O deputado Raimundo Fernandes (PMN) sugeriu ao governo do Estado a criação de um projeto de lei que determine a permanência, por pelo menos dois anos, de um promotor de justiça nas comarcas. Outra sugestão feita pelo parlamentar é a nomeação de delegados nas cidades-pólo do Rio Grande do Norte.
Segundo ele a simples presença desses agentes da justiça e segurança seria responsável pela diminuição dos números da violência nesses locais.
“A população precisa cobrar dos órgãos competentes a presença de juízes, delegados e promotores. Essa situação se repete em várias comarcas. Na minha cidade, São Miguel, por exemplo, o juiz vai de oito em oito dias. A lei para a permanência de um promotor de justiça por pelo menos dois anos em cada comarca é para que evite as constantes transferências e remoções”, destacou.
Os deputados Vivaldo Costa (PR) e Leonardo Nogueira (DEM) concordaram com a argumentação de Raimundo Fernandes.
O deputado federal Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara dos Deputados, presidente do partido no Rio Grande e uma das maiores lideranças da legenda no Estado, está percorrendo os corredores do Congresso Nacional para assegurar a cadeira da Presidência da Casa em 2013. Essa “campanha” em busca de apoios e certezas já está dando repercussão dentro do próprio PMDB.
Os integrantes da bancada peemedebista, segundo informações do jornalista Lauro Jardim, colunista de Veja, já começaram a se movimentar atrás de apoio, mas para eleger próximo líder da bancada do PMDB, já que tudo indica que Henrique sairá.
Já são seis nomes postos à mesa e essa lista ainda pode engordar. Atualmente, nos bastidores, já se comenta com força os nomes dos deputados Danilo Forte, Osmar Serráglio, Eduardo Cunha, Sandro Mabel, Marcelo Castro e Manoel Júnior.
Nos bastidores se discute principalmente a data de quando será a eleição para o novo líder da bancada do PMDB. Se antes ou depois da votação no novo presidente da Casa. Há quem defenda antes e há quem defenda depois. Mas, de fato mesmo, Henrique Alves já está se articulado muito bem para fugir da possibilidade de ficar sem a presidência da Câmara. Outros nomes tentam emplacar na disputa pela Presidência, mas, até agora, só o dela desponta.
A Justiça Federal do Rio Grande do Norte decretou a prisão preventiva de quatro homens que foram flagrados assaltando a agência dos Correios na cidade de Alto do Rodrigues, fato ocorrido no início deste mês. A decisão foi do Juiz Federal Almiro José da Rocha Lemos, titular da 11ª Vara Federal (Subseção de Assu).
Com a determinação judicial, Allan Diego Melo Costa, Thiago Magnus de Jesus Varela Cavalcanti, Raimundo Braz da Silva Júnior e Júlio César de Souza Oliveira permanecerão presos. “A necessidade de prisão preventiva firma-se,neste momento, em virtude do fundado receito de ausentarem-se os investigados do distrito da culpa, impedindo a aplicação da Lei Penal. Não há qualquer informação segura acerca do endereço dos presos e nem informação acerca de qualquer vínculo de trabalho. Sem ocupação e sem comprovação de residência, não há nada que vincule-os ao distrito da culpa, de maneira que é previsível a fuga”, escreveu o Juiz Federal Almiro Lemos na decisão.
O magistrado ressaltou ainda que há registro na polícia de que os quatro homens são “habituados à prática de assaltos a agências de Correios, postos de combustível, lotéricas e bancos”.
Foi preso em flagrante na noite de terça-feira, no aeroporto Augusto Severo, um homem acusado de fumar escondido dentro de um dos banheiros da aeronave da TAM e provocar tumulto durante um voo entre Rio de Janeiro e Belém, na segunda-feira, segundo informou a Polícia federal.
O BLOG do BG conseguiu com exclusividade o nome do cidadão. Trata-se de Verniaud Coelho Montenegro Filho, empresário natalense, do ramo de alimentos, de 37 anos, residente no Distrito Federal.
Os agentes da polícia foram avisados pela companhia aérea que um dos passageiros havia desrespeitado as normas de segurança e a proibição de não fumar, o que gerou bate-boca e um princípio de tumulto com outros viajantes, indignados com a atitude do homem.
Assim que a aeronave pousou, o homem foi levado até a sala da PF no aeroporto e seguiu para a Superintendência da PF, onde foi autuado. Ele continuava preso nesta quarta-feira, à disposição da Justiça. Durante os depoimentos, o comandante do voo e uma das comissárias de bordo confirmaram que durante todo o trajeto daquela viagem o passageiro apresentou um comportamento “agitado” e, ao sair do banheiro, foi sentido um forte cheiro de fumaça no ambiente.
O sanitário foi inspecionado e foram encontradas as “bitucas” de cigarro, bem próximo ao protetor de papel, o que poderia facilmente ter gerado um incêndio. O suspeito negou a acusação.
Art.261 – Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar
qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea:
Um bom exemplo de como o homem pode ajudar a recuperar um ecossistema prejudicado foi mostrado hoje no Bom dia Brasil. Um recife artificial foi criado em um barco naufragado. Os corais se reproduziram e os peixes voltaram à região. Até um tubarão foi visto no local. Isso a 25 m de profundidade no mar do Recife.
O mesmo já poderia ter sido feito em Natal, se o Ibama (que deveria estimular a preservação ambiental) não tivesse impedido. Isso mesmo. A informação é de que a Capitania dos Portos doou barcos abandonados ou apreendidos à Prefeitura do Natal com este fim, mas o Ibama NÃO licenciou.
Essa é mais uma prova clara de que o Ibama não está comprometido com as questões ambientais. Aliás, com que é que o Ibama está comprometido afinal? O órgão federal só vive em embargar, proibir e interditar, como se esta atitude fosse interessante para alguém.
O empresário Silvio Bezerra postou no twitter exemplos de barcos localizados na margem do Rio Potengi e que poderiam, ao invés de apenas transformar a região em um ferro velho, ser usadas com o fim de recuperar o ecossistema local.
Ganhariam os pescadores, ganharia o turismo, ganhariam os natalenses. Imagine se fosse criado um ponto de mergulho…
Não sei que mal Natal fez ao Ibama, mas se continuar do jeito que está, a atual administração do órgão vai deixar uma cicatriz imensa no desenvolvimento de nossa querida capital.
Tubarão em Recife não é difícil de ver. rs. 4h da tarde, maré cheia em boa viagem eu vi três ou quatro grandes enquanto caminhava no calçadão. O povo saiu correndo da água e parou pra ver eles subindo, enormes!
O Pleno de desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) manteve nesta quarta-feira (13) a decisão da juíza convocada, Sulamita Pacheco, ao reconhecer a legalidade da greve dos servidores e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O Executivo havia ingressado com Agravo Regimental, recurso que busca provocar a revisão de decisões anteriores. A decisão foi à unanimidade.
Sulamita Pacheco indeferiu liminarmente o pedido de ilegalidade do movimento grevista, feito pelo Governo do Estado. “A greve que hora se analisa não possui ilegalidade que se possa enxergar neste momento processual, exatamente por ser uma reação às condições de trabalho e o exercício do direito de auto-defesa de categorias”, destacou a juíza convocada, que completou: “assegurar agora o direito à greve traz como consequência a segurança de uma educação mais digna”.
Na visão de Sulamita Pacheco, o Estado não cuidou de maneira satisfatória de demonstrar a existência de requisitos necessários, perante à lei, para alcançar a concessão do que pleiteou. Além disso, destacou ela, resta evidenciado o descumprimento do Estado de acordo realizado em 02 de maio deste ano.
O acordo mencionado pela magistrada foi resultado de uma greve deflagrada no período de julho a setembro de 2011 pelos servidores e professores da Uern, que perdurou 90 dias e, embora não tenha sido oficializado, a conciliação entre as partes foi divulgada abundantemente pela mídia, inclusive pelo próprio Governo do Estado.
“Ora, é notório no Brasil que a classe dos professores vem sofrendo péssimas condições de trabalho e uma remuneração que não condiz com a importância do ensino”, exclamou Sulamita Pacheco. Ela enfatiza que, por isso mesmo, há de se reconhecer a necessidade de fortalecimento da categoria desses profissionais, base da sociedade, bem como os direitos dos docentes de reivindicar melhores condições de trabalho mais justos.
O Sindicato dos Bancários promoveu na manhã de hoje um ato em frente à Agência Bradesco da Prudente de Morais. O ato é solidariedade a uma gerente de contas demitida no último dia 21, sem justa causa, após ser vítima de assédio moral.
No dia 18, a gerente comercial (cargo abaixo apenas do gerente geral na hierarquia do banco) passou dos limites e assediou de forma explosiva a gerente de contas, que preferiu não se identificar. A atitude da superior foi tão exagerada que os outros oito gerentes de conta se solidarizaram. Uma das colegas disse que a funcionária agredida não poderia aceitar aquele tratamento, que “aquilo era assédio moral”.
A gerente comercial ouviu parte da conversa. O resultado: As duas, tanto a que falou do assédio, quanto a que sofreu foram demitidas.
E para completar, a conversa dentro do banco divulgada pelos chefes é que elas haviam sido demitidas por improdutividade. Mas a funcionária assediada foi premiada no ano passado como a melhor gerente jurídica do Brasil. E suas notas provam que era, até ser demitida, a melhor gerente da agência.
O sindicato se solidarizou às duas e decidiu realizar o ato. A funcionária assediada também entrou com ação judicial.
Isso é um absurdo! sei bem quem são as pecinhas dessa desumanidade. São elas: XAVIER e NEIDE.
Se a direção geral do BRADESCO não tomar uma decisão, quanto a estes dois, também estará sendo, NACIONALMENTE, cúmplice e avaliador das atitudes desumanas desses dois.
PARABÉNS pelo trabalho sério do Blogdobg.
Gilmar de Carvalho Lopes, o Gilmar da Montana, moveu uma ação por calúnia e difamação contra Carla Ubarana, ex-chefe do setor de precatórios do TJRN.
No depoimento da delação premiada, Ubarana afirmou que Gilmar teria dado um apartamento ao desembargador Rafael Godeiro para que ele liberasse R$ 35 milhões do empresário, apreendidos durante a Operação Sinal Fechado.
Os dirigentes das companhias que venceram o leilão das faixas nacionais da quarta geração (4G) de telefonia prometem cumprir o cronograma para implantar a internet mais rápida no País, mas já adiantam que o cliente pagará mais caro por essa nova tecnologia.
Os executivos aproveitaram para cobrar colaboração dos municípios, cada vez mais rígidos a respeito da instalação de novas antenas, e avisaram: sem novas torres, não será possível fornecer o novo serviço. Para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, o resultado do leilão superou as expectativas.
O presidente da Claro, Carlos Zenteno, afirmou que a companhia pretende implantar a tecnologia de 4G rapidamente para atender às metas estipuladas pela Anatel para instalação nas cidades da Copa das Confederações – Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza – até abril de 2013.
“Já estamos fazendo testes com diferentes fornecedores para escolher o melhor para cada área do País. Podemos até trazer fornecedores novos para o Brasil”, completou. “A velocidade real também vai ser muito maior. O cliente poderá se conectar com um tablet 4G que ainda será lançado no mercado nacional, e o download de um filme será muito mais rápido. Será uma mudança muito grande”, avaliou Zenteno.
O presidente da Vivo, Antônio Carlos Valente, estima que a empresa terá de dobrar o número de antenas que possui atualmente no País, que somam 13 mil. Segundo ele, a frequência de 2,5 giga-hertz exige uma grande quantidade de torres, e esse é um problema para todas as empresas da área, pois os municípios têm colocado obstáculos para a instalação de novas estruturas.
“Não é um problema exclusivo de uma cidade ou operadora. Há uma possibilidade conceitual de dividirmos estruturas, mas ainda não conversamos com os competidores. Caso exista compartilhamento, já teremos dado um passo muito grande”, afirmou Valente.
“Temos tido muita dificuldade para licitar novas torres. Precisamos claramente passar à sociedade que o serviço não existe sem novas antenas. Não dá para expandir o tráfego e explorar novas frequências sem novas estruturas”, disse o presidente da Vivo.
O Estado mostrou na edição de 22 de fevereiro que, enquanto as operadoras de telefonia celular estimam que o País precisará dobrar o número de antenas nos próximos quatro anos, mais de duas centenas de prefeituras aprovaram leis na última década limitando a instalação dos equipamentos.
Preço salgado. O presidente da Oi, Francisco Valim, prevê que smartphones com tecnologia 4G custarão cerca de R$ 3 mil no País. “É um produto caro”, admitiu, ressaltando que, no exterior, custam de 600 a 800.
Segundo ele, um smartphone com tecnologia 3G custa cerca de R$ 1 mil no País. Zenteno, da Claro, não deu previsão para o preço do serviço, mas considerou que os dispositivos – smartphones e tablets – compatíveis com a nova tecnologia serão mais caros e provavelmente acessíveis apenas às classes A e B em um primeiro momento. “Já os modems serão mais acessíveis a todas as camadas da população”, completou.
O diretor-presidente da TIM, Mario Girasole, considerou elevados os preços mínimos dos lotes ofertados pela Anatel. Segundo ele, a empresa vai manter o plano de investimentos já anunciado anteriormente. A Tim já entrou em contato com alguns fornecedores e pretende cumprir o cronograma de implantação da rede.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a 110ª melhor universidade da America Latina. Pelo menos, é isso que mostra um ranking divulgado hoje pelo QS, grupo britânico responsável por uma das principais classificações universitárias do mundo, a Top Universities.
Mas o ranking, que classificas 250 univesidades, traz uma preocupação. O desempenho da UFRN caiu de um ano para o outro. Na classificação do ano passado, a maior universidade do Estado estava em 98º lugar.
Nesta edição, o Brasil tem 65 universidades entre as melhores da região. Isso significa que uma em cada quatro universidades de qualidade nos 19 países latinos analisados pelo QS é brasileira.
A listagem latina traz a USP como a melhor universidade da região. Entre as dez primeiras há mais duas brasileiras: a Unicamp (3º lugar) e a UFRJ (9º). As demais instituições do topo são do Chile, do México e da Colômbia.
Preocupação
O ensino superior no Brasil está bem, mas só quando se compara com as outras universidades da América Latina. Para se ter uma ideia, a USP, que lidera o ranking da América Latina, quando comparado com outras 600 universidades do mundo apareceu em 169º lugar.
O desempenho do Brasil é pior do que o da China, mas está à frente de Índia e Rússia.
Com um comparecimento expressivo às urnas, 932 professores exerceram o direito de decidir sobre o modo de condução de suas reivindicações e decidiram contra a deflagração de greve na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A decisão aconteceu em plebiscito realizado nesta terça-feira (12). Foram 583 (62,44%) contra a paralisação, 344 a favor, 03 brancos e 02 nulos.
O presidente do ADURN-Sindicato, João Bosco Araújo, chama atenção para a representatividade e a legitimidade de um plebiscito, que permitiu o posicionamento de um número expressivo dos docentes sindicalizados. “Enquanto na Assembleia, 54 professores foram favoráveis à realização da greve e 49 contrários, no plebiscito tivemos 583 votos contra à paralisação e 344 a favor”.
Cerca de sete bandidos encapuzados e fortemente armados realizaram uma falsa blitz na BR-405, nas proximidades do contorno de acesso ao Lajedo de Soledade, na Chapada do Apodi, onde tomaram um veículo tipo Corsa Branco, de placas AJP-0963 (Felipe Guerra-RN), e fez refém uma família do município de Felipe Guerra, que trafegava na rodovia, por volta de 1h da madrugada desta quarta-feira (13).
Além de fortemente armados, os assaltantes carregavam algumas garrafas com gasolina e um rádio amador, copiando a frequência da Policia Militar e Civil da região Oeste. As vitimas não souberam identificar os dois veículos que estavam com grupo de assaltantes e apenas disseram que eram carros escuros e sedans.
O carro tomado no assalto pertence ao vendedor Alzeir de Oliveira Leite, que estava acompanhado da sua esposa, uma filha e um casal de amigos. Eles participavam de uma comemoração em uma pizzaria de Apodi e, no momento da falsa blitz, estavam retornando para Felipe Guerra cidade em que residem.
Na Delegacia de Polícia Civil de Apodi, as vítimas disseram que os assaltantes não usaram de violência, e logo que tomaram o veiculo, foram levados da BR-405 para uma estrada carroçável na Chapada do Apodi, onde em seguida foram liberados. As vítimas ainda disseram que os assaltantes o tempo todo pediam calma e que nada de ruim iria acontecer e elas. No momento do roubo, eles disseram que queriam o veiculo apenas para fazer uma operação em Apodi e depois do tiroteio seria abandonado.
Depois de soltas, as vitimas assustadas e com muito medo fugiram do local e conseguiram abrigo em uma fazenda e ao amanhecer o dia acionaram a policia. Outro detalhe que chamou a atenção dos policiais foi que os assaltantes perguntaram as vitimas se a camioneta do Grupo Tático Operacional (GTO) estava circulando pelas ruas de Apodi.
Depois de avisados do assalto, policiais da II Companhia de Policia Militar de Apodi através do Grupo Tático Operacional (GTO) realizaram várias buscas na Serra do Apodi e conseguiu recuperar o veiculo roubado, que havia sido abandonado em uma localidade rural com todos os pertences das vitimas.
Todo policiamento da Comarca de Apodi e cidades circunvizinhas estão em alerta sobre a presença dos assaltantes na região. O grupo de criminosos estaria armado com pelo menos três fuzis e varias pistolas. As estradas em torno do município estão com blitz policiais na tentativa de capturá-los.
Os policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) suspeitam que o grupo esteja se articulando para praticar um grande assalto na região, resgate de presos ou ate mesmo uma chacina. No final de semana um grupo matou uma professora e tentou matar o seu marido no município de Janduis. Qualquer informação a população pode ajudar a policia ligando para os telefones (84) 3333 – 2737 ou 190 não é necessário se identificar.
O Delegado de Apodi, Renato Oliveira e o comandante da 2 CPMA, capitão Inácio Brilhante Araujo Filho estão em alerta para localizar o bando. O serviço de inteligência das Policias Militar e Civil estão buscando informações sobre os falsos policiais.
As 20 licenças licitadas nesta terça-feira, no primeiro dia do leilão de 4G realizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), foram arrematadas por um valor total de R$ 2,72 bilhões. O ágio médio das concessões foi de 34,5%.
As quatro licenças que permitem a operação em território nacional corresponderam à maior parte do valor, R$ 2,56 bilhões. As duas maiores licenças foram adquiridas por Vivo e Claro por R$ 1,05 bilhão e R$ 844,5 milhões, respectivamente, com ‘prêmios’ em relação ao valores mínimos de 67% e 34%.
As outras duas licenças nacionais foram compradas por TIM, por R$ 340 milhões, e Oi, por R$ 330,8 milhões. O ágio, nesse caso, foi menor, de 8% e 5%, respectivamente.
O leilão foi marcado ainda pela ausência de proponentes para o lote de outorga nacional dos serviços de telefonia e internet com o uso da faixa de 450 MHz (zona rural). Como não houve interessado na compra desse serviço, as obrigações relacionadas à faixa de 450 MHz serão distribuídas entre os quatro lotes de licença nacional do serviço de 4G.
A operação continua na quarta-feira, a partir das 9 horas. Ao todo, as licenças colocas à venda pela Anatel têm um preço mínimo de R$ 3,8 bilhões.
ZONA RURAL
Como não houve lance pelo lote destinado às áreas ruraias, a aquisição de outras licenças obriga as operadoras atender essas regiões.
A Vivo terá a obrigação de também oferecer o serviço na área rural estabelecida pela Anatel do interior de São Paulo e Minas Gerais, na região Sudeste, e em todo o Nordeste, com exceção de Bahia e Maranhão.
A TIM ficará responsável pela área rural do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.
Já a Claro terá que oferecer o serviço nos Estados da região Norte, além de Bahia, Maranhão e na Grande SP. A Oi responderá pela região Centro-Oeste e pelo Rio Grande do Sul.
TECNOLOGIA 4G
A tecnologia 4G permitirá que as empresas de telecomunicações aprimorem a qualidade dos serviços de voz e banda larga.
Estima-se, por exemplo, que a velocidade da internet com 4G possa superar em dez vezes a média da que é obtida atualmente com 3G no Brasil.
A evolução do sistema, no entanto, dependerá do esforço e do investimento das operadoras. O valor mínimo dos lotes em licitação totaliza R$ 3,85 bilhões.
O alvo de desejos das operadoras era a faixa de 2,5GHz, que permite cobertura em todo o território nacional. Esse é o modelo que se enquadra melhor nos planos das companhias que venderão o serviço para usuários da telefonia.
Segundo cronograma do edital, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016. As cidades sedes da Copa das Confederações estarão cobertas por 4G até 30 de abril de 2013. As sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço até 31 de dezembro de 2013.
Nesta quarta-feira (13), os professores, servidores e estudantes da UERN farão nova mobilização grevista. Desta vez, o ato será em frente ao Complexo Cultural de Natal, administrado pela Universidade, na Zona Norte (Av. João Medeiros Filho S/N, Bairro Potengi).
No evento “Sinal Fechado para Educação”, os grevistas irão distribuir panfletos, esclarecendo a importância da Uern e pedindo o apoio da sociedade para o movimento grevista, que reivindica reajuste salarial para os servidores, autonomia financeira da universidade, melhoria das bibliotecas, incentivo à pesquisa, laboratórios estruturados, residências universitárias próprias e de qualidade, assistência estudantil e conclusão das obras inacabadas, entre as quais está o prédio da sede própria da UERN em Natal, que fica ao lado do Complexo Cultural, na Zona Norte, onde será realizado o protesto.
O movimento contará inclusive com o apoio da comunidade que é atendida pelo Complexo Cultural de Natal, através das associações de bairros da Zona Norte.
A movimentação acontecerá a partir das 17h.
Os grevistas esclarecem que o movimento é pacífico e não vai atrapalhar o trânsito. “Não é nosso objetivo causar transtornos à população, mas sim esclarecer a importância da UERN para a educação potiguar, pois a Universidade vem sendo tratada com descaso pelo Governo do Estado”, explica a professora Michele Galdino, uma das organizadoras do evento.
Cinco pessoas morreram, entre elas um adolescente, e pelo menos 30 ficaram feridas, por volta das 22h30 de terça-feira, 12, após um ônibus, prefixo B 31153, de linha 484 (Olaria – Copacabana), não fazer uma curva, subir na calçada, invadir um ponto de ônibus, arrastar várias pessoas e bater contra um muro, na pista sentido Olaria, da Avenida Brasil, próximo ao acesso à Linha Vermelha e à passarela 3, no Caju, no Centro Portuário do Rio de Janeiro.
PMs do Batalhão de Policiamento Rodoviário foram os primeiros a chegar no local e encaminharam ao menos 20 pessoas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bonsucesso. Na sequência apareceram os bombeiros, que socorreram outras 10 pessoas, das quais quatro não resistiram aos ferimentos e morreram. Várias delas foram levadas para os hospitais Souza Aguiar, Getúlio Vargas e Andaraí, pois a UPA de Bonsucesso já não comportava mais pacientes.
Morreram Márcia Adriana Loureiro de Oliveira, 33 anos, a sobrinha dela, Kátia Cândido, 14, Monique Rocha Marques, 24, e Maurício Vaxier, de 34 anos. O motorista do coletivo, André Marques Navarro, está entre os feridos e também foi levado para o Souza Aguiar. Segundo informações da Rádio CBN do Rio, a quinta vítima que não resistiu aos ferimentos e também morreu foi identificada como Thaís Fidélis da Silva.
Testemunhas disseram aos policiais rodoviários que o coletivo, que seguia para Olaria, estava em alta velocidade, não havia se envolvido em acidente algum antes de invadir a calçada e que simplesmente não fez a curva.
Motorista compressa malmorado e cobrador (a) dormindo no caixa.
falando ao telefone toda hora. se pede informaçao p/ algun lugar te dar logo uyma patada.
Um golpe na rede social Facebook tenta enganar os usuários com a falsa promessa da adição do botão “Não Gosto” ou “não curtir”, algo contrário ao famoso botão do polegar para cima (Curtir) presente na rede. O golpe é distribuído por um app da rede social que instala uma extensão no navegador da vítima.
O golpe foi primeiramente noticiado por sites gregos onde era anunciado em língua inglesa como “Dislike Button“, e, ao que parece, acabou sendo “importado” para o público brasileiro: a mensagem inicial de um aplicativo presente no Facebook está em português.
Página incial do aplicativo usado para promover o golpe na rede social Facebook (Foto: Reprodução)
O scam é distribuído através de solicitações de usuários que já instalaram o falso aplicativo.
Notificação de amigos “infectados” solicitando o uso do app (Foto: Reprodução)
Caso a vítima clique na solicitação e aceite a instalação do aplicativo, acabará dando acesso à informações que estão públicas no Facebook, como id de usuário e outras quaisquer que não sejam privadas.
Solicitação para liberação do aplicativo no Facebook (Foto: Reprodução)
Para que realmente o golpe seja concretizado será necessário que o usuário clique em “Ative o Não Gostar“. Depois será solicitado a instalação de uma extensão para o navegador, que é a responsável por chamar seus amigos e liberar o botão “anti-like”. Uma vez ativado, o aplicativo exibe uma mensagem no mural do usuário sugerindo a amigos o download do suposto botão além de enviar spam.
Falsa extensão distribuída no golpe (Foto: Reprodução)
A extensão tem autorização para adquirir dados em qualquer site que o usuário navegar, visto que ela estará rodando em junto do navegador.
A farsa do “Dislike” realmente adiciona um botão do tipo “Não Curti” em seu perfil, porém caso utilize o botão apenas você poderá ver que não foi curtido alguma publicação.
Botão é adiconado em seu perfil, porém só você pode ver (Foto: Reprodução)
Muito parecido com outros golpes já notificados pela Linha Defensiva, esse afeta usuários dos navegadores Firefox e Chrome além de usuários do navegador Safari da Apple, dando um erro de instalação em outros navegadores. As extensões são baixadas de um servidor francês.
O golpe já afetou mais de 22 mil pessoas, segundo estatísticas presentes ao ativar o aplicativo no Facebook.
O Facebook já afirmou que não incluirá em sua rede o botão “Dislike” — inclusive desenvolvedores são proibidos de utilizar o “Não curti” como nome de aplicação na rede.
Comente aqui