, afirmou Ji, diante da oferta limitada no Peak. “É uma classe de investimento por si só. Ainda seria atraente para chineses ricos procurando investir o seu dinheiro no exterior”.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

TRT-RN: Juiz analisa mudanças nas leis do trabalho doméstico

Com a entrada em vigor, nesta quinta-feira (7), da Lei 12.964/2014, que institui a cobrança de multa para o empregador doméstico que não assinar a Carteira de Trabalho e Previdência Social de seu empregado, a expectativa do juiz Cácio de Oliveira Manoel, do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), é a de que a formalização dos empregados domésticos no país aumentará.

A partir de agora, o empregador doméstico que não cumprir essa lei pagará uma multa de R$ 805,06.

O juiz Cácio Manoel alerta que essa medida não faz parte da Proposta de Emenda Constitucional Nº 72 (PEC das Domésticas),  promulgada no ano passado pelo Congresso Nacional.

“Essa é uma lei específica, que regulamenta a Lei 5.859, de 1972”, observa Cácio. “A grande novidade que ela traz é a inclusão da multa para quem não assinar a carteira do empregado doméstico”, esclarece o juiz.

A PEC das Domésticas garantiu 16 direitos trabalhistas para a categoria, mas apenas sete desses direitos ainda não entraram em vigor, porque precisam de regulamentação.

São eles, a indenização em demissão sem justa causa, conta no FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche, seguro-desemprego e seguro contra acidente de trabalho.

Os empregados domésticos já têm garantidos em lei o direito ao registro em Carteira de Trabalho, o recebimento do salário mínimo, aposentadoria, férias, 13º salário, aviso prévio, jornada de trabalho de 44 horas semanais, pagamento por horas extras e intervalo entre turnos de jornada.

O juiz Cácio Oliveira alerta que “a competência para fiscalizar o cumprimento da lei nº 12.964/14, que entra em vigor hoje, não é da Justiça do Trabalho, que só age quando provocada pelo empregado ou pelo empregador”.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é quem tem a competência de fiscalizar o cumprimento da nova lei e de aplicar as multas, mas “pode esbarrar no direito constitucional de inviolabilidade do lar, que cria obstáculo à ação fiscal”, reconhece o juiz.

Apesar dessa dificuldade, Cácio Oliveira acha que “a cultura do brasileiro é a de temer a aplicação da multa, e isso será importante para a eficácia da lei”, frisa.

Estima-se que existam no Brasil cerca de 7 milhões de empregados domésticos e que 2/3 deles ainda não têm a carteira de trabalho assinada.

domestica

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Rodrigo Santoro vai participar de nova série do criador de 'Lost'

Audiencia da Tv 2010

O ator Rodrigo Santoro estará no novo projeto do criador de “Lost”, J.J. Abrams. A série “Westworld”, exibida pela HBO, terá Anthony Hopkins (“Hannibal”) como protagonista.

Inspirada no filme de 1973 de mesmo nome, de Michael Crichton (Jurassic Park), a ficção científica mostra um parque futurístico, onde coisas estranhas acontecem quando um robô começa a funcionar mal.

Santoro será um bandido com senso de humor obscuro. Para seu personagem, Harlan Bell, West é um lugar selvagem e a única forma de sobreviver ali é ser um predador.

Hopkins, por sua vez, será o diretor do parque Westworld, o Dr. Robert Ford.

Completam o elenco os atores Jeffrey Wright (“007: Cassino Royale”), Shannon Woodward (“Girlfriend”), Ingrid Bolso Berdal (“João e Maria: Caçadores de Bruxas”), Angela Sarafyan (“A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2”) e Simon Quarterman (“Filha do Mal”).

Santoro já trabalhou com Abrams anteriormente, ao interpretar Paulo, um dos sobreviventes do acidente aéreo de “Lost”, série que alçou a carreira do diretor em 2004.

Abrams está atualmente à frente da produção do longa “Star Wars – Episódio 7”, previsto para ser lançada em dezembro de 2015.

Folha Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Deputado solicita explicações da CAERN sobre abastecimento de água de Macau

5e5b0ca2-2870-446d-8b21-c41251c01293

Crédito da foto: João Gilberto

 

O deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) protocolou na Assembleia Legislativa requerimento para que sejam solicitadas informações da governadora Rosalba Ciarlini e do diretor presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Yuri Tasso sobre as providências que estão sendo tomadas para o sistema de abastecimento de Macau.

Segundo ele, o município entrou em colapso recentemente, após seis dias sem água potável nas torneiras. A bomba elétrica que faz a captação no rio Açu, em Pendências, quebrou e o abastecimento foi suspensos.  Os técnicos da CAERN conseguiram reativar o abastecimento, mas o problema poderá voltar.

“Sem água, escolas com aulas suspensa, hotéis e restaurantes pagando R$ 60,00 por uma carrada de água e a população tomando banho na maré, viraram cenas comuns. Além de Macau, com 30 mil habitantes urbanos e rurais, Guamaré e seus distritos também estavam sem água”, justificou em seu requerimento.

Ezequiel disse ainda que a adutora que abastece a cidade está obsoleta, com equipamento desgastado e sequer pertence à CAERN. “Ela foi construída no início dos anos 80 e faz parte do falido e abandonado projeto da fábrica de barrilha, da qual a CAERN é simples inquilina. A interrupção do abastecimento virou rotina, com transtornos e prejuízos. Por isso, solicito informações sobre as providências que a Companhia vem tomando”, concluiu na justificativa do seu requerimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Secretaria de Saúde de Natal promove Mamaço no próximo sábado

A Secretaria Municipal de Saúde vai promover no próximo sábado, às 9h, um ‘Mamaço’ (amamentação coletiva) no Complexo Cultural de Natal, na zona norte da cidade. A atividade faz parte da programação alusiva à Semana Mundial da Amamentação, que desenvolveu atividades na última segunda e terça-feira.

A programação deste sábado inclui uma carreata alusiva ao Dia D da Amamentação, que terá inicio no Centro de Artesanato da Praia do Meio, com chegada ao Complexo Cultural de Natal, na zona norte.

No local haverá ainda a realização de teste do pezinho, teste da orelhinha, teste do olhinho e orientações sobre manejo na amamentação, que será feita por profissionais de saúde, doulas e componentes da Rede Cegonha.

Segundo a coordenadora de Ações Programáticas em Saúde da SMS, Clarissa de Leon Soares, o objetivo do ‘Mamaço’ é estimular e orientar as mães quanto à importância da amamentação para a saúde dos bebês.

Na abertura da Semana Mundial da Amamentação, que ocorreu na segunda-feira no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, houve um debate sobre a importância da amamentação e foi feita a entrega de certificados para as Unidades Básicas que colaboram com o manejo da amamentação e para as mães que amamentam. Os certificados foram uma forma de incentivar a prática da amamentação.

A coordenadora da Rede Cegonha na SMS, Rosário Bezerra, afirmou a importância da programação metabólica para proporcionar uma gestação saudável. “Precisamos retomar o conceito de alimentação saudável na sociedade, através da ingestão de um alimento mais natural; como sai da natureza, precisamos estimular o consumo de frutas, verduras, grãos, peixe e de se alimentar a cada três horas, aumentando o consumo de líquido entre as refeições.”, frisou Rosário.

Na terça-feira houve uma capacitação simultânea em todos os Distritos Sanitários do município, sobre manejo clínico, voltado para médicos, enfermeiros e dentistas com a participação de aproximadamente 50 pessoas por Distrito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

POLÊMICA GRANDE: PM irá sugerir ao MP suspensão de torcida organizada do América

Faixa foi a causa de toda a confusão. Foto:Divulgação
                                       Faixa foi a causa de toda a confusão. Foto:José Aldenir

 

Diego Hervani – Jornal de Hoje

Além de terem saído de “cabeça pesada” pela derrota por 3 a 0 para o Fluminense, nesta quarta-feira (6), pela Copa do Brasil, no Arena das Dunas, alguns torcedores do América ainda precisaram de atendimento médico depois de uma confusão entre policiais militares e membros de uma torcida organizada do clube. Por causa do incidente, a PM pedirá ao Ministério Público a suspensão da torcida dos estádios.

“Tudo que a polícia fez foi reagir a uma ameaça dos torcedores. A primeira defesa dos policiais foi utilizar o spray de pimenta, infelizmente acabou atingindo algumas pessoas que não tinham relação alguma com o problema. Mas os policiais fizeram de tudo para que nenhum inocente fosse atingido”, afirmou o major Marlon de Góis, subcomandante do Batalhão de Choque da PM (BPChoque) e que estava de serviço na partida.

O motivo de toda a confusão foi uma faixa com a frase “Falsos Potiguares, Vergonha do RN”, uma alusão ofensiva as pessoas do Estado que torcem por times de fora. Apesar das imagens da TV terem mostrado o problema que aconteceu apenas durante o intervalo do confronto, a PM destacou que desde o início do duelo os torcedores foram alertados para retiraram a faixa. “Sempre que as organizadas vão para o jogo, elas nos listam o que irão levar para o estádio. Essa faixa não estava autorizada. Em um primeiro momento a segurança privada pediu para que eles retirassem a faixa. Eles tiraram, mas aí levaram para o local da torcida organizada e abriram a faixa. Aí a PM foi acionada para resolver o problema”, frisou o major Marlon, que afirmou que a reação da PM se deu depois de um policial ter sido agredido.

“Os policiais foram lá e estavam conversando com os torcedores para que eles entregassem a faixa, pois quando a PM chegou eles esconderam a faixa. De repente um torcedor mais exaltado agrediu um de nossos policiais. Foi aí que utilizamos o spray. Os policiais estavam armados com cassetete, mas não utilizaram essa arma. No final, apesar de toda a confusão, os problemas foram bem menores do que se os policiais tivessem partido para revidar, utilizando os cassetetes. Nós temos as imagens dos policiais machucados e de toda a confusão e vamos incluí-las no relatório final que iremos enviar para o Ministério Público”.

Por fim, o major destacou que a PM é contrária ao consumo de bebida alcoólica dentro dos estádios. “Percebemos que dentre esses torcedores que estavam na confusão, muitos estavam alterados e consumindo bebidas alcoólicas. Já falamos diversas vezes que a bebida potencializa a agressividade nas pessoas e isso deveria ser evitado nos estádios. Infelizmente existe uma determinação que libera o consumo”.

Torcedores postam vídeo e se revoltam nas redes sociais

Apesar das explicações da PM, torcedores que presenciaram a cena contaram versões diferentes nas redes sociais. “Esses soldados precisam fazer curso para aprender a agir em eventos de grande público. Hoje em dia os caras só sabem balançar a cabeça e dar porrada. Tem que ter discernimento, estudar e aprender a agir em certas situações… Do mesmo modo que quem joga copo deve ser conduzido a deixar o estádio, o PM que joga spray de pimenta em uma criança merece ser punido, afim de evitar que essas situações ocorram novamente. Repito, isso tudo é despreparo da PM”, afirmou um dos torcedores. Já uma torcedora teria sido conduzida para a ambulância depois de supostamente ter sido agredida pelo polícia com um cassetete.

Em um vídeo da confusão que circula pela internet é possíveis observar toda a discussão dos PMs com os torcedores. Em determinado momento, a PM recolhe um instrumento musical da torcida e logo em seguida encontra a faixa que estava escondida. Nesse momento, os torcedores se revoltam e a PM utiliza o spray. No vídeo, não é possível ver a agressão que a Polícia Militar alega ter começado todo o problema.

Opinião dos leitores

  1. Eu não estava próximo mas posso dizer que a torcida organizada envolvida é totalmente pacífica, eu sempre que vou ao setor sul fico próximo deles e vejo sempre familiares como pai, mãe, avô e até avó junto com eles. É uma pequena torcida que sempre vai no máximo umas 40 pessoas e se houve agressão acredito que não partiu deles.

  2. NA copa do Mundo entravam faixas, povo fantasiado, adereços de torcida, ja num jogo em Natal tem que cadastar qualquer pedaço de pano que entre no estadio, sou ABCdista e apoio a torcida do America, qual o o problema dessa faixa, em todos os estados so Nordeste essas faixas sao usadas contra os times de fora, PM valorize seus times da terra, nao tem nada demais nessa faixa, equant a PM valente agrdia torcedores, os bandidos faziam a festa do lado de fora, um amigo meu foi agredido num assalto no Espetinho do MAx no satelite, na mesma noite do jogo, a academia Hi-Fit sofreu assalto tb, enquanto a PM jogava spray de pimenta em torcedores de bem, , da proxima vez que jogar sprays de pimenta avista antes pra eu pegar o prato de picado pra aproveitar a pimenta

  3. Vejo que as atitudes dessas torcidas organizadas são sempre assim, vejam a copa do mundo, ouve pancadaria? Não, porque era não tinha torcida organizada, fanáticos e irresponsáveis, se a policia agiu, foi porque foi preciso, e tanto que o próprio Maj vai anexar as imagens, se a policia tive-se agido com truculência, ele não levaria as imagens.
    FIM DAS TORCIDAS ORGANIZADAS, EU APOIO!

  4. Depois não se sabe a razão do esvaziamento dos estádios. Jogos às dez da noite, atraso na abertura dos portões, confusão entre torcedores e policiais e engarrafamento na saída. Pra quem pode, o melhor é assinar uma tv e assistir em casa, mesmo que não seja a mesma coisa que ir ao campo.

  5. Um ponto pacífico dessa discussão é que tudo iniciou com uma faixa. Ora, qual o problema da faixa? Voltamos à ditadura?
    Se a faixa poderia incitar a violência, a única violência ocorreu por iniciativa da polícia querendo reprimir.

  6. A culpa toda é da torcida, se pediram para não por a faixa porque colocar novamente ? Quando a PM vai pedir para retirar se fazem de coitadinhos. Torcida organizada só tem vagabundo!!!

  7. A desculpa dessa despreparada polícia do RN é sempre esta: "agrediram primeiramente um policial e só por isso a PM usou o spray". Não há mais como se aceitar tal atitude corporativista. Destarte, Como a Cúpula da PM/RN e a sua respectiva Corregedoria não irão agir, a sociedade potiguar clama para que o Promotor de justiça, Leonardo Cartaxo, responsável pelo Núcleo de Controle Externo da atividade policial no RN, pelo menos, resolva apurar o caso, instaurando o procedimento de praxe para apurar as condutas destes policiais. Câmera não falta na Arena das Dunas para subsidiar qualquer tipo de investigação.

  8. Vai pedir a ministério público, palhaçada desse comandante, ação irresponsável desses policiais.

  9. Eu vi a confusão toda e não vi a alegada agressão a um PM. O que vi foi um PM descontrolado atingindo uma quantidade enorme de pessoas (que não tinham nada a ver com a confusão) com o spray da pimenta. Idosos, mulheres e crianças, inclusive um bebê de colo agredidos sem qualquer motivo. E tem mais: não sei porque esta bobagem com a faixa. Não vi motivo para esse drama todo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTO: Polícia civil arma flagrante e prende casal com cocaína, maconha e crack na Zona Norte

Flagrante

A Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) prendeu em flagrante na tarde desta quinta-feira (7), na zona norte de Natal, Aline Medeiros da Costa, 25 anos, e Rodrigo dos Santos Gomes, 22 anos, por tráfico e associação ao tráfico de drogas. A ação resultou na apreensão de 4 kg de crack, 3,3 kg de cocaína, 1 kg de maconha, R$ 355,00, três balanças de precisão, além de outros utensílios usados na comercialização das drogas.

 Após denúncias, a equipe de policias da Denarc montou campana no local onde Aline Costa realizaria a entrega de crack para Rodrigo Gomes, no bairro Conjunto Alvorada. Ao confirmarem a ação criminosa, os polícias deram voz de prisão ao casal, que não ofereceu resistência. Na casa de Aline Costa, localizada no bairro Conjunto Alvorada, a Polícia Civil encontrou o restante das drogas.

 Sob o comando dos delegados Ulisses de Sousa e o Márcio Lemos, esta é a segunda operação realizada em menos de oito dias pela Denarc e que resulta na apreensão de drogas. No último dia 29 de julho, também através de denúncias, foi preso traficante no bairro da Ribeira portando meio quilo de maconha.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Senac-RN com inscrições abertas em processo seletivo com salários de R$ 740,00 a R$ 3.670,20; Natal, Mossoró e Assú

EDITAL – Nº 07/2014
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
Administração Regional no Estado do Rio Grande do Norte- SENAC-AR/RN
Gerência de Desenvolvimento de Pessoas
De acordo com a Resolução nº 875/2008, que estabelece normas do processo seletivo para contratação de colaboradores e formação de cadastro de reservas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Administração Regional no Estado do Rio Grande do Norte – SENAC-AR/RN, declaramos aberto processo de recrutamento e seleção, conforme condições a seguir especificadas:
1. DAS CONDIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O processo seletivo será regido por este Edital e executado pelo SENAC/RN;
1.2. O Edital de seleção do SENAC/RN segue os ditames da Resolução nº 875/2008, de 14/11/2008, em especial o art. 13, CAPÍTULO II – Da Seleção, do referido Diploma Legal: “Seleção é a fase do processo referente à análise e avaliação das competências dos candidatos, considerando dois ou mais dos seguintes procedimentos: análise curricular, prova de conhecimento, prova técnica, prova prática, teste, dinâmicas de grupo e entrevistas”.
1.3. Conforme estabelece o art. 41 da Portaria nº 125/2008, não poderão ser admitidos como colaboradores do SENAC/RN parentes até o terceiro grau civil, afim (sogro, sogra, genro, nora, padrasto, madrasta, enteados e cunhados) ou consanguíneo (pai, mãe, filhos, irmãos, avós, netos, bisnetos, tios, sobrinhos e bisavós): Do Presidente do Conselho Regional; Dos membros, efetivos e suplentes, do Conselho Nacional e do Conselho Fiscal; Dos membros, efetivos e suplentes, dos Conselhos Regionais do SENAC/RN e do SESC/RN; Dos colaboradores do SENAC/RN, do SESC/RN e da FECOMERCIO/RN; Dos dirigentes de entidades sindicais ou civis do comércio, sejam patronais ou de empregados, da correspondente área territorial da FECOMERCIO/RN.
1.4. O envio do currículo pelo interessado implicará o conhecimento e a aceitação tácita das normas e condições da Seleção, tais como se acham estabelecidas neste Edital, bem como em eventuais aditamentos, comunicados e instruções específicas para a realização do certame, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
1.5. O candidato só poderá concorrer a um único cargo.
2. DOS CARGOS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/RN representado pela sua Administração Regional no Estado do Rio Grande do Norte, torna público para o conhecimento de quantos possam interessar, que fará acontecer recrutamento de profissionais, objetivando realização de processo seletivo para:
3. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E DA VALIDAÇÃO DA INSCRIÇÃO
3.1. A inscrição será realizada por meio de cadastro de currículos, a partir das 7h do dia 06 de Agosto de 2014, até às 23h59min do dia 14 de Agosto de 2014, observando o horário oficial local.
3.2. Os candidatos interessados deverão cadastrar seu currículo através do link http://curriculoweb.rn.senac.br indicando cargo pretendido no ato do cadastro. SENAC-AR/RN, caso não ocorra à identificação, o mesmo será desconsiderado.
4. DAS PROVAS E A CLASSIFICAÇÃO
4.1 Na seleção estabelecida neste Edital serão analisadas e avaliadas as competências dos candidatos, considerando as etapas estabelecidas no item 2 deste Edital, para cada cargo.
4.2 Após o horário fixado para o início das provas, não se admitirá o ingresso de nenhum candidato aos locais de sua realização.
4.3 O SENAC/RN não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas.
4.4 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão de afastamento do candidato da sala de provas.
4.5 No dia da realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das avaliações, informações referentes ao conteúdo das provas.
4.6 Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do processo o candidato que, durante a realização da prova: usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização; for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer das provas; utilizar-se de equipamentos não permitidos ou que se comunicar com outro candidato; faltar com a devida cortesia para com qualquer um dos examinadores, seus auxiliares, autoridades presentes ou candidatos; recusar-se a entregar o material de provas ao término do tempo de provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.
4.7 A prova terá pontuação máxima de 10 pontos e a média para aprovação na mesma será de 7,0 pontos.
4.8 A classificação parcial será feita de acordo com a ordem decrescente da nota das provas, quando houver.
4.9 Serão desclassificados do processo seletivo os candidatos que: Não realizarem a candidatura dentro do prazo conforme item 3.1 do Edital; não realizarem o cadastro de todas as informações pertinentes aos dados pessoais e profissionais, como contato telefônico, cidade em que reside, endereço completo, grau de instrução, formação acadêmica, formação adicional e experiência profissional; obtiverem nota abaixo das pontuações mínimas descritas no item 4.8; deixarem de comparecer em alguma etapa do processo seletivo; não cumprirem as demais exigências descritas neste edital.
4.10 Após aplicação das provas, o candidato poderá ser submetido as demais etapas do processo onde será definida a classificação final.
4.11 No caso de empate, terá preferência o candidato que obtiver maior pontuação na prova de conhecimento/técnica.
4.12 Persistindo o empate, terá preferência o candidato com maior idade/ nº de filhos.
5. DOS RECURSOS
5.1. O candidato que desejar esclarecimento acerca de eventuais dúvidas ao presente processo seletivo deverá encaminhar por escrito para a Gerência de Desenvolvimento de Pessoas, situado na Rua Jundiaí, nº 644, Tirol, Natal/RN, CEP 59020-120, ou por fax (84) 4005-1002, ou para o endereço eletrônico [email protected] até 05 (cinco) dias após a data de comunicado do resultado final do processo seletivo.
6. DO PROVIMENTO DOS CARGOS
6.1. O provimento dos cargos ficará a critério da Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e obedecerá à ordem de classificação final, após as entrevistas.
6.2. A aprovação e a classificação final do Processo Seletivo não conferem ao candidato selecionado o direito à contratação, apenas impede que o SENAC/RN preencha as vagas deste Edital fora da ordem de classificação ou com outros candidatos, até o final do prazo de validade deste processo seletivo. O SENAC/RN reserva-se ao direito de formalizar as contratações em número que atenda ao interesse e às necessidades da Instituição, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira.
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. O processo seletivo terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data de homologação da seleção, podendo ser prorrogável por igual período, a critério do SENAC/RN.
7.2. Ocorrendo a comprovação de falsidade de declaração/informação ou de inexatidão dolosa ou culposa, falsidade e adulteração dos documentos apresentados pelo candidato, o mesmo terá sua candidatura ou contratação cancelada, bem como a anulação de todos os atos dela decorrentes, independentemente da época em que tais irregularidades vierem a ser constatadas, além de sujeitar o interessado/empregado às penalidades cabíveis.
7.3. Fica resguardado ao SENAC/RN, no direito unilateral, de cancelar, suspender ou adiar o presente Processo Seletivo de colaboradores em qualquer tempo ou fase.
7.4. Na hipótese de surgimento de casos não contemplados no presente Edital, a solução será conferida mediante deliberação da Comissão responsável pelo certame.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

TV americana CNN elege Jenipabu entre os vinte locais mais belos do Brasil

Moral lá em cima: A rede de TV norte-americana CNN listou os 20 lugares mais bonitos do Brasil. E para nosso orgulho, destacou Jenipabu, com suas dunas, no ranking. O local trai não somente os potiguares como turistas dos mais variados pontos do mundo, que se esbaldam no passeio pelas dunas fixas e móveis, curtem os dromedários e elegem a praia como um dos locais mais belos do Nordeste.

Também figuram na privilegiada lista o Monte Roraima, Canoa Quebrada (CE), Cataratas do Iguaçu, Fortaleza, Pelourinho (Salvador), Parque Tanguá (Curitiba), Jardim Botânico (Curitiba), Jalapão (Tocantins), Floresta Amazônica, Museu Imperial do Brasil (Petrópolis), Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), Gruta da Lagoa Azul (Bonito, MS), Fernando de Noronha, São Miguel das Missões (RS), Bento Gonçalves (RS), Elevador Lacerda (Salvador), Catedral de Brasília, Chapada Diamantina (BA) e Porto de Galinhas (PE).

Com acréscimo de informações do Canal Turismo Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FOTO: Aécio propõe que Dilma vá para a rua fazer campanha e conferir 'desânimo da população'

2014080783449Foto: Agência O Globo / Marcos Alves

Após um mini comício na porta de uma fábrica em São Paulo, na manhã desta quinta-feira, o candidato à presidência da República Aécio Neves propôs à presidente Dilma Rousseff que ela seguisse o exemplo dele e fizesse campanha nas ruas, para, segundo o candidato, conferir o desânimo da população. O tucano minimizou o fato de a adversária participar nesta tarde de um evento em que receberá o apoio das centrais sindicais, Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Central dos Sindicatos do Brasil e Força Sindical.

– Eu estimulo muito que ela vá às ruas, e não apenas nos eventos organizados e programados, que ela vá olhar nos olhos das pessoas, e possa perceber o sentimento do brasileiro hoje de desânimo – disse Aécio.

A visita de Aécio à fábrica Voith, na zona norte da capital paulista, às 7h, foi organizada pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, da Força Sindical. A central de trabalhadores está dividida entre o tucano e Dilma. Aécio aproveitou uma assembleia que aconteceria com os funcionários para fazer seu discurso e falar dos compromissos com os trabalhadores.

O evento foi marcado para se contrapor à agenda de Dilma. Cerca de 100 dos 4 mil trabalhadores saíram da fábrica para acompanhar o ato. A maioria era, entretanto, correligionários e cabos eleitorais.

O candidato ironizou a vantagem que Dilma tende a ter junto às centrais sindicais. – Ninguém que ter monopólio de absolutamente nada, que ela tenha suas interlocuções é legitimo. Mas, infelizmente, as lideranças do PT que estiveram no evento da CUT não tiveram a mesma recepção – disse Aécio, ao se referir à forma com a qual foi recebido pelos trabalhadores.

Entre as promessas feitas aos trabalhadores estão a retomada do crescimento, o combate à inflação e a correção da tabela do imposto de renda pela inflação. Ele fugiu, entretanto, de uma das principais reivindicações dos trabalhadores, que é o fim do fator previdenciário.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

UTILIDADE PÚBLICA: Como funciona o processo de recorrer a multas?

Muitas pessoas acabam recebendo multas das quais são cometeram. Se você está nessa situação, confira como você pode recorrer! Todo motorista acaba levando uma multa pelo menos uma vez na vida. E isso não é problema algum: A correria das grandes cidades, o trânsito turbulento e o tumulto no tráfego são fatores comuns na maioria dos lugares, levando o motorista a seguir este fluxo de extremo estresse e intensidade junto a outros veículos. Nessa esfera completamente insana, altos índices de acidentes ocorridos no trânsito e multas são dadas todos os dias, exemplificando as dificuldades enfrentadas pela população na agitação das cidades.

Seja por falta de atenção, nervoso, pressa ou falta de informação, a multa acaba sendo dada por diversos motivos. Veículos dirigindo em alta velocidade, rodízios, queima de faróis vermelhos, estacionarem em locais proibidos, desrespeito aos radares, entre muitas outras infrações são responsáveis pelas multas de trânsito.

Mesmo com responsabilidade, muitas vezes os órgãos responsáveis pelo controle dessas infrações acabam cometendo enganos. O cidadão que recebe uma multa injustamente, por uma infração que não cometeu, tem o direito de recorrer e revogar esta multa. O pagamento desta multa é de responsabilidade do proprietário do automóvel, por isso, é importante revogar pelos seus direitos se a esta aplicação foi feita injustamente.

Ao receber a notificação da multa, o motorista ou proprietário do veículo pode aplicar um recurso, dando entrada no procedimento para pedir o cancelamento da multa. O prazo para apelar por qualquer tipo de recurso relacionado à multa é até a data de vencimento da mesma, feito com embasamento legal.

Para fazer seu recurso contra uma multa mal aplicada, é necessário redigir, de forma clara, reduzida e fatídica, sua versão da história, dando argumentos em sua defesa que justifiquem o cancelamento da multa aplicada. Coloque seu nome, qualificação e endereço, juntando provas, cópias da notificação da multa, do seu RG e do certificado de registro do veículo para completar o protocolo de recurso de multa de trânsito. O recurso deve ser enviado para a JARI do órgão que fez a autuação.

Seu requerimento para revogação da multa será analisado pelos órgãos competentes relacionados ao problema, analisando o histórico do condutor, as circunstâncias do caso, as provas apresentadas e a carta de justificativa. Após a análise, o motorista ou proprietário do veículo será convocado para saber os resultados de sua apelação, sabendo se teve ou não seu pedido aceito. Em caso de dúvidas ou na busca de informações, procure pelo site do órgão relacionado e faça seu recurso sem problemas.

Extraído na íntegra do Via Certa Natal

http://www.viacertanatal.com/2014/08/como-funciona-o-processo-de-recorrer.html

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Justin Bieber 'salva' homem de ataque de urso na Rússia

INOT_632092A vida do russo Igor Vorozhbitsyn foi salva por uma música do cantor Justin Bieber na República de Sakha, na Rússia. Segundo o jornal “New York Post”, Vorozhbitsyn foi atacado por um urso-pardo assim que chegou em uma floresta onde pescaria. “Eu estava caminhando quando senti um impacto tremendo nas minhas costas e o urso estava em cima de mim “, conta.

Durante o ataque, o celular do russo caiu no chão e acabou colocando a canção “Baby”, do cantor pop norte-americano. O animal se assustou com a música e correu para a floresta. “Eu não podia acreditar na minha sorte quando o telefone tocou e ele fugiu”, disse.

Com sérios ferimentos no rosto, na abdomen e no peito, Vorozhbitsyn ligou para a emergência e foi socorrido por outros pescadores da região.

Apesar de ter o sucesso de Bieber no celular, o homem afirma que não é fã do cantor. Segundo ele, foi sua neta quem colocou a música no telefone “para uma brincandeira”, explica.

RedeTV – UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Anestesiologistas de Mossoró ameaçam paralisar atividades

Diante da situação ocorrida no Hospital da Mulher e insatisfeitos com o atraso no pagamento por serviços prestados e más condições das instalações, os anestesiologistas que atuam no município realizaram ontem reunião para discutir a possibilidade de greve. Caso o pagamento não seja feito até o dia 15 deste mês, quando termina o prazo dos contratos, os profissionais afirmam que não farão mais nenhum atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A categoria diz que o pagamento pelos atendimentos gerais no SUS estão em atraso desde fevereiro. Já os plantões no Hospital Regional Tarcísio Maia não são pagos desde o mês de junho, situação que estaria afastando interessados em atuar na cidade.

Fonte: O Mossoroense via Sinmed RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Justiça manda soltar manifestantes presos durante protesto contra a Copa

O juiz Marcelo Matias Pereira determinou a soltura dos manifestantes Fábio Hideki Harano e Rafael Marques Lusvarghi nesta quinta-feira (7).

O magistrado, que já recusou um pedido de liberdade anterior, foi contrário ao parecer de promotores de Justiça que denunciaram os manifestantes, presos durante protesto contra a Copa do Mundo.

Os promotores que denunciaram os manifestantes presos sob suspeita de liderar manifestações contra a Copa do Mundo se manifestaram contra a soltura dos ativistas nesta quinta-feira (6).

A manifestação consta do processo que está nas mãos do juiz Marcelo Matias Pereira, que deve decidir entre esta quinta e sexta-feira se aceita ou não o novo pedido de liberdade dos réus Fábio Hideki Harano e Rafael Marques Lusvarghi.

Pereira já negou anteriormente um pedido. Porém, o advogado de Hideki, Luiz Eduardo Greenhalgh, apresentou nesta semana um pedido de reconsideração da decisão anterior após a constatação de que não eram explosivos os objetos achados com Hideki e Lusvarghi.

Os promotores do Gaeco (grupo do Ministério Público que investiga e combate ao crime organizado) apresentaram suas manifestações ao juiz nesta quarta.

Nelas, a Promotoria admite que os laudos diminuem a materialidade do crime de porte de explosivos, que pode resultar em prisão por período de 3 a 6 anos.

Porém, os promotores enviarão novos quesitos ao IC (Instituto de Criminalística) e ao Gate (grupo antibombas da PM), responsáveis pelos laudos. Para os promotores, houve demora na apresentação dos materiais para análise –uma garrafa de Nescau coberto com papel e elástico e um frasco de fixador de tintas para tecidos com pavio. Segundo a polícia no dia da prisão, eram artefatos explosivos,

Por isso, os promotores querem saber se eventuais materiais inflamáveis que havia ali perderam seus efeitos devido a essa demora.

DIVERGÊNCIA

O parecer dos promotores do Gaeco é contrário ao de um outro promotor, que analisou pedidos de habeas corpus dos réus no Tribunal de Justiça (segunda instância), que entende que Lusvarghi pode ser solto.

O promotor Luis Felipe Tegon Cerqueira Leite deu parecer favorável à soltura de Lusvarghi em resposta a um pedido de libertação de Rafael Marques Lusvarghi à 3ª Câmara Criminal, do Tribunal de Justiça.

Leite é um promotor de segunda instância, designado para processos que tramitem no tribunal.

O promotor diz em seu parecer que Lusvarghi pode responder ao processo em liberdade, mas que estabeleceu como condição que o manifestante não participe de novos protestos durante o processo.

Também é necessário, segundo Leite, “aprofundar as provas”.

Para justificar seu parecer, Leite diz que há divergência entre os depoimentos de dois investigadores –um deles diz que Lusvarghi portava explosivo e o outro não faz menção a isso. Ele ressalta também que o suposto explosivo achado com Lusvarghi não havia passado por perícia até então.

Os resultados divulgados posteriormente ao parecer mostraram não se tratar de bombas. O procurador diz também que a acusação de associação criminosa é frágil porque o crime só é considerado se há três pessoas ou mais associadas.

“Não sendo possível presumir-se a vinculação subjetiva de pessoas presentes à manifestação com o propósito de praticar crimes”, diz o parecer. O defensor público Bruno Shimizu, que defende Lusvarghi, afirmou que o julgamento do habeas corpus deve ocorrer nos próximos dias.

Folha Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Jô Soares segue internado sem previsão de alta

8tv278lho0_5rhkkm8ffg_fileInternado desde o dia 25 de julho com um quadro de infecção pulmonar, o apresentador Jô Soares segue hospitalizado e sem previsão de alta, segundo as informações do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele vem sendo tratado com antibióticos, de acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital.

Jô Soares ficará pelo menos mais uma semana afastado da TV: a direção do “Programa do Jô” cancelou mais uma semana de gravações, de acordo com o site oficial da atração, que segue exibindo reprises de entrevistas feitas pelo apresentador.

“Ele está melhorando dia a dia, mas acho que o Jô não recebe alta antes do final de semana”, disse o diretor Willem van Weerelt ao site, avisando que as gravações da próxima semana não acontecerão.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *