Diversos

Tirar nota boa depende principalmente da genética, afirmam pesquisadores

CALIF_COLLEGE_CUTS_3A genética tem uma influência mais poderosa no resultado de exames de alunos do Ensino Médio do que professores, escola ou família, de acordo com um novo estudo da King’s College London. Para o experimento, os pesquisadores se basearam num teste britânico comumente realizado por estudantes: o General Certificate of Secondary Education (GCSE).

O estudo publicado na Plos One contou com mais de 11 mil gêmeos (idênticos ou não) de 16 anos e concluiu que 60% da variação de resultados em temas como inglês, matemática e ciência era influenciada pela genética. A descoberta não significa que a performance do estudante é determinada só pelos genes, ou que escola e ambiente não têm influência. Já que, enquanto isto, 29% dos resultados eram atribuídos ao ambiente – como escola, vizinhança e familiares. O restante estava relacionado a influências não ambientais, como doença.

Além disso, a genética tinha maior influência nos resultados para temas de ciência (58%) do que para humanidades, como arte e música (42%). Isto, segundo os pesquisadores, questiona a crença comum de que a ciência é aprendida pelo ensino, mas habilidades como artes são dons da natureza.

– Nossa pesquisa mostra que a diferença na performance educacional de estudantes depende mais da genética do que do ambiente – afirmou ao “Telegraph” o autor do estudo, Nicholas Shakeshaft, do Instituto de Psiquiatria do King’s College London.

O autor afirma ainda que a descoberta poderia ajudar a direcionar a educação para as necessidades individuais dos alunos, em vez de ter apenas uma fórmula para todos.

– Sugerimos que o sistema de ensino que trata as crianças todas da mesma forma é menos eficiente do que aquele que diferencia este tratamento – acrescentou.

Segundo os autores, a genética se torna um fator importante exatamente porque o sistema escolar aplica a mesma fórmula educacional a todos os estudantes. Quanto mais estes fatores são iguais, mais diferenças genéticas aparecem no resultado prático. A mesma situação ocorreria se todos tivessem a mesma dieta: diferenças no peso seriam mais determinadas pela variação genética, em vez de pelo estilo de vida.

Estudo com gêmeos

Gêmeos não idênticos podem nascer no mesmo ambiente, frequentar a mesma escola, crescer na mesma família e na mesma vizinhança, mas apenas metade dos genes é o mesmo. Gêmeos idênticos, ao contrário, compartilham tanto o mesmo ambiente como os mesmos genes. Assim, comparar os dois pares de gêmeos foi uma forma de separar os efeitos da genética e do ambiente ao avaliar as notas dos exames.

Por exemplo, quando gêmeos idênticos têm pontuações muito diferentes, a causa não pode ser genética. Aí vem o que os cientistas chamam de “efeitos de ambiente não compartilhados”, como o melhor aluno ter um professor melhor.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Natal ganha “Jacaré de Ouro” como melhor destino turístico de eventos do Nordeste

18211Natal ganhou mais um prêmio nacional “Jacaré de Ouro”, como “Melhor Destino Turístico de Eventos do Nordeste”, na 14ª edição do Prêmio Caio 2013. A premiação ocorreu na terça-feira (10), no Expo Center Norte, em São Paulo. O troféu foi recebido pelo diretor de Promoções Turísticas da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Francisco Cunha Neto. A cidade do Natal concorreu com Maceió e Bahia (Costa do Sauípe) e pela sétima vez conquistou o reconhecimento a nível nacional da cidade do Nordeste melhor posicionada no ranking brasileiro.

O principal objetivo do prêmio é incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas organizadoras de eventos, prestadores de serviços, hotéis, resorts, centros de convenções, espaços para congressos e destinos para o desempenho sustentável do turismo no País. Para o secretário de Turismo, Fernando Bezerril, este prêmio retrata a posição de Natal no cenário nacional, tendo superado dois concorrentes de peso, como Maceió e Bahia. “Ficamos felizes com a premiação e mostra que Natal continua no topo das cidades brasileiras do Nordeste para realização de eventos”, afirma Bezerril.

Outros prêmios Caio conquistados pela cidade do Natal: Jacaré de Ouro (2012), Jacaré de Ouro (2011), Jacaré de Ouro (2010), Jacaré de Ouro (2009), Jacaré de Prata (2008) e Jacaré de Prata (2007) e agora Jacaré de Ouro (2013).

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Wilma: estou mais viva politicamente do que nunca

Devido ao clima de instabilidade do cenário político local, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) não anunciou seu projeto político para o ano que vem, como era esperado, na tarde de hoje, durante almoço que ofereceu para a imprensa. O almoço foi bastante prestigiado.

A ex-governadora disse que sua decisão ficará para 2014. A pessebista frisou que não foi um erro ser vice-prefeita de Carlos Eduardo e afirmou que está mais viva politicamente do que nunca.

A pessebista, líder de todas as pesquisas para o governo, agradeceu os espaços conquistados na imprensa independente do Rio Grande do Norte. Wilma adiantou que, até março, pretende visitar todos os municípios do RN, para definir qual cargo irá disputar.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Ministérios do Esporte e da Justiça criam 9 medidas para aumentar segurança nos estádios

Os ministros do Esporte, Aldo Rebelo, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciaram nesta quinta-feira nove medidas para tentar conter os casos de violência nos estádios. As ações foram definidas em uma reunião realizada no no ministério do Esporte, em Brasília, que contou com a participação de representantes do governo federal, da Justiça, do Ministério Público da CBF e dos clubes de futebol. Logo após a briga generalizada na Arena Joinville, na partida entre Atlético-PR e Vasco, havia a promessa de que a resposta seria imediata.

Confira as medidas divulgadas:

1 – criação de um guia de procedimento de segurança para atividades esportivas, especialmente para jogos de futebol.
2 – orientação para implementação de juizados de torcedores nos estádios.
3 – orientação para a criação de delegacias especiais nos estados destinadas aos torcedores.
4 – estabelecer um cadastro de torcedores impedidos de participar de torcidas.
5 – maior responsabilização dos clubes.
6 – integração das áreas policias que atuam nos eventos.
7 – equipar estádios e arenas no país com equipamentos de segurança seguindo o padrão dos estádios que receberão a Copa.
8 – instalação de câmara técnica no Ministério da Justiça para tratar da segurança de eventos esportivos.
9 – encaminhar ao congresso nacional projeto com novas regras para a segurança privada.

Também foi anunciado que o ministério do Esporte organizará três reuniões com entidades para repassar as orientações: uma com secretários de segurança pública dos estados; outra com o conselho nacional do Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça; outra com a CBF, o STJD e os clubes.

Veja a lista dos presentes na reunião:

Aldo Rebelo – ministro do Esporte
José Eduardo Cardozo – ministro da Justiça
Toninho Nascimento – secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte
Regina Miki – secretária nacional de segurança pública do Ministério da Justiça
Andrei Rodrigues – secretário extraordinário de segurança de grandes eventos do Ministério da Justiça
Marivaldo Dantas de Araújo – secretário-geral adjunto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira – conselheiro do CNJ
Flávio Zveiter – presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)
Paulo Castilho – promotor de Justiça e representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Athaíde Ribeiro da Costa – procurador da república
José Hilário Medeiros – gerente de Segurança do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo
Fernando Capez – promotor de Justiça licenciado e representante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF);
Weber Magalhães – vice-presidente da CBF
Cel. Marcos Cabral Marinho de Moura – diretor de segurança e prevenção da Federação Paulista de Futebol (FPF)
Vilson Ribeiro de Andrade – presidente do Coritiba e representante dos clubes de futebol
Vicente Cândido – deputado federal

Sportv e GloboEsporte

Opinião dos leitores

  1. Balela pura! continuará do mesmo jeito ! Violência dentro dos estádios e fora deles, enquanto não extinguirem essas torcidas organizadas teremos milhares de mortos nas ruas do Brasil!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Se alguém do PSDB recebeu propina, tem que ser preso, diz Aécio

Num instante em que a penitenciária da Papuda virou um puxadinho da política e o excesso de denúncias parece dividir os partidos em dois grupos —o dos sujos e o dos mal lavados— Aécio Neves declarou: “Eu vou falar muito sobre ética durante a campanha.”

Na noite passada, o presidenciável tucano jantou com um grupo de jornalistas no Piantella, tradicional casa de repastos de Brasília. Recordou-se a Aécio que a reputação do seu PSDB está na bica de descarrilar no escândalo do cartel de trens e do metrô de São Paulo. O candidato tomou distância da carapuça.

“Se tiver alguém do PSDB que cometeu irregularidade, que recebeu propina, se isso ficar provado, tem que ir para a cadeia também”, disse. Indagou-se a Aécio se não receia que o caso interfira na campanha tucana. E ele: “Só se for para quem está envolvido. Para mim? Zero.”

Aécio realçou que o caso do cartel paulista frequenta o noticiário diariamente. A despeito disso, o governador tucano Geraldo Alckmin, candidato à reeleição, “está liderando as pesquisas”. Por quê? “Não é algo que contamine o Geraldo. Ele não é desonesto. Vou duas vezes por semana a São Paulo. Não pega. Ninguém toca nesse assunto.”

E quanto ao chamado mensalão de Minas Gerais, que aguarda na fila de julgamentos do STF? “Vamos esperar até que seja julgado. Creio que muita gente pode se surpreender. Mas se alguém do PSDB cometeu irregularidade, tem que ser punido.”

Aécio espetou o petismo: “Não vamos cometer o equívoco do PT de acobertar, de transformar [julgamento] em coisa política. Isso não tira um milímetro da minha autoridade para falar de ética. Vou falar. Tenho 30 anos de vida pública. Se alguém do PSDB cometeu ato ilícito, vai responder.”

Levado às manchetes pelo delator Roberto Jefferson em 2005, o mensalão não impediu a reeleição de Lula em 2006. Tampouco tirou de Dilma Rousseff a eleição de 2010. Acha que as prisões do generalato do PT podem levar o eleitor a ter um comportamento diferente em 2014?, perguntou-se a Aécio.

E ele: “Não haverá uma resposta eleitoral. Não é porque petistas foram presos que o eleitor do PT deixará de votar no partido. Mas [o caso] tira o discurso do PT.” Ante a observação de que Dilma também poderia afirmar que não compactua com o malfeito, Aécio atalhou: “Será que ela vai falar isso?”

Evocando o noticiário sobre o desagravo que o PT fará aos seus presidiários no Congresso partidário que começa nesta quinta-feira, Aécio emendou um par de interrogações: “Qual é o PT da Dilma? É o PT que a homenageia ou é o PT que faz desagravo, inocentando politicamente o pessoal do mensalão? Ela é refém de uma estrutura. Mas é bom que ela fale também [de ética]. Se ela puder falar.”

Na opinião de Aécio, o eleitor ainda não está interessado na sucessão. Olha para a disputa como quem vê um filme manjado. Por ora, só enxerga Dilma, beneficiada pela superexposição do cargo e pelo excesso de propaganda institucional. O eleitorado só vai reparar nos candidatos de oposição na hora do tiroteio no saloon.

Pretende exibir o discurso ético na tevê já no início da campanha? “Tem que permear a campanha interia”, respondeu Aécio. “Temos um desafio. As pessoas querem mudança. Mas elas olham para o lado e ainda não enxergam a mudança. Vamos mostrar que somos a mudança segura. E isso também inclui falar de ética.”

A conversa de Aécio com os repórteres durou cerca de duas horas e meia. Terminou pouco depois de meia-noite e meia. Descontraído, o presidenciável do PSDB não falou apenas sobre ética. Vai abaixo um resumo do que foi dito:

— O drama da oposição: “Nesse momento, você não tem, nos meios de comunicação de massa, como fazer o discurso de oposição se amplificar. Em 2009, nessa mesma época, o [José] Serra tinha 38%, 40% nas pesquisas. A Dilma tinha algo em torno de 16%, 17%. A Marina [Silva], 6%. O sentimento era de continuidade. Mas a Dilma só empatou com o Serra no final de julho de 2010. Ela teve espaço na tevê aberta. Começou a vestir o figurino da continuidade, de ‘mãe do PAC’, de ‘mulher do Lula’. Hoje, o sentimento é de mudança. Isso não vai ser revertido. Será ampliado. A tendência é de que o monólogo de hoje dê lugar ao contraditório. Vai se beneficiar quem tiver a capacidade de vestir esse figurino da mudança.”

— Cenário de segundo turno: “Quem faz análise hoje prevendo uma eleição de primeiro turno diz bobagem. A tendência de ter segundo turno será crescente. Fui candidato à reeleição [no governo de Minas Gerais]. Isso que está aí, para vencer no primeiro turno, é muito pouco. E quem for para o segundo turno tem uma chance enorme de ganhar a eleição.”

— Fim de ciclo: “Estamos vivendo um fim de ciclo. Por quê? A presidente fará uma campanha na defensiva. Será defensiva na questão da economia, defensiva na questão das entregas [de obras]. Não tem nada estruturante para ser entregue. A marca da ineficiência vai crescer durante a campanha.”

— Mais Médicos: “É um ativo que eles têm. Mas não do jeito que está: Mais Médicos, com menos dinheiro para a saúde. Queremos muito mais médicos de qualidade. Vamos falar sobre isso. Queremos que os médicos cubanos continuem no Brasil, que venham profissionais de outros países. Mas queremos pagar diretamente para eles. Queremos pagar R$ 10 mil, não R$ 1.500. Eu reformularia esse contrato. Não faria contrato de novo com essa Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]. Contrataria diretamente os médicos que quisessem permanecer no Brasil.”

— José Serra: “Vamos fazer do limão uma grande limonada, porque o partido vai estar unido. Acho março um belo momento para nos apresentarmos, dizendo com clareza qual o papel de cada um. Depois do Carnaval. Temos conversado. Se ele estivesse viajando para falar bem do governo, me preocuparia. Acho que soma. Não tenho dúvida de que estaremos juntos.”

— A acusação de que fez corpo mole na campanha de Serra em 2010: “Isso é uma lenda difundida por quem não acompanhou a campanha em Minas. Não tem conexão com a realidade. O Serra ganhou em Belo Horizonte, contra a Dilma, que nasceu na cidade. Por quê? Fiz telemarketing: ‘boa noite, aqui é o Aécio Neves…’ Fomos ao limite das nossas forças. Se eu tiver em São Paulo o mesmo empenho que tivemos em Minas, vamos ganhar essa eleição.”

— Se for ao segundo turno, está seguro de que Eduardo Campos o apoiará? “Estou cada vez mais seguro, por uma razão lógica. Eduardo não conseguirá fazer uma campanha que não seja de oposição. Não teria lógica. Economia, está bom ou ruim? Não tem mais ou menos. Está ruim. Infraestrutura, como está? Péssima. Se ambos estamos no campo oposicionista, se estamos negociando composições nos Estados, creio que vai haver uma convergência natural. Nós, naturalmente, apoiaríamos. Não vamos fazer isso porque acredito que estaremos no segundo turno.”

— Decálogo: “Temos uma travessia no deserto para fazer. Vou lançar na terça-feira (17) um conjunto de diretrizes. Vamos mostrar quais são as questões essenciais. É mais do que um conjunto de princípios. É um conjunto de prioridades.”

— Herança maldita: “A herança, para qualquer um que ganhar as eleições será muito alta em 2015. Temos noção disso.”

— Nata do PIB: Participo nesta quinta-feira, em São Paulo, de um jantar com cerca de 30 grandes empresários. Vou acompanhado do Fernando Henrique, do Armínio [Fraga, ex-presidente do Banco Central], do senador Aloysio [Nunes Ferreira] e do Antonio Anastasia [governador de Minas]. Na semana passada, jantei com um grupo restrito de representantes do agronegócio. Tive também um encontro com ambientalistas. Na segunda-feira, faremos outro grande encontro com empresários do Rio de Janeiro, organizado pelo Armínio Fraga.

Josias de Souza – UOL

Opinião dos leitores

  1. Calma Aécio!
    "se alguém do PSDB cometeu irregularidade, tem que ser punido.”
    Assim vou ter que rodar um longametragem, pelo menos a trilha sonora vai ser fácil escolher – Se gritarpega ladrão, não fica um meu irmão…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

FOTO: Atacante Fred abraça advogado que prejudicou a Lusa e aumenta polêmica sobre o caso

6ifaisplrx_1oot9cd1cd_fileNesta quinta-feira (12), a confusão envolvendo a Portuguesa e o Fluminense ganhou mais um capítulo. Internautas começaram a compartilhar uma foto, na qual Fred, ídolo do tricolor carioca, aparece ao lado de Osvaldo Sestário, grande protagonista da polêmica sobre a escalação de Héverton, jogador da Lusa. O caso ainda não foi solucionado, mas dependendo do julgamento, o Flu pode continuar na Série A, enquanto o clube de São Paulo será rebaixado. Entenda o caso a seguir.

O pedido do Fluminense junto ao STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) para tirar quatro pontos da Portuguesa, devido à suposta escalação ilegal do meia Héverton pela última rodada do Campeonato Brasileiro, pegou o clube paulista de surpresa. Futuro vice-presidente jurídico (será empossado em janeiro com a nova diretoria), Orlando Cordeiro de Barros alegou nesta quarta-feira (11) que a CBF não enviou nenhuma notificação aos advogados do clube e teme que a equipe possa ser prejudicada

A Lusa não é a única que pode cair. O Flamengo corre esse risco por ter escalado o lateral André Santos no empate contra o Cruzeiro no último dia 9 de dezembro. O STJD vai julgar essas duas questões na próxima segunda-feira (16).

Em um primeiro momento, o Flamengo, que terminou a competição em 11.º, com 49, apenas cairia para 16.º, com 45. Já Portuguesa cairia para 17.ª, com 44, sendo rebaixada. No entanto, a situação do time carioca pode piorar. Isso porque o Vasco tenta ganhar os pontos da partida em que foi goleado pelo Atlético-PR, por 5 a 1, que ficou mais de uma hora paralisada por uma briga entre as torcidas. Se isso tudo acontecer, o time de São Januário vai a 47 pontos, empurrando o Flamengo para a zona de rebaixamento.

“Temos medo de cair. Nós estamos brigando com uma equipe que já fez isso duas vezes no Rio. A Portuguesa subiu no campo, o Fluminense caiu no campo e estão tentando reverter pela segunda vez isso. Eles não tiveram competência para subir”, provocou o dirigente da Portuguesa.

Expulso contra o Bahia, na 36.ª rodada, Héverton, da Lusa, cumpriu suspensão automática contra a Ponte Preta e foi a julgamento na última sexta-feira (8) no STJD. Como pegou dois jogos de suspensão, ele deveria cumprir mais um diante do Grêmio, no último domingo (8). O atleta, no entanto, entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo no empate por 0 a 0 com o time gaúcho, no Canindé.

Segundo a Lusa, o clube não foi notificado sobre a punição imposta a Héverton em julgamento realizado na sexta. Um advogado do clube, porém, esteve presente no STJD e defendeu o jogador. Ele teria informado à Portuguesa que a punição foi de um jogo, quando ela foi de duas partidas.

“Por enquanto não iremos tomar posição. A Portuguesa não foi informada de absolutamente nada (sobre o julgamento). Só soubemos da informação através da imprensa. Nenhum clube é condenado se não houver comunicação”, completou Cordeiro. “O atleta já havia cumprido (a suspensão automática) e a Portuguesa está com os prazos abertos ainda para recorrer.”

Para o dirigente da Portuguesa, que concedeu entrevista coletiva nessa quarta-feira (11), a discussão sobre a escalação irregular se dá por interesses do Flu. “Não é uma questão técnica, é uma questão política”, afirmou ele.

A Portuguesa não é o único clube que corre risco de ter o que foi decidido em campo mudado após o Campeonato Brasileiro. A Lusa pode cair com o Flamengo. A escalação de André Santos no empate com o Cruzeiro, na última rodada, pode ser irregular porque o lateral foi suspenso pelo STJD na sexta-feira e o possível erro custaria quatro pontos ao clube.

A possibilidade de rebaixamento existe caso o Rubro-negro realmente perca quatro pontos e o Vasco triunfe em sua tentativa de somar os três pontos conquistados pelo Atlético-PR no domingo, em jogo que prosseguiu mesmo após parada de mais de uma hora por conta de pancadaria entre torcedores.

Se as duas possibilidades forem confirmadas, o Flamengo ficaria com 45 pontos, enquanto o Vasco atingiria 47. A decisão sobre a punição à Portuguesa, que beneficiaria o Fluminense, não influencia no que ocorreria com a equipe da Gávea.

O problema com André Santos é que o lateral foi expulso na final da Copa do Brasil e acabou ficando fora do jogo seguinte, mas pelo Brasileiro, contra o Vitória, antes mesmo do parecer do STJD sobre o seu cartão vermelho. O julgamento de sexta-feira (6) o suspendeu, e, mesmo assim, ele foi escalado no sábado (9) contra o Cruzeiro.

A punição prevista nesses casos é de três pontos mais os pontos que foram conquistados na partida — como houve empate, o prejuízo seria de quatro pontos. O STJD, contudo, ainda não fez denúncia em relação ao Flamengo, que assegura ter garantias jurídicas em relação à escalação de André Santos.

O Flamengo se manifestou na tarde desta quarta-feira (11) sobre o caso André Santos e garantiu estar “tranquilo” mesmo com a ameaça de perda de quatro pontos na tabela do Campeonato Brasileiro, encerrado no último domingo. Em nota publicada em seu site oficial, o clube garantiu que o jogador foi escalado legalmente no duelo diante do Cruzeiro, no último sábado, e disse não temer qualquer tipo de punição da CBF.

“Tendo em vista as notícias publicadas pela imprensa a respeito da escalação do nosso atleta André Santos no jogo contra o Cruzeiro, o Clube de Regatas do Flamengo manifesta sua absoluta tranquilidade em relação ao caso, respaldando sua posição nos diversos artigos que regem a lei esportiva e nas resoluções da Confederação Brasileira de Futebol”, apontou a nota.

R7

Opinião dos leitores

  1. é isso aí Kasinsk, vale o que está escrito. O problema é que a comunicação à Portuguesa a respeito da pena foi verbal na sexta-feira e por escrito na segunda. O jogo foi no sábado, portanto antes da comunicação por escrito. E aí? Vale o verbal ou o escrito?

  2. Vale o que está escrito e zefini. Virada de mesa é quando se rasga o regulamento, mudam-se as regras de um jogo que já estava em andamento. Será que é tão difícil entender? A Portuguesa usou um jogador que tinha que concluir uma pena. A pena não foi concluída, e aí? Não é infração? E o que diz a infração? Perda de 4 pontos e mais 100 mil reais para o Natal do STJD. Na minha terra é assim: escreveu não leu é analfabeto, e estamos conversados. Como diria o Bode Gaiato: "É melhor estudar pá o Enem."

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Avenida Salgado Filho terá nova interdição nesta sexta-feira

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai interditar nesta sexta-feira (13), a partir das 8h, uma das faixas da Av. Salgado Filho na altura do cruzamento com a Rua Professor Almeida Barreto, no sentido bairro/centro, para obras de saneamento da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).

“Os trabalhos continuarão no sábado (14), quando a Semob deverá interditar as três faixas da Av. Salgado Filho, a partir da meia noite, para conclusão da obra. É que neste horário o número de veículos é menor na via e o fluxo e veículos será desviado para Amintas Barros e adjacências”, explica o inspetor Carlos Eugênio, chefe do Setor de Intervenção Viária da Semob.

A Semob recomenda aos motoristas que ao avistarem a canalização de orientação da pista, reduzam a velocidade dos veículos para maior segurança na via e respeite a sinalização. Agentes de Mobilidade Urbana estarão no local orientando aos motoristas sobre a intervenção. Mais informações por meio do telefone (84) 8139 5536.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Diário Oficial não publica cassação e Rosalba continua despachando, destaca UOL

6mai2013---a-governadora-do-rio-grande-do-norte-rosalba-ciarlini-dem-participa-de-encontro-com-representantes-das-12-cidades-sedes-da-copa-do-mundo-de-2014-no-palacio-itamaraty-1370534242935_300x300A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini Rosado (DEM), despachou normalmente na residência oficial nesta quarta-feira (11), um dia após a corte do TRE-RN (Tribunal Regional Eleitoral) decidir por cinco votos a um que ela deverá ser afastada do cargo imediatamente. A Justiça também decidiu deixar Ciarlini inelegível por oito anos.

A política foi condenada por abuso de poder econômico e político por ter usado a aeronave do Estado para se locomover para Mossoró por 56 vezes durante a campanha política municipal em 2012, em que foi eleita a prefeita Cláudia Regina (DEM) e seu vice Wellington Carvalho Filho (PMDB), que também tiveram os diplomas cassados.

Devido à cassação de Regina e Carvalho, o TRE determinou que o município de Mossoró deverá ter novas eleições municipais.

Apesar da decisão ter fixado que o afastamento da governadora deveria ser de imediato, o acórdão do julgamento ainda não foi publicado no DOJ (Diário Oficial da Justiça). O afastamento de Ciarlini deverá ocorrer apenas após a publicação do acórdão e a notificação da decisão entregue à governadora e à Assembleia Legislativa.

Segundo o TRE, o vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), deverá ser empossado 24h após a notificação.O tribunal não tem previsão de quando deverá ocorrer a publicação e a notificação da decisão.

Os advogados de Rosalba, Tiago Cortês e Felipe Cortês, informaram que vão recorrer da decisão assim que receberem a notificação do TRE.

Ministro da Pesca

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, cancelou a viagem que faria ao Rio Grande do Norte para cumprir agenda com a política. O motivo do cancelamento não foi explicado pela assessoria do governo do Estado. Crivella viajaria para Natal para assinar convênios com o governo do Estado e também faria entrega de carteiras a pescadores.

Ele ia receber o título de cidadão no município de Canguaretama (a 76 km de Natal). O governo do Estado não informou a agenda de Ciarlini para esta quinta-feira (12).

Rompimento

Com relações rompidas com Rosalba desde o primeiro ano de governo, o vice-governador do Estado comentou a decisão do TRE e disse que “trata-se de um momento no qual é preciso manter a serenidade.” Faria afirmou ainda que não vai tomar nenhuma decisão que provoque insegurança administrativa ou jurídica no Estado.

“É oportuno que fique claro que não me move o revanchismo, não me motiva a mesquinhez política, não me orientam as disputas eleitorais extemporâneas, não tenho interesses partidários menores”, disse Faria, que após o rompimento passou a criticar a forma que o governo do Rio Grande do Norte vinha sendo conduzido.

Acusação do MPE

O TRE manteve o parecer do MPE (Ministério Público Eleitoral), assinado pelo procurador Regional Eleitoral Paulo Sérgio Rocha, que reforçou que a conduta vedada praticada pela governadora a submete à decretação de sua inelegibilidade.

Segundo o MPE, Ciarlini usou indevidamente por 56 vezes a aeronave do governo do Estado para ir a Mossoró durante a campanha eleitoral dos candidatos apoiados por ela, sob pretexto de comparecimento da governadora a eventos oficiais.

“A gestora estadual marcava compromissos de governo, em plena campanha eleitoral, e logo após participava de movimentações políticas. O fato se repetiu 17 vezes entre 15 de julho e 7 de outubro de 2012. Diante das provas, o parecer do MP Eleitoral concluiu que atos administrativos previstos naquele município foram seguidos da permanência da governadora em Mossoró, com o claro objetivo de promover a campanha eleitoral dos demais recorrentes, utilizando-se para tanto, em várias dessas ocasiões, da aeronave estatal”.

De acordo com o MPE, um voo ocorrido em 1º de julho de 2012, do Aeroporto Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, para o Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal, aconteceu “em pleno período de lançamento da campanha de Cláudia Regina, sem que houvesse na agenda oficial da governadora qualquer informação sobre participação em atos administrativos”.

“Além disso, a aeronave se deslocou de Natal a Mossoró nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro de 2012, às vésperas da eleição, sem estar registrado qualquer compromisso oficial naquela cidade.”

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Defesa de Rosalba entra com mandado de segurança no TSE contra afastamento

Na manhã desta quinta-feira (12), a governadora Rosalba Ciarlini deu entrada a um mandado de segurança junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com objetivo de conseguir uma liminar que a mantenha no cargo.

A medida já havia sido anuncia por sua defesa assim que o afastamento foi determinado pelo TER-RN, e publicado no dia seguinte em acórdão do Tribunal.

Antes mesmo da posse do vice Robinson Faria, a defesa pede o efeito suspensivo do acórdão do TSE, para garantir a permanência da governadora. Dessa forma, o caso só poderia ter um desfecho após o recurso a ser impetrado na corte eleitoral tenha o mérito julgado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Márcia Maia diz que Governo devolveu recursos federais por falta de projetos

A deputada Mária Maia (PSB) informou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (12), que o Governo do Estado devolveu recursos ao Governo Federal que deveriam ser destinados à qualificação de trabalhadores do Estado. Segundo a deputada, o valor devolvido se aproxima de R$ 3 milhões. “No momento em que nossa mão de obra não é qualificada, o mercado acaba contratando pessoas de fora. Isso não é interessante para o nosso Estado”, disse a deputada.

Márcia Maia ainda fez críticas ao Governo que, segundo ela, não tem dado atenção às políticas públicas. “Espero que chegue logo a esta Casa os Projetos de Lei que trata da promoção dos praças da Polícia Militar, e o que prevê a criação do estatuto da Polícia Civil. A polícia do nosso Estado não tem o menor apoio do Governo. Os servidores não podem ofertar um bom serviço à população se não possuem nem materal de expediente para trabalhar”, disse.

Para a deputada, os secretários estaduais têm boa vontade e querem trabalhar, mas o Governo não apoia os seus auxiliares. “Os titulares das pastas querem executar seus projetos, cada um em sua área, mas não recebem apoio. Estamos vivendo um momento de insegurança administrativa e quem se prejudica é o povo. A gente não vê a hora desse Governo mudar, esse é o comentário que se houve em todas as ruas”, concluiu.

Opinião dos leitores

  1. Como ja não bastasse o caos do dia dia.
    Nos empresarios temos que pagar imposto no final do mes.entao fica esse pessoal fazendo estas manifestacoes atrapalhando nosso dia e tirando o nosso direito de ir e vir.
    Isto é uma vergonha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Tolerância zero: PM terá caminhões-guincho e não permitirá qualquer bloqueio de vias em protesto de permissionários

A manifestação dos permissionários dos transportes alternativos de Natal, prevista para as 15h desta quinta-feira (12), terá tolerância zero da Polícia Militar em caso de tentativa de bloqueio de vias. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (12), durante reunião da instituição com o Ministério Público e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Entre as ações preventivas, haverá policiamento ostensivo em toda a Avenida Rio Branco e proximidades, com presenças da Rocam, BPChoque e CPRE de prontidão para evitar possíveis excessos ou bloqueios de vias. Em caso de descumprimento dos permissionários, a Polícia Militar e o Ministério Público tomarão providências imediatas. No local estarão distribuídos cerca de 270 PMs.

Segundo o comandante da PM no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, dois caminhões-guincho estarão de prontidão para recolher qualquer veículo que interrompa alguma das vias.

Opinião dos leitores

  1. Concordo com a retirada dos alternativos que estejam obstruindo as vias, mas espero que o mesmo ocorra quando os coletivos fizerem um movimento idêntico !

  2. Amigos protestar de forma ordeira e respeitosa trará atenção necessária, mas fechar com as vans os principais acessos da cidade ai é algo que passa do absurdo, há pessoas indo trabalhar, estudar, com compromissos e o que é mais preocupante pessoas a beira da morte dentro de uma ambulância.
    Os permissionários não tem sequer um sindicato regularizado/registro no MT, são apenas alguns gatos pingados trabalhando por trás para chefões do transporte alternativo.
    O Estado nesta situação deve ser bem radical e não tolerar o que os permissionários fizeram semana passada, o BOPE deve baixar o pau nessa cambada de baderneiros, deve com caminhões-guincho recolher os alternativos na marra e leva-los para o patio do DETRAN responsabilizando os proprietários. Quero ver qual é o corajoso agora!

    1. Amigo, o Sitoparn tem o reconhecimento do MTE desde 2007, quando lhe foi concedido a carta sindical. No mais, concordo com tudo o que vc diz.

  3. Muito pertinente essa medida para garantir o direito constitucional de ir e vir do cidadão. Existem tantas formas de se protestar sem envolver ou prejudicar pessoas que nada tem haver. O último que fizeram foi uma VERGONHA, principalmente por parte dos líderes que deram entrevista na televisão demonstrando tamanha IMBECILIDADE.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Privilegiando o item ‘segurança’, Coengen lançará o “Summer Breeze” no litoral Norte

Jangada na Praia de PajuçaraTendo como diferencial a infraestrutura em segurança, a construtora Coengen irá realizar na próxima terça-feira, dia 17, durante um luau no Iate Clube do Natal, o pré-lançamento do “Summer Breeze” (Brisa de Verão), condomínio de alto padrão que será implantado na Praia de Muriú, uma das áreas mais valorizadas do litoral potiguar.

Localizado a apenas 20 minutos do centro de Natal, o empreendimento, composto por 123 lotes, a partir de 300 metros quadrados, tem acesso exclusivo à praia, estrutura de apoio para a prática de esportes náuticos e está inserido em uma região dotada de infraesttrutura  de transporte, posto de saúde e comércio de bens e serviços.

Para permitir que as famílias freqüentem o condomínio o ano inteiro, o projeto do “Summer Breeze” privilegiou a questão da segurança. Além do pórtico de entrada, o empreendimento será equipado nas extremidades do terreno com guaritas de vigilância noturna e diurna, monitoramento eletrônico e sistema de rádio comunicação.

O prazo de entrega de suas unidades está previsto para 30 meses. O imóvel pode ser autofinanciado pela própria Coengen em até 120 meses, ou através do agente financeiro de preferência do cliente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Motivo de saída de Wlademir Capistrano seria indisponibilidade com juiz auxiliar

O blog apurou que a saída do advogado Wlademir Capistrano da secretaria-geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, ato em exoneração assinado pelo presidente do TJ-RN, desembargador Aderson Silvino, e publicado no Diário da Justiça eletrônico dessa quarta-feira (11), pode ter sido motivada por uma incompatibilidade de relacionamento com o auxiliar da Presidência do TJ potiguar, o juiz Fábio Filgueira.

Wlademir Capistrano fez um bom trabalho enquanto secretário e deixou o cargo alegando motivos pessoais. Na manhã desta quinta-feira (11), Yvette Maia foi apresentada como a nova secretária geral do TJRN.

BbSrPUtIIAAwLPM.jpg largeFoto: TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América:Gustavo Carvalho anuncia atacante do São Paulo; Régis é assediado por "gigantes" e deixa clube

Após ser eleito nessa quarta-feira(11), o presidente Gustavo Carvalho anunciou a contratação do atacante Rafinha, do São Paulo. O reforço é por conta da adesão em massa do torcedor americano ao programa do Sócio Dragão. Gustavo Carvalho promete anunciar até a sexta-feira mais uma contratação.

Ficha técnica do atacante Rafinha

Nome: Rafael Gomes de Oliveira
Apelido: Rafinha
Data de nascimento: 26/04/90
Idade: 23 anos
Naturalidade: São Paulo/SP
Altura: 1,78 m
Posição: atacante
Clubes que já defendeu: São Paulo/SP, Red Bull/SP, Guarani/SP e Ceará/CE

Régis

A direção alvirrubra admite não ter condições de segurar o meia, que foi sondado por vários clubes do país, inclusive, Cruzeiro, Flamengo e Internacional-RS, impossibilitando um novo acordo de acordo com a sua valorização e a pedida salarial maior.

Do Blog com informações adicionais do Vermelho de Paixão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Detran-RN divulga informações sobre CNH para estrangeiro

Com a proximidade da Copa do Mundo, muitos condutores estrangeiros estarão guiando veículos durante o evento no Rio Grande do Norte. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não precisam necessariamente tirar uma CNH em território brasileiro para estarem legalmente habilitados.

Pensando nisto, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta quinta-feira (12) informações que asseguram os procedimentos necessários para que o motorista estrangeiro transite da forma permitida nas vias nacionais.

A Resolução 360 do Contran tipifica que o condutor estrangeiro ainda pode dirigir, por até 180 dias, com a Carteira de Habilitação do país de origem, desde que dentro do seu prazo de validade. Para tanto, além da habilitação, o condutor deve portar o passaporte ou o documento que comprove a data de entrada no país.

Entretanto, depois dos seis meses, é obrigatória a solicitação da Carteira Nacional de Habilitação brasileira. Neste caso, o estrangeiro deve submeter-se aos Exames de aptidão Física e Mental e Avaliação Psicológica, nos termos do artigo 147 do CTB.

Mesmo antes do ano de 2014, o Detran/RN já registra aumento na procura da expedição da CNH para estrangeiro. Em 2012, o aumento foi de 35,2% para este tipo de pedido, comparando ao ano de 2011. Segundo informações do setor de Estatística do Detran/RN, atualmente 2.975 estrangeiros tem Habilitação brasileira no RN.

REGRAS TAMBÉM SE APLICAM A BRASILEIROS NO EXTERIOR

Outra dúvida frequente é em relação aos brasileiros que pretendem viajar para o exterior e querem conduzir um automóvel. Neste caso, há duas possibilidades.

O recomendável é ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelos Detrans. Embora o documento não seja obrigatório, ele é aceito em mais de 130 países e pode ajudar o motorista com a legislação local, com os agentes de trânsito e na agilidade no atendimento em casos de acidente e a rapidez para receber o seguro. Outra vantagem é na hora de alugar um carro. Com o PID em mãos, o viajante terá facilidades na checagem das informações pessoais e locação do automóvel.

Contudo, caso o motorista queira viajar sem a permissão, não é o fim do túnel. Com a própria habilitação brasileira, o condutor poderá guiar nos 130 países que formam a Convenção Internacional de Tráfego Rodoviário de Viena, o Principio de Reciprocidade entre países e nos Estados Unidos. Neste caso, é necessário também ter o passaporte em mãos.

Em caso de uma infração ou acidente, o órgão responsável do país poderá deter o motorista, exigir à tradução da habilitação em um consulado oficial e só autorizar a

liberação do viajante depois que os documentos e as multas forem regularizados. As medidas relativas ao PID estão na portaria 26 do Denatran, de 2006.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Advogado Gleydson Oliveira lança livro nesta quinta

Gleydson Oliveira 3 (1)O advogado Gleydson Oliveira lança nesta quinta-feira (12), às 19h, na livraria Saraiva do Midway Mall, a obra “Comentários ao Código Civil Brasileiro – Volume 8 – Responsabilidade Civil”, publicada pela Editora Forense.

Esse é o quinto livro de autoria de Gleydson Oliveira, que é professor adjunto da UFRN, doutor e mestre em Direto Processual Civil pela PUC/SP, sócio do escritório Alves, Andrade e Oliveira Advogados, em Natal, e tem atuação destacada em direito imobiliário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *