Diversos

Ministra pede que população siga o calendário de saques do Bolsa Família

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez hoje (19) um apelo para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data.

Para a ministra, o boato de que o programa seria suspenso não prejudica o governo, mas a população. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um mal entendido”, disse.

A ministra declarou desconhecer relatos de usuários nas redes sociais que dizem ter conseguido sacar o benefício antes da data e que demonstraram temor de que isso sinalizasse uma interrupção futura do programa.

“Se a pessoa conseguiu sacar antes, é mais um motivo para não se preocupar, pois o dinheiro estava lá”. Segundo Tereza Campello, os recursos para o pagamento dos benefícios estão garantidos, mas é preciso obedecer ao cronograma. “Começamos a pagar sexta-feira [17], como previsto, e amanhã [20] segue normalmente”, disse.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Bolsa Família.

Segundo a ministra, a presidenta Dilma Rousseff está monitorando o assunto e sua principal preocupação é que as famílias sejam tranquilizadas quanto à continuidade do pagamento do benefício.

O Bolsa Família completará dez anos em outubro deste ano e, atualmente, atende a 13,8 milhões de famílias e a 50 milhões de pessoas. De acordo com Tereza Campello, no início da gestão de Dilma Rousseff o orçamento do programa era R$ 14 bilhões e saltou para os R$ 24 bilhões previstos para 2013. “É um programa que nunca foi contingenciado”, declarou.

Um levantamento da Caixa Econômica Federal mostra que na região Nordeste houve tumulto para tentativa de saque em nove agências de Alagoas, 15 da Bahia, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, 8 do Piauí e 13 do Maranhão.

Segundo o banco, foi registrada confusão ainda no Rio Grande do Norte e em Sergipe. Até o momento, não foi divulgado o balanço em outras regiões. Mais cedo, a Presidência da República havia relatado também corrida de beneficiários a agências da Paraíba, do Amazonas e do Rio de Janeiro.

Da Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Britney Spears é criticada por dar revólver de brinquedo para o filho

Britney Spears foi bastante criticada esta semana, depois que seu filho de seis anos, Jayden James, foi fotografado com um revólver de brinquedo, durante a hospedagem da família no hotel Four Seasons, em Westlake Village, na California, no começo do mês.

Shannon Watts, fundadora da Moms Demand Action for Gun Sense in America, um grupo de mães que exigem o controle de armas de fogo nos Estados Unidos, ficou muito decepcionada com a educação que a cantora está dando aos seus filhos, ao permitir o uso de um brinquedo tão violento, que transmite uma mensagem tão errada.

“Parece uma arma de verdade… é decepcionante para mim ver que Britney permite que seu filho pequeno use um brinquedo tão violento… como mães e pais temos a responsabilidade de dar um bom exemplo para nossos filhos, e como uma mãe-celebridade que ela é, é muito mais importante, porque muitos estão vendo suas ações nesse momento”, justifica Shannon, preocupada.

Watts disse que é muito indelicado da parte de Britney, quando os americanos continuam de luto pela morte de 26 crianças na escola primária Sandy Hook.

Do O Fuxico

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícias do RN recuperam carga de café roubada em Pernambuco

As polícias militar e civil do Rio Grande do Norte conseguiram recuperar neste domingo (19), em Nova Cruz, no Agreste potiguar, uma carga de 25 toneladas de café roubada em Pernambuco.

Avaliada em R$ 200 mil, a carga estava escondida em uma propriedade no distrito de Lagos dos Currais, em Nova Cruz. O produto foi encontrado já fora da carreta que o transportou desde Pernambuco. O veículo também foi encontrado, mas na cidade de Belém, na Paraíba.

Por receptação de produto roubado, uma senhora de 69 anos, que não teve sua identidade revelada pela polícia, foi detida e autuada em flagrante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Federal vai investigar boato sobre suspensão do Bolsa Família

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A informação falsa de que só seria possível sacar o benefício até ontem (18) levou muitas pessoas às agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios. A Presidência da República detectou a informação em estados como a Paraíba, o Amazonas, o Maranhão e o Rio de Janeiro. O boato se espalhou pelas redes sociais e há beneficiários perguntando se o Bolsa Família será suspenso ou cancelado.

A Caixa Econômica Federal e o MDS divulgaram notas negando qualquer mudança no calendário de pagamento e reafirmando a manutenção das regras do programa.

“O Ministério do Desenvolvimento Social informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras”, diz a nota do MDS.

”A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do Programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo Federal”, diz a nota da Caixa.

O calendário de pagamento está no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, vai dar uma coletiva sobre o assunto às 14h.

Da Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Morre mais uma vítima do incêndio na boate Kiss, no RS

Morreu na madrugada deste domingo, às 5h15, mais uma vítima do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS). Segundo a assessoria de imprensa da Secretária de Saúde de Porto Alegre, a estudante Mariane Wallau Vielmo, de 25 anos, estava internada no Hospital das Clínicas de Porto Alegre desde o dia da tragédia, em 27 de janeiro deste ano.

Até o momento 242 pessoas morreram em decorrência do incêndio e outras 4 vítimas seguem internadas com quadro estável. A causa da morte da estudante Mariane não foi revelada, a pedido da família, mas agências noticiosas da cidade dão conta de que ela teria sofrido graves queimaduras e teria passado por procedimentos de enxerto de pele.

Do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Mega-Sena acumula de novo, e próximo concurso pode pagar R$ 24 milhões

O sorteio 1.495 da Mega-Sena, realizado neste sábado (18) em Rio Claro (RJ), sorteou as dezenas 04-13-14-44-49-57. O prêmio acumulou novamente e pode pagar R$ 24 milhões no concurso de quarta-feira (22).

A quina foi feita por 140 apostadores que levarão, cada um, o prêmio de R$ 16.899,84. Já a quadra foi acertada por 9.828 apostadores. Eles ganharão, cada um, o prêmio de R$ 343,91.

No último sorteio (1.494), realizado na quarta-feira (15) também em Rio Claro (RJ), ninguém acertou as seis dezenas sorteadas (02 – 14 – 24 – 28 – 35 – 50).

A aposta mínima, com seis números, custa R$ 2 e pode ser registrada em qualquer uma das mais de 12.600 casas lotéricas do país. As apostas são aceitas até as 19h do dia do sorteio.

Do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Nadal atropela Federer e ganha o seu sétimo título em Roma

O espanhol Rafael Nadal, atual número cinco do mundo, derrotou o suíço Roger Federer, terceiro do ranking, neste domingo, e conquistou o seu sétimo título do torneio de Roma, na Itália.

O tenista da Espanha não teve dificuldades para vencer em uma hora e nove minutos de jogo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3.

Além de 2013, Nadal venceu a competição em 2005, 2006, 2007, 2009, 2010 e 2012.

O único tenista que conseguiu vencer o torneio desde que Nadal ganhou o primeiro, em 2005, foi o sérvio Novak Djokovic, campeão em 2008 e 2011.

Esta foi a 20ª vitória de Nadal sobre Federer, em 30 confrontos. O espanhol conquistou o seu sexto título desde que voltou de uma contusão, no começo do ano –ficou sete meses parado por causa de lesão no joelho.

Da Folha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem é encontrado morto por enforcamento no Planalto

Um homem de aparentemente 30 anos foi encontrado morto por volta das seis horas da manhã deste domingo no bairro do Planalto, zona Oeste de Natal. Ele foi vítima de enforcamento e, segundo a polícia, havia sinais de que o corpo foi arrastado até ser deixado ao lado de um muro de um condomínio residencial localizado na rua São Gregório.

A polícia chegou até o local do crime através do chamado de um popular, que avistou o corpo enquanto caminhava pela rua. Na cena do crime havia uma corda amarrada no pescoço da vítima, que ainda não foi identificada.

Investigações preliminares da polícia dão conta que o crime deve ter sido cometido por mais de uma pessoa. A 11ª delegacia de Cidade Satélite ficará a cargo da apuração do caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Campanha quer estimular a doação de leite materno para bebês em risco

Toda mulher que está amamentando pode ser uma doadora de leite. Difundir essa mensagem é o objetivo do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado hoje (19). No Brasil, para estimular a prática, será lançada na quarta-feira (22), pelo Ministério da Saúde, a campanha “Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças”.

Apesar do aumento de bancos de leite no país, existe um déficit de cerca de 40% para atender os recém-nascidos em unidades de terapia intensiva, como explica o coordenador da Rede Brasileira de Bancos Leite Humano (RBLH), João Aprígio Guerra de Almeida. Segundo ele, sem a ajuda das mães doadoras, esse percentual tende a ser ainda maior nos próximos anos.

“Infelizmente, por um lado, e felizmente, pelo outro, com o avanço da medicina mais bebês que não teriam chances de sobreviver, como os que nascem com 600 gramas, estão sobrevivendo”, disse Aprígio. “São essas crianças que temos de nos preocupar em atender”, completou.

Recomendado pela Organização Mundial de Saúde, o leite materno é o melhor alimento para todos os bebês. Possui nutrientes e anticorpos que previnem doenças como a dengue e o cólera e pode evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes e a obesidade na vida adulta. Além disso, está relacionado ao desenvolvimento da inteligência do bebê.

“Imagine um recém-nascido que nasce com seis meses, é prematuro, não está pronto para enfrentar uma série de fatores ambientais, seu sistema de defesa não está pronto. Para essas crianças, em algumas situações, posso dizer que o leite materno chega a se configurar como um fator de sobrevivência”, reforça o médico.

A doação de leite materno é simples e conta com o apoio de uma rede, que busca o frasco na casa da doadora. Em seguida, o leite é tratado e armazenado para que possa alimentar crianças prematuras ou com baixo peso, internadas em hospitais. As mães dessas crianças, pelo estresse de ver seus bebês com problemas, têm dificuldades de amamentar.

Para doar, a mãe que amamenta deve se informar sobre os procedimentos por meio do Disque Saúde 136 ou na internet, no site da RBLH. A mãe precisa separar um pote de maionese, por exemplo, esterilizá-lo em água fervente e colocar no recipiente o leite que sobrar da amamentação do próprio filho.

A rede de bancos de leite do Brasil é uma das maiores do mundo, com 211 postos de coleta. No Rio, as doações são organizadas pelo o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz.

Da Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Coreia do Norte volta a disparar míssil de curto alcance

A Coreia do Norte voltou a lançar neste domingo pelo segundo dia consecutivo um míssil de curto alcance ao Mar do Leste (Mar do Japão) a partir de sua costa oriental, informaram fontes do Ministério de Defesa sul-coreano citadas pela agência “Yonhap”.

Após o lançamento no sábado de três mísseis guiados de curto alcance, o regime de Pyongyang fez hoje um novo lançamento, desta vez na direção norte.

“Depois de ontem, a Coreia do Norte lançou um míssil de curto alcance ao Mar do Leste”, assegurou uma fonte da Defesa sem ser identificada.

Embora os lançamentos possam ser simplesmente exercícios rotineiros, é considerado um gesto beligerante por parte do regime de Pyongyang após um período de várias semanas nas quais notavelmente baixou o tom de sua última campanha de ameaças bélicas.

Da agência EFE

Opinião dos leitores

  1. Seria otimo se mandassem o zé bonitinho de lá(o aprendiz de ditador mais feio que se tem noticia) num foguete só de ida para marte, escondido da turma dos direitos humanos brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Previsão do tempo para este domingo em Natal

O domingo em Natal vai ser essencialmente de sol, de acordo com a previsão do Clima Tempo. Estão previstas apenas chuvas rápidas durante o dia e a noite, em volume que não deve ultrapassar os 3mm.

A temperatura mínima durante todo o dia será de 22ºC e a máxima, 29ºC. A umidade relativa do ar se mantém elevada com 67% de média, e os ventos chegam no máximo a 16km/h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

ICMS menor reduziria preço de remédio, afirma entidade

No cenário de guerra fiscal e discussão sobre a queda do ICMS, a indústria farmacêutica também quer alíquota menor de medicamentos no Estado de São Paulo. De início, o recuo seria de 18% para 12%, e depois para 7%.

O Sindusfarma (sindicato do setor) apresentará ao governador Geraldo Alckmin um levantamento, já levado ao secretário Andrea Calabi (Fazenda), sobre a diminuição do número O soro, cuja alíquota era de 18%, foi para 12% e baixou para 7%, é um bom exemplo, compara. “Se cai a tributação, sou obrigado a repassar a queda na mesma proporção para o de farmacêuticas no Estado.

O Estado perdeu 58 indústrias do setor de 2007 a 2011. Muitas empresas têm se mudado em busca de menos imposto. Cidades fronteiriças ainda estão perto do consumo paulista e têm boa estrutura, diz o presidente-executivo Nelson Mussolini.

“Seria uma jogada política interessante. O governo faria duas benfeitorias: baixaria o preço de medicamentos e manteria as farmacêuticas no Estado com seus empregos.”

Com ICMS menor, os preços de remédios cairiam, diz. “A população, porém, transforma a economia em novas compras. Não prejudicaria a arrecadação”, acrescenta.

O aumento dos remédios dado em abril praticamente zeraria se o imposto diminuísse, calcula o executivo. Os preços dos genéricos subiram 6,4%. No setor, a alta foi de, em média, 4,5%.

preço, pela lei que regula as farmacêuticas”, diz.

“Somos controlados pelo governo. Não ocorreria como na desoneração da cesta básica, [cujo preço não acompanhou a desoneração].”

O setor é o quinto que mais paga ICMS em São Paulo, segundo Mussolini.

Maria Cristina Frias

Da Folha

Opinião dos leitores

  1. Por isso mais do que nunca comparar preços de remédios e medicamentos é essencial, eu sempre utilizei o CLiquefarma para isso e agora usarei mais ainda!

  2. Espero que o ICMS possa ser alterado para beneficiar quem compra! sempre uso este site para comparar preços e encontrar o mais barato http://www.multifarmas.com.br nao ser se o ICMS tem impacto nestes itens mas espero que haja muita briga e que possamos comparar para sempre termos o opcoes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Aeroporto de Natal é eleito o quarto melhor entre cidades que sediarão a Copa do Mundo

O Aeroporto Internacional Augusto Severo, que atende Natal e região metropolitana, foi escolhido o quarto melhor aeroporto entre as cidades-sede da Copa do Mundo 2014. A pesquisa, realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, foi divulgada nesse sábado pelo Jornal Nacional.

O levantamento analisou 41 itens relacionados à qualidade dos serviços prestados em 15 terminais aeroportuários, como limpeza de banheiros, tempo de espera em filas, segurança, qualidade das informações repassadas, cortesia dos funcionários, valor de produtos de alimentação, custo de estacionamento e acesso à internet.

Os aeroportos analisados foram os 14 que existem nas capitais que sediarão os jogos da Copa do Mundo (São Paulo e Rio de Janeiro possuem dois) mais o da cidade de Campinas, que também atende São Paulo.

Na pesquisa, foram ouvidas 21 mil pessoas entre os meses de janeiro e março de 2013. As notas variavam entre 0 e 5 e o Aeroporto Internacional Augusto Severo obteve 4,12 de média. O melhor avaliado foi o de Curitiba, com nota 4,21. O terminal de Cuiabá ficou em último, com nota 3,46.

Confira o ranking:

Curitiba (PR) 4,21
Recife (PE) 4,14
Fortaleza (CE) 4,14
Natal (RN) 4,12
Porto Alegre (RS) 3,98
Salvador (BA) 3,89
Congonhas (SP) 3,86
Santos Dumont (RJ) 3,85
Guarulhos (SP) 3,67
Campinas (SP) 3,65
Confins (MG) 3,61
Brasília (DF) 3,58
Manaus (AM) 3,51
Galeão (RJ) 3,51
Cuiabá (MT) 3,46

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Gleison Tibau se reabilita no UFC; Vitor Belfort atropela adversário na luta principal

Gleison Tibau foi outro brasileiro a levar a melhor em duelo contra norte-americano no card preliminar do UFC on FX 8, neste sábado, em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O lutador potiguar derrotou Josh Cholish por finalização no segundo round, com uma guilhotina, e se recuperou na categoria peso leve da organização.

Gleison Tibau vinha de derrota para Evan Dunham, no UFC 156, em fevereiro passado, e precisava se reabilitar para não perder mais espaço na categoria. O potiguar era considerado favorito diante de Cholish e não decepcionou, encerrando o combate bem ao seu estilo, usando bem o jiu-jítsu.

Depois do triunfo, ainda no octógono da Arena Jaraguá, Gleison Tibau disse que lutar no Brasil é sempre um estímulo a mais. “É um prazer lutar no Brasil, eu tenho sete anos de UFC e me sinto muito feliz em lutar aqui. Não tem outro lugar no mundo como o meu país”, festejou o potiguar, que aproveitou o momento de fragilidade do rival para finalizar. “Eu vi que ele estava grogue e fui com tudo no jiu-jítsu”, acrescentou.

Gleison Tibau tomou a iniciativa no primeiro round, procurando a trocação, enquanto Cholish tentava contar o ímpeto do brasileiro e usar o contra-ataque, buscando os chutes. Tibau derrubou o norte-americano duas vezes, mas não conseguiu finalizar.

No segundo round, o ritmo da luta caiu. Gleison Tibau diminuiu o ímpeto e Cholish esperava o momento certo para contra-atacar. Mas o potiguar acertou um direto de esquerda, que abalou o oponente. Tibau aplicou a queda e finalizou o combate com uma guilhotina, aos 2min34.

Vitor Belfort liquida Luke Rockhold com lindo chute rodado no primeiro round

Vitor Belfort fechou em grande estilo o UFC on FX 8, neste sábado, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. O Fenômeno mostrou que, aos 36 anos, ainda tem muito o que mostrar no MMA. Com um chute rodado fantástico, que acertou em cheio na têmpora, ele nocauteou o estreante Luke Rockhold – último campeão do peso médio do extinto Strikeforce – logo aos 2min32 do primeiro round.

Foi a quarta vitória consecutiva de Vitor Belfort na categoria dos médios – antes batera Yoshihiro Akiyama (nocaute), Anthony Johnson (finalização) e Michael Bisping (nocaute) -, depois da derrota para Anderson Silva no UFC 126, pelo cinturão da categoria. O Fenômeno ainda teve breve passagem pelos meio-pesados na edição 152, no ano passado, em Toronto, quando foi finalizado por Jon Jones na disputa do título.

A exemplo do que ocorrera na última luta, quando nocauteara Michael Bisping no UFC on FX 7, em São Paulo, em janeiro passado, Vitor Belfort voltou a surpreender com um lindo chute, dessa vez rodado, que acertou em cheio a têmpora esquerda de Luke Rockhold. O norte-americano vinha de nove triunfos seguidos, incluindo a vitória sobre Ronaldo ‘Jacaré’ Souza, que lhe garantiu o cinturão do extinto Strikeforce, e teve a sequência positiva quebrada em Jaraguá do Sul.

Do Superesportes

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Estudo do Ipea aponta que déficit habitacional caiu 12% em cinco anos

O déficit habitacional no país caiu 12% em cinco anos, de acordo com a Nota Técnica Estimativas do Déficit Habitacional Brasileiro por Municípios, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad-IBGE), os pesquisadores concluíram que a deficiência de 5,6 milhões de habitações, registrada em 2007, caiu para 5,4 milhões, em 2011.

A redução do problema foi identificada em quase todas as regiões do país. Apenas na Região Centro-Oeste o déficit habitacional aumentou. A região, assim como a Norte do país, é uma das responsáveis pelo forte crescimento populacional dos últimos dez anos. Na Norte, apesar do índice cair, o número absoluto de domicílios em situação caracterizada de déficit foi quase 600 mil domicílios.

A maior queda do problema foi registrada no Nordeste que, apesar da redução, ainda mantém números expressivos. Quando os pesquisadores avaliaram as situações de casas onde mais de três pessoas dividem o mesmo quarto, municípios do Maranhão apareceram destacados. O estado concentra mais de 30% dos seus domicílios incluídos no déficit habitacional por esse item. Amazonas e Pará também aparecem com mais de 20% dos domicílios em situação de déficit, considerando o mesmo tipo de análise.

Na lista geral, que considera todos os quesitos responsáveis pela deficiência habitacional do país, apenas as capitais aparecem no topo do ranking dos dez municípios com maiores déficits. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador ocupam as quatro primeiras posições. A escala muda quando a análise é sobre o número de domicílios precários. Nesse caso, São Paulo se mantém na liderança negativa, mas Manaus aparece como o segundo pior município neste quesito. (mais…)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Forças Armadas iniciam operação ao longo de toda fronteira brasileira

O Ministério da Defesa informou hoje (18), em nota, que as Forças Armadas iniciaram nesta manhã a Operação Ágata 7 em toda extensão da fronteira brasileira com os dez países sul-americanos. Ao todo 25 mil militares e agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e de agências governamentais participam desta edição, considerada pelo ministério, a maior mobilização realizada pelo governo brasileiro no combate aos ilícitos entre o Oiapoque (AP) e o Chuí (RS).

De acordo com o Ministério da Defesa, antes de a operação ser deflagrada, “o governo manteve contatos com os países vizinhos para o repasse de informações sobre o emprego do aparato militar”.

A Ágata integra o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) sob a coordenação do Ministério da Defesa e comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). A execução cabe à Marinha, ao Exército e à Força Aérea Brasileira (FAB).

Ainda segundo a Defesa, durante a mobilização militares estarão atentos aos principais crimes transfronteiriços como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais.

Ao longo de toda a fronteira terrestre, as tropas contarão com os centros montados nos Comandos Militares da Amazônia (CMA), em Manaus; do Oeste (CMO), em Campo Grande; e do Sul (CMS), em Porto Alegre.

Em quase dois anos já foram realizadas seis edições da Operação Ágata em uma faixa de fronteira que compreende 27% do território nacional onde estão 710 municípios, sendo 122 cidades limítrofes e 588 não limítrofes.

A fronteira tem 16.886 quilômetros de extensão, sendo 7.363 quilômetros de linha seca e 9.523 quilômetros de rio, lagos e canais. São 23.415 quilômetros de rodovias federais. Os estados de fronteira são: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os países vizinhos são: Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Da Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *