Judiciário

Defesa de Rosalba entra com mandado de segurança no TSE contra afastamento

Na manhã desta quinta-feira (12), a governadora Rosalba Ciarlini deu entrada a um mandado de segurança junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com objetivo de conseguir uma liminar que a mantenha no cargo.

A medida já havia sido anuncia por sua defesa assim que o afastamento foi determinado pelo TER-RN, e publicado no dia seguinte em acórdão do Tribunal.

Antes mesmo da posse do vice Robinson Faria, a defesa pede o efeito suspensivo do acórdão do TSE, para garantir a permanência da governadora. Dessa forma, o caso só poderia ter um desfecho após o recurso a ser impetrado na corte eleitoral tenha o mérito julgado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Márcia Maia diz que Governo devolveu recursos federais por falta de projetos

A deputada Mária Maia (PSB) informou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (12), que o Governo do Estado devolveu recursos ao Governo Federal que deveriam ser destinados à qualificação de trabalhadores do Estado. Segundo a deputada, o valor devolvido se aproxima de R$ 3 milhões. “No momento em que nossa mão de obra não é qualificada, o mercado acaba contratando pessoas de fora. Isso não é interessante para o nosso Estado”, disse a deputada.

Márcia Maia ainda fez críticas ao Governo que, segundo ela, não tem dado atenção às políticas públicas. “Espero que chegue logo a esta Casa os Projetos de Lei que trata da promoção dos praças da Polícia Militar, e o que prevê a criação do estatuto da Polícia Civil. A polícia do nosso Estado não tem o menor apoio do Governo. Os servidores não podem ofertar um bom serviço à população se não possuem nem materal de expediente para trabalhar”, disse.

Para a deputada, os secretários estaduais têm boa vontade e querem trabalhar, mas o Governo não apoia os seus auxiliares. “Os titulares das pastas querem executar seus projetos, cada um em sua área, mas não recebem apoio. Estamos vivendo um momento de insegurança administrativa e quem se prejudica é o povo. A gente não vê a hora desse Governo mudar, esse é o comentário que se houve em todas as ruas”, concluiu.

Opinião dos leitores

  1. Como ja não bastasse o caos do dia dia.
    Nos empresarios temos que pagar imposto no final do mes.entao fica esse pessoal fazendo estas manifestacoes atrapalhando nosso dia e tirando o nosso direito de ir e vir.
    Isto é uma vergonha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Tolerância zero: PM terá caminhões-guincho e não permitirá qualquer bloqueio de vias em protesto de permissionários

A manifestação dos permissionários dos transportes alternativos de Natal, prevista para as 15h desta quinta-feira (12), terá tolerância zero da Polícia Militar em caso de tentativa de bloqueio de vias. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (12), durante reunião da instituição com o Ministério Público e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Entre as ações preventivas, haverá policiamento ostensivo em toda a Avenida Rio Branco e proximidades, com presenças da Rocam, BPChoque e CPRE de prontidão para evitar possíveis excessos ou bloqueios de vias. Em caso de descumprimento dos permissionários, a Polícia Militar e o Ministério Público tomarão providências imediatas. No local estarão distribuídos cerca de 270 PMs.

Segundo o comandante da PM no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, dois caminhões-guincho estarão de prontidão para recolher qualquer veículo que interrompa alguma das vias.

Opinião dos leitores

  1. Concordo com a retirada dos alternativos que estejam obstruindo as vias, mas espero que o mesmo ocorra quando os coletivos fizerem um movimento idêntico !

  2. Amigos protestar de forma ordeira e respeitosa trará atenção necessária, mas fechar com as vans os principais acessos da cidade ai é algo que passa do absurdo, há pessoas indo trabalhar, estudar, com compromissos e o que é mais preocupante pessoas a beira da morte dentro de uma ambulância.
    Os permissionários não tem sequer um sindicato regularizado/registro no MT, são apenas alguns gatos pingados trabalhando por trás para chefões do transporte alternativo.
    O Estado nesta situação deve ser bem radical e não tolerar o que os permissionários fizeram semana passada, o BOPE deve baixar o pau nessa cambada de baderneiros, deve com caminhões-guincho recolher os alternativos na marra e leva-los para o patio do DETRAN responsabilizando os proprietários. Quero ver qual é o corajoso agora!

    1. Amigo, o Sitoparn tem o reconhecimento do MTE desde 2007, quando lhe foi concedido a carta sindical. No mais, concordo com tudo o que vc diz.

  3. Muito pertinente essa medida para garantir o direito constitucional de ir e vir do cidadão. Existem tantas formas de se protestar sem envolver ou prejudicar pessoas que nada tem haver. O último que fizeram foi uma VERGONHA, principalmente por parte dos líderes que deram entrevista na televisão demonstrando tamanha IMBECILIDADE.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Privilegiando o item ‘segurança’, Coengen lançará o “Summer Breeze” no litoral Norte

Jangada na Praia de PajuçaraTendo como diferencial a infraestrutura em segurança, a construtora Coengen irá realizar na próxima terça-feira, dia 17, durante um luau no Iate Clube do Natal, o pré-lançamento do “Summer Breeze” (Brisa de Verão), condomínio de alto padrão que será implantado na Praia de Muriú, uma das áreas mais valorizadas do litoral potiguar.

Localizado a apenas 20 minutos do centro de Natal, o empreendimento, composto por 123 lotes, a partir de 300 metros quadrados, tem acesso exclusivo à praia, estrutura de apoio para a prática de esportes náuticos e está inserido em uma região dotada de infraesttrutura  de transporte, posto de saúde e comércio de bens e serviços.

Para permitir que as famílias freqüentem o condomínio o ano inteiro, o projeto do “Summer Breeze” privilegiou a questão da segurança. Além do pórtico de entrada, o empreendimento será equipado nas extremidades do terreno com guaritas de vigilância noturna e diurna, monitoramento eletrônico e sistema de rádio comunicação.

O prazo de entrega de suas unidades está previsto para 30 meses. O imóvel pode ser autofinanciado pela própria Coengen em até 120 meses, ou através do agente financeiro de preferência do cliente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Motivo de saída de Wlademir Capistrano seria indisponibilidade com juiz auxiliar

O blog apurou que a saída do advogado Wlademir Capistrano da secretaria-geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, ato em exoneração assinado pelo presidente do TJ-RN, desembargador Aderson Silvino, e publicado no Diário da Justiça eletrônico dessa quarta-feira (11), pode ter sido motivada por uma incompatibilidade de relacionamento com o auxiliar da Presidência do TJ potiguar, o juiz Fábio Filgueira.

Wlademir Capistrano fez um bom trabalho enquanto secretário e deixou o cargo alegando motivos pessoais. Na manhã desta quinta-feira (11), Yvette Maia foi apresentada como a nova secretária geral do TJRN.

BbSrPUtIIAAwLPM.jpg largeFoto: TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América:Gustavo Carvalho anuncia atacante do São Paulo; Régis é assediado por "gigantes" e deixa clube

Após ser eleito nessa quarta-feira(11), o presidente Gustavo Carvalho anunciou a contratação do atacante Rafinha, do São Paulo. O reforço é por conta da adesão em massa do torcedor americano ao programa do Sócio Dragão. Gustavo Carvalho promete anunciar até a sexta-feira mais uma contratação.

Ficha técnica do atacante Rafinha

Nome: Rafael Gomes de Oliveira
Apelido: Rafinha
Data de nascimento: 26/04/90
Idade: 23 anos
Naturalidade: São Paulo/SP
Altura: 1,78 m
Posição: atacante
Clubes que já defendeu: São Paulo/SP, Red Bull/SP, Guarani/SP e Ceará/CE

Régis

A direção alvirrubra admite não ter condições de segurar o meia, que foi sondado por vários clubes do país, inclusive, Cruzeiro, Flamengo e Internacional-RS, impossibilitando um novo acordo de acordo com a sua valorização e a pedida salarial maior.

Do Blog com informações adicionais do Vermelho de Paixão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Detran-RN divulga informações sobre CNH para estrangeiro

Com a proximidade da Copa do Mundo, muitos condutores estrangeiros estarão guiando veículos durante o evento no Rio Grande do Norte. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não precisam necessariamente tirar uma CNH em território brasileiro para estarem legalmente habilitados.

Pensando nisto, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta quinta-feira (12) informações que asseguram os procedimentos necessários para que o motorista estrangeiro transite da forma permitida nas vias nacionais.

A Resolução 360 do Contran tipifica que o condutor estrangeiro ainda pode dirigir, por até 180 dias, com a Carteira de Habilitação do país de origem, desde que dentro do seu prazo de validade. Para tanto, além da habilitação, o condutor deve portar o passaporte ou o documento que comprove a data de entrada no país.

Entretanto, depois dos seis meses, é obrigatória a solicitação da Carteira Nacional de Habilitação brasileira. Neste caso, o estrangeiro deve submeter-se aos Exames de aptidão Física e Mental e Avaliação Psicológica, nos termos do artigo 147 do CTB.

Mesmo antes do ano de 2014, o Detran/RN já registra aumento na procura da expedição da CNH para estrangeiro. Em 2012, o aumento foi de 35,2% para este tipo de pedido, comparando ao ano de 2011. Segundo informações do setor de Estatística do Detran/RN, atualmente 2.975 estrangeiros tem Habilitação brasileira no RN.

REGRAS TAMBÉM SE APLICAM A BRASILEIROS NO EXTERIOR

Outra dúvida frequente é em relação aos brasileiros que pretendem viajar para o exterior e querem conduzir um automóvel. Neste caso, há duas possibilidades.

O recomendável é ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelos Detrans. Embora o documento não seja obrigatório, ele é aceito em mais de 130 países e pode ajudar o motorista com a legislação local, com os agentes de trânsito e na agilidade no atendimento em casos de acidente e a rapidez para receber o seguro. Outra vantagem é na hora de alugar um carro. Com o PID em mãos, o viajante terá facilidades na checagem das informações pessoais e locação do automóvel.

Contudo, caso o motorista queira viajar sem a permissão, não é o fim do túnel. Com a própria habilitação brasileira, o condutor poderá guiar nos 130 países que formam a Convenção Internacional de Tráfego Rodoviário de Viena, o Principio de Reciprocidade entre países e nos Estados Unidos. Neste caso, é necessário também ter o passaporte em mãos.

Em caso de uma infração ou acidente, o órgão responsável do país poderá deter o motorista, exigir à tradução da habilitação em um consulado oficial e só autorizar a

liberação do viajante depois que os documentos e as multas forem regularizados. As medidas relativas ao PID estão na portaria 26 do Denatran, de 2006.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Advogado Gleydson Oliveira lança livro nesta quinta

Gleydson Oliveira 3 (1)O advogado Gleydson Oliveira lança nesta quinta-feira (12), às 19h, na livraria Saraiva do Midway Mall, a obra “Comentários ao Código Civil Brasileiro – Volume 8 – Responsabilidade Civil”, publicada pela Editora Forense.

Esse é o quinto livro de autoria de Gleydson Oliveira, que é professor adjunto da UFRN, doutor e mestre em Direto Processual Civil pela PUC/SP, sócio do escritório Alves, Andrade e Oliveira Advogados, em Natal, e tem atuação destacada em direito imobiliário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Tribunal pode rebaixar a Portuguesa na segunda-feira; Vasco quer impugnação de partida contra Atlético-PR

O Campeonato Brasileiro, em campo, terminou semana passada. Mas há ainda pelo menos mais duas ou três rodadas no “tapetão” para definir a classificação final. Vasco, Atlético-PR, Flamengo, Portuguesa e Fluminense estão com uma seleção de advogados trabalhando em ritmo acelerado para livrar seus clubes de situações que já estavam definidas e que podem sofrer uma reviravolta.

O presidente da CBF, José Maria Marin, e o vice-presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, garantem que não vão aceitar uma “virada de mesa” no Brasileirão e que vão lutar para que apenas a lei seja cumprida, seja ela favorável a quem for, independentemente dos clubes envolvidos.

“Se tiver jogador irregular e perder pontos, e isso levar ao rebaixamento, não tem como consertar. Não tem virada de mesa. É apenas o cumprimento da legislação”, disse Del Nero, à Rádio Globo. Nesta quarta-feira, a CBF encaminhou ao STJD as irregularidades cometidas por Flamengo e Portuguesa.

Na segunda-feira, a 1.ª Comissão Disciplinar do tribunal vai julgar os dois casos, envolvendo a Portuguesa e o Flamengo, que teriam escalado na última rodada do Campeonato Brasileiro atletas de forma irregular – Héverton, pela Lusa, e André Santos, pelo clube carioca.

Se condenados, Fla e Portuguesa poderiam perder quatro pontos. Isso significaria o rebaixamento da Lusa e a manutenção do Fluminense na Série A. Em 2006, o Tricolor carioca foi campeão da Série C do Brasileiro e também não disputou a Série B, saltando no ano seguinte direto para a Primeira Divisão.

Na quarta-feira, ao site GloboEsporte.com, o advogado Oswaldo Sestário, que defende a Portuguesa no STJD, disse estar convicto de que passou a informação correta para o advogado Valdir Rocha, do jurídico da Lusa – de que Héverton teria sido suspenso por duas partidas.

“Até tenho as anotações, tenho tudo, não tem a mínima chance de ter passado que seria um jogo só. Geralmente no outro dia faço um comunicado oficial, mas acabou não acontecendo porque falei por telefone.” A Portuguesa alega que só foi notificada da decisão na segunda-feira, por isso escalou o jogador e este será o principal argumento durante o julgamento.

Na verdade, o time rubro-verde não tem muitas armas para se defender. Além da questão da notificação, outro ponto que será bastante abordado é o fato da decisão beneficiar um time carioca, o Fluminense. “Não fomos nós que erramos. Se alguém errou, foi o Fluminense que não teve competência para subir em campo e agora quer subir pelo tapetão”, disparou o vice-presidente do Departamento Jurídico do clube, Orlando Cordeiro de Barros.

COM NOVO ADVOGADO

A Portuguesa resolveu que não vai mais contar com os serviços de Oswaldo Sestário, advogado que representou o clube no julgamento. Nesta quarta, em comunicado oficial, o presidente da 4.ª comissão do STJD, Paulo Bracks, afirmou que o resultado do julgamento (de André Santos e Héverton, na sexta-feira passada) “foi imediatamente proclamado” por ele.

Por meio de nota, o Flamengo criticou a possibilidade de alteração de resultados obtidos em campo. “A classificação final de cada agremiação foi conseguida por seus méritos e problemas. Mudar essa realidade será um desserviço ao futebol e uma afronta ao torcedor brasileiro”, registra o documento.

Na sexta-feira, a 4.ª Comissão Disciplinar do STJD vai julgar os incidentes ocorridos domingo, em Joinville, durante o jogo Atlético-PR e Vasco. Cada um pode perder até 20 mandos de campo e cumprir a pena com portões fechados. O Vasco quer, por meio de outra ação, impetrada nesta quarta-feira, a impugnação da partida.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. A Portuguesa utilizou um jogador irregular, portanto tem mais é que pagar pelo o erro. Quem manda os dirigentes serem burros e escalarem ele nessa situação, agora pegue segunda divisão pra deixarem de ser besta.

  2. Quando se pensa que o Brasil evoluiu, vemos essa palhaçada.
    Os times não fizeram sua parte em campo, vão ao tapetão. Já passou do tempo dessas mutretas dos cartolas corruptos do futebol.
    Dizem que somos um celeiro de craques, por outro lado, temos dirigentes de atitudes condenáveis, questionáveis reprováveis.
    A imprensa esportiva continua dando ouvido a Eurico Miranda, pra quê? Ele nunca contribuiu com nada positivo, sempre usou da politicagem para dar títulos ao vasco.
    Quando o futebol vai evoluir dentro e fora dos campos???????????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

FOTOS: Engavetamento na BR-101, sentido Tirol, deixou trânsito lento

2222222BbSnqcBIMAAmJu7.jpg largeFotos: Kennedy Diniz

Um engavetamento envolvendo pelo menos sete carros na rodovia BR-101, faixa esquerda, sentido Tirol, na altura da Lampadinha, deixou trânsito lento na manhã desta quinta-feira (12). No mesmo trecho, um veículo e um caminhão também se envolveu em acidente na faixa do meio.  A Polícia Rodoviária Federal(PRF) foi acionado e o trânsito desobstruído ainda no fim da manhã.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Henrique mostra força em Brasília e consegue dar nome do pai a aeroporto de São Gonçalo

O Senado aprovou nessa quarta-feira (11) a mudança de nome do Aeroporto São Gonçalo do Amarante, que fica a 13 Km de Natal, no Rio Grande do Norte. Pela proposta, o local será chamado Aeroporto Internacional do Rio Grande do Norte/São Gonçalo do Amarante – Governador Aluísio Alves. O projeto segue para a sanção presidencial.

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 66/2013, de autoria do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), foi relatado pelo senador Gim Argello (PTB-DF). Em sua justificativa, o autor destacou a relevância do homenageado, “um apaixonado pela política e pelo jornalismo”.

O autor do projeto, que é filho de Aluísio Alves e presidente da Câmara dos Deputados, destacou a luta do político pela restauração da democracia na década de 1980.

Opinião dos leitores

  1. A homenagem fica sem legitimidade, pois foi um filho que homenageou o pai. O filho tem essa obrigação. Já se viesse de uma outra pessoa ficava bem.

  2. É cômico para não ser trágico… O nobre deputado é hiper engajado em assuntos que lhe beneficiem. Já quando se trata do RN… É só muita conversa. O bom é que "todo mundo" acha lindo e não aparece ninguém, principalmente da imprensa, para confrontar esse tipo atitude. Henrique vai fazer pelo RN o mesmo que Garibaldi Filho fez quando foi presidente do senado. Absolutamente NADA!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Rogério Barreto Drummond assume diretoria administrativa e financeira da AGN

A Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) tem um novo diretor administrativo e financeiro. Trata-se de Rogério Barreto Drummond, que teve seu nome homologado pelo Banco Central no início desta semana. Barreto cumprirá mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2014, que deverá ser realizada em abril, conforme estatuto.

Rogério Barreto Drummond é formado em Administração de Empresas e possui MBA em Administração Geral para Altos Executivos pela Universidade de São Paulo (USP), curso de Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração em Nível de Pós-Graduação Lato Sensu pela Fundação Instituto de Administração (Fia) de São Paulo, além de ter fluência na língua inglesa.

Antes de se tornar diretor da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, Rogério exerceu outros cargos de importância no Estado. Ele trabalhou no INSS, foi gerente administrativo da Nefron Clínica, subcoordenador da Coordenadoria de Promoção Social, do Governo do Rio Grande do Norte e diretor financeiro e administrativo da Mineração Tomaz Salustino, em Currais Novos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Prefeitura paga a segunda parcela do 13º salário nesta sexta-feira

A Prefeitura do Natal paga nesta sexta-feira (13), a segunda parcela do 13º salário, que corresponde a 60%, a todos os 21.497 servidores da administração municipal, incluindo ativos, aposentados e pensionistas. Os salários do funcionalismo municipal do mês de dezembro serão pagos nos dias 26, 27 e 30, de acordo com o calendário divulgado no inicio do ano. O pagamento representa uma injeção de R$ 25 milhões na economia natalense.

O pagamento da segunda parcela do 13º salário estava inicialmente previsto para o dia 20 de dezembro, mas graças a um esforço enorme da administração, foi possível a antecipação para o dia 13, explicou o prefeito Carlos Eduardo.  Ele acrescentou que isso é uma demonstração do compromisso que sua gestão tem de colocar a dignidade e o respeito aos servidores em primeiro lugar. “No nosso governo salário do trabalhar é sagrado”, afirmou.

O prefeito lembrou que em dezembro do ano passado os servidores municipais viviam um clima de incerteza e não sabiam se receberiam o salário do mês e o 13º salário. Carlos Eduardo destacou, ainda, que a injeção de dos R$ 25 milhões na economia da cidade é muito importante, vez que movimenta a cadeia produtiva local.

A primeira parcela do 13º salário, correspondente  a 40%, foi paga no dia 14 de junho deste ano.

Opinião dos leitores

  1. Bem diferente da administração passada, mas ainda tem blogueiro/jornalista que quer comparar.

  2. Mesmo dentro de um quadro de grandes dificuldades o Pref. Carlos Eduardo mostrando sua marca de um gestor de responsabilidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Casal veste uniforme de loja e é preso pela PM em Natal durante roubo de vários produtos

A Polícia Militar prendeu na noite dessa quarta-feira (11), um casal suspeito de assaltar a loja Insinuante da Avenida Rio Branco, no bairro Cidade Alta, na zona Oeste de Natal. De acordo com os policiais, informações dão conta que os suspeitos vestiram uniformes do estabelecimento para realizar a ação, que resultou no roubo de celulares, smartphones, notebooks e tabletes. Com eles ainda foram apreendidos R$ 2.775,00.

Segundo a PM, por volta de 19h30, os suspeitos foram encontrados dentro da loja após denúncia de pessoas que passavam próximas ao local. A Polícia acredita que o casal entrou na loja no momento em que ela estava sendo fechada, e ainda existiam cerca de seis funcionários, que foram rendidos. Na ocasião, sob suspeita de possível sequestro, os policiais tiveram cautela até a entrada e abordagem. Neste momento, a mulher ainda conseguiu fugir, mas foi alcançada ainda no bairro, com um revólver calibre 38 apreendido, uma motocicleta, possivelmente para fuga, além da quantia descrita em dinheiro.

Encaminhados a Delegacia de Plantão zona Sul, constatou-se que o casal já tinha passagem por furto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Pirâmide financeira: Justiça no RN condena Priples a indenizar investidor

O juiz Flávio Ricardo Pires de Amorim, da comarca de Tangará, condenou a empresa pernambucana Priples LTDA a pagar, a título de dano material, o valor de R$ 1 mil ao autor de uma Ação Indenizatória que sustentou ser vítima de fraude praticada pela empresa, investigada pela suposta prática de pirâmide financeira. A demandada afirma exercer licitamente sua atividade dentro das regras do marketing multinível (MMN). A Priples deverá pagar também o valor de R$ 1.500 a título de indenização por dano moral.

Segundo entendimento do magistrado, a “operação desenvolvida pela Priples pode ser caracterizada como uma pirâmide financeira, portanto, insustentável e ilegal, porque beneficia apenas os idealizadores do esquema, além de pequena parcela de investidores que ingressaram no início do negócio, mas que comprovadamente não traz nenhum benefício econômico para a totalidade dos associados existentes na rede”.

O autor da ação alegou que atraído pela promessa de altos rendimentos realizou um investimento de R$ 1 mil na empresa. De acordo com a propaganda da Priples, com um investimento de R$ 100 a R$ 10 mil, o investidor seria remunerado diariamente em 2% do valor investido, bastando apenas responder ou formular cinco perguntas diárias.

Afirmou que após ter realizado diariamente essa tarefa e acumulado uma quantia em bônus, a Priples nunca realizou nenhum depósito na conta do requerente, descumprindo a promessa dos anúncios. Ainda, relatou que no dia 3 de agosto de 2013 foi surpreendido com a notícia de que os sócios da Priples haviam sido presos sob suspeita de crime contra a economia popular, sendo a empresa acusada de operar o esquema de pirâmide financeira.

Assim, entendendo que foi vítima de fraude e de que provavelmente não será remunerado como prometido, o autor buscou a Justiça para buscar a reparação pelos danos sofridos.

Em sua defesa, a Priples alegou que atua no ramo da publicidade digital, ofertando espaço para veiculação de anúncios publicitários na Internet, e exercendo licitamente sua atividade dentro das regras do marketing multinível (MMN). Afirma que esta atividade não se confunde com a prática da pirâmide financeira e que as restrições impostas à empresa são indevidas.

Defendeu ainda que o bloqueio dos bens e suspensão das atividades determinados pela 9ª Vara Criminal da comarca de Recife impediu a continuidade dos pagamentos mensais de comissões, bonificações e quaisquer outras vantagens aos anunciantes. Alegou portanto não poder ter atribuída a si os prejuízos alegados pelo autor.

Decisão

O juiz Flávio Ricardo Pires de Amorim observa que um esquema de pirâmide financeira é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis.

Aponta que a principal distinção de empresas de marketing multinível e esquemas de pirâmides, é que aquelas têm um produto comercial de alto consumo que independe da formação da rede, “não atrelando o sucesso do negócio apenas a comissão por recrutamento de novos investidores, característica expressiva das cadeias financeiras, até porque a comissão no MMN vem das vendas dos produtos e não da entrada de pessoas na rede”.

Para o magistrado, a promessa de retorno financeiro de 100% num período de 60 dias revela a fragilidade do negócio diante de uma rentabilidade improvável de acontecer.

“Consoante contrato juntado, o produto comercializado pela empresa é apenas anúncio na internet, o que põe em risco a credibilidade do negócio, haja vista que não há garantia de proveito para empresa com a comercialização de um produto imaterial, a não ser o lucro que ela divulga para os seus associados, sendo certo que a operação apenas se sustenta com o dinheiro dos associados que ingressam depois para manutenção dos que já se mantinham na rede. Decerto, a ausência de novos associados impossibilita a manutenção da cadeia financeira, levando o fracasso toda a operação, com prejuízo a quase totalidade dos investidores”, destaca.

O juiz Flávio Ricardo Pires de Amorim observa que o programa de recompensas da Priples demonstra que o elevado lucro do investidor decorre mais do ganho auferido pelas pessoas que entram na rede, do que propriamente dos anúncios publicados na internet, o que a descaracteriza completamente de uma empesa de marketing multinível.

Ao analisar a questão do dano moral alegado, o magistrado entendeu que “no presente caso, observa-se que o fato teve repercussão no estado emocional da parte autora, advindo, assim, grande transtorno, visto que a ré ludibriou a parte autora com promessas de lucros inimagináveis em pouco tempo, a partir da formação de um esquema fraudulenta de pirâmide financeira, o que gerou, por consequência, intranquilidade a parte autora que teve prejuízos financeiros com aplicação de recursos sem o devido retorno, além da frustração do próprio insucesso do negócio, a partir de um marketing agressivo de informações inverídicas que o levou a ser atraído ao golpe”.

TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Ladeira abaixo: Brasil teve a maior queda do PIB entre os países do G-20

Com queda de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil teve o pior desempenho entre as economias do G-20 no terceiro trimestre, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O documento destaca que é a primeira retração na economia brasileira desde o primeiro trimestre de 2009, e pode “em parte”, refletir o crescimento “impressionante” de 1,8% nos três meses anteriores.

Além do Brasil, apenas a França registrou queda no PIB no terceiro trimestre, de 0,1%. Na Itália, a economia ficou estagnada.

Apenas quatro países ficaram acima da média das maiores economias do mundo. A China teve a maior expansão, com 7,8%, seguida de Índia (1,9%), Coreia do Sul (1,3%) e Indonésia (1,1%).

O Globo

Opinião dos leitores

  1. O jeito PT de fazer acontecer. Como Lula e Marisa tem cidadania italiana já sabem para onde se mudar quando o barco afundar.

  2. Se preocupem não companheiros, isso é problema do Brasil.
    Fiquem calmos, semana que vem sai nova pesquisa mostrando que Dilma aumentou sua vantagem sobre os demais candidatos na corrida presidencial para 2014.
    Tá tudo dominado!

  3. Rapaz, para mim é a mesma merda do PT, todos os partidos são farinha do mesmo saco, Já faz muito tempo que não existe "esquerda e direita" nesse pais, OOOO Ditadura Democratica lixo!!!! Temos que tirar as imunidades desses vagabundos, quero ver se eles querem ser politicos sem imunidade KKKKKKKKK, fica a dica!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *