Diversos

"Não vamos parar", diz em vídeo suspeito de ataque de Londres, ainda com as mãos cheias de sangue

16_12_19_529_fileUm vídeo obtido pelo canal ITV News foi divulgado depois do ataque em Woolwich, no sudeste de Londres.

Nas imagens – que parecem ter sido obtidas antes de qualquer serviço de emergência chegar ao local – um homem aparece com as mãos cheias de sangue, segurando o que parecem ser um cutelo e um facão similar aos usados em açougues.

Ele diz: “Juramos por Alá todo-poderoso que não vamos parar de combater vocês. Sinto muito que mulheres tenham presenciado esta cena hoje, mas no nosso país nossas mulheres têm que ver a mesma coisa.”

Gesticulando muito para a câmera, ele continua.

– Vocês nunca estarão seguros. Derrubem seu governo, eles não se importam com vocês.

Em um vídeo conseguido pelo jornal The Sun, ainda é possível ouvir o homem dizer “Vocês acham que David Cameron estará nas ruas quando começarmos a disparar nossas armas, que algum político vai morrer?”.

Logo em seguida ele caminha em direção a um corpo estendido no meio da rua, supostamente do soldado morto no ataque. Ele fala com outro homem, enquanto ambos continuam de pé ao lado da vítima.

Algumas mulheres se aproximam do homem caído no chão, e parecem tentar protegê-lo.

Na continuação do vídeo, as imagens já mostram o homem que fala para a câmera e o outro com quem ele conversa anteriormente caídos no chão e detidos pela polícia.

Segundo informou o canal de TV, o vídeo foi feito por um homem que passava pelo local ao se dirigir para uma entrevista de emprego.

Do R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Paulo Teixeira é aprovado pela CCJ do Senado para ser Conselheiro do CNJ

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira o nome do advogado Paulo Eduardo Teixeira, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo Rio Grande do Norte, para atuar como representante da advocacia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para mandato de dois anos.

Paulo Teixeira foi eleito pelo Conselho Federal da OAB no dia 8 de abril deste ano, juntamente com a conselheira federal por Santa Catarina, Gisela Gondin Ramos, para ser representante da classe no CNJ. Seu nome agora será submetido ao Plenário do Senado, com regime de urgência aprovado por requerimento do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Depois será encaminhado à presidente da República, Dilma Rousseff.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Secretário confirma denúncia e abre sindicância contra Ruth Ciarlini

Por: Alex Viana / JH

O secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, confirmou irregularidades no plantão de maio da irmã da governadora Rosalba Ciarlini, a ex-deputada e ex-vice-prefeita de Mossoró Ruth Ciarlini, e informou que o Hospital Regional Tarcísio Maia irá abrir uma sindicância para apurar o fato. Luiz Roberto adiantou que o plantão de maio da servidora será cortado. Além de irmã da governadora Rosalba Ciarlini, a assistente social Ruth Ciarlini é cunhada do diretor-geral do Hospital Regional Tarcísio Maia, Eider Medeiros.

“Até dezembro, Ruth Ciarlini estava trabalhando como vice-prefeita de Mossoró. Regressou para o trabalho no mês de janeiro, mas em férias. Em fevereiro, março e abril ficou lotada no Hemocentro, em Mossoró. No dia 18 de abril, o hospital foi informado por ofício da segunda Unidade Regional de Saúde Pública que estaria, a partir de maio, no Hospital, como assistente social e com escala de plantões. O fato é que os plantões (de maio) não foram dados. Ela não compareceu aos plantões. Então, a determinação da secretaria é corte dos plantões, do mês de maio”, explicou o secretário.

Momentos antes de confirmar a irregularidade, o secretário disse, em entrevista ao Jornal de Hoje, que as providências contra a irmã da governadora seriam tomadas, caso viessem a ser confirmadas. “A governadora Rosalba Ciarlini não compactua com irregularidades. Conheço a governadora, ela tem firmeza, não vai permitir qualquer tipo de irregularidade, se esta houver”, antecipara o titular da saúde estadual que, embora o assunto tenha ganhado as ruas desde a tarde desta terça-feira, só tomou conhecimento do fato na manhã de hoje, pela imprensa. Ele solicitou ao diretor-geral do Hospital, que é cunhado de Ruth Ciarlini, Eider Medeiros, todas as informações.

Ruth seria funcionária fantasma do Hospital Regional Tarcísio Maia, gerido pela Secretaria Estadual de Saúde, órgão do governo administrado pela governadora. A informação foi veiculada pela imprensa mossoroense, através do blog Retratos do Oeste, do jornalista Cézar Alves. De acordo com ele, Ruth, que é assistente social, é funcionária do Estado e ganha, além do vencimento, um extra de R$ 3.164,38/mês por plantões. O nome da ex-deputada consta de uma lista de servidores plantonistas na escala do hospital.

Segundo as informações extraoficiais, Ruth seria lotada no Hemocentro e receberia 12 plantões diurnos e mais quatro plantões extras, somando uma renda extra, mensal, em seu salário de R$ 3.164,38/mês. “Ocorre que Ruth Ciarlini nunca foi vista dando plantão no Hospital Regional Tarcísio Maia e nem expediente normal, mas todo santo mês ela, ao contrário dos outros que trabalham, desde janeiro recebe uma bolada (bruto) generosa dos cofres públicos”, afirma Cézar Alves.

Opinião dos leitores

  1. No twiter de Cezar alves já aparece mais dois nomes ligados ao Diretor Eider Barreto . valvineide Queiroz ( pessoa de co fiança da Gov e Amelia Queiroz ( Sub sec Saude do município de Mossoro )..isso já parece uma FORMAÇÃO deQUADRILHA , pois todas estas pessoas possuem estreita ligação com o diretor Eider Barreto..pelo jeito…outros nomes sugirao……

  2. não existe escala fantasma apenas no HRTM, existe escalas fantams, de eventuais bem embaixo do nariz do sr. secretário, e com o aval de seu substituto. Plantoes eventuais em setores considerados a menina dos seus olhos que não são cumpridos, porém todos os meses são recebidos

  3. kkkk
    Isso deve ser alguma piada de mal gosto, não?
    Apuraçãããoooo?????
    Se for como o caso da MARCA, que os membros da Comissão de Sindicância foram demitidos por afirmarem algumas VERDADES…
    Ou mesmo das diversas apurações em curso na SESAP…

  4. Só ha dois caminhos : se realmente quiserem agir seriam e te e punir os culpados , basta IMRDIATAMENTE as assinaturas das escalas, vendo quem assinou e ,logico a pessoa beneficiada, ..a outra opção seria abrir a sindicância eque levara meses e meses ate cair no esquecimento e tudo continuar como antes no quartel de Rantea…….Sr SECRETARIO , o Senhor tem,se misturado um homem correto , agora chegou a hora fe mostrar a sua. Verdadeira identidade….Haja..tenha coragem de defender o povo destas pessoas maldosas e assaltantes do nosso di cheiro..tenho a certeza de que. O povo, o MP e o Judiciário ira ficar do seu lado hoje e isso servura para sempre…..caso contrario…o sr saera demitido em brwve e caíra no esquecimento

  5. Os culpados são RUTH e o Diretor Geral do HRTM , Eider Barreto, seu cunhado..agora só nao punem se nao quizer..vamos aguardar para crer..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Enfermeira do SAMU e Walfredo Gurgel recebe prêmio internacional

A enfermeira Sílvia Natch, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e no Hospital Walfredo Gurgel, na Unidade de Acolhimento – Triagem e Politrauma, recebeu no mês passado o prêmio internacional de excelência Lucy Naivasha Kabii. O prêmio é concedido pela ONG Operação Sorriso, para voluntários que se destacaram na prestação de serviços humanitários. A enfermeira foi eleita entre os mais de 14 mil voluntários dos 60 países onde a organização atua. A cerimônia aconteceu na Virgínia, Estados Unidos.

O reconhecimento se deve aos nove anos de dedicação, por parte de Sílvia Natch, ao trabalho voluntário. Na ONG Operação Sorriso, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável do tratamento das fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina). A enfermeira atua como coordenadora clínica, instrutora de cursos e representante de enfermagem no Conselho Multidisciplinar de Saúde. Ela já visitou mais de 25 missões nacionais e internacionais.

Segundo a enfermeira, após sofrer um acidente de carro, em função do qual passou por uma cirurgia delicada na coluna, decidiu-se pelo voluntariado. “Naquele momento percebi que precisava fazer algo mais. Meu prêmio começa quando embarco para qualquer lugar. Minha alma se transforma: sorrio mais, concentro-me mais, e parece que tudo vai dar certo. Fazer algo pelo outro complementa o que falta em mim. Fiquei surpresa com o prêmio, porque minha contribuição não é uma obrigação, mas o resultado de sentimento, envolvimento e paixão, sem esperar nada em troca”, afirmou.

Além do trabalho voluntário na Operação Sorriso, Sílvia Natch participa do Corpo Voluntário de Emergência (CVE), que funciona como força tarefa em acidentes com múltiplas vítimas, e é tutora do Suporte Avançado de Vida para os SAMUs de todo o Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Hospital Walfredo Gurgel registra mais de 1500 atendimentos a vítimas de trânsito

Os dados de acidentes de trânsito continuam a preocupar os profissionais que atuam no atendimento de urgência do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). Neste primeiro trimestre, um relatório do Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvisa) notificou 1502 ocorrências atendidas no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS). Uma média de mais de 500 atendimentos/mês. Do total registrado, 1087 acidentes envolveram motos.

Os números ainda apontam para os motivos que possivelmente causaram as colisões e quedas, como a ingestão de bebidas alcoólicas e a falta de uso dos itens de segurança. O documento também destaca o crescimento dos casos registrados mês a mês. Em janeiro, foram computadas 394 ocorrências de trânsito. Em fevereiro, foram 453 e em março o número subiu para 655.

Quanto aos municípios de residência dos condutores, Natal lidera com 53,74% do total de vítimas de trânsito. Em segundo lugar, estão as cidades que compõem o cinturão da Grande Natal, registrando 18,78% das ocorrências. Os demais municípios do RN somam outros 25,80%.

Se comparados com os números de 2012, houve uma modesta redução na média diária de acidentes. De janeiro a março de 2012, a média diária de acidentes com moto chegou a 17 vítimas. Este ano, no mesmo período, a média corresponde a 16 ocorrências.

Para a diretora geral do Walfredo Gurgel, Maria de Fátima Pinheiro, grande parte dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados caso houvesse um rigor maior tanto na fiscalização nas rodovias, quanto no acesso à habilitação de novos pilotos e motoristas. “O acesso à carteira nacional de habilitação deve ser mais rigoroso e as blitz da Polícia Rodoviária Federal mais constantes. Quanto mais o condutor sentir o peso e a responsabilidade de possuir esse documento, mais ele pensará antes de cometer alguma irresponsabilidade no trânsito”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Magia negra em Natal pode ter tirado a vida de adolescente de 13 anos

Um dos três acusados de participar da morte Edilma Dantas de Souza, de 41 anos, desaparecida desde o dia 1º de abril, vítima de assassinato através de um ritual de magia negra, na Zona Norte de Natal, e enterrada no quintal da casa de um dos integrantes do grupo, João Maria Guedes da Silva, mais conhecido como “João Macumbeiro”, amigo da vítima e dos familiares dela, fez mais uma confissão chocante nessa terça-feira (21). Segundo o delegado Ben-Hur Cirino de Medeiros, titular da Delegacia de Capturas da Polícia Civil, “João Macumbeiro” afirmou que o grupo está envolvido na morte de uma adolescente de 13 anos, com o mesmo objetivo, em dezembro do ano passado. O detalhe mais impressionante é que a menina era sobrinha de sua esposa.

Segundo o titular de Decap, a confissão de “João Macumbeiro” descreve que ele encontrou a menor já morta, no chão da sala do imóvel de Gildásio Cardoso Gomes, conhecido como “Bruxo”. De acordo com o depoimento, ao lado do corpo ainda foi encontrado uma cabeça de bode. Na ocasião, “Bruxo”, teria pedido que João Maria se livrasse do corpo, e o destino teria sido a Lagoa de Extremoz, região metropolitana de Natal, onde foi amarrado um objeto pesado ao corpo da vítima, para que não boiasse.

Após a declaração, a Polícia Civil tem como próximo objetivo a conversa com familiares da suposta vítima, e se confirmado o desparecimento, as buscas no local de desova serão iniciadas. Diante dos acontecimentos, outros crimes com as mesmas características podem ter sido cometidos pelo grupo, por isso, as investigações serão intensificadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Vírus que ataca pelo Skype já atingiu 300 mil pessoas

20120503125922Uma nova ameaça online que se espalha desde segunda-feira pelo Skype já atingiu 300 mil pessoas no mundo todo, 80 mil delas na América Latina, segundo relatórios da empresa de segurança ESET.

Informações preliminares indicam que a praga se apresenta como Worm (programa malicioso), identificado comoWin32Kryptik.BBKB, com impacto e velocidade de disseminação superiores à média desse tipo de ameaça virtual.

O Worm espalha-se por meio de textos relacionados a fotos no Skype, com endereços encurtados com a ferramenta do Google (goo.gl), que vincula a outro serviço de armazenamento de arquivos – como 4shared, por exemplo.

Embora tenha identificado o malware, a empresa não informa detalhadamente quais são os prejuízos causados por ele. A recomendação, portanto, é que o internauta evite encurtar textos pela plataforma do Google.

“Temos motivos para pensar que são novas versões de uma ameaça que começou a circular em março deste ano e também estamos confirmando que novas variantes se propagam pelo Gtalk, o chat do Google”, alerta Sebastián Bortnik, gerente de Educação e Serviços da ESET América Latina. “Não é normal ver ameaças que se propaguem na velocidade desse Worm”, complementa.

Do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Lagoa no RN é cenário de nova mortandade de peixes

 Peixes mortos em Lagoa Nova 3 - foto Roberto Paixão                        Foto: Roberto Paixão

Na manhã desta quarta-feira (22) mais peixes foram encontrados mortos às margens da Lagoa que deu origem ao município de Lagoa Nova. No início de fevereiro, em um desastre ambiental sem precedentes, milhares de peixes morreram. O acontecimento mobilizou imediatamente a Secretaria Estadual de Saúde, o Idema e até uma comissão de políticos liderada pelo senador Paulo Davim (PV) visitou o local.

Passados três meses, a única intervenção feita foi uma análise da água, prometida à época pelo secretário José Luiz Neto que serviria para investigar as causas da mortandade dos peixes e tomar as devidas providências.

Estudantes do curso técnico em Alimentos do IFRN de Currais Novos coletaram amostras da água e levaram ao Instituto para análise. O resultado e o parecer técnico sobre a situação da Lagoa foram entregues no dia 26 de abril à vice prefeita Vitória Mendes e ao secretário José Luiz Neto. Entretanto, os laudos não foram apresentados publicamente.

Tentamos entrar em contado com o secretário, mas não obtivemos nenhuma resposta. O Lagoa iNova teve acesso ao resultado, mas a prefeitura não divulgou o parecer técnico que explica os níveis de poluição encontrados.

Dessa vez, a mortandade foi em escala menor, mas antes, toneladas de peixes mortos apodreceram às margens da Lagoa. O cenário catastrófico impressionou pelas proporções e foi destaque nos principais veículos de comunicação do estado, com repercussão até na mídia nacional. Com o passar do tempo, o caso caiu no esquecimento e nenhuma providência efetiva foi tomada até hoje.

De acordo com os técnicos que visitaram a Lagoa, a Caern seria notificada e multada pelo desastre ambiental já que se atribuiu preliminarmente a mortandade aos dejetos lançados pela piscina de estabilização, construída praticamente dentro do reservatório nos anos 90. De acordo com o secretário municipal de Agricultura Paulo Vandi da Costa desde 2009 foi elaborado um projeto orçado em R$ 6 milhões para a retirada da piscina de dentro da Lagoa e o órgão não tomou nenhuma providência.

A seca também foi cogitada como responsável pelo desastre, mas ninguém se pronunciou sobre o fato da poluição da Lagoa ocorrer mesmo antes da construção da piscina de estabilização e nada nunca ter sido feito para solucionar o problema.

Além do mau cheiro, os peixes em decomposição podem ocasionar a transmissão de doenças e representam um risco eminente à saúde pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Operação na PB e RN rastreia origem de dinamites em assaltos a bancos e combate venda clandestina

Uma mega operação envolvendo 19 equipes com integrantes do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, está sendo realizada desde a manhã desta quarta-feira (22), nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte para coibir a venda clandestina de explosivos nos dois estados.

Na madrugada desta quarta-feira (22) uma agência bancária de Juazerinho e um posto de atendimento do Banco do Brasil no bairro do Bessa, na capital paraibana, foram explodidos.

A nota oficial do exército confirmou que, no caso das explosões ao caixa eletrônico do Banco do Brasil, no Bairro do Bessa em João Pessoa, e agência bancária na cidade de Juazeirinho, ocorridas na madrugada desta quarta, está sendo verificada a existência de vestígios que possibilitem rastrear a origem dos explosivos empregados nos crimes.

Denominada ‘Operação Pedreira I’, a ação, de acordo com assessoria de imprensa do Exército Brasileiro, está ocorrendo em empresas autorizadas para o comércio de fogos e correlatos. Caso sejam constatadas irregularidades, elas serão autuadas e fechadas. Os responsáveis podem ser detidos.

As equipes estão vistoriando as regiões de garimpo do Seridó Paraibano e no interior do Rio Grande do Norte. As autoridades policiais estão investigando a origem dos explosivos empregados nas ações criminosas contra agências bancárias.

Segundo a nota do exército, a Secretaria de Segurança Pública da Paraíba disponibilizou grande efetivo na ação policial. A operação envolve 11 organizações militares, que compõem a Rede Regional de Fiscalização de Produtos Controlados/7.

Na cidade de Juazeirinho, agência do Banco Brasil foi explodida por volta das 3h.Dois homens teriam chegado ao local, observado o movimento e avisado a outros bandidos o melhor momento para o ataque. Eles teriam usado bananas de dinamite na explosão. Na fuga, eles efetuaram tiros para o alto. A Polícia Militar foi acionada e compareceu cerca de 30 minutos depois, conforme informaram os moradores.

Juazeirinho fica na região do Seridó paraibano, a 209 quilômetros de João Pessoa, capital do Estado, e a 84 quilômetros de Campina Grande, que é a segunda maior cidade da Paraíba. Segundo o IBGE, a população do município de Juazeirinho é pouco mais de 17 mil habitantes.

Segundo levantamento feito pelo Sindicato dos Estabelecimentos Bancários na Paraíba, só em 2013 já são 58 ações criminosas registradas nas agências do estado; dentre elas, 17 explosões, 18 arrombamentos, nove assaltos, 11 tentativas de assaltos, arrombamentos ou explosões e três denominadas como “saidinha de banco”.

No dia 1º de maio deste ano, terminais eletrônicos de duas agências do Banco do Brasil e um caixa do Bradesco foram explodidos na madrugada em três cidades no interior do Rio Grande do Norte (RN). Segundo a Polícia Militar, os ataques aconteceram simultaneamente, por volta das 2h, nas cidades de Angicos e Afonso Bezerra, na região central daquele Estado, e Almino Afonso, no Oeste potiguar.

Do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Garota de 18 anos morre em acidente na RN 015

ScreenHunter_307 May. 22 12.27Um acidente com vitima fatal na RN 015, na saída da cidade de Baraúna para o estado do Ceará foi registrado por volta de 6 horas da manhã de quarta-feira (22). Na ocasião, uma jovem foi colhida por uma carreta carregada de cimento e morreu no local. Ela foi identificada como Larissa Hanna Dias, de apenas 18 anos, que saía de casa em uma motocicleta com placas NOT 4196, para o trabalho e foi atingida pelo caminhão tipo Be Trem com placas de Campina Grande – PB.

Hanna estava casada há três meses e era o segundo dia de trabalho. Segundo informações, ela teria tentado uma ultrapassagem e foi colhida pelos pneus do eixo traseiro da carreta. O condutor fugiu sem prestar socorro à vítima e abandonou o veículo da comunidade de Barrinha, próximo a fazenda São João, cerca de 25 km depois.

Os sinais da colisão ficaram nos pneus e no para lamas traseiros do carro. Policias do pelotão de polícia da cidade fizeram o isolamento do local, para os procedimentos dos peritos do Instituto Técnico e Cientifico de Policia Itep. O corpo de Larissa Hanna Dias foi removido para ser necropsiado em Mossoró.

Da PM Currais Novos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Em nota, UFRN critica ação da polícia e defende estudantes integrantes de protestos em Natal

EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

A UFRN tem como missão institucional assegurar a formação plena dos seus alunos, através da melhoria constante do ensino, da pesquisa e da extensão. A formação acadêmica dos nossos alunos objetiva fomentar, como partes indissociáveis, competências técnico-científicas e profissionais de alto nível e habilidades ético-políticas. Tais atributos são indispensáveis para a sua atuação como cidadãos ativos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social e para a defesa e a ampliação da justiça social e da democracia na sociedade brasileira.

Diante dos últimos acontecimentos, a UFRN vem manifestar publicamente preocupação com o tratamento dado aos movimentos reivindicatórios dos estudantes natalenses, em especial à violência sofrida por estudantes da UFRN.

É próprio da democracia encontrar formas civilizadas e solução negociada para as divergências e os conflitos de interesses entre os diferentes grupos e atores sociais. A democracia é o ambiente apropriado para que a sociedade civil e os movimentos sociais possam expressar livremente suas aspirações e reivindicações e para que os governantes e demais autoridades constituídas busquem soluções negociadas entre as partes envolvidas e o respeito aos interesses do conjunto da sociedade.

Frente aos relatos do uso desproporcional da violência pelas forças policiais contra as manifestações dos estudantes, a UFRN soma-se a outras importantes instituições democráticas da sociedade norte-riograndense na expectativa de que as autoridades competentes tomem todas as medidas cabíveis para a apuração dos fatos. A necessária preservação da ordem pública deve ser alcançada através do diálogo e prescindir do uso da violência, observando o respeito ao exercício irrestrito e harmonioso do conjunto das liberdades democráticas por todos os cidadãos.

Neste momento, também, a UFRN esclarece que não admite e nunca admitiu a ação indiscriminada de forças policiais no espaço universitário, pois a defesa da integridade física do seu espaço territorial é indispensável ao exercício da autonomia universitária, condição elementar para assegurar a liberdade para o funcionamento pleno das atividades acadêmicas que são regularmente desenvolvidas pela comunidade universitária.

Natal, 22 de maio de 2013.
Ângela Maria Paiva Cruz
Reitora

Opinião dos leitores

  1. Qual o crime de jovens reivindicando direitos? Parar vias da cidade? Será que ninguém pensou em transitar por vias alternativas com um protesto anunciado em mais de uma semana e meia antes? Será que patrões não poderiam ter a sensibilidade de liberar mais cedo seus empregados que dependiam de ônibus? Hipocrisia reina em uma sociedade sem conhecimento civil e egocêntrica, pensando sempre em si. Afinal de contas, ninguém achou quando no passado esses mesmos protestos conseguiram que a integração continuasse.

    E não precisamos conhecer muito da lei para saber o quanto foi ridículo a Policial Militar ESTADUAL está agindo sem autorizando em uma Universidade FEDERAL.

    Se não entendem a situação, se calem e ouçam quem conhecem, antes de vomitar pelos dedos opiniões raivosas, que só alimentam discórdia.

  2. Concordo plenamente com a Reitora, pois vejo que a UFRN tem como missão institucional assegurar a formação plena dos seus alunos (DEIXAR ELES FAZEREM O QUE QUISEREM), através da melhoria constante do ensino (DA DISCIPLINA DA BADERNA), da pesquisa (SOBRE MEIOS DE SABOTAGEM SOCIAL) e da extensão (DAS ATIVIDADES SABOTADORAS DA ORDEM SOCIAL EM TODOS OS NÍVEIS COMO ATIVIDADES CURRICULARES). A formação acadêmica dos nossos alunos objetiva fomentar (O ÓDIO QUE ELES TÊM PELOS DIREITOS ALHEIOS AOS DELES * IR E VIR DAS AOUTRAS PESSOAS*), como partes indissociáveis (QUE LEVARÃO A CABO ATÉ QUE UM MORRA IRRESPONSÁVELMENTE ASPIRANDO VIRAR UM MÁRTIR), competências técnico-científicas e profissionais (CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DE BADERNA EM TEMPO RECORDE) de alto nível e habilidades ético-políticas (QUE POLÍTICAS ESTUDANTIS SÃO ÉTICAS SÓ PORQUE SÃO ESTUDANTIS). Vá agora senhora Reitora, engrossar a voz dos professores municipais que farão greve, pois existe uma professora dessa instituição que está usurpando os direitos dos professores a terem um salário digno. Por favor, mostre de que lado a senhora está ou a quem está servindo, pois discursos ideológicos de pura retórica socialista não enchem barriga de ninguém, apenas eliena e escraviza eternamente, uma massa de ignorantes que se dizem "estudantes universitários".

  3. Só lamento o nível da IGNORÂNCIA da sociedade nos dia atuais! ABSURDO chamarem os estudantes de "bandidos", enquanto reivindicam nada além dos seus direitos! ABSURDO se colocarem contra a UFRN por criticar o ato ESTÚPIDO da polícia! Quanta mediocridade, quanta mesquinheza! É VERGONHOSO ver uma sociedade que só entende a democracia para tratar de interesses próprios! Cansada… só lamento! Os sinceros parabéns à Reitora Ângela, ORGULHO de fazer parte da MELHOR UNIVERSIDADE DO NORTE-NORDESTE!

  4. Meu Deus!!! Em que nível chegou nossa UFRN…. Tenho até medo que meus filhos entrem numa instituição de ensino em que a Reitora é conivente com a bandidagem que está ocorrendo em nossa cidade.

  5. Imagine seu filho ou sua filha tendo sofrido um grave acidente (que Deus o livre disso !), precisando de socorro médico urgente, sem poder transitar pela BR ou por alguma marginal, sem poder chegar até o Walfredo Gurgel.
    A ambulância parada, a morte chegando, e a baderna acontecendo lá fora.
    Imagine isso, Magnífica, ou melhor, imagine não, senão a Sra. vai ter que desdizer essa nota, e não vai pegar bem…

    1. Este foi o mesmo pensamento que relatei a um desses manifestantes e fui taxado de ALIENADO! Hoje vejo que não estou errado, pois outras pessoas comungam com o meu pensamento!

  6. O ano passado esses mesmos estudantes atearam fogo em dois onibus, depredaram lojas e atrapalharam a vida de milhares de trabalhadores, quantos pagaram por estas badernas, este ano querem fazer o mesmo, a policia e pra ficar so olhando, os estudantes que faziam isto durante a ditadura sao os corruptos de hoje, esses estudantes de hoje seram o que no futuro.

  7. Alguém diga a essa moça que não existe espaço onde as longas mãos da Lei não penetrem. No mais, uma nota com cheiro de obrigação, fundada em alguma pressão por parte dos "estudantes" e repleta de retórica inútil. A autonomia universitária não se confunde com soberania ou independência universitária. Ela apenas deságua nos aspectos administrativos e financeiros. Jurei, por alguns instantes, que lia nota produzida nos anos 1960. Pena que existam pessoas que tornem públicos esse tipo de pensamento. Mas isso é democracia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

SMS faz caminhada contra a dengue em bairro da Zona Sul de Natal

Com o slogan “Mãos em ação unidas contra a Dengue”, os agentes de endemias da região sul, os profissionais do Distrito Sanitário Sul e a comunidade do bairro Nova Descoberta vão realizar, na próxima sexta feira (24), às 8h, uma caminhada educativa de prevenção e combate a dengue, saindo da Rua Djalma Maranhão, em frente ao 7º Batalhão do Exército, e encerrando na Raimundo Brasil, na Escola Ulisses de Góis. O objetivo do evento é fortalecer o combate ao mosquito transmissor da dengue.

Os moradores do bairro percorrerão algumas ruas, especialmente as que se localizam no entorno das lagoas do Jacaré e Preá, alertando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, fazendo ainda a coleta de lixo reciclável, como plásticos e latas, que se transformam em criadouros para os mosquitos, sobretudo nesse momento de chuvas.

Estudantes de cinco escolas envolvidas na ação exibirão faixas e cartazes de alerta sobre os perigos da doença e farão a distribuição de material educativo e de sacos plásticos para que a população descarte o lixo, que será coletado pela Urbana, enquanto o Exército fará a limpeza dos terrenos baldios.

Segundo a diretora do Distrito Sanitário Sul, Lúcia Rêgo, essa ação educativa de controle e combate a Dengue que começa em Nova Descoberta é apenas o início do trabalho que o Distrito desenvolverá em toda a região, juntamente com os agentes de endemias e as Unidades.

Para Lúcia Rêgo a parceria e o apoio das escolas, do comércio e do Exército é um exemplo a ser seguido em todos os bairros, pois sem o envolvimento dos diversos segmentos a luta contra a dengue fica menos fortalecida.

“Tanto os agentes de endemias como as direções das unidades de saúde da região têm total liberdade para promover iniciativas dessa natureza e contará, incondicionalmente, com o total apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através do nosso Distrito.” finalizou a diretora.

A atividade tem o apoio da Unidade de Saúde de Nova Descoberta, das escolas, do Exército, da Urbana e de comerciantes do bairro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Adeus ou até logo? Neymar se despede da Vila nesta quarta-feira

Hoje tem! Um dos bordões prediletos de Neymar serve para definir esta quarta-feira, que deve contar com mais alguns importantes capítulos da trajetória do craque na Vila Belmiro. Pela manhã, o Comitê de Gestão do Santos se reúne para analisar o próximo passo das negociações com o Barcelona e demais clubes interessados no craque. Já à noite, o atacante fará sua despedida da Vila Belmiro, às 22h, contra o Joinville, pela Copa do Brasil.

Resta saber se o duelo representará o adeus ou um “até logo” da Joia. Domingo, contra o Flamengo, em Brasília, ele defenderá o Peixe pela última vez antes de se apresentar à Seleção Brasileira para a Copa das Confederações – a apresentação é terça e o torneio acaba em 30 de junho. Se vendido agora, como cogita a diretoria alvinegra, ele pode não voltar tão cedo ao estádio em que mais atuou (94 jogos).

O Barça segue acompanhando de perto os passos de Neymar. Raul Sanllehí, diretor de futebol do clube, ainda está em São Paulo e aguarda posicionamento do Comitê santista nesta quarta. Na frente na disputa, os catalães esperam fechar o negócio o quanto antes, confiam no O.K. do jogador para a transferência imediata e tem um plano de carreira para o craque – ele deve ficar com a camisa 11, hoje de Thiago.

O rival Real Madrid, porém, não jogou a toalha e aposta no poderio financeiro pra convencer o Peixe e o jogador. Também no Brasil, os merengues devem apresentar novas propostas nos próximos dias.

Enquanto isso, Neymar acompanha a novela já com certa impaciência. O craque e seu estafe gostariam de um pronunciamento oficial do Santos, dizendo se pretende ou não negociá-lo agora.

Do LANCENET!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Integrantes do Movimento dos Sem Terra invadem superintendência da Conab, em Natal

Uma fonte segura do blog do BG confirmou que os Sem Terra invadiram a superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), localizado na Avenida Jerônimo Câmara, no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal. A ação dos integrantes do MST foi iniciada por volta das 15h30.

Hoje, a  Conab realiza mais um leilão para a compra de 28 mil toneladas de milho em grãos ensacado. O produto deverá ser entregue também na Paraíba (16 mil toneladas). O período para a entrega do produto para os lotes do Rio Grande do Norte é de 05/06 até o dia 12/07 e para a Paraíba é de 05/06 até o dia 26/07.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

SMS e parceiros revitalizam espaço abandonado na Zona Oeste de Natal

A Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Monte Líbano, localizada no bairro do Bom Pastor, em parceira com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Urbana, alunos da disciplina Saúde e Sociedade da UFRN e moradores do bairro, vão realizar nesta quinta-feira (23), às 9h, a entrega de um espaço revitalizado.

O local, que antes era uma área abandonada e servia para o acúmulo de lixo, vetores entre outros problemas que incomodavam os moradores, fica próximo ao cemitério do Bom Pastor e do muro da Chesf.

“Conseguimos proceder a limpeza, iluminação, pintura, jardinagem e organização do espaço para a recreação de crianças e todos os moradores da circunvizinhança.”, disse Sonia Maria, da ESF do Monte Líbano.

A atividade faz parte do processo de intervenção da disciplina Saúde e Sociedade da UFRN, que ocorre na comunidade, e envolveu toda a unidade de saúde e seus agentes comunitários.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Protestos em frente ao Ministério do Trabalho e ao STF marcam Grito da Terra

Vestidos com túnicas pretas e segurando bandeiras, trabalhadores rurais de todo o Brasil participaram hoje (22) do 19º Grito da Terra Brasil, em passeata pela Esplanada dos Ministérios. Entre as principais reivindicações apresentadas pelos manifestantes estão a reforma agrária e o combate à violência no campo. Eles defendem também melhoria na saúde pública e na educação.

Durante a marcha, os manifestantes fizeram um ato em frente ao Ministério do Trabalho para cobrar a regularização de alguns sindicatos. Segundo o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Willian Clementino, sem o registro os sindicatos perdem o direito de fazer negociações e acordos coletivos de trabalho e não podem cadastrar os assegurados especiais na Previdência. “Mais de mil sindicatos já solicitaram o registro”, disse.

Em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), os manifestantes fizeram um minuto de silêncio deitados em protesto aos trabalhadores rurais assassinados no campo.

Segundo o presidente nacional da Contag, Alberto Ercílio, a pauta de reivindicações entregue à presidenta Dilma Rouseff no dia 24 de abril, diz respeito a 15 ministérios. “É uma pauta muito ampla. Tem muita coisa para ser vista pelo governo federal.”

À tarde, os líderes da manifestação vão se reunir com um grupo de ministros para discutir as reivindicações. “Devemos ser realistas. Há políticas que já estão caminhando e outras que estão longe de serem concretizadas, mas estamos otimistas”, disse Ercílio.

Cerca de 200 policiais trabalharam no controle do protesto. Para a Polícia Militar, o número de manifestantes não passou de 4 mil. A organização do 19º Grito da Terra Brasil, no entanto, informa que cerca de 5 mil trabalhadores participaram do movimento.

 Da Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *