Economia

Dólar fecha a R$ 4,14, segundo maior valor desde Plano Real

Após dois pregões de queda, a cotação da moeda norte-americana aproximou-se hoje (28) da barreira dos R$ 4,15, com alta de 1,48%, cotado a R$ 4,1424 para venda. O valor é o segundo maior desde o Plano Real, ficando atrás apenas do registrado em janeiro de 2016, quando bateu o valor de R$ 4,1655.

O principal índice B3, da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) terminou o pregão de hoje (28) em baixa de 0,59%, com 77.473 pontos. Os papéis das empresas de grande porte, chamadas de blue chip, puxaram o índice para baixo, com Petrobras terminando o dia em queda de 1,71%, Bradesco com desvalorização de 0,96%, Itau fechando em baixa de 0,72% e Vale com menos 0,20%.

Opinião dos leitores

    1. Não dá pra comparar a política econômica do Obama (na época da Dilma) e a política do Trump hoje em dia.
      A força da alta vem do Trump.

    2. Quem te falou isso cabeça ôca, Dilmanta foi escurrasado da presidência, e a população aplaudiu, tanto que nas eleições municipais os petralhas perderam de lavada, agora, o melhor é que o chefão da quadrilha tá preso, temer e Dilma também vão serem presos e, o Moro já recuperou 20 bilhões de reais que estavam na mão dessa quadrilha, inclusive devolveu 1 bilhão a Petrobrás, apesar de que o cálculo do roubo dessa quadrilha chefiada por luladrão já ultrapassa os 100 bilhões. Pois bem, a prisão de todos é só começo da limpeza, portanto, não durma em casa, pois a PF numa manhã dessa, vai te levar em cana também. Rsrsrs

    3. oh petista apoiador de bandido, o que tem a ver o c* com as calças??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com placar de 2 a 2, STF adia decisão sobre denúncia contra Bolsonaro

Com um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) interrompeu hoje (28), com o placar de 2 votos a 2, o julgamento sobre o recebimento ou não de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), candidato à Presidência da República.

Ao pedir vista, Moraes disse que trará o caso de volta a julgamento já na sessão da próxima semana, em 4 de setembro, quando já terá se iniciado a campanha eleitoral dos presidenciáveis na TV e no rádio.

A denúncia foi oferecida ao STF pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em 13 de abril, em decorrência de uma palestra proferida no ano passado por Bolsonaro no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro. Ela acusou o deputado de racismo e manifestações discriminatórias contra quilombolas, índios, refugiados, mulheres e LGBTs.

Na ocasião, o deputado disse, por exemplo, que ao visitar um quilombo constatou que “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador eles servem mais”.

O relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, votou pela rejeição da denúncia. Para ele, as falas proferidas por Bolsonaro, apesar de passíveis de “censura moral”, não podem ser caracterizadas como crime, por não terem tido a capacidade de provocar atos criminosos em consequência e por terem sido feitas no contexto de sua atividade parlamentar, protegida por imunidade. Ele foi seguido pelo ministro Luiz Fux.

“A imunidade parlamentar, ainda que fora das dependências do Congresso Nacional, embora sujeitas à censura no plano moral, quando no exercício do cargo eletivo, a atuação do congressista está coberta pela imunidade”, afirmou Marco Aurélio.

O ministro Luís Roberto Barroso divergiu e votou para que Bolsonaro se torne réu pelos crimes de discriminação, devido à sua fala contra os quilombolas, e de incitação ao crime, devido ao conteúdo de suas falas em relação a homossexuais, proferidas em outras ocasiões, mas inseridas na denúncia pela PGR. Ele foi seguido pela ministra Rosa Weber.

“Me parece inequivocamente claro ser um tipo de discurso de ódio que o direito constitucional brasileiro não admite, porque é o ódio a grupos minoritários, historicamente violentados e historicamente vulneráveis”, disse Barroso em relação às declarações de Bolsonaro. O ministro, entretanto, dispensou as acusações relativas a indígenas e às mulheres, por não as ver como suficiente para caracterizar crime.

Antes, o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, defendeu o recebimento da denúncia. “Em sua fala, estão presentes todos os elementos do discurso de ódio racial, sendo prática que exterioriza preconceito e induz a discriminação”, afirmou.

Em resposta, o advogado Antônio Pitombo, que defende Bolsonaro, afirmou que a denúncia apresentada pela PGR contra o deputado é inepta e contrária à liberdade de expressão garantida pela Constituição.

“Não é que o discurso é bonito, não é que todos nós devemos aderir positivamente ao discurso, não é este o ponto. O que não se pode eliminar é o direito de expressão de opinião, goste-se ou não. Não estou discutindo racismo, e sim a liberdade de expressão”, disse o defensor.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

    1. É as amiguinhas do "sapo barbudo" não deram um Pio. Muito engraçado. Se fosse Bolsonaro o mundo tinha vindo abaixo tipo aquela do RS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Boulos defende desapropriação de prédios abandonados para casa popular

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O candidato do PSOL à Presidência da República, Guilherme Boulos, defendeu hoje (28), em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a desapropriação de prédios ociosos e abandonados para abrigar famílias sem moradia no país. Líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Boulos disse que, caso chegue ao Palácio do Planalto, sua primeira medida será fazer cumprir a Constituição e o Estatuto das Cidades.

“Vamos desapropriar imóveis ociosos. Não vamos desapropriar casa que ninguém mora. Vamos pegar especialmente imóveis nos centros das cidades. Vamos começar pelos prédios abandonados pelo Poder Público”, afirmou.

Boulos disse ainda que vai investir em creches em tempo integral, para zerar o déficit hoje existente no país, além de aumentar os recursos do Bolsa Família para algo em torno de R$ 50 bilhões. Também prometeu dobrar os recursos da saúde e criar o programa “Levanta Brasil”, com um investimento de R$ 180 bilhões na construção de escolas, hospitais, creches, moradia popular e saneamento, para geração de emprego e renda. “Vamos gerar 6 milhões de empregos”, afirmou.

Os recursos para esses programas, segundo o candidato, virão da taxação das grandes fortunas, da cobrança de Imposto de Renda dos mais ricos e do corte de privilégios nos setores público e privado.

Boulos foi o quarto candidato a participar da série de entrevistas promovida pela EBC, transmitidas ao vivo, às 17h30, pela TV Brasil, Rádio Nacional, Portal EBC e Agência Brasil

Participaram da entrevista a jornalista Roseann Kennedy, mediadora, Mara Bergamaschi, da Agência Brasil, Paulo Leite, da TV Brasil, e Priscilla Mazenotti, da Rádio Nacional.

Dividida em três blocos que somam 45 minutos, foi realizada ao vivo na sede da EBC, em Brasília. O objetivo da série de entrevistas é mostrar à população as propostas e ideias de todos os candidatos, enriquecendo o debate dos grandes temas nacionais.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. para os companheiros alugarem e viverem de renda? Jà esqueceram aquele caso (recente) do prédio alugado que desabou em São Paulo??

  2. O que esse Boulos faz da vida além de invadir propriedades e, depois, cobrar aluguel dos invasores. A pergunta foi meramente retórica pois ele é um típico membro da esquerda caviar: filhinho de papai, morador da zona sul carioca, não trabalha (andou dando umas aulinhas há muito tempo)… É um zero à esquerda, não fossem suas ações ilegais, o terrorismo urbano que comanda. E cobra aluguel dos invasores, não esqueçamos. Típico.

    1. Perigo é fazer como aquele que o comparsa dele de invasões fez, invadiu o prédio obrava aluguel e o mesmo caiu, aí ele vai indenizar as vítimas? Acho que era mais fácil ele seguir essa profissão na Venezuela, pois lá já tem muitos prédios desocupados, pois o povo fugiu, desesperados com as loucuras do esquerdopatas amiguinho dele

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Conheça as doenças que estão ressurgindo no Brasil

Foto: Folha Vitória

Doenças eliminadas ou com baixa circulação no Brasil, como o sarampo, a difteria e a poliomielite, voltam a ser motivo de preocupação. De acordo com o Ministério da Saúde, as baixas coberturas vacinais, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade, acenderam um “alerta” no país. Diversas vacinas estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a cobertura está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2016, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) um certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo no Brasil. Porém, desde fevereiro deste ano, devido à baixa cobertura vacinal, há diversos casos da doença sendo registrados no Amazonas e em Roraima. Até o dia 27 de julho, foram confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas e mais de 2.500 estão em investigação.

Em Roraima, 216 casos foram confirmados e 160 ainda em investigação. Além disso, alguns casos foram confirmados também em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Outra doença já eliminada do país, mas com risco de ressurgimento é a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A cobertura vacinal para prevenção da doença já está abaixo de 50% em 312 municípios brasileiros.

A Doença Pneumocócica, causada pelo Streptococcus pneumoniae (pneumococo), é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo e também está com a cobertura vacinal abaixo do recomendado no país.

Dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), atualizado em fevereiro de 2018, apontam que a cobertura vacinal do esquema primário para a prevenção da Doença Pneumocócica chegou a 85% em 2017 e da dose de reforço a apenas 74% ,5,6 apesar da vacina ser gratuita nos postos de saúde para crianças menores de cinco anos. Comparando com 2016, houve uma queda de 10 pontos percentuais no país, quando a cobertura era de 95% para a primeira dose e 84,10% para a de reforço.5

Doença Pneumocócica

O pneumococo causa doenças que atingem o sistema respiratório, a corrente sanguínea, e o cérebro, e são classificadas em dois tipos: Doença Pneumocócica Invasiva (DPI) – meningite, pneumonia bateriêmica e sepse, – e Doenças Não Invasivas (DNI), consideradas mais leves, que incluem otite média e a pneumonia não bacteriêmica.

As doenças pneumocócicas invasivas podem deixar sequelas graves ou até levar o paciente a óbito. A bacteremia (quando a doença atinge o sangue) e a meningite são as formas mais graves da doença. Cerca de 1 em 100 crianças com bacteremia, vão a óbito. Já com a meningite, este número é ainda mais impactante, sendo 1 óbito para cada 15 casos de infecção.

Transmissão

Qualquer pessoa pode ser afetada pela doença pneumocócica, mas crianças com até dois anos de idade, idosos, lactentes e pessoas com doenças crônicas e baixa imunidade são as mais vulneráveis. A bactéria (pneumococo) pode ser transmitida através da tosse, espirro ou por objetos contaminados de pessoas que contraíram a doença ou que estão com a bactéria, mas não apresentam sintomas. É comum que pessoas, principalmente crianças, sejam portadores e transmitam a doença, mesmo sem adoecer.

Prevenção

A forma mais eficiente de prevenir as doenças pneumocócicas em crianças é com a vacinação. O Calendário de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a administração de duas doses da Vacina Pneumocócia 10-valente (conjugada) idealmente aos 2 meses e aos 4 meses de idade e uma dose de reforço aos 12 meses. Já a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam a vacinação contra a doença pneumocócica em um esquema de três doses – 1ª aos 2 meses, 2ª aos 4 meses e a 3ª aos 6 meses de idade – e uma dose de reforço entre os 12 e 15 meses de idade.

A vacina Pneumocócia 10-valente (conjugada) está disponível gratuitamente nos postos de saúde para crianças menores de cinco anos.

R7, com Folha Vitória

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Defesa de Ricardo Motta se manifesta sobre divulgação de denúncia

A defesa do deputado Ricardo Motta enviou nota em que afirma que só poderá se manifestar acerca da denúncia divulgada pelo Ministério Público do Estado depois que tomar ciência do caso com a notificação.

O material, apesar da divulgação do Ministério Público, está sob sigilo. A denúncia é de peculato.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro com 37% e Amoêdo empata com Haddad, segundo tracking

Um tracking encomendado por uma grande empresa, sem o nome do condenado, deu Jair Bolsonaro com 37% das intençōes de voto.

Segundo o mesmo tracking, João Amoêdo está empatado com Fernando Haddad. Ambos estão com 6%.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. Eu quero saber?
    Qual o fruto AMOÊDO PENSA COLHER e SÓ A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA pode DAR?
    Fundou o NOVO em 2011 e NUNCA SE CANDIDATOU a DEPUTADO FEDERAL ou SENADOR? Como é esse COMPROMISSO DELE que só a PRESIDÊNCIA pode DAR?

    Qual a razão de confiar nele? Ter aparecido das sombras nos porões estratégicos dos bancos privados?

    1. Quando o candidato começa a incomodar, começam os ti-ti-tis!

  2. Parece que agora o país entrou no rumo certo, aí tanto faz, Bolsonaro ou Amoedo. Venezuela nunca mais! Tchau Hadad petralha, Ciro mentiroso e Marina 4 ânus. Hehehe

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Por que o seu nome influencia a sua vida mais do que você imagina; estudo chamado “determinismo nominativo” explica

(FOTO: PIXABAY)

Durante muitos anos da minha infância, não fui muito feliz com meu nome. Em meio a Fernandas e Julianas, me questionava por que meus pais não podiam simplesmente ter me dado um nome mais comum (segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem somente 87 mil Marílias no Brasil, a maioria delas em Pernambuco — bem longe de Santa Catarina, onde cresci). Mas hoje, embora o fantasma do “lh” ainda me assombre, fiz as paz

Para muita gente, porém, não é bem assim. Recentemente, um tópico chamou a atenção no Twitter por destacar o problema: algumas pessoas não se identificam com o nome que foi atribuído a elas. E, se você parar para pensar, faz sentido. É meio louco pensar que uma combinação de letras qualquer, escolhida por outras pessoas, pode ter uma influência bem grande na sua vida.

É o que sugere a psicologia e uma área de estudo chamada “determinismo nominativo”. Em diversas pesquisas, o professor Adam Alter, da Universidade Nova York, mostra que nós damos bastante importância aos nomes quando formamos primeiras impressões. As palavras, conforme ele explica, evocam imagens, e por isso podem moldar a percepção das pessoas. E isso, por sua vez, pode mudar drasticamente a forma como elas interagem com as outras — os nomes, nesse caso, passam a funcionar quase como um estereótipo.

Há mais estudos que comprovam a teoria, como o que foi feito nos Estados Unidos para investigar se advogadas teriam mais chances de se tornar juízas se tivessem nomes mais masculinos. Como você já deve imaginar, a resposta é sim, e virou a “Hipótese de Portia”, em homenagem à personagem na peça O Mercador de Veneza, de Shakespeare, que se disfarça de homem para poder aparecer em uma corte.

Finalmente, uma pesquisa feita pela Universidade Hebraica de Jerusalém mostrou que os nomes, de fato, influenciam nossa aparência. Ao que tudo indica, inconscientemente buscamos nos adaptar para parecermos com o que é esperado de nosso nome, adotando determinados cortes de cabelo ou expressões faciais, por exemplo.

Mas o que acontece se, não bastassem todas as implicações que um nome pode trazer, a pessoa não sente que ele representa a sua essência? Ela pode acabar se sentindo presa aos “determinismos” que o nome traz ou passar uma vida se esforçando para contradizer essas expectativas. Qualquer que seja a alternativa, é uma situação que pode criar uma espécie de síndrome de impostor permanente. Outro conceito da psicologia, é a condição na qual uma pessoa sente que é uma fraude e não merece o sucesso que obtém, não importa suas qualidades.

Tudo isso serve para comprovar que, ao contrário do que muita gente por aí pode pensar, um nome não é “só um nome”, e pode significar uma sentença de vida. A boa notícia é que as normas e estereótipos estão constantemente se transformando e, pelo menos quando o assunto são nomes, sempre existe a opção de mudar.

Galileu

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

ÁUDIO MEIO-DIA RN: programa desta terça entrevistou Benes Leocádio – candidato a deputado federal

Confira programa desta terça-feira(28). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, teve como entrevistado Benes Leocádio – candidato a deputado federal. Clique abaixo e ouça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Diretoria do Hospital Infantil Varela Santiago agradece participação dos potiguares na campanha “Gol de Sorrisos”

A Diretoria do Hospital Infantil Varela Santiago e seus colaboradores, na pessoa do seu diretor superintendente, Dr. Paulo Xavier Trindade, agradece a participação de todos que abraçaram a Campanha #GolDeSorrisos e vestiram as camisetas alusivas a Copa do Mundo de 2018. “Juntos na torcida pelo Brasil. Unidos no amor pelas crianças”.

A campanha para comercialização das camisetas tornou-se um sucesso de vendas. No ano de 2014, a instituição obteve resultados significativos. Foram vendidas em torno de 52 mil camisetas e o recurso foi destinado à aquisição do Tomógrafo. Este ano, foram vendidas em torno de 27 mil camisetas e até o momento se obteve um lucro de aproximadamente 200 mil reais. O recuso dará o pontapé inicial à construção de um “Núcleo de Alta Complexidade”.

O Hospital continua com a venda das camisetas e conta com o apoio de toda a população. Mais informações pelo telefone: (84)3209-8200. O Núcleo de Alta Complexidade será praticamente um hospital novo. “Funcionará tudo ordenado, projetado. Esse é o nosso grande objetivo. Levaremos à população mais serviços, mais qualidade, uma estrutura física mais projetada. Vamos fazer um núcleo de alta complexidade para se fazer cirurgia cardíaca, transplante de medula óssea, implante coclear e funcionar alguns núcleos como o de imagens, inclusive de ressonância”, explica Dr. Paulo Xavier, diretor superintendente da instituição.

O Hospital Infantil Varela Santiago foi fundado em 12 de outubro de 1917, pelo especialista em pediatria, Dr. Manoel Varela Santiago Sobrinho. Atualmente atende 100% crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS, do Rio Grande do Norte e estados vizinhos, como a Paraíba, Pernambuco e Ceará. Em média, são realizados aproximadamente 14.000 procedimentos por mês.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, anuncia transferência de sacerdotes em Natal e interior

O arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou, nesta terça-feira, 28, a transferência de três sacerdotes.

Padre Valtair Lira Lucas deixa a Paróquia de São Camilo de Léllis, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, para ser o novo pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, em Ponta Negra. A posse está marcada para o dia 6 de outubro.

Padre Alcimário Pereira de Oliveira deixa a Paróquia de Ponta Negra e será o novo pároco da Paróquia de São Camilo de Léllis, com posse agendada para 7 de novembro.

Padre Dian Carlos de Araújo Oliveira, até então Vigário Paroquial de Ceará-Mirim, foi nomeado vigário paroquial da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, onde dará assistência à comunidade de Lagoa D’Anta. Ele será apresentado à comunidade, no próximo domingo, 2 de setembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘Fake news’ atingem o esgoto ao relacionar Fátima à falsa promessa de ‘kit gay’ nas escolas; Justiça Eleitoral é acionada

A equipe jurídica da candidata do PT ao governo do RN registrou mais uma ação requerendo do Facebook a retirada do ar de conteúdo de fake news.

A ação é contra o perfil RN Urgente.

Como em toda fake news, utiliza-se de um evento que guarda verossmilhança com os fatos para se criar algo com o propósito de denegrir.

No caso do perfil RN Urgente, duas publicações recentes atingem Fátima com esse propósito.

Na primeira delas, o perfil diz que a senadora anunciou Bonilha no Idema, em referência ao técnico que dirigiu o Ibama e que criou uma série de desavenças com o setor produtivo.

A afirmação da senadora sobre o assunto, no entanto, nunca existiu.

A outra postagem é de total maledicência. Nela, atribui-se a Fátima uma fala descontextualizada em que ela defende o que ficou conhecido à época do caso como “kit gay” nas escolas públicas.

Para dar ares de verdade ao caso, a postagem remete a um link de material da Comissão de Direitos Humanos do Senado em que Fátima participou de debate sobre ideologia de gênero. Dois garotos aparantando cinco anos de idade e se beijando completam a postagem absurda.

O perfil foi representado na Justiça Eleitoral na manhã desta terça. Até a publicação desta reportagem, o caso estava concluso para decisão.

Opinião dos leitores

  1. Segundo Lula, seu chefe, "parece um tubo de desodorante" e ninguém do partido dos PTralhas foi pra justiça reclamar da fala do chefe.

  2. E e bandeira do PT nao eh essa ? Defesa de kit gay em escolas, onde a senadora fatima sempre seguiu seu partido e sempre apoiou essa aberracao ?

    Ah tah…

    A imparcialidade desse blog eh "notoria" !

  3. Lula não chama ela de grelo duro e, ela num diz nada? porque que ela não vai promover política favorável aos gays?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça em Números: processos antigos já resolvidos impactam estatísticas de tempo de tramitação do TJRN

O relatório Justiça em Números 2018, divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Conselho Nacional de Justiça, trouxe um dado aparentemente contraditório sobre o Tribunal de Justiça do RN: o TJRN apresentou melhoria significativa em seus índices de produtividade e eficiência, mas apresentou um tempo médio de tramitação processual excessivo. O motivo foi o arquivamento de uma série de processos que estavam suspensos, mas que não dependiam mais de um pronunciamento do Poder Judiciário. Essa medida, necessária para refinar o acervo de processos pendentes de julgamento, terminou por impactar no tempo médio de tramitação nesta última edição do relatório.

De acordo com o Justiça em Números 2017 (ano base 2016) o tempo médio da sentença no 1º Grau da Justiça Estadual potiguar era de dois anos e um mês. Contudo, no relatório de 2018 o índice passou para 10 anos e 11 meses. Algo excepcional, como aponta a secretária de Gestão Estratégica do TJRN, Karine Symonir. Ela explica que em 2017 a Presidência do TJRN e a Corregedoria Geral de Justiça editaram uma série de portarias conjuntas disciplinando o arquivamento de processos suspensos.

“Um exemplo é o arquivamento de processos criminais onde houve sentença condenatória, mas o processo estava suspenso aguardando a captura do réu. O Judiciário já havia cumprido sua missão, mas o processo continuava pendente aguardando uma ação do Poder Executivo. Era um processo que não deveria estar mais no acervo e que impacta as nossas estatísticas”. Ou seja, o Judiciário aparece como lento, quando o caso não foi arquivado por culpa do Poder Executivo, responsável por fazer a captura do réu condenado.

Karine Symonir explica que no momento em que um processo suspenso é arquivado, a estatística do CNJ considera como tempo de tramitação todo o tempo de sua existência; ou seja, desde quando foi distribuído até o seu arquivamento. Um exemplo: um processo que tenha sido distribuído e julgado em 1990 e estava suspenso desde então, por algum motivo externo ao Judiciário; para a estatística a sua tramitação durou 28 anos – mesmo que o julgamento tenha se dado em 1990.

Situação parecida se deu em relação aos processos de Execução Fiscal. Esse tipo de processo é maioria em tramitação na Justiça potiguar. Muito dos processos dessa natureza são suspensos porque não se sabe a localização do devedor ou porque ele não tem bens suficientes para quitar a dívida. É uma situação que independe da atuação do Poder Judiciário, mas que impacta negativamente em seu acervo. Ao serem arquivados, também refletiram no tempo médio de tramitação processual.

A expectativa é de que a próxima edição do relatório Justiça em Números apresente números até menores dos que os registrados em 2016, visto que a produtividade da Justiça potiguar foi melhor do que àquela época.

Produtividade

De acordo como relatório Justiça em Números 2018, o TJRN atingiu percentual de 88% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), principal indicador do CNJ sobre produtividade e eficiência. Esse número deixa o TJRN como o terceiro melhor entre os 12 tribunais considerados de pequeno porte, e em 10º lugar considerando todos os 27 TJs.

O resultado representa um crescimento de 42% em relação ao resultado obtido pelo TJRN no Justiça em Números do ano passado, quando o seu IPC-Jus foi de 62%. Com a melhora, o Tribunal potiguar passou do 10º para o 3º lugar entre os pequenos e no quadro geral da 24ª posição para a 10ª posição em um ano.

Opinião dos leitores

  1. Quem tem processo nas varas cíveis da capital, infelizmente, não sente essa evolução no índice de celeridade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho: “Terezinha Maia está nas ruas, conversando com o povo”

O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio (Paulinho) esteve na região Seridó ao lado da candidata a deputada estadual, Terezinha Maia (PR). Na quinta-feira (23), a postulante do PR realizou grande mobilização em Caicó, o que foi repetido em Serra Negra do Norte, Ipueira, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, São José do Seridó, Cruzeta, Jardim de Piranhas e finalizando em São Fernando, no domingo (26).

Em Carreta na cidade de São José do Seridó, o prefeito de São Gonçalo destacou que a primeira-dama está fazendo uma campanha com humildade, indo “às ruas, conversar com o povo, de porta em porta”. “Onde Terezinha passa é bem recebida. Estamos ouvindo as pessoas dizerem sim ao seu nome. Ela tem trabalho e história de vida pública limpa”, disse Paulinho.

Mobilização em São Gonçalo

Nesta segunda-feira, dia 27, Paulinho recepcionou o governador Robinson Faria em um reunião com vereadores e lideranças locais. Após encontro, o prefeito saiu às ruas da cidade apresentando Robinson como seu candidato a governador e Terezinha Maia sua deputada estadual.

Opinião dos leitores

  1. Porra de tanto maia, é Zenaide, Terezinha, Zé Agripino, Carlos maia. Querem só mamar a custa do povo, pq não vão mamar na dum jumento

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

MPRN denuncia deputado estadual Ricardo Motta por peculato

Denúncia foi protocolada nessa segunda junto ao Tribunal de Justiça estadual e ainda está sob sigilo

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio do procurador-geral de Justiça, ofereceu denúncia à Justiça potiguar contra o deputado estadual Ricardo Motta. A denúncia foi protocolada nesta segunda-feira (27) junto ao Tribunal de Justiça estadual e ainda está sob sigilo.

A denúncia é resultado da operação Capuleto, deflagrada pelo MPRN em maio de 2017 para apurar a prática de crimes decorrentes do desvio de recursos públicos oriundos de convênio firmado entre o Idema e a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), em que foi contratada uma construtora para realizar a reforma do Ecocentro, com recursos oriundos de compensação ambiental da empresa Brasventos Eolo Geradora de Energia S/A.

A operação Capuleto foi um desdobramento da operação Candeeiro, em que o deputado Ricardo Motta também foi denunciado por ter desviado do Idema a quantia de R$ 19.321.726,13, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, segundo as investigações do MPRN. O parlamentar também é um dos denunciados da operação Dama de Espadas, em que ele figura como réu por ter chefiado a organização criminosa que desviou recursos públicos do parlamento estadual entre 2011 e 2015, mediante a inserção fraudulenta de “servidores fantasmas” na folha de pagamento do órgão legislativo.

Na denúncia oferecida nesta segunda-feira, o MPRN pede que Ricardo Motta seja notificado e que, querendo, apresente defesa no prazo de 15 dias. O MPRN requereu ainda que, com o trânsito em julgado, além de condenado pelos crimes, o deputado estadual tenha os direitos políticos suspensos durante o prazo da condenação.

Opinião dos leitores

  1. Menino danado esse Ricardinho.
    É um craque, pois joga nas onze. Não deixa que o adversário invada sua área, recolhe no meio-campo e fatura pesado na área alheia.
    E, diferente do Neymar, não cai e continua na mídia.
    Até quando o Rio Grande do Norte terá que assistir a "atuação" desses verdadeiros ratos de esgoto?
    Chave neles.

    1. Larápio, Rosa?
      Larápio é adjetivo leve para este caso.
      Se formos ao dicionário ou ao código criminal, acharemos enquadramento mais adequado.
      Esse realmente é até difícil de enquadrar, tamanha é a malandragem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PGE do RN articula ação que garante a estados que União acelere transferências de recursos constitucionais

Wilkie Rebouças

A União se comprometeu com as unidades da federação a não reter recursos que devem ser transferidos para os estados. A decisão se deu nessa segunda-feira em audiência de conciliação designada pelo Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal.

Em uma estratégia articulada no âmbito do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal, presidido pelo PGE-RN , Francisco Wilkie , os estados, com base em uma auditoria realizada pelo Estado de Minas Gerais, alegaram, em duas ações em curso no STF (ACOs 3150 e 3151), que a União vem retendo indevidamente valores de titularidade dos estados e que não compartilha informações suficientes para que os estados acompanhem e controlem a regularidade dos repasses realizados.

Na conciliação realizada hoje, as partes ajustaram a formação de um grupo de trabalho que terá dois meses para esclarecer os questionamentos dos autores da ação, para o que a União irá disponibilizar “acesso amplo” aos sistemas de registro da arrecadação federal, assegurando “todas as informações necessárias para sua compreensão e para apuração do valor das transferências obrigatórias dos últimos 5 anos”.

A União, porém, diante do pedido dos estados de que houvesse compartilhamento imediato dos recursos acumulados de parcelamentos anteriores, já manifestou formalmente seu compromisso “de que não haverá recursos acumulados por mais de 4 meses”.

Além disso, a União se obrigou a realizar ainda no mês de agosto a reclassificação das receitas relativamente aos valores recolhidos nos meses de maio a julho deste ano; a criar até o final do ano os subcódigos necessários para que os recursos arrecadados em parcelamentos futuros não precisem ser reclassificados, e a esclarecer a destinação de todos os códigos de arrecadação que foram objeto de questionamento por parte dos estados.

Francisco Wilkie celebrou a conciliação. “Trata-se de mais uma importante conquista decorrente da atuação articulada das Procuradorias Estaduais. O ajuste de hoje representa o reconhecimento da necessidade de uma maior transparência na relação entre a União e os entes federados. Parte dos recursos arrecadados da União são, na verdade, de titularidade dos estados e dos municípios. Quando, por qualquer motivo, a União deixa de classificar as receitas recebidas e retarda o repasse desses valores ou quando não fornece os meios de acompanhamento da arrecadação, cria-se um fator que contribui para o aprofundamento do desequilíbrio federativo e para a carência de recursos financeiros necessários à prestação dos serviços de que a população necessita”.

Quando o contribuinte recolhe um tributo federal, aponta no documento de arrecadação (DARF) o código para identificar o adimplemento da obrigação, e parte desse recurso deve ser repassado para os demais entes federativos como determina a Constituição. Os estados estimam que nada menos do que 14 bilhões de reais estejam pendentes de reclassificação e por isso retidos nos cofres da União, quando deveriam ter sido transferidos a estados e municípios de acordo com as regras de repartição das diversas espécies de receitas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

FOTOS: Equipe de handebol Masculino Master (+35) da AABB Natal é vice-campeã em competição na PB

A equipe de Handebol Masculino Master (+35) da AABB Natal nesse último final de semana participou da Copa Valentina de Handebol, na cidade de João Pessoa. Participaram da Copa Valentina, 6 equipes dos estados do RN, PE e PB.

A equipe da AABB Natal depois de uma vitória, um empate e uma derrota na fase de classificação, venceu na semifinal o Novo Horizonte – PB por 22 x 15, e chegou na grande final com o Clube Português – PE e perdeu pelo placar de 17 x 14, ficando com o 2º lugar na competição.

“Esse resultado fez com que o grupo se motivasse para aumentar a carga de treinos e assim representar o RN em outras competições durante o ano, aguardamos que mais ex-atletas de handebol apareçam para treinar conosco na AABB” disse Douglas Ramalho, goleiro do time.

Os atletas João Aquino Filho e Daniel Mazzer foram destaques sendo escolhidos para a seleção da competição. Outro ponto importante de se destacar foi a presença do técnico Flávio Tinôco, que comandou vários ex alunos do tempo escolar.

Os atletas agradecem o apoio de toda diretoria da AABB Natal, em especial ao Presidente Haroldo Ribeiro Dantas e o Diretor da modalidade Ranke dos Santos.

Fotos cedidas abaixo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *