Geral

Passeios aos Parrachos do Litoral Norte estão suspensos

FOTO: ASCOM/IDEMA

A paralisação das atividades de visitação turística nos Parrachos da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), prevista para o mês de junho, será antecipada, e acontecerá entre os dias 01 e 20 de abril. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema informa que essa parada acontece anualmente e tem como principal objetivo o monitoramento ambiental da área.

O diretor geral do Idema, Leon Aguiar, pontua que a antecipação da paralisação se deu em razão do período em que o Estado se volta para o combate ao novo coronavírus. “Essa medida preventiva observa a necessidade que seja evitada qualquer aglomeração em ambientes abertos e, também, o fato da Área de Proteção receber turistas de todos os lugares. É certo que precisamos fortalecer o turismo sustentável, mas o momento requer sensibilidade para a segurança coletiva”, disse o diretor.

O supervisor do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (Nuc/Idema), Rafael Laia, relata que durante esta paralisação será realizado um monitoramento ambiental, através de coletas de dados ambientais, a fim de registrar possíveis diferenças no comportamento do Ecossistema recifal. “Realizamos o acompanhamento do Ecossistema em todos os períodos, inclusive quando não há visitação turística nas áreas dos parrachos. Nesses dias serão registradas informações sobre a ocupação de comunidades de peixes, o crescimento algal, e outros indicadores da saúde de ambientes recifais sem a interferência humana”, disse Laia.

O responsável pela pasta ambiental estadual relata, que, neste período, é terminantemente proibido o transporte de turistas aos Parrachos de Maracajaú e Rio do Fogo. “Alertamos para a comunidade costeira de Touros, os empreendedores do turismo nativo do município de Rio do Fogo, empresários de turismo de Maracajaú, e toda a população que respeitem a decisão. É importante ressaltar que, durante esses dias, o Programa de Monitoramento Turístico registrará o descumprimento da parada das atividades, e tal descumprimento implicará falta de natureza grave, podendo acarretar a suspensão ou cassação da autorização que o responsável pela atividade possui”, disse o diretor geral, Leon Aguiar.

Ao término da parada anual, o Idema avaliará o retorno das atividades turísticas na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais de acordo com as medidas restritivas impostas pelo Decreto Estadual nº 29.541 de 20 de março de 2020 e a situação vigente em função da pandemia do COVID-19, buscando sempre resguardar pela segurança e saúde das pessoas envolvidas com a atividade turística do Rio Grande do Norte.

“Atenderemos todas nossas demandas tendo em vista o que preconiza os decretos e recomendações, priorizando a segurança de toda a população”, finalizou o diretor.

APARC

A Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais foi criada com o objetivo de proteger a região marinha que abrange a faixa costeira dos municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros, no litoral norte do Estado. Com uma área de mais de 136 mil hectares, a APARC assegura a preservação da biodiversidade marinha presente na Unidade de Conservação com a ocorrência de recifes de corais – considerado o mais diverso habitat marinho do mundo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula diz que desistiu de medida contra celular roubado para não punir comprador

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (21) que desistiu de adotar uma medida mais rígida contra celulares roubados para evitar que pessoas que compraram aparelhos sem conhecer a origem ilegal fossem prejudicadas. A declaração foi dada durante um evento cultural realizado em Aracruz, no Espírito Santo.

Lula afirmou que o governo estudava mecanismos para rastrear aparelhos furtados e recuperar os celulares mesmo quando já estivessem nas mãos de terceiros, segundo o Poder360.

“Se eu tirar o telefone dele e aparecer alguma coisa, se for ladrão, tem que ser preso. Mas eu não quero prejudicar a pessoa que inocentemente, por necessidade, comprou”, declarou o presidente.

Segundo Lula, o governo tenta encontrar uma alternativa “mais humana” para enfrentar o mercado ilegal de celulares sem focar apenas em medidas policiais.

O presidente também citou o programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça em 2023. A ferramenta permite bloquear remotamente linha telefônica, aplicativos bancários e o IMEI do aparelho em caso de roubo ou furto.

De acordo com Lula, o sistema já conta com cerca de 2,5 milhões de usuários cadastrados e envia alertas quando um chip novo é inserido em aparelhos registrados como roubados.

O governo federal também informou que mantém ações integradas entre operadoras, Agência Nacional de Telecomunicações e forças de segurança para tentar reduzir o comércio ilegal de celulares no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Missa de aniversário de Nina Souza reúne lideranças políticas e tem homenagem emocionada de Paulinho Freire

Foto: Divulgação

A missa em ação de graças pelo aniversário da vereadora e pré-candidata Nina Souza reuniu, nesta quinta-feira (21), um encontro de amigos e lideranças políticas do RN. O evento contou com a presença de familiares, vereadores, suplentes, prefeitos, ex-prefeitos, deputados estaduais, ex-senadores , ex governadora Rosalba Ciarline e diversas lideranças políticas do estado.e amigos de todas as fases de vida de Nina.

A missa contou com a presença dos pré-candidatos ao Governo do Estado, Álvaro Dias e Coronel Hélio para o Senado, reforçando o peso político do momento e a movimentação em torno do grupo liderado por Nina e pelo prefeito de Natal, Paulinho Freire.

Foto: Divulgação

Durante a celebração, um dos momentos mais marcantes foi a homenagem feita por Paulinho Freire à esposa. Emocionado, o prefeito destacou a importância de Nina em sua trajetória pessoal e política.

“Quero agradecer por tudo que Nina fez por mim. É uma mulher que sempre esteve do meu lado. Que fortalece nossa família. Você coloca amor em tudo que faz. Tudo isso você já provou como secretária, vereadora e será uma grande deputada federal”, declarou Paulinho.

Foto: Divulgação

Em seu discurso, Nina também agradeceu a presença de todos os convidados e disse ter se emocionado com a quantidade de amigos, lideranças e familiares presentes na celebração.

“Nunca imaginei tanta gente na minha missa de aniversário. Só tenho gratidão a Deus e a cada pessoa que tirou um tempo para estar aqui hoje. Sou filha de Monte Alegre e tenho muito orgulho da minha trajetória, construída com fé, trabalho e dedicação”, afirmou.

Foto: Divulgação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Enterro de integrante de facção termina em tiros, pânico e prisão de foragido na Zona Oeste de Natal

Imagens: Reprodução/G1 RN

O sepultamento de um homem suspeito de integrar uma facção criminosa terminou com tiros, correria e o fechamento temporário dos portões do Cemitério Bom Pastor I, na Zona Oeste de Natal, nesta quinta-feira (21).

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que a confusão começou quando agentes da Polícia Civil tentaram cumprir um mandado de prisão contra um homem foragido da Justiça que acompanhava o cortejo fúnebre.

A cerimônia era realizada para um suspeito morto em confronto com a Polícia Militar no bairro de Felipe Camarão. Durante a abordagem, testemunhas relataram que pedras foram arremessadas contra os policiais civis, o que levou ao reforço de viaturas da Polícia Militar.

Também houve tiros na área externa do cemitério, na Avenida Bom Pastor. O homem alvo do mandado foi preso e levado para a delegacia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

CASO MARIA FERNANDA: Pedreiro é condenado a mais de 41 anos por estupro e morte de menina de 12 anos na Grande Natal

Foto: Reprodução

O réu Alex Moreira foi condenado a 41 anos e 6 meses de prisão durante júri popular realizado nesta quinta-feira (21), no Fórum Desembargador Ivan Meira de Lima, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Segundo a decisão judicial, ele foi condenado pelos crimes de feminicídio qualificado, estupro de vulnerável, fraude processual e ocultação de cadáver.

O crime teve grande repercussão no Rio Grande do Norte após o desaparecimento da estudante Maria Fernanda da Silva Ramos, de 12 anos, em outubro de 2024.

De acordo com as investigações, a adolescente saiu de casa para ir à escola, mas não chegou ao destino. O corpo da vítima foi encontrado após dias de buscas.

Conforme os relatórios policiais apresentados no processo, o condenado teria incendiado o próprio veículo numa tentativa de destruir provas materiais ligadas ao caso.

Alex Moreira já estava preso preventivamente e permanece no sistema prisional do RN após a condenação definida pelo Tribunal do Júri.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Aécio admite articulação do PSDB ao Planalto e Paulinho da Força diz que candidatura de Flávio “está bichada”

Foto: Reprodução

O deputado federal Aécio Neves admitiu a interlocutores que cresceu dentro do PSDB a articulação para viabilizar uma candidatura presidencial em 2026. Segundo relatos de bastidores, o movimento ganhou força após avaliações internas de que existe espaço para uma alternativa de centro no cenário nacional.

O presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, confirmou reuniões com Aécio e afirmou enxergar viabilidade política no projeto, segundo a Jovem Pan News.

De acordo com relatos obtidos por lideranças partidárias, Paulinho teria dito em conversas reservadas que a possível candidatura do senador Flávio Bolsonaro “está bichada”, em referência às recentes investigações envolvendo o parlamentar.

Aliados de Aécio afirmam que o tucano prefere aguardar o avanço do cenário político nacional. A avaliação dentro do grupo é de que o ambiente para uma candidatura de terceira via poderá depender das alianças construídas nos próximos meses.

Alianças e empresariado

Dirigentes do PSDB, Cidadania e Solidariedade devem se reunir na próxima semana para discutir a formação de uma frente de centro-direita para 2026.

O grupo também busca aproximação com setores do empresariado nacional interessados em pautas ligadas à economia, estabilidade institucional e desenvolvimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Defesa do Vorcaro pede transferência para cela especial na “Papudinha”

Foto: Reprodução

A defesa do banqueiro Daniel Vorcaro protocolou um pedido no STF pedindo a transferência imediata do fundador do Banco Master para o 19º BPM do DF, conhecido em Brasília como “Papudinha”.

A defesa afirma que a cela onde Vorcaro está custodiado atualmente, na superintendência da Polícia Federal, apresenta condições inadequadas, sem chuveiro regular e um vaso sanitário de chão dentro de um cubículo.

Os defensores também reclamam das novas restrições impostas pela Polícia Federal para atendimento jurídico. De acordo com a defesa, Vorcaro passou a receber os advogados apenas duas vezes ao dia, em encontros limitados a 30 minutos cada.

O ministro André Mendonça ainda analisa o pedido apresentado pela defesa do banqueiro. Além da solicitação dos advogados, a Polícia Federal também pediu a transferência definitiva de Vorcaro para a penitenciária federal de segurança máxima de Brasília.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Empresa da família de Ciro Nogueira recebeu R$ 14,2 milhões de fundo ligado a empresário foragido

Foto: Reprodução

Uma investigação da Polícia Federal detectou o pagamento de R$ 14,2 milhões de um fundo ligado à Refit — refinaria controlada pelo empresário Ricardo Magro — para uma empresa do setor agropecuário pertencente à família do senador Ciro Nogueira (PP-PI).

A refinaria é controlada pelo empresário Ricardo Magro, considerado foragido da Justiça em investigações sobre fraudes e lavagem de dinheiro.

Magro confirmou os pagamentos, mas afirmou que os valores se referem à venda regular de um terreno de 40 hectares localizado em Teresina, no Piauí.

O contrato investigado foi assinado por Raimundo Nogueira, irmão do senador. Os dois foram alvo de mandados de busca e apreensão autorizados pelo STF no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura o recebimento de vantagens indevidas.

Relatórios de inteligência financeira também apontaram um repasse de R$ 1,3 milhão para Jonathas Castro, ex-secretário-executivo da Casa Civil durante o período em que Ciro Nogueira comandava o ministério no governo federal.

Em nota, Ciro Nogueira afirmou estar tranquilo em relação às apurações e declarou ser o maior interessado no esclarecimento dos fatos. O senador também sugeriu que as acusações surgem em meio ao cenário eleitoral e teriam motivação política.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] CLIMA ESQUENTOU: Lindbergh cobra explicações sobre áudio e Flávio Bolsonaro rebate: “Pergunte ao seu chefe”

Imagens: Reprodução/Metrópoles

O clima esquentou no Congresso Nacional nesta quinta-feira (21). O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protagonizaram uma intensa troca de acusações públicas envolvendo o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master.

No pronunciamento, o petista relembrou áudios vazados em que o senador se referia ao banqueiro investigado como “irmãozão” e questionou o financiamento do filme “Dark Horse”.

Lindbergh também defendeu abertamente a instalação de uma CPMI para apurar as movimentações financeiras do grupo e do fundo Havengate.

Em resposta, Flávio Bolsonaro subiu à tribuna, minimizou os contatos com o empresário e afirmou que já prestou todos os esclarecimentos devidos.

O senador contra-atacou sugerindo que o governo federal realizou reuniões secretas para beneficiar a instituição financeira.

Flávio associou a origem do banco a antigas gestões petistas na Bahia, citando diretamente os ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa.

Ele concluiu o discurso classificando o partido adversário como o “lado da corrupção” e também se posicionou a favor da criação da CPMI para investigar o caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Deolane Bezerra segue presa após audiência e diz que estava “trabalhando” para Marcola, chefe do PCC

Imagens: Reprodução/Globonews

A influenciadora e advogada Deolane Bezerra teve a prisão preventiva mantida após audiência de custódia virtual na tarde desta quarta-feira (21), conduzida pela Vara das Garantias de Osasco, em São Paulo. A interna foi transferida para a Penitenciária Feminina de Sant’Anna.

Ao deixar o Palácio da Polícia, Deolane declarou que “a justiça será feita” e afirmou que estava apenas “trabalhando” para Marcos Camacho, o Marcola, apontado pelas autoridades como o principal líder da facção criminosa PCC.

De acordo com as investigações do MP de São Paulo e da Polícia Civil, a estrutura financeira da influenciadora era usada para ocultar e lavar recursos ilícitos do crime organizado.

Os investigadores identificaram que ela abriu 35 empresas registradas em um mesmo endereço físico.

Provas no Celular

A quebra de sigilo e a apreensão de aparelhos celulares de investigados revelaram comprovantes de depósitos diretos efetuados para duas contas bancárias de Deolane.

Segundo o Gaeco, os repasses financeiros ocorriam em contextos classificados como “fechamento de contas” da facção, e não como honorários advocatícios regulares.

Defesa Fala em Perseguição

Em nota divulgada nas redes sociais, Daniele Bezerra, irmã da influenciadora, classificou a nova prisão como uma “perseguição” e criticou a espetacularização do caso.

A defesa sustenta que as acusações são baseadas em suposições e que provará a inocência de Deolane ao longo do processo legal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

A CRISE SÓ AUMENTA: PT faz evento em Mossoró sem chamar Rafael Motta

Foto: Divulgação/PT-RN

A crise na esquerda envolvendo as pré-candidaturas de Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT) ao Senado só aumenta. O PT de Mossoró marcou um evento da juventude com a participação do pré-candidato a governador Cadu Xavier e da própria Samanda, mas não chamou Rafael.

O “Ato Político-Cultural das Juventudes com Lula” está previsto para acontecer no dia 5 de junho em Mossoró. Nas redes sociais, o evento está sendo divulgado como “Rolezinho com Cadu e Samanda”.

Em declarações recentes, Samanda deixou no ar a possibilidade de Rafael não ser o segundo nome ao Senado na chapa majoritária liderada pelo PT, mas após reunião realizada ontem (20), os partidos de esquerda confirmaram a indicação do pré-candidato do PDT.

Nos bastidores, porém, petistas dizem que pré-candidatura de Rafael poderá dividir os votos da esquerda, como aconteceu em 2022, favorecendo a eleição do senador Styvenson Valentim (Podemos) e da senadora Zenaide Maia (PSD).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *