Diversos

Cristiano Ronaldo tem uma foto dele nu na sala, afirma arquiteto

O arquiteto responsável pelo projeto da casa de Cristiano Ronaldo em Madrid diz que o português “adora todos os clichés possíveis”. O senhor, identificado como Mr. Torres, contou ao jornal The Sun que o atacante tem até uma foto em que aparece completamente nu, colocada na parede da sala ao lado do piano.

“Deve ter visto isso em casa das pessoas ricas de Miami e quis ter igual”, diz o arquiteto ao tabloide inglês.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Tribunal de Justiça testa novo sistema que ampliará celeridade processual

A redução em até 70% no prazo de julgamentos dos processos da Justiça Estadual de primeiro e segundo graus é um dos principais benefícios possibilitados pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe), novo sistema que será utilizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e que já na fase de testes e homologação do projeto piloto. Inicialmente, o PJe será implantado nos Juizados Cíveis da Zona Sul de Natal e na 3ª Turma Recursal do TJRN.

O PJe tem a mesma finalidade do SAJ – sistema utilizado atualmente pelo TJRN – com a diferença que dará maior celeridade na tramitação dos processos judiciais, além de integrar todos os Tribunais de Justiça do país, e ainda a Justiça Federal, do Trabalho e os Conselhos.

A expectativa é que o PJe seja implantado ainda neste primeiro semestre, de acordo com previsão do Departamento de Projetos e Sistemas, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJRN. “Nos Juizados Especiais da Zona Sul, o sistema será implantado até a segunda quinzena de maio, já na 3ª Turma Recursal será até a segunda quinzena de junho”, afirma o diretor do Departamento de Projetos e Sistemas, Kleber Fernandes.

O diretor aponta que a ideia é envolver os servidores e magistrados durante o período de homologação para a análise dos fluxos e ajustando o sistema para a realidade do TJRN. “O TJRN está se preparando para utilizar o PJe. O sistema está instalado nas nossas bases de testes. O importante agora é envolver os usuários na homologação do sistema. Esse não é um projeto específico da TI, é do Tribunal como um todo com apoio do CNJ, que foi quem desenvolveu o sistema de software”, disse.

Após a implantação do projeto piloto, o grupo gestor do projeto, apoiado pela Setic e demais grupos de trabalho envolvidos, fará um relatório avaliativo que será entregue à Presidência que decidirá a viabilidade desse sistema para o TJRN. “A nossa previsão é que até o final de junho tenhamos o relatório consolidado sobre o projeto piloto para então avaliarmos a viabilidade de implantação definitiva do PJe em todo o Tribunal de Justiça”, destaca Kleber Fernandes.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Urbana tem cinco dias para retirar lixo acumulado na rua do Motor

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) deve retirar, em cinco dias, o lixo acumulado da rua do Motor e nas proximidades do portão do estacionamento do Hospital Onofre Lopes, ambos na Praia do Meio. A decisão é da juíza Andréa Leite Holanda, da 18ª Vara Cível, que determinou ainda, à entidade, que providencie a alocação de placas de aviso de proibição de descarte de resíduos no local.

A Urbana deve ainda designar fiscais, diariamente, das 8h às 18, de segunda à sexta-feira (por três meses) para não permitir que pessoas jovem lixo no local. Esses profissionais terão a obrigação de orientar sobre qual o local e a forma correta para o descarte. Em caso de descumprimento a magistrada estipulou multa diária à Urbana no valor de R$ 2 mil. O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) também será intimado para proceder uma vistoria no local.

A Ação Civil Pública em questão é de autoria do Ministério Público. O promotor de Defesa do Meio Ambiente relatou que recebeu representação do Hospital Universitário Onofre Lopes, no qual apontou a existência de depósito irregular de lixo na rua do Motor, próximo ao portão do estacionamento da unidade. Com as informações prestadas, foram marcadas audiências, na tentativa de solução consensual do problema. Porém, a Urbana assumiu tacitamente a situação de falência que atravessa tendo sido encerradas as medidas conciliatórias. A juíza concedeu um prazo de 15 dias para contestação da ordem.

TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

José Aldo aceita enfrentar Pettis, e deve disputar título dos leves depois

O presidente do UFC, Dana White, anunciou durante um chat com fãs nesta segunda-feira à noite que o combate entre José Aldo e Anthony Pettis está confirmado. O duelo, que estava ameaçado, segundo ele, pela recusa do brasileiro em colocar seu cinturão dos pesos-penas em jogo, valerá o título. A contrapartida, de acordo com André Pederneiras, técnico do campeão, é que o brasileiro dispute o cinturão dos pesos-leves em seguida.

– Eu tive uma reunião hoje (segunda-feira) com o José Aldo e o Aldo disse: “Vou acabar logo com essa palhaçada. Estão dizendo que eu estou correndo, então eles vão ver quem vai correr de quem na hora! Se vocês gostam de porrada, podem comprar o pay per view do dia 3 de agosto que vocês vão ver isso, porque cabeças vão rolar.” Na hora, liguei para o Dana White para confirmar o combate, mas com uma condição: depois dessa luta, o combate vale a disputa de cinturão contra o campeão dos leves – contou Pederneiras ao SPORTV.COM, que espera ainda que o duelo entre os dois aconteça no Brasil.

Montagem - UFC - José Aldo e Anthony Pettis (Foto: Editoria de Arte)

– Agora vamos sentar e planejar como vai ser o camp, que deve começar daqui a algumas semanas. Essas luta deve ser no Brasil.

Será a segunda luta seguida do brasileiro contra ex-campeões da categoria de cima, o peso-leve (até 70,3kg). Em fevereiro, Aldo derrotou Frankie Edgar, ex-detentor do cinturão no Ultimate, por pontos no UFC 156. Na mesma noite, Anthony Pettis, que foi o último campeão dos leves no extinto WEC e é o atual desafiante número 1 entre os pesos-leves, pediu uma oportunidade contra ele.

A luta vai acontecer em agosto.

Tanto Aldo quanto Pettis foram campeões no WEC, extinto evento absorvido pelo UFC em 2011. Porém, como a divisão do brasileiro não existia no Ultimate, ele manteve seu cinturão ao fazer a transição para a organização, e o defendeu quatro vezes desde então. Pettis aceitou fazer uma luta antes de encarar o então campeão, Frankie Edgar, e acabou derrotado por Clay Guida, por pontos. Desde então, venceu três combates seguidos e se reposicionou como desafiante número 1 ao cinturão dos pesos-leves, atualmente em posse de Benson Henderson.

Pettis tem 16 vitórias e duas derrotas no cartel. José Aldo, por sua vez, compila 22 triunfos e apenas um revés na carreira, e está invicto em 15 lutas desde 2006.

SporTV

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

"Galã do Facebook" é preso em Manaus

Leandro foi preso em um hotel na Avenida Getúlio Vargas, Centro (Foto: Tiago Melo / G1 AM)

Leandro Lentz Bittencourt, de 34 anos, natural de Santa Catarina, foi preso nesta segunda-feira (25) em um hotel localizado na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Manaus, pela Polícia Interestadual (Polinter) em cumprimento a um mandado de prisão por estelionato e porte de ilegal de arma de fogo. Ele é conhecido como ‘Galã do Facebook’ por, segundo a polícia, atrair as vítimas na rede social.

O delegado da Polinter, Carlos Alberto Alencar de Andrade, explicou que o suspeito agia em redes sociais, especialmente o Facebook, onde conhecia as vítimas, se aproximava, adquiria confiança e aplicava o golpe. O delegado afirmou ainda que as vítimas eram sempre mulheres mais velhas, em geral solteiras e bem sucedidas.

“Iniciamos as investigações há cerca de três meses quando nos foi enviada a carta precatória de dois mandados de prisão dos Estados de São Paulo e Santa Catarina, por porte ilegal de arma de fogo e estelionato, respectivamente”, destacou o delegado. “Em Manaus temos apenas um caso registrado, pela família da vítima. Trata-se de uma mulher de quarenta anos que caiu no golpe dele”, disse Carlos Alberto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Zé Vanildo convoca coletiva que deverá provocar polêmica

O presidente da FNF, Jose Vanildo assinou na tarde desta segunda-feira (24), resolução recomendando aos clubes filiados que observem os critérios da entidade para utilização do estádio Arena das Dunas em qualquer modalidade de cessão prevista legalmente.

O documento enfatiza a necessidade de um Protocolo de Intenções que estabeleça ações envolvendo as partes envolvidas, ou seja, FNF, Governo do Estado e Empresa concessionária do Estádio.

Sobre esse assunto e a divulgação da tabela da segunda fase do Campeonato Potiguar Chevrolet 2013, Vanildo concede entrevista coletiva a partir das 10h30min desta terça-feira (26), na sede da entidade, localizada na rua deputado Marcilio Furtado, 2277 em Lagoa Nova.

Do Blog: Tenho a impressão que o presidente Zé Vanildo vai chamar fazer valer resolução da entidade e chamar a responsabilidade sobre a cessão da Arena das Dunas para a FNF, vamos aguardar a coletiva do presidente, mas pelas informações que tive vai gerar muita zuada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Todos continuam no Governo Rosa…

A base aliada do Governo Rosalba Ciarlini (DEM) se reuniu ontem, na residência do presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), em uma tentativa de afinar o discurso e minimizar divergências. Estiveram presentes no encontro — além da governadora e do chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado (DEM) — o ministro Garibaldi Filho (PMDB), o deputado Henrique Eduardo, o senador José Agripino (DEM), os deputados João Maia (PR) e Betinho Rosado (DEM) e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN). A reunião foi em  Brasília.

A governadora ouviu dos presentes a insatisfação dos aliados em vários aspectos da administração. Desde o descontentamento dos deputados estaduais, que alegam haver um “desprestígio” com sucessivos pedidos negados, até os próprios parceiros de Brasília, que se ressentem de um diálogo “precário” com o Governo.

Após a retomada do diálogo na reunião de ontem, a tendência é que cada um dos presidentes dos partidos que integram a base de apoio conversem com os deputados de suas legendas antes de anunciar uma definição. Ontem, não houve sinal de cisão, pelo menos por enquanto. De qualquer maneira, alguns peemedebistas já defendem o afastamento da legenda do Executivo.

Rosalba Ciarlini também expôs as dificuldades do Estado, frisou as impossibilidades de atender alguns pleitos, mas garantiu que o diálogo com a base aliada transcorrerá sem sobressaltos.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, recebeu a incumbência dos colegas parlamentares de repassar à governadora sobre os pleitos não atendidos e o “desprestígio”  que culminaram em uma insatisfação quase que generalizada. O deputado João Maia, líder do PR, não acena qualquer rompimento com o Governo, mas deixa claro, no entanto, que seguirá unido com o PMDB do deputado Henrique Eduardo.

Os partidos aliados da governadora Rosalba Ciarlini, à exceção da legenda a qual faz parte, o DEM, estão quase todos divididos quanto à permanência ou não na base de sustentação governista. A reunião de ontem foi praticamente uma última tentativa para recompor  a parceria e resultados praticos deveremos ter em alguns dias.

Fontes do PMDB dizem que até a convenção poderemos ter novidades.

Com Informações da Tribuna do Norte

 

Opinião dos leitores

  1. Claro! A turma aí que continuar mamando nas têtas de um governo desgastado e desaprovado, o peitinho é bom! Conveniente pra eles, o povo que se réi.

  2. EU NÃO DISSE?

    O PMDB tem se notabilizado no RN como o Partido da BOQUINHA, sendo Governo sempre e somente abandonando o barco quando já sugou o suficiente e o barco está afundando, como faz com Micarla.

  3. Esse é o famoso "migué" vão usufruir do governo este ano, e no próximo ano das eleições jogam para escanteio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Em 15 dias a OI é multada 5 vezes. Multas chegam a R$ 96 milhões

size_590_loja-oi
Foto: Divulgação

A Oi recebeu mais uma multa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por não cumprir o Plano Geral de Metas para Universalização (PGMU). Com isso, as penalidades somadas do grupo chegam a R$ 96 milhões.

Foram punidas as filiais da Telemar Norte Leste no Rio de Janeiro, do Amapá e da Bahia; e da Brasil Telecom em Santa Catarina, no Mato Grosso, Distrito Federal e em Goiás.

Desde o último dia 15 que a Oi vem sendo multada com regularidade. O principal motivo destacado segundo a Anatel é o descumprimento de metas de qualidade na prestação dos serviços, especialmente na telefonia fixa.

A Oi afirmou em nota que está analisando a decisão da Anatel e que irá recorrer judicialmente da decisão. “A companhia ressalta que considera necessário, no caso de multas regulatórias, observar a razoabilidade e a proporcionalidade das multas, em especial nos casos em que a falha pontual já tiver sido reparada e a um custo inúmeras vezes inferior ao valor da punição aplicada”, disse em nota via assessoria de imprensa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça determina que Governo tem que nomear delegados, escrivães e agentes aprovados em concurso

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Bruno Lacerda Bezerra, deu provimento a recurso interposto pelo Ministério Público e determinou que o Estado efetue a nomeação de, no mínimo, o número de cargos previstos no edital do Concurso da Polícia Civil realizado em 2010. Com isso, o Executivo está obrigado a convocar pelo menos 68 delegados, 107 escrivães e 263 agentes de polícia civil.

O magistrado destacou que levou em consideração os cargos vagos desde à época da publicação do edital (5 de dezembro de 2006), excluindo do total os números correspondentes às nomeações derivadas da vacância de funções por morte, exoneração ou aposentadoria dos antigos ocupantes. A decisão é de sexta-feira (22).

A Ação Ordinária com pedido de tutela antecipada foi interposta originalmente pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol/RN) em face do Estado.

A Adepol alegou, em síntese, a necessidade de nomeação dos candidatos aprovados para os cargos que obtiveram êxito no concurso público iniciado através do Edital nº 001/2008, cujo resultado foi homologado por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE/RN) de 16 de dezembro de 2010.

De acordo com o exposto, a situação da segurança pública no Rio Grande do Norte, com o aumento alarmante da violência e criminalidade, tem gerado infortúnios irreparáveis para a população. E citou a cumulação de diversas delegacias por um único profissional, detalhando que há delegados respondendo por mais de 20 delegacias ou por circunscrições que chegam a abranger mais de 100.000 habitantes.

Essa é a terceira decisão favorável somente no que diz respeito à Ação Ordinária. Mas o Estado tem recorrido sucessivamente dessas decisões.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Nicolelis mais uma vez em xeque…

Por Folha de São Paulo

Um manifesto assinado por pesquisadores brasileiros no blog da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento questiona ações do neurocientista Miguel Nicolelis por um estudo publicado neste mês.

O trabalho demonstrava que roedores com um aparelho ligado ao cérebro poderiam “enxergar” luz invisível.

Segundo o manifesto, o pesquisador Márcio Flávio Dutra Moraes, da UFMG, apresentou, na presença de Nicolelis, em julho de 2010, um projeto semelhante em reunião do comitê gestor do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ) “Interfaces Cérebro-Máquina”.

O manifesto questiona por que Nicolelis teria mantido sigilo sobre seu estudo publicado agora, se já estivesse em andamento na Universidade Duke, onde foi realizado, e por que não foi proposta uma colaboração com Moraes.

Entre os sete signatários do documento está o cientista Sidarta Ribeiro, que trabalhou com Nicolelis até 2011, quando houve uma cisão de seu grupo de pesquisa em Natal.

O texto põe em dúvida a intenção do cientista de promover a pesquisa brasileira e diz que Nicolelis estaria usando a produção de instituição estrangeira para prestar contas de um financiamento nacional ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal.

Isso porque Eric Thomson, um dos autores do estudo, assina como membro do instituto, mas não teria vínculo com a organização.

Romulo Fuentes, que trabalha com Nicolelis, respondeu no blog que a acusação é “irresponsável”. A pesquisa, escreveu, começou em 2006, e Nicolelis não é obrigado a revelar trabalhos em andamento. Thomson seria colaborador do instituto de Natal desde 2011.

Opinião dos leitores

  1. Questionam um dos poucos pesquisadores TOP do Brasil …
    É assim mesmo, quando se destaca os outros tem que "meter o pau".

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ditadura Militar violou direitos de 50 mil pessoas

Os levantamentos feitos pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) estimam que 50 mil pessoas foram, de alguma forma, afetadas e tiveram direitos violados pela repressão durante a ditadura militar. O número inclui presos, exilados, torturados, mas também familiares que perderam algum parente nas ações durante o período de 1964 a 1988, além de pessoas que sofreram algum tipo de perseguição.

A CNV reuniu nesta segunda-feira (25) representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações.

A CNV assinou termos de cooperação com a Associação Nacional de História (Anpuh), com o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e com o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro. “Estamos compartilhando nossa metodologia, nossa estratégia com uma ampla gama de comissões da verdade já criadas, algumas em criação e outros grupos que estão em processo de criação de suas comissões”, disse o coordenador da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro.

Pinheiro disse que os convênios assinados firmam parcerias de colaboração e troca de informações. “São acordos de cooperação e basicamente põem à serviço dessas instituições nossas competências, como por exemplo, o acesso aos arquivos e eventuais convocações para depoimentos,” disse.

Recentemente, a Comissão Nacional da Verdade recebeu da Petrobras mais de 400 rolos de microfilmes, além de microfichas e documentos textuais. O material, de acordo com a CNV, ajudará a entender como o regime militar monitorava os trabalhadores da empresa.

O coordenador da CNV estima que até o momento a comissão examinou “por baixo” cerca de 30 milhões de páginas de documentos e que fez centenas de entrevistas. Pinheiro disse que, em função do volume de informações, a CNV deve continuar pesquisando até o final de 2013, quando a comissão deverá ter o esqueleto do relatório final em mãos. “O relatório tem que estar nas mãos da presidenta da República até dia 16 de maio. Em princípio, acordamos entre nós que até dezembro a grande minuta do relatório tem que estar pronta”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. que saudades do tempo dos militares, tenho 43 anos, mas na minha infancia e juventude vivi esse periodo, pelo menos nessa época não tinham politicos filhos da puta como esses que temos hoje, nem tinham bandidos nas ruas, e outra, tb não tinhamos blogueiros babacas como o sr. escrevendo merda aqui.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Nova York proíbe venda de coca-cola acima de 472 ml

bg

A imbatível combinação de pizza grande e refrigerante 2 litros está com os dias contados na cidade de Nova York. A partir de 12 de março, restaurantes e lanchonetes nova-iorquinas não poderão vender refrigerantes e outras bebidas adoçadas em vasilhames maiores do que 16 onças – o equivalente a 473 ml, sob pena de multa de US$ 200. Apenas água e sucos de fruta 100% naturais estarão isentos. A proibição foi proposta pelo prefeito Michael Bloomberg e aprovada em setembro, por unanimidade, pelo Conselho de Saúde da cidade.

Lutar contra a obesidade e os altos índices de incidência de diabetes são os principais motivos de Bloomberg. Mas, no país em que surgiram a Coca-Cola e a Pepsi, as duas maiores gigantes do setor, a limitação soa quase como heresia – para não dizer uma afronta à liberdade de escolha dos consumidores. Uma pesquisa feita pelo jornal “The New York Times” mostrou que 60% dos nova-iorquinos consideram a mudança uma “má ideia”.

A prefeitura argumenta que problemas relacionados à obesidade matam cerca de 6 mil pessoas por ano em Nova York, e que são mais comuns nas comunidades de baixa renda Um estudo feito em 2011 aponta que cerca de 70% da população negra e 66% da população hispânica da cidade é obesa, contra 52% dos residentes brancos.

A American Beverage Association, associação de fabricantes de bebidas, recorreu à Justiça em outubro para tentar barrar a legislação, com uma argumentação que se estende por 61 páginas. O caso está tramitando na Corte Federal de Manhattan. A associação também detonou uma campanha, em rádio e TV, no fim do ano passado, exaltando o direito dos consumidores à escolha.

A medida pode aliviar os riscos à saúde, mas vai doer no bolso dos moradores da cidade. O jornal “New York Post” fez as contas: uma pizzaria cobra, normalmente, US$ 3 por uma garrafa de 2 litros de Coca-Cola, mas, com a restrição, os clientes terão que comprar seis latas de 12 onças (355 ml), a US$ 1,50 cada, ou seja, US$ 7,50, para ter a mesma quantidade. A restrição também afetará os pitchers, jarras de 60 onças (1,75 litros) comumente vendidos em restaurantes voltados para o público infantil.

— É ridículo. Por que eles (os restaurantes e lanchonetes) não poderão vender algo que se compra no supermercado? – questionou o advogado Robert Bookman, da New York City Hospitality Alliance, organização para promoção turística da cidade, que aderiu à campanha da associação de bebidas.

O efeito para a imagem do prefeito Bloomberg também não foi das melhores. Ele vem sendo apelidado pela população de “Nanny Mike” (Babá Mike) e “Mayor Poppins” (Prefeito Poppins, em referência à personagem Mary Poppins), devido à sua tentativa de tutelar as decisões do público.

Fonte: O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

WhatsApp e Skype ameaçam lucro das operadoras de celular

O lucro das operadoras de telecomunicações está caindo na medida em que os clientes usam cada vez menos serviços de voz e SMS e aumentam o uso da internet no celular, segundo a agência de notícias AFP.

O assunto foi discutido pelas principais empresas do setor, reunidas nesta semana do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, Espanha. O evento começou hoje e vai até quinta-feira.

Aplicativos como o WhatsApp e o Skype (cada vez mais comuns) oferecem serviços de troca de mensagens de texto, voz e multimídia via a conexão de dados e substituem funções da telefonia tradicional.

“O problema hoje em dia atinge todo o mercado das operadoras”, disse um analista do setor de comunicações da consultoria norte-americana Accenture à agência. Segundo sua análise, cresce a pressão dos consumidores por mais infraestrutura e velocidade nas redes de internet móvel, inclusive, para melhorar o acesso a arquivos de vídeo. Mas, de acordo com a AFP, investir em redes de internet móvel é caro para as teles.

Fonte Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

E Tome SOM… Somente com trio elétrico, Macau gastou mais de R$ 1 milhão no carnaval

Portal JH

O carnaval deste ano em várias cidades do interior do Rio Grande do Norte, mesmo naqueles municípios que têm festas tradicionais, como Alexandria e Guamaré, foi econômico, consequência da situação de calamidade devido à seca. A exceção da lista foi Macau, onde a Prefeitura local preferiu tirar a cidade da lista de emergência do que diminuir os gastos com o carnaval. Resultado? Um investimento milionário com shows. Para se ter uma ideia, só com a contratação de três trios elétricos, o prefeito Kerginaldo Pinto, do PMDB, pagou mais de R$ 1 milhão de recursos públicos.

A publicação está no Diário Oficial. O contrato feito por pregão com o objetivo de contratar empresa de locação de trios elétricos para utilização nos eventos carnavalescos do ano de 2013 e com dotação orçamentária da Secretaria de Turismo, pagou R$ 1.007.000,00 a empresa Luiz Gonzaga Nunes – ME.

E com a divulgação do valor, volta a ser especulada a possibilidade de superfaturamento nos contratos firmados pelo município. Afinal, O Jornal de Hoje teve acesso a um documento da WCA Produções e Eventos, onde é cobrado para o aluguel do trio elétrico Metrô e Xaxá, para o Carnaçu 2012, realizado na cidade de Ipanguaçu, o valor de R$ 40 mil. Menos de 4% do valor total pago pela Prefeitura de Macau.

Claro que o valor de contratação do trio não foi o único valor que surpreendeu. Foram outros R$ 293,2 mil pagos para a empresa Samucka Incorporações para a locação de estruturas – palcos, camarotes e banheiros químicos. O prefeito Kerginaldo Pinto pagou outros R$ 101 mil para outras estruturas como pórtico de entrada, camarim simples, camarins TS, torres de vigia, banda e grades de contenção.

Só para a contratação de telões multimídia (tinha dois na cidade), foram outros R$ 45 mil em dinheiro público. Mais R$ 44 mil para o aluguel de geradores para utilização nos eventos carnavalescos e mais de R$ 230 mil para segurança, sendo R$ 115 mil para empresa de vigilância não armada para prestação de serviços durante o período do carnaval e R$ 115 mil para a contratação de empresa do ramo da alimentação para fornecimento de refeições para atender ao pessoal das equipes de apoio técnico, coordenação e produção do carnaval, ao pessoal da segurança, aos policiais de apoio das polícias civil e militar.

Só para contratação de empresa do ramo de confecção de roupas para o fornecimento de camisetas e abadás para atender as necessidades da equipe da prefeitura responsável pela organização do carnaval, bloco da Melhor Idade e bloco das Crianças de Macau, foram mais R$ 66,7 mil.

Vale lembrar que, ao todo, a Prefeitura local gastou R$ 4 milhões na festa de carnaval. Para se ter uma ideia do que representa esse valor, a cidade de Parnamirim pagou apenas R$ 600 mil para os festejos em Pirangi, principal praia com carnaval na Grande Natal.
“Estamos investindo este ano R$ 4 milhões para a festa. Isso não é custo, mas investimento para a cidade, pois a quantidade de visitantes é tanta que passamos de uma população de 30 mil habitantes para 300 mil foliões, que devem injetar mais de R$ 20 milhões na economia local”, disse o prefeito Kerginaldo Pinto antes do lançamento da festa. Ele não explicou de que forma esses R$ 20 milhões voltariam para o município.

SOBREPREÇO

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Macau, diante do carnaval, levanta a possibilidade de sobrepreço nas contratações feitas para atrações artísticas e estrutura para festa devido aos altos valores pagos. Para o carnaval de 2011, por exemplo, a diferença entre o cachê normal cobrado pelas bandas e o que a Prefeitura, gerida pelo prefeito Flávio Vieira Veras (PMDB), divulgou como tendo gasto chega a quase R$ 800 mil.

Por isso, não é por acaso que o Ministério Público está apurando a contratação de bandas para a realização de festas na cidade. Em contato com O JORNAL DE HOJE, a promotora de Justiça da Comarca de Macau (que também é responsável pela cidade de Guamaré), Raquel Batista de Ataide Fagundes, afirmou que já existem dois inquéritos civis para apurar esses contratos.

“Há mais de dois anos o Ministério Público acompanha a realização de contratações de artistas pela edilidade, analisando a forma de contratação e os valores pagos”, afirmou a promotora. As contratações precisam mesmo ser apuradas. Em levantamento feito por O Jornal de Hoje e por outros blogs da região de Macau, os valores divulgados pela Prefeitura local são bem diferentes do que pago normalmente. A banda Forró da Pegação, por exemplo, recebeu um cachê de R$ 67,2 mil para tocar no carnaval do ano passado em Macau, mas tinha um cachê médio de R$ 10 mil apenas. Só aí, o sobrepreço já seria de R$ 56,2 mil. Ou seja: Forró da Pegação recebeu cinco vezes mais para tocar na cidade do que cobra normalmente.

Do Blog:

Será que alguém conferiu se a empresa que ganhou a licitação dos trios elétricos tem algum deles em seu nome? Será que a Destaque, empresa que organiza o carnatal e contrata grandes trios para o nosso maior evento tem conhecimento que existe esses trios “faraônicos” por nossa terra?

Opinião dos leitores

  1. AO BLOG:

    A empresa contratada não possui os trios em questão, sendo eles, da Xaxá Produções, de Sapé/PB.

    Quanto ao conhecimento da Destaque, eles os conhecem sim, principalmente o Metrô, que já tocou em duas edições da Micareta no estado. A diferença, é que como o evento é de grande porte, a oferta de trios é maior ainda, e a Destaque tem a vantagem de trabalhar com o preço que quiser. Outro motivo para os mesmo não estarem se apresentando nas edições da micareta, é que a maior parte das bandas possui preferências quanto aos equipamentos e por isso, trazem seus próprios trios elétricos.

    Um exemplo disso, é Chiclete com Banana, que só toca em cima do Rex, ou Cláudia Leitte que trás o Axé&Cia de Salvador para cá. Obviamente que ambas as bandas são "donas" dos blocos em questão.

    OBS.: Meu comentário não é crítica ao conteúdo, e sim, um complemento e resposta as perguntas. =]

  2. Mediante tais valores pagos por essa eminência (prefeito), eu acredito sem nenhuma dúvida que educação, saúde e segurança funcionam de maneira impecável em Macau.

    1. O vulgo Keke, é apenas um "laranja" de FV que continua mandando e desmandando na prefeitura de Macau, mais é isso mesmo, foi o povo quem quis mesmo conhecendo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Lei seca: café, água ou cochilo não aceleram a eliminação do álcool no sangue

Por Portal R7

Ao contrário do que muitos pensam, banho gelado, café e horas de sono não aceleram a metabolização do álcool, conforme garante o psiquiatra dr. Ronaldo Laranjeiras, professor-titular da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e diretor da Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Outras Drogas).

— Esses métodos não funcionam, assim como não há medicamentos que contribuam para acelerar o processo de eliminação da bebida alcoólica no organismo.

Como a fórmula álcool e direção não combina, a Lei Seca se tornou mais rígida e não tolera nenhuma gota de bebida. Caso o motorista da vez burle a regra, o dr. Laranjeira explica que a cada dose consumida o indivíduo deverá esperar uma hora para que o fígado consiga metabolizar a bebida.

— Se a pessoa ingerir cinco copos de cerveja, a metabolização total do álcool será de cinco horas. Se a ingestão for de 12 copos, a espera deve ser de 12 horas.

Como a absorção e metabolização do álcool sofrem alterações, pois há interferência do sexo do indivíduo, peso, genética e ingestão de alimentos, a orientação do especialista é deixar a bebida alcoólica de lado e optar pelo refrigerante, suco ou água.

— A eliminação do álcool da corrente sanguínea demora mais na mulher, pois este é absorvido com mais rapidez. Além disso, por possuir mais gordura no corpo, comparado ao homem, a metabolização da bebida alcoólica é mais lenta.

No caso de bombom de licor e enxaguante bucal, o médico garante que isso não interfere no grau de alcoolismo do motorista, mas pode ser acusado no bafômetro. Segundo o Departamento de Polícia Rodoviária Federal, quando isso acontecer o condutor deve avisar a autoridade sobre o ocorrido. Assim, será realizada uma limpeza bucal com água e após 15 minutos o teste do bafômetro poderá ser refeito.

Mitos e verdades

Quando o álcool é ingerido em grandes quantidades, o corpo sofre desidratação. O melhor modo de amenizar esse sintoma e evitar a ressaca é beber bastante água, avisa a gastroenterologista dra. Débora Dourado, do Hospital São Luiz.

— Neste caso, manter-se hidratado é importante. Mas vale ressaltar que a água não ajuda na eliminação da bebida no sangue.

Outros fatores como a velocidade com que se consome a bebida alcoólica e a alimentação interferem na eliminação do álcool.

— Se a pessoa beber com rapidez e em grandes quantidades, a metabolização se torna mais lenta. E quando o estômago estiver cheio, a absorção do álcool será mais difícil, diminuindo sua quantidade na corrente sanguínea.

Riscos

Quem bebe e dirige corre o risco de sofrer graves acidentes no trânsito. Isso se deve ao fato de que o álcool causa a diminuição dos reflexos, perda da memória e falta de coordenação motora, levando o condutor a ficar embriagado e desatento.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também desenvolve sérios problemas em alguns órgãos, explica dr. Laranjeiras.

— A pessoa pode sofrer danos cerebrais, cirrose, hipertensão, arritmia, entre outros problemas cardiovasculares.

*Camila Savioli, estagiária do R7

http://www.r7.com/r7/media/2013/20130222-teor-alcoolico-bebidas/20130222-teor-alcoolico-bebidas-780x596.jpg

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Anvisa determina proibição da fabricação e comercialização de álcool líquido comercial

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio de resolução publicada hoje (25) no Diário Oficial da União, a suspensão da fabricação, distribuição e comércio em todo o território nacional de álcool líquido com graduação acima de 54º Gay Lussac. A medida de estende a todas as empresas fabricantes e as associadas à Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea). Além de proibir a comercialização, a Anvisa determina que as empresas recolham o produto remanescente no mercado.

Pertencem a Abraspea 14 empresas. Segundo dados da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), o Brasil produz 15 bilhões de litros de álcool por ano, sendo um 1% desse total destinado ao mercado de álcool engarrafado, aproximadamente 150 milhões de litros por ano, que equivalem a uma movimentação de cerca de R$ 215 milhões. A Abraspea estima que o mercado em gel, que deve substituir o produto líquido, não alcance 10% desse total, o que comprovaria que o novo produto não ganhou a preferência do consumidor.

A resolução é fruto de um impasse judicial. Em 2002, a Anvisa proibiu a fabricação e comercialização do produto por considerar que o álcool líquido oferece riscos de acidentes por queimadura e por ingestão, mas, no mesmo ano, a Justiça suspendeu a determinação. Em 2012, a Justiça Federal derrubou a suspensão e deu até 31 de janeiro de 2013 para a indústria se adequar à nova norma. Na ocasião, a Abraspea entrou com recurso, que acabou por embargar a decisão.

Segundo a assessoria do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), onde corre o processo, trata-se de um conflito de entendimento. Por ser um recurso explicativo, ele não necessariamente impede que a resolução da Anvisa seja posta em prática.

A decisão final caberá ao desembargador federal Moreira Alves, que está de férias até o dia 25 de março. Com o retorno do desembargador, o caso será levado à sessão. O consultor da Abraspea, Ary Alcantara, diz que a associação não reconhece a atitude da Anvisa e que além do embargo judicial no TRF1, há um mandado de segurança obtido pela empresa Álcool Santa Cruz Ltda, pertencente ao grupo, que determina que a Anvisa não pode suspender a circulação do produto.

“Continuamos no mercado e vamos recorrer à Justiça e pedir o ressarcimento de danos por toda ação e eventuais apreensões feitas pela Anvisa”, disse.

De acordo com a Anvisa, a norma está em vigor desde a primeira publicação no Diário Oficial da União. Hoje foi feita uma republicação para as empresas que ainda descumprem a decisão. A agência se baseia em acórdão de 1º de agosto do TRF1, que deu ganho de causa à autarquia. Os agentes de vigilância sanitária estão fiscalizando desde o início do mês e continuarão com ações de retirada dos produtos das prateleiras.

Segundo a Anvisa, o álcool de uso exclusivo em estabelecimentos de assistência à saúde e o álcool comercializado em embalagens de até 50 mililitros (ml) podem ser comercializados na forma líquida, independentemente da graduação alcoólica.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *